Rovena Rosa/Agência BrasilA dirigente em coletiva apenas para mulheres: "Eu decidi comprar um avião, com o meu dinheiro"

Cleópatra

César ganha dinheiro onde perde corações, diz a peça "Antônio e Cleópatra", de Shakespeare. Leila Pereira, presidente do Palmeiras, quase perdeu corações onde ganha dinheiro em 2023
19.01.24

César ganha dinheiro onde perde corações, diz Pompeu em Antônio e Cleópatra, referindo-se ao futuro imperador romano Augusto. Leila Pereira quase perdeu corações onde ganha dinheiro na temporada 2023, mas o vacilo do Botafogo permitiu que o Palmeiras ganhasse mais um Campeonato Brasileiro sob seu comando.

A presidente do clube foi muito cobrada pelos palmeirenses no ano passado por não investir em contratações. Leila preferiu comprar um avião, sob a justificativa de dar mais conforto ao elenco do Palmeiras. A história virou motivo de piada — só os palmeirenses não riram.

Questionada sobre um possível conflito de interesse — ela é presidente e dona da principal patrocinadora do clube, a Crefisa —, Leila respondeu o seguinte: “Eu decidi comprar um avião, com o meu dinheiro. Muitas pessoas fazem piada que o avião não vai jogar. Claro, o avião não é do Palmeiras, o avião é meu”.

Na peça de Shakespeare, Cleópatra, rainha do Egito, apresenta assim a César, após a morte de seu amante Marco Antônio, sua fortuna: “Esta é a soma de dinheiro, pratos e joias que possuo. Está precisamente avaliado, sem admitir mesquinharias“.

Cleópatra diz também que “a majestade, para manter o decoro, deve reivindicar nada menos do que um reino“. Na terça-feira, 16, Leila concedeu uma entrevista coletiva sob o pretexto de falar apenas a mulheres. E falou sobre quase tudo que as repórteres lhe perguntaram, apresentando o mesmo show que ela já se acostumou a dar nas entrevistas.

A presidente do Palmeiras duvidou da seriedade do novo patrocinador máster do Corinthians, alardeado pelo clube como o maior do país. Também mandou recado ao São Paulo quando questionada sobre a elitização do futebol, repetindo que é tudo muito caro mesmo e que não pretende fazer proselitismo com preço de ingresso.

Leila ainda defendeu o reinvestimento que fez no próprio time, ao renovar contratos em vez de contratar novos jogadores, e criticou o contrato fechado pelo seu clube, em gestões passadas, com a WTorre, que construiu e administra o Allianz Parque. Segundo ela, a construtora vai “entregar um Coliseu para o Palmeiras daqui a 25 anos”.

A dirigente se negou apenas a falar sobre os atritos com uma das torcidas organizadas do Palmeiras, mas confirmou a renovação com o treinador Abel Ferreira, evitou entrar em atrito com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e cobrou organização dos clubes brasileiros, para poder concorrer com a Europa.

Leila tem uma autenticidade que apenas o dinheiro pode comprar (ou bancar). Parece incapaz de dissimular — e não é por falta de tentativa. É a dirigente mais divertida do futebol brasileiro hoje, para a irritação dos próprios palmeirenses — ela reconhece que é mais elogiada por torcedores adversários. Na entrevista, repetiu que não é vaidosa, que divide os louros do sucesso do clube, mas admitiu que gosta de si mesma.

Só não lhe caiu bem o papel de mulher frágil que encenou em alguns momentos da entrevista, para justificar a ação de marketing feminista. Ela própria disse que é “contenciosa”, que gosta de briga, e seus lamentos sobre a falta de mulheres no futebol brasileiro e a “solidão” como única presidente de clube no Brasil saíram de seu próprio tom confiante, impetuoso e provocador.

Saibam que nós, os maiores, somos mal vistos por coisas que outros fazem; e, quando caímos, respondemos por méritos dos outros em nosso nome; portanto, somos dignos de pena”, diz Cleópatra em outro trecho da peça de Shakespeare, numa frase que também não cai bem à rainha do Egito.

Mas a citação shakesperiana que termina este texto é outra, dita sobre Cleópatra por um embaixador enviado por Marco Antônio a César: “A idade não pode murchá-la, nem os costumes tornar obsoleta sua infinita variedade. Outras mulheres enjoam os apetites que alimentam, mas ela causa fome onde mais satisfaz“.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ela tem muito mérito!. É apenas um ser humano portanto, acerta e erra, mas acerta muito mais que erra! By the way, I am "Corinthiano"!

Mais notícias
Assine agora
TOPO