RuyGoiaba

Pela transformação do ‘7 a 1 day’ em feriado

10.07.20

Como não estou disputando concursos de popularidade e sigo firme no propósito de continuar sendo o colunista menos comentado da Crusoé — não dá nem para pensar em enfrentar a deslealíssima concorrência da dupla Moro & Mainardi; se o ex-ministro esbarrar o cotovelo no teclado e publicar isso como coluna, vai receber uns mil comentários —, decidi investir com tudo na impopularidade. Ou não, porque o brasileiro ama um feriado. E minha proposta é: por que não transformar em feriado nacional o dia do 7 a 1, 8 de julho?

Não seria a primeira vez que uma derrota é “homenageada” com um feriado: aqui em São Paulo, o 9 de julho é exatamente isso. É o dia da Revolução de 32, aquela que os paulistas perderam — aliás, o termo “revolução” é usado de maneira bastante elástica para descrever o acontecimento (vale o mesmo para o 20 de setembro e a Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul). E nós ainda teríamos a vantagem de juntar uma derrota com outra, o 8 de julho com o 9 de julho, e ganhar um feriado prolongadaço — principalmente se 8 de julho cair numa terça ou numa quarta. As batalhas perdidas não terão sido em vão.

Todos os anos, esse feriado do 8 de julho nos lembraria de que os brasileiros somos um povo que adora tomar decisões erradas: já elegemos Dilma Rousseff, Jair Bolsonaro e grande elenco, já achamos que David Luiz, Bernard “Alegria nas Pernas” e Hulk podiam ser titulares de seleção brasileira e, agora, andamos enchendo bares mesmo com o coronavírus não dando nenhum sinal de que arrefeceu. (É verdade que nisso, como em muitos outros casos, não estamos sós: basta ver os protestos nos EUA, país campeão de mortes e casos de Covid-19. Parece haver entre os manifestantes a curiosa noção de que o vírus tem consciência social e, se a causa for boa, ninguém se contamina.)

Hoje, o 7 a 1 é a metáfora mais sintética que temos à mão para descrever as consequências de decisões erradas. E é aquilo que mais nos traduz como país. Não é o dia de Tiradentes, nem o dia do Descobrimento — esse erro de português que já dura 520 anos —, nem o 7 de Setembro, muito menos o dia desse experimento basicamente falido que é a Proclamação da República. (E não tomem isso como “defesa da monarquia”, ainda mais com esses cretinos de sobrenome Orléans e Bragança que andam por aí. Eu só seria a favor se o saudoso Clóvis Bornay fosse entronizado como nosso Rei Sol de língua presa; como ele infelizmente já morreu, a ideia deixou de fazer sentido.)

Enfim, nada disso nos define mais: o que nos define hoje é esse castigo para a húbris, para o excesso de marra, que foi aquela goleada vexatória em casa numa semifinal de Copa. O Brasil fez e faz por merecer. Não apenas sou a favor de substituir por “sete a um foi pouco” o “ordem e progresso” da bandeira — que nunca fez muito sentido no Bananão, mas hoje é basicamente uma piada de mau gosto — como defendo que em cerimônias oficiais, em vez do hino, toquem aquela gravação do Galvão Bueno dizendo “gol da Alemanha!” e “virou passeio!”.

(Admito: há no fundo de tudo isso um restinho de esperança de que o país tome vergonha na cara algum dia. Mas não deve acontecer. Em vez de Pelé ou Tostão, continuaremos sendo David Luiz pensando que é o Beckenbauer.)

***

A GOIABICE DA SEMANA

Você precisa saber da piscina, da margarina, da cloroquina. O recém-covidado Jair Bolsonaro continua anunciando drogas milagrosas, como já havia feito com o nióbio e com aquela “pílula do câncer” — no caso da cloroquina, submetendo-se a dois exames cardíacos por dia (esse é o plano platinum, só para presidentes; o básico, para os demais brasileiros, inclui apenas a arritmia cardíaca no pacote). Eu jurava que a eleição de 2018 tinha sido para a Presidência, e não para garoto-propaganda de Atalaia Jurubeba ou Cogumelo do Sol. Espero que em 2022 a Aracy da Top Therm se candidate, para haver competição à altura.

Reprodução/redes sociaisReprodução/redes sociais“Vamos falar de coisa boa? Vamos falar deste comprimido milagroso aqui, talquei?”

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Rui, Sou eleitor da Crusoé desde edição 01. Deixo de ler algum artigo, mas nunca a sua coluna. É o Gran finale. Fico sempre surpreso de como a palavra escrita pode despertar tanto humor. Parabéns, fera.

  2. Só consigo entrar na tua coluna procurando pelo google, pelo site não dá. Vale o esforço pelo bom texto que sempre me garante boas risadas. O site poderia ser bem melhor!!

  3. Coitada da goiaba e da jabuticaba para simbolizar as agruras de nossa país! Concordo com você e, 50% de todo esse caos no Brasil está no desprezo pelo conhecimento, estudo, leitura, linha por linha! Treino de cálculo, escrita!!! Do básico para se chegar ao complexo, de modo eficiente para o desenvolvimento do país. Aqui, uma fábrica de canudos nulos de conhecimento. Dá nisso! Falo como professora! Ainda que com poucos comentários, você está numa situação privilegiada, no meio de leitores.

  4. KKKKKKKKKKKKKKK e KKKK. A primeira gargalhada é pra´mim mesmo ao ficar sabendo que você é o articulista menos prestigiado da revista. Então eu devo ser o fã # zero! Nem 1 eu sou... Ficar ao lado de perdedor é phoda; é outro 7x1. A segunda gargalhada é para a comparação com a Aracy da Top Derm. Chique!

  5. Acho que você como todos jornalistas querem se comentados, quanto ao David Luiz acho que pegou pesado com o rapaz, ali o maestro e toda a orquestra estavam fora do compasso, então tomar cuidado para não destruir ou jogar o ônus desse vexame no lombo de um só. Muito pior que o Davis Luiz foram as autoridades que trouxeram a copa e a olimpíada desnecessarios, com gastos e desvios astronomicos em um pais de pobres e miseráveis.

  6. Leio Cruzoé até ficar muito sério. Depois corro pras goiabices e invariavelmente morro de rir. Seu humor non sense atinge o ponto certo de ironia inteligente. Você é imprescindível Goiaba!

  7. Realmente tem muitos efeitos colaterais da hidroxicloroquina e deve ser por isso que existem pacientes que a utilizam por mais de 40 anos para outras patologias. É um efeito colateral absurdo é a possibilidade quase nula de se obter lucros altíssimos por parte de grupos farmacêuticos.. Deve ser isso!!!!

  8. Sua coluna é lida e, creio que por identificação própria com o que pressupõe a denominação do autor, enseja um descompromisso com o compartilhamento. É tipo rodapé de página, embora alcance o propósito. Deve ser muito lida.

  9. Diz ter esperança, mas não crê em nada de bom e até faz um comentário esdrúxulo do escrito na bandeira nacional ... Deixa o cara de divertir, nem tudo é podre como vc tá indicando!!

  10. SP teve o Movimento de 32; o RS teve a Farroupilha; a Bahia teve a Sabinada; PE, MA, SC tbm tiveram seus levantes. E o RJ teve a Guerra da Vacina.😂

  11. A pior escolha foi JB? Confuso a maior ideologia de corrupção foi no governo Lula. Naquele período era sistêmico os desvios de conduta que se estendiam ao RJ por exemplo. Que por sinal até hoje está na UTi junto com o país. Estendendo-se ao governo de Dilma. Que por sorte a esquerda rachou e ela caiu. E a pior escolha foi JB. Alienado e desinformado. É o que melhor lhe resume. Um desserviço. Lamentável!!!

  12. Tá carente, hein? Sou a favor do feriado, pq aqui em Sampa já emenda com o 09/07 e assim teremos o feriado covidão. Prometo fazer + comentários, pra aliviar a "inveja". Gosto muito da sua coluna. Parabéns!

  13. Quando o Diogo Mainard era colunista da Veja e eu era assinante, antes de tudo procurava a página no índice e me deliciava com o texto. Agora vou direto ao final para ler Ruy Goiaba. Você pode estar enganado, ser o menos comentado, não significa ser o menos popular ou admirado.

  14. Não se faça de modesto nem de injustiçado! Suas crônicas, sempre cheias de acidez e humor, são um dos fatores mais importantes para prender os assinantes da Crusoé fiéis e conscientes do privilégio de ter acesso a textos tão brilhantes como os seus, Goyaba! Parabéns!

  15. Fantástica a proposta do RUY GOIABA. Transformar a data do 7 x 1 em feriado. O dia só não pode cair em um domingo, ainda que prorrogue um dia. Apoio integralmente.

  16. Excelente texto ! Isso mesmo o Presidente pode tomar cloroquina pois tem estrutura hospitalar a todo momento que quiser mas a maioria da população brasileira nem exame e nem consulta estão ao alcance ! Então sugiro q o Presidente qdo fizer propaganda de remédio tb fornece ao povo acesso à saúde de qualidade .

  17. Te leio sempre, mas ninguém comenta piadas. Não fique triste. PS: não é porque o tosco do Bolsonaro defende a cloroquina e a ivermectina elas não prestam. Médicos que prescrevem já viram que os pacientes com o vírus chines melhoram rápido e nem são internados. Quem defende o contrário pode dar entrevista no globo, no JN e globonews e viver sob holofotes.

  18. Ruy, vc é divertidíssimo! Não ligue para os poucos comentários. A revista é excelente para ser digerida (só notícia boa*) no fim de semana e vc é a sobremesa !!!!! * Sei que no momento neste país não há outra hipótese. Ps. Ruy, acho que vc é um dos colunistas ou + de 1, que usa esse espaço como válvula de escape!

    1. vc é maravilhoso, adoro o Moro e o Mainardi e vc está com eles!!bjss

  19. Acho magnífica sua forma de zombar dos fatos "infelizmente importantes", de forma a encaminhar a uma reflexão necessária. Pena que compadeço do certo desânimo constante do texto. Mas, sempre terá uma outra copa. Com sorte e "alegria nas pernas", poderemos chegar, quem sabe, a um 8 X 1, ou quem sabe com o Tiririca como presidente.

  20. Eu comento!!! A leitura das edições semanais só fica completa (e por completa quero expressar completude) depois de ler a tua!!! Abraço!

  21. Sim ,o vírus tem consciência social kkkk quando defende pautas alinhadas com ideologia de esquerda,do contrário protesto em PANDEMIA é reprovável....bando de irresponsáveis, principalmente parte da imprensa q serve a ideologias e não a informação. Tem razão Goiba,isso aqui é uma Bananice sem fim

  22. O Jair das patacoadas é o nosso Jânio Quadros II, o presidente que se indignava com as moças usando biquíni. Ainda tivemos recentemente um iletrado, corrupto, "bicondenado", laureado como doutor hemorróidis causae por néscios estrangeiros, e tantos que se sentaram no trono esplêndido da República, essa pobre meretriz, explorada por proxenetas de terno e gravata.

  23. kkkk sério isso?? era pra ser engraçado? Goiaba descobriu a formula pra ficar comentado, bater no presidente. Mais do mesmo.

  24. Foi uma pontinha e mimimi com uma pitada de inveja ou foi um simples comentário? kkkk De qualquer forma, gosto do seu sarcasmo e sempre leio suas matérias... Continue a nos brindar com seus textos reflexivos mas tambem divertidos.

  25. Fique tranquilo Goiaba, uma boa parte dos comentários é melhor nem receber mesmo. Continue firme, seus textos são sensacionais.

  26. Sobre a Crusoe: sou assinante. Não consigo acessar a Crusoe no MacBook. Segui as instruções e o bloqueio continua. Não encontrei um n. de telefone ou e-mail para entrar em contato. Prefiro ler no MacBook. Peço solução.

  27. Ruy, for sincero e confessar que essa 'e a primeira vez que vejo a sua coluna. Adorei seu texto e voce ganhou mais um leitor. Adoro todos da Crusoe, e confesso que assinei a revista por causa do Sergio Moro, ( ja era fa do Felipe desde Veja). Parabéns pelo seu texto, alem de ser a realidade do Brasil, o que 'e triste, tem o pitaco de ironia com divertimento. Parabens again...

  28. De mau gosto essa comparação do 7x1 com a revolução constitucionalista. Existem derrotas, que pela sua motivação, são mais importantes que vitórias. E se cometemos erros por sermos um jovem democracia isso não é nenhum demérito. Têm países mais desenvolvidos que elegem Trump, Reagan, Berlusconi...

    1. Pô imbecil 👇🏾.. nao chama o rapaz de bozomerda..nào vê que é um cara do século passado? O problema dele é outro..

    2. Leo, trata se de uma coluna humorística. Acorda bozomerda!

  29. Eu até gosto de comentar na sua coluna, mas infelizmente, estão bloqueando meus comentários aqui na revista. Provavelmente este também não vai sair.

  30. Eu adoro tua coluna! Para mim, uma das melhores ! Prometo que vou fazer mais comentários da por diante!!! Brilhante👏👏👏👏👏

  31. Você é injusto ao dizer que adoramos tomar decisões erradas porque elegemos Dilma e Bolsonaro mas esquece que elegemos Collor e Lula, governantes honestos que erradicaram a corrupção durante seus mandatos, instalaram sistemas educacionais , de saúde e segurança melhores que Japão, Europa e EUA. Disso nem você e nem a Globo falam, né?

  32. Guava roja, você é muito amado por nós, que entendemos ironia fina. O motivo de não receber tantos comentários, como Moro e Mainardi, é que somos um país de leitores assíduos do 'zapzap', e só. A massa não consegue ler a sua coluna, que não destila ódio com palavrões a la Tonho da Lua, e entender do que você está falando. Veja o lado bom da coisa: qualidade e não quantidade.

  33. Ordem e Progresso. 7x1 foi pouco. Tem que manter isso daí. E daí, não sou coveiro. Rouba pouco e faz. Wilson Church. Relaxa e goza. Têm que prender esses vagabundos. Cuida da rachadinha. Ensaca o vento. ... tem tanta opção pra se usar.

  34. Meu caro Ruy: vou tentar colaborar, embora botando um pouco de areia no seu doce, com sua parca repercussão missivista: a ideia de "comemorar" o 7 a 1 em 8 de julho já ocorreu na Câmara de Vereadores de Campinas, em 2015, por obra e graça do vereador Jota Silva (PSB), locutor de rádio e narrador de futebol. A justificativa dele era usar a data para debater problemas dos esportes brasileiros. Não prosperou, claro. Mas a sua justificativa é muito melhor.

  35. Vejo realmente que sua preocupacao nao é mais com os leitures e sim escrever para a Crusoe. Esta mudou sua linha editorial e nao pretendo mais assinar. Vc escrevera e em breve nao havera ninguem para ler. Uma pena essa mudança.

    1. Tchau Luis. Vai em paz. Tenta criar uma revista exatamente nos moldes que vc julga apropriados.

  36. O país da piada pronta, goiabice e escorregadas no tomate é o que não faltam, quando achávamos que Dilma seria imortalizada no excesso de Pérolas, impropérios verbais vimos a ascenção do mito.

  37. Fique tranquilo, Ruy. Leio sua coluna todas as semanas. Pode pedir para os nerds aí da Crusoé gerar um algoritmo e levantar os dados. Aliás, leio sempre todos os colunistas e raramente leio as reportagens. As notícias podem conter versões; os colunistas jamais. São autênticos mesmo mentindo.

  38. É a primeira coluna que leio! Mesmo em dias de ex-ministro... o humor do Goiaba é indispensável para começar a sexta-feira! O 7 a 1 é uma boa representação de um país miseravelmente pobre de espírito que escolhe uma tríade como Lula Dilma Bolsonaro... 2 décadas de "boas escolhas"...

  39. Comentando só para aumentar o número dos seus comentários. Abro a Crusoé e vou na sua coluna primeiro. Nem Mainardi, nem Moro... hehe

  40. Confesso minha frustração por não ter tanta veia sarcástica quanto vc. Pra mim, o 9 de julho deve ser entendido como enfrentamento da ditadura Vargas (sou contra qq ditadura!). Você menospreza tanto a República quanto a Monarquia...há alternativa? Acredito que seria mais honesto, de sua parte, ao fazer menção à Dilma (entendi Lula implícito) e Bolsonaro, mencionar FHC ...só pra mostrar equidistância. Quanto à “droga milagrosa”, sou prova viva de sua eficácia (14 pessoas de meu círculo curadas!).

  41. A falta de boas escolas neste país transformou tudo. Terríveis presidentes, políticos,jornalistas Barros e muito mais. Ainda bem que mEus filhos estão noutros países para vivErem

    1. Ainda bem mesmo, quem sabe lá fora eles aprendem a escrever bem a nossa língua , porque se dependessem da mãe para ensinar, estariam fritos.

  42. Fica triste não Goiaba, como na parábola dos Trabalhadores na Vinna, Jesus afirma que “os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos”.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO