RuyGoiaba

Saudades de Mongol

14.06.19

Começo com uma confissão: embora eu viva citando Millôr e Monty Python, o que formou mesmo meu caráter foram Os Trapalhões na infância (“o Marlon Brando manteigô a Maria Schnaida e adispois vai manteigá ocê tumém”) e, na adolescência, o Planeta Diário — o dos futuros integrantes do Casseta & Planeta, não o jornal das HQs em que Perry White dava ordens a Clark Kent.

Os três fundadores do Planeta — Hubert, Reinaldo e Cláudio Paiva — eram cartunistas, mas o cartunista titular do jornal era o Mongol. Fictício, Mongol não sabia desenhar: só colocava legendas nada-a-ver em cartuns alheios (exemplo: casal de idosos conversando numa sala, ele com um olhar embevecido e ela dizendo, animada, “você não acha o Ferreira Gullar um gato?”). Sua minibiografia, geralmente, era “Mongol é chargista político e débil mental”.

Hoje, chargista político, débil mental e eventuais centauros desses dois seres são o que mais tem nesta terra em que, em se plantando (inclusive boatos), tudo dá. Mas sinto falta do Mongol – que hoje não poderia exercer a profissão com esse nome, mesmo não existindo de verdade. Só alguém incapaz de desenhar e com talento para produzir legendas tão, mas tão imbecis que dão a volta e acabam ficando geniais poderia retratar com fidedignidade o Brasil de hoje.

Como não sei desenhar nada que vá muito além dos bonecos de palitinho, resolvi incorporar o espírito do Mongol (“como se precisasse”, dizem meus dois ou três leitores) e produzir legendas cretinas para acontecimentos recentes. Conto com a imaginação de vocês para visualizar as charges.

*

Sergio: “Mozão, tá aparecendo aqui na minha tela um pop-up engraçado. ‘Clique aqui e garanta já a sua vaga no STF’. O que será isso?”

Rosângela: “Ih, mozão, acho melhor não clicar nessas coisas, não, hein?”

Sergio: “Putz, já Elvis, kkkkk”.

*

Mulher do Deltan: “Querido, o técnico do computador chegou”.

Deltan, de outro cômodo da casa: “Ah, legal! Fala pra ele ir dando uma olhadinha enquanto eu passo um café com leiTE quenTE pra genTE”.

(Técnico com camiseta LULA LIVRE examina o computador.)

*

Camelô da Uruguaiana: “Olha os diálogo do juiz Sergio Moro! Olha os diálogo excrusivo do juiz Sergio Moro! É cinco DVD por derreal! Na minha mão é mais barato! Jornalista bonito não paga, mas também não leva!”

Glenn G.: “Jornalista gato – e com Pulitzer– sou eu mesmo. Aceita dólar?”

Camelô: “Opa! Dólar, ações do eBay e até bitcoin, meu patrão.”

*

OK, eu morreria à míngua se dependesse disso para viver. Mas meu conselho psicanalítico é: não reprima seu Mongol interior. Tudo que a gente reprime retorna nos piores lugares possíveis. O Congresso, por exemplo.

***

A GOIABICE DA SEMANA

Ernesto Araújo deu uma palestra no Itamaraty em que falou mal do “globalismo”  — demônio direitista mais ou menos equivalente ao “neoliberalismo” dos esquerdistas — e resumiu a política externa brasileira com a expressão “Deus em Davos”. Estranhamente, ninguém reparou na presença d’Ele no meio da comitiva de Jair Bolsonaro. Amigo jornalista de economia, que viajou umas dez vezes para cobrir o Fórum de Davos, me disse que já viu por lá o que Mário de Andrade chamaria “coisas de sarapantar”, mas Deus himself nunca deu as caras.

Esse negócio de ver Deus em tudo logo nos levará a revólveres da Taurus com “Deus Vult” gravado na coronha, ou talvez uma linha de defensivos agrícolas Deus Vult da Monsanto. Por enquanto, meu palpite é que Deus olha para esse governo – e este país — mais ou menos como aquele Jesus do poema do Drummond, que “dorme sonhando com outra humanidade”.

Em breve, Ernesto Araújo vai propor a substituição do globalismo pelo SBTismo

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Finalmente alguém com algum bom senso conseguiu deslindar a intrincada trama do hackeamento/vazamento/furto/roubo, ou o que o valha, das mensagens bombásticas. Parabéns Sr Goiaba! ;)))

  2. Bom! Gostei Goiaba... Tem muita gente, leitora dessa revista, que se leva muito a sério... Incapazes de rir de si mesmos... tirando as hienas não somos os únicos terráqueos que riem???!!! Melhora até prisão de ventre!!!

    1. Exatamente, tem uma turminha mau-humorada que não baixa a guarda e quer militância em texto evidentemente de irreverência. Narciso acha feio o que não é espelho.

  3. Estou me repetindo: se esses hackers invadissem o celular do Marcola, estariam deitados, confortavelmente, comendo capim pela raiz... fica a dica...

  4. Sei que não era esta sua intenção quando fez a conclusão do texto, mas você atirou no que viu e acertou no que não viu. Há realmente um sonho em andamento com um país diferente e ele vai se tornar realidade, só que não vai ser da noite para o dia, porque envolve mudar as pessoas por dentro. Espere para ver, homem de pouca fé, Deus está sonhando, e ele não sonha em vão.

  5. Carmen Lucia tem que parar o golpe orquestrado para o dia 25, o tal HC a favor do bandidão Lula.Como presidente da segunda turma ela pode retirar o HC de pauta e dizer que o assunto é muito sério para ser decidido apenas por cinco ministros e jogar para o plenário.Que tal ?

    1. Nénão! É por causa dos bichinhos que estão dentro da cabeça! Mas, como diz o adágio, bicho de goiaba, goiaba é...

  6. Realmente, você merece ter cada vez menos público. Destoa do time da Crusoé. Esclareço que não sou eleitora de Bolsonaro.

  7. Usam muito o nome de Deus em vão. É por isto que Lula, em depoimento ao juiz federal Valdisney, em Brasília, disse que o povo precisa ler mais a Bíblia pra não ficarem falando o nome dele (do Lula, é claro) em vão. Se Lula acompanhar Bolsonaro e seus ministros em todas os compromissos, Deus estará presente?

  8. Planeta Diário. Tenho saudade. sensacional. Outra inesquecível..." Hei de vencer, mesmo tendo pós doutorado em Sorbonne.." Hj em dia..talvez não faça tanto sentido...

  9. Péssima escolha do nosso Presidente. Tenho pra mim que esse ministro, a Damares e o do MEC pertencem à cota do Olavo de Carvalho, do zero2 e da bancada evangélica. Falam e fazem besteiras sem o menor pudor, talvez porque pensem que Deus os ilumina mais que a outros seres humanos. Eles acham que o Brasil é um templo, eles os pastores e nós seus fiéis. Haja paciência.

  10. Acho que Deus "nessas alturas" deve estar escondido atrás da grande nuvem que cobre o Brasil ,uma cumulus idiotilus carregada , se perguntado : onde foi que Eu errei?

Mais notícias
Assine agora
TOPO