GranmaMédicos cubanos serão reconvocados pelo governo para atuar nos rincões do Brasil: edital sai até o fim do mês

A volta dos cubanos

O governo vai anunciar em breve a recontratação dos doutores do Mais Médicos que se recusaram a voltar para Havana após o fim do programa brasileiro
21.02.20

Mais de 1,8 mil médicos cubanos proibidos de atender a população preparam o jaleco e o estetoscópio para voltar à ativa no Brasil. Criticados pelo presidente Jair Bolsonaro, que na campanha prometeu expulsá-los do país com a exigência de revalidação de diplomas, os profissionais serão reconvocados para atuar nos rincões do país — a preferência será para os locais de alta vulnerabilidade ou de difícil acesso. Um edital de chamamento destinado exclusivamente aos cubanos será publicado até o fim do mês pelo Ministério da Saúde. Ainda não há definição de quantas vagas serão abertas, mas a expectativa é a de que a convocação alcance boa parte dos médicos da terra de Fidel que ficaram no Brasil. Eles poderão voltar a clinicar, sem a exigência de revalidar seus diplomas.

Uma lei aprovada no ano passado, a partir de uma medida provisória editada pelo presidente, criou o Programa Médicos pelo Brasil, concebido como sucessor do criticado Mais Médicos, da era petista. O foco do projeto é a atenção primária, especialmente nos lugarejos onde há dificuldade para contratação de profissionais. A lei exige que os participantes dos processos seletivos tenham registro no Conselho Regional de Medicina, mas abre uma brecha. Permite a reincorporação de cubanos por um período máximo de dois anos, desde que eles demonstrem que foram desligados em razão do fim do acordo e comprovem que permaneceram em território nacional como naturalizados, residentes ou refugiados. O texto original da medida provisória não previa a autorização para cubanos atuarem novamente no país, mas parlamentares incluíram esse artigo durante o trâmite da MP no Congresso. O presidente optou por vetar três dispositivos do texto, mas deu aval à reintegração dos médicos cubanos.

Ainda candidato à Presidência, Bolsonaro criticou a contratação dos profissionais em diversos palanques. Em agosto de 2018, prometeu “expulsar com o Revalida os cubanos do Brasil”. O Revalida é a prova que libera os médicos formados no exterior para atuarem no país. Um ano depois, já no Planalto, o presidente afirmou que os cubanos “não são tão bons médicos assim”, mencionando o caso do venezuelano Hugo Chávez, que tratou, sem sucesso, de um câncer em Cuba. Bolsonaro ainda chegou a acusar o Mais Médicos de formar “núcleos de guerrilha” no Brasil.

Pedro Ladeira/FolhapressPedro Ladeira/FolhapressNa era petista, cubanos tinham que destinar 75% do salário para o regime
Como mostraram reportagens de Crusoé, alguns médicos que atuaram no Brasil durante o governo do PT chegaram a denunciar que consultores internacionais contratados para atuar aqui pela Organização Pan-Americana da Saúde, a Opas, seriam na verdade comissários políticos guiados pelo regime de Havana. Era para esses consultores que os médicos deviam informar os seus passos. A coordenação foi marcada por excessos, uma rede de vigilância exercia controle total sobre eles. Além disso, de acordo com as mesmas denúncias, os tais consultores teriam estruturado uma espécie de arrecadação mensal para contribuição partidária. Não bastassem os 75% recolhidos dos seus salários, os médicos filiados ao Partido Comunista eram obrigados a entregar mensalmente no Brasil uma contribuição de 24 reais. O dinheiro era arrecadado em cada município e transferido para a conta do coordenador estadual, que, por sua vez, repassava o montante para a coordenação nacional. Espera-se que, agora, a história seja diferente. Uma coisa já é certa: o Ministério da Saúde diz que os cubanos receberão bolsas de 12 mil reais e, dessa vez, ficarão com a integralidade do dinheiro.

Já se espera reação. As associações médicas brasileiras não estão nada satisfeitas com a reabertura do mercado de trabalho para os cubanos. Desde 2013, essas entidades questionam o Mais Médicos e a contratação de profissionais estrangeiros sem a revalidação dos diplomas. Os médicos chegaram a entrar em choque com o PT por causa do programa, vitrine da então presidente Dilma Rousseff para a área da saúde. “Vemos com muito estranhamento essa decisão do governo de chamar médicos cubanos antes mesmo da implementação do programa Médicos pelo Brasil. O ministério poderia fazer um chamamento para profissionais brasileiros, com base no novo modelo de contratação criado pela lei”, queixa-se Diogo Leite Sampaio, vice-presidente da Associação Médica Brasileira. “Muitos desses cubanos que vieram para o Brasil nem sequer são médicos formados. O governo não se preocupou em avaliar a qualificação dessas pessoas”, diz..

A decisão do governo repercutiu mal também entre médicos brasileiros formados no exterior e que ainda não conseguiram revalidar os diplomas. Formada em uma faculdade de Buenos Aires, Carolina Vinhas considera-se uma exilada na Argentina. Em setembro, ela recorreu à Justiça e conseguiu uma liminar para ser integrada ao Mais Médicos. Mas a decisão nunca foi cumprida. Em setembro, a baiana foi à porta do Ministério da Saúde para cobrar do chefe da pasta, Luiz Mandetta, sua admissão. O vídeo em que ela pressiona o político viralizou entre os quase 20 mil profissionais brasileiros que se formaram no exterior e lutam para trabalhar no país. “O ministro virou as costas e me deixou falando sozinha. O governo não faz o Revalida desde setembro de 2017 e, enquanto isso, o Brasil enfrenta um surto de sarampo e problemas graves na atenção básica. É inadmissível o ministério pensar em contratar cubanos que não revalidaram diplomas e deixar de fora brasileiros na mesma situação”, reclama Carolina, que pretende ir à Justiça contra o edital para os cubanos.

Yoanes Rodriguez quer se candidatar a uma das vagas: “Ansiedade é grande”
Em nota, o Ministério da Saúde informou que só convocará os médicos estrangeiros enquadrados pela lei que criou o Médicos pelo Brasil. O programa Mais Médicos conta hoje com 13.845 profissionais, que atuam em 3.564 municípios. Quando sua nova versão for implantada e estiver em pleno funcionamento, o total de profissionais deve chegar a 18 mil. Ainda de acordo com o ministério da Saúde, todas as 8.517 vagas abertas após o rompimento do contrato com o governo de Cuba foram preenchidas por médicos brasileiros. Yoanes Infante Rodriguez, 39 anos, viajou de Havana ao Brasil em 2014 e permaneceu vinculado ao Mais Médicos até o fim do contrato com Cuba. Enquadrado em todas as exigências legais, ele pretende se candidatar a uma das vagas que serão abertas pelo governo. “O povo gosta da gente e precisa demais do nosso trabalho. Estou há mais de um ano sem exercer a profissão, então é grande a ansiedade com a convocação”, diz o cubano, que vive na cidade potiguar de Mossoró com a mulher, brasileira, e hoje trabalha em uma farmácia.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quanto MAIOR a CAPACIDADE do MINISTÉRIO DA SAÚDE em RECONHECER e TRANSMITIR as CARÊNCIAS e GARGALOS que existem na OFERTA DE SERVIÇOS DE SAÚDE, teoricamente MAIS ATRATIVO se tornaria um SEGMENTO para as FORÇAS DE MERCADO, pois as OPORTUNIDADES ficam MAIS CLARAS e IDENTIFICÁVEIS, o que FACILITA a ELABORAÇÃO DE SOLUÇÕES ADEQUADAS e FINANCEIRAMENTE VIÁVEIS.

  2. Quebrando-se a CADEIA e valendo-se da LOGÍSTICA, fica MAIS FÁCIL criar-se SEGMENTAÇÕES DE MERCADOS e atrair PROVEDORES DE SERVIÇOS NOVOS ou já ESTABELECIDOS para que assim se possa AUMENTAR a ABRANGÊNCIA e CAPACIDADE da REDE DE SAÚDE, além da EFICIÊNCIA. Onde há CARÊNCIAS, há OPORTUNIDADES e é destas que o MERCADO se ALIMENTA. ACOPLAR as CARÊNCIAS do SETOR PÚBLICO com as FORÇAS DE MERCADO poderia trazer INOVAÇÃO e GANHOS DE EFICIÊNCIA para a GESTÃO DA SAÚDE.

  3. Inclusive, um PROGRAMA AMPLO e ABRANGENTE poderia CRIAR as CONDIÇÕES DE MERCADO para que EMPRESAS, preferencialmente em CONJUNTO com o MINISTÉRIO DA SAÚDE, desenvolvam EQUIPAMENTOS para se ELEVAR O ALCANCE e A POTÊNCIA da MEDICINA PREVENTIVA. Outro PONTO é tb se DESENVOLVER uma REDE LOGÍSTICA que ATENDA REGIÕES REMOTAS. Mesmo que em uma CIDADE PEQUENA não haja um LABORATÓRIO, isto NÃO IMPLICA que não se possa DISPONIBILIZAR EXAMES DE SANGUE e outros serviços.

  4. O ACESSO À INTERNET não precisaria ser em TEMPO REAL, bastando que haja PONTOS DE ACESSO onde os MÉDICOS possam se CONECTAR com um BASE DE DADOS MÓVEL que pudesse TRANSMITIR as INFORMAÇÕES sobre os PACIENTES. Hj um CELULAR já é um COMPUTADOR, pq EQUIPAMENTOS PORTÁTEIS não poderiam ser CRIADOS e DESENVOLVIDOS para se OFERECER DIFERENTES NÍVEIS DE ESCALA? Parece haver uma CARÊNCIA em relação à MEDICINA PREVENTIVA que pode ser SUPRIDA futuramente via MERCADO e FABRICANTES DE EQUIPAMENTOS.

  5. Hj TESTES GENÉTICOS já podem determinar MUTAÇÕES GENÉTICAS que AUMENTAM as CHANCES de DETERMINADAS DOENÇAS. Uma MEDICINA PREVENTIVA poderia ser DESENVOLVIDA para que CADA INDIVÍDUO tenha um ACOMPANHAMENTO de acordo com suas CARACTERÍSTICAS e NECESSIDADES. Em um FUTURO PRÓXIMO não é IMPOSSÍVEL que sejam CRIADOS EQUIPAMENTOS de TAMANHO REDUZIDO e que permitam uma MEDICINA PREVENTIVA MAIS TECNOLÓGICA e EFICIENTE mesmo em REGIÕES REMOTAS, bastando o ACESSO À ENERGIA.

  6. A SITUAÇÃO ANTERIOR que existia no GOVERNO DO PT é que NÃO PODIA SER ACEITA, usar RECURSOS PÚBLICOS para FINANCIAR uma DITADURA ESTRANGEIRA, em alguns casos até em DETRIMENTO de PROFISSIONAIS BRASILEIROS, já que nem todas as REGIÕES ATENDIDAS pelo MAIS MÉDICOS eram exatamente REMOTAS e certamente teriam PROFISSIONAIS BRASILEIROS DISPOSTOS a trabalhar lá. Não é difícil IMAGINAR um FUTURO onde CADA INDIVÍDUO terá uma NUTRIÇÃO e ACOMPANHAMENTO MÉDICO específicos só para ele.

  7. Se fosse possível TRANSMITIR a EXPERIÊNCIA e EXPERTISE para os MÉDICOS BRASILEIROS, o país poderia se VALER destas para DIMINUIR a LACUNA entre as REGIÕES MAIS POBRES e as MAIS RICAS. Além da EXPERIÊNCIA e EXPERTISE, com certeza os CUBANOS devem ter uma GANA MAIOR e uma RESISTÊNCIA BEM MENOR em irem para REGIÕES MENOS DESENVOLVIDAS do que os MÉDICOS BRASILEIROS, sobretudo aqueles que cresceram em GRANDES CENTROS URBANOS e não estão ACOSTUMADOS com PRECARIEDADE.

  8. Não faz qq SENTIDO MONTAR um HOSPITAL MODERNO em um CIDADEZINHA PEQUENA do INTERIOR de qq país, mas isto não quer dizer que os MORADORES dela não podem ter ACESSO À SAÚDE DE QUALIDADE. Para isto não é preciso MAIS do que MEDICINA PREVENTIVA e PROFISSIONAIS QUALIFICADOS. Até mesmo, considerando-se a EXPERIÊNCIA DOS MÉDICOS CUBANOS, pois VÁRIOS não só ATUARAM em Cuba, mas em OUTROS PAÍSES com INFRAESTRUTURA PRECÁRIA, a EXPERTISE deles pode ser INESTIMÁVEL.

  9. Um SISTEMA EFICIENTE e ABRANGENTE de SAÚDE precisa ser CAPAZ de RECONHECER estas DIFERENCIAÇÕES e ter uma ESTRATÉGIA que permita ALTERNATIVAS e SOLUÇÕES que sejam VIÁVEIS ECONOMICAMENTE e se ADAPTEM às REALIDADES de CADA REGIÃO. Cada MUNICÍPIO, estado, FEDERAÇÃO possui NECESSIDADES PRÓPRIAS e ESPECÍFICAS dadas suas CARACTERÍSTICAS e ESTADO ATUAL da REDE DE SAÚDE. Considerando as DIMENSÕES do país e as NECESSIDADES DOS GROTÕES, DEMANDA por MÉDICO é que NÃO DEVE FALTAR.

  10. Em LOCAIS MAIS LONGÍNQUOS e com MENOR ESCALA, a MEDICINA PREVENTIVA poderia ser um MEIO para que a POPULAÇÃO tivesse ACESSO à um ACOMPANHAMENTO MÉDICO e MAIOR QUALIDADE DE VIDA. Aliás, em uma PERSPECTIVA PRAGMÁTICA, não se deveria IMAGINAR um SISTEMA DE SAÚDE totalmente HOMOGÊNEO, pois ECONOMICAMENTE é MAIS BARATO CONSTRUIR INFRAESTRUTURA em REGIÕES com MAIOR DENSIDADE POPULACIONAL. Mas isto não quer dizer que REGIÕES REMOTAS não possam ser ATENDIDAS.

  11. Além do mais, TEORICAMENTE, os CUBANOS estariam PREPARADOS para ATUAR em REGIÕES MAL ATENDIDAS e com INFRAESTRUTURA INADEQUADA, no que MÉDICOS BRASILEIROS RECÉM-FORMADOS dificilmente teriam CONDIÇÕES de SUPERAR os CUBANOS. Durante a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, um dos PONTOS LEVANTADOS era as DISCREPÂNCIAS na EXPECTATIVA DE VIDA ao longo do TERRITÓRIO NACIONAL. É ÓBVIO que CONSTRUIR uma ESTRUTURA ESPECIALIZADA e SOFISTICADA é CARO e COMPLEXO, mas há OUTRAS FORMAS de se ELEVAR A EXPECTATIVA DE VIDA.

  12. Fora todos os PONTOS CONTRÁRIOS aos MÉDICOS CUBANOS, há algo que DIFICILMENTE qq MÉDICO no Brasil pode COMPETIR com eles: EXPERIÊNCIA em MEDICINA GERAL e DA FAMÍLIA. Chavéz provavelmente estaria MELHOR AMPARADO em PAÍSES com HOSPITAIS ESPECIALIZADOS no TRATAMENTO DE CÂNCER, mas a EXPECTATIVA DE VIDA em Cuba é um ELEMENTO FORTE para ATESTAR a FORÇA dos MÉDICOS CUBANOS (a não ser que ela seja FALSA). Mesmo com o SUBDESENVOLVIMENTO, os CUBANOS vivem MAIS que os BRASILEIROS.

  13. Acho que o governo deveria pagar menos e assim com o mesmo valor, contratar todos os disponíveis... Os brasileiros quando livre da concorrência dos cubanos, ficaram fazendo para p/ regiões remotas do Pais...

  14. Ninguém quer voltar para o "paraíso" cubano. Eta esquerdalha tosca que nega a triste realidade daquele povo. São dementes.

  15. Era imoral a maneira como estas pessoas eram remuneradas, na verdade isso funcionava para financiar o regime cubano. A legislação trabalhista brasileira não permite o que era feito.

    1. porque está prova é para vetar e não para avaliar. os formandos aqui também deveriam fazer, com isto, avaliariamos a qualidade dos médicos e das escolas médicas

  16. Faltam 19 dias para 15 de março, o #DIAdoFODA-SE. Nas RUAS é que se ganham as batalhas e que se vencem as guerras. Indo para as RUAS, ESCORRAÇAMOS a dilmANTA, ENJAULAMOS o luLARÁPIO e ENFIAMOS a Reforma da Previdência pela GOELA ABAIXO do congresso. Dia 15 de março o #DIAdoFODA-SE . Em Copacabana às 10h no Posto 5. Contra as chantagens do congresso. Contamos com todos, até com o gadelha e o jose. Favor divulgarem outros locais e horários de encontros do #DIAdoFODA-SE - 15 de março.

  17. O Brasil com 210 milhões de habitantes, metade dos quais sem rede de esgoto, com ;7 milhões sem coleta de lixo, 35 milhões sem água potável, tem 340 escolas médicas, 70% delas sem a mínima condição de atender a atividade didática, não precisa de Medicos. Precisa, com urgência, de saneamento básico. Pelo amor de Deus o governo precisa ver isso.

    1. O presidente Jair Bolsonaro reforçou que o saneamento básico foi apresentado como uma das principais áreas de investimento para o fundo soberano da Arábia Saudita, que anunciou a possibilidade de aportar US$ 10 bilhões de dólares no Brasil. O governo depende da aprovação do novo marco legal do saneamento no Congresso para viabilizar projetos.

  18. Sejamos justos. Brasileiros formados no estrangeiros e impedidos por não haver desde 2017 o exame de avaliação ou até mesmo por não passarem no dito exame e aí, se abre uma brecha dessas para os médicos cubanos...????? Isso é de uma desigualdade e malvadeza sem fim... "Pau que dá em Chico, dá em Francisco"

    1. Segundo dados do Ministério da Saúde, existem 757 vagas de médicos ociosas por conta da constante desistência de substitutos nos municípios mais vulneráveis. Os médicos brasileiros não querem ir para esse lugares, ou foram e depois desistiram. Só serão aceitos os cubanos que ficaram no Brasil, se recusando a voltar para a DITADURA COMUNISTA cubana. E receberão o salário integral, e não apenas 30% . Deixarão de serem escravos da DITADURA COMUNISTA de Cuba.

  19. "O povo gosta da gente e precisa demais do nosso trabalho." Achei excelente a justificativa do médico cubano Yoanes Infante Rodriguez para pleitear uma vaga por aqui, pois ele parte da necessidade do povo para, só então, falar de si. Parabéns, Dr. Yoanes, o senhor parece ser médico realmente; tomara que o senhor consiga a vaga.

  20. O Governo atual nao terminou com o programa, viu Mader, apenas antes de tomar posse disse que iria exigir o Revalida. Corretissimo tanto para estes médicos como para Brasileiros que vao se formar lá fora para fugirem dos vestibular competitivo. Acho que o CFM deveria restringir, como no Canadá, numero de vagas nos cursos de medicina. Todos querem o titulo de "médico", mas a qualidade está p;essima.

  21. Lendo aqui os comentários, resolvi destacar três errados: 1) O congresso que inseriu na MP esse artigo permitindo médico cubano sem revalida trabalhar; 2) Bolsonaro que não vetou esse artigo que ele mesmo cansou de criticar as gestões do PT; 3) Os Ministérios da Saúde/Educação, que não realizam o "revalida" desde 2017, prejudicando não só os verdadeiros médicos cubanos, como outros médicos formados no exterior, inclusive brasileiros.

    1. Realmente a fundamentacao da matéria devia ter sido mais pesquisada.

  22. Para gostar e amar o Brasil, temos que reconhecer que Cuba é uma das maiores catástrofes do mundo! Se podem comprovar qualificação e se aqui é para eles um passo para cima e à frente, por que não?. Que venham e sejam muito bem-vindos!

  23. Em nenhum país sério um profissional da área da saúde atua sem ter suas qualificaçoēs aferidas. Mais uma vez o presidente Bolsonaro mostra que é um papudo, que fala demais e age pouco. Vamos aguardar a próxima polêmica inútil que nosso governante irá criar para desviar o foco dos problemas reais, e da falta de coragem para 'peitá-los'. Vejo muita conversa e fraca ação.

  24. No mundo inteiro ninguém consegue exercer a medicina sem passar por seus "revalidas". Só pq são cubanos têm direitos exclusivos? Além disso esta reportagem é ruim demais e parcial.

  25. Manchete malandra...esses cubanos nunca foram, portanto não estão voltando. É a pequena parcela que abriu mão da cidadania cubana e não quer mais voltar a Cuba.

  26. Se esses "doutores " cubanos realmente querem colaborar de forma séria,querem fazer uma medicina de acordo, que sejam auxiliados a renovarem seus conhecimentos de modo correto e com isso consigam revalidar seus diplomas de acordo com o previsto pelas entidades médicas oficiais. Agora, sem revalidação dos diplomas, aí não.

  27. Ficam implicando com os médicos cubanos mas não querem ir para os cafundós, se eles são a solução que sejam contratados.

  28. Ficam implicando com os médicos cubanos mas não querem ir para os cafundós, se eles são a solução que sejam contratados.

    1. bem assim mesmo, e apesar de que não sou fanático pelo Bolsonaro, ele jamais falou que iria expulsar os cubanos como a reportagem está dizendo, ele falou o contrário que queria que eles revalidassem o diploma como qualquer outro médico que venha de outro país. começo a acreditar que a Crusoé não é mais uma ilha no jornalismo ou a ilha foi invadida pelo vírus do jornalismo mesquinho e tacanho

  29. Cruzoé cada vez mais parecida com a Folha. Em decisões boas do governo, faz malabarismos mentais para parecer como algo negativo. Uma lástima.

    1. Esse lixo tem minha assinatura por mais 12 meses me fozeram de bobo naquela palhaçada de renovação automática que eu NUNCA PEDI OU AUTORIZEI! Mas o pé na bunda virá em breve! Resolveram criticar tudo do governo. Parece que estão recebendo algum $ do outro lado

  30. Se for para assinar revista da esquerda eu volto a assinar a veja. Temos que manter uma imprensa conservadora pra combater as fake news.

    1. Quando assinei achei que era uma revista independente e sem viés, mas aos poucos eles vão tentando fazer como a esquerda fazendo a notícia boa se transformar em críticas

    2. Concordo plenamente se for desse jeito vou cancelar a assinatura

    3. Concordo com você. A Crusoé se propunha sem viés.

  31. Helena, vamos por partes? A tempo: sou médica. Vc afirma que : 1) o presidente , descumprindo uma promessa eleitoral, feita em palanque, vai recontratar os médicos cubanos sem Revaluda para atuar como médicos nos rincões do Brasil; 2) logo a seguir, afirma indiretamente o contrário, ao informar que o decreto original do Presidente não autorizava a prática médica, sendo este item imposto pelas excelencias; É isto mesmo???? Espertinha....!!!!!!

    1. Realidade. Até parece que estão "construindo uma ponte" entre a "uma ilha do jornalismo" com a Falha de SP, Rede Bobo, etc. Se eu, ao ler uma reportagem aqui, tiver que atestar a veracidade depois ...

  32. E quantos destes "médicos refugiados" foram e ainda são agentes do regime? E por que não propor o mesmo programa para todos os profissionais de qualquer origem? Só perguntas.

  33. Eu aqui na minha ignorância entendi perfeitamente a reportagem. E não concordo com revalida. Se fosse sério teríamos os melhores advogados do mundo. No entanto está lá o Felipe Santa Cruz pra provar que OAB é uma b.o.s.t.a E mais, brasileiro não quer se mudar para os rincões do país. então que deixem os cubanos, tão queridos e dedicados, fazerem o que sabem. Afinal trata-se dos mais básicos atendimentos. Coisa que os Doutores tarimbados fazem com muita má vontade.

  34. Crusoé.... O titulo VERDADEIRO desta reportagem deveria ser : " Médicos cubanos que se livraram da escravidão do regime comunista, devem ser contrados pelo Governo Brasileiro" ! O título da reportagem de vcs é ridículo e induz a um passo atrás do Bolsonaro, o que simplesmente NÃO É verdade !! Vcs estão se tornando um pasquim esquerdiota, como outros LIXOS da nossa imprensa ! Acordem ou terão o mesmo destino da Foice de São Paulo, Gĺobo, etc...Ou seja, a falência!

    1. reportagem ruim, mal feita, hipócrita e cheia de pegadinhas, se iguala a qualquer porcaria de quinta categoria que se le na intenet! não vale 1 centavo

    2. De fato, a publicação de matérias tendenciosas tem sido significativa. Crusoé, espero um jornalismo analítico, investigativo e imparcial da parte de vcs. Cuidado com a credibilidade....vejam a Folha de São Paulo...perdeu credibilidade,não tem retorno.

    3. Concordo. Dificilmente vou renovar minha assinatura com a Crusoé.

    4. Luiz, a jornalista enrola as informações de forma a desqualificar o Bolsonaro, que teria prometido uma coisa e depois feito outra, quando a verdade, que ela mesma afirma/nega, éque no decreto original Bolsonaro cumpria o prometido, mas o texto original foi modificado pelos deputados que introduziram a autorização de clinicar sem o Revaluda e mais tres dispositivos- ela não esclarece quais- que Bolsonaro vetou. Pura malícia,jornalismo fraco, que não esclarece para o leitor todos os dados.

    5. Concordo Luiz, se Cuba fosse um paraíso como a esquerda pinta eles voltariam correndo pra lá, mas só voltaram aqueles que tinham família e por amor voltaram pra sofrer por lá.

    6. O que houve com o Antagonista e a Crusoe? Triste, muito triste.

  35. Um texto diversionista, os cubanos foram vítimas de dois governos, o petista e o cubano e , por questão humanitária e de justiça, aqueles que optaram por permanecer para se livrar do jugo comunista, merecem, sim, uma busca dê solução. A preocupação é válida e a proposta adotada parece a menos injusta. Não seria justa sua deportação, como se fez com os atletas que pediram asilo e foram deportados. O governo bolsonaro se mostrou sensível, apesar de ter criticado com acerto o programa petista

    1. O que houve com O Antagonista e Crusoé???????? Querem o pt de volta!!!! Simples assim!!!!

    2. Paulo, menos injusta e’, para os cubanos, mas pq não estender a outros estrangeiros inclusive brasileiros, todos passando pelo revalida? Estamos falando em saúde, de vida das pessoas. Como pode deixar de fora os brasileiros q quiserem entrar? No mínimo ele tinha q ter alguma coerência com o discurso.

  36. Minha opinião é que deveria aplicar o Revalida a cada dois anos para todos os médicos, brasileiros, cubanos, americanos etc. Seguindo o exemplo que acontece com os EUA.

  37. Haaaaa Helena. Que chance perdida de ficar olhando o pôr do Sol Vc tinha mesmo que escrever essa matéria? Nesse formato? Vc está escondendo sua carteirinha vermelha? Da tempo de se redimir! Corre e abraça a idéia.

  38. É uma pena que eu tenha feito enganosamente feito a assinatura desta revista. Ultimamente a Crusoe se confunde com Folha ou mesmo Globo. DESINFORMA e CONFUNDE. Lamentável essa matéria

  39. O que está acontecendo com a Crusoé? Cadê a imparcialidade ? Estão subestimado a inteligência dos assinantes, vão se dar mal se forem por esse caminho.

  40. Reportagem extremamente partidarizada, tendenciosa. Chega a confundir, propositadamente, o leitor, induzindo-o a ficar contra o presidente Bolsonaro. Só no fim, cita que SÓ os cubanos que se enquadram na lei (sem citar, neste trecho, que foi modificada pelo congresso, provavelmente para “acomodar” estes que se tornaram, SIM, refugiados que adotaram o Brasil, de coração, para viver e trabalhar. A repórter pode, tranquilamente, se candidatar a uma vaga na Falha de São Paulo!

  41. Reportagem tendenciosa, desde o título. Uma vontade de criticar o governo, só isso. Qualquer que seja o desenlace desse problema será uma enxurrada de críticas. Lamentável mais uma vez o papel da imprensa.

  42. O certo seria "ex-cubanos", Ex no sentido de que não são mais zumbis a serviço da ditadura castrista e do cleptolulopetismo. Desde que façam o Revalida ou equivalente e passem em entrevista para avaliar seu grau de profissionalismo, podem trabalhar no Brasil. Em qualquer país do mundo (sério e democrático) é assim. O que não mais queremos são os agentes infiltrados da inteligência cubana, a cobrança vil para exportar a "revolução" e a escravatura de profissionais ao estilo stalinista.

  43. Se o governo permitir a atuação de algum médico estrangeiro sem o Revalida, as entidades de classe como AMB, CFM devem bloquear e acionar o governo. É ilegal e vai de encontro a uma ilegalidade que se combate há muito tempo. Se for assim que legalizem tambem os curandeiros ou as benzedeiras. PQP !!!

  44. já que a classe defende o revalida, seria interessante coloca-lo também para os formandos aqui no Brasil, acho que o resultado irá refletir o nível de nossas faculdades e continuaria a reserva

    1. Perfeito! Com o sucateamento das universidades brasileiras, na era lulopetista, é até temeroso ser atendido por alguns médicos recém formados, mesmo com Residencia, sem muitos anos de prática!

    2. Eis a questão que nossas " otoridadis" insistem em desconhecer: a desqualificação criminosa de muitas escolas de "medi sina" e o despreparo vergonhoso dos seus egressos. Com todos os seus defeitos, os exames das OABs e dos CRCs têm operado uma seleção indispensável. Está passando da "ora" dos CRMs também fazerem a sua parte. Em defesa da população, já temos dois bons exemplos.

    3. Sem duvida é URGENTE uma prova para os formando aqui também! Assim acabariam com muitas escolas Daud não tem condições de ensino médico. Existem escolas sem corpo docente apropriado, sem hospitais escolas, sem nada. São fábricas de diplomas para benefícios de alguns (inclusive alguns deputados e senadores). Prova do CFM/CRM já para todos!!!!

  45. Todos os médicos formados no exterior DEVEM, ou melhor, deveriam fazer uma prova para revalidação de seus diplomas. Independente de onde vierem. Exercer a medicina no Brasil sem sequer terem passado por qualquer avaliação, é um crime. A população não pode ser sujeita a isso.

  46. Há muito a medicina se transformou em um comércio muito lucrativo para muitos, menos para os médicos. Assistimos a destruição da medicina de maneira impiedosa. Isso não é uma atividade que se possa comparar a um comércio de balcão. É um absurdo o que estão fazendo

  47. Essa marginalha petralha foi impressionantemente covarde p/ com os médicos cubanos, cooptando c/ a sua escravatura!!! Aliás, o foi também c/ os atletas cubanos q pediram asilo político e a marginalha petralha cruelmente os reenviou à Cuba, sabendo q seriam covardemente punidos!!! Ô raça miserável essa escória petralha!!! O governo atual acertou em acolhê-los mas, faz tudo atrapalhado em relação aos nossos jovens médicos!!! É uma coisa atabalhoada, sem critérios ou, com critérios inconsistentes!!

    1. Que vergonha vai ser para o Bozo voltar atrás e ter de engolir o “Mais médicos “.

  48. HJ É SUPER FÁCIL EXTRANGEIROS CURSAREM UNIVERSIDADES PUBLICAS NO BR COM DIPLOMA EXTRANGEIRO MAS UM BRASILEIRO TER SEU DIPLOMA REVALIDADO IMPOSSÍVEL

    1. "Estrangeiro", Flavio, "estrangeiro". Com esse "português", você jamais revalidará diploma de coisa alguma.

  49. Na boa, Crusoé está se tornando o mesmo lixo ideológico da Folha, Globo, Uol e demais pseudo imprensa esquerdista. "Ilha de jornalismo independente?"... argh. Onde? É esperar vencer a assinatura e tchau querida. Para ler porcaria tendenciosa criticando o governo não preciso pagar; assisto a Globo mesmo e tento não vomitar

  50. Se os médicos brasileiros não querem ocupar as vagas em certas regiões do brasil, nada mais justo do que dar oportunidades aos cubanos.

  51. Parece óbvio, o que não queremos são escravos de Cuba praticando medicina no Brasil e financiando a ditadura cubana. Os médicos cubanos que ficaram, podem e merecem continuar no Brasil, praticando medicina e recebendo seus proventos integrais. Bolsonaro novamente está certo, apesar dos protestos de uma imprensa ligada a Esquerdalha.

  52. Desvirtuaram a profissão médica, prostituíram e difamaram ( intencionalmente, é claro) para conseguir mão de obra barata para o "gado"deles, dos políticos). Tudo pelo voto. Pôvo miserável,nunca evolui e nunca pensa por conta própria.Lamentável conviver com uma sociedade de animais ( com desculpa aos animais pópriamente) como a brasileira.

  53. Helena Mader, por favor mais honestidade no seu texto: 1) os cubanos não estão dispensados do Revalida, mas terão até 2 anos para faze-lo (isso está escrito na sua matéria); 2) a recontratação foi uma intervenção do congresso, não uma proposta do executivo (também, consta na sua matéria).

  54. Acho absurda a ideia de não fazerem o Revalida!! Muitos estão sem exercer a medicina há algum tempo, outros foram acusados de envolvimento com facções político-partidárias, outros nem diploma de curso superior tem! O Brasil precisa de médicos competentes, pra tapar buraco nos rincões contrate-se enfermeiros e paramédicos, que depois encaminharão o paciente a uma unidade médica capacitada. Nos EU e Inglaterra o serviço de primeiros socorros é feito por pessoas de capacitação técnica.

  55. Eu estou lendo a Crusoé ou a Folha? Afinal de contas só porque os médicos irão trabalhar nos “rincões” do País não precisam comprovar competência?

  56. #SOMOSTODOSBOLSONARO - 15/março - MANIFESTAÇÃO NACIONAL em apoio ao General HELENO na luta contra as chantagens do Congresso - COPACABANA - POSTO 5 - 10h - O POVO de BEM de todo o BRASIL nas ruas. Precisamos de muitos, para demonstrar força em todo o canto do BRASIL. Eles têm medo das URNAS. O PREÇO DA LIBERDADE É A ETERNA VIGILÂNCIA. Divulguem ao MÁXIMO.

  57. A promessa de campanha do Jair incluía dar a oportunidade para os MÉDICOS cubanos que permanecem no BR, desde que submetidos e aprovados pelo REVALIDA. Nestas condições, qualquer instrumento legal aprovado teria o respaldo dos quase 58 milhões de brasileiros que elegeram o atual presidente. E é claro que o Revalida deve ser feito por instituições devidamente capacitadas. Uma vez aprovados, médicos cubanos e “estrangeiros” (brasileiros ou não) serão bem vindos. Taoquei?

    1. Foram ao ponto. A população precisa ser protegida; recordo que houve muitas denúncias de que alguns cubanos não eram graduados em medicina. Como não basta nascer em Cuba para ser médico, o Revalida é indispensável. Caso o processo tenha problemas, que seja reformulado. Simples assim.

    2. Exato. A exigência de revalidar o diploma de médico e mostrar capacitação e conhecimento existe em todos os países do mundo. Se os cubanos e outros, formados fora do Brasil, passarem no Revalida não há problema algum em contratá-los. Mas sem o Revalida não deveriam ter permissão de praticar no território nacional.

    1. Maria, o programa de médicos do Presidente Bolsonaro, com apoio do CFM, levará os novos médicos aos rincões do Brasil. No litoral ficaram os da época petista, nos esclareceu o Presidente do CFM.

  58. Os médicos cubanos, eram mão de obra escrava, sofriam pressão do governo cubano com os coordenadores, com o apoio do governo brasileiro, eram ofendidos pelos colegas brasileiros, enfim uma vida nada fácil, mas estavam felizes porque em Cuba era pior, lá a fome batia a porta. Faz o revalida e manda onde o seu colega brasileiro criado pela avó não vai querer ir.

    1. “Não são espiões ?” Esses não,mas,muitos eram e estavam atendendo ordem da Dilmanta.Ma fé eh coisa de petista,não há compromisso,ética com a verdade,com a palavra ,com os fatos...td deve ser destorcido para atender a ideologia.Q caráter!!

    1. Jose - análise absolutamente perfeita, realista, honesta e irretocável do quadro, exatamente como ele é!!!! Aplausos e cumprimentos!!! Excelentes informações a respeito do assunto que conheço de perto. Agradecimentos.

    2. o reavalia é a ferramenta usada para o CFM fazer a reserva de mercado. A Unimed também já está usado métodos para dificultar a entrada de novos médicos! Aliás é uma cooperativa médica, é bom, paga-se menos impostos.

    3. Meu voto foi consciente e cobro isto dos políticos em que votei. Estou cobrando um posicionamento da Deputada Adriana Ventura sobre este assunto importante. Se é a favor que se persista este absurdo com qualidade da medicina no país, faça o mesmo com seus políticos eleitos. Mas pensem bem nas consequências futuras de suas atitudes. Respeito sua opinião, mas como técnico sou obrigado a discordar veementemente.

    4. Vivemos numa democracia que a vontade da maioria deve ser respeitada. Eu respeito, mas como médico e cidadão tenho a obrigação moral de citar as consequências de uma atitude política de nossos representantes do legislativo. Aliás (vejam as reportagens desta edição do Crusoe), os nossos digníssimos deputados e senadores, em sua maioria tem interesses pessoais nada democráticos e estão pensando nos interesses pessoais de quanto vão ganhar nas votações.

    5. Vocês e outros dizem que faltam médicos. Hoje já temos quase 500 mil médicos habilitados e cadastramos nos CRMs para trabalhar. Talvez o que falte não sejam mais médicos e sim melhores condições de trabalho com remuneração digna. Se estes dois pontos foram abordados tenho certeza de que a sua percepção de “falta de médicos” não existiria. Da maneira que está e que vai piorar é a falta de qualidade e risco à população.

    6. Sem duvida existem escolas médicas muito boas nos países vizinhos. Estes médicos formados lá não terão dificuldade de prestar o Revalida. Mas existem também escolas médicas péssimas que querem somente vender diplomas. Nos médicos não somos contra nenhum colega, mas temos o dever de querem defender e cuidar a nossa população exigindo qualidade mínima de competência.

    7. com seus argumentos, fica claro que o CRM está fazendo reserva de mercado sim. A qualidade dos cursos de medicina na Argentina , Chile, etc é tão boa quanto a do Brasil. falta médico!

    8. Mais um detalhe. O Brasil hoje tem mais escolas médicas que a China, Índia e EUA. Todos países com número de habitantes muito maior que o nosso...

    9. Mas tem que demostrar suas competências num Revalida sério. Os últimos Revalidas aprovaram somente 4% dos formandos. Imagine se isto cair em mãos de picaretas. Onde vai parar a qualidade? Cuidado a todos. As vítimas futuras poderão ser todos nós!

    10. Mais um terceiro comentário: Brasileiros formados no exterior. Existe um enorme comércio de escolas médicas nas nossas fronteiras formando milhares de médicos anualmente. Hoje o Revalida deve ser feito por escolas tradiocionais e públicas. Está para ser votado o “veto” do Bolsa nato que impediu que escolas particulares quaisquer possam fazer o Revalida. O CFM e o Bolsonaro sabe bem as consequências de uma falta de uma avaliação mínima destes futuros colegas. São também muito bem vindos.

    11. Não existe número de vagas de residência médica a todos. Serão médicos mal formados, sem capacitação. O que isto acarretará? Ma qualidade técnica, mais absurdos e erros médicos. Cuidado que você ou alguém próximo a você poderá ser a próxima vítima. Portanto, pense bem antes de dizer que existe corporativismo dos CRMs.

    12. 2. Ate 2002 existiam aproximadamente 140 escolas médicas no País (mais de 100 anos até atingir 140). De 2002 até o final do governo do PT, ou seja em 15 anos d oram abertas quase outras 200! A enorme maioria delas sem condições mínimas de formação profissional. Consegui-se a façanha de formar hoje quase 40000 médicos por ano. Ou seja, em 10 teremos aproximadamente 1 milhão de médicos, e em 20 anos 1,5 milhão. Mias médicos que enfermeiros (proporcionalmente).

    13. Explico os dois pontos fundamentais: 1. O Mais Médicos foi uma excrescência política que todos conhecem. Vieram médicos sem ter conhecimento validado. Nos médicos (incluindo o Conselho Federal de Medina) não somos contra os cubanos. São bem vindos desde que passem no Revalida.

    14. Desculpe, mas acho que você deve desconhecer o assunto. Não existe defesa de mercado coisa nenhuma. O que existe é a defesa de medicina de qualidade ( ou talvez mínima qualidade). O governo do PT com o ex-ministro Padilha acabou com a qualidade da medicina do país e o efeito disso permanecerá pode décadas e décadas no futuro.

  59. Na campanha, o Bolsonaro criticou o pagamento à Cuba, e afirmou que quem quisesse ficar no Brasil receberia 100% do salário. Essa reportagem está distorcendo a realidade. Por isso não vou renovar a minha assinatura dessa revista. A coisa desandou aqui na Crusoé, infelizmente!

    1. Quaquaqua.. é um "saco" essas confissões de que não "vou renovar" etc etc.. ora por..ra.. e o que eu tenho com isso?

    2. Exatamente isso, Eduardo. Não sou fã do PR mas estão perseguindo o homem de uma maneira indecente. Quase 70 anos e nunca tinha visto nada igual, hoje a imprensa é muito perversa e tendenciosa.

  60. Nao acredito que sao medicos formados. Devemos exigir o revalida. Bolsonaro esta descumprindo promessas de campanha. Esta se desmoralizando

  61. certíssimo, os médicos daqui só querem ganhar gordos salários, tragam os cubanos de volta, o governo deve contratar tbm os médicos brasileiros formados no exterior e acabar com o monopólio de hospitais particulares, afinal de contas o corpo humano é o mesmo em qualquer lugar do mundo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO