Adriano Machado/Crusoé

A prova

Uma investigação do Facebook comprova o que uma reportagem publicada por Crusoé há nove meses mostrava: o gabinete do presidente da República está ligado a uma azeitada rede de difamação e fake news
10.07.20

Há nove meses, uma reportagem de capa de Crusoé expôs as entranhas de uma azeitada rede virtual composta por militantes de crachá cuja missão era disseminar fake news e moer reputações daqueles que ousassem se opor ao governo na internet ou fora dela. A investigação puxava o fio de um novelo capaz de enredar o presidente Jair Bolsonaro, seus filhos e parlamentares aliados nesse engenho de ódio, que começou a funcionar ainda na campanha eleitoral de 2018, mas continuou a operar depois da posse.

É exatamente o que revela agora um relatório do Facebook baseado em um levantamento produzido pelo Digital Forensic Research Lab, o DRFLab, ligado ao Atlantic Council, grupo financiado pela rede social do bilionário Mark Zuckerberg e integrado por pesquisadores especializados em combate à desinformação nas plataformas virtuais.

Ao remover na quarta-feira, 8, uma rede de 88 contas ligadas a integrantes do gabinete presidencial, aos filhos do presidente e a aliados que promovia a desinformação e articulava pesados ataques políticos no ambiente virtual, o Facebook confirmou que a teia de perfis falsos de apoio a Bolsonaro está de pé pelo menos desde o período eleitoral. E concluiu que, depois que o presidente ascendeu ao Planalto, em vez de reduzir a intensidade dos ataques aos alvos preferenciais dos bolsonaristas, a rede ganhou “legitimidade institucional”.

“Bolsonaro já havia sido acusado de manter operações de divulgação de informação, mas esta é a primeira vez que assessores seus estão diretamente ligados a perfis inautênticos”, atesta o relatório. Ao chegarem a essa conclusão, as investigações do Facebook conferem materialidade ao que Crusoé antecipou com exclusividade em outubro do ano passado: a existência de uma inequívoca associação do presidente da República com a quintessência das falanges que o defendem nas redes.

O assessor especial de Bolsonaro identificado pelo Facebook como braço operacional do gabinete do ódio no Planalto atende pelo nome de Tércio Arnaud Tomaz. Tutelado por Carlos Bolsonaro, filho 02 do presidente da República e responsável pela estratégia digital do governo, Arnaud despacha no terceiro andar do Planalto, a poucos metros do gabinete presidencial. Seus vencimentos somam 13,6 mil reais.

ReproduçãoReproduçãoO prestígio de Tércio: assessor acompanha Bolsonaro em viagens pelo país
Conforme apurou Crusoé, Arnaud, que já trabalhou com Carlos na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, onde ganhava 3 mil reais por mês, chegou a ser nomeado no dia 24 de abril de 2017 para o próprio gabinete do então deputado federal Jair Bolsonaro, onde bateu ponto até o dia 6 de dezembro daquele ano, segundo registros do Diário Oficial da União.

Em 2018, ele passou a assessorar informalmente o então candidato à Presidência. Seu cargo atual denota prestígio entre os servidores comissionados do Planalto: é assessor especial do principal gabinete da República. Tércio ainda acompanha Bolsonaro em viagens e goza de influência na primeira-família da República.

Ao assessor especial de Bolsonaro, o Facebook atribui a autoria da página “Bolsonaro Opressor 2.0”, que contava com 1 milhão de seguidores até ser derrubada. A investigação também associou a ele o perfil do Instagram @bolsonaronewsss, uma página anônima que chegou a ter 492 mil seguidores e realizava, por exemplo, campanhas de desinformação sobre o uso da cloroquina no tratamento do coronavírus – expediente tão defendido pelo presidente. Nesse perfil, em especial, as digitais de Arnaud são cristalinas: o e-mail pessoal dele aparece no código-fonte.

De acordo com o relatório, a maioria das postagens da lavra do assessor especial foi publicada durante o horário comercial – o que mostra que elas muito provavelmente foram idealizadas, produzidas e despachadas durante o expediente dele no Planalto. Ou seja, ao que tudo indica, atos de improbidade administrativa foram cometidos debaixo do nariz de Bolsonaro. Literalmente na sala ao lado.

O modus operandi da turma capitaneada por Tércio Arnaud Tomaz é conhecido por quem tem o mínimo de familiaridade com os linchamentos virtuais promovidos nas redes sociais desde a era petista no poder. A diferença é que, agora, no governo Bolsonaro, a tática de destruição de reputações ganhou sofisticação, capilaridade e passou a ser, segundo o Facebook, institucionalizada.

Crusoé antecipou o funcionamento da rede, composta por militantes de crachá
Tércio e sua turma usavam as contas nas redes sociais para lançar petardos contra rivais e difundir narrativas que, invariavelmente, favoreciam Bolsonaro. Para escapar de punições, o grupo usava contas duplicadas e falsas, criava personagens fictícios fingindo ser jornalistas e administrava páginas emulando veículos oficiais de mídia. Também se valia de perfis fakes que postavam em grupos não necessariamente relacionados à política, como se fossem pessoas comuns a fustigar opositores de Bolsonaro e enaltecer os “feitos” do presidente. Um dia após a saída do ex-ministro da Justiça Sergio Moro do governo, a conta @bolsonaronewsss fez questão de espalhar um meme em que exibia o ex-juiz apunhalando Bolsonaro pelas costas, sob a legenda “o traidor silencioso”. A postagem também forçava uma ligação entre Moro, o STF e a Rede Globo. Ao longo da semana, o Jornal Nacional também mostrou que uma das contas clandestinas criadas pelos bolsonaristas foi usada até mesmo para torpedear a estreia de Sergio Moro como colunista de Crusoé.

Se restar caracterizado que Tércio, um servidor pago com dinheiro público, foi mesmo escalado por Carlos Bolsonaro – com o consentimento do mandatário do país – para destilar veneno nas redes sociais contra quem quer que se opusesse aos objetivos muitas vezes nada republicanos do governo, Bolsonaro encalacra-se de vez. Na tarde de quinta-feira, 9, Carluxo acusou o golpe. Em seu perfil no Twitter, provavelmente já orientado pelos bombeiros da crise no Palácio do Planalto, disse que, aos poucos, “vai se retirando” e que pode ter chegado a hora de um novo “movimento pessoal”. O vereador acrescentou que “ninguém é insubstituível”. “Totalmente ciente das consequências e variações. Aos poucos vou me retirando do que sempre explicitamente defendi. Creio que possa ter chegado o momento de um novo movimento pessoal. Ninguém é insubstituível e jamais seria pedante de me colocar nesse patamar”, postou.

Reza a Constituição que um presidente não pode ser processado por atos estranhos ao mandato. Ocorre que, a julgar pelas revelações do Facebook, há fartos indícios de que a usina do ódio que começou na campanha jamais parou de operar, o que joga o problema para dentro do mandato de Bolsonaro. Na verdade, a investigação do Facebook teve o condão de acertar dois flancos de Bolsonaro numa tacada só – e é por isso que ela passou a apavorar o Planalto bem mais do que o diagnóstico positivo do presidente para Covid-19 anunciado na terça-feira, 7.

Ao revelar que um dos expoentes do ódio atua a poucos passos do gabinete presidencial, o Facebook colocou Bolsonaro mais próximo ainda do inquérito que corre no Supremo Tribunal Federal e apura as supostas ameaças a integrantes da corte. Ao mostrar que a engrenagem funciona desde a campanha, acabou por municiar as ações que tramitam no Tribunal Superior Eleitoral contra a chapa Bolsonaro-Hamilton Mourão. Os dois casos se entrelaçam quase que indissoluvelmente e podem compor a tempestade perfeita contra o governo, pois o STF já compartilha com o TSE dados extraídos do inquérito, sob a batuta de Alexandre de Moraes, responsável por levantar o sigilo bancário de empresários bolsonaristas, supostos patrocinadores das fake news.

A corte eleitoral tem se mostrado hostil a Bolsonaro. A ação que representava o menor risco contra a chapa presidencial e tinha grandes chances de ser arquivada não só foi mantida pelos ministros como o caminho para aprofundar as investigações foi pavimentado. Há outras bem mais sensíveis, que acusam a chapa de abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação na campanha. O argumento das representações que deram origem aos processos segue exatamente a mesma linha da justificativa usada pelo Facebook para derrubar as contas ligadas a aliados de Bolsonaro.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéCarluxo anunciou “um novo movimento pessoal”: bateu em retirada
Ao todo, o relatório aponta para a participação direta de cinco assessores e ex-servidores de gabinetes alinhados ao governo. Além de Tércio Arnaud Tomaz, dois assessores do deputado federal Eduardo Bolsonaro, o filho 03 do presidente, também tiveram seus perfis derrubados. Um deles, Paulo Eduardo Lopes, o Paulo Chuchu, é tido como um “dos principais operadores” da rede de milícias digitais. Ele é um dos artífices do partido em gestação Aliança pelo Brasil, em São Bernardo do Campo, e dono de uma página cujos posts serviam para atacar rivais e a imprensa. Chuchu foi presidente do diretório municipal do PSL em São Bernardo durante o período em que Eduardo chefiava a legenda na esfera estadual.

Perfis associados a Eduardo Guimarães, outro assessor do 03, também foram cancelados. Ele administrava a página “Bolsofeios”, usada para insultar jornalistas, o Supremo e opositores de Bolsonaro. O elo entre Guimarães e o “Bolsofeios” já havia sido mencionado na CPMI das Fake News, em curso no Congresso. Antes de trabalhar com o filho do presidente, Guimarães foi assistente de Bolsonaro durante as eleições de 2018. Ele atua na Câmara dos Deputados desde 2006, onde ganha 15 mil reais por mês.

Os líderes da falange bolsonarista operavam não só a partir de Brasília e São Bernardo do Campo, como também do Rio de Janeiro. Na capital fluminense, Anderson Moraes, um destacado aliado dos Bolsonaro, emprega uma servidora apontada como ponta de lança das milícias digitais: Vanessa Navarro, assessora com salário de 2 mil reais. Ela é namorada de Leonardo Rodrigues Barros Neto, ex-assessor da deputada estadual Alana Passos, do PSL. Ambos haviam sido apresentados ao público na reportagem de Crusoé de 11 de outubro de 2019. Eles administram 13 perfis criados para gerar conteúdo bolsonarista. Leonardo ainda geria a página “Bolsoneas” e “Jogo Político”, que produziam memes e manchetes com informações falsas e ataques ao Supremo.

A investigação que levou à derrubada das páginas bolsonaristas faz parte de uma investida mais ampla do Facebook, que também alcançou contas no Canadá, Equador, Ucrânia e Estados Unidos. Entre os figurões que tiveram seus perfis confiscados, está o lobista norte-americano Robert J. Stone Jr, amigo do presidente Donald Trump condenado por ameaçar testemunhas nas investigações sobre a interferência russa nas eleições de 2016 – a rede social o acusa de ser ligado a contas de um grupo supremacista branco que atuou durante o pleito.

Os impulsionamentos dessas redes no exterior envolveram cifras milionárias em publicidade. No Brasil, chamou a atenção o fato de a rede bolsonarista ter angariado 2 milhões de seguidores, número bem mais expressivo do que o registrado nos outros países investigados, com o investimento de módicos 1,5 mil dólares em anúncios. A rede, no entanto, frisa que, além dos recursos empregados no impulsionamento, toda a operação destinada a promover o presidente e achincalhar quem se atrevesse a contestá-lo foi irrigada com dinheiro público – e é exatamente aí que mora o perigo para Jair Bolsonaro.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. seria bem razoável,até para demonstrar seu nível de imparcialidade e profissionalismo,até porque seus financiadores,como eu tem esse direito,que nesse mesmo empenho vc fizesse uma matéria esmiunsando as contundentes provas dos audios da Joice e do Luciano Ayan e amigo.Aguardo

  2. Que tal 1 entrevista com o Tarcísio de Freitas, tirando à limpo as merdas que andam fazendo? Até digam q é coisa só do ministério entendem? Tipo assim, onde Bolsonaro ñ se mete a coisa anda! Sem nenhum problema.

  3. E daí "vassalos" do mecanismo? Q tal darmos 1 variada PORRA. Q merda de revista vcs ñ têm vergonha? 1 jornalismo ñ pode ser + abrangente, + nas boas notícias da semana tbm? Agora a tropa de choque do Ze Dirceu passou ordens à Crusoé pra bater?90 milhões de BRAS patrióticos, trabalhadores e honestos, querem saber da PREST DE CONTAS c o CONGRESSO, p PRISÃO em 2a. instância e fim do foro privilegiado. Nada de CPI ENTENDE? CPI é embromação. Pronto. Dica p a próx semana OK?Ñ retirem o comentário

  4. ""TJ-RJ diz que decisão sobre foro de Flávio Bolsonaro é 'inédita', mas não 'absurda'""..... Então tá. O famoso "contorcionismo jurídico".....rsrsrsrsrs.....

    1. Que não cola com ninguém decente, claro......rsrsrsrsrs....

  5. A Crusoé deixou de ser uma revista crível para se tornar um veículo a serviço dos opositores ao governo, com objetivos claros de derrubá-lo! Que bosta!

  6. Mentiras. Mentiras. Mentiras. 🤥🤥🤥🤥🤥🤥🤥🤥🤥🤥🤥🤥🤥 BolsoPinóquio o maior pinóquio do século 21. 🤥🤥🤥🤥🤥🤥🤥🤥🤥🤥🤥🤥🤥

  7. Nada de “Fake News”. É MENTIRA deslavada mesmo. Mentiras e mentiras foi o que BolsoLula falou aos quatro ventos durante a campanha eleitoral de 2018. Afirmou que apoiaria o combate à corrupção e se mostrou um combatente contra o combate à corrupção. Nomeou Augusto Aras, o faz tudo a qualquer preço para satisfazer caprichos e ambições de Bolsonaro. Os eleitores foram vítimas de um Estelionato Eleitoral. Aliás, MENTIRA é tudo o que Bolsonaro sabe falar. O maior pinóquio 🤥 do século 21. 🤥🤥🤥

    1. Tranquilize-se.... farão uma "coluna social" e uma sessão "caras" especialmente para - - - - - - como você, "ficarem a par" do que mais acontece no país, filhote do ""xuxú"".....rsrsrsrsrs....

    1. Tchau queridos! A porta da frente é a serventia da casa. Se é por falta de adeus, até logo.

  8. A esperança continua na construção de um Brasil mais justo para e com seus cidadãos. Essa esperança é alimentada por vocês da Crusoé e outras pessoas do Bem que ainda resisti e luta por dias melhores...

    1. 😆😆😆😆😆😆 """xuxú""", """jairú""", """flavú""", """carlú""", """dudú""", """renú""".... baú, tutú, vudú......

    2. 😆😆😆😆😆😆 """xuxú""", """jairú""", """flavú""", """carlú""", """dudú""", """renú""".... baú, tutú, vudú......

  9. Já que não é possível comentar nas diárias, vai aqui mesmo: Excelente o boicote da Huawei sendo adotado por vários países. # menoschina

  10. Só 245 comentários, mesmo assim feitos aqui sobre as "diárias". Bobo Tem um tal de 70% nas mídias, no peito de COMUNISTAS. Deve ser o registro das perdas de assinaturas anuais. Jornalistas ñ devem ter a postura de vcs.

    1. Não é preciso mentir para criticar o STF, a era FHC/Lula/Temer, o grosso do congresso e as instituições aparelhadas q aí estão. Nos unamos acima de ideologias e partidos políticos, a maioria ORCRIMS partidárias comprovadamente, e avancemos nas pautas ANTICORRUPÇÃO. PRISÃO em 2a. instância e fim do foro privilegiado. Isto sim apartará de X os poderes e instituições do CONLUIO até aqui comprovado. Quem ñ tem culpa no cartório sobreviverá. Bora lá, somos todos o mesmo chão, o mesmo picadeiro.

    2. Na verdade o clã bolsonaro foi obrigado a recolher o gado robô para o cocho. Natural diminuir o número de comentários.

  11. SEM-VERGONHICE E CARA DE PAU EXPONENCIAIS!!!! AÍ TEM!!!! 😱😱😱 👉 https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2020/07/15/internas_economia,1167155/tcu-concede-aposentadoria-ao-ex-ministro-jose-dirceu-condenado-pela-l.shtml?utm_source=onesignal&utm_medium=push

    1. A manchete não foi dessa revista, e pelo que pesquisei só se fala disso em sites duvidosos que vivem de propagar mentiras. Mas se for verdade logo a Crusoé manda um texto sobre. Deixa de agir feito gadinho chorão que ficou sem alfafa.

  12. BOM DIA SUPER ** PF ** !!!! PRA CIMA DE TODOS ELES - SEM EXCEÇÃO - CUMPRINDO A MISSÃO DE LIMPAR, DESINFESTAR E DESINFECCIONAR NOSSA NAÇÃO!!!! APLAUSOS EFUSIVOS, E AGRADECIMENTOS, PELO *PROFÍCUO* e SANEADOR DIA DE ONTEM!!!!

    1. Ô Ricardo, a turma aqui é 70%. Os 30% inclui a memória. Eles estão mais a leste, nós os conservadores a OESTE. Dizem que são "progressistas". Como só vi corrupção desde Sarney, tenho a certeza de que este governo realmente nos engana, à frente Tarcísio de Freitas da infraestrutura. Tá parecendo o governo militar. E nem me refiro às águas do velho CHICO. Calma gente...vsi entrar tudinho!!!

    2. Vai em paz e não enche o saco dos demais leitores . Gente chata essa que vive anunciando o cancelamento da assinatura!

  13. Vocês acham que somos idiotas, acreditar no Facebook que tem esquerdopatas no comando, perseguindo quem pensa diferente deles. Estão derrubando perfis não só do Bolsonaro que venceu as eleições porque nós trabalhamos para ele nas redes sociais. Estão derrubando e fechando perfis de muitas pessoas,vem com um artigo como este. Fui enganado, assinei esta porcaria para ter um jornalismo confiável, mas agora vejo que estão no mesmo nível da globolixo, folha de mentiras de São Paulo e outras drogas ma

  14. Esse "artigo" é uma total inversão de valores. Acusam a pessoa que é a mais atacada na internet e silenciam em relação ao gabinete dos perfis falsos da Joice e do Ayan. Não apresentam provas e não mencionam as "fake news" de 2018 contra a campanha de Bolsonaro Põe uma foto do filho para ridicularizá-lo, já que os argumentos são falso e idiotas. Como o jornalismo caiu de qualidade no Séc. XXI!

  15. A verdade me libertaria, pura verdade hoje vejo com clareza meridiana. este governo , é um governo de imbecis incompetentes dissimulados TRAIDORES DE TUDO O QUE ESPERAVAMOS.

    1. Vc ñ quis este governo. Ñ precisa ser psicólogo ou simples adivinhador. Quem é conservador apreciou nesta semana as entrevistas c Tarcísio de Freitas. Mas fique tranquilo, ñ teve a participação de Bolsonaro. Por isto é 1 sucesso. Façam me rir. Nem esperanças eu tinha +, aos 70 anos, de poder ver luz no fim do túnel, c tantos hipócritas querendo apaga-la.Estamos felizes pq já deu certo,COM 1 FISCALIZAÇÃO inclusive do apalhelhamento. Isto é, de dentro pra fora. A estratégia é de guerra.

  16. Conduta correta e esperada, FFFAAA. Delimitem os limites por vias legais, o espaço desse folgado e repulsivo corvogigi, já que um senado majoritariamente espúrio jamais o fará!!!!

    1. (corretor....) ...Delimitem, claro, por vias legais, os limites do espaço....

    2. Entretanto, é injustificável, imperdoável, vergonhoso e abjeto o desdém com que se trata Ministérios de vital importância, como o da Saúde, sobretudo em momento tão profundamente grave e envolto em demandas de urgência e, o da Educação, elementar e obviamente determinante do futuro da NAÇÃO!!!!

  17. BOM DIA *SENHORA* ** PF ** !!!! BOM DIA RESISTÊNCIA BRASILEIRA!!!! PRA CIMA DE TODOS ELES NA LIMPEZA, COM CORAGEM, MOTIVAÇÃO E FIRMEZA!!!! APLAUSOS E AGRADECIMENTOS!!!! NOS SENHORES TEMOS CONFIANÇA E CERTEZAS!!!!

  18. Parece que o inquérito do fim do mundo serviu ao seu propósito: calar a mídia e este periódico, em especial, em relação aos ministros do stf, pois até agora a Crusoé nada divulgou sobre o pagamento pela Odebrech de propina ao seu presidente.

    1. Foram-se a coragem e a independência dos editores desse periódico, sem contar que aprenderam a ser seletivos, se é que já não eram. O que não faz um inquérito inconstitucional capitaneado pelo stf. Fuja daí, Leandro Narloch, pois esse local não é compatível com tua capacidade intelectual e com a forma como você encara a realidade dos fatos. Cadê, Crusoé, a denúncia da Odebrecht contra o Toffoli?

  19. Crusoé se igualou a todas as outras mídias de desinformacao nacionais. Por que estao calados em relacao à denúncia contra o Toffoli? Será medo ou alinhamento? A meu ver o cabinete do ódio foi desmantelado com a prisao de Luciano Ayan. Acabou, esse revista foi pro buraco junto com tantas outras. Ou a ilha foi invadida e depenada, ou foi só enganacao desde o comeco.

  20. Quanta imbecilidade, investiram no ódio, perderam um tempo precioso, abriram os flancos para o inimigo à toa! É q não têm competência p/ nada. Não governam porque não sabem como. Ficam no nhenhenhem como diria FHC. Precisam dos terraplanistas e Olavo de Carvalho p/ se mal aconselhar. É muito triste, uma vergonha, são ridículos, motivo de piadas. Como o Brasil foi cair na mão desses idiotas? O desgoverno Bolsonaro é uma tragédia parida da tragédia dos desgovernos petistas.E pensar que votei nele!

    1. Esse André tá maluco? FHC numa hora destas? Vamos lá rever o vídeo do Tarcísio de Freitas? E nem estou falando de água no NE.

    2. Descobriram que os "terraplanistas" são poucos no Brasil, mas há muitos "terraparadistas", como tu e os "jornalistas" da Crusoé.

    1. Muito estranho o silêncio da Crusoé. Acho que se alinharam ao Supremo.

  21. Pois é, Luciano Ayan desbancou tudo e a todos,belo trabalho do MP.Agora o Brasil sabe que a teia de aranha estava quase fechada. Quando a merda fica presa por muito tempo os gazes explodem

  22. Brasileiras cujo retorno ao povo brasileiro foi econômico, os números da evolução da qualidade educacional na última decada, a evolução da destinação de montante do orçamento da União às despesas obrigatórias. Ou seja, nesse cenário, o Brasil está repleto de temas cuja urgência na solução é iminente, no entanto, o leitor percebe um foco único nos textos.

    1. Amigo, teu MINTO tentou descaradamente se dar um autogolpe nos moldes chavistas e vc vem pedir para a revistar focar em outros temas?

  23. Sem problema, detalhem as ações relacionadas à produção de conteúdo político promovido pelo e no âmbito do Palácio do Planalto, mas vcs, também, poderiam disfarçar o viés ideológico e produzir textos direcionados a outras mazelas brasileiras, tais como o andamento dos processos realizados pelo BNDES a respeito dos financiamentos bilionários a obras em países governados por ditadores amigos, a rota das volumosas receitas arrecadadas pelo governo federal, na época da prosperidade das commodities

    1. Eles ñ conseguem fazer isto não é por incompetência Carlão. É por ideologia, mau caratismo e impatriotismo, dentre tantos adjetivos que se encaixam em suas caras repletas de serragem.

  24. Toda ação provoca uma reação...correto? Gostaria de saber quem provoca quem e quem responde a quem. Deem nome aos bois.

  25. Orlando Silva indicado por Botafogo p tratar das fake News. É o time do PC do B em ação durante a pandemia, sem torcida é claro. Esse Orlando Silva ñ foi o MINISTRO dos esportes durante as olimpíadas e copa do mundo? OK.

    1. É este mesmo. Crusoé, pior que não queria renovar minha assinatura com esta porcaria de revista digital, mas veio automaticamente no cartão de crédito, que decepção

  26. Vassalo, seus suseranos da milícia digital lavajatista devem estar preocupados também com a prisão de próceres da milícia digital do Dória. Todas as milícias digitais serão devassadas.

  27. Até um imbecil enxerga a rede de difamação. É só alguém maltratar o governo que, dia seguinte tem sua moral moída pelos robozinhos do gabinete do ódio. Pablo Escobar mandava matar, explodir etc. Ninguém poderia contrariar o Cartel de Medellin. Nos dias atuais, as armas são outras. Robozinho, face News, etc Acabou porra !,,,,, kkk SAI DO GOVERNO JUNTO COMO SÉRGIO MORO

    1. Eu saí, antes. Reiterei a saída, com o escracho que fizeram e fazem com o Moro e a Lava Jato

  28. talvez o Brasil não venha mesmo jeito , parece que tudo aqui gira em torno do quanto pior melhor , não se mostra os avanços em todas as áreas , principalmente na diminuição do inchadissimo estado brasileiro que tirava mais do que podíamos produzir , os ministérios hoje é composto por qualificação e não por indicação dos oligarcas avanços nas reformas , mesmo com um congresso senado e imprensa fazendo o diabo pra destruir os avanços que acabaram com a distribuição do nosso dinheiro ele tá de pé

  29. O gibi em forma de jornalismo aposta em uma mentira cristalina desvendada pela Justiça de São Paulo, e tenta equiparar “uma investigação do Facebook” ao nível de uma investigação da Polícia Civil, do Ministério Público e da Justiça de São Paulo, que já desvendaram o uso de dezenas de empresas de fachada, volumes monstruosos de dinheiro utilizados em simulação cível e uma cadeia de gente envolvida em propagação de mentiras e assassinatos de reputação.

  30. Que experiência infeliz está sendo um governo de extrema direita no Brasil, onde uma família de hipócritas degenerados se achou no direito de falar em nome de uma parcela da população que diz representar. As pessoas honradas e de bem que não são de esquerda jamais compactuariam com um presidente da República que usa dinheiro público para financiar suas milícias digitais. Este sujeito, Jair Bolsonaro, não tem mais condições de permanecer como presidente da República. Bolsonaro acabou.

    1. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    2. Busque outras fontes. Vc pode não perceber, mas está sendo enganado por essa revista.

  31. Qual o problema de defender o governo Bolsonaro ? É nas redes que os esquerdistas atacam implacavelmente a direita. Trata-se apenas de lutar com as mesmas armas. Me admira que a Crusoé não saiba e não divulgue isso.

  32. Cada vez que leio esta revista, me sinto melhor por ter cancelado a assinatura. Reportagem tendenciosa, escrita para os convertidos.

    1. espero que eu nunca mais veja o nome de vocês aqui falando besteiras como os petistas

    2. Cai fora logo Francisca, antes descubrirmos que vc. è outro perfil falsificado pelo Carlixo e sua turma podre!

    3. É por causa de matérias como essa que eu perdi o interesse de manter minha assinatura, que atualmente desfruto do que já paguei. revista comunista encubada que dá emprego para Sérgio Moro. Deveriam investigar os políticos que nadam em dinheiro público e parar com essas picuinhas de quem está levando a sério o país. Revistas como a 247, e outros acelgas, pregam a morte do Presidente e ninguém se quer fala nada.

  33. A Crusoé faz um jornalismo supostamente investigativo. Não consegue provar nada. menciona nas matérias mentiras com datas que exigem comprovação. É os assinantes recebem uma enchurrada de blá blá blá... Chega quero meu dinheiro de volta...

    1. Tiramos uma Quadrilha do Planalto e entrou outra Quadrilha. Esse é o Mantra a ser repetido!! Espero que na próxima eleição os eleitores não continuem elegendo ladrões corruptos ou sujos milicianos sem escrúpulos.

  34. Indignidade........Indignidade.......indignidade. Que homens são estes? o presidente, seus filhos. Que lixo de seres humanos. Será que a humanidade está tão podre assim? Eu creio que não. Penso que o problema é que só os medíocres, que pela limitação intelectual, acreditam serem Deuses, acham pavimento na estupidez humana e avançam para o poder. Enquanto isto, quem tem sensibilidade e capacidade de pensar, ficam esperando a oportunidade dos justos e a besta se aproveita desta cautela.

    1. A dignidade é parceira da honestidade. As famílias dos políticos entubados de dinheiro público com certeza vivem muito melhor e longe das câmeras e foco da mídia, não querem ser alvo das lembranças do povo pelo simples fato de terem medo de serem lembrados como sócios do crime de prevaricação e peculato, com cidras milionárias e esses vc não fala nada? Por onde andam os filhos de Dilma e Lula? fale deles também.

  35. A rainha da milícia midiática foi esquecida pela reportagem. No dia que vcs veicularam reportagem detalhando as negociações pouco republicanas que o Dr. Roberto Marinho concretizou para inaugurar sua emissora desconstrutora de imagens, vou levar a sério a narrativa pregada por este canal. Além disso, o PR, vcs bem como quem tem o QI mediano tem a consciência que o jogo do poder, no Brasil, é de nível baixo. Então, essa estrutura digital é uma defesa. Se não fosse essa estrutura, vcs já o teriam

    1. Carlão chega de dizer besteiras. Sujeira é sujeira e a merda cagada no volta no cu só porquê vc. quer defender esse bando de nojento sem escrúpulos. Tudo fede no Planalto. Não percebe?

  36. A palavra para definir isso é baixaria. Estou decepcionado com esses políticos brasileiros. Não adianta trocar, pois são sempre a mesma coisa. MORO22! SALVE NOSSO PAÍS!

  37. Carluchinho precisa de colo, seus feios, bobos e bicudos! Foi o número 3 (ser chamado de número 03 deve gerar uns 30 anos de psicanálise!) que se aboletou no banco traseiro do carro presidencial no dia da posse da famiglia/clã dó, ré, mi, 01,02,03? (Tem o 04 também. Já a filha não tem número nem letra nem se chama Julieta). Faz bem Carluchinho em procurar novos ares no Texas ou no colo do Palmito. O colo do povo brasileiro vai se transformar em cama de faquir brevemente.

  38. Feio demais se for verdade. Mas como confiar na imparcialidade do FB por exemplo ? Por que aliás as mídias sociais náo comprovam veracidade das contas de todos antes de aprova-las ? Que todos se identifiquem nas redes e respondam por suas postagens SEM CENSURA mas com responsabilidade e consequencia ! Daí ficaria tudo mais fácil não ?

  39. Bolsonaro é o único presidente da república que instalou dentro do Palácio do Planalto um gabinete entitulado “Gabinete do Ódio” onde servidores públicos (pagos com o seu, o meu, o nosso dinheiro - dinheiro dos contribuintes Brasileiros) medíocres e haters tramam e executam a destruição de reputações de supostos oponentes do atual presidente da república e propagam MENTIRAS para confundir, desinformar, ludibriar, enganar e distrair os Brasileiros. Um crime contra a População Brasileira.

    1. I que significa gabinete do ódio? Ódio é destruir e roubar dioturnamente nossos recursos, nosso dinheiro, deixar o povo pobre ficar palpérrimo, roubar para alimentar partidos comunistas? Você sabe o que é ódio? Ódio e matar cristãos, negros, precisa que se opõe ao regime covarde e assassino. Não sonhe com dias melhores se aquele que vc quer ver presidente, definitivamente assumir o controle do país. Ódio é o que vc sente ao divulgar o que vc não sabe. Investigue mais e fale menos.

  40. Nao vi nenhuma comprovação... precisamos de comprovações... todos os tiros etão saindo pela cuklatra ... eu não estou entendendo vocês, Crusoé, como vcs não estão enxergando essa perseguição sistematica ao governo mais honesto da nossa história

    1. João por favor escreva quando estiver sóbrio. Dessa forma pode ser levado a sério.

    2. Em que planeta você está? Acredita em papai noel? Não acredite nesta estupidez de que o governo é perseguido. O Governo é ridículo, indigno, criminoso.

    3. E ia, xará, vc está mais longe da realidade que o sapo da lua.......

  41. Pensavamos que tinhamos nos livrado daquela praga chamada petismo e elegemos uma figura pequena para um cargo de grande importância, cuja família se acha no direito de meter o bedelho onde não é da sua alçada e tornar este governo mediocre, perdido, sem rumo e sem objetivo, uma lástima para o país. Colocamos o cara errado no lugar certo, agora só resta esperar 2022 e que surja um nome a altura do cargo. Chega de fazer do país um laboratório de ensaios pra politicos oportunistas.

    1. E o que vc ou a justiça tem contra ele?! Já contra a família miliciana...

    2. Este governo está parecendo uma milícia, retira os bandidos e assume seu lugar na comunidade, fazendo exatamente o que combatiam.

  42. Sou contra qualquer tipo de desonestidade, seja lá de quem for, inclusive de jornalistas. Quando fiz a assinatura , foi via internet, agora se quiser retirar a assinatura, tenho que telefonar e com horário determinado. Isso é desonestidade.

  43. Eu espero que na volta do STF e principalmente do TSE , tudo isto seja visto com a mesma tristeza e preocupação que eu vi. Que a Justiça seja feita.

  44. Parabéns pelas reportagens!! Uma coisa é a disseminação de notícias verdadeiras ou falsas por particular, outra coisa é por meio de funcionário em cargo público!! Acho que o furo até vai se provar mais embaixo, afinal os contratos da SECOM vem alimentando redes e influenciadores de redes sociais de forma oculta. Mais uma vez, basta se seguir o dinheiro......

    1. Já aconteceu comigo algumas vezes. Cancelei a assinatura mas terei que aguardar até o próximo mês.

    2. Isso já tá ocorrendo há algum tempo. Coloque " Parabéns Crusoé" e depois escreva seu texto real.... Estão apagando as críticas as matérias. Essa revista já era.

  45. Mais um excelente artigo da revista, colocados de forma coerente com todos os fatos. Não consigo visualizar nenhum desvio ético no posicionamento de vocês. Continuem trabalhando!

  46. O cara segue um lunático q sobrevive usando a mesma cartilha petista da desinformação, desagregação, aparato de sites chapa branca para propagar mentiras e com uso da maquina pública para isso (gabinete do ódio e redes sociais) e vem acusar a Crusoé de ser copia de 247? Gadinho ficou completamente pirado com o uso da cloroquina...

  47. E o melhor é que tem muita gente que defende a lisura e honestidade do PT, e tem gente também que defende essa matilha digital que é ligadissima ao atual Pr, tem outra turma que defende o fim da Lava Jato, o que nós gostamos mesmo é defender pessoas sem ética, sem caráter e desonestos.

    1. Essa corja de políticos sem ética. Bando de cretinos. TODOS.

  48. Narrativa condizente com a CPI das Fake News. Cuidado Antas, o feitiço pode virar contra vcs e toda essa impressa que se diz uma ilha.

    1. Mário, até tentaram, lembra da censura do Moraes? Mas a real é q a verdade sempre prevalece. O desmonte da rede de milicianos digitais com sua estrutura de disseminação de fake news prova isso. Pena ver gente que ainda prefere viver na mentira e pela mentira.

  49. Nove meses, uma gestação para se confirmar verdadeira a reportagem! Pergunto: se o facebook não tivesse investigado, se é que o fez por iniciativa própria, não há leis que obriguem as redes sociais a investigarem e tornarem publicas seus resultados?

  50. Incrível! O que tentam fazer com PR. Lula saqueou o erário, comenteu tráfico de influência entre tantos outros. Joice foi pega em um gabinete do ódio dentro e fora do Congresso. Com divulgação de áudio, inclusive. Entre tantos outros exemplos que poderia citar, JB é a razão de todos os males. Lamentável! Quando muita gente inclina-se contra alguém, algo está errado. Devido a tudo que vi ocorrer ao longo dos anos, fico com Bolsonaro.

    1. Newton, teu MINTO está seguindo a mesma cartilha do Lula, acredito até q seja o 9 dedos agora o novo guru do bolsonarismo...rs... corrupção existe na familia bolsonaro tmbm, q o diga os varios esquemas de rachid e conluio com milicias cariocas. Joice sempre foi cria do ódio bolsonarista, mas agora resolveu mostrar os dentes para o dono...rs... a verdade é q Bolsonaro e Lula são as duas pontas da ferradura que vc usa no seu casco.

  51. A investigação do Antagonistas e a constatação do Facebook está apenas no começo. Certeza que muito mais "gabinete do ódio " está espalhado por TODAS as redes sociais, com muito mais "membros CUmpanheiros" operando para que esse louco, traidor, irresponsável e demente siga destruindo e traindo à pátria.

  52. A COVARDEÉ novamente em ação com o vassalo, cujo nome já diz tudo. Não vi até o momento esse pasquim mencionar um único feito desse governo em prol do povo brasileiro, e olha que são muitos.

  53. A designação Terceiro Mundo é fantasticamente adequada para rotular países, povos, lideranças, etc, de algumas regiões desta Terra Plana.

  54. Infelizmente nesse país de corruptos, todos os presidentes de uma forma ou de outra tinham "gabinetes de ódio e milícias virtuais". Mourão como solução e que venham novos candidatos em 2022. Agora uma coisa é certa, comunistas e socialistas de IPhone nunca mais. Espero que aperfeiçoem a LAVA JATO, e,que continue as condenações em 2° instância.

    1. andre, para o bem do Brasil o Mourão precisa assumir o quanto antes.

    2. impeachment para quê , animal ? todas as eleições agora é esse papo....o mandato é de 4 anos .

  55. Os velhinhos Petistas e os novíssimos Bolsopetistas, além dos decrépitos Tucanalhas, sāo todos ramos da árvore que tem uma única raiz: o uso ilícito do dinheiro público. Continuamos vivendo o secular dilema identificado por Raymundo Faoro - o "estamento burocrático" cleptocrático que subjuga o povo otário pagador de impostos...

    1. Um único caso de corrupção dos vermes anteriores seu esquerdopata

  56. faltou provas concretas e não suposição, apesar desta relato ser tão longo. Assim não dá e como você supõe eu tbm posso supor q Bolsonaro será reeleito com filha para o 2o. turno. Portanto, sua descrição concluo ser tbm farisaica. Vai publicar mesmo?

  57. Putz e pensar que ainda faltam 2,5 anos de governo do Bozo. Assim como estava ansioso depois das eleições de 2018 para ver o governo iniciar um trabalho pós PT, não vejo a hora desse governo acabar. QUE ARREPENDIMENTO!!!!

  58. O uso da estrutura pública em causa PRÓPRIA.. só decepção.. infelizmente.. um arrivista na essência.. tenho muita vergonha de meu voto... NUNCA MAIS.. QUE VENHA MORO.. OU SÓ VOTAREI EM JESUS CRISTO SE VOLTAR A ESTE MUNDO..

  59. Acho que vocês estão ficando um pouco alienados. sem desmereer a cuidadosa analise descrita neste artigo, só não entendo porque ela foca só no entorno do presidente. É só lá que se encontra redes que observam e tentam influenciar opiniões através da mídia social? É só lá que se encontra mensagens com opiniões fortes ou exageradas? Se não quiser perder credibilidade crusoé deveria mínimamente tentar mostrar a realidade como um todo, o que, aliás, corresponde à sua obrigação jornalistica

    1. Porém pago com dinheiro público, só no entorno do presidente. Ou seja, pelo menos no gabinete ao lado.

    2. O papel da imprensa ma democracia e criticar e vigiar o poder, amigo. Manda a Record fazer essa investigação q vc sugeriu a Crusoé...

    1. Durante o dia, desde às 06 venho postando críticas ao editorial. Ñ aceitam, são "democratas". Imprensa ñ só partidária, cooptada por grana chinesa? PODEMOS duvidar, pois em 90 dias virou uma ilha da sacanagem contra o BRASIL.

  60. a prova do que todos já sabiam...tanto o PT como bolsonaristas são campeões em fake news e apesar desse processo estar tendo sucesso, foi somente pq mexeu com ministros do STF, só por isso infelizmente

    1. Muito certo! Fora esse fdp já. Que assuma Mourão e se vire de vez a página mais triste e decepcionante desse país. Fala Queiroz! Conte tudo e acabe com seu patrão.

  61. Essa revistinha bateu pé quando foi censurada pel STF e agora quer ganhar leitores atacando sem direito a defesa nosso presidente ? E as candidaturas de bilhões de reais , ninguém fala ?

    1. Acho que não. Botafogo nada fará enquanto as ruas estiverem vazias

  62. Excelente. Espero que agora essa milícia digital acabe diminua. A máquina de moer reputações, pagas com o meu dinheiro e o dinheiro do contribuinte. Me revolto ainda em ver no You Tube, quantos outros financiados com o meu dinheiro. Bolsonaro e Lula são irmãos gêmeos, só trocaram a cor da camisa representativa. Farinhas do mesmo saco. Como o brasileiro pôde cair nessa ilusão? Acorda Brasil. Parabéns Crusoé mais uma vez.

  63. Por mais distinta que possa ser a personalidade de um fanático por futebol, de um esquerdista ou de extrema direita, por exemplo, há algo que os une: em todos os casos, existe uma adesão incondicional à "causa" pela qual advogam. Essa adesão não tem matizes, nem limites; a pessoa perde a perspectiva e está disposta a fazer o que for preciso para defender suas ideias.Mundo dos Psicólogos

  64. Egidio, não liga não, esse gadinho e telegiado pelo clã fakenaro. Assim como existem mortadelas petistas q recebem para defender o 9 dedos, tambem existem gados lobotomizados sendo recompensados por vir vomitar distorções da realidade aqui.

  65. Esse gado odiento, seguem o comportamento baixo e vil do seu messias insano, que é o Presidente, em seu métodos baixos, se igualam aos petistas mais chucros

  66. Esse gado odiento, seguem o comportamento baixo e vil do seu messias insano, que é o Presidente, em seu métodos baixos, se igualam aos petistas mais chucros

  67. Sem a intenção de inocentar ninguém a verdade é que a praxis política consagrada na Banânia só virou crime depois que um conservador,( e o povo) entraram na história.

  68. É o fim da picada. Abandonei a única rede social que tinha (Twitter) por não suportar mais ler tanta asneira produzida pelos membros da seita que tem o PR como único deus e agora toca ler as mesmas bobagens aqui. O artigo apenas reproduz uma realidade propalada em todos os telejornais. Onde estão os ataques contra o "Bolso"?

  69. Parabéns! Umas das mais ridículas matérias publicadas pelo Crusoé, mto ruim mesmo... Acusam os bolsonaristas de querer imputar crimes aos outros, fazendo exatemente o mesmo aqui.

    1. Quero só apagar esse comentário, em que pese considerar o título não condizente com o conteúdo. O autor certamente está fazendo o melhor que pode. Boa sorte!

  70. ORGULHO do nível da revista! Ultimamente vocês voltaram a postar apenas notícias relevantes! VERDADE É VERDADE, DOA A QUEM DOER.

  71. A impressão que tenho como cidadão é que esse STF, não vale nada. Pois enquanto a sociedade gasta bilhões com investigações, operações policiais da PF e Policias Civis Estaduais, outro tanto é gasto pela sociedade para em dois dias ou menos soltar todo mundo e dizer que o processo foi mal feito. Quando comparamos o que ocorre em países sérios somos motivos de chacota!!!

  72. Porque vcs não vão investigar as fakes do PT, porque o filho do Lula ficou milionaro do dia para noite eu assinei esta revista porque queria um jornalismo idependente e me enganei redondamente.

    1. Eu também acreditava que essa revista era séria e independente. Vejo o quanto é tendenciosa. Uma droga de jornalismo. Cada vez mais escasso um jornal sério e isento nesse país

    2. Pq PT é partido morto. Embora o capitão cloroquina venha se esforçando muito para tentar reviver o defunto, pois assim acha q vai ganhar na guerra ideológica distorcida. Mas só gadinho retardado abraça essa ideia comparável a uma terra plana, pois os sãos veem uma uma semelhança siamesa desses dois extremos ideológicos. Bolsonarismo e Lulismo são as duas pontas de uma mesma ferradura.

  73. Essa revista, de fato, mudou muito. Será que o Xandão usou 'Pau de Arara'? Hehehehehe Está muito fácil bater em Conservador. Vamos reagir! Agora é bateu levou! Bora Brasil!

    1. bolsonaristas nunca serão conservadores. Tão somente são irmãos gemeos dos mortadelas petistas.

  74. Notícia distorcida pela Crusoé. Fake News. Melhor ler a nota. Facebook relata supostos seguidores. A nota não afirma nada relacionado com a Presidência da República. Um dia acreditei na seriedade desta revista. É Fake.

    1. sim, gadinho acredita em chapeuzinho vermelho tmbm!

  75. Isso dava muito na cara, qualquer pessoa sensata, já desconfiava de uma ótima organização e produção de fakes, não era algo aleatório. O que eu não recbia de fakes ora exaltando feitos do Pr ora atacando adversário era um absurdo, e o pessoal fanatizado replicava. Notei também que os robos e milicias digitais praticamente desapareceram. Como existiu em governos passados organização para assaltar o erario tem isso agora que espalha mentiras para a permanência no poder.

  76. Mais conversa fiada. Cade o tal relatório Crusoé? Depois daquela reportagem do amigo do amigo, a Crusoé enfiou o rabo entre as pernas e só fala do Bolsonaro.

    1. Notícia distorcida pela Crusoé. Fake News. Melhor ler a nota. Facebook relata supostos seguidores. A nota não afirma nada relacionado com a Presidência da República. Um dia acreditei na seriedade desta revista. É Fake.

  77. Nosso digníssimo Moro não poderia mesmo fazer parte dessa máfia. Será que já aprenderam o que significa "zelar pela biografia"?

    1. Gino girino, o Banestado não foi adiante pq o sistema corrupto nao deixou. O Lula fez das tripas coração para atrapalhar as investigações. Mas nao era um esquema do PSDB? Sim, mas são esquemas que favorecem a todos os corruptos, independente da coloração partidária. Dr.Moro levou uma rasteira ali, mas as dificuldades quando não matam fortalecem, o resultado foi uma poderosa Lava Jato q dá dor de cabeça até hoje nos corruptos de todos os espectros partidários e ideológicos.

    2. Bolsonaro errou. Mas pode se falar em "preservar biografia" quando se tem no curriculum uma história mal explicada como a do Banestado?

  78. Tenho esperança que reportagens assim tenham efeito na derrubada desta BANDIDAGEM que há anos assola o planalto. Um presidente mais bandido que outro.Qd isso vai acabar?

  79. Os grandes feitos desse governo: acabar com a lava jato e o Coaf, colocar o Centralão (centrão + mensalão) no poder, deixar o país à deriva na pandemia transformando brasileiros em párias internacionais, retirar Moro da magistratura pra alegria dos corruptos, enganar 57 milhões de eleitores com mentiras e fake news. Renúncia Já !!

  80. temos fatos comprovados suficientes para tirar o bozo da presidência. O que os órgãos competentes estão esperando? se qualquer cidadão cometer crime de abuso e ofensa à alguém ou à ordem pública, todas as instâncias do judiciário terão moral para julgá-lo e puní-lo.

  81. Após essa excelente reportagem, cabe pensar que está chegando a hora do Tic Tac. Isso pode ocorrer quando forem compartilhados todos os dados coletados dessa rede nojenta paralela de FAKE NEWS. Acho que o TIc Tac mudou de lado e é uma questão de tempo para sacramentar o estelionato eleitoral de 2018. Por fim, é por demais frustanteem tudo que está acontecendo no país.

    1. Exaltar Sérgio Moro! Meu Deus .Sérgio Moro pra mim era O Cara.Mas se deixou levar pela ganância do poder! Poderia nunca ter saído da carreira de Juiz da Lava Jato, mas agora , ser presidente , não !!! Moro não é político! Nunca conseguirá governar um país !!!

  82. Ok Crusoe, aproveita o seu lado investigativo e investiga também as páginas de esquerda por favor, começando pelas do MST.

    1. MST é passado superado. Fazer reportagens sobre MST é bater em cachorro morto. Não há nenhum apelo para despertar o interesse de leitores. O cachorro vivo da vez é o governo Bolsonaro e seus apoiadores.

  83. Eu mesmo recebi varias fake sobre o Moro quando ele saiu do governo. Essr pessoal é muito criativo. Uma das fake correlaciona nomes de personagens sobfe uma matetia de venda da copa de 86 pelo Brasil. Um reporter alemão chamado Gunter não sei o q virou agente da CIA mancomunado com o Moro para derrubar o governo Bolsonaro. PRECISA APURAR TUDO E PUNIR ESSE PESSOAL Q ATACA A HONRA DAS PESSOAS INVENTANDO E ESPALHANDO FAKE.

    1. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.com.br/edicoes/115/a-prova/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

  84. vocês acham que fake news convence ou aliena alguém. Ótimo. Bolsonaro te. muitas falhas mas o que nos aguarda é que já experimentamos antes. Nhonho, Lula, Haddad, Dilma, Ciro, FHC, e toda a corja que hoje está com abstinência por não conseguir roubar. Tira o Bolsonaro e bota o MoroFHC?

    1. É o mesmo argumento de qualquer burro ideológico: que 1+1=0. Um erro nem anula nem justifica outro.

    2. Esse tipo de raciocínio não prospera entre os que realmente pretendem lutar pelo fim da corrupção. Apelar para comparações com os criminosos do passado, não faz sentido. Vamos buscar novos nomes e varrer esses tipo de político do cenário nacional. Nada de conformismo!

    3. É o sonho da Crusoé...ficariam ricos com a Empiricus e essa dupla no poder!!

    4. A essa altura da bandidagem, atitude é mais importante que perfil

    5. Renato eu votei no Bozo. Hj nao voto mais. Tb nao voto na Esqierdalha comunista. O Moro nao vai ser candidato. É uma boa pessoa, mas nao tem perfil. Tomara q ele va trabalhar para uma boa emresa e dar aula.

  85. Realmente devem ter sentido o impacto... cadê os robôs que infestavam os comentários em reportagens como essa? Parece até que cumpriram o prometido e cancelaram as assinaturas... kkkk

    1. Crusoe censura os comentários que são contra sua nova linha de atuação. Cadê a imparcialidade de um jornalismo de gabarito?

    2. Sim, o clã fakenaro foi pego com as calças arriadas e se viu obrigado a recolher o gado para o cocho.

    3. Agora, nesse momento, percebi o tipinho de gente que anda lendo essa porcaria e por uma brilhante ideia desse "Evandro" cancelei minha assinatura. Não frequento puteiros, botecos de viciados decadentes, rodas de crack etc. e o mesmo se aplica a ambientes virtuais que tais. Peço licença e estou saindo! Não é petulância, é ser superior mesmo. E, "Evandro", robô é o vibrador que a senhora que te pos no mundo usa, escondida. Saudações e sucesso na sua lutinha diária.

  86. Esse "imbróglio" faz lembrar aquele outro no passado recente, quando o gabinete ao lado do Presidente Lula administrava com desenvoltura o criminoso sistema apelidado de Mensalão. Na ocasião o Presidente, simplesmente, alegou desconhecimento da dita operação, o que valeu como prova de sua inocência. Só que, desta vez há uma pressão grande contra o ocupante do Planalto, o que pode lhe render a perda do mandato e até prisão. É esperar para ver. O Centrão pode vir a ser o fiel da balança.

  87. E ainda precisa de mais prova para enxotar este mentecapto da presidência? Ele, por si só, já é uma prova suficiente da insanidade e mediocridade que assola o país. Xô Bozo, xô!

  88. Estes jornalistas que não conseguem escrever e publicar uma notícia de conteúdo e nível informativo de qualidade, formados em faculdades aparelhadas, jamais conseguirão fazer nada mais do que fofocas dos bastidores. Cresçam!

  89. Os gastos exorbitantes do cartão corporativo teriam financiado esse esquema? Lembram-se da distribuição de capim para a população de uma cidade no nordeste deve ter sido obra desse gabinete do ódio!

  90. Cambada de filhos da puta leitores desta merda de revista, vão ter que aguentar o presidente eleito Jair Messias Bolsonaro até 2026. Depois disso vocês escolhem entre o Dória e o Ciro Gomes. Chupem!

  91. Meu dinheiro não é capim. Pagar esta corja para ficar o dia inteiro mentindo e xingando, que o façam do próprio bolso. Basta de corrupção. Quero ver todos sendo punidos.

  92. Já a Crusoe e seus Vassalos estão ligados a que mesmo ? Respondo: à imparcialidade, ao parasitismo jornalístico e á esquerda inconformada que não encontra outro caminho pra sobreviver, a não ser pelo dinheiro público fácil. Triste o jornalismo desse povo ...!...

  93. Cada vez mais fica claro que o Presidente Bolsonaro não é o "paladino da justiça" encenado durante a campanha, mas sim chefe de ORCRIM. Mais do mesmo que nos assombra há décadas...

    1. Vocês estão caindo nesta conversa fiada do Antagolpista? Esta Atlantis tem a folha de SP p trás! alguma vez tu viu alguma Fake News sobre o adversário p votar em Bolsonaro? Deixa de ser otário! E eu ainda assino esta coisa especialista em derrubar PRESIDENTES! A verdade vai aparecer! Usa o cérebro! Olha o Constantino e Fiuza não cai nesta galera!

  94. Estudo publicado na revista Scientific American mostra que impacto das fake news não é grande ( “ Fake News “ Web sites may not have a major effect on elections). Óbvio que não defendo fake news, acho errado porém, o que as babás do povo não consideram, e o estudo mostra, grande maioria das pessoas tem várias fontes de informação. Parem de achar que o povo é idiota.

    1. O problema José é que essas pessoas vivem dentro de uma bolha, onde lhe fazem acreditar q td mídia oficial é mentirosa, até mesmo agências de checagem. Eles tem uma bolha (face, whatsapp, YouTube) que lhes diz isso, inventa mentiras para que as pessoas continuem a se valer de somente essas notícias. Tipo algoritmo do face. Vira alienação.

  95. bom Crusoé já orientar seus leitores, NÓS, brasileiros, se haverá nova eleição, com a cassação da chapa, ou se assume o presidente da Câmara.

    1. Força presidente contra essa corja de esquerdopatas o povo sabe onde querem chegar esquerda nunca mas

  96. O que se busca é o monopólio da informação, que obrigatoriamente deverá retornar para globo de onde acreditam que nunca deveria ter saído, ou seja nós deveremos voltar ao estágio de marionetes, este papo de "gabinete do ódio", não se aplica aos esquerdistas que trabalham 24 horas por dia para nos jogar nos braços de uma ditadura comunista sem retorno, tipo Venezuela. Leiam o livro "Desinformação" de Ion Pacepa, e verão a técnica que os comunistas tem para nos levar ao caminho da servidão.

    1. Gilmar, não se preocupe com os assinantes da CRUSOE, os filhotes da esquerda não estão por aqui. Só que não queremos alguém apenas melhorzinho que os lulistas. Temos direito e até o dever de procurar varrem a velha política do nosso país.

    2. Grande observação. Essa Crusoe é tão lixo quanto a Globo.

    3. Quero ver a investigação do gabinete do ódio do pt tdo isso não passa de um jogo baixo para retomada do poder de comunicação por parte dos grandes grupos que antes dominavam pq não se investiga o gabinete do ódio da esquerda.

    1. Quando teremos um Brasil que teremos orgulho de viver? É lamentável!

    2. Com certeza. fora as tias do zap que foram inundadas de informação falsas e ganharam vida própria

  97. Revista aparelhada com o caos. Aparelhada com os comunistas do pt. Por que não tem uma reportagem falando do desmonte da rede de ódio do pt no facebooke no Whats app? Por quê só o Bolsonaro? FALEM DO DESMONTE DO QUARTEL DE MENTIRAS DO PT.

  98. BolsoLula é o único presidente da república que instalou dentro do Palácio do Planalto um gabinete entitulado “Gabinete do Ódio” onde servidores públicos (pagos com o seu, o meu, o nosso dinheiro - dinheiro dos contribuintes Brasileiros) medíocres e haters tramam e executam a destruição de reputações de supostos oponentes do atual presidente da república e propagam MENTIRAS para confundir, iludir e distrair a População Brasileira. Um crime contra a População Brasileira e contra o Brasil.

    1. Estou ansiosa para ver o resultado dessas eleições inadiáveis! Vamos medir o tamanho do bozo numa régua de 30cm!

    2. Ja passou do momento de torcer contra tudo e contra todos. Vamos ajudar a melhor q/há de ruim neste país. Se não bastasse Cuba e Venezuela e agora a caminho, também á Argentina. Brasil:- Ame-o ou deixe-o

Mais notícias
Assine
TOPO