Fernando Frazão/Agência Brasil

O mensageiro do Apocalipse

As histórias de Glenn Greenwald, o parceiro de Edward Snowden e Julian Assange que vazou as mensagens roubadas de Dallagnol e Moro
14.06.19

Um mês antes das eleições americanas de 2016, no dia 9 de outubro, o advogado americano Glenn Greenwald publicou com um colega uma matéria no site The Intercept, criado por ele em 2013. Com o título “Exclusivo: novo vazamento de e-mails revela relação próxima da campanha de Clinton com a imprensa”, o texto expunha o conteúdo de mensagens trocadas entre a equipe da candidata democrata Hillary Clinton e jornalistas. Entre as táticas usadas para manipular a imprensa, citava-se o oferecimento de bebidas e comida para jornalistas em reuniões para transmitir informações e sugestões de entrevistados para os programas de televisão. A fonte dos dados, segundo o The Intercept, identificava-se como Guccifer 2.0.

Guccifer 2.0 já era um nome conhecido. Dois dias antes, o Departamento de Segurança Interna e o diretor de Inteligência Nacional dos Estados Unidos soltaram um comunicado dizendo que eles estavam convictos de que o governo russo estava por trás dos roubos de e-mails de cidadãos e instituições americanas, incluindo de organizações políticas. “As revelações recentes de e-mails supostamente hackeados em sites como DCLeaks.com e Wikileaks, e pela identidade online Guccifer 2.0, são consistentes com os métodos e motivações russos”, dizia a nota. “Nós acreditamos que somente oficiais de alto nível da Rússia poderiam ter autorizado essas atividades.” O alerta não deteve Greenwald, mesmo em plena campanha eleitoral. Na matéria do Intercept, ele se explicava: “Na sexta-feira, autoridades do governo (de Barack) Obama alegaram que os funcionários de alto nível da Rússia foram responsáveis por este e outros ataques, embora não tenham fornecido nenhuma evidência para essa afirmação”.

Nem a origem criminosa dos documentos nem o interesse evidente de quem forneceu os dados – agente russos – evitaram a publicação da matéria. O padrão parece ter se repetido no Brasil. Na divulgação das conversas entre Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato no domingo, 9, Greenwald também não se importou com a forma como as conversas foram obtidas (se é mesmo que ele não sabe) ou com o óbvio direcionamento dos alvos: somente juízes e investigadores envolvidos em decisões desfavoráveis aos acusados pela Lava Jato tiveram seus dados vazados. Ao ser perguntado por Crusoé sobre essa seletividade (leia a entrevista ao final da matéria), Greenwald respondeu: “Qualquer sugestão de que eu me oponho à Lava Jato é totalmente ridícula”.

Os métodos de Greenwald, de 52 anos, se encaixam naquilo que é conhecido como “jornalismo ativista”, “jornalismo de oposição” ou “jornalismo de choque”. A prática usa as premissas que regem a profissão – como a preservação da fonte e a busca do interesse público – para atingir apenas rivais. Seu sobrenome até deu origem a um verbo em inglês: “greenwalding”. Em 2016, o termo entrou no site Urban Dictionary, em que os leitores elencam acepçōes para as palavras e votam nas melhores. Uma das mais populares é: “pinçar um conteúdo e tirá-lo do contexto com o objetivo de difamar alguém”.

Os alvos de Greenwald são todos aqueles que, em sua visão de mundo, abusam de sua condição de poder. Trata-se de um grupo eclético, que inclui o Partido Democrata, as elites, o jornal Washington Post, a Globo, os ricos (embora seja financiado por um bilionário), o FBI, a CIA, Israel, o Reino Unido, o ex-procurador especial dos Estados Unidos Robert Mueller, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro e a operação Lava Jato quando o alvo é o PT. “Moro e os procuradores da Lava Jato são figuras altamente controversas aqui e no mundo – tidos por muitos como heróis anticorrupção e acusados por tantos outros de ser ideólogos clandestinos de direita, disfarçados como homens da lei apolíticos. Seus críticos têm insistido que eles exploraram e abusaram de seus poderes na Justiça com o objetivo político de evitar que Lula retornasse à Presidência e destruir o PT”, diz o Intercept no texto elaborado para justificar a publicação das mensagens roubadas de Deltan Dallagnol.

O gosto pelo enfrentamento, que Greenwald destila quase diariamente em sua conta do Twitter com mais de 1 milhão de seguidores, aflorou ainda em 2005, quando ele criou um blog e começou a criticar a presença militar americana no Iraque. No ano seguinte, ainda na condição de advogado constitucionalista e blogueiro, publicou o livro Como um patriota deveria atuar. O título fazia referência ao Patriot Act, criado pelo presidente George W. Bush como resposta aos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. A obra tornou-se um best-seller. Nos anos seguintes, Greenwald escreveu mais quatro livros. O sucesso editorial abriu as portas para a autoria de colunas no site americano Salon e, mais tarde, no jornal inglês The Guardian.

No final de 2012, Greenwald foi procurado por Edward Snowden, um hacker que havia trabalhado na Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, a NSA. Snowden entregou a ele documentos que mostravam como as agências americanas vigiavam cidadãos nos Estados Unidos e no resto do planeta, inclusive o Brasil. O material foi publicado por diversos veículos do mundo. Um jornalista do The Washington Post também recebeu material para produzir uma matéria. A experiência, contudo, incomodou Snowden. No livro Sem lugar para se esconder, Greenwald conta como Snowden reagiu ao ver o Washington Post executando seu ofício.

“Em vez de reportar a história rapidamente e de forma agressiva, o Washington Post montou um grande time de advogados, que estava fazendo todo tipo de pedido e dando todo tipo de advertências terríveis. Para a fonte (Snowden), isso mostrou que o Post, em relação ao que ele acreditava ser uma oportunidade jornalística sem precedentes, estava sendo dominado pelo medo em vez de convicção e determinação”, escreve Greenwald. Snowden então fez um pedido: “Agora eu realmente quero que você seja a pessoa que vai reportar isso. Eu o tenho lido há muito tempo e sei que você será agressivo e não terá medo em fazer isso”. Greenwald respondeu: “Eu estou pronto e ansioso. Vamos decidir agora o que preciso fazer”.

Pela divulgação do material de Snowden, Greenwald ganhou o Prêmio Pulitzer de jornalismo em 2014, ao lado do Guardian e do Washington Post. Mas a má experiência em negociar a publicação com veículos da imprensa o levou, ainda em 2013, a pensar em fundar o site The Intercept, em que ele teria mais liberdade para divulgar seu material (os contratos assinados para as colunas no Salon e no Guardian estabeleciam que Greenwald publicaria sem ter de se submeter a um editor).

A empreitada digital começou muito bem. Em 2013, o Intercept recebeu 500 mil dólares do bilionário iraniano Pierre Omidyar, fundador do site de leilões eBay e do PayPal. Nos primeiros anos de vida, os salários da equipe do Intercept foram custeados por Omidyar e pelo rendimento das ações de suas empresas. Entre 2014 e 2017, Greenwald recebeu 1,6 milhão de dólares da First Look Media, de Omidyar. Seu salário em 2015, segundo matéria do jornalista Charles Davis, publicada na Columbia Journalism Review, chegou a 518 mil dólares ao ano, ou 43 mil dólares por mês.

Três anos depois da divulgação dos materiais de Snowden, o Intercept ganhou os holofotes com a divulgação dos e-mails da campanha de Hillary Clinton, juntamente com o Wikileaks, do australiano Julian Assange — que recentemente foi obrigado a sair da embaixada do Equador, em Londres, onde estava refugiado desde 2012, para evitar ser extraditado ou para a Suécia, onde é acusado de estupro, ou para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem. A Justiça do Reino Unido deve enviá-lo para os Estados Unidos. Com Snowden e Assange, Greenwald forma um trio decidido e sempre disposto a defender Vladimir Putin. Snowden hoje vive refugiado na Rússia e mantém contato frequente com Greenwald. “Eu acho que a razão para que Putin tenha aceitado Snowden na Rússia é porque ele simplesmente gostou da ideia de aparecer como um protetor dos direitos humanos contra os Estados Unidos”, disse Greenwald a Ian Parker, jornalista da revista The New Yorker.

Reprodução/RuptlyReprodução/RuptlyAssange é retirado da embaixada do Equador: ele deve ir para os EUA
Dos três ativistas, Greenwald é o que tem a língua mais afiada. Para cada abuso ou crime cometido a mando de Putin, o americano cria uma história para relativizar o fato. Ou, então, afirma que as evidências não são suficientes para culpar Moscou. Um ex-expião russo e sua filha foram envenenados com Novichok, na Inglaterra, no ano passado? Para Greenwald, os cientistas britânicos mentiram quando disseram que a substância havia sido produzida na Rússia. E atacar rivais políticos é o que fazia também o ex-presidente americano Barack Obama com o uso de drones militares no Oriente Médio. Russos derrubaram um avião de passageiros da Malaysia Airlines que sobrevoava a Ucrânia, em 2014? Greenwald tuitou que a Marinha americana também abateu um avião iraniano em 1988.

No afã de livrar os russos, Greenwald, que é de esquerda, chegou até mesmo a se aproximar de veículos de imprensa favoráveis ao presidente americano Donald Trump. Tudo para argumentar que não houve conluio entre os russos e a campanha do republicano, em 2016. Greenwald chamou as matérias sobre um possível conluio de “histeria russofóbica”. Ao mesmo tempo, passou a atacar impiedosamente o ex-procurador-geral Robert Mueller, que foi responsável pela investigação do caso. “Mesmo que ele (Trump) tenha feito acordos estranhos com a Rússia, eu ainda acho que é do interesse geral não ensinar uma geração inteira, que está se interessando por política pela primeira vez, que os russos são demônios”, disse ele à New Yorker.

Casa BrancaCasa BrancaTrump encontra Putin em 2018: para Greenwald, nos EUA há uma “russofobia”
Além de preservar Putin, Greenwald é simpático a grupos terroristas muçulmanos, como o Estado Islâmico, a Al Qaeda, o Hamas e o Hezbollah. Em uma conferência de socialistas em Chicago, em 2012, ele disse: “Nós temos organizações na lista de terrorismo que não são nem remotamente uma ameaça para os Estados Unidos, como o Hezbollah e o Hamas. Eles não estão de forma alguma tentando ferir americanos. São devotados a proteger seus cidadãos contra o estado de Israel. Apesar disso, é um crime nos Estados Unidos fazer qualquer coisa que seja entendida como apoio material ao Hezbollah e ao Hamas”. Em 1983, só para lembrar, membros do Hezbollah explodiram dois caminhões-bomba no Líbano e mataram 307 militares que estavam no país como força de paz. Desses, 241 eram americanos.

Para Greenwald, terroristas são as democracias do Ocidente. “Os Estados Unidos, o Reino Unido e seus aliados mataram repetidamente civis muçulmanos na última década (e antes disso), mas os defensores desses governos insistem que isso não pode ser ‘terrorismo’ porque são os combatentes, não civis, que são os alvos. Será que está certo pensar que, quando nações ocidentais matam continuamente civis muçulmanos, isso não é terrorismo, mas quando os muçulmanos matam soldados ocidentais, isso é terrorismo?”, escreveu ele no Guardian, em maio de 2013.

O Brasil entrou na vida de Greenwald principalmente por questões pessoais. Em 2005, o americano conheceu o jovem David Miranda, então com 20 anos, na região da rua Farme de Amoedo, na praia de Ipanema. Casaram-se pouco tempo depois. Miranda, que deixou a escola aos 13 anos, fez supletivo e depois se formou em comunicação, tornou-se mundialmente conhecido por ter sido interrogado por nove horas no aeroporto de Heathrow, em Londres. Ele foi pego transportando documentos de Snowden para Greenwald. Ao chegar ao Brasil, Miranda começou uma campanha pedindo para a então presidente Dilma Rousseff conceder asilo a Snowden, sem sucesso.

ReproduçãoReproduçãoO brasileiro David Miranda, em campanha para que a então presidente Dilma Rousseff concedesse asilo a Snowden: ele chegou a ser detido no Reino Unido
Em 2016, Miranda elegeu-se vereador no Rio de Janeiro pelo PSOL. No ano passado, tentou a Câmara dos Deputados. Com 17 mil votos, tornou-se primeiro suplente da bancada do PSOL. Quando o deputado federal Jean Wyllys, também do PSOL, decidiu deixar o Brasil alegando ameaças de morte, Miranda ocupou seu lugar. Miranda e Greenwald compartilham uma casa perto da favela da Rocinha e a mesma visão de mundo. “Eu e meu marido estivemos juntos no caso do Snowden e nós lutamos contra os governos mais poderosos do mundo e a CIA, a NSA, o Reino Unido… Estávamos sendo ameaçados o tempo todo”, disse Greenwald, em entrevista para o site Agência Pública, na terça-feira, 11, dois dias depois da divulgação das mensagens roubadas do celular de Deltan Dallagnol e que teriam sido entregues ao Intercept por “fonte anônima”.

Na mesma entrevista, Greenwald aproveitou para atacar veículos de imprensa brasileiros. Ele afirmou que a “grande mídia” estava trabalhando para a Lava Jato. Não é um argumento muito diferente do que ele usou contra a imprensa americana, mas com sinal trocado. Ele diz que os veículos do seu país estavam a serviço dos democratas, em 2016. “Quando a grande mídia transforma Moro e a força-tarefa em deuses ou super-heróis, torna-se inevitável o que aconteceu. Os jornalistas pararam de investigar e questionar a Lava Jato e simplesmente ficaram aplaudindo, apoiando e ajudando”, disse ele. “A Globo foi para a força-tarefa uma aliada, amiga, parceira, sócia. Assim como a força-tarefa da Lava Jato foi o mesmo para a Globo.”

No dia seguinte, a Globo emitiu um comunicado. E revelou que, apesar dos ataques, Greenwald procurara a empresa no dia 29 de maio para propor uma nova parceria: divulgar as mensagens de Dallagnol a Sergio Moro. O advogado e a TV já tinham trabalhado juntos em 2013 na publicação dos documentos de Snowden. Mas, numa conversa na redação do Fantástico, Greenwald se recusou a dar informações sobre o conteúdo do material que dizia possuir e da sua origem – “uma grande bomba a explodir”. Sim, ele queria fechar a parceria sem que a Globo soubesse antes o que ele tinha em mãos. Por isso, a conversa não foi adiante.

Uma vez publicadas as matérias no Intercept, prossegue o comunicado, um representante do site ainda procurou a emissora para oferecer uma entrevista. Também não deu certo. Na sequência, vieram os ataques de Greenwald à Globo. “O comportamento de Greenwald nos episódios aqui narrados permite ao público julgar o caráter dele”, diz a nota. Nesta quinta-feira, Greenwald respondeu a algumas perguntas de Crusoé. Eis o que ele disse:

O senhor chegou a negociar com a Globo a publicação do diálogo entre Sergio Moro, Deltan Dallagnol e outros juízes e procuradores? Por que essa negociação não rendeu frutos?
Não deu frutos porque seis meses atrás (mais ou menos), quando conversei com eles sobre trabalhar em um assunto diferente, eles me disseram que João Roberto Marinho tinha proibido a Globo de trabalhar comigo de qualquer forma. Ele tinha ficado ofendido porque eu critiquei a reportagem da Globo depois que trabalhei com eles no caso de Snowden. Quando falei com a equipe do Fantástico sobre a possibilidade de trabalhar junto, eu disse que eles precisariam saber se essa proibição ainda se aplicava. Mas eles se recusaram. Até hoje, enquanto a maioria dos grandes jornais e revistas no Brasil pediram para trabalhar conosco para divulgar o arquivo, a Globo nunca solicitou isso porque eles não têm interesse em divulgar nada sobre Sergio Moro ou Deltan Dallagnol.

Por que publicar mensagens que foram obtidas de forma ilegal? Essa maneira de fazer as coisas não compromete o jornalismo?
Você não tem ideia se nossa fonte cometeu algum crime para obter esse material. Você está afirmando isso sem qualquer base. Mas os maiores exemplos de jornalismo na história – os Pentagon Papers, o Watergate, o Caso Snowden, a reportagem do WikiLeaks sobre os crimes de guerra dos EUA – foram realizados por jornalistas no New York Times, no Washington Post, no Guardian e nos maiores jornais do mundo usando materiais que foram obtidos por uma fonte que quebrou a lei pra obter a informação. Jornalistas de verdade não são policiais e nem são padres e não julgam moralmente as ações de suas fontes. Eles fazem apenas duas perguntas. Esta informação é autêntica? É de interesse público? Se as respostas a essas duas perguntas são positivas, então os jornalistas de verdade – do tipo que ganham os mais prestigiosos prêmios no jornalismo e derrotam a corrupção dentro de poderosas facções usando o jornalismo – reportam e publicam o material. A principal obrigação do jornalismo é informar ao público sobre o que as facções mais poderosas da sociedade fazem às sombras, usando as informações fornecidas pelas fontes. Um jornalista de verdade não faria a pergunta que você fez.

Os diálogos publicados até agora só comprometem juízes e procuradores envolvidos em decisões desfavoráveis aos acusados da Lava Jato. Os que tomaram decisões favoráveis aos acusados da Lava Jato não apareceram no vazamento. As matérias também não comprometem ninguém da esquerda. Por quê? Há um direcionamento ideológico na publicação do material?
Nós publicamos as reportagens mais importantes que encontramos até agora e que estavam prontas para serem divulgadas. Muitas vezes, no passado, publicamos materiais críticos ao PT, à esquerda e a qualquer outra pessoa. Somos jornalistas, não servos de ministros da Justiça ou dos procuradores. Publicaremos todo e qualquer material que mostre corrupção por parte de quaisquer políticos poderosos, independentemente de ideologia ou partido. Qualquer sugestão de que eu me oponho à Lava Jato é totalmente ridícula.

Em 2016, ao divulgar o conteúdo de e-mails da campanha de Hillary Clinton que tinham sido entregues por Guccifer 2.0, o sr. não se preocupou em estar servindo aos interesses do governo russo?
Como você não entende como os jornalistas de verdade pensam, vou encaminhá-lo para essa explicação de David Barstow, que ganhou dois prêmios Pulitzer pelo The New York Times. Em 2016, ele publicou as declarações de impostos de Donald Trump, apesar de não ter ideia de quem deu a ele ou quais eram seus motivos. Barstow explicou que os verdadeiros jornalistas não se importam com os motivos de uma fonte ou mesmo com sua identidade. Eles só se preocupam com duas questões. A informação é autêntica? É do interesse público divulgar? Eu, junto com todos os outros jornalistas reais, utilizo os mesmos princípios.

Greenwald, o jornalista de verdade, foi acusado de mentiroso pelo diretor de jornalismo da Rede Globo, Ali Kamel, sobre João Roberto Marinho ter vetado que qualquer jornalista da emissora pudesse trabalhar com o dono do Intercept. Disse Ali Kamel: “Greenwald mente e queria um cheque em branco da Globo. Não damos cheque em branco a ninguém, especialmente a Greenwald”.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Fiquei aqui pensando... ele perguntou para a fonte se o material era autêntico? Em caso de resposta positiva, como confiar numa fonte anônima?

  2. Organização criminosa cujos personagens desqualificados deveriam ser indiciados e presos. Publicar mensagens obtidas ilegalmente deveria ser punido severamente como os próprios hackers. Esse gringo tem que ser deportado!

  3. Ótima matéria e ótimas perguntas. O autor da matéria não "escondeu" as repostas ríspidas do entrevistado, que me pareceu bem incomodado. Continuem assim Crusoé.

    1. Sujeito que sugere que o entrevistador não é um jornalista de verdade apenas revela seu próprio pedantismo, sua parcialidade, sua militância radical.

  4. Eis o paradoxo! Enquanto tem assessoria de hakers da pesada para rastrear celulares de juízes e promotores, a duplinha Glenn/Miranda se diz ameaçada, mas é incapaz de se valer dos mesmos hakers para identificar os ameaçadores!

  5. Concordo com as duas premissas para se divulgar uma NOTÍCIA, porém uma notícia de qualidade busca, também, o contraditório, isto é, além das duas premissas citadas por Greenwald, caberia uma terceira para que a NOTÍCIA seja uma informação e não opinião travestida de jornalismo. Não sou jornalista, nem mesmo um teórico, apenas uma pessoa que intende que informação deve ser completa e imparcial. Na entrevista acima, percebe-se uma "raiva" nas respostas. Muito estranho.

  6. Falta de uma boa surra faz crescer e virar esse bosta que se acha intocável e dono da verdade . O mundo tá muito paciente com relação a sujeitos como esse , sua “esposa” e a amante que fugiu do Brasil . Falta de surra . Só e apenas isso

    1. José, parabéns você teve a coragem de dizer tudo com tão pouco. Concordo plenamente contigo e se me permitir também faço minhas as tuas palavras.

  7. É notório que este cidadão se faz de herói pra ganhar os holofotes e quem sabe, um dinheirinho extra. É o típico de jornalista sensacionalista, oportunista e terrorista pelo visto. Deus me livre!

  8. O Brasil é um país lixo por dar voz à figuras esquisitas como esse cara ! Afinal, merecemos estar, e permanecer, no fim-da-fila ! A mediocridade faz parte do nosso DNA !

  9. Vê-se que humildade não é o forte desse senhor Glenn. Além de mentiroso e tendencioso. é claro e evidente que está atuando contra a LJ. Nunca fala nada sobre os casos de corrupção e as milhares de provas existentes. Pessoa não confiável.

  10. Isso é uma tentativa de moer o Greenwald? Depois da internet .... os rastros nunca se apagam. Melhor usar sinal de fumaça agora!

  11. DEVE RESPONDER CRIMINALMENTE POR "PERTURBAR" O BRASIL, POR INVADIR CELULARES E DIVULGAR OS DIALOGOS !!! DEPOIS DAS CONDENAÇOES , SE INTERESSAR AOS AMERICANOS , QUE PODEM NÃO QUERER LÁ ESTE LIXO , EXPULSÁ-LO DO BRASIL !!! iNADMISSIVEL O QUE FEZ!!!

  12. O Umberto Eco é que iria gostar desse rolo - parece até inspirado no livro "o cemitério de Praga" sobre "os protocolos dos sábios de Sião".

  13. Greenwald deve ter orgasmo qdo se diz q ele é um Lúcifer q usa Gucci (Guccifer). Ele é o portavoz do mundinho hipócrita da classe média escolarizada aqueles 2% q (2º Shaw) 'pensam q pensam'. São os Novos Inquisidores descritos p Llosa e q nada mais são do q a histeria moralista do politicamente-correto q hoje dedica-se unicamente a questões da esfera privada - "lugar, sujeito de fala" etc. Pensam q autoridades anticrime não devem articular suas ações. E tentam alarmar um escândalo p analfabeto.

  14. Difícil acreditar que esse jornalista tenha comprometimento só com a verdade quando seu círculo de relações é só com os representantes da esquerda. Um mar de lama arrastando os "inocentes" acusados na lava jata e não vemos ele empenhado em noticiar nada desses corruptos.

  15. O cara se esquiva da ética a cada frase que vomita.... faltou a Crusoé esclarecer que o "jornalista de verdade" apenas respondeu a questões formuladas por escrito, sem dar direito a réplica.... O Globo já disse o que importa sobre o elemento, mas eu ainda acrescentaria que é típico desse pessoal com dificuldade em entender o conceito de ética responder a questionamentos com perguntas retóricas, nas quais os termos não são equivalentes...

    1. Ruben, sujeitos sem ética sofrem de psicopatia. Muitas vezes não é explícita.

  16. Parabéns Duda Teixeira, pela reportagem e pelo seu controle emocional (na 1a resposta tinha dado um tapa no GG) ! Sujeitinho arrogante, de uma soberba ímpar, desrespeitoso e que se acha acima de tudo e de todos. Isso é um ser abjeto, a serviço da esquerda, movido pela grana e fama. Deveria ser deportado urgentemente por colocar em risco a vida de pessoas e a soberania nacional. Basta ler a sua reportagem para ver que ele não vale nada e que ganhar prêmio não altera o caráter de ninguém, só piora

  17. Basta defender Putin e o Estado Islâmico para se tornar par. Esse homem é nefasto e mercenário. Sua mente é mais podre que um lixão. O pior de tudo é que tem gente que o admira.

  18. Um estrangeiro, residindo no Brasil, pode invadir o celular de membros de instituição do Brasil, e publica-las a seu Bel prazer, causando instabilidade, comoção no Brasil sem ser chamado a responsabilidade de seus atos?

  19. Quer fazer justiça, verdevaldo? Pega sua grana e ajuda pessoas mundo afora que passam fome. Fora isso, esse tom de "justiceiro" é pura conversa fiada. Querem é que a esquerda tome conta do mundo.

  20. esse elemento devia saber da desgraça, da fome, da miséria e de milhares e milhares de mortos, motivadas pelo roubo as instituições nos últimos anos, pelo governo do PT e anteriores. iria com mto prazer ao enterro desse maquiavélico cidadãos. aqui é um país de necessitados e pobres e ele está se aproveitando disso se aliando a corrupção e marginalizado a lei.

  21. A revista não pode aceitar o pressuposto de autenticidade da criminoss que publicou SUPOSTAMENTE originárias dos celulares das autoridades. Há que se manter a dúvida até que a moçoila do site invasor provar sua verdade e legalidade. Se isso não acontecer vale a regra IN DÚBIO PRO REO.

  22. americano FDP querendo faturar em cima de um dos povos que mais vc sofrem no mundo por conta da corrupção e das mas administrações públicas que nossas leis não os alcançam. vá te retro ianque satânico.

  23. Duda, Parabéns pela matéria. Exemplo de jornalismo. Conseguiu realmente fazer a limonada do limão. Que asco de pessoa! Você conseguiu até o final manter-se em grande estilo de forma que realmente podemos como leitores tirarmos as nossas conclusões das razões pela qual o advogado trocou a sua atividade de base pelo que chama de jornalismo.

  24. Se uma pessoa recepciona material prática o crime de receptação. Pergunto: qual a diferença desse sujeito que publicou matéria furtada? Não fez isso em busca de lucro? Por que o MP não faz uma denúncia nesse sentido? A partir de quando compartilha da informação é no mínimo cúmplice!!!

  25. Está na cara q esse pilantra é um esquerdista usando o "falar ao contrário tantas vezes quanto for necessário ". O patrão dele, o Iraniano, é globalista. O melhor caminho para o globalismo é o comunismo. Para mim ele está blefando. Achou q a globolixo ia comprar a matéria dele sem ver o conteúdo mas não colou. E na verdade não tem nada mesmo. O que impede de enquadrar na lei de Segurança Nacional e extraditar? A quem serve o tumulto q ele está tentando causar? Ao Brasil? Aos Brasileiros?

  26. Quando vão enquadrar esse pilantra petulante na lei de segurança nacional!?!! O que estão à espera para acertar o paço desse palhaço????!

  27. Só não entendo o que os brasileiros de bem estão dando atenção a esse malaco esquerdista. como diz um velho ditado: Diga com quem tu andas que direis que tu és.

  28. A pergunta a ser feita é A quem interessa a queda do Ministro Sérgio Moro e o questionamento à lava jato? Respondo de anti mão, grandes bancos, grandes empreiteiras, grandes empresas de televisão, juízes do STF, credores do BNDS, políticos devedores do Fisco, doleiros, etc, só não interessa ao povo, nós pagadores de impostos que sustentam esta roubalheira.

  29. Terrorista comunista, deve ser preso por estar invadindo a privacidade de nosso judiciário. Se fosse em Cuba seria fuzilado, na Russia envenenado, na china morto em praça publica.

  30. Ele bem que poderia ir morar no Iran, com seu marido... ou na Síria.. eles adoram gays lá...Na Russia existem até keis para “protege-los”.. Putin adora gays...

  31. “Orquestra”de funk na favela da Rocinha! Está fácil de matar a charada! Jornalismo de verdade??? Parabéns Crusoé, cada dia mais querida🌟🌟🌟🌟🌟🔎👁

  32. Esse verme vil que esbulha a terra é uma figura totalmente escorregadia como todos dessa espécie de jornalistas canalhas que distorcem tudo. A grande questão é quanto ele leva nessa? Estrangeiro sem pátria. Um mercenário ideológico que prega o caos.

    1. É verdade Águia, veja o Troco do ""pavão misterioso " que ao contrário do bandido do Glenn mostrou tudo !!!!

    2. Que nada, amigo. Aguarde o troco. Esta quadrilha cuspiu pra cima, pô!

  33. Esse ai é mais um despirocado que vai sair de cena logo. Agurade seu falastrão. ! Está indo longe de mais. O fedor da cadeia ja está n seu " C " ambulante. Lá vai terá vários amantes.

  34. já não basta os canalhas nato q temos aqui,vem esse canalha estrangeiro a serviço do cão. É tão óbvio e tão nojento como eles agem,como a Imprensa se presta a isso,de manipular a opinião pública e empurrar o Brasil pro nada? simples,fazem parte do lixo.

  35. Boa matéria. Da a impressão de ser um espião russo!!! Cabe à reflexão: Ter alguém na sua casa que haja como promotor de intrigas e divulge tudo o que eh noticia feia dos membros da sua família, ainda mais a pedido do vizinho e conforme lhe convier, eh bom? Que casa fica em pé?

  36. Esse cara é muito arrogante e completamente sem escrúpulos. Já assinaram a petição pública para a sua deportação? Boralá.

  37. Qualquer coisa cabe na expressão "Interesse público", mas alguém acreditou que o sujeito publicou tudo que descobriu sobre a corrupção petista?

  38. Imperssionante esse cidadão defender a Rússia e os muçulmanos,na Rússia homossexualismo é crime punido com prisão e os muçulmanos costumam decapitar os homossexuais.O governo deveria solicitar a ajuda de Israel e EUA para descobrir os autores desse crime e o esquerdista ativista,defensor de marginais corruptos,tem de ser enviado para a Rússia.

  39. Arrogante, mentiroso, um canalha sem qualquer padrão ético. O protótipo do vigarista. Deveria só se dar por feliz estando fora da cadeia. Definitivamente, o Brasil é um país muito tolerante com delinqüentes que falam inglês e afetam dificuldade com o português. Depois de morar tanto tempo no Brasil, ou é muito burro ou a dificuldade com o português é puro fingimento.

  40. Acho que ele deveria ser deportado para os Estados Unidos! Está claramente do lado dos corruptos e ameaçando a segurança do país!

  41. Uma pena que depois e tanto trabalho feito pela lava jato venha alguém que não tem a mínima qualificação ou caráter ,desqualificar uma pessoa de caráter ilibado como o Juiz Sergio Moro . Nosso Pais precisa mudar de cultura a corrupção é uma praga e quem defende esse flagelo são os mesmos que são dignos de pena e as vezes para extirpa um câncer precisamos usar a imaginação .

  42. Agora que todo mundo sabe como o cara funciona, defendendo a rússia a qq preço$$$$$, com interesses de quadrilhas até maiores que a multimilionária, em dólar, petista. E que apoia o terrorismo internacional, apoiado também por integrantes de instituições públicas brasileiras, e um manipulador contumaz, ou coisa pior, por que não investigar a fundo, com ajuda dos amigos, eua e israel, os tais?

  43. Acreditar que esse sujeito tem qualquer vestígio de caráter e credibilidade é só mesmo para quem ainda acredita que o património é dos amigos e que o 9 dedos não levou nadinha do butim.

  44. Metido e arrogante! Se para ser um jornalista de verdade não se deve medir os meios para atingir os fins de informar, por que ele fica tão excitado quando um juiz aparentemente teria "quebrado" as regras a fim de se fazer valer a Justiça? Não tem coerência... a não ser, claro, que ele endosse a narrativa de que não há justiça e sim perseguição política... nesse caso, seus fins não são o de informar, mas sim os de manipular a opinião a seu favor... como parece ser o caso.

  45. O Brasil tem que expulsar ele immediately, e um traidor, tudo armação, Quanto ele pagou ao Jean Willis, o povo precisa exigir

  46. Este fanfarrão não é a um jornalista sério, e como em qualquer profissão a ambição desmedida leva a ruína, e este será o fim de mais mau caráter

  47. Greenwald que se diz jornalista, na verdade é um militante de esquerda travestido de profissional de imprensa. A quem ele pensa enganar ???

  48. Agora entendemos porque o nobre ex deputado Jean Willis renunciou, foi viver na Alemanha as custas deste senhor. É um absurdo darmos trela a um sujeito deste, que trabalha para a Russia e outros países nada democráticos. Não podemos aceitar isto, sermos chantageados por este Canalha

  49. O que eu gostaria de saber é quem é a fonte. Talvez o pp Greenwald tenha encomendado o trabalho com algum hacker. Talvez a encomenda tenha partido de um grupo dentro do PT.

  50. Greenwald é, antes de tudo, um ATIVISTA DE ESQUERDA. Como tal, sua intenção é constranger quem é contrário à sua doutrina. Portanto, não goza de CREDIBILIDADE pois não respeita preceitos básicos do jornalismo. Assim, desprovido de CARÁTER, merece apenas a IRRELEVÂNCIA!

  51. Vejam só: ficou muito claro que esse elemento subversivo Greenwald é que está bancando o Jean Wyllys na Alemanha. Assim, sua esposa ou marido passou a ocupar a vaga de deputado federal. Fácil, né? Duvido que o Jean Wyllys renunciaria por medo. O cara sempre foi valente e brigão. Aí tem coisa! Pode até ter sido "convidado" a sair de cena. Temos que fechar o cerco nesse elemento. Rápido!

  52. Glenn, essa sua arrogância pegou mal. Fica parecendo a maneira grosseira com que o seu Presidente se refere aos latinos. Assim como pegou muito mal a revelação de que o senhor e seu marido empregaram ilegalmente um caseiro. Pior para ele, claro, cujo partido se diz defensor dos pobres. Mas também é ruim para quem se diz um Paladino da Justiça. Um casal de hipócritas! Chato quando nos espionam, né? E é só o começo.

  53. Esse gayzão deveria ser proibido de entrar no Brasil por causar problemas à ordem pública. Se entrar deveria ir para a Jaula!

  54. Em quase todos grandes casos de espionagem sempre tem um bichona louca entrando para história pela porta dos fundos . É o caso dessa figura.

  55. Esse Sr. só está entregando uma encomenda, que não deve ter custado pouco. Ou alguém acha que um hacker faria isso de graça? Tudo o que se viu até agora são transcrições de conversas, que não se sabe se foram convenientemente editadas. Por que esse Sr. não divulga a íntegra dos áudios e prints de que ele dispõe para que sejam periciados? Se são verdadeiros, como ele diz, por que ele não o fez ainda? É óbvio que há tendência e má fé. Mas a PF já está investigando. E a verdade vai aparecer.

  56. Outro dia esta semana assistir um vídeo esse vagabundo na sede da Polícia Federal comunicando com o presidiário dizendo que daria uma resposta ao safadodo preso sobre O Ministro Moro e o Procurador,saiu no Youtobe,assistam.

  57. Interessante pensar que durante todo o governo petista em que ele esteve aqui no Brasil, nenhuma informação-bomba ele tenha recebido pra incriminar a máfia que atuava aqui. Não resta dúvida que é totalmente parcial e mal intencionado.

  58. não consegui acessar a autorização para enviar o texto para amigo na estação orbitral Ertrudul. Tive que fazer o que é feito, copia, colar. É para fins pacíficos.

  59. Quando Crusoé teve aquela matéria censurada, o Intercept a publicou na íntegra. Ainda bem que temos estes 2 veículos para nos informar. Viva a liberdade de imprensa. Aos bobões que pedem a saída do país de Glenn, se igualam aos petralhas quando apoiavam que o chefe da quadrilha expulsasse o jornalista do NYT. Admiro a coragem do Gleenn, ainda que pessoalmente não tenho simpatia pela ideologia islâmica. Era presença constante no programa do Bill Maher.

  60. Se atirar para todo lado é jornalismo.... e ainda se convencer de que está certo...esta mais para banditismo.... ou quanto pior, melhor....

  61. Ele é bem agressivo com o jornalista da Crusoé. Deveria ser mais educado por que só está aqui por ter seu marido brasileiro, talvez, não sei qual tipo de permissão de trabalho ele conseguiu para trabalhar e viver no Brasil. Desejo felicidades aos dois e espero que um dia resolvam gastar suas economias em outro lugar do mundo.

  62. Greenwald e Miranda se apresentam como pessoas atrás da verdade, não importa de que lado ideológico ela esteja. Mas pressupõem que as fontes estejam com a verdade, sem contestação. Isso é jornalismo verdadeiro? Defendem governos suspeitíssimos, defendem o oprimido, o pobre, o mais carente, porém na prática, não fazem o que pregam, pois respondem a processo trabalhista por não cumprirem a lei com um simples empregado. Então, são duas pessoas contraditórias, desacreditadas por suas ações.

  63. Esse picareta deveria voltar para sua terra, se é que vão aceitá-lo. Vem pra cá, ganha do nosso dinheiro, come de nossa comida, é comido por um dos nossos e retribui difamando pessoas de bem. É um josta!

  64. Uma pergunta não quer calar: porquê um cidadão norte-americano em solo brasileiro, agindo em conluio com hackers, dando voz a terroristas que atentam contra a segurança nacional ainda está atuando? Ainda está livre? O que o GSI e as autoridades estão esperando para deportar esse terrorista? Sim, terrorista, porque o que ele está fazendo é terrorismo e atentando contra a segurança nacional. Mas como o Brasil é dominado pela narrativa do politicamente correto, esse traste irá fazer muitos estragos

  65. Ele diz que o verdadeiro jornalista se importa se a informação é autêntica e se é de interesse público divulgá-la. No entanto, ele se contradiz porque ele divulga informações sem saber se são autênticas e sem se importar com a origem delas, vindas de hackers.

    1. Mas o hacker não é o Snowden ? Será q ele já cansou da Rússia ou não serve mais p o Putin ? Como anda o asilo dele por lá ?

  66. E faço a pergunta: porque um cidadão americano de esquerda teria interesse em ajudar o Brasil em alguma coisa, suponhamos que não existisse a lava jato, todos os brasileiros já sabiam da corrupção institucionalizada, a lava jato só escancarou , está na cara que esse cidadão está a mando de alguém, ou não ?

  67. Ao final desta chanchada o Capitão deverá expulsar este cara do país, depois que tudo vier a tona e ele for denunciado, acusado, condenado e preso por crime contra a Segurança Nacional, contra Instituições da Republica e de conspiração contra a própria estabilidade social e econômica da nação. E se a saudade apertar ele pode levar o marido junto, depois que pagarem a indenização trabalhista de 20 e poucos mil reais que perderam para a empregada do casal que também o levou a Justiça.

  68. Deveria este pseudo jornalista, ser considerado "Persona no Grata"e ser mandado embora pelo Governo Brasileiro sem antes passar pela Policia Federal para esclarecer sobre suas fontes! O site está chantageando o Brasil e tem interesses escusos que uma vez comprovados justificariam seu envio para fora do Brasil.

  69. Continuando Para mim só fica uma pergunta: De onde esse “repórter” veio. E, pq ele não volta para lá? E a constatação: Esse nosso País aceita de tudo

  70. Pensei em não ler a entrevista mas, como sempre leio a Revista “de cabo a rabo” , acabei lendo. O entrevistador, diante da afirmativa dele , que seu interesse é expor a verdade para as pessoas, o que ele sentiu diante do fato de seu precioso furo só ter causado frisson nos esquerdopatas, nós jornalismo tendencioso, da pare “nada republicana” do Judiciario e do Congresso. A grande maioria do Povo Brasileiro não deu a minima para a invasão e disseminação criminosa dos áudios. Para mim só fica uma

  71. se fosse nos E.U.A, JA TAVA preso, manda o sargento tapa, e ele vai soltar, ate quem contratou e pra que, e que nao temos uma cia, entao vira celebridade, ate o nome do jornaleco e suspeito.

  72. Há troféus e prêmios justos e os há também que o passar do tempo mostra terem sido equivocados e seus ganhadores reles bandidos. Alguns dos jornalistas homenageados pelo Pulitzer, foram desmoralizados depois e até condenados na Justica de seus países. Este mercedário assanhado, Glenn Greenwald, já se meteu em tanta corretagem de notícias escandalosas que deveria ser impedido de se apresentar como “jornalista”, pois suas ligações com criminosos mundiais já condenados, denigrem a nobre Profissão.

  73. Além de engajado à esquerda, é bem “brabinho”. Pela forma como respondeu, parabéns ao entrevistador que teve sangue frio pra não “dar uma no pé do ouvido dele!”

  74. Simplesmente um vagabundo aprontando dentro de um país ao qual ele não é nativo. Esse vagabundo já deveria está enjaulado. Conspirando dentro do nosso território se ser contido pelas autoridades. Esse GayGlenn está achincalhando e chantageando as autoridades brasileiras sem ser incomodados porque nosso judiciário está repletos de vagabundo igual a ele. Não à toa o Nêumanne falou o Brasil fosse um país sério esse vagabundo já estaria preso conforme a lei de segurança Nacional. #GlennPresoJá...

  75. Não é porque um cara ganhou prêmios internacionais em sua área de talentos q ganha salvo-conduto p agir como RECEPTADOR de roubos cibernéticos seletivos, portanto criminosos, contra pessoas e instituições. Por q diabos s/ site de extrema esq., pg por um bilionário, é quem pretende das cartas à nação brasileira? Ele que odeia a "moral burguesa" e pois se permite tudo desde q para o bem da "causa"! Suas ligaçõe c/os espiões Snowden e Assange, ambos vassalos do ex-KGB Putin, ainda perduram.

  76. Intercept. Interce pt. INTERCE pt. interce PT. inter PT... Hummm Estamos lidando com criminosos. Palloci cadê o dinheiro da Líbia, do Kadafi? Já passou da hora de fechar este partido de bandidos. Receber dinheiro estrangeiro é proibido na lei eleitoral. E, também, chamem o pastor que fala em mais de US$ 40 milhões, dinheiro da Líbia, prá variar.

  77. Queria ver uma matéria desmascarando ponto a ponto a mentira que ele falou da perseguição da Globo e das mentiras que ele escreveu sobre a saída do Jean Wyllys do país, o vencedor do Big Brother Brasil. obs. Sempre importante referenciar para lembrar as pessoas de onde o Jean veio, ele adora isso. Vencedor do BBB

  78. Votei em Bolsonaro e acho que juiz conversa com procurador sim , assim como Gilmar conversou com o Aécio que pedia para aliviar , então é hipocrisia ficar afirmando que isso não acontece e Moro estava em um processo complexo contra não só Lula como tantos outros donos das grandes empresas que o presidente usava para grandes golpes pagos com nosso dinheiro. Esse " homem " que vive de jornalismo obscuro bem que podia pegar sua família ir morar na Rússia. Que vá embora com o diabo atrás tocando vi

  79. Só o fato desse pulha proteger o Putin e atacar os EUA, já mostra seu caráter ideológico esquerdista. Esse cara não sabe em que fria se meteu por aqui sendo receptador de material roubado de autoridades brasileiras. Aposto que em breve ele deve sair do país com a mesma desculpa do aerowillys se dizendo ameaçado quando perceber que será preso por crime contra a segurança nacional

  80. com tantos problemas a serem resolvidos no Brasil ainda vem esse "reportelho dos infernos" trazer mais confusão. Extraditar o serumaninho é o melhor caminho para a paz.

    1. Infiltrada? Paranoia. Mais um caso de terapia. O comunista vai te pegar! BUU!

  81. Sigam o $... Aqui foram BILHÕES!!! BILHÕES roubados da nação, do povo. Há MILHÕE$ de razões para um juiz que já chamou Lula de mafioso (a tal velha reunião na casa do Jobim) estar agora esbravejando num escancarado prejulgamento a favor da soltura do presidiário. E este também já todo serelepe atirando para todo lado e em especial no Moro, como se já vitoriosa a trama comum a todos - Lula; Sapo; Greenwald (marido ou esposa do suplente do Jean) - e ao hacker “anônimo” de cachês milionários, pô!!!

  82. Impossível respirar o mesmo ar que essa criatura! Uma ave de rapina que não teve asas e garras contidas pelas Leis dos países que prejudicou... um meliante digital!

  83. Não seria o caso de expulsar este sujeito? O Lula expulsou um porque disse que ele era cachaceiro (o que pode ser que nem fosse mentira).

  84. Este é um autêntico aproveitador sem limites. Faz qualquer sujeira para conseguir aparecer. Felizmente essas pessoas acabam se dando mal.

  85. Greenwald é um embusteiro. Foi produtor de pornografia gay e tinha um site chamado hairystuds, ou garanhões peludos. Parece piada, mas é verdade. Esse bilionário Pierre Odymiar que está por trás da coisa é globalista, ocultista da seita Baha'i, tem bunkers para fugir do apocalipse. Além disso, tem ligações com a NSA, agência de espionagem americana. A coisa é bem mais complexa que parece.

  86. Como se não bastassem os brasileiros corruptos da ORCRIM no Brasil, aparece um crápula anglicano na função de amigo de hacker com o fito propósito de causar o caos! Elemento dessa laia tem que ser deportado!!!! FORA!!!

    1. O que ele faz pide ser feito de qualquer lugar nao adianta mandar embora. Tem que botar grana gente especilalzada na mao da PF para tentar combater esses bandidos. Eles gsnham e tem muuuita grana. Vai ser f...

  87. Informações são obtidas ilegalmente e vendidas para quem oferecer a melhor proposta. São os tidos vigaristas cibernéticos.

  88. Quisera que alguém, com uma verve invejável, surpreendente e demolidora, exprimisse tudo aquilo que um covarde e desprezível hacker significa de nocivo e repugnante para a humanidade!!!

  89. Um país com o alto índice de canalhas, como o Brasil, não precisa de canalhas estrangeiros. As autoridades deveriam colocar fortes lestes para averiguar o modus operandi do casal.

  90. Achei tudo muito estranho desde que o Jean Willys saiu do Brasil e colocou o postinho Miranda, marido (marida, como diria Dilma),do Greenwald. Casaram política e notícia para exercer sua ideologia doentia e espalhar mentiras e desordem. Não sabem o perigo que é tentar matar a esperança de um povo trabalhador e sofrido, que pela primeira vez teve sua auto estima acariciada pelas mãos competentes do Ministro Sergio Moro, dos procurados e Polícia Federal.

  91. Eu não tenho provas concretas mas posso assegurar que esse americano se infiltrou no Brasil graças a um carinha que ele seduziu na praia do Rio e que resolveu dar o golpe do baú no americano. Resultado: o Hammas, o Hesbolah e o Estado Islâmico conseguiram infiltrar um espião gay naAmérica do Sul. Uma história de cinema típica de Fritz Lang ou Hitchkok.

  92. Não se trata de jornalismo, absolutamente. Isso, na verdade, nada mais é do que uma das mil maneiras de ganhar dinheiro com atividades ilícitas.

  93. Vcs nem deviam dar espaço a esse indivíduo sem caráter e de extrema esquerda. Só apoiar o estado islâmico já horroriza quem tem dentro de si humanidade!

  94. Quando um jornalista americano disse que Lula era um bêbado, o então presidente presidiário mandou expulsar o jornalista não me lembro se foi efetivada a expulsão. Este deveria ser expulso pois pode ser eue não existe fonte ele é a fonte !

    1. O cara, reporter americano que mostrou Lula, em sua verdadeira face tropical-bebum, não só teve seu visto de trabalho cancelado como foi expulso com ameaças de guarda-costas petistas pra nunca mais aparecer por aqui.

  95. Não entendi uma coisa: em entrevista ao Estadão, publicada hoje, Moro diz, qdo perguntado se fazia dupla verificação: " Eu não estava no Telegram".Alguém me explica🤔

  96. Como ele é grosseiro, arrogante. Intimidação, ironia, mentira são suas armas para se impor. O que ele falou com o Caio Copola da Jovem Pan foi horrível.

  97. Meu estômago começou a embrulhar antes do fim da matéria. Parei na metade. Esse terrorista tem de ser expulso do Brasil. Não podemos mais ser refúgio de bandidos. Basta!!! Expulsa esse terrorista, Presidente!!!

  98. Li algumas reportagens do Intercept, não são do meu interesse. Até ai, tudo bem, liberdade para quem goste! Vão firme!!! O que não entendo o interesse deste americano no meu país!!!! O que aconteceria se eu me metesse no país dele? há algo de muito estranho com este individuo, nem Freud explicaria...corrigindo....Freud explicaria sim!!!!

  99. "Por que publicar mensagens que foram obtidas de forma ilegal?" Essa pergunta foi hipocrisia pura uma vez que várias matérias da operação lava jato foram vazadas para imprensa de maneira ilegal e não houve em nenhum momento esse questionamento. Nesse ponto, e só neste ponto, Greenwald está certo. A pergunta que se faz é: A informação é autêntica? É de interesse público? A liberdade de imprensa deve ser plena e irrestrita doa a quem doer.

    1. Mas, como saber se a informação é autêntica, sendo que o foi denúncia anônima?

  100. Recebi supostos diálogos, dos celulares de Greewald e Betsy Reed, onde falam que as suas primeiras experiências sexuais foram com os pais. Acho que eles devem explicações.

  101. Muito interessante a matéria. O sr. Greenwald tem delírios messiânicos, é totalmente amoral e maquiavélico (fins e meios). Mas, como diria Shakespeare, em alguns momentos “there is method in his madness”.

  102. Eu dei uma olhada no site dele. Se algum dia eles criticaram a esquerda, o PT, se deram alguma indicação de que são isentos, olha, faz tempo, viu? Eu só vi seleção de fatos e contorcionismo argumentativo para desmoralizar tudo o que a Lava Jato faz.

    1. Depois de ler essa reportagem, ainda vão chamar de Globolixo? Aliás, o mesmo nome que os petistas chamavam??

    1. Mas a reportagem é muito elucidativa, a melhor que vi até agora sobre essa figura abjeta.

    2. Exato, Beatriz. A resposta do Greenwald fere a lógica. E ele ainda foi agressivo, questionando com qual base, ele( Duda Teixeira) fazia aquela afirmação. O Duda não poderia ter deixado passar batido.

    3. É exatamente o que eu estava pensando. Mensagens privadas estão legalmente protegidas do escrutínio alheio. Só podem ser acessadas por ordem judicial. Ele é que tem de provar que o material foi obtido de forma legal. Não entendo por que o entrevistador não pressionou mais o Greenwald.

  103. olha a que ponto chega o delírio desses ativistas; apoia terroristas, o putim, caraca...já temos tantos criminosos aqui e importamos mais um? pelamor, esse cara é um criminoso superradical, maluco, ensandecido, sem qualquer ética e posa de grande lutador pela democracia? olha a inversão completa...

  104. Excepcional reportagem. A pergunta que fica: Será que o Jean Willis recebeu para sair do País e deixar o cargo de deputado federal para o marido do denunciante , que fatalmente será punido. Aqui não é Europa ou EUA eles vão sentir, e não vai demorar muito.

  105. Como eu gostaria de que isto estivesse acontecendo nos Emirados Árabes. Eu ter muito prazer de ver o Glenn enfrentando a justiça.

  106. Esse cara se estivesse na Russia, na China, no Irã, na Coréia será que ele estaria vivo para cobrar ou criticar as democracias ocidentais? Democracia pode Ditadura com certeza não . Meu caro vai lá nesses países fazer uma matéria, quero ver se estará falando nia jornais desses países. Duvido, vixe deve set EXPULSO DO BRASIL e seu MARIDO ser preso.

  107. Um tremendo mentiroso travestido de jornalista a serviço de terceiros buscando desestabilizar uma nação. Que seja obrigado a prestar esclarecimentos e deportado pelo crime de lesa-pátria.

  108. Esse “terrorista” a mando de partidos vermelhos, deveria ser preso e deportado para seu país de origem! Não queremos terroristas aqui, nem este e nenhum outro. Imagina roubar dados de pessoas comuns, seus cartões de crédito etc. ladrão sempre será ladrão, quem roubou dados rouba dinheiro também!!!

  109. Ele poderia ter sido um grande jornalista investigativo, mas preferiu ser um jornalista escroto ativista. Fica claro que é ativista e extremista antes de ser jornalista.

    1. Ele nunca foi jornalista. Ele era um advogado que ficou frustrado quando seu mandante, um pastor nazista que incentivou o assassinato de várias pessoas, pegou 40 anos de prisão. Ele é ligado a todos os bandidos mundiais que fazem tudo para derrubar democracias. Estou torcendo para sair logo o julgamento do Assange nos EUA. Detesto o Trump, mas só ele para pegar esses canalhas um a um. Essa gente é um câncer na sociedade. E ainda tem gente lá no Rio querendo dar medalha pra esse fdp. NOJO!

  110. Acho muito estranho que até agora não há qualquer manifestação por parte dos esquerdistas contra esta matéria...deixaram de criticar a Crusoé, como de hábito, por quê ? Estão com medo de colocar o nome aqui e serem incriminados também?

  111. Esse discurso de jornalista pode tudo já passou dos limites. Porque jornalista pode tudo? O corporativismo cego e irresponsável dos jornalistas criam figuras patéticas como esse Greenwald

  112. NOTA 0 PARA CRUSOÉ...PORQUE EU QUE PAGO A ASSINATURA NÃO POSSO IMPRIMIR A PORRA DA MATÉRIA!!! SOU ASSINANTE DA FSP POSSO IMPRIMIR O QUE EU QUISER...O JORNALISTA AMERICANO ESTÁ EM OUTRO NÍVEL....TEMOS MUITO QUE APRENDER AINDA...

  113. E o clular bomba da JBS continua intocado... Não dá pra entender esse país. Esse senhor está prestando um desserviço à nação. Se quer criar problemas, que o faça em seu próprio país. Se bem que... lá ele iria preso...

    1. O problema é como essas informações foram adquiridas, ou seja, através de um ato criminoso. Esse senhor sabe a fonte e está certamente envolvido em espionagem. Ele não é um mero jornalista contando um fato. Temos que nos atentar para isso.

    2. Não, porque a primeira emenda da Constituição norte americana assegura a liberdade de expressão. O Post, nos anos 70, publicou uma reportagem que levou a questionamentos sobre a Guerra do Vietnam. Mesmo sabendo que a notícia ia contra os interesses dos americanos na região, o interesse público da notícia falou mais alto.

  114. A BIBA disse que o DUDA não é um "jornalista de verdade", ele desconhece totalmente as leis brasileiras, ou seja, ele é um CRIMINOSO mesmo. Temos que deportar este criminoso para seu lugar de origem, pois certamente se encontra no país com visto de turista.

  115. Quer dizer q tentar comprometer um homem, dois homens, profissionais do direito q combatem corrupção é trabalho anti corrupção praticada por poderosos? Nossa q mente enviesada!!!!! Fora isso não acho q o putin é demônio nem eeuu é santo

    1. Lucila, você já deve ter lido o livro de Masha Gessen sobre Putin, claro.

  116. Esse jornalista de verdade deveria trabalhar e viver em Cuba, Rússia ou Coreia do Norte. Mas como o Brasil é um celeiro de bandidos e gente sem escrúpulos, temos que aturar. Exemplos não faltam

  117. Esse sodomita tóxico só pode ser do Psolgbt , a serviço da esquerda corrupta, pois com tantas leis e evidências criminosas, o que falta para ser preso e expulso?

  118. por tudo que está no artigo e visível que estás pessoas adotam o lema: " os fins justificam os meios". Devem ter obtido dos russos programas de racker de alto custo e agora tentam ganhar $ com isto. São mercenários da informação.

  119. Se não bastassem nossos próprios marginais, vem mais um agitador com propósitos obscuros levantar marola, tentar livrar a cara de... CONDENADOS? Fico pensando pq este país é o paraíso de pervertidos, de gente sem caráter, de aberrações em geral. Algo de muito ruim no céu acontecia quando o Plasil foi descoberto. Olavo de Carvalho explica.

  120. GG já deveria estar preso pela PF, por 3 crimes: interceptação de informações privadas do governo, divulgação destas e interferencia em assuntos internos do Brasil. todos previstos na lei brasileira.

  121. Davi Miranda PSOL, Jean Wyllys ( EX PSOL) Adelio Bispo ( EX PSOL ?), tanto dinheiro gasto, para acessar celulares das autoridades. Resta descobrir quem esta financiando, as coisas em beneficio dos corruPTos.

  122. Um LIXO que se diz JORNALISTA. É apenas um militante dessa esquerda PODRE que quer impor um sistema de GOVERNO falido e anti democrático. Tem que ser EXPULSO DO BRASIL e seu COMPANHEIRO MARIDO é o articulador dentro da POLÍTICA para dar ar de legalidade, mas nada mais é do CRIME, deve ser .PRESO e responder por essa invasão de privacidade. O Stf, hora o STF! sempre quiseram e querem acabar com a lava jato, mantendo o país CLEPTOCRATA .É nojento e inescrupuloso ver .#STFdaVergonha

  123. Parabéns pela reportagem. Precisamos começar a falar mais dessa teia subversiva que existe no mundo hj. Talvez estejamos tão envolvidos com nossos problemas internos que esquecemos de observar o que se passa no mundo hoje - e o que se passa é assustador. Não imaginava que estivéssemos abrigando em nosso território elementos tão centrais e ativos nessa teia como esse jornalista. Nesse sentido, a reportagem faz um excelente trabalho.

  124. Foi boa a pergunta sobre porque não foram divulgados informações de quem dos opositores da lavajato. É um safado que defende esse esquerdismo doentio que levou o Brasil a bancarrota e saqueou os recursos públicos que o povo brasileiro suou 5 meses do ano pra pagar. Extradição já! Vc não é bem vindo aqui! E cometeu crime de espionagem internacional. Traidor!

  125. seguinte pessoal... achava o Olavo de Carvalho um pirado na teoria da conspiração que só falava merda. Mas se o Moro ouvisse pelo menos o básico não usava o app telegran, pior é Dallagnol que não duvido que use um Huawei.

  126. Não faz parte do jornalismo desse Green apresentar contraditório entre opiniões e interesses diversos. Qto ao brasileiro parece garoto de programa buscamdo ascensão social pelo amor tipo wyllis bigbrother. Globo criou ambiente para nascer essa tipo de vida

  127. Não passa de um esquerdopata que quer beneficiar os esquerdista e a maior organização criminosa do planeta, aquela cujo chefe está preso. Esse jornalista de "verdade" disse que o impeachment da estocadora de vento foi golpe, isso mostra a sua verdade.

  128. Verdevaldo sempre em boa companhia então, Irã, terrorismo islâmico, Puttin, Psol e assemelhados. Agora eu entendi, agora eu saquei...

  129. Esse Sr deveria ser deportado para seu país de origem e nunca mais ser permitido sua entrada no Brasil. Terrorismos e terroristas possuem muitas faces

  130. PT puxadinho do PSOL. Ainda não fundamos a verdadeira democracia. Aqui a democracia comunista é reconhecida pela constituição cidadã. Somente uma DEMOCRACIA MILITAR nos moldes de Putin salva o país. Esse Greenhalgh aqui ñ viveria. Além de tudo...

  131. Fica claro que o único objetivo das informações conseguidas de forma criminosa é causar caos e desordem no judiciário, legislativo e no Brasil.

  132. Inacreditável a arrogância desse "reporter de verdade"!! Pode ter sido algo avassalador que o Moro tenha cometido do ponto de vista jurídico, mas diante de (super) poderosos empreiteros, políticos e empresários, a Força Tarefa tinha que ser heteredoxa contra criminosos que roubam bilhões de Reais a muitas gerações. Esses matadores em série de pessoas em fila de hospitais sem orçamento para dispor de esparadrapo, estão comemorando mais essa tentativa de frear a Lava Jato. Banqueiros aguardem!!!

  133. Eu pago pra ler vossas mercês, mas me desaponto quando leio um texto como este. Evidentemente, para além do teor e enfoque do texto me entristece que alguma parte da crítica que se faz ao greenwald possa ser transposta para matérias estruturadas como esta foi. Mas vamos em frente. Bom dia a todos.

    1. E eu tentando entender se a revelação da fonte destruirá o teor das mensagens. Estou ansiosa pelos áudios. Ser de direita ou esquerda não devia nos impedir de enxergar a verdade.

  134. Só uma pergunta: quando esse cara vai ser incluído na Lei de Segurança Nacional e deportado do Brasil? Nåo basta o "fogo amigo" de brasileiros que querem que nada dê certo para que o Brasil não saia do círculo de poder da velha política e da ideologia de atraso da esquerda, de um guru brasileiro de araque que nem vive aqui e que só joga lenha na fogueira para causar o desgoverno, por vaidade pessoal, agora vem um gringo vendido pra cá para piorar as coisas. Ou tudo ė uma conjunçåo astral?

    1. Não será extraditado nunca. Seu marido é deputado pelo PSOL.

    2. Jornalista dependente, simpático de grupos terroristas, não gosta da Lava Jato, partidário e quando questionado só repete as frases, é de interesse público? É autêntica a informação? Uma pessoa que utiliza a profissão para cometer crimes não merece qualquer crédito.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO