Edilson Rodrigues/Agência SenadoFrancisco de Assis, o dono do celular: alegação de sigilo profissional

O celular atômico

A heterodoxa operação de bastidores para evitar que a Polícia Federal e o Ministério Público acessem as mensagens do telefone do poderoso executivo que cuidava dos interesses da JBS no Judiciário
22.03.19

Em 12 de maio de 2017, a Polícia Federal e o Ministério Público deflagraram a Operação Bullish, que mirava financiamentos concedidos pelo BNDES à gigante JBS, dos irmãos Joesley e Wesley Batista. Entre os alvos da ação estava um certo Francisco de Assis e Silva, então todo-poderoso diretor jurídico do grupo. No endereço que julgavam ser o de Francisco, os policiais não encontraram nada. Horas depois, coube a ele ir até a sede da Polícia Federal em São Paulo para entregar o que a Justiça havia determinado que entregasse: seu telefone celular, um iPhone 6S, e o passaporte.

Francisco de Assis cumpriu a ordem, mas se negou a fornecer as senhas do aparelho. Advogado, argumentou que ali havia informações protegidas pelo sigilo profissional. Logo em seguida, ele desatou uma intensa operação de bastidores para evitar que os investigadores tivessem acesso ao conteúdo do telefone. Os mandados da operação haviam partido da 10ª Vara Federal de Brasília. E foi justamente em Brasília que ele buscou ajuda para manter os arquivos do telefone longe do alcance dos policiais e procuradores. Conseguiu.

Quase dois anos depois da apreensão, o celular segue intocado, guardado em uma sala da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal. O lacre de número 04000578260 não pode ser rompido por força de uma decisão obtida por Francisco dias após a operação, e até hoje vigente. No último dia 14, juntamente com a denúncia em que acusaram ex-dirigentes do BNDES e do Ministério da Fazenda e os donos da JBS de promoverem um desfalque de 1,8 bilhão no banco estatal, os procuradores pediram à Justiça para liberar o acesso ao telefone. Eles ainda têm esperança de alcançar os segredos que Francisco tenta manter intactos.

Como diretor jurídico da holding da JBS, Francisco de Assis era o responsável por gerenciar não apenas os processos, mas também o relacionamento institucional do grupo com integrantes da Justiça, em todos os níveis. Mantinha relacionamento com magistrados de diferentes instâncias, inclusive de tribunais superiores. Gozava de bom trânsito, por exemplo, com o círculo mais próximo do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. Uma de suas interlocutoras diletas na capital era Dalide Corrêa, espécie de faz-tudo de Gilmar que acabou afastada do entorno do ministro justamente após a JBS cair em desgraça. Para se ter uma ideia, foi por intermédio de Francisco e Dalide que Joesley se aproximou de Gilmar. E também foi por meio dessa relação que a JBS passou a ser uma das mais generosas patrocinadoras do IDP, o instituto do ministro.

Nos aplicativos de mensagens do celular de Francisco, não faltavam diálogos com Dalide e mais um sem-número de contatos ligados ao Judiciário. E também com advogados contratados pelas empresas do grupo para atuar em processos milionários. Como já veio a público, algumas das conversas, destinadas a buscar solução para essas querelas, inclusive em tribunais superiores, ultrapassavam os limites da ortodoxia jurídica. Francisco tratava abertamente de alternativas para facilitar decisões favoráveis – como subcontratar os filhos de um ministro do Superior Tribunal de Justiça, por exemplo, que julgaria uma causa importante para o grupo.

ReproduçãoReproduçãoA advogada Renata Araújo: bom trânsito nos tribunais e relações suspeitas
Por essa e outras razões, Francisco envidou todos os esforços para que os investigadores não tivessem acesso a seu celular. A parte aparente dessa ofensiva se deu na forma de um recurso ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A outra parte, a dos bastidores, aparece detalhada em um conjunto de mensagens obtidas por Crusoé – e que foram entregues ao Ministério Público e à Polícia Federal pelo ex-marido de uma advogada que ajudava Francisco a resolver processos nas cortes de Brasília. Renata Gerusa Prado de Araújo, a advogada, é filha de Maria do Carmo Cardoso, desembargadora do TRF-1. Também é dona de um escritório que, apesar de ser pouco conhecido na cidade, foi contratado pela JBS para tocar processos milionários. Renata circulava com desenvoltura não apenas no tribunal onde sua mãe trabalha, mas também nas cortes superiores.

Foi justamente para Renata, a advogada, que Francisco de Assis pediu socorro logo após impetrar o recurso no TRF para impedir que os investigadores tivessem acesso ao celular. As mensagens a que Crusoé teve acesso mostram os detalhes dessas tratativas. Era 16 de maio. Francisco começa contando que havia sido alvo da ação da polícia. “Foi trágica minha sexta-feira”, afirma. “Foram na sua casa?”, pergunta Renata. Ele, então, passa a dar detalhes: “Sim, levaram meu celular, passaporte, etc”. Em seguida, avisa que estava entrando com um mandado de segurança no tribunal: “Tô entrando com MS no TRF1 agora”.

Na sequência, Renata pergunta para qual desembargador o recurso havia sido distribuído. “Veja pra quem será distribuído, conseguiu?” Pouco depois, Francisco dá a informação que a parceria havia pedido: “Olindo”. Olindo é Olindo Menezes, um dos 27 desembargadores do TRF, sediado em Brasília. “Já vou ver isso. Precisamos conversar pessoalmente”, diz Renata, que pouco depois reforça o apelo para que pudessem se encontrar e pede mais informações sobre o tal mandado de segurança: “Qual o pedido do MS?”. Logo em seguida, ela dá uma boa notícia a Francisco: “Três amigas suas querem lhe ajudar”.

Após explicar qual era o pedido formulado no recurso, respondendo à indagação de Renata (“O MS é para dar efeito suspensivo à apelação”), Francisco envia uma extensa mensagem. Era uma espécie de roteiro com os argumentos centrais de sua defesa. A preocupação com os dados do telefone aparecia logo de cara. “Disse ao delegado que a partir daquele momento, as violações de sigilo profissional seria (sic) responsabilidade daquele agente público. E que também não entregaria a senha, porque se assim o fizesse estava violando sigilo profissional”, diz um trecho do texto. Renata lê e pergunta: “Vou repassar pra sua amiga, posso?”. Francisco diz que sim. E em seguida faz um alerta curioso: “Cuidado com o item 4”. “Se puder elimine”, emenda. Há suspeita de que o tal “item 4” seja uma menção justamente ao telefone celular de Francisco. Renata se mostra sensível à preocupação. “Ok. Vou apenas mostrar”, diz ela.

Francisco, então, diz: “Tô morrendo de medo de ser assassinado (…) Mandei minha família embora para Nova York”. “Nem diga uma bobagem dessas. Tá falando sério????”, escreve Renata, assustada. O diretor da JBS, em quatro mensagens seguidas, diz: “Seríssimo. Depois te conto tudo. Detalhes sórdidos. Calma, não se apavore, mas é verdade verdadeira”. Francisco, até onde se sabe, nunca esclareceu a que ameaças estava exposto. Em seguida, ele procura tranquilizar Renata e reforça o pedido de ajuda. “Fique tranquila. Se puder ajudar no Olindo eu fico gratíssimo”, diz. Renata responde prontamente: “Vamos fazer isso”. Francisco, mais uma vez, roga, repetindo letras para realçar sua preocupação: “Me ajude nesse efeito suspensivo e cuidado demais com o item 4 pelo amooooooorrrrrr de Deus. É ali que me preocupa. Mas não se exponha nem se prejudique por minha causa. Confiem em mim por favor. Vocês vão entender a história toda”. “Confiamos demais em você. Fique tranquilo”, finaliza Renata.

DivulgaçãoDivulgaçãoDalide Corrêa: ela mantinha contatos frequentes com Francisco
Crusoé perguntou ao desembargador Olindo Menezes, por meio da assessoria do tribunal, se ele recebeu Renata Araújo, que não era a advogada de Francisco nos autos, para tratar do mandado de segurança. Até o fechamento desta reportagem, ele não havia respondido. Com ou sem um pedido de Renata ou de outra pessoa paralelamente aos autos, o fato é que, três semanas depois da troca de mensagens em que a advogada prometia que ajudaria Francisco, saiu a decisão. O desembargador acolheu os argumentos do diretor da JBS e impediu a Polícia Federal e o Ministério Público de periciarem o telefone e, assim, terem acesso a seu conteúdo.

A parte conhecida das mensagens trocadas entre Francisco e Renata, incluindo as que constam desta reportagem, foi extraída do telefone da advogada pelo ex-marido dela, o empresário Pedro Jacobi Filho, e está em poder do Ministério Público. Ao cabo de um conturbado processo de separação, ele decidiu levar ao conhecimento das autoridades um extenso arquivo eletrônico onde dizia haver provas de que a ex-mulher participava de um esquema ilegal montado pela JBS para comprar sentenças. Uma parte desse material, a que fazia menção a ministros de tribunais superiores, ficou na Procuradoria-Geral da República. Apesar da profusão de indícios que deveriam dar origem a uma série de investigações mais aprofundadas, a procuradora-geral, Raquel Dodge, achou por bem mandar o caso ao arquivo. Em outras instâncias, uma parte do material entregue pelo ex-marido de Renata Araújo ainda é objeto de apuração. Também procurados por Crusoé, nem Francisco de Assis nem Renata Araújo quiseram se manifestar.

As mensagens não deixam claro quem são as tais “amigas” que Renata diz que a ajudariam na empreitada solicitada por Francisco. O avanço da investigação – com o possível acesso aos arquivos do celular atômico — poderá ajudar os investigadores a dirimir essa dúvida. O material entregue pelo ex-marido dela dá pistas de que os segredos de Francisco preocupavam gente importante da cúpula do Judiciário em Brasília. Tanto que, quando se descobriu que Francisco havia se tornado delator, juntamente com os irmãos Josley e Wesley Batista e mais um punhado de executivos da JBS, houve uma corrida para saber se ele havia contado histórias sobre os tribunais.

Uma reportagem publicada no ano passado pela revista Veja mostrou que, logo após a eclosão da delação, a própria Renata e a mãe dela, a desembargadora Maria do Carmo Cardoso, foram procuradas por Dalide Corrêa, a ex-faz-tudo de Gilmar Mendes. Dalide queria ajuda justamente para descobrir até que ponto chegava a delação de Francisco. Acabou tranquilizada. Em seu papel de delator, Francisco falou de tudo, mas não entregou integrantes do Judiciário. E depois que as autoridades tiveram acesso às mensagens trocadas com Renata que sugeriam relações heterodoxas com ministros de tribunais superiores, ele ainda correu à Procuradoria para tirar tudo por menos e atribuir a mal-entendidos as passagens em que mencionava ministros. Tudo para não ficar a impressão de que, na delação, havia omitido informações sobre o Judiciário. Até agora, funcionou. Mas os segredos contidos no celular, se um dia forem acessados, ainda podem atrapalhar tudo.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Vivemos há décadas nessa maracutaia institucionalizada. E agora, chega-se ao judiciário, e esse sim tem o nome correto PODER Judiciário. Tudo podem e tudo fazem para o PODER. Enquanto estivermos sob o manto da corrupção no judiciário, todo o resto perecerá. Triste... Mas Fato!

  2. Relação profissional é uma coisa; assessoria a um grupo de bandidos é outra bem diferente. E no celular dele existem informações de qual tipo? Basta que os procuradores olhem e filtrem o que pode e o que não pode ser divulgado. Simples assim. Quem não deve não teme.

  3. A Justiça como um todo é um balcão de negócios. Mas há exceção, exemplo para nossa sorte, são os herois da Lava Jato.

  4. Podres protegendo seus pares, comparsas e cúmplices. No que foi transformado este pobre país, no qual os perversos assumiram o comando máximo e “julgam” os seus protegidos, em troca de inimagináveis subornos.

  5. Cada dia mais me sinto do nesse País, trabalhamos, pagamos impostos, esperamos de quem nos representa um tratamento digno, mais nos desiludimos com armações e falcatruas para todo lado. A impunidade, as armações e os conchavos estão por toda parte, e a cada dia fica mais claro que Brasilia é um Pais a parte, cercada de corrupção e corruptos em todas as instâncias. Lamentável!!!!!!

  6. O Povo paga impostos e quem aproveita é o Estado mafioso q nos (des) governa...!!! Ingredientes para uma guera civil ou revolução..! Não trabalho mais para bandidos!!!!

  7. A nossa mídia antiga é traidora. Nenhuma linha sobre o caso e sequer um comentário sobre as condutas espúrias desses Desembardores, inclusive a mãe da advogada, e Ministros dos Tribunais Superiores, sobretudo Gilmar Mendes, rato popular.

  8. É para ter matérias com este conteúdo que assino Cruzoé e não para ler as fofocas do Igor Gadelha. Parabens!! Há muita coisa entre o céu e a terra alem dos aviões de carreira, como diria o Barão de Itararé.

  9. Brasileiros é só nos unirmos nacionalmente que a acabamos com essa VERGONHA NACIONAL se não vai tudo VIRAR PIZZA VAMOS PARA A RUA PROTESTAR

  10. É mesmo muito triste esses camaradas (juízes) tem um enorme Status, ganham muito bem, tem várias prerrogativas , são (ou pelo menos eram) muito respeitados e mesmo assim se entregam à bandidagem. Não falo da maioria, mas será que metade se salva? Não sei não!

  11. Não deve ter informação nenhuma mais no iPhone. Ele deve ter apagado tudo via iCloud, não sem antes fazer um backup à distância, para utilizar como moeda de troca futuramente.

  12. Acredito muito que boa parte (milhões) de brasileiros assim como eu, gostaria mesmo que a Lava-toga fosse instalada. Somente nós, o POVO é q de verdade se ferra em tudo, os poderosos NUNCA!!.

  13. ...tudo é muito nebuloso... são sim "contraventores da lei "...está explicado porque os togados estão querendo limitar ou melhor amordaçar- com a farsa de "caixa 2" e agora criminalizar as Redes sociais ... são uns vendidos e corruptos...temos que observar quem está sobrando neste lamaçal...

  14. Em vista do que foi exposto pela reportagem é clara a necessidade de apuração dos desmandos da mais alta corte do país, uma CPI da Lava Togas resolveria esse problema, trazendo à tona dos conchavos para barrar a operação Lava Jato. Com a palavra os internautas.

    1. Deus disse ajuda- te que eu te ajudarei Nós é que devemos reagir ACORDA Brasil

  15. É preciso investigar as Altas Côrtes. Certamente a podridão que se instalou no Brasil nos últimos 34 anos, e se intensificou após o ano 2000, chegou por lá também. Que se abra essa caixa preta!

    1. Essa é a dor-de-barriga que tá pegando no judiciário...... Os ministros suspeitos estão na pilha total!!!

  16. Este telefone não terá seu sigilo quebrado pois envolve gente importante. Os delatores sempre acham argumentos jurídicos, ainda mais sendo advogado, para falar apenas o que não pode prejudicar eventuais contatos com juízes do STF. Esperamos que com a técnica mais moderna se consiga ler as mensagens deste celular atômico e trazer mais luz ao que interessa.

  17. Na verdade, protegendo políticos e empresários bandidos, os magistrados estão se protegendo, porque são bandidos muito piores. Corre muito dinheiro em Brasília e a ganância impera. Por lá, todos, de todos os poderes se conhecem, se tornam cúmplices e que se dane o resto. Só importa a própria riqueza ainda que ela seja imoral. Quem não tem limite moral não se importa com ninguém. Corrupção nada tem a ver com dinheiro; tem a ver com caráter. O dinheiro é o resultado. Uma luta duríssima e demorada.

    1. Que podridão! Justifica a aparência de urubus, quando de toga. Estão no meio da carniça. Vergonha , tristeza e raiva!

  18. Ver-se claramente o quanto são sujos alguns ministros do STF. Resta, para nos, oseguinte questionamento: quem protege esses ministros, para que eles protejam seus subalternos? A corrupção em nosso país esta arraigada do cerne da pooulação até o altar dos semideuses do judiciário. Quanto mais se mexe, mais a merda fede e começa apodrecer. Os guardioes das leis, são, na verdade, quem as corrompem. O que resta para nos brasileitos são apenas as migalhas jogadas das mesas desses senhores. É Brasil!

  19. O FBI conhece um(a) hacker que quebra a senha de Iphones. Preço da assessoria: US$ 1.000.000,00. O Trump poderia dar uma ajudinha em emprestar o(a) hacker para a PGR.

    1. Não pode quebrar o lacre, será que o hacker consegue???

  20. Uma matéria como esta deveria ser aberta ao público ... de fato o JUDICIÁRIO está completamente apodrecido ...pena os milhões de brasileiros não terem acesso á estas informações ...

    1. A revista Crusoé deveria ter acesso para todos, assim poderia melhorar o nossa Querida Pátria!!!

    2. Concordo plenamente! Mas acho que seria bloqueado, logo, logo! Parabéns pela reportagem! Essa digna do currículo de vcs!

  21. Nem a título de metáfora para sua indignação esse tipo de comentário é pertinente. Coisa de cavalo de Tróia querendo tumultuar o ambiente de crítica que existe por aqui.

    1. Prezado, no antepenúltimo parágrafo está escrito que a procuradora geral da república Sra. Raquel mandou arquivar o caso.

  22. enquanto não chegarmos no judiciário a coisa não vai andar , boa parte está corrompida o que reflete nos níveis mais baixo da justiça visto que o exemplo vem de cima.

  23. Leremos em breve que o Ministro Sérgio Moro "largou as bats". Aplaudirei seu ato. Ele não pertence ao métier em que se encontra. Nós, seres humanos brasileiros somos lamentáveis. Piada de mal gosto. Isso aqui não tem jeito. Quanto antes enxergarmos isso melhor. Não depositemos nossas esperanças nessa corja. Se queremos alguma melhoria, que façamos dentro de casa.

  24. Imaginem o Presidente Bolsonaro dentro de um "balaio gatos" desses, alguém acha possível dentro da legalidade democrática alcançar os objetivos traçados? Nunca, nunca os Deputados, Ministros de Justiça, Juízes, polícia de um modo geral, chegarão aos obstáculos hoje investidos contra o governo! Triste, mais real!

  25. Gente, esta guerra não acabou, esta só começando. Já provamos que PODEMOS, arquivando momentaneamente as pretensões das esquerdas nas últimas eleições. Vamos prá cima deste Congresso, pela aprovação da CPI da Toga. Nós PODEMOS fazer aprová-la, para que se possa investigar estas verdadeiras quadrilhas que comandam nossos tribunais. Mobilização URGENTE pelas redes sociais.

    1. Isso mesmo, agora temos a Santa Informática-melhor arma Democrática - para irradiar as informações!!! Viva Informática!!!

  26. Será que algum dos novos senadores - Cajurú, por exemplo - poderia divulgar o conteúdo dessa reportagem no Senado e convidar Raquel Dodge para responder porque arquivou parte do conteúdo do material apreendido? É fato que ela foi indicada por Gilmar Mendes para o cargo atual.... Quem sabe o Senado consiga forçar a Justiça a liberar o celular atômico!

    1. É isso aí Jose, esse é o melhor caminho, bela sujestão, que a revista faça chegar as mãos do Senador Kajuru, que vai fazer um pronunciamento, solicitando a mesa do senado convidar a PGR, Raquel para se posicionar quanto ao arquivamento, temos que aproveitar a treta do Kajuru contra o Gilmar.

  27. É fundamental abrir as "caixas pretas" do judiciário. Tem muita corrupção ali. A sensação é que chegaremos lá. Sem isso o caminho para um país mais digno, justo e melhor para nossos filhos fica mais distante. Esperamos que os "do Bem" possam conseguir enquadrar esses bandidos. O STF é o símbolo maior e mais visível disso tudo. Lá temos, hoje, o time (que todos sabem quem é) dos mal-feitores é o time dos coniventes, que ficam calados (fazem o mal do mesmo jeito). Nas estâncias inferiores idem.

  28. Isso tudo nos mostra que a dissolução desse stf aparelhado é a melhor solução para o país. Não há nenhum compromisso com a justiça e muito menos com o país... lixo.

  29. Mais um fato, dentre muitos, que corroboram com a necessidade urgente da instalação da CPI do judiciário. Tudo isso mostra o nível da justiça que está sendo operada no Brasil. Até quando?!

  30. Espero que a OAB tome providências em relação à essa advogada, diga-se, filha de desembargadora, que destrói a ética da classe, bem como os fatos à comparam a uma criminosa precoce, com atitudes contra os brasileiros de bem. Será q essa moça tem noção de quantas pessoas morrem e agonizam por falta de atendimento médico, em função dos desvios de verbas, que ela ajuda a desviar? Que comportamentos como o dela matam crianças, idosos e fazem as pessoas perderem, às vezes, a vontade de viver? Triste!

    1. OAB!!!!???? Você não conhece a OAB dos últimos anos? Uma cambada de bandidos. Só falcatruas e politicamente do mais baixo nível....

    2. Infelizmente a OAB é uma farsa, totalmente vendida e comprometida com seus único deus o dinheiro!

  31. É incrível! A PF sendo impedida de periciar um celular pela justiça a pedido de um suspeito! As vezes penso que ainda estamos na idade média.

    1. Realmente isso é difícil de entender! Tinham que abrir e pronto!!! Que sigilo profissional é esse que consegue impedir a PF de trabalhar?

  32. A CPI da lava toga é cada dia mais urgente. Parece que o governo tem se esforçada para barrá-la, tudo em nome da tal reforma da previdência. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

  33. Judiciário corrupto. O Brasil precisa de uma revolução contra o Poder Judiciário. Isso de escritório de advocacia de filho de desembargador ou ministro com facilidades nas cortes é assunto corriqueiro nas rodas de conversa nos fóruns do País inteiro.

  34. Este é um país sério! A justiça não é cega está cega pie conveniência. Enquanto os pobres mortais se MATAM ACREDITANDO QUE ela JUSTIÇA é IMPARCIAL.

  35. Só há no Brasil uma única instituição que , querendo. irá ter acesso ao conteúdo desse celular. Chama-se Forças Armadas. A imensa podridão ali contida irá finalmente revelar ao Brasil que presta quem são os verdadeiros traidores da pátria. Rezemos para que seja logo.

  36. Excelente reportagem. Faz jus ao título. Apenas comentaria que este celular pode ser a Caixa de Pandora RADIOATIVA que, se aberta, poria em destaque muitas togas sujas. Que abram essa caixa e que soprem estes ventos!

  37. E não duvidem que esse tipo de camaradagem não exista nos Tribunais e Varas do país. Se em Brasília, que é mais visada, existe, é de se imaginar no resto do país.

  38. Sabe aquela lenda da vestal de bordel , uma virgem vivendo entre putas num famoso puteiro ? Pois é , se no Brasil entre os tres poderes dois são comprovadamente corruptos e podres porque o restante seria uma vestal de bordel ? Acredita em papai Noel quem quer .

  39. O caminho é sinuoso, chato, demorado, mas estou acreditando que levará a uma limpeza geral. Mais dias, menos dias os ministros corruptos do stf cairão. Uma vez exposta a ponta da linha, o desatar dos nós é Questão de tempo.

  40. Realmente é uma excelente matéria de ficção é tão ineficiente que mais parece fofoca e não matéria jornalística. Srs Jornalista tirem a bunda da cadeira e façam o trabalho completo. Tragam respostas e não dúvidas aos seus assinantes

    1. não vi essa história publicada em nenhum outro órgão de imprensa. isso não é trabalho jornalístico sério? ter esse tipo de acesso e coragem pra publicar é muito diferente de fofoca pra mim. parabéns antagonistas!

  41. Do mesmo modo que a prisão de Eduardo Cunha do Legislativo, Lula e Temer do Executivo, precisa haver uma prisão que se tornará o símbolo de que NINGUÉM está acima da lei. E ninguém melhor do que Gilmar Mendes para se tornar este símbolo: há digitais dele escancaradas para quem quiser ver. Ele é a prova de que o sistema judiciário, além de caro e altamente ineficiente (a não ser quando há uma ENORME pressão popular), não foi feito para funcionar, ainda mais quando se trata de seus integrantes.

  42. Parabéns pela matéria, aliás esta edição está arrebentando a boca do balão! Sobre o assunto, Gilmar Mendes provavelmente está muito enrolado nesta história mas conseguir abrir este celular custará muita jogada, creio mesmo que só com a mudança de parte do STF talvez se consiga ir adiante. De qualquer forma, o judiciário composto por indicados está podre! Ou se muda esta forma de escolha ou sempre teremos grandes desconfianças.

  43. Excelente Mateus Coutinho. Adorei. Agora como pode ficar sem ver o celular sabendo que é tão importante para elucidar. Os intocáveis são muito poderosos porque conhecem as armadilhas da lei e vestem toga. Até eu fiquei interessada em saber o segredo que o celular tem. Como é importante ao país um jornalismo limpo, independente e bem feito. Parabéns Coutinho e Equipe Crusoé.

  44. Parabéns pela matéria. Investigativa, com fontes (bem guardadas, é claro!), fatos importantes e todos os ingredientes de uma imprensa séria feita por jornalistas de verdade. Continuem assim e não caiam na tentação da fofoca diária. Foi para isso que vieram e para isso que contam com seus assinantes.

    1. Para com esta história, de cancela-renova que já está ridículo!!! A revista não vai mudar por sua vontade pois mais que você tem muitos que gostam muito.

  45. O relato em apreço, prova mais do que nunca......que a Justiça do Brasil está completamente dominada pela ORCRIM LuloPTista.......por isso essa grande dificuldade para prender e recuperar os bilhões e bilhões de reais de dinheiro público roubado. É preciso que as FFAA realmente tomem conta do país Brasil Continental quanto a esse aspecto de "justiça".

  46. Pode demorar um pouco, mas, com certeza tudo isso virá a público, pois, não a mal que sempre dure ou bem que nunca acabe. o tempo do sr Gilmar está breve, pois, confio em "DEUS". Tudo que é recebido errado com a mão esquerda, saí muito rápido p/mão direita. É nítido pelas atitudes dele, está até perdendo o equilíbrio, está totalmente desqualificado, sabe o que é isso tentando intimidar as pessoas, mas, a máscara já caiu para todo o povo brasileiro.

  47. O executivo foi dizimado; o legislativo está sendo; já o judiciário, nem começou ainda. É óbvio que eles não vão ficar de fora. O detalhe é que é o único poder do qual a sociedade não tem influência alguma, afinal não há eleições para preenchimento de cargos nesse poder. Hora de mudar isso, hein?

  48. É claro que eu quero que esses picaretas sejam presos. Mas só curioso, porque uma pessoa não simplesmente apaga todas as conversas e reseta o telefone antes de entregar?

  49. Só desistirei do Brasil se o Ministro Moro jogar a toalha. A ORCRIM é poderosa, mas acredito muito em Moro e sua equipe e espero que em breve tudo isso venha à tona.

    1. Eu também 🙋🏻‍♀️ Deus abençoe nosso Juiz🙏🏻

  50. E o dedinho do Gilmar... sempre aparece...Auto-delegado Eminência Parda Suprapartidária do Poder, outrora indo falar com Temer, do PMDB, em frenético vai-vem a Palácio. Ora vertendo lágrimas com Lula, dono do PT. Ou indo ao FHC do PSDB e ao Maia do DEM. Onipresente, mas, Funcionario público, pago pelo povo para servir ao povo, LÁ, na mais Alta Corte de Justica da nação. Como pensa fazer isto, se expondo, oferecendo servir aos poderosos, se muitos deles assaltaram e roubaram o país?... COMPENSA?

    1. O Gilmar, com todo esse arranjo suprapartidário para a operação abafa e, por apego ao velho, está recolhendo o espólio daquilo que já morreu e não quer ser enterrado. Acaba contaminado, cada vez mais, com o material, que é extremamente radioativo.

  51. iPhone se apaga a distância. Nunca vão conseguir. A não ser q ligarem sem internet e sem chip - pois comando de apagar todos os dados deve ter dado tempos pelo proprietário. Mais fácil achar a conta no iCloud.

  52. O Moro e a PF vao abrir essa caixa preta do Judiciário. E pode contar com 100 milhoes de brasileiros. E a mesada do TOFOLLI de $100 mil totalizando $4.5 milhões , ANTAGONISTA ? Estou percebendo que deram um passo para trás. É mêdo?

  53. O mais grave dessas denuncias e a relação da Raquel Dodge com Gilmar Mendes. Mas PF vai esta na cola Raquel. Nao adianta proteger Gilmar. Os homens honrados de preto nao tem bandido de estimação. Pode ser que a senhora ao prevaricar saia algemada da PGR. Lembra que deus pares começou a lhe abandonar. Que come com porcos se lambuza.

    1. o dia é 07/04 !!!! DIA 07 DE ABRIL DE 2019 VAMOS TODOS PRA RUA DEFENDER A LAVA JATO

  54. Até algum tempo atrás, víamos um ministro do Supremo como alguém realmente superior, dotado de conhecimento e que usaria seu poder para resolver questões jurídicas específicas. Em que se transformaram estes ministros? Em pessoas desprezadas por grande parte da sociedade, que os veem como cúmplices de esquemas e negociatas. E é muito triste para nós cidadãos, não acreditarmos mais na suprema Justiça.

  55. Enquanto, os próceres do crime estiverem suportados por próceres da Justiça não teremos uma vitória decisiva.O combate nessa fase,precisa ser orgânico(de dentro para fora).Do contrário, estaremos tirando a oportunidade de recuperação da credibilidade e participação efetiva e fundamental na redenção da cidadania nacional.

    1. Que tal iniciarmos a campanha Deltan Dallagnol para PGR??

  56. É E-S-T-A-R-R-E-C-E-D-O-R o conteúdo desta matéria. O mais surpreendente é a postura da chefe da PGR em decidir arquivar toda a investigação relacionada à matéria acima. Me pergunto até quando dois tribunais superiores de Brasília - STF e STJ - manterão suas ligações espúrias com notórios criminosos, sem que sejam sequer investigados. Ouso comparar as mazelas, o conluio e o comprometimento visto na Venezuela. A diferença é que, por aqui, não é o Executivo que controla a cúpula do Poder

    1. Boa comparação, com a devida medida de toda a indignação.

  57. O Supremo, especialmente, tem grana para fazer uma pesquisa rigorosa sobre o que nós, brasileiros, pensamos dessa Ca$a de Tolerância$. O Temer está, preso e bem feito! Esvazia-se o discurso do PT como Lula sendo preso político e coloca mais uma vez os holofotes sobre a tenebrosa fossa que é o STF, que por tabela, contamina outras Instâncias da Justiça. É vergonhoso que o STF e seus Ministros estejam no centro de transações tenebrosas, obscuras, rasteiras e fétidas. A reportagem mostra isso.

    1. Anarquista, e como estamos cercados. Uma governou o país por 13 anos, foi substituída por outra de menor importância por dois anos e meio. Até boa parte da imprensa faz parte dos bandos como "assessores de comunicação". Toda vez que se quer mudar alguma coisa para melhor no país começa a gritaria e as análises de que não vai dar certo. Mesmo esta revista tem membros ativos a espalhar fofocas, desinformações e cortinas de fumaça. Vai ser duro fazer a limpeza necessária no país todo.

    2. Q pais interessante o nosso. Estamos cercados de quadrilhas.

  58. 1ª conclusão: a delação tem que ser cancelada e o colaborador responsabilizado pela omissãoe tentativa de ludibriar a boa justiça; 2ª conclusão: o Gilmar está enrolado por todos os lados, por cima, por baixo, no meio; 3ª conclusão: se nem o Carlinhos Cachoeira o TRF1 manda prender, havendo sucessivos adiamentos de julgamento, o que dirá de liberar o acesso ao ‘celular atômico’? 4ª conclusão: a ‘Lava Toga’ urge.

  59. Esse número 47 da Crusoé deixou todas as outras edições menores. Esse número da Crusoé destaca a dimensão de vocês em relação à concorrência. Vocês se superaram. Parece que estavam na moita esperando o momento certo de agir. E arrasaram e mostraram a que vieram e para onde vão. Estão escrevendo história no jornalismo. Logo saberemos sobre quem é Stieg Larsson, Blomqvist, Lisbeth e a saga da Millennium brasileira. Abraço

  60. Há alguma dúvida quanto ao envolvimento imoral e canalha de alguns figurões/onas das altas esferas jurídicas como STF e STJ? É por essa razão que o projeto bolsonarista de subjugar o STF - por razões bem distintas - tem chance de dar certo.

  61. Parabéns pela reportagem. A cada dia toma-se conhecimento da podridão que afeta o judiciário. A PGR chafurda no meio desse lamaçal. A Lava Toga precisa tomar conhecimento desse material.

    1. O automóvel dodge era muito melhor do que essa pgr.

  62. Com esta falta de justiça não vai. Com este "respeito" a contratos de propina de 30 anos não vai. Com o STF defendendo direito de ORCRIM não vai. Com raposa tomando conta do galinheiro não vai. Sinto muito, é duro de ver, mas com estes aí nunca que o Brasil vai andar, vai é pegar fogo. A justiça precisa ter a coragem de cortar na própria carne, não pode virar as costas ao país para defender uma elite de corruptos. Isto é a Venezuela, é o caos! O passado não volta.

  63. Acima da lei está a Honra e a Moral de uma Nação Nada nem ninguém pode impedir que a nação saiba dos corruptos e ladroes que infestam todas as repartições públicas deste país AFINAL é o governo do povo pelo povo para o povo Vamos às ruas e colocaremos ordem neste país.

  64. Se isso não é um conjunto de fatos determinantes para uma Lava Toga, precisa o quê, exatamente? Cair uma pedra do Olimpo com 10 mandachuvamentos entalhados?

  65. Em qualquer lugar que se futuque com uma varinha, no executivo ou no legislativo saem ratos, baratas, lacraias e outros peçonhentos. Aí pergunto: será que o único que foi detetizado foi o judiciário? Por quem e quando?

  66. A Sra. Raquel Dodge tem que no mínimo junto com Janot tem que se explicar. a PGR faz parte do mecanismo não quer acabar com a corrupção coisa nenhuma tudo jogo de cena! Hoje o maior inimigo do combate a corrupção é a PGR e os tribunais superiores!

  67. Mateus, devorei sua reportagem, pena que ainda não tem um final. A PF precisa tomar muito cuidado para que esse celular não seja trocado, sabe como é, Brasília tem gente muito perigosa. Essa reportagem deixa claro a necessidade urgente da Lava Toga.

    1. Você foi no ponto fulcral. Fala aí Olindo, como vc explica a concessão de liminar no mandado de segurança ?

    2. Por essa da senha e omissão de informações, essa delação não pode prevalecer.

  68. Excelente reportagem. É como um livro de conto policial e de mistério, não via a hora de saber o próximo capítulo. Infelizmente é o mundo real!!

  69. Delação fake, PGR fake, justiça fake, ministro fake, e o STF fake está "preocupado com fake news? Somos uma república fake, um povo de palhaços sustentando fake! CHEGA!

  70. Coincidentemente é no 4 (quarto) que "coisas" são praticadas e que devem ser mantidas em segredo. Está tudo dominado.

    1. As ruas dia 17/04...todos convocados...única arma de luta que temos!

    2. Deus ajude este pais, como disse o Sr. SM ministro da Justica

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO