Carlos Fernandodos santos lima

O problema do Brasil

10.07.20

Descoberto o problema do Brasil! Tantos anos de subdesenvolvimento, de uma forma de fazer política baseada em uso de dinheiro ilícito, em rachadinhas, obras superfaturadas e outras formas de corrupção são culpa do mensalão e da Lava Jato. O Brasil idílico de antes dessas operações, aquele Brasil de Collors e Sarneys, Lulas e Lalaus, Aécios, Renans e Jeffersons precisa voltar. Todos unidos contra essas excrescências que tentam criminalizar a política. Sabe quanto custa manter um partido, comprar apoios e disseminar fake news? Destruamos Sergio Moro antes que se torne presidente! Calemos Deltan Dallagnol para que não surjam outros como ele! Acabemos com investigações e tudo se resolverá!

Só que não!

Mesmo sendo isso um completo absurdo, no último mês temos visto uma reação contra a Operação Lava Jato vinda de diversos aliados de ocasião e oportunistas. Essa “Santa Aliança” com o objetivo de denegrir o trabalho investigativo da polícia e do Ministério Público reuniu figuras aparentemente díspares, passando pelos criminalistas de sempre e pelos políticos já bem conhecidos, mas também pelo próprio governo Bolsonaro e pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. Cada um por seus motivos inconfessáveis, mas todos irmanados em salvar o status quo.

A esperança desses setores de que as manchetes distorcidas sobre mensagens apócrifas e de origem criminosa, a chamada “Vaza Jato”, pudessem ser o suficiente para manchar a operação não se concretizou. Bem ao contrário, pois, na verdade, poucas autoridades sobreviveriam a revelações de cinco anos de mensagens trocadas como foi o que aconteceu. O que se viu foi que as supostas discussões internas da força-tarefa eram institucionais e buscavam sempre o interesse público em investigar e punir corruptos.

Como as maledicências da “Vaza Jato” não funcionaram, o mecanismo corrupto teve que buscar alternativas para voltar a atacar a operação. A saída de Sergio Moro do governo, expondo a série de atitudes questionáveis do presidente da República, foi a oportunidade de ouro para que essas forças rapidamente se aproximassem.

A partir daí observou-se a realização de uma enxurrada de ataques ordenados, seja por meio do famoso “gabinete do ódio”, instaurado em Brasília e que é alvo de investigação do STF, ou por meio de posicionamentos um tanto quanto questionáveis de autoridades, com um objetivo definido: manchar a imagem da Lava Jato e, consequentemente, abortar qualquer possibilidade da candidatura do ex-juiz para a Presidência. É este o momento em que estamos. Uma união de petistas, bolsonaristas e do Centrão, com todos os apaniguados distribuídos por instituições e órgãos públicos, para reescrever essa história e colocar a culpa nos investigadores, acusadores e juiz.

Este panorama faz entender as recentes polêmicas entre as forças-tarefas da Lava Jato e o gabinete do procurador-geral da República, Augusto Aras, advogado militante que dava pareceres no Ministério Público Federal, uma excrescência do velho Ministério Público subordinado aos interesses do Poder Executivo. O PGR, em desvio de finalidade evidente, promove uma devassa interna na esperança de agradar a Bolsonaro, que o guindou para um cargo tão importante e sensível, com poderes, inclusive, para (não) o investigar.

Evidentemente toda e qualquer instituição ou órgão, de classe ou servidor público, pode e deve ser fiscalizado. E não é diferente com o Ministério Público. Os procuradores da República em sua atividade fim submetem seus pedidos e requerimentos para o Poder Judiciário, enfrentando inúmeros recursos em quatro instâncias de julgamento: o primeiro grau, com o juiz da causa; o segundo grau, com os tribunais de apelação; o STJ em questões de leis federais; e o STF em causas constitucionais. Difícil entender como pode ocorrer abuso com tantas revisões possíveis.

Já na sua atividade meio, ou seja, administrativa, o Ministério Público subordina-se a inúmeros controles, sejam disciplinares, tanto por sua corregedoria interna quanto pela corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público, sejam de prestação de contas, pelos órgãos de controle internos e externos, inclusive o Tribunal de Contas da União. Atacar as forças-tarefas da Lava Jato por questões administrativo-financeiras, como percebemos nas últimas semanas, é completamente inconcebível, uma vez que elas não possuem qualquer autonomia para realizar despesas.

O que se vê, inclusive vindo do próprio gabinete do PGR, com as andanças da subprocuradora Lindôra Araújo por Curitiba, é uma absurda falta de competência, ou simples maledicência, conforme o ponto de vista, pois não só confundiu-se um sistema de gravação de ramais telefônicos internos com um “Guardião” (um aparelho de gerenciamento de quebras telefônicas), como não se sabia que foi a própria administração do MPF que fez a compra, e não a força-tarefa. Se a qualidade das investigações conduzidas pelo PGR for a mesma, é de se temer pelas denúncias apresentadas nesta gestão.

Ao mesmo tempo, num claro movimento coordenado, vemos manifestações pela fiscalização da força-tarefa vindas da Ordem dos Advogados do Brasil, entidade que resiste no Supremo Tribunal Federal em ter suas próprias contas (como outros órgãos de classe) analisadas pelo Tribunal de Contas da União; e de Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, que não abriu nenhum procedimento ético disciplinar contra qualquer deputado federal envolvido em escândalos.

Todos os interessados nos ataques contra a operação podem distorcer o quanto quiserem a realidade, mas não há como esconder que nós brasileiros pagamos uma taxa chamada corrupção, exigida pela classe política como o preço que temos para sermos “bem governados” por ela, que se imagina uma “aristocracia esclarecida”, quando, na verdade, somos dilapidados por uma oligarquia desqualificada.

E o pior, observa-se ainda que instituições que deveriam ser republicanas são aparelhadas pelas formas de escolha de seus dirigentes, para que o sistema seja perpetuado, mesmo que, eventualmente, uma peça ou outra tenha que ser trocada para satisfazer a necessidade de circo das massas.

A Lava Jato, inclusive, provou isso!

A esperança é que essa clara percepção de como funciona esse “mecanismo” não se contamine com as mentiras da campanha de Bolsonaro, um arrivista que usou das investigações para se promover, sem ter, na verdade, qualquer compromisso com a mudança. O objetivo de todo o rearranjo de forças promovido nos últimos meses, inclusive com a adesão do presidente, é enfraquecer apurações e investigadores para atingir a candidatura de Sergio Moro e impedi-lo de chegar à Presidência. Entretanto, tudo que até agora fizeram foi tornar sua candidatura cada vez mais inevitável e necessária.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. E.. quando acabára o monopólio da ordem dos ad"E"vogados o país fique limpo. Observo um palaque gratuito ao encarregado que preside. Como Maia.

  2. Bolsonaro surfou na onda anti-corrupção como bom oportunista e mostrou suas verdadeiras cores depois de eleito elevando a guerra a favor da corrupção. Destruiu a carreira de Sérgio Moro e desenvolve uma campanha sórdida e covarde contra ele. Mais uma razão para o Brasil apoiar a candidatura incondicional de Moro!

  3. Não parece adequado um meio de comunicação fazer propaganda de candidatura de quem quer que seja. O ideal é que fosse isento, coisa cada vez mais difícil de encontrar no jornalismo nacional.

  4. Esperávamos que esse governo conseguisse romper essa casca corrupta da política brasileira e que o país pudesse respirar de novo um pouco que fosse de ar puro. Infelizmente não foi o que se esperava quando demos o voto de confiança. Por incompetência e inabilidade totais o que se vê é um cenário igualmente aterrador. Vamos esperar de novo por 2022. Quem sabe lá?

  5. desistir jamais Moro 2022, laca jato forte, prisão em 2 instância vamos lá Brasil isso tem de melhorar, esses lixos um fia a terra há de comer

  6. desistir jamais Moro 2022, laca jato forte, prisão em 2 instância vamos lá Brasil isso tem de melhorar, esses lixos um fia a terra há de comer

    1. Se não for fake news bolsonarista, logo a revista manda uma reportagem sobre o tema.

  7. Aguardando pra ver qual o partido do Moro e se o futuro PGR Dallangnol não vai interferir nas investidas das Hienas do Congresso Nacional e Companhia, ou mesmo se o Presidente Moro não vai atender aos apelos das criaturas do pântano e terá um governo de paz e amor e à mil maravilhas.

    1. Será um governo marcado pelo confronto e enfrentamento, mas com o apoio popular e, principalmente, fazendo a coisa certa sempre, não haverá STF ou Congresso que consiga colocar coleira nele. Bem diferente do capitão cloroquina né?

  8. E quanto ao amigo do amigo do meu pai ? A Crusoé amarelou ? Reúna aí o pessoal da Crusoé e assistam o Pingo nos Is da Jovem Pan

    1. Assistir pingos no is é o mesmo que ver live de quinta do capitão cloroquina e suas idiotices.

    2. Quem amarelou foram os passapanistas dos pingos nos ís...lambem as botas do capitão cloroquina...não vejo mais!!

  9. Excelente artigo na medida que traduziu, de maneira clara, a manipulação que os políticos, hoje poderosos, insistem em impor a nós, eleitores brasileiros. A resposta virá, com certeza, em 2022 não como aconteceu com Bolsonaro, mas prevalecendo, sobretudo, a racionalidade que o instinto de sobrevivência, peremptoriamente, apontará.

  10. Vou acender umas velas pra´vocês da Lava Jato. Quem sabe até mandar rezar uma missa. Castos, puros, inatingíveis e perfeitos. Só podem ser santos ou quem sabe heróis mundiais. Ow, deixa de ser cínico e medroso; quem não deve, não teme e não treme. Por que não favorecer as investigações da PGR? Manchar a imagem de um trabalho que vocês tinham a obrigação de fazer? Realmente, o Moro, a pandemia, os gafanhotos, os governadores e prefeitos processados, isso tudo é sinal do fim do mundo...

  11. Como é bom ler as suas análises. São claras, objetivas e demonstram que precisamos estar atentos aos movimentos que tentam desqualificar a maior operação da história do Brasil no combate à corrupção. Parabéns.

  12. Infelizmente essa mesma classe dominante do poder foi e é responsável por tornar nosso povo absolutamente ignorante e desinformado. Essa situação brasileira, ao que me parece, somente vai ser resolvida quando vida desses políticos, pseudo juizes e legisladores se tornarem um inferno, vitimas da própria estrutura que montaram no país. Chegará o dia que eles sequer poderão por os pés nas ruas por insegurança, nao pela revolta do povo, mas sim pelo domínio dos marginais que se multiplicam.

  13. Auxílio moradia sustentado por uma decisão precária, ainda que caracterize manobra para burlar o teto salarial em um país cuja população tem a média salarial de R$2 mil. Além disso, questionável a anulação da primeira homologação da denunciação premiada oferecida ao Yussef, na época, ainda, do Banestado.

  14. De retirar o mandato do Presidente constitucionalmente eleito por meio de procedimento extraordinário, antes do prazo previsto para o término. Outrossim, controvertido, também, eleger Moro, Mandetta e outros como agentes qualificados a adotar novas práticas na governança brasileira, na medida que buscamos Mandetta na condição de investigado sobre processos licitatórios na Secretaria de Saúde de Campo Grande, ao passo que o Moro, na qualidade de magistrado, nunca teceu manifestação contrária ao a

    1. O presidente foi eleito sim, mas isto não o absolve de seus erros. O Moro é dez milhões de vezes mais preparado que o pulha do Bolsonaro.

  15. Eu fico perplexo com a facilidade com que 95% da população, os quais têm certeza do esclarecimento, são facilmente manobráveis por formadores de opinião. Com efeito, concordo com o veiculado no ponto referente à absurda agressão oportunista ao modus operandi da Lavajato por personagens da República sem credibilidade para tecer manifestações contrárias à atuação dos integrantes do MPF. Agora, no entanto, acolho com ressalvas a condução do leitor incauto à conclusão da necessidade incotinenti

    1. Modus inoperante com certeza é do senhor Jair Messias Bolsonaro.

  16. Mesmo que não se confirme a candidatura de Moro é perfeitamente verossímil que há propósitos pessoais encobrindo o processo de fragilizar o trabalho da Lava Jato e Bolsonaro, negando tudo quanto pregou na campanha, se soma fundamentalmente nesse ardil.

  17. tudo vai passar, PGR, PR e puxadinhos e o Povo tem que saber votar e quando isto acontecer mudaremos por PEC todos estes mecanismos de leituras e interpretações convenientes pra eles. Pensam que iludem o Povo com mentiras. Viva Moro 2022

  18. Bom expressionismo da organização social pró corrupção. Aposto que em breve se dará uma débacle nesse castelo de delinquentes . " Quando setembro vier ! "

  19. Parabens pela materia, realmente foi direto aos pontos, voce juntamente com os milhoes de patriotas que temos no Brasil farao a diference para que 2022 o povo brasileiro fique mais esclarecido e tenhamos mais uma chance de virar o jogo atraves do voto. Infelizmente esse mecanismo que esta a mais de 30 anos no controle do pais montaram muitos aparelhamentos politicos (orcrims) por todo o pais. No Brasil os politicos de carreira ficam cada vez mais milionarios, mais poderosos e so se perpetuam.

  20. Certo seria os Procuradores da Lava Jato jogasse tudo para a Mídia,os segredos que o Toffoli e Cia estão com medo ou querem atacar Dr Sérgio Moro.Os Procuradores são muito mais inteligentes que essesAras ,Tofoli e Bolsonaro .

  21. A história se repete como uma farsa. Estamos assistindo à Mani Pulite Brasiliana. Como lá, parece que aqui tenha chegado o momento de se "punir" os que desvendam e punem os crimes. Pobre Brasil. A corrupção é nosso principal mal. Sem atacá-la, nenhum dos nossos outros problemas serão resolvidos. Parabéns pelo texto.

  22. Incrível a capacidade da corrupção generalizada de esfarelar todas as tentativas de melhoria vislumbradas pelos brasileiros de bem...

  23. Eu pensava que Moro indo para o STF mudaria o escore em algumas votações. O problema agora não é ele. Nunca mais verei o 6 x 5 para o lado do Bem e do Direito. As próximas 2 vagas serão preenchidas pela máfia.

  24. Quanto mais batem na Lava-Jato e no doutor Moro essa classe sórdida esquece que só estão dando mais força ao Moro! Não iremos desistir!

  25. Caros leitores de comentários da Crusoé: que fique aqui claro que, desde quando as investigações contra o gabinete do ódio decolaram, já não mais se encontram pró-Bozos por aqui... Magia? Enfim, parece-me que os leitores da Crusoé são mesmo esclarecidos. Parabéns!

  26. Parabéns por sua ótima reportagem, Dr. Carlos Fernando dos Santos Lima. Como é possível um idiota, imbecil absolutamente ignorante e despreparado ser candidato à Presidência da República sem a mínima competência para tal e conseguir ser eleito? Todo este sistema se sustenta c/ corruptos q querem manter seus privilégios sem ter competência para ajudar o Brasil encontrar o caminho da prosperidade e bem estar. Vejam a Amazônia, pensei que o Mourão iria resolver, o tempo passa e nada!

    1. Muito bom! Precisamos de mais comentaristas nessa linha!

  27. Esperanças nesse governo jogadas no lixo , agora olhar para 2022 !Que finalmente aprendamos a votar . Queria muito ver Sérgio Moro no supremo! A presidência está valendo também ! Essa é a maior decepção , mais uma vez possibilidades de melhorar o pais desperdiçadas... seria bom que pessoas honradas e éticas que realmente querem o bem do país se unissem !!!!

  28. Excelente artigo! Que os brasileiros abram bem os olhos para não deixarem se enganar por governos corruptos que fazem manobras para se perpetuarem no poder. A lava jato está sob fogo cruzado dos poderosos, por isso o apoio da população é fundamental para manter a lava jato firme e assim podermos avançar no combate à corrupção.

  29. Faço suas as minhas palavras . Estão aproveitando o isolamento social para atacar a Lava-jato . Bandidos de Toga protegendo os corruptos . Não há mal que dure para sempre . Nosso limite , nossa paciência acabou ! Toffoli, Gilmar , Lewan envergonham a Instituição STF . Bolsonaro igual Lula corrupto . Psicopatas ! Longa Vida pra lava-jato Juiz Moro Presidente 2022 e 2026 .

  30. Grande verdade Procurador. Não somos contra o STF , Legislativo . Queremos fora a banda podre liderada por Aras, Toffoli , Gilmar, Lewan, Maia, Alcolumbre , Bolsonaro , Lula, Fhc, Temer, Collor, Aécio, Serra, Alckmin Essas pessoas envergonham , denigrem ou denegriram as Instituições . Podemos resolver facilmente com uma greve dos caminhoneiros e exigir que todos que legislam em causa própria renunciem . Longa vida à lava-jato . Bolsonaro traidor . Cometeu estelionato eleitoral.

  31. Síntese maravilhosa. Os corruptos e ladrões da pátria estão ficando em alta novamente e os cofres públicos indo para o ralo. Quem for eleito em 2022, por melhor que seja, encontrará uma situação, muito, mas muito pior que a de 2018, e neste país se o cara não for "Pelé ou Ayrton Senna" do dia para noite cai em desgraça rapidamente, pois o povo acredita em mágicos e milagreiros e não há espaço para um governo (políticas) de médio ou longo prazo.

  32. Brilhante artigo. Contextualiza os fatos e pessoas com objetividade e clareza! Até quando vamos aturar toffollis, gilmares, aras, alexandres? Coitado do Brasil! Vamos agora aguardar os desdobramentos desses fatos. E até 2022.

  33. Quem votou no presidente sempre pensou que o combate à corrupção continuaria, já que só por isso ele foi eleito, imagine a decepção dos eleitores bem intencionados, mas o canalha traiu a todos, sem dó, nem piedade, traidor!

  34. O que não entendo, Carlos, é porquê um ex-militar, que se elegeu com discurso contra a velha política e a corrupção no ambiente político, que disse que Lula iria apodrecer na cadeia, que chamou Moro pra sua equipe e prometeu carta branca a ele, e vários militares de respeito, pode encarar os eleitores que acreditaram nisso depois de fazer acordo com o Centrão e seus investigados, humilhar e demitir Moro, desmontar as áreas de investigação no Coaf, PGR, Receita e a Lava Jato? É muita Falcatrua!

  35. Os abutres da impunidade e pro manutenção da nefasta corrupção que por décadas infestou este país, capitaneados pelos gilmares, toffolis e lewandovskis da vida, agora aliados aos aras, bolsonaros, e os velhos políticos et caterva, estão movendo todas as ferramentas para fuzilar a Lava Jato, Moro, e o que resta de honestidade no país. Estamos todos fritos e desamparados. Cáspite. Alvaro Costa/brasilia_urgente

  36. Lamentável esse tal Aras, lamentável essa tal Lindora. Agora, junto com o Toffoli e Bolsonaro, se transformam em carrasco da Lava Jato.

  37. Excelente matéria que reflete a realidade brasileira, dando nomes aos bois com muito conteúdo palpáveis. Uma analise minuciosa e que servirá como guia para uma participação política de quem prima pelo combate à corrupção como solução dos problema os Brasil.

  38. Excelente opinião do ex-comandante da operação Lava Jato! Esta, a lava jato, ja faz parte do cotidiano do brasileiro, que sabe o que é e para que serve! E não é para manter ladrões e corruptos que destruiram o país. Esses politicos não tem a menor vergonha! Perderam o pudor, o carater e a noção do ridiculo! Avante PF, MPFI RF ! Vamos dar o golpe de Misericordia nesses ladrões, organizados dentro das estruturas do Poder!

  39. Todo o meu apoio a Lava Jato! Que possam continuar o trabalho mais árduo que temos notícias nos últimos anos, no combate à corrupção.

  40. Parabéns pelo texto! Bolsonaro ficou foi muito tempo como deputado federal e aquele discurso de campanha era só p enganar o povo! Quando pandemia passar nós povo de bem ressurgiremos nas ruas p dar força a lava jato !

    1. Entendo,Silas. Mas, enquanto sofremos por tudo isso,eles tão aproveitando "pra passar com a boiada". É só ver o noticiário.

  41. Cristalino,o povo brasileiro sabe quem são aqueles que querem o fim da lava-jato. Se pedirmos para que os cidadãos de bem respondam quais são, com certeza haverá uma convergência nas respostas em todos os segmentos da nossa sociedade.

  42. Memória curta do povo: o político que quebrou o Correio e o Postalis, condenado no Mensalão, agora ressurge das sombras como iluminado companheiro e/ou conselheiro do PR...

    1. Por isso não acredito em mudanças neste país.Os políticos malandros sabem o povo que têm.

  43. O país está dominada por uma gama de corruptos que são protegidos por desonrados componentes do judiciário, por uma horda de canalhas no congresso espúrio e por proxenetas de gabinete. Mas a sociedade mais esclarecida não deixará de dar o troco e de resistir até a eliminação desse esquema sórdido que suga as forças honestas do país. Excelente artigo.

  44. O Moro é o culpado dos atuais problemas da Lava Jato. Ouviu o canto da sereia e se deu mal. Deu-se mal como ministro e deixou a Lava Jato órfã. Agora se arvora de jornalista... coitado. Será que não há uma brecha na lei para que ele recupere seu cargo de juiz? Seria bom para ele é para o país..

    1. O Moro é o exemplo de homem que queremos ter no Brasil, como político, daqui prá frente. O Brasil merece, nós merecemos...

    2. Não é fácil ser Sérgio Moro. Ele não merece esse tipo de cobrança,por ter nos dado o maior exemplo de profissionalismo,honra e ousadia. Como cidadão, faça a sua parte.Indiguine-se!

    3. bom para o pais seria alguem na presidência fazendo a coisa certa sempre!

  45. Sinceramente acho q o Moro deveria procurar trabalhar em uma boa empresa, dar aulas e palestras, escrever artigos. Tem muito a contribuir. Entrar na política é um jogo pesado e tem muita sujeira, mentiras, desonestidades, etc... Só Deus mesmo.

    1. Precisamos que mais Moros apareçam, pois uma andorinha só não faz verão. As atitudes de Moro podem e devem influenciar outros republicanos abnegados a se engajarem na reconstrução da Republica e começar a limpar o País dessa corja que corrompem as diversas esferas do poder. Na minha humilde opinião, Moro para ser competitivo precisa navegar em outros temas, alem do combate à corrupção, como meio ambiente, educação, saude e economia, para nao ser monotemático como Cristovão Buarque e Marina Silva

    2. Moro é uma réstia de luz e esperança no meio político. Certo q uma andorinha só não faz verão, mas é preciso q alguem dê o exemplo para vermos mais pessoas de fibra e que fazem a coisa certa sempre se motivando a fazer o mesmo.

  46. O Presidente Jair Bolsonaro não tem interesse em mitigar a corrupção em nosso país. A pauta mais liberal na economia, que é a melhor para o Brasil, ainda continua neste governo por causa do Paulo Guedes. Eu sonho com Sergio Moro candidato com pautas anticorrupcao e liberal na economia.

  47. Que tal este grande lavajatista fazer um texto sobre o STF atual e suas decisões sabotando a Lavajato num passado recente? Sem corporativismo ok?!

    1. Chiquinho, va comer alfafa de fake news bolsonarista misturada com cloroquina. Aqui não encontrará seu alimento predileto.

    2. Aí Bozó, lugar de palhaço é no circo! Vaza pra lá!

    3. Amigo, todos sempre quiseram sabotar a lava jato, ocorre q a ultima trincheira resolveu se mancomunar com os bandidos de toga e paletó. Bolsonaro precisa ser impichado urgentemente.

  48. A verdade vencerá. Estão tentando destruir a reputação de uma instituição, cuja única coisa que fez foi recuperar BILHÕES de contas na Suíça, malas e apartamentos abarrotados de dinheiro nosso, que estava sendo roubado. %Moro22

  49. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO RODRIGO CONSTANTINO, KIM PAIM E O COMUNICAÇÃO & POLÍTCA!

  50. Excelente estudo sobre a situação crítica e absurda por que passa o nosso país, com os poderes todos unidos, para prender os mocinhos e soltar os bandidos e corruptos, que pagam fortunas aos advogados para que não fiquem presos. Em 2022 daremos um jeito nessa situação: Moro presidente, Carlos Fernando ministro da Justiça, Deltan Dallagnol PGR, Maurício Valeixo Diretor Geral da PF, só assim poderemos mandar todos os bandidos passarem uns bons anos na cadeia.

  51. Carlos Fernando, muito obrigada pela crônica perfeita e organizada que elaborou, dizendo tudo que o Brasil 🇧🇷 decente gostaria de gritar, expressando sua revolta. Figuras insólitas e temerosas aparecendo na maior desfaçatez para continuar na sórdida missão de destruir nossos valores mais caros. Não conseguirão! Sérgio Moro e a Lava Jato vencerão!!!

  52. Perfeito. Isto não é apenas um texto, mas um documento onde estão todas as verdades que muitos ainda desconhecem. A Lava Jato realizou um trabalho primoroso no Brasil e hoje se encontra na berlinda pelas mãos de corruptos mafiosos que com suas mentiras tentam assassinar reputações de homens íntegros que só fizeram o seu trabalho dentro da lei e com intuito de beneficiar a sociedade. Os senhores não podem abandonar o barco agora. Precisam lutar com as armas da verdade que com certeza triunfarão

    1. Eliane,permita-me mudar o tempo do verbo.,"Precisamos lutar"! Só assim triunfa temos.

  53. Sempre bom ouvir o ex-procurador Carlos Fernando! Ele conhece os fatos na íntegra, os joguinhos políticos e suas opiniões são precisas.

  54. Não creio que o Moro vá entrar nessa furada de se candidatar a presidente. Ele tem contra si todos os bolsominions e toda a esquerda, o que perfazem cerca de 60% do eleitorado. Não se elegeria. E se o conseguisse, por milagre, não poderia governar tendo a direita, a esquerda e o Centrão contra ele, além da maioria do STF. Moro não me parece inclinado a concorrer a cargo político. Mas se o fizer, que seja para deputado federal ou senador pelo Paraná. Porém, sabendo que será boicotado no Congresso

    1. Também acho que o senado tem mais a ver com o seu perfil.

    2. Em tese,concordo com o Helio,mas será que só nos resta o conformismo?

    3. Quer dizer Sr.Helio, que estamos condenados para todo o sempre? Nem pensar num homem de bem nos governando? Nós,o povo refém dos corruptos é que temos um problema,E não Sérgio Moro.

  55. Muito bem explicitado. Todo este jogo sujo é tão óbvio e triste. Sinceramente não sei como seus colegas procuradores tem animo pra continuar em semanas como esta. Eles têm o nosso respeito e admiração. Mas não deve ser fácil. Moro é o presidente que gostaríamos. No entanto, não sei se vale a pena pra ele. Ele já sacrificou uma carreira e tentam destruir as alternativas que surgem. Lamentável.

    1. Será que o povo brasileiro tá anestesiado? Bom para os corruptos.

  56. Eita!Dr.Carlos Fernando,de tão verdadeiras,suas palavras chega a doer.Além da Lava Jato(hoje sob a espreita das hienas),onde estão os homens e os instrumentos que nos livrarão desse sistema corrupto? Deus salve Dr. Sérgio Moro!

  57. Estamos com MORO PRESIDENTE 2022, chega de narrativas de corporações com supersalarios e de políticos sanguessugas, mas a realidade é outra, é dura, pois nomes não supera o sistema criado pela constituição dita cidadã, a solução mais viável seria um plebiscito para viabilizar uma constituinte, dessa forma teremos uma oportunidade real de um Brasil democrático melhor para todos.

  58. Pura verdade, a candidatura do Dr. Moro é mais do necessário, pois temos a necessidade de ter a esperança de um país decente de volta.

  59. Vamos torcer e lutar para acabar com essa podridão, temos a internet e os jovens de hoje não são os mesmo do meu tempo . Hoje eles tem a rede social e sabem que tudo isso que estão fazendo é manobra para os ladrões de colarinho branco ficarem soltos. Esses jovens já falam de politica e também das roubalheiras. tenho dois filhos com pós graduação um em administração outro fisioterapeuta po´s em osteopatia. Portanto aqui em casa sa fla muito disso. Hoje todos votariam no Moro .

  60. No coração dos brasileiros do bem haverá sempre apoio, gratidão e reconhecimento do trabalho da Força Tarefa da Lava Jato e todo esse apreço poderá ser manifestado nas urnas em favor do ex-ministro. Quiçá ele aceite!

  61. Reside no STF a causa principal deste estado decepcionante. Políticos corruptos deveriam imediatamente ser julgados e inocentados ou castigados; mas não, o tempo passa, eles se elegem de novo e boicotam tudo que possa se voltar contra eles ( é a auto defesa, até eu faria o mesmo ). A culpa é do STF.

    1. Disse à um deputado estadual (não lembro o nome) alguns anos atrás, amigo de alguns presentes na mesa de bar. Ele veio com aquela piada do anjo perguntar à Deus porque ele não colocou nenhum vulcão ou terremotos grandes no Brasil, e Deus respondeu: "veja o povinho que irei colocar lá". Então falei: conheço esta piada com um fim diferente. Ante a atenção geral, completei: Foi tudo igual, mas quando o anjo perguntou ao Senhor, ele respondeu: veja os políticos que vou colocar lá.

  62. Parabéns DR. Carlos, suas palavras mantém acesa uma pequena chama de esperança no coração dos brasileiros do bem, que esperam um dia eleger Dr. Moro nosso verdadeiro presidente. O Mito é um verdadeiro Mico, o que tínhamos para o jantar.

  63. Por tudo o que fez pelo Brasil enquanto juiz, só quero que Sérgio Moro possa trabalhar e viver em paz, assim como todos os procuradores. Não sei se temos como exigir do Moro que ele se candidate pra ter de enfrentar e ser atacado por essa escória Bolsonarista, Petralhas, Calheiros, etc.

  64. Como levar a sério este país? Só o esclarecimento do povo, para quebrar o círculo vicioso da corrupção política que alimenta o poder financeiro de poucos/muitos políticos em detrimento, sofrimento e sangue de muitos/população.

    1. É possível. Basta digitá-lo integralmente e publicar em qualquer rede social, com o devido crédito.

  65. Não podemos nos esquecer dos sócios ocultos e privados desse mecanismo corrupto: o poder econômico. Fala-se muito em maus empresários. Me pergunto onde estariam os bons que, apesar do acesso privilegiado a deputados e senadores, nunca defenderam a Lava-Jato.

  66. Parabéns pela matéria! Uma realidade que ficamos com medo do futuro. Não podemos confirmar na PGR, no STF, órgãos essenciais na proteção dos direitos, da lei. A população tem que acordar e fazer o seu papel de cidadão.

  67. Excelente análise. Vejo muito difícil Moro se eleger, pois estarão praticamentes todos os partidos contra ele. Mas essa é a verdade: "inevitável e necessária". Ele precisa chegar lá. Poderia até ser com o Mandetta de vice para angariar votos, pois o vice de Moro dificilmente opinaria sobre escolha de PGR, AGU, duas vagas no STF, Ministro da Justiça. Se teria governabilidade é outra história, porque com esse Congresso é difícil. Precisaria de um limpeza geral.

  68. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO RODRIGO CONSTANTINO, KIM PAIM E O COMUNICAÇÃO & POLÍTCA

    1. Parabéns Maria!! Pronta para votar num Judas e Espião!!!

  69. Com efeito ! Ícone no combate à corrupção e impunidade , Sérgio Moro marcha inevitavelmente para o campo da política . Sua chapa , imbatível . Quem viver verá .

    1. Pelo amor de Deus dr Sergio Moro não pense em um dia se candidatar a presidente da república.O senhor não tem jogo de cintura para tal.Não estrague sua biografia.Poupe-se para outros voos.

  70. O movimento denominado Vaza Jato tinha um objetivo único e específico: soltar o criminoso lavador de dinheiro Lula. Como o STF realizou o sonho de milhares de integrantes da seita petista botando o meliante na rua, ninguém mais tocou no assunto e o Verdevaldo sumiu. Eu suspeito que as recentes ações da PGR na figura da sub-procuradora faz parte do desejo do PR de proteger a prole e atacar adversários, agora facilitado com a saída do ex-MJSP Sérgio Moro.

    1. Muito bom texto, excelente e esclarecedor! Eu votarei no Sérgio Moro se ele se candidatar à Presidência do Brasil!

  71. Exatamente! O Brasil está dividido - não mais entre lulistas e bolsonaristas - mas entre os cidadãos anti-corrupção e o resto! É o que temos agora, infelizmente! Nossas escolhas nas próximas eleições serão cruciais.

  72. Muito obrigada Carlos Fernando Lima dos Santos!!! Ontem foi um dia realmente triste para os que sonhamos com um Brasil melhor. A verdade e a coragem das suas palavras iluminam a esperança de que é possível romper esse sistema injusto e desonesto. Necessitamos de forma urgente parar de "ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus".

  73. A psicopatia entope as veias do poder. É triste ver o domínio de tantos homens absurdamente desqualificados, verdadeiros criminosos nos mais altos escalões nos governando. Homens como o senhor e dr Sergio Moro simbolizam a esperança de que esta situação ainda pode se modificar

  74. Parabéns! Meu apoio à LAVA JATO é incondicional. Admiro todos que dela participaram e participam. "O bem vencerá o mal. Mas o mal não se entregará sem luta." Chico Xavier E vamos à luta para que a honestidade e honra, sejam os pilares de uma sociedade justa e democrática.

  75. Carlos Fernando , excelente análise!👏👏👏 Creio que mesmo com esse complô para denegrir o Moro , muito ainda vai acontecer . Ele está sendo covardemente atacado mas tem força para revide , de forma sempre elegante . Governo e esquerda mostram sua ira e nós aguardamos pacientemente o desenrolar dos fatos cada vez mais escandalosos.Temos que ter calma , objetividade e combate com bom jornalismo e análise como a sua!!👏👏👏 A vingança é um prato que se come pelas beiradas! Havemos de vencer!

  76. Esse artigo deveria ser lido em todos os veículos de comunicação de rádios, TVs e em todas as mídias sociais de tão corajoso e verdadeiro! Parabéns Carlos Fernando!

  77. Parabens pelo artigo Carlos Fernando! Precisamos expor continuamente a verdade dos fatos , que parece não interessar a algumas pessoas! temos que ser incansáveis nessa luta , porque os inimigos do povo não desistem! orgulho do sr e do Dr , Sergio Moro! parabens a Cruzoe , que continue sendo o veiculo de propagação da verdade!

  78. Com tristeza e pesar vamos percebendo que a esperança vem sendo substituída por decepção e agonia. Estamos morrendo como nação. Estamos nos transformando na pior espécie de país! Um povo ignorante e dirigido por políticos corruptos. Com castas a serem agraciadas com o de melhor existir no país, incluindo a imunidade e impunibilidade.

  79. Perfeito. Nao sobra uma palavra. Mas voces deveriam se unir, com Moro e Deltan e demais e ser candidatos , na hora certa. Cada um por seu lado ficam fracos. muita gente acreditaria novamente ( e votaria )se visse voces juntos.

  80. O governo bolsonaro tem sido muito mais eficiente em destruir a Lava a Jato do que o lulopetismo enquanto no governo. Com o apoio de vários setores da imprensa que sempre sonham em receber dinheiro público segue firme no seu propósito. As nomeações de pessoas ligadas ao presidente do stf tem sido o diferencial pois agradam ao mesmo tempo dois senhores, o petismo e o bolsonarismo para salvar criminosos dos dois seguimentos e garantir a manutenção no poder.

  81. É gritante...me faz passar mal...como pude acreditar que Bolsonaro iria ajudar a combater a corrupção. Meses...só tendo raiva...

    1. Não seria nenhuma surpresa pois enquanto deputado sempre apoiou as pautas do lulopetismo e votou contra mudanças nas regras que pudessem endurecer o combate a corrupção. Em 28 anos montou o seu próprio clã. Nas eleições somente usou a lava a jato sem nunca te-la defendido.

  82. Brilhante a avaliação do procurador Carlos Fernando.Na época da eleição,eu tinha a ilusão que ele seria o novo PGR a partir de setembro do ano passado.Ocorreu o oposto.

  83. Ridículo como sempre!! Quer inventar fantasmas em Bolsonaro! Não percebe que Moro não se sustenta sem Bolsonaro! O tiro saiu pela culatra. Não conseguiram derrubar o capitão e ainda por cima afundaram Moro.

    1. Capitão Cloroquina nunca governou, sempre foi marionete nas mãos de mentes inescrupulosas. Hoje continua sendo um fantoche, mas agora manietado. Quem da as cartas agora são os generais.

  84. Muito bem! Coluna perfeita, direta, corajosa! O mecanismo da ORCRIM está em polvorosa por causa da Lava Jato do Rio, que vai revelar os podres dos escritórios de advocacia, do STF, dos TJs. Tic tac, tic tac. A minha pipoca já está na panela.

  85. Um dos grandes problemas do Brasil é o jornalismo parcial e parasita que se alimentou por anos do erário nacional. Difícil seria ver um eleitor no Moro, como esse jornalista “Peito de Pombo”, ser coerente com a realidade atual. Triste esse jornalista da Crusoe.

    1. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐴🐴🐴🐴🐴🐴🐴🐴🐴🐴🐴🐴🐴🐴🐴🐴🐴🐴🐂🐂🐂🐂🐂🐂🐂🐂🐂🐂🐂🐂🐂🐂🐂🐂🐂

  86. Parabens pelo esclarecedor artigo ! Obrigado pela coragem e resiliencia, o Brasil precisa disso e do espirito Lava jato ! Agora a semente ja foi plantada e o processo de retirar as ervas daninhas ja começou, vamos continuar com firmeza e diligencia !

  87. Bem explicado quão vergonhosa é a classe política que governa nosso país ! É de dar nojo náuseas estômago embrulhado vômito esses senhores desqualificados ! Viva a Lava Jato !

  88. É um cerco ostensivo. se o brasileiro conseguir sair disso, será a vitória mais consagrada da história da humanidade, pois, o Brasil está numa selva cercado de hein por todos os lados.:(

  89. É sempre muito bom ver estes homens explicando. Parabens. Quanto a nós povo podem ter certeza queremos essa nova geração nem 2022 ou seja :MORO ,DALLAGNOL,KIM,JANAINA ,MANDETTA enfim nosso DREAM TEAM contra as almas sebosas que nos enganaram desta vez. com este MALDITO bolsopetismo.

  90. Parabéns pela análise brilhante do contexto atual. Resistência total contra esses desmandos políticos! Enganam se os apaniguados em seus gabinetes que o povo está adormecido. Lava jato jamais será vencido!

  91. "...uma forma de fazer política baseada em uso de dinheiro ilícito, em rachadinhas, obras superfaturadas," fraudes em licitacoes, porcentagens de emendas, compra de votos, emprestimos do BNDES, manipulacoes de fundos de pensao, FGTS, etc, etc, etc. Obrigado pela coragem de escrever esse texto! "Nós brasileiros pagamos uma taxa chamada corrupção, exigida pela classe política como o preço que temos para sermos “bem governados” por ela, que se imagina uma “aristocracia esclarecida”".

    1. Parabéns pela clareza e objetividade de seu artigo. Passando a pandemia o povo com certeza se unirá e daremos total apoio o grande Dr Moro , nosso futuro presidente e Daltan . Não segui conselhos de amigos que sabiam da família miliciana .Foi a maior mentira . que apareceu nos últimos . Esse Roberto provavelmente com seus comentários esdrúxulos , poderia nos poupar. Parabéns Carlos Fernandes. Dr Moro , 2022🙏

  92. Obrigada, pela LavaJato, Obrigada por estar aqui, Obrigada por não abandonar o Brasil, Obrigada sempre. Várias vezes disse que os brasileiros deveriam agradecer de joelhos para todos vocês, Heróis Nacionais e agora mais do que nunca. Obrigada pelo texto. Sempre Brilhante e Necessário.

  93. Análise brilhante do momento atual. Os canalhas se aproveitam da pandemia para destruir até a esperança do povo decente. Espero que reajamos elegendo #Moro.

  94. Como sempre dr. Fernando, seu texto por mais triste que seja é a mas pura verdade. Estamos imersos neste lamacal, promovido por estes inescrupulosos seja do executivo, legislativo e judiciário. Só nos resta recuperar as forças e varrer está CATERVA do poder através do voto. Porém cabe salientar que o judiciário se comprometer com está malta de políticos é o mais triste da história 😢😢😢

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO