DiogoMainardina ilha do desespero

O que lavajatistas como eu esperavam

22.03.19

Só 9% dos brasileiros consideram que Jair Bolsonaro é ótimo, segundo o Ibope. E 17% o consideram péssimo – praticamente o dobro.

A pesquisa foi publicada no mesmo dia em que o governo encaminhou ao Congresso Nacional sua desvairada reforma dos militares, que aumentou enormemente a despesa pública, em vez de cortá-la. Somando uma coisa à outra, o resultado é calamitoso para os reformistas. Gente como eu, por exemplo.

Rodrigo Maia aproveitou o tombo do governo para passar uma rasteira também no pacote anticrime. Sempre se soube que os parlamentares flagrados pela Lava Jato tentariam sabotar o projeto de Sergio Moro. O que os lavajatistas esperavam – eu, por exemplo – é que o presidente usasse sua popularidade para defender simultaneamente as duas propostas que o elegeram.

Não foi o que ele fez. Jair Bolsonaro aceitou que os parlamentares controlassem a pauta, priorizando a reforma previdenciária em detrimento do pacote anticrime. E Sergio Moro foi posto de lado. Desde que seu pacote foi anunciado, de fato, Jair Bolsonaro dedicou-lhe apenas dois posts nas redes sociais – menos de 0,5% do total. Considerando que o presidente se comunica sobretudo por meio de redes sociais, o recado foi claro: o pacote anticrime deveria ir para o fim da fila.

A falta de pulso de Jair Bolsonaro teve um efeito avassalador. Enquanto seus apoiadores bombardeavam aliados, o projeto de Sergio Moro foi escanteado, a reforma previdenciária perdeu o rumo e a popularidade do presidente despencou.

Se ele continuar se dirigindo apenas a 9% dos eleitores, acabou.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Boa análise do Diogo acerca da atual conjuntura política. Bolsonaro poderia acertar mais em suas decisões se tivesse melhores ascessores. Desejo ao nosso presidente bom senso equilíbrio para um excelente mandato.

  2. Eu não entendo,Diogo escreveu uma Verdade,não falou mal de nada,simplesmente disse o que tá acontecendo e o pessoal surdou,to falando esses caras pegaram a doença do PT,não escreveu nada demais,os deputados aliados deixaram Guedes sozinho no meio do covil e os xiitas não Falaram nada,é disso que o Diogo tá escrevendo,entendam o texto,por favor

    1. ANOTEM! GUARDEM ESTA DATA! O BRASIL SÓ VAI FICAR LIVRE DAS SABOTAGENS DOS PETRALHAS COM A INTERVENÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS! NÃO ESTÃO DEIXANDO NINGUÉM TRABALHAR! TRANCAM PAUTAS, TUMULTUAM, ESPERNEIAM! ART.142 NELES!!!

    1. vou repetir Amélia você não é uma mulher de verdade que pena

    2. Diogo,te acompanho de ha muito.Me parece ter vc tido “algum” interesse contrariado pelo atual governo. Citar ibope,datafolha,sei não Vc hoje fala muita besteira

  3. Diogo vc ficou maluco?Como vc se atreve a comparar os eleitores do Bolsonaro com os petistas? Perdeu Diogo! Que pena ! Os cabelos embranqueceram e os miolos amoleceram! Sai fora petista enrustido!

    1. Deve ter tifo algum 💵💵💰💰interesse contrariado Parece “jornalista da grobo

  4. Diogo, só uma correção no seu texto: não foram o Pacote anti-crime e a Reforma da Previdência que elegeram o Bolsonaro. Foram sim, o Pacote anti-crime e o anti-petismo que elegeram ele. No Plano de Governo do Jair (no TSE), das 81 páginas, apenas uma trata da Previdência (e só para falar do modelo de capitalização individual da previdência pública, somente isso). O congresso nunca comprou o Plano do Moro e o Jair permitiu que o Guedes dominasse a agenda, uma fraqueza que se volta contra ele.

  5. Deus acima de tudo, deixa os homens trabalharem, em dois meses vocês jornalistas querem algo que em 30 anos nem se pronunciaram. Calma!!!

  6. Diogo, sou seu fã desde seus artigos na Veja... você continua o mesmo. Mas o Brasil mudou. Concordo com você. Mas sou um dos poucos como se vê. É bom tê-lo de volta em plena forma. Parabéns pelo texto.

  7. Isso é uma mentira deslavada! Faço análise de opinião pública nas redes e nas seções de comentários e enquetes informais que pesquiso em todas as páginas de jornais, revistas e blogs - todos -, até mesmo os de esquerda, defendem e apoiam o presidente.

  8. Então é por aí, Diego Mainardi? Escolhendo o joio intensamente! Estás te colocando no time do Reinaldo Azevedo, infelizmente. Assim como a própria Crusoé, que eu, inicialmente, pensava poder ser um veículo a favor de um jornalismo isento e a favor do Brasil. Está caindo na vala comum!!!

    1. Grande decepção, também achei que seria um digno canal de informação Saio hoje desse site

    2. Náo concordou com o JB e suas atitudes imbecis é porque é contra o Brasil, esquerdopata e jornalista sem insençao, um militante comunista travestido de .........ora bolas, o JB fa bobagem todos os dias, 3 meses sem oposiçoa e produzindo uma crise a cada 2 dias, e a culpa de divulgar é do Mainardi e da Cruzoe!!!!?

  9. os ultimos presidentes que tivemos se preocupavam tanto com popularidade, e mesmo assim o brasil regrediu, não concordo com seus argumentos

  10. Eu daria outra leitura á essa pesquisa, se você tirar os extremos, veremos que á aprovação de Bolsonaro é muito boa.Aconselho sermos mais prudentes, desprezando os extremos, pois extremos não nos leva á verdade.

    1. Exatamente Diogo usar esses institutos ,ta de sacanagem Jornalista é tudo igual,deve ter tentado algum 💵patrocinio do governo e nada conseguiu

  11. Entendo que se Bolsonaro por o pé na Câmara, sera bombardeado por acharques do toma la da cá. Acho que e o q ele quer evitar. Deixou a bola com os deputados que deverao arcar com suas responsabilidades, q e estudar e debater os projetos, e prova-los ou não. Esta sendo coerente com o seu discurso. Nao e ele q aprova projetos. Se a Câmara der andamento ao projeto todos ficaram no mesmo barco, Bolsonaro, os projetos e estados dos deputados. Eles ainda ficarão com o ônus da derrocada do pais.

  12. Bolsonaro vai para o buraco da insignificância e espero que ele leve os filhos imbecilizados...e o Olavo de Carvalho também. Ajudaremos a jogar uma pá de cal em cima... Imbecil

  13. A maioria de seus assinantes também tem anseios e cabe à você também atender seus leitores. Estamos aqui porque queremos apoio ao Presidente deste país... estamos cansados de jornalistas e mídias oportunistas... Vå atrás de matérias que possam alavancar progresso e alimentar nossa esperança.. Pare de dar pit .... de querer ver sua opinião pessoal prevalecer e dizer que é da maioria. Eleitores Bolsonaro estão e estarão com ele até final. Já com vocês... hasta la vista baby

    1. A função da Crusoé não é apoiar este ou aquele governo e sim levantar fatos e trazè-los à tona.

  14. Segundo o IBOPE Eduardo Suplici e Dilma seriam senadores. O que faz parte desse divulgação do IBOPE corrobora com o anseio das classes do funcionalismo público.

    1. Sim, e os comentários aqui cada vez mais numerosos contrários à ações ou inações de Bolsonaro também seriam as classes do funcionalismo público que invadiram a Crusoé? Ou seríamos robôs da mídia "mainstream", como diria o Olavo? Não tampem o sol com a peneira! Este governo até aqui está sendo um desastre. Sua aprovação vem despencando por méritos do próprio Bolsonaro. Isto deveria soar como um alerta de que a rota está errada. Mas estão cegos e surdos. Bye.

  15. Corretíssimo,Diogo.Bolsonaro está perdido,abriu mão muito facilmente de sua linha de ação e se rendeu muito cedo à velha política.Estou bastante decepcionado.Paciencia

    1. Paciência tem acento circunflexo , mas como você é petista, paciência né?

  16. Mainardi, acorda. O peso de sua caneta respalda a revista. O povo não perguntou a Bolsonaro quais seriam suas outras propostas. Valeram combater a corrupção e voltar à crescer. Uma ameaça a outra. A velha política quer salvar as raposas. E negocia isto pra ceder naquilo. Se Crosoé quiser essas duas conquistas tem de mostrar a guerra surda. Caso contrário, afundamos todos. E esquece o Ibope. Faz parte da podridão.

    1. Ele não vive no Brasil. Vem aqui só pegar o dinheiro das asneiras que diz. Vem pra o Brasil pra você ir morar com Lula, vem, tá com medo de ser preso?

  17. Carlos Augusto Montenegro dono do Ipobe não foi acusado por Alberto Youssef em 2015 acusa o empresário de financiar um esquema de corrupção envolvendo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e em 2018 a ..O Domingo Espetacular mostrou, com exclusividade, como Carlos Augusto Montenegro ganhou milhões de reais ao operar um serviço que deveria ser público. Montenegro é dono do Ibope

  18. Estou com vc Mainardi não vamos conseguir nada pois o Bolsonaro não tem pulso nem com os filhos quanto mais com o Congresso e a Câmara Temos 2 saídas ou o brasileiro vai para rua em nível nacional ou vamos para o aeroporto de Guarulhos

    1. Você está enganada até com seu nome, deveria ser Suely.

  19. Diogo ,sou sua admiradora, porém , sabemos que no Brasil, as pesquisas não são verdadeiras. Especialmente, a do Ibop, À pouco, eles afirmavam que Bolsonaro, no segundo turno, só ganharia pra Marina. Entretanto, acho que tudo é questão de ajuste. 1- O Presidente devia se agregar mais aos ex- militares que ele mesmo escolheu para ajudá-lo. São pessoas SUPER preparadas e HONESTAS e que estão mostrando capacidade e equilíbrio. 2- Mandar cada filho para o seu quadrado e função .

  20. Somente uma revista tendenciosa pode acreditar em pesquisa do ibope! O IBOPE sempre foi aparelhado em favor da esquerda e diante da enorme popularidade deste governo que foi eleito prometendo a reforma da previdência e agora o "povo" estaria com aminésia? Ora...o brasikeiro de bem não é fisiologico como os diretores da Crusoe! Mainardi um jornalista eufórico e de centro esquerda, um socialista!

  21. Diogo vc está certíssimo, mais desenhado que isso impossível, mas os fanáticos se negam a enxergar o óbvio. A verdade é que o único plano de JB é manter os nocivos filhos pendurados nele. Todo mundo já avisou mas ele ignora. Seu partido tb não ajuda, um bando de oportunistas que foram eleitos na sua esteira que brigam o tempo todo como se estivessem num cortiço. Estamos ferrados!

    1. Acho que quem não enxerga nada é você e o Minardi! Bolsonaro está somente com apoio popular e de seus filhos!está n ninho de cobras pronto pra dar o bote! se o Monardi e você tivesse sobrevivido milagrosamente a uma facada, você iria apenas confiar em pouquissimos, ai inclui-se seus filhos! profeta jeremias disse que maldido o homem que confie no outro!

  22. Sabe o que está parecendo? Que Lasher previu com 25 anos de antecedência como Jornalistas traidores da democracia agiriam a partir da ação popular contra poderosos sem ética nem moral. Jornalistas fazendo serviço sujo somente porque se autoproclamaram juízes da vontade popular. Vocês não vencerão

    1. Concordo! devemos levar o apoio ao nosso presidente urgente! Estão tentando derruba-lo, inclusive essa revista oportunista, que esperava ter verba do governo e nenhuma terá mais! Eu já cancelei minha assinatura!

  23. Não é por nada não.. Mas se todas as mídias não pararem de fazer coisas maldosas e em especial disque disque e se pautar em pelo relato isento dos fatos, de forma simples e concisa, talvez todos do Brasil tenham que amargurar sérios contratempos profissionais e até pessoais e em especial de emprego e financeiros... Pensem nisso com carinho...

  24. IBOPE! Você não respeita seus assinantes ! A Crusoé sempre se alinhou com outra empresa e nas lives . participavam Mário Sabino e Felipe Miranda da Empiricus e VOCÊ sabe muitos bem disso! Realmente só ficaram os assinantes alinhados com você e o Ibope da Globo! Seu nome será citado no Feedback do cancelamento da assinatura!

    1. Concordo! fui um dos primeiros assinantes, ecancelei já a minha...difícil e crer que essa revista oportunista cresceu na onda bolsonaro, e agora atrapalha um governo que mal começou. treis meses apenas e as criticas onfundadas começam a ser dissiminadas com intuido inconcebível em uma midia que se travestia de conservadora e agora se mostra fabiana...se bem que o intuito de minardi sempre foi, trazer fe volta o psdb ao governo...ficava claro como difusor da batalha das tesouras!

  25. Viram o que o jornalista Alexandre Garcia afirmou numa live? Que o Presidente da Câmara não é o articulador do governo, e sim os líderes do governo. Que Rodrigo Maia por ser o Presidente da Câmara deve se manter neutro. Disse também que Maia está com os nervos à flor da pele por seu sogro estar preso.

  26. Você alinhado com o Ibope? Que tá acontecendo com você surtou de vez? Vamos combinar que ninguém acredita em pesquisa e mais ultimamente nem na imprensa estão todos alinhados ninguém mostra e fala o que está por trás do problema com Rodrigo Maia a velha poli fica o mesmo acontecendo em todos os setores inclusive globo e Cia então que o Bolsonaro não ceda ainda que a reforma vá pro espaço e que fique claro a respon Sabilidade do congresso e você repetindo o mantra da esquerda

  27. Não exageremos, né, Diogo. Política tem dessas. Por outro lado, que confiabilidade tem o Ibope? Nós vimos o que aconteceu nas eleições do ano passado. Esse "instituto" perdeu mais do que a Dilma.

  28. Diogo, o Brasil sabe Q o IBOPE, não é CONFIÁVEL , desde sempre em relação ao Presidente Bolsonaro. Portanto, é FAKENEWS.

  29. Prezado Diogo Mainardi, A Pesquisa citada continua sendo do desacreditado IBOPE? Se sim poderíamos ter uma nova fonte , para termos um resultado próximo da realidade. Estou escrevendo minha dúvida , pois pra mim vcs são referência e o IBOPE não é.

  30. Infelizmente tenho que concordar com você.Faltou empenho na apresentação das medidas contra corrupção de Sergio Moro.Ao focar apenas na Reforma de Previdência Bolsonaro deixa de atender os anseios dos brasileiros de ver os corruptos que saquearam a nação na cadeia. A reforma é necessária e urgente ,mas a limpeza da Nação não dá mais para esperar.

  31. Diogo, discordo em genero numero e grau da tua analise. Comecemos pela falta de credibilidade de pesquisa Ibope. Será que voce e'o unico brasileiro de bom senso que acredita nos numeros desse instituto?? Alguem tem duvida de que a reforma de Moro com Rodrigo Maia na presidencia da Camara nao tem chance de aprovar?? O cara e' porta-voz dos criminosos que ainda persistem dentro e fora do Congresso e naturalmente a pressao dentro da sua propria casa livrar o famigerado sogro.

  32. Deve também crer em fadas ou bruxas. Fica aí em Veneza, vai dar uma volta em Murano, comente o tipo de arte que lá se faz, ou ainda uma visita guiada nas Sinagogas de Veneza no Gheto judeu que são uma maravilha. Assim seus leitores ganham mais

  33. Depois de tanta torcida contra, agora está creditando as pesquisas do Ibope. Antagonista e Crusoé estão morrendo. Não renovarei a assinatura.

  34. Votei no Bolsonaro. Não me arrependo, porque poste de Lula nem pensar. Mas este governo está um lixo, infelizmente. Na verdade, votei no Paulo Guedes, como muitos outros brasileiros. Espero que ele não saia do governo por boicote a suas propostas, por parte do capitão desqualificado e de sua turma. Seria estelionato eleitoral. Se desde o começo, no Executivo, houvesse coerência, foco, articulação com o Congresso e respeito, ainda que aparente, sobriedade e vontade, a reforma passaria.

    1. Concordo e me identifico com grande parte do comentário do André! adiciono uma estranheza: o Bolsonaro de antes da facada era um, agora é outro! Freud explica?

    1. mas, o que vc queria, que todos dissessem amém a esse governo que ainda não disse a que veio? não dá pra tapar o sol com a peneira. Só substituir uma ideologia pela outra, simples assim, não vai resolver os problemas.

  35. Você já fez algum levantamento de como andam os cancelamentos de renovação automática da Crusoé? Eu já cancelei a minha por exemplo. Boa noite Dioguxo!

  36. Diogo, eu só queria entender. Será que você virou um novo Reinaldo Azevedo? Tomara que não. não consigo crer que durante anos fui leitor dele na Veja e depois assistir uma guinada de 180 graus. E o que é pior, agora as colunas dele no UOL/Folha não dão aopção para a crítica dos leitores. Demorou mas o canalha mostrou a verdadeira face, aquela que muda de acordo com a grana que entra. Ainda bem que você, por enquanto, não faz isso. O Rodrigo Maia está enterrado até o pescoço com os corruptos.

    1. Não entendo até hoje porque o Diogo abandonou o Brasil no período do governo Lula! Tem como explicar Diogo? Sem desculpas que não convencem!

  37. Análise correta Diogo, Jair parece que tem “ receio” de magoar Maia (síndrome de quê?) , tem mais de 50 milhões de votos deveria ir firme. Estou repetindo à exaustão cuidado com Maia, lembre-se de JBatista, prepara uma armadilha num abrir de olhos. Cautela e cozinhar a fogo lento.

    1. Xará, respeitar é uma coisa, outra é entregar a lava jato e a cabeça do Moro. Um dos principais problemas do brasil sempre foi a IMPUNIDADE. O mundo mudou e temos uma oportunidade histórica, não cabem mais cartões de Suiça e contratos de propina de 30 anos. Ou prende os senhores de escravos e seus causídicos ou vamos aprimorar nossa escravidão rumo a uma nação pária, a médio prazo outra Venezuela.

    2. Maia é o presidente da Câmara um poder independente, mesmo ele sendo um idiota , tem que ser respeitado. O executivo, negocia com o legislativo e não apenas chancela as demandas do governo. Presidente não é dono do país.

  38. Cadê o comentário que eu tinha deixado aqui? A sua análise é equivocada. O governo está fazendo a sua parte, só que sem mensalão. Se o Congresso não entendeu ainda que o Brasil quer mudanças imediatas, vai ter que se haver com o povo. O povo não vai permitir chantagem com o governo.

    1. O povo é inócuo. O povo quer saber de BBB, futebol e novela. O resto... é muito complicado tentar entender. Nesse “condomínio” o síndico, ausente, só faz propaganda. Quem resolve as coisas é o porteiro e zelador

  39. Não carece ser muito esperto, para saber que o mar de dinheiro saqueado é muito maior que o devolvido. A maracutaia foi grande... O Estado não tem interesse de investir em "inteligência" ou “investigação detalha” porque parte considerável dos parlamentares estão atolados até o pescoço nas monumentais falcatruas e corrupção. Decididamente, o crime é compensador no Brasil.

    1. também acho, esses dois citados, principalmente o Ibope é falso. chega de velhas notícias copiadas da folha"foia"

  40. Diogo, você nunca deu credibilidade ao Ibope. Por que a revista Crusoé não pede uma pesquisa para o Instituto Paraná Pesquisas?

    1. concordo, se durante as eleições não se mostraram dignas de credibilidade, porque que agora deveria ter? Os interesses dos "inimigos" são os mesmos, nada mudou.

  41. Já era de se Esperar , a Mídia Esquerdista e seus " Intelectuais " , atacam o Governo 30 Horas por dia , chegam a Elogiar o Rodrigo MAIA , esperar o que ? .

    1. Lamentável que um Rodrigo Maia tenha mais “credibilidade” que um presidente eleito por 58 milhões de eleitores...

  42. Apesar da grande admiração pelo autor, gostaria de alerta-lo de que a postura do presidente diante da reforma e da lei anticrime, apenas confirma sua disposição de respeito entre os três poderes. Qual o papel do executivo, propor; cabe ao Legislativo, debater e moldar o projeto transformando em Lei ou Emenda. Qualquer outra ação significaria intromissão, desrespeito.

    1. Perfeito Levy , a turma acha que tudo é fácil. Presidente mandar e congresso obedecer é ditadura.

  43. Diogo ele tem de começar a governar, ao contrário disso só viaja. Tem de sentar e começar a governar. É o que lhe falta, depois disso virão as análises. Não adianta deixar tudo nas mãos de terceiros. Sejam Ministros, filhos etc. o que vale é sua opinião como Presidente da República. Até agora falou pouco , se recuperou de uma nova operação e viajou (EUA , Chile) . Vamos governar Presidente!!!

  44. Nosso "gênio" maquiavélico especialista em "queda",agora vaticinando horrores sobre Bolsonaro.Com pressupostos falsos,infantis e deletérios quer confundir o leitor que acredita no governo e tem esperança em B17.Em 2 meses ele "acabou" com o planos de Moro e Guedes.Joga intrigas falsas entre ministros das reformas.Como Trump lá,toda semana cá, eles detonam os presidentes.Nunca li tanto ódio!Fiquem com o "genro"na câmara e com STF no Judiciário.Ficamos com a Lava Jato e B17.E sem Crusoé.Vade retro

    1. De que outra forma saberia que eu tenho Carlos no nome?

  45. Acho que o Diogo e a revista frustraram a expectativa de quem queria um veiculo de mídia que favorecesse Bolsonaro incondicionalmente escondendo suas deficiências , como fazia a velha imprensa com relação à Lula, na qual o Diogo não se enquadrava, muito pelo contrário! Por isso tentar associá-lo a uma conspiração para derrubar Bolsonaro em favor da esquerda só revela o tamanho da ignorância de quem insinua isso. Claro que ele não está o tempo todo certo, mas o Diogo, pra quem não sabe

    1. A Soniah já provou que é alguém da própria Crusoé ao ter acesso a meu nome, agora estou desconfiado que o António minúsculo também pode ser....

    2. Soniah, parabéns pelo comentário, foi por isto mesmo que pedi para a Crusoé não mais me qualificar como Antonio, o maiúsculo não sou eu. Você tem toda a razão, bem como o Mainardi que sempre lutou abertamente e não se escondeu, quando todos batiam palmas ao pessoal do PT. De repente todos se arvoraram salvadores da pátria. Deixe os radicais para lá os de esquerda sem comentários e os de direita irritam um pouco. Mas paciência a democracia exige idéias contrárias.

  46. Caro Diogo, estranho demais até vc pensar abrir duas frentes de batalha ao mesmo tempo seria uma opção viável para qq governo. O Moro não está acostumado as lides políticas, logo não sabe como se locomover nesse meio. Estou entre aqueles que vorei no Jair por falta de opção viável pra enfrentar o PT. Mas nunca esperei muito dele mesmo, pois sempre foi de difícil trato. Mas com a chegada do Paulo Guedes veio a esperança de um governo eficaz. Acho que o Rodrigo Maia tem pensamento semelhante.

    1. Desculpe se não houve má intensão, mas seu raciocínio segue a lógica da grande mídia, segue a lógica do Maia, segue a lógica da ORCRIM. À ORCRIM que não é pela ditadura socialista, interessa manter a galinha dos ovos de ouro viva para manter as propinas, logo ela tolera o Paulo Guedes, ela tolera técnicos que saibam fazer seu trabalho. É claro, desde que se mantenham subservientes aos senhores de escravos.

  47. Mainardi deve estar cheirando cola. Não estou nos 9%, e nunca vou estar . Acho também que os 17 % que odeiam, são, ou cúmplices ou vítimas, pois não compreendem a situação que o país se encontra. Estou entre a maioria que apoia a ideia que foi eleita, através de bolsonaro, de implementar um novo modelo de política e de equilíbrio fiscal. Mainardi, você não falou nada sobre a maioria, que não é fanática e apoia as coisas boas deste governo, e que assina sua revista (por enquanto)...acorda ai...

  48. O raciocínio do Mainardi está invertido, o foco principal das ORCRIMs é liquidar a lava jato! Derrubar a popularidade do governo, aproveitando sim suas fraquezas, como a dificuldade de construir uma base no congresso sob novos paradigmas, faz parte da estratégia. O governo entrar na falsa agenda da ORCRIM será cair na mão dos bandidos, será liquidado na base da chantagem a menos que entregue a cabeça do Moro junto com a lava jato. A reforma da previdência está sendo usada como um refém!

    1. Olavo e Filipe Martins podem ser tudo, mas não são burros, também já enxergaram os riscos ao governo e por isto enfatizaram a necessidade do apoio popular e de não entrar no jogo da "velha política" (não se trata "literalmente" de toda a política). Mainardi critica as falhas do governo também com propriedade, mas peca ao parecer não compreender o principal, que o jogo do Maia, da velha política, é uma armadilha. Tem que desarmá-la primeiro.

  49. Moro foi escanteado pela falta de interesse do presidente da Câmara, que também é um dos indiciados, e também dos poderosos corruptos, como Gilmar Mendes. E onde estão as classificações intermediárias para o nosso Presidente, como bom-regular,,, etc ,,, só pesquisaram o "ótimo e o péssimo"?

  50. Eu penso ao contrário desta reportagem, Bolsonaro está sendo um gigante ao enfrentar os poderosos e hienas que corroem o dinheiro do povo brasileiro, acho que a crusoé é outra fake news como a globo e outras mídias tradicionais

    1. Não acho a Crusoé outra fake imprensa, mas como todos nós quer a reforma da previdência. O problema é aceitar que a ORCRIM a está usando e vai usá-la como um refém. O Brasil vai aceitar esta chantagem? O presidente, que de bobo não tem nada, parece que já entendeu o jogo (perguntem a qualquer delegado se dá certo entrar no jogo do chantagista). O governo tem que persistir e impor a sua agenda no tempo que for possível. Pedro II dizia,"devagar que eu tenho pressa". Fazer o quê? Por tudo a perder?

  51. ouço a todo instante que a popularidade do presidente despencou, segundo o ibope. Na realidade isso é o que a grande imprensa quer que acreditemos. Noticia dados de um instituto que não tem credibilidade.

  52. A velha imprensa em peso atacando BOLSONARO. Porque será? Seria os milhões de reais pagos em propaganda Federal que foram cortados? A imprensa foi um dos pilares de apoio à esquerdização e corrupção que destruiram o Brasil nos últimos 20 anos ou mais . Tá na hora do LAVA IMPRENSA também, vamos ver se foram tão imparciais quanto apregoam, muita coisa suja com certeza vai aparecer...

  53. Vocês ainda acreditam no iBOPE? Já comparou a remuneração dos militares contra as demais carreiras? Você também tem raiva dos militares? Consegue identificar que estamos em guerra contra um legislativo podre? Este artigo é infantil

    1. É simples querida, assinamos a revista que apresentava um propósito, uma veia jornalistica imparcial. Após alguns meses ela se alinhou à velha imprensa. Ninguem devolverá nosso dinheiro. Mas até terminar esta assinatura podemos nos manifestar sim.

    2. São os bolsonaristas roxos, extremistas e cegos e que não aceitam críticas!

    3. Mas os que não concordam continuam aqui lendo a coluna. Por quê? Que fenômeno esse que atinge a mente de uma pessoa que antipatiza com a postura de um jornalista mas não consegue ficar longe? Quem explica? Freud?

  54. Só mais uma coisa: e a reforma tributária que tanto falaram na campanha? Ainda bem que votei somente no segundo turno no 17, senão estaria arrancando os cabelos.

  55. Resta ao Sr. Moro entregar o cargo; coisa que a eminência parda ou rasputim do chefe de estado, o Sr. Carlos, peça demissão também; ele e os outros dois irmãos. Em suma, continuamos entregues, reféns !!!!

  56. Diogo... Pegue um Brasil nas condições deixadas e tente fazer melhor ! É por causa destas opiniões que cancelei assinatura Crusoé ! AGORA VOU SER PROTAGONISTA!

  57. Diogo, Ele já acabou. Não tem fico, não gosta de trabalhar e toma decisões com os seus filhos. A única esperança que resta é uma união dos militares para assumir o governo de fato para tocar o barco e evitar que o Brasil entre numa pior.

  58. Se a Câmara aprovar retroagirem o reajuste recente de 16%, sem embasamento convincente, extensivo ao Senando e ao Judiciário, obterão moral para solicitar aos Militares que apresentem somente a Reforma e deixem a Reestruturação para outro momento. Pai Nosso que só vem a nós, vosso reino nada, é um habito feio dos 3 Poderes.

  59. O porquinho da India sabe q esta na lava jato porisso, engavetou o projeto anti crime de Sergio Moro. E preciso ficar de olho nesse Judas!

  60. Concordo plenamente, 57 milhões que o elegeram, não foi pra ele tá negociando com a parte do congresso podre, que faz parte seu Rodrigo maia, queremos o Bolsonaro falando a verdade das coisas que estão acontecendo e um comportamento dos velhos políticos, se não, acabou.

    1. Esta é a chamada liberdade de imprensa que eles dizem ser o seu direito ou seria libertinagem de imprensa?

    2. Na verdade, toda a imprensa brasileira , com raras exceções , criticara o governo de Bolsonaro até o fim de seu mandato . Lamentável criticar por criticar . Até parece que não querem que o governo acerte . Até o ministro Sergio Moro , pessoa correta , patriota que só quer o bem para a nação , tem sua fala deturpada pela imprensa e em nenhum momento é minimamente elogiado . Fico triste com a desonestidade e a falta de profissionalismo . Às vezes sinto vontade de nem acompanhar o noticiário .

  61. Cápita, você não vê que esse presidente do congresso não vai levar a reforma do Moro adiante? E pra isso basta o motivo que a reforma da Previdência é mais importante. Aliás, basta dizer que o presidente não está empenhado na reforma do Moro. Basta falar do Golden shower. Pro Nhonho qualquer motivo será motivo pra atrasar a prisão dos comparsas. Perdi a temporalidade do assunto. Você está repercutindo o que o Botafogo disse ou vice versa?

  62. Ta igual ao Gadelha, sem assunto? O governo continua de vento em popa, Brasil crescendo, só não vê isso quem é da esquerda. Moro continua em alta, vcs acham que Moro iria largar a magistratura para entrar numa fria? E essa pesquisa q vc se refere está bem diferente da R7, que da 56%, quem esta mentido??

  63. PIADA lida há pouco em outro local: "Bolsonaro está no meio de uma pinguela serrando as tábuas do piso, e os filhos fornecendo o serrote". Seria cômico se não fosse trágico. E, pior, todos estamos debaixo da ponte; nossas cabeças pagarão a conta.

    1. As mulheres aqui estão tirando onda e os homens vacilando .

    2. Boa, Marilia. Bolsonaro evita manifestações verbais porque sabe em que terreno está pisando. Afinal, ele não foi eleito por unanimidade. Ter prudência é bom.

    3. Sua crítica nojenta vai cair por terra, Bolsonaro tem muita carta na manga, e uma delas não se esqueça, você e todos os adeptos de sua ruína, ele tem as FFAA. Ri melhor quem ri por último, estou torcendo por este dia, fechar congresso corrupto e STF igual.

  64. É o seu desejo, não pensa no país. Não gosta de Bolsonaro desde sempre, e vive para boicotar o país e não o presidente seu burro, se tudo for por água abaixo todos perde, aliás, menos você e meia dúzia, que quer que tudo piore paraterem como ganhar a vida. IBOPE? Acorda, nós só estamos cansados de tanta sujeira desta mídia podre, STF podre e legislativo podre. Vamos continuar para ver onde vai parar.

    1. Se a ideia é mudar o Brasil, então ele está no caminho certo. Enviou a reforma ao Congresso e agora é com o Congresso. Não vai ter mensalão.

    2. Continuar é a palavra de ordem. Está duro pôr abaixo a ordem social nefasta que vige no país.

  65. Eu sempre escuto na Globo News que está faltando articulação com o Congresso. O Mainardi tb diz nas entrelinhas que está faltando articulação. Algum gênio por favor me explique o que é essa tal de " articulação" com o congresso- mas explique direitinho porque sou meio lesada😲

    1. O problema é que "articulação " para esse tipo de político é literalmente dinheiro no bolso....

    2. Então, Joshua, vc fala em " criar um canal de comunicação", em " articulação da ação política", em " negociação" - porque "seria ingenuidade.".... O governo colocou um gde número de cargos à disposição para serem preenchidos, desde que seguidos alguns critérios mínimos. Mesmo assim, a imprensa bate na tecla que o governo tem que dar mais- mais o quê? O que esse pessoal realmente quer? E o que o governo pode " dar" sem acabar no Presídio da PM?

    3. Essa articulação, no caso do Brasil, implica no toma-lá-dá-cá. Bolsonaro não quer participar disso. Mas nós que estamos nas redes sociais temos que pegar no pé dos Congressistas.

    4. E mais ainda; em todos os congressos do mundo ocorrerem negociações entre o executivo e o mundo político. Da mesma forma a montagem dos ministérios. É ingenuidade achar que isso não acontece. Um grande problema nosso é conciliar os interesses de mais de 30 partidos, ainda mais com uma oposição como o PT, PSOL, PSB, PDT. O sistema político brasileiro é uma engrenagem enferrujada (e corrompida), e isso custa mais.

    5. ANTONIO, errado ! É atribuição do executivo articular a ação política de seus projetos de lei. Se ele não cuida, os outros não irão se empenhar. E, de fato, há um preço político a pagar, sim. Basta saber negociar bem. Com mais de 30 partidos, o Presidencialismo de Coalizão é um FATO. Querer contornar o Congresso através das mídias sociais, batendo no Maia, é suicidar-se. REALPOLITIK, meu...

    6. E mais; Rodrigo Maia, percebendo que Bolsonaro não se esforça, que ele estava fazendo o papel que é do presidente, e que a reforma da Previdência não está tendo apoio político (por negligência do Jair), decidiu não levar a culpa, caso as reforma fracasse ou saia minguada. Além disso, foi ofendido pelo Carlos Bolsonaro na mídia social e decidiu cair fora. O copo transbordou. A reforma está sem patrocinador.

    7. Vou tentar explicar com mais clareza, o governo já fez sua parte apresentando o projeto, agora compete ao congresso aprovar, porém a maioria dos políticos, que nós elegemos, está na verdade querendo ganhar propina para aprovar....

    8. Mônica, Articulação política do Governo com o Congresso significa o Presidente criar canal de comunicação permanente com o mundo político, de modo a formar uma base de apoio sólida no Congresso, que aprove as reformas enviadas pelo Executivo. Essa comunicação pode ser feita também por Ministros, contudo a ação presidencial é fundamental para o sucesso da empreitada. E Bolsonaro não está fazendo seu papel. Ele lavou as mãos ao entregar o pacote, achando que, por si só, será aprovado.

  66. Diogo , me permite estás exagerando talvez por estares mais nervoso que o Maia , embora não tenhas nenhum parente preso ! Os 9% são de fanáticos Bolsonaro e os 17% é o que resta de fanáticos Petralhas ! A verdade matematica da Pesquiza do IBOPE é que 68% consideram o Bolsonaro de REGULAR a OTIMO ! e MAIS , SE BOLSONARO PERDEU 15 PONTOS ELE DEVERIA ESTAR COM 83 % ANTES ? ESTÃO DOIDOS COMPLETAMENTE !!! ALIÁS , eles sustentavam que o Hadad ganharia as eleições ?!!!

  67. Faço parte dos que votaram em JB, contra o PT e estou decepcionada com a falta de empenho de Jair Diogo vai no cerne da questão, preciso como sempre. Bolsonaro tem se mostrado pouco empenhado em conseguir votos para a reforma. Porém se não aprová-la logo, perderá muito mais rapidamente sua popularidade, qdo as contas públicas explodirem de vez!!

  68. Sou da opinião que Bolsonaro NÃO entregará o combinado com o eleitorado. Seu governo já mostra ser um governo desconexo, fraco, sem rumo. Há enorme risco de ser mais um puxadinho. E o Brasil tem pressa, muita pressa. Ele, com sua falta de visão focada, não consegue ver a realidade. Ele está agindo como se tivesse um governo imaginário na cabeça diverso do real. Não vejo sustentabilidade para que isso se arraste por mais 45 meses. Não dá.

    1. Bolsonaro está agindo com prudência porque sabe em que terreno está pisando: num pântano perigoso, cheio de cobras venenosas, jacarés e outros bichos. Não tem 90 dias de governo. Não vai ser fácil, não, pois ainda há hegemonia cultural da esquerda. Mas o povo quer mudanças, tanto é que ele foi eleito não pela grande maioria, mas pela maioria. E foi empossado.

    2. Joshua ficamos 20 anos sem pressa, vendo a roubalheira, agora com as falas de corruptos como Maia, vai todo mundo atrás da narrativa do Diogo. Dá licença, temos que nos ferrar mesmo, só Maria vai com a outra.

    3. ANTONIO, não se trata de torcer contra. Torcer não melhora a economia. o emprego, e não pagam as minhas e as suas conta. AÇÕES sérias de governo é que põem o arroz-feijão no prato do povo. Os FATOS e ATOS de Bolsonaro & Filhos falam por si mesmo. Torcer é bom, rezar é bom, mas, Deus ajuda a quem cedo madruga, e o Jair está dormindo até mais tarde... ...e os filhotes sujando a casa...

  69. Jair aceitou? um pseudo jornalista como vc fica todo dia repercutindo mentiras para sabotar o governo. ele já criticou mais diversas vezes por sabotar moro. Carlos, que vc tanto crítica, também criticou a sabotagem a moro. vc só que polêmicas que destroem o pais para faturar e continuar vivendo na Itália

  70. CONTINUAÇÃO...Esse monstrengo, já em gestação, dará seus vagidos, calcula-se, na metade deste ano. O Titanic bolsonariano está navegando a toda força em busca de seu iceberg.

    1. Olha o tipo de leitor que essa revistinha está atraindo....Meu Deus.....

  71. ICEBERG À VISTA: A (pseudo) democracia direta, via redes sociais, idealizadas pelos Bolsonaros, como instrumento de mobilização (manipulação) permanente das massas, com o intuito de exercer pressão às instituições políticas e obter os resultados almejados, é método político de alto risco; um fator de crises, de natureza populista autoritária; de uso histórico pela esquerda e pela direita radicais; um instrumento antidemocrático disfarçado em "democracia popular". Esse monstrengo...CONTINUA...

    1. Seu ignorante, para não falar burro, a constituição ensina, governo do povo, pelo povo e para o povo.

  72. Acredito que ainda falta “cair a ficha” de que sua eleição se deu por um percentual da população que se identificava com seu perfil, mas também por quem não teve outra opção. Quando entender isso, talvez passe a usar o Twitter para divulgar o andamento dos trabalhos/reformas/obras etc..., -se é que tem-, ao invés desse disse-me-disse, que não leva a lugar algum. Torço para que isso o ocorra rapidamente.

  73. O Brasil está condenado aos vôos de galinha, dos avanços de 1 paço com os retrocessos de 3 passos. A mediocridade ubíqua do funcionalismo público, da política criminosa que engole os bem-intencionados (vide Janaína Paschoal e a alesp), de um parlamento apalermado, inepto e inapto, de uma casta inatingível de pavões no STF. O Brasil está indo da barbárie à decadência sem jamais conhecer a civilização.

  74. Infelizmente vejo aproximar-se a hora em que Guedes e Moro darão adeus e seguirão suas brilhantes carreiras beeeeeeeeeeeemmmmm longe dessa zona inviável chamada Brasil. O parlamento se insurge contra qualquer avanço civilizatório. Independentemente da mediocridade parlamentar que impede a nação de evoluir, a saída destes dois assinalará o fim de qualquer esperança de mudança. Renovação? Onde? Uma falácia, piada de mau gosto. O VOTO NÃO TROUXE RENOVAÇÃO NEM NUNCA TRARÁ. O câncer já se espalhou.

    1. E com o coração partido, mas não há como fiscordar de vc. A mudança só virá com uma passgem só de ida.

  75. Pois é! Ele foi eleito, principalmente, para acabar com a corrupção. Não é o que está parecendo. Parece tão deslumbrado com o poder que está cego. Uma pena!

  76. Não é possivel, será que só eu enxergo o que ta acontecendo ? Bolsonaro não é gênio nem mito , mas se elegeu com uma promesaa revolucionária ,fazer um governo sem toma lá dacá , que é a origem do grosso da corrupção . Está tentando entregar isso , tocar a reforma da previdência na base so apoio popular , mas a mídia não deixa , dando força a Maia e achando natural e certo que ele negocie . Isso porque ao setoe privado incluindo a midia só interessa redorma reforma reforma a qualquer custo .

  77. Ele não acabou. O que ocorre é que seu governo tem muito diz que diz, principalmente do tal Olavo de Carvalho , que se julga um Deus de da sabedoria, e que só fala bobagens, incompreensíveis, e seus filhos que didaticamente têm muito que aprender. Especialmente ficarem calados e exercerem seus cargos. O Vereador do Rio deveria não receber salário, sob pena de improbidade. Pois está mais em Brasília que no RJ onde é vereador. O Bolsonaro tem de trabalhar e governar é só isso. Não começou.

  78. Não entendo o Diogo Mainardi. Durante as eleições, chegava a debochar das pesquisas Ibope. Agora, usa como parâmetro na sua coluna. Decepcionante!

  79. Dessa vez foi me alinhar ao artigo sem poréns. Ou BOLSONARO expõe o Congresso sem medo ou vale a frase que o judoquinha aqui de casa me repete: quem entra com medo já está derrotado.

  80. Sempre soubemos que não teríamos um "céu de brigadeiro", mas insistir em conferir credibilidade aos "ibopes de ocasião" é tripudiar da inteligência...

  81. Diogo, o Brasil não é para amadores. O Bolsonaro sabe que a reforma da previdência de 2003, a primeira vitória do Lula no congresso ocorreu graças ao esquema de propina descoberto em 2005, o conhecido mensalão. Lula e Temer estão presos. Ele sabe que a velha política é o saque do Estado. O que está acontecendo de novo? Achaque. Isso a grande mídia não mostra porque tem interesse neste achaque. Está desesperada pelos bilhões de verbas publicitárias que foram cortados.

    1. Esta mudança de lado do Diogo só pode ser interesse financeiro não atendido pelo governo atual...

  82. Diogo , voltado assunto passado, vc comentou frase do Olavo: governo não dura seis meses. Depois do vídeo recente do Olavo, vc estava mal informado? Ou era maldade mesmo. Vc tem que dar uma explicação

  83. Presidente Bolsonaro. Tomé as redeas do governo. Foco no q é importante. Esqueça as mídias sociais. Reforma da Previdência urgente. Ou sobrará apenas o caos

  84. alguém já disse.... é a economia estúpido. Conserte a economia e depois de dedique as outras pautas. Se a economia vai bem a popularidade irá bem também e com popularidade e muito mais fácil obter maioria no congresso para qualquer projeto

  85. O Diogo não está magoado. Ele é bipolar e necessita urgentemente de ajuda farmacológica . Infelizmente, ao assinar a Crusoe, ele estava na fase pré- surto. Já deixo registrado que não pretendo renovar minha assinatura.

    1. Estou com a mesma opinião que a sua. O autor da matéria deve ter tomado algum vinho estragado com conseqüências sérias para a sua cabeça. Como eu fiz com a FSP, avisei com 6 meses de antecedência que nao renovaria a minha assinatura.

  86. Sr. Mainardi, o senhor perdeu o bonde. Esteve bem quando mostrou as trapaças do Lula, mas não sei por qual motivo desviou-se nos seus desvarios e está totalmente perdido. Você o os Antagonistas. Pena, o considerava muito! Abraços e boa sorte!

  87. Vejo que o Diogo Mainardi continua magoado! Quem disse para ele que o Presidente tem pouca aceitação? O IBOPE aquele que anos a fio trabalhou para grandes corruptos se tornando parte integrantes deles? Será que Diogo tem a memória curta ou acha que somos bobos

    1. Os dois brigaram kkkk Se adoram uma futrica nos também temos direito né 😆😆😆

    2. Eu perguntei a mesma coisa pro Mário. Sinto falta das reuniões de pauta.

  88. Diogo Mainardi continua na sua campanha contra o presidente. Crusoé vai ter uma bela surpresa quando o primeiro ano de assinaturas terminar.

  89. Diogo, você acredita mesmo no resultado dessa pesquisa do Ibope? Tenho dúvidas!!! Contudo, acho que o presidente, lamentavelmente,não assumiu ainda o controle do barco !

  90. Assisti a uma entrevista de Sérgio Moro, hoje, no Politica Play, em que ele se mostra tranquilo. Disse que o Congresso tem o seu tempo, assim como o Executivo tem o seu. Eu, particularmente, dou mais importância para a Reforma da Previdência que tem a ver com Economia, com diminuiçao de gastos, sem desmerecer o pacote anticrime. Acredito que até outubro os dois estarão aprovados.

    1. Verdade Máxima, na verdade essa "crise " está sendo produzida por essa imprensazinha marrom.

  91. O que dizer sobre o "homem"? Talvez a espécie Brasilis Sapiens seja a mais indigna de todas. Deve ter algum propósito de estarmos nessa terra e presenciamos tanta palhaçada. E tudo começa por nós e não por eles, não sejamos hipócritas. Na devolução de um troco a mais, no avanço do sinal vermelho, no pgto de 1/2 entrada de estudante sem ser matriculado em nada, etc. Ser humano brasileiro é foda, pior que todos. Quando ouço que brasileiro é trabalhador, caio na gargalhada. Ignorância é sabedoria.

  92. Perfeito. Sem o fim da impunidade q causa a corrupcao nenhum pacote economico fica de pé vai ser mais voo de galinha. O pacote anti crime ataca a causa e o efeito. Diferente do q o idiota do Botafogo diz é uma proposta inovadora. O Bozo enfiou os pés pelas mãos e investiu tempo em temas de baixa prioridade: viagem a Disneylandia, fotos de olavete, Venezuela, e outras migalhas de agrado da direita extremista e burra. Deste jeito vai dar com os burros, cavalos e vacas n’agua. Mito incompetente

  93. Análise perfeita. Fico na torcida para que Bolsonaro leia e pare pra pensar. Corre o risco de perder os seus dois melhores ministros e fazer um governo medíocre.

  94. Falar o que?temos que apoiar e acreditar,Só pedir para os filhos pensarem um pouco antes de omitir opinião,qualquer frase mal colocada ,deixa o presidente na berlinda,vamos pelo menos começar por nós,sermos um pouco mais educados ,mesmo que nao gostem dos comentarios ,educação é bom para todos,um pouco mais de calma pessoal

  95. Eu e muitos outros brasileiros votemos no Bolsonaro pra tirar o pt. Contudo que esse governo não seja meu sonho de consumo, ainda assim é melhor que ser governada pelos petistas e afins, no entanto, tirando os militares que se apresentam decentemente, e são pessoas disciplinadas que pelo menos estudaram, escolha como esse da educação, a mulher dos direitos humanos o safado do turismo....af é o outro lado do PT

  96. É isto, Diogo. Como lavajatista, sou da opinião que a estratégia de Bolsonaro, dele pessoalmente e coadjuvado pelos auxiliares, era se empenhar que o projeto dp Guedes e pacote do Moro andassem juntos, com um pormenor: pôr pressão para que o pacote do Moro fosse caminhando mais rápido (trata-se de leis complementares) e e pacote do Guedes seguisse logo atrás (na sua aprovação, não no empenho para aprová-lo). Mas Bolsonaro e família (e não equipe de governo) não tem estratégia. Vai por espasmo.

    1. Então informe em quem vota, para podermos analisar seu nível de tosquice...

    2. Faltou você se olhar no espelho e citar os toscos que votam nos petralhas....

    1. quem vota em pt Lula e escumalha é tosco e pobre de espírito, pra não dizer limítrofe.

  97. É isso aí, Diogo, o governo está sem pulso, sem firmeza, parece perdido. Se Bolsonaro não sabe o que é ser político, ele tem de aprender logo. Se não vamos vamos pras cucuias!

  98. No cômputo geral, o Presidente Bolsonaro deve estar comemorando os números desta tal pesquisa, haja vista que é sobejamente conhecido que muitos grupos estão insatisfeitos e até revoltados contra ele, como por exemplo: a) os centenas de milhares que recebiam benefícios de forma irregular do programa Bolsa Família; b) aqueles que recebiam de forma irregular, terras do programa da Reforma Agrária; c) os milhares de aproveitadores e ocupantes de cargos do governo federal que nada faziam e lá estava

    1. Faltou citar os repórteres que recebiam muitas benesse$$$$$$

  99. Essa pesquisa do Ibope encomendada pela mídia, foi cuidadosamente planejada, para aproveitar o momento que antecede a Reforma da Previdência, quando se sabe que ocorrem resistências de muitos que gostariam de se aposentar nas condições atuais, tanto que nenhum governo passado (Lula, Dilma, FHC, Collor de Melo e Sarney) teve a coragem de propor algum tipo de Reforma da Previdência, com medo de sofrer o esperado desgaste político.

    1. No cômputo geral, o Presidente Bolsonaro deve estar comemorando os números desta tal pesquisa, haja vista que é sobejamente conhecido que muitos grupos estão insatisfeitos e até revoltados contra ele, como por exemplo: a) os centenas de milhares que recebiam benefícios de forma irregular do programa Bolsa Família; b) aqueles que recebiam de forma irregular, terras do programa da Reforma Agrária; c) os milhares de aproveitadores e ocupantes de cargos do governo federal que nada faziam e lá estava

  100. Na minha visão os acontecimentos estão tomando o rumo errado. Depois, não chorem o leite derramado. Pode ser tiro, porrada e bomba !

  101. Infelizmente é verdade. Jair é muito atrapalhado e não tem a liderança que lhe foi incumbida pelo voto majoritário. Vive na sombra do que foi. Ou ele vira o jogo ou ele cai, simples assim. E se ele cair, o Brasil desmorona.

  102. Diogo está certo. Não importa se os filhos estão certos ou não, importa o que as pessoas acham. eu votei em bolsonaro, mas acho que ele perde tempo demais com picuínhas desnecessárias. nesse rumo, logo ele vai para o buraco.

    1. IBOPE...Idiotas e Bobos Operados pela Esquerda.... Dar atenção a essa bosta?!?! Faça-me o favor!!!

  103. Será que esses três filhos mandam ou tem tanta influência nas de isoez do pai, que toda hora entra numa saia justa por causa deles?? ou é distorção do fatos e das falas que essa imprensa e jornalistas da esquerdalha criminosa plantam diuturnamente nasredes sociais na tentativa de inviabilizar o governo JB, esquecendo que estamos todos na mesma nave chamada Brasil.

    1. Exatamente isto que acontece Roberto, uma "crise" provocada pela imprensa, com interesses financeiros ou por pura esquerdopatia.

  104. Não concordo. Não confio na pesquisa. Dois ministros do novo governo apresentaram 2 projetos maravilhosos para o novo Brasil. Cabe ao congresso analisar e votar. Bolsonaro colocou esses ministros lá e apoia os projetos. É isso que eu esperava dele. Continuo muito feliz com meu voto. Tô infeliz com o antagonista. Estão extremamente perdidos. A nova forma de governo deixou o antagonista perdido. Não querem apoiar Bolsonaro quando ele está certo em deixar o congresso decidir, sem ter que babar ni

  105. Infelizmente é a pura verdade. Às vezes a estupidez é tão grande que parece uma estratégia genial que não percebemos. Às vezes parece apostar que o caldo entorne para que os militares acabem de vez com esse arremedo de democracia que temos aqui no Brasil.

  106. Mainardi te admiro muito mas agora discordo. Confiaria na pesquisa se fosse o Instituto Paraná. Acho que o presidente não fala do Moro porque ele conhece o Congresso. Ele mostra que quer agir de outra forma na política mas o Congresso está cego e surdo de medo dessa mudança. A luta é dura. A força dele está na internet e no povo que o escolheu e são muitos. São os da Lava Jato e os contra PT. São Muitos. Falta mobilização popular para a mudança e para fortalecer o Presidente.

  107. O maior erro do Bolsonaro foi apoiar o Maia na reeleição. Esse foi um tiro no pé. Moro já deve ter se arrependido de largar a magistratura para entrar nessa fria.

    1. Concordo. Certamente ele tem um plano B, pois jamais largaria a magistratura apenas para integrar o governo. Mas já deve ter se arrependido mil vezes. Eu ainda apoio o presidente, em quem votei, mas está cada dia mais difícil... triste porque o seu (iminente) fracasso vai sacramentar a volta e a permanência da esquerda....

  108. pois é, Dom Diogo, o Brasil dançou. Volto pra pernambuco pois não tenho pra onde ir. Lá, minha família toda lulista, vai mandar-me para a africa, com certeza.

  109. O que acho um disparate principalmente porque ninguém está compromissado em colocar o País num ranking melhor! Muita falta de patriotismo !

  110. Olha o desespero do Mainardi, confiar cegamente no resultado de uma pesquisa de um instituto totalmente duvidoso para tecer um raciocínio, é a dor de cotovelo de quem perdeu as eleições. Se diz democrata mas não respeita o resultado quando é adverso. Vou emitir minha opinião: BOLSONARO não perdeu sequer um de seus eleitores, e se a eleição fosse hoje, talvez tivesse mais votos ainda.

    1. votei nele, pra tirar o PT, espero que ele abandone o tweeter, que faça os filhos trabalharem em seus respectivos espaços, e coloque pra fora gente corrupta e trabalhe pra aprovar o pacote do Moro.

  111. Diogo: vc nao esta ajudando em nada com esses seus comentários. Ibope: esses caras erraram o tempo todo durante as eleicoes, e vc fazendo propaganda de um resultado q esta certamente manipulado. Diz-se reformista, mas teus comentarios sao todos anti governo. Estamos diante de um governo q em menos de 2 meses entregou os 2 pacotes mais importantes para o paus. E nso vejo vcs apoiarem. So vejo mimimi.... Facam comentarios positivos....

  112. Uma pena que falte pulso ao Bolsonaro. O resultado está aí: ninguém se entende na Câmara, perdeu o respeito e colocou o projeto do Sérgio Moro para virar carniça, não deu um chega para lá nos filhos e la nave va, até que afunde de vez

  113. A reforma previdenciária, primeira opção de reforma do Bolsonaro depois do afastamento do PT desmilinguiu não por falta de pulso do Bolsonaro, mas porque ele é fraco mesmo. É que a maioria não quer admitir. Ele fugiu da reforma previdenciária como morcego foge da luz. Tinha preocupações com coisas menores como o vídeo obsceno que postou e as viagens internacionais que não tinham nenhuma urgência. Quis deixar tudo nas costas do Maia, que não é responsável pela formação de bancada. E a Joyce avião

  114. Continuo a confiar no Bolsonaro, tenho certeza que fará um bom governo. Acho difícil consertar em nem 3 meses o estrago de 16 anos de desgoverno. Avante Bolsonaro que Deus te abençoe e te de sabedoria para governar para todos os Brasileiros!!!

    1. Há muito ficou demonstrada a falta de credibilidade do Ibope, assim como a do Datafolha...

  115. Inexperiência é a palavra. Mas muitas coisas positivas aconteceram! Bolsonaro precisa parar de cair na armadilha da experientíssima rede marqueteira da "esquerda", treinada em tecer uma rede de comunicação torcida a favor de seus interesses sempre escusos. Importante não nos deixarmos levar pelas manchetes que decidem por nós serem as que devemos focar e exigir ação. Agora, por exemplo, que as investigações do assassinato da Marielle parecem ter evoluído, vamos esclarecer o de Celso Daniel.

  116. Perfeito ponto de vista quanto á conduta do presidente mas ingênuo quanto às consequências. O Brasil continua sendo a terra do jeitinho porque o presidente é cria dele. As mudanças prometidas, como aquelas do gestor de mentirinha, vão ficar ao vento

  117. É a pura verdade. Ele anda perdendo tempo com um tal de Zé de Abreu. Pode isso? Votei em Bolsonaro, contrariei minha esposa por colaborar financeiramente com a campanha e já me arrependi.

  118. Eu não vejo assim, o que está faltando é a coordenação do presidente com os ministérios para selecionar o que é fator relevante que precisa ser passado para as mídias sociais informar a população, e não concordo quererem igualar os militares aos demais, pois, não recebem horas extras, os salários não são elevados, são treinados e para onde forem designados sabem que não podem dizer não, as vezes perdendo a própria vida pela Pátria.

  119. A grande verdade Diogo é que este seu discurso apregoando a derrocada do governo só interessa, muito, aos anti lavagistas....

    1. Foi a globo que encomendou também sua pesquisa de supermercado ?

    2. Não são necessárias pesquisas. Basta conversar com as pessoas nos mercados, nas ruas etc. Há uma decepção nas declarações. As pessoas esperavam uma atitude do Bolsonaro, só que ele não deslancha. Seu governo só produz factóides e tolices.

  120. Pois é Diogo. A impressão que fica é a de que Moro foi içado para decorar o Ministério. Concordo com você, porque sou "lavajatista" até a medula (ou a alma; qual que é mais? rs). O pior de tudo é que se continuar dizendo m... pode dar espaço aos petralhas. Pqp! Pra fazer um governo razoável bastava ficar de boca fechada!

  121. Acho que o mais difícil para o governo é ter que negociar com essa corja chamada Congresso. É um bando velho que só pensa nos próprios umbigos e não estão nem aí para o desenvolvimento do Brasil. Se os brasileiros tivessem mais vergonha na cara, não gostassem tanto de ladrão e investigados de todos os tipos, estaríamos em uma situação bem mais confortável para aprovar as reformas.

  122. Diogo, admiro você acreditar em pesquisa, as mesmas entidades que mostraram nas eleições que Bolsonaro perderia de todos candidatos no segundo turno.

  123. Diogo eu (e creio que a grande maioria dos leitores da Crusoé) exijo que você me diga qual é o índice de credibilidade do IBOPE? Ainda por cima quando a pesquisa é encomendada pela TV Globo?!!!

  124. Não se vê essa descida da popularidade do Capitão nas redes sociais. E o IBOPE, por outro lado, não acertou nenhuma pesquisa quando ele era candidato. Como acreditar nessa pesquisa? Eu continuo acreditando.

  125. A pesquisa da Record, deu números muito mais favoráveis à BOLSONARO. Comente essa pesquisa Diogo, porque comentou só a desfavorável?

  126. O governo é o de menos. O problema é o Brasil. Se a reforma subir no telhado, preparem os seus passaportes. Isso aqui vai caminhar a passos largos para a Argentina no início dos anos 2000 ou da Grécia.

    1. O bozominion mó passou a maior rasteira no S. Mouro prometendo uma posição destaque no governo e ele acreditou. Agora ele está vendo que ele está perdido num governo de família.

  127. Não entendo. Eu uma publicação como a Crusoé, que se espera um público leitor de melhor nível, não se respeita a opinião alheia. A nota do Diogo faz sentido, na minha ótica. Críticas ao Ibope, também. Mas uma questão não anula a outra. O Ibope não é muito confiável, considerando as recentes pesquisas das últimas eleições. Mas não prejudica a correta interpretação política do Diogo.

    1. Atenção tropa de choque, Diogo peidou.....Aplausos!!!!!!

    2. Se você acha que a revista mudaria por sua reles tentativa de chantagem está muito enganado. Vaza!

    3. Então fique apenas com as tuas leituras fake news! Cancela logo. Jornalismo de verdade incomoda, né

  128. Quer dizer que AGORA, o Ibope está certo????? Incrível como TODOS, repito TODOS da Imprensa falam que o atual governo já acabou. Acho que o País não tem tantos Psiquiatras pra tanta gente! Fica a dica!

  129. Ele fala pros filhos, pro Olavanta, pro Trump, pro Bannon... e quando quer matar o tempo com outras bobagens, pra Damares. Cadê o liberalismo econômico e o combate à corrupção prometidos em campanha, poxa!?

  130. RESUMO: Título: O MEDO MOVE A LAMA: Tem big corrupto de rabo preso tocando fogo à “esquerda” e NA “direita”, rsrs... Os incendiários miram se esconder na fumaça, pois a sombra fresca já era... (Final: “O Temer tambem ta preso babaca!”). Se me pagar passo a escrever aí, rs.

  131. concordo com tudo. nenhum parlamentar enrolado na lavajato quer votar o pacote anticrime nem a reforma da previdência. Bolsonaro tem que ter pulso firme.e os eleitores cobrarem seus parlamentares

  132. Acho uma burrice o que os presidentes da Camara Federa, Senado e suas MAGESTADES DO SUPREMO estão fazendo.estão procurando chifre em cabeça de cavalo e vão encontrar. Como adulto, vivi a época em que os militares mandavam. Como cidadão comum, fui empregador e tenho saudades dos anos em que os militares mandavam. Nunca tive cargo público e tenho saudades dessa época, polis não éramos escravos do poder público

    1. José S., Vou utilizar uma onomatopeia para expressar meu sentimento ao ler o seu post: "ahahahahahahahahahah"... Realmente hilário... E se permite, "majestades" é com "J"...

  133. Não considerando a pesquisa, porque foi um desastre o resultado das últimas eleições, Dilma seria Senadora...Gostaria de saber de você Diogo, qual o seu olhar sobre Dr Sérgio Moro ter deixado a Magistratura...Um cafuné pra você!

  134. É nossa realidade, ñ consigo entender a posição de Bolsonaro, com todo o staff de oficiais superiores ao seu lado, c/ anos de câmara, como pode tanta cabeçada?, em política é necessário conversar durante as 24 hs do dia e o presidente é fundamental nesse processo.

  135. Aaaaakkkkkk....Mainard, Eu estou no meio dos 74% que faltam p fechar essa conta do IBOPE (De quemmm??? Do Ibope!!! aaakkkk). Muita babozeira nessa matéria. Já li textos melhores. Fala sério!

    1. "...volte para a estante.." genial essa colocação kkkk

  136. Já vi que a melhor opção será o cancelamento da Crusoé, já cancelei a Foice de São Paulo, não vejo#Globolixo, literalmente quase sem opção.Lamentável!!!

  137. Para aqueles que votaram, não pelo Bolsonaro, mas puxados pelo Moro o governo acabou. Dificilmente irá se recuperar pois não há seriedade. São todos uns crianções brincando de agradar o tio Sam.

  138. Bolsonaro não é bobo. Ele já deve ter visto que, com este STF dando cobertura para o que restou de ORCRIM no congresso, não vai. É uma corrida contra o tempo dos dois lados, não é o cenário que todos esperávamos, mas é a realidade atual e que vai evoluir, pro bem ou para o mal. (General também não costuma ser bobo, é treinado até para contar quantos mortos suas decisões irão causar. Não são de fugir da realidade, por pior que ela seja).

    1. Marcos você deve ser militar,porque pensa e escreve como um. Nada contra militares,tenho amigos militar mas com outra cabeça .

  139. Taí Diogo. Muito bom comentário. Direto, comedido, sem agredir ninguém. Vc é livre para fazer o que quiser mas eu sinceramente acho que você escreve melhor quando não está em estado colérico, como parece ser o caso agora. O Mário exerce a acidez com mais desenvoltura.

  140. Jair Bolsonaro parece que esqueceu que a campanha acabou e que precisa governar, assumir a frente das batalhas! Deixar o Moro nas mãos desses vagabundos de plantão, vai levar esse governo pro brejo!!!

  141. Mainardi, pense aí. O gordo da Câmara, o sapato alto do Senado, o Gilmala, o palhaço carequinha e o Toffoli escantearam o projeto do Moro, acharam o bode Ioiô da mídia, destruíram a nova previdência, estão contra os militares etc. Tudo isso fez a popularidade do Bolsonaro cair. O que vai acontecer como povo Mainardi? Para continuar governando o Bolsonaro pode aumentar os soldos dos militares e realizar a travessia com eles, simples assim, não?

  142. Ele governa para 9% , dá poder aos seus garotos, acha que é Trump. Acho até um pouco infantil e o que é estes milicianos virtuais que sua família alimenta?

  143. Nunca vou me perdoar por ter votado em Bolsonaro para não votar no PT. Minha esperança era pífia que a boca grande é a falta de traquejo político dele fosse ficar em segundo plano. A esperança era que surgisse na onda de popularidade e desse força a Moro e Guedes para os projetos mais importantes. Mas, não. O clã ainda ajuda com a boquirrota. Já desisti.

  144. Pesquisa sobre o governo é uma forma de oportunismo, ainda mais quando se constatou que as mesmas foram forjadas nas últimas eleições. Afinal onde está a senadora de Minas Dilma Roussef ? Em casa. E Lindemberg? E Paes? É mais uma forma da tv Globo de solapar Bolsonaro. Estou em “corner”. Ou me separo do meu marido, com quem sou casada há 53 anos, ou saio da sala para não ver a Tv Globo. 540. É revoltante o que está passando o Brasil. Quero morrer aqui, na minha cidade, no meu bairro.

  145. Como disse ontem, e ratificado nos comentários abaixo, a grande mídia está conseguindo criar um exercito de papagaios! Logico, em detrimento do Brasil....

  146. Guedes quer economizar 1 trilhao, pelo menos, em 10 anos se a reforma for aprovada sem modificações. Os militares respondem quase 17% do rombo da previdência. E aí resolvem misturar plano de carreira com aposentadoria para os militares no mesmo pacote. No fim, em 10 anos, esse pacotão dos militates impactaria numa redução de 1% no déficit da previdência. Isso sobrecarrega todas as demais categorias, que serão as que pagarão a conta.

  147. Começou o jogo da velha politica, Rodrigo Maia Genro de Moreira franco (toma lá da cá), contra anova. Isso é bem mais complexo do que uma simples análise.

  148. Muita calma nesta hora! Fui eleitor do Bolsonaro, primeiro para tirar o PT do poder, segundo porque era quem poderia fazer isto acontecer. Rezo e torço para que seu governo dê certo, mas ele tem demonstrado que ainda não encontrou o rumo. Como político que deveria ser experiente após 7 mandatos, não desceu do palanque de deputado e não caiu a ficha de que é o PRESIDENTE do País, com toda a liturgia que o cargo exige. É hora de menos twiter e mais ação.

  149. Vamos aos fatos: tirando a questão da pesquisa, que cabe milênios de discussão, não há como se negar o que o Diogo fala sobre o apoio não dado ao Moro. Outro fato é que essa reforma dos militares acompanhada de aumento dos benefícios é acima de tudo inoportuna. Considerar que o militar não se aposenta (entra para a reserva) e manter paridade dentre outros é um absurdo...

  150. E se continuares escrevendo parcamente como estás, teu baixo percentual positivo também vai prô beleléu. Aliás, tua revista também.

  151. Brilhantemente resumudo Mainardi. O recado da sociedade é cristalino: o presidente tem que ter Foco Primeiro no Pacote Anticrime de Moro, pq a sociedade É Moro! E segundo , que a reforma da previdência seja Séria, sem os erros chilenos de AFPs faludas ou que " venderam o passe" sem anuêncua do seu investidor, levando a uma onda de idosos sem pensões ou com pensões q não lhes asseguram sequer a comida na mesa! Acorda Presidente!!!!

  152. Perfeita a análise do Diogo. Até aqui o Bolsonaro tem sido uma decepção. Só se preocupa em twuitar questões menores. Como político experiente, deveria saber que lidar com o Congresso é , talvez ,a sua tarefa mais difícil, no entanto essa área esta à matroca. Na visita aos EUA, comportou-se como um menino deslumbrado, deram -lhe um "pirulito" e alguns afagos e ele ficou radiante. Fez grandes concessões e só trouxe promessas e intenções. O MRE, Ernesto Araujo parece um peixe fora d'agua .

  153. Rapaz, realmente não sei nem o que dizer... Agora o Ibope merece Ibope? Chama a Paraná. Afinal, o que vc defende? Que decepção. Que fase. Que jornalismo.

  154. Diogo, desculpa mas é apenas a tua ótica. Alias, me parece que nos últimos tempos tuas publicações não são significativas, me parece que tua tática de "minar" o presidente vai ser como um tiro que sai pela culatra. Sem ofendê-lo, é apenas minha opinião. O Presidente tem sim nosso apoio plenamente. Não sou político e nunca participei de algum partido, sou um brasileiro comum. Mas leio a quem o Ibope tem se dedicado a trabalhar e com ele a cúpula da mídia brasileira, nesta eu não confio.

    1. Perfeito, Bonetti, digo que este apoio cego ajuda a destruir.

    2. Cara, quem "mina" um presidente é quem elogia ele, mesmo quando o governo dele vai de mal a pior. O jornalista que faz a crítica cabível é o verdadeiro apoiador, pois estimula as coisas a irem na direção certa, ao contrário do apoiador incondicional, que vê o navio afundando e bate palma. Os caras do Antagonista e da Crusoé são abertamente favoráveis à maioria das principais pautas do governo, e se estão fazendo críticas, é pra empurrar o negócio na direção certa.

    3. Sergio. Ficai com julgamento de fato, como Diogo fez. Não ao julgamento de valor.

  155. Se os eleitores do PSL não tiverem espírito crítico, vão para o mesmo caminho dos petistas, que nunca tiveram humildade de reconhecer os seus erros e deu no que deu... Até o momento, o maior inimigo do Bolsonaro tem sido ele mesmo: os seus deslizes são diários. Na verdade ele tem apenas um problema mental: o resto é consequência disso. Né Diogo Mainardi ?

  156. Concordo.O Bolsonaro é Artilheiro e como tal deveria manter fogo cerrado sobre o inimigo,criando condições de manobra para a tropa amiga.Entretanto,causa-me indignação quanto a incompreensão com os militares.Desde o Collor a Instituição e seus profissionais vem sendo massacrados.Acredito que conheça bem a seleção,formação,dedicação e vida desses profissionais(claro,existe exceções.Que são mínimas).Por que não houve manifestação por ocasião de verdadeiros atentados a carreira?...não acreditam?

  157. Concordo! Acaba se desgastando com assuntos de nenhuma relevância ao invés de investir todas as fichas nos seus projetos que o elegeram... Acho sim que não adianta sabe -se lá quem, disparar comentários infantis e que incentivam sim ainda mais o ódio e a divisão da população e que não se encontra no nível de uma presidência. Mais sabedoria presidente .....!!!

  158. Só uma correção, a reforma dos militares não aumenta a despesa publica, ela reduz, em R$10 bilhões em 10 anos. Pode-se com razão argumentar que reduz muito pouco por causa de privilégios compensando os cortes. Mas falar que as despesas aumentam é flagrantemente errado.

    1. A falta de habilidade da equipe da reforma da previdência foi, no caso dos militares, imperdoável, pois anunciou dois projetos independentes, a reforma propriamente dita e a reformulação da carreira militar, no mesmo evento. A reforma dos militares, isoladamente, economiza quase 100 bilhões de reais. Assim deveria ter sido anunciada. O plano de carreira deveria ter sido anunciado depois da aprovação da reforma. Mas o presidente está preocupado com golden showers.

  159. A "reforma" da previdência dos militares não é apenas desvairada, é um desrespeito à população que acredita ter eleito um governo que prometeu corrigir as distorções existentes - não só geradas pelos corruptos do PT. Trata-se de uma manada de jabotis gigantes metidas num projeto de reforma da previdência! Sendo que a dos militares é a mais distorcida e nociva para o país atualmente. Não vai rolar.

    1. Cristiany, por que esse ataque aos militares.Você conhece as suas carreiras e história.Por que nos momentos de sacrifícios,verdadeiros atentados a carreira das armas,se calam?A função mais importante do Estado,assim como qualquer sistema,inclusive o corpo humano,é a SEGURANÇA/DEFESA.Sem ele não existem.E não é uma "tarefa simples" e secundária.É a primeira e a última de uma Nação.Criação/nascimento e morte.Um profissional desqualificado é um perigo para um Estado de Direito.Vide Venezuela,Rep Af

  160. É verdade. Está ficando difícil sustentar a argumentação. Ou muda, ou acabam mudando o governo. Ele ainda não entendeu que um dos principais atores de seu governo é justamente o ministro Sérgio Moro. Moro é e sempre foi motivo de medo da canalhada em se rebelar.

    1. Pelo menos essa contribuição o Bolsonaro deu - talvez o Trump diminua as exigências para vistos aos brasileiros!

  161. Algumas pessoas só sabem ser o que são, Boslsonaro não sabe ser presidente e não se dá ao respeito quando permite que seus filhos participem do seu mandato. os espertalhões já perceberam isso.

  162. Concordo, o Capitão precisa ser mais crítico em relação às suas atitudes até então. Mais coerência com o discurso de campanha com mão firme pois lida com uma quantidade enorme de ratazanas no congresso. E dar mais apoio ao Sergio Moro.

  163. Perfeito, Diogo. O que me impressiona é tanta gente entender como crítica destrutiva uma análise tão séria. E segue o baile...

  164. Meu voto foi antiPT, mas eu tinha esperança que Guedes e Moro conseguissem sucesso e só isto já Valéria muito a pena ter votado no JB. Ilusão a minha pois além do próprio presidente sabotar seus dois melhores ministros ainda tem um filho perigoso que toca o terror com sua milícia e um envolvido com laranjas. Depois tive esperança que os militares em seu entorno levassem uma luz para o desastre mas parece que não estão dando conta... Perdi a esperança neste governo.

    1. Incompetente, revanchista e infantil. Não poderia escolher melhores palavras para resumir o presidente, seus filhos e alguns ministros.

    2. E não é preciso nenhuma pesquisa de IBOPE para constatar o desânimo que está tomando conta dos brasileiros!

    3. Pra chegar onde chegou com uma infra estrutura tão baixa eu continuo acreditando em Bolsonaro. Ele apenas dá a corda e o inimigo se enforca sozinho. Vamos aguardar

    4. Assino embaixo. O que era uma incógnita, infelizmente, mostrou o que realmente é: incompetente, revanchista e infantil. Que Deus se apiede dos brasileiros!

    5. Creio mesmo, Leila, que são muitos os que perderam a esperança neste curto caminho de 3 meses.

    6. Márcia, me enxerguei nas suas palavras. Obrigada. Você expressou exatamente o meu sentimento e tenho certeza que o sentimento de muitas pessoas que votaram no JB com essa mesma esperança.

  165. Ibope não é confiável isso não é novidade nenhuma, já uma coisa eu concordo em partes com a matéria, acredito que o presidente deve vir a publico mais efetivamente defender a reforma e do pacote, sem atacar quem é contra, mas vai saber qual estratégia ideal nesse jogo de xadrez, só estando lá dentro...

  166. Curioso: Quando a gente é militante, fica cego para a realidade! E prefere colocar a culpa na imprensa, no Ibope, no amigo com visão diferente...

  167. Agora até a culpa de o Maia sabotar o Pacote Anticrime do Moro é do Bolsonaro e não do próprio Maia! Ou seja, se um politico claramente sujo sabota o governo, a culpa é do presidente por "não ser bom o suficiente". A que ponto chegou o anti-bolsonarismo, a criatura passa pano até num verme como o Maia pra criticar por tabela o presidente. O cara que te disse que "a Hillary ja ganhou" ta cada vez mais perdido

    1. Popular ou não, o Sr. Bolsonaro está deixando a desejar. Votei 17 e concordo com toda as palavras de Diogo.

    2. A pesquisa do IBOPE é irrelevante. O que conta é o que está acontecendo diante dos nossos olhos, só não encerga q

    3. A pesquisa que o Ibope divulgou é a mesma q garantiu q Bolsonaro perderia. Quem está boicotando o pacote anti-cri-me do ministro Sérgio Moro é o Rodrigo Maia. Parece que engoliu um rei.

  168. Bolsonaro, com todos os problemas, é mais do que o Brasil merece. Fez mais que os dez presidentes anteriores juntos, mas enfrenta um sistema de corrupção de 500 anos. Agora, levar a sério pesquisa do corrupto IBOPE? Deixa de idiotice, Diogo.

  169. Eu que te admirava tanto agora discordo de quase tudo que fala: acreditar em pesquisa IBOPE é lamentável e dar o governo como derrotado com 3 meses é demais. Falar é fácil

    1. Amiga, que se dane a pesquisa IBOPE. O que importa é que se as reformas não passarem, o governo Bolsonaro ACABOU. A primeira missão dele era tirar o PT, isso ele conseguiu. A segunda é manter o PT longe e isso ele só consegue se melhorar a economia, e a reforma da previdência é só o primeiro passo. Se ele tropeçar nisso, não vai ter força para outras (tributária, abertura de mercado, etc)

    2. A pesquisa do IBOPE é o que menos me importa, a mim ela não influencia, o que importa é o que está acontecendo diante dos nossos olhos, só cego e avestruz não enxergam!

  170. Creio que você errou mais uma vez devido ao imediatismo o jogo ainda está nos vestiário O time principal vai entrar em campo de Verde e Amarelo Acorda Brasil

  171. Não é fácil pois o QUARTO PODER é fisiológico Reportagem com conclusão em cima de Ibope? Este organismo fechou desde as últimas eleições.

  172. Na mosca, Diogo, tb acho, dentre toda a confusão agora, espero pelo bem do Brasil que comece uma retomada, e outra coisa também, não acredito no ibope, mas acho que o Bolsonaro perdeu um pouco a popularidade, ninguém imaginou que seria fácil, tem sabotagem petista e corruptista, que difícil...

  173. Infelizmente concordo em gênero, número e grau mas, era o que tínhamos para enterrar o PT e nos dar um mínimo de esperança por menor que fosse pois do lulopetismo já sabíamos o que teríamos.

  174. Infelizmente, Diogo, vc está certo! Temos um líder muito fraco, que a cada dia perde um pouco do grande capital que ganhou na eleição. Mas isso já era previsível dado o seu histórico na vida pública... Ok, eliminou o pt, mas a cada dia o realimenta novamente dando tiros nos pés e provocando-os com seus extremismos, em vez de governar.

    1. O Ibope e a mídia navegam no mesmo sentido; DERRUBAR O GOVERNO BOLSONARO. ENTERRAR AS REFORMAS E DANE-SE O POVO BRASILEIRO. Quando os desempregados chegarem a 50 milhões, será tarde demais.

  175. Reação às medidas já era esperada, né Diogo? O que não era esperado era essa demonstração de apatia por parte do Bolsonaro. A tentativa de assassinato contribuiu muito, claro. Gente botando freio nele, tem demais. Daí ele apela pro filho que, de emputecido, não mede palavras pra mostrar o tamanho da pingola...Espero que "baixe" nele, em algum momento, o antigo espírito de deputado capitão e comece a chutar umas canelas e baldes, seja do Legislativo, Judiciário, Executivo ou dos milicos.

  176. Concordo. A falta de pulso de Bolsonaro me espantou. Apoio popular , teve. Ministros capacitados, tem. Apoio e participação das FA, integral. Está com medo de meia dúzia de bandido capanga? Fecha o congresso , o STF e faça nova eleição. Radical?absurdo? Com certeza mas,o que assistimos há anos é o absurdo insuperável .

  177. Maia esperaria porque tem 360 votos na Câmara a fovor do pacote de Moro, puxado pé na vsncads da bala. Bolsonaro esta sendo vir de pro Congresso mostrar a cara! E é o que tem acontecido! A hora de conclamar a população pra se bdnifsstar chegará, calma!! Pra vencer a putaria desse Congresso, só com muita estratégia e Sabedoria!

  178. DIogo imagina você falar que um funcionario que se aposenta com R$ 30.000,00, vai agora se aposentar com R$ 5.300,00....Só aceita isso as massas que não tem poder para brigar por nos trabalhadores da iniciativa privada...Eu sempre achei qe seria impossivel se chegar a algum lugar ainda mais tendo o Botafogo/Bolinha como socio na empreitada...Não vai haver reforma com esses patamares. Aguarde.

  179. Quando você acha que se livrou dos petralhas chegam os bolsotralhas As pessoas na rua já começam a se perguntar se tem jeito. Prefereria uma guerra civil, pelo menos saberíamos quem são os inimigos e a quem combater. Se tudo que é político carioca está na cadeia, por qual motivo ainda colocamos um carioca no governo Federal? E ainda tem os filhos, os irmãos bolsotralha, pelo pai ter ganhado as eleições acham que se tornaram donos do Brasil. A extrema direita é tão danosa quanto a esquerda.Paz

    1. O problema vai ser se os militares chegarem à conclusão de que só eles conseguem dar um jeito na república. Daí vai ser 1964 de novo e adeus liberdades.

    2. Ainda não tiveram tempo para tanto. mas as atitudes estão sendo as mesmas do início de 2003. Vamos colocar General em todos os Ministérios para desratizar e não deixar os bolsotralhas entrarem....... Que por um acaso vivem às turras com os Generais.....e, pode ter certeza que eles, no backstage, sabendo quem são os bolsotralhas, estão tentando barrar a tomada desenfreada, desequilibrada, desqualificada de poder. É só prestar atenção que verá o que os bolsotralhas estão fazendo nas redes sociais

    3. Bolsotralhas!! Cadê o mensalão, o , petrolão, os ministérios entregues com porteira fechada, quem lidera quadrilhão no atual governo?

  180. Moro e Guedes , as duas únicas coisas que valiam à pena nesse governo estão sendo desidratados. O que me espanta é que os bolsonaristas não sabiam que era justamente isso o que Rodrigo Maia ria fazer quando lhe deram apoio,quando até meu cachorro sabia.

    1. Enquanto os "babacas" de plantão focam só em defender tudo o Bolsonaro e Familia fazem, o Brasil segue descendo a ladeira em rítimo acelerado e ao que tudo indica, agora sem freio!

  181. O Maia está jogando a toalha. Vai deixar a articulação da reforma. Foi um erro tê-ló apoiado e Janaina estava certa. Nesse caso, estaremos melhor sem ele. É hora de pedir a cassação de seu mandato. Motivos não faltam.

  182. Pesquisa do Ibope? Já estou aguardando a do Datafalha que certamente imporá índices ainda mais catastróficos ao governo de turno. Políticos e outros grupos aproveitarão para determinar suas agendas e afundar o país. Pena que não teremos as urnas para desmentir os institutos de pesquisa.

    1. Datafolha no segundo turno: 55 x 45. Ibope: 54 x 46. O jênios da internet fanáticos pelo Bolsonada: 70 x 30. Realidade: 55 x 45. As urnas desmentiram os fanáticos, mas os fanáticos são tão boçais que ainda acreditam na própria ilusão.

  183. Pulso? Ceder a chantagem e entrar no jogo de bandido é ter pulso? A realidade é que o STF está ao lado da ORCRIM que restou no Congresso. A lava jato precisa completar o serviço, limpar a área, para o Brasil poder andar. Pulso para fazer o quê? Pressionar chantagista no papo? Ir para rua também não é função do presidente. Só o povo pode resetar uma república, mesmo uma fake desta aí. Querem saber? Ou muda o STF ou vai dar [email protected]! A realidade é dura de admitir? É! Fazer o quê? Culpar os outros?

    1. Restaurar a Monarquia já. A proclamação da republica foi o nosso desastre. É só olhar para trás e ver que não tivemos um período de tranquilidade desde então. Tudo pela falta do poder Moderador exercido pelo Imperador. O Imperador era chefe de Estado. O presidente exerce a função de Chefe de Estado e chefe de governo ao mesmo tempo, isso quando exerce!!

  184. A pesquisa será usada, entre outros pretextos ridículos, como desculpa para os imorais do Congresso não aprovarem nada. Eles querem destruir o país, não o Governo.

  185. 17% o consideram péssimo, e daí. Quantos seguidores da seita vermelha existem no país, quantos esquerdistas existem. Muito mais de 17%, a votação do poste prova isso. Esses sempre o considerarão péssimo, mesmo que seja excelente. Bolsonaro está no caminho certo, seguindo as pautas que o elegeu. Falha em não defender enfaticamente a reforma da previdência.

  186. Visão MUITO pessimista da fotografia . Joyce realizando ,a meu ver , bom trabalho na liderança . O que você chama de articulação política ($$$$) - Esquece!! Ou o povo e vocês ajudam na pressão do que ACREDITAMOS ou o povo vai para as Ruas e seja o que tiver que ser! Militares: visão financeira equivocada - Existe economia líquida . Reconheço são diferentes no MUNDO TODO! Que tal os benefícios Legislativo/Judiciário ? Mais importantes ? JB vencer ou vencer prefere o PT?

    1. 3 meses já estão jogando a toalha? ? ? Dia 7/4 , aguardem.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO