Bruno Engler via X

Bolsonaro testará em MG o seu mais competitivo candidato

29.04.24 13:50

Jair Bolsonaro deve ir a Minas Gerais, entre os dias 10 e 11 de maio, para uma nova rodada de anúncios de pré-candidaturas do PL. Além da capital, estão previstas passagens do ex-presidente por Contagem, na região metropolitana, e em Divinópolis, na região oeste do estado.

É na capital, no entanto, onde Bolsonaro tentará sua principal tacada: ao lançar a pré-candidatura de Bruno Engler (PL; foto) em Belo Horizonte, o ex-presidente tem sua melhor chance de eleger um prefeito em capital. Engler é o único dos que abertamente contam com o apoio do presidente a liderar, isolado, uma corrida municipal.

Engler é extremamente jovem – tem 26 anos. Na primeira eleição, com 19 anos, ele não se elegeu vereador. Em 2020, ele não chegou a 10% das intenções de voto, mas acabou em segundo lugar, varrido por Alexandre Kalil, eleito com 63,3% dos votos. A maré começou a virar em 2022, quando ele foi eleito o deputado estadual com mais que o dobro de votos da segunda colocada.

Agora, o cenário é distinto: uma pesquisa do instituto de pesquisa AtlasIntel, em parceria com a CNN Brasil, mostra Bruno Engler isolado na liderança da corrida eleitoral em 2024. O candidato bolsonarista tem 31% das intenções de voto, ante 16,4% do deputado federal Rogério Correia (PT).

Apesar dessa grande desvantagem, Rogério Correia acredita piamente não apenas que terá uma vitória, mas também dará uma “surra” na direita com as eleições municipais.

Em Contagem, cidade a oeste de Belo Horizonte, Bolsonaro deve lançar o deputado federal Cabo Junio Amaral (PL-MG). Em uma postagem em suas redes sociais, o parlamentar disse que a cidade “será liberta das mãos imundas do PT”. A cidade é comandada por Marília Campos (PT), que já havia sido prefeita em dois mandatos nos anos 2000 – ela agora buscará um quarto mandato.

Em Divinópolis, que tem 240 mil habitantes, Bolsonaro deve prestar apoio ao atual prefeito, Gleidson Azevedo, do NOVO. Em outros estados, como Santa Catarina, a visita da comitiva do PL -liderada pelo ex-presidente- tem ajudado a estruturar as candidaturas em cidades médias. Em algumas de Santa Catarina, no entanto, a mesma negociação tem causado cizânia interna.

Leia mais em Crusoé: Interferência de Bolsonaro em candidaturas de SC vai além de São José

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO