MarioSabino

A política da retroescavadeira

21.02.20

Espero que o senador Cid Gomes recupere-se integralmente dos ferimentos causados pelos dois tiros que o atingiram, nesta terça-feira, em Sobral, no Ceará. O autor dos tiros, ao que tudo indica, foi um policial grevista que bloqueava a entrada do quartel da Polícia Militar, juntamente com dezenas de colegas e seus familiares. Os policiais cruzaram os braços porque querem aumento salarial. Greve de polícia é, por si só, ilegal. Policial grevista é considerado amotinado. E quando integrantes de uma força policial em greve percorrem a cidade, mascarados, impondo toque de recolher — bem, aí a ilegalidade decuplica.

Cid Gomes não estava passando por acaso pelo local e, do nada, resolveu entrar na confusão. O senador foi por vontade própria para a frente do quartel. Aparentemente, para negociar. A negociação foi bastante peculiar. Num vídeo de celular, vê-se que, de posse de um megafone, próximo ao portão de metal atrás da qual estavam os policiais que bloqueavam a entrada do quartel, Cid Gomes deu um ultimato:

“É ilegal. Vocês têm cinco minutos, nem um a mais, para pegarem seus parentes, suas esposas, os seus filhos, e saírem daqui em paz.”

Diante do ultimato, um dos grevistas lhe disse:

“Você não tem autoridade para fazer isso.”

O senador retrucou:

“E você está preso.”

Concomitantemente, Cid Gomes agarrou e puxou o braço do policial que lhe respondera que ele não tinha autoridade para dar ulltimato. O agarrado e puxado tentou desvencilhar-se, exigindo que o senador o soltasse. Veio, então, outro policial, que desferiu um soco na cara de Cid Gomes. O senador soltou o braço do colega do pugilista.

O que fez, então, El Cid Gomes? Dirigiu-se a uma retroescavadeira trazida ali, subiu na cabine, ligou o motor e avançou contra o portão de metal que o separava dos policiais grevistas. Gritaria amplificada, ele empurrou a barreira com a máquina pesada e derrubou-a sobre os policiais que estavam na linha de frente do bloqueio. No vídeo que viralizou, vê-se que pelo menos duas pessoas em trajes civis tentaram impedir o senador de prosseguir na investida. Ato contínuo, tiros foram ouvidos, disparados do lado de lá do portão em direção ao vidro da frente da retroescavadeira. “Mataram o Cid”, alguém gritou. Apesar de ferido, ele saiu da cena andando, foi levado para um hospital e, até o momento em que escrevo este artigo, recuperava-se sem maiores problemas.

Divulgada a notícia, ainda quando se pensava que Cid Gomes havia sido alvejado por uma bala de borracha, o deputado Eduardo Bolsonaro tuitou:

“Tenta invadir o batalhão com uma retroescavadeira e é alvejado com um bala de borracha. É inacreditável que um Senador da República lance mão de um atitude insensata como essa, expondo militares e familiares a um risco desnecessário em um momento já delicado.”

Também pelo Twitter, Ciro Gomes, irmão de Cid, respondeu:

“Será necessário que nos matem mesmo antes de permitirmos que milícias controlem o Estado do Ceará como os canalhas de sua família fizeram com o Rio de Janeiro.

Ao mesmo tempo que o debate político brasileiro já exalava o seu costumeiro alto nível, o governo federal enviou a Força Nacional ao Ceará, para tentar pacificar os ânimos e providenciar segurança à população aterrorizada por criminosos num estado sem policiamento.

Como jornalista, eu me senti obrigado a meter a minha colher torta. Publiquei três tuítes, dos quais o último foi o seguinte:

“Vou ter de desenhar para alguns comentaristas: as pessoas têm de tomar banho, escovar os dentes, cortar as unhas e não podem avançar sobre ninguém com uma retroescavadeira, sejam eles grevistas, milicianos, traficantes, torcedores, direitistas, esquerdistas ou isentões. Capito?”

Achei por bem concentrar a minha modesta participação na retroescavadeira porque a indignação na imprensa pendia mais para os tiros do que para a política da máquina pesada. Tiro é tiro, compreendo, mas era necessário equilibrar um pouco a balança, sem dar razão a quem atirou. Obviamente, houve quem pusesse a culpa em Jair Bolsonaro, que teria “empoderado” indevidamente policiais em todo o país — e o presidente da República deve estar se coçando para dizer uma enormidade sobre o episódio, se é que já não disse, conforme o seu padrão de dar sempre mais justificativas ao adversário. O “empoderamento” levado a cabo por Bolsonaro, nesse caso, é de cangaceiro cearense para cangaceiro cearense já faz tempo. Afirmaram também que o autor dos disparos não queria somente dar um susto, mas matar o senador, visto que atirou no peito, não nos braços ou nas pernas de Cid Gomes. Suponho que seja impossível mirar a alguma distância, de frente, as pernas de um sujeito que está sentado dentro da cabine de uma retroescavadeira, mas não sou perito em tiro. Quase nenhum jornalista é, embora estranhamente abundem opiniões sobre o assunto em jornais. O fato é que um projétil ricocheteou na clavícula do senador. O outro teria perfurado o seu pulmão esquerdo. É o que foi divulgado até este instante. Se o atirador queria matar, não conseguiu, ainda bem, outra prova de que os nossos policiais são treinados mesmo é para atirar à queima-roupa.

Espero que uma investigação rigorosa seja conduzida e o autor dos disparos, punido exemplarmente, se a Justiça o julgar culpado. Assim como as pessoas têm de tomar banho, escovar os dentes e cortar as unhas, elas não podem sacar uma arma e atirar em outra, a menos que seja numa situação extrema. Alguns argumentam que, no caso do episódio em Sobral, o atirador agiu em legítima defesa dele próprio e dos seus pares e respectivos familiares, mas algo me diz que essa interpretação não vingaria no Principado dos Gomes mesmo se verdadeira.

Para que se obtenha um quadro completo da ocorrência, seria preciso que a investigação rigorosa respondesse a algumas questões sobre Cid Gomes. A primeira: ele tem licença para operar uma retroescavadeira? Máquinas pesadas requerem mais do que uma carteira de habilitação comum. A segunda: qual era o teor alcoólico no sangue do senador no momento em que ele avançou com a retroescavadeira contra a massa de policiais e seus familiares? A terceira: usar uma retroescavadeira dessa forma configura que tipo de crime? Se for o de tentativa de homicídio, o atirador até poderá alegar legítima defesa, embora a relação possa não ser assim tão automática. A quarta questão: não seria o caso de submeter o senador a um teste de sanidade mental? Não parece sinal de equilíbrio psíquico lançar mão de uma retroescavadeira para provocar dezenas de policiais armados.

Enquanto aguardo o resultado da investigação rigorosa (uma tradição nacional), sigo tentando evitar ir a Sobral. Um integrante da família Gomes — não me lembro qual deles, são tantos — abriu um processo contra mim por causa de uma nota em O Antagonista— não sei qual delas, são tantas — e quer que eu compareça diante de um juiz da cidade em que os Gomes acham que podem dar ultimato, prender na base do grito e avançar com uma retroescavadeira contra quem não lhes obedeça.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Veja que parece que pelo fato de El Cid não ter o PODER e a AUTORIDADE para DERRUBAR O PORTÃO, o GREVISTA que ATIROU nele agiu em LEGÍTIMA DEFESA pq a AÇÃO TRESLOUCADA de El Cid colocava a INTEGRIDADE FÍSICA e até a VIDA dos GREVISTAS EM RISCO. Deste ponto de vista, teria sido LEGÍTIMA DEFESA. Mas veja que teria sido LEGÍTIMA DEFESA pq El Cid não tinha NEM O PODER NEM A AUTORIDADE para BOTAR o PORTÃO ABAIXO. No entanto, pq a LÓGICA que vale para o ATIRADOR NÃO VALE PARA El Cid?

  2. Agradabilissimo,dignissimo (kkkkkkkk) Sabino, você é bom no que faz! além de informativo, sabe usar BEM as palavras, a ponto de assinar sem rubricar... Na verdade, vocês da Crusoé fazem juz: uma verdadeira ilha! Consegui me pegar rindo de uma "resenha" dessas! É tragico, de repente a gente ri é de nervoso. Desejo que você viva muito!

  3. Como especialista em armamento e tiros balísticos me proponho ir a Sobral para reciclar os policiais. Nós não merecíamos ter perdido essa grande oportunidade de cancelar esse CPF.

  4. Não vou generalizar, mas convenhamos que tanto o Cid quanto o Ciro comprometem a familia com atitudes como essa. Ambos já deveriam ter sido banidos da vida pública.

  5. Acho melhor não ir,pois com certeza será alvo,se você que ele lançou mão de retroescavadeira para matar não só policiais, mais familiares, como crianças e esposas,você está de brincadeira defender esse canalha.

  6. Caro Sabino, uma pergunta: um senador tem autoridade para dar ultimato a policiais, ameaçar ? Essas atribuições não pertencem a outras instituições ?

  7. Perfeito seu artigo. É passada a hora de darmos fim à soberba e tirania desses coronéis q insistem em tratar todos como gado. Daqui, de longe, me parece que toda essa família sofre de algum distúrbio ou no mínimo julga os brasileiros pela régua com q costuma medir o seu curral eleitoral.

  8. Vcs viram um vídeo em câmera lenta onde supostamente o senador licenciado recebe uma arma enfrente ao portão e faz o primeiro disparo ? Vejam a projeção dos estilhaços do pára-brisas da retroescavadeira para frente . Alguém viu furos na camiseta do senador licenciado saindo andando do evento? Tudo isso está me parecendo um grande pastelão . Se o autor dos disparos foi o mesmo que dirigia a retroescavadeira, não deveria ser preso por tentativa de homicídio?

  9. Realmente a família Gomes é caricata e completamente sem medida nas suas capacidades e competências. De fato um episódio de desacertos dos dois lados, mas de uma espantosa falta de noção do senador de um dos estados mais pobres do país, que desde de 1990 está sob a batuta da família ainda é o 22º PIB do país (supera apenas 3 estados além das oligarquias amigas do Maranhão dos Sarney e Lobão, o Alagoas dos Collor e Calheiros). E ainda existe quem acredite nestas famílias, é impressionante!

  10. Boa hora para o segundo capítulo dessa matéria. Os desatinos de CID GOMES fez vários cúmplices. Tem até médico risonho na mídia, com o lépido e travesso CID GOMES!

  11. Na minha opinião, os disparos ocorreram por conta da provocação inicial de CID. Falo em provocação mas o atentado existe uma vez que ele, jogou um veículo de forma intencional sobre pessoas. Nada justifica! Fez de arma aquele veículo pesado. Cadeia nesse canalha...

  12. Faltam 19 dias para 15 de março, o #DIAdoFODA-SE. Nas RUAS é que se ganham as batalhas e que se vencem as guerras. Indo para as RUAS, ESCORRAÇAMOS a dilmANTA, ENJAULAMOS o luLARÁPIO e ENFIAMOS a Reforma da Previdência pela GOELA ABAIXO do congresso. Dia 15 de março o #DIAdoFODA-SE . Em Copacabana às 10h no Posto 5. Contra as chantagens do congresso. Contamos com todos, até com o gadelha e o jose. Favor divulgarem outros locais e horários de encontros do #DIAdoFODA-SE - 15 de março.

  13. Os irmãos Gomes são dignos representante da velha política do coronelismo. Teve sorte... pois parece que o tiro foi com bala de borracha (?) . Lastimável o comporta dos Gomes

  14. Gostaria de saber quando publicarão o vídeo em que o Louco Cid Gomes recebe uma arma de seu colaborador e dispara contra os policiais, de dentro da escavadeira, tudo antes de os policiais revidarem o tiro dele.

  15. Sabino, o cara que acertou o tiro atira muito bem. Vai num estande. Treina o dia inteiro, depois tenta acertar o alvo a 15 metros pra você ver se consegue. Arma curta não é de tiro de precisão. Nenhuma arma curta. Tiro preciso é de sniper, com equipamentos especiais. E outra, dizer que a polícia só sabe atirar a queima-roupa é ofensivo. São mais de 500.000 policiais. Está generalizando e agredindo à toa.

  16. Chega a ser engraçado, um sujeito doidão joga uma retroescavadeira em um monte de policiais armados e espera que lhes ofereçam flores. Além de imbecil é burro pra cacete. Agradeça aos céus por estar vivo.

    1. Pois é... ou então o coronelismo é tão forte que ele pensou que ninguém reagiria; deixar-se-iam atropelar docilmente por respeito à sua autoridade divina!! Que palhaço!

    1. Augusto, às vezes acho que estou em um pesadelo constante, que nunca vou acordar, que vou morrer e não vou para o inferno mas, sim, para o Brasil.

  17. Este assunto merece muitos questionamentos: foi feito exame de corpo delito? A bala que o atingiu era de borracha? A mancha na camisa era sangue? Foi feito bafômetro? Qual a causa da licença do Congresso? Quem levou a retroescavadeira até o local? Quem é o proprietário dela? Por que avisou duas horas antes que iria à Sobral? Que autoridade tinha ele para negociar com os grevistas? Enfim, são muitos questionamentos em aberto! A quem interessava essa revolta, se o Governo é PETISTA?

  18. Concordo plenamente com voce Sabino Eles representam o restolho do coronelismo do Nordeste Sao prepotentes e acham que são os donos de um dos Estados mais atrasados do Brasil. A uma ação corresponde uma reação de igual força e tamanho no sentido contrario Tomou soco na cara e perdeu a cabeça

  19. Definiu corretamente o que houve. Um alucinado investe com uma retroescavadeira contra um portão de um quartel da Polícia Militar, guarnecido por policiais militares amotinados e familiares. Resultado: o descelebrado esmaga os primeiros amotinados junto ao portão derrubado e recebe tiros reais ou de borracha, que só o tempo dirá.

  20. A atitude do senador foi intempestiva e de caráter homicida. Não há imunidade parlamentar que justifique o que ele protagonizou publicamente. Por outro lado, o irmão nervosinho dele, que nem sequer foi para o segundo turno das eleições presidenciais de 2018, deve ser indiciado por calúnias contra o presidente da República.

  21. Só mantenho a minha assinatura da Crusoé por causa do Sabino e da Ana Paula Henkel. Já o tal Mainardi "melancia" não o leio mais. Causam-me asco os seus atuais posicionamentos políticos contrários ao país que nasceu. Que faça bom uso da sua cidadania italiana. A Itália é um exemplo de mal-caratismo, desonestidade, traição dos valores cristãos e, sobretudo, exportador de mafiosos e gangsteres. Fique bem, Diogo, no seu paraíso veneziano, cujas "particularidades regionais" eu bem conheço

  22. Sabino, aproveita e conversa com o Diogo Mainardi, o cabra deve estar fazendo uso das mesmas substâncias que o El Cid consome...

  23. os coroné de sobral tão tudo muito doido. Só não entendo como o povo do ceara ainda insiste em votar nessa gentalha. Acham inimputáveis cafajestes que se acham donos de tudo. O mais triste é que ainda tem muitos mais como os gomes no Brasil. Não tem futuro possível com essa gentalha no poder.

    1. Luiz... tenho cá minhas dúvidas se alguns realmente votam neles... tem de tudo em terra de coroné... quem sabe agora, com as digitais, mas sei não, no Brasil Profundo, muitas coisas acontecem.

  24. Uma família desequilibrada.ciro e o irmão querem é tirar vantagem política da situação. Cid tem que responder criminalmente por esse ato.assim como os policiais também. Políticos e polícia não dão exemplos,tá difícil esse país. Tudo que não presta começa com “P” de putaria. Político,partido,polícia .

  25. Bem comentado. Equilibrado. Erraram os dois lados, a meu ver. Polícia não pode parar, ao menos atividades básicas e flagrantes tem de existir.

  26. #DIADOFODA-SE - MANIFESTAÇÃO NACIONAL em apoio a BOLSONARO e ao General HELENO na luta contra as chantagens do Congresso - 15/março - COPACABANA - POSTO 5 - 10h - O POVO de BEM de todo o BRASIL nas ruas. Precisamos de muitos, para demonstrar força em todo o canto do BRASIL. Eles têm medo das URNAS. O PREÇO DA LIBERDADE É A ETERNA VIGILÂNCIA. Divulguem ao MÁXIMO.

  27. É óbvio que o policial agiu em legítima defesa, sua e de seus familiares, já que já que o Cid avançou com uma retro escavadeira sobre eles o que se me afigura tentativa de homicídio. É de se lamentar apenas que esses policiais sejam tão mal treinados.😁😁😁

    1. Fui professor de Direito Penal. Tivesse acontecido quando lecionava, usaria o fato como paradigma para esgotar o assunto legítima defesa (art. 25 do CP).

  28. Parabéns. Ah, que maravilha, um jornalista que sabe- e como!- escrever, com ironia, sutileza e elegancia serena. Obrigada, Sabino, ultimo dos mohicanos.

  29. Difícil avaliar... mas considero que você escreveu a melhor crônica/diagnóstico de sua iluminada carreira, Mário Sabino! Sua coluna tem sido minha primeira leitura dessa revista.

  30. E uma polícia despreparada mesmo. A menos de 100 metros errar a cabeça de um cearense. Pena que não estavam os 2 irmãos bandidos. Nos livraria de um par de vermes.

  31. É isso aí. lamentável tudo. Os salários dos policiais deveriam ser reajustados. Ganham muito pouco.Enquanto isso os inúteis parlamentares ganham tudo e ainda de presente um grande fundo eleitoral.

  32. pegou a escavadeira que estava ali ou veio guiando ela?...as imagens são claras... ele foi até o local dirigindo a escavadeira.

  33. Não sei se é falta de atenção do repórter ou é intencional. a máquina não estava ali por acaso... ela veio guiada por Cid Gomes...é só ver as imagens.

  34. ainda continuo achando que o maior problema não é a retroescavadeira...mas a greve em si... imagina se essa moda pega...de pessoas protestarem com arma na mão...estaremos a um passo da Venezuela...não entendo a tara que certas pessoas tem por policiais

  35. Mudei para o Canadá em 2002, mas nunca me desliguei do Brasil. Meu filho, que nasceu aqui e fala e lê português, veio me perguntar se era verdade que um senador do Brasil dirigiu uma escavadeira contra policiais em greve. “Senador dirigindo escavadeira e policiais em greve? Não pode ser verdade, né pai?” Difícil explicar este Brasil surreal....

    1. Muito necessário!!! Parabéns, mais uma vez, pelo texto.

    1. Acho que ele é melhor operador de retroescavadeira que repórter.

  36. A questão aí não é de sanidade mental, não. Eles formam, de fato, uma família de ditadores. Estão prontos para inaugurar mais uma "Sobral" Latino-Americana no século XXI.

  37. Resuminho: É ou não é a cara do Senado Brasileiro? Fazem o que querem, como querem e a hora que querem. Se há empoderamento, temos que puxar com o rodo esses senadores para dentro da situação (latrina), já que uma vez Darcy Ribeiro definiu o senado federal como o Céu na Terra, não há empoderamento maior. Eles se sentem deuses!

  38. Tudo bem ao estilo Gomes de resolver as coisas: violência e agressão. O irmão, apesar de ter estudado fora do país, em convívio com gente civilizada, não é nada diferente.

  39. Outra questão importante, o senhor levantou a possibilidade do Cid ter algum problema psíquico, mas (enquanto psicóloga que sou) considero um insulto as pessoas com transtornos mentais considerar o Cid Gomes um deles, pois segundo O CID 10 (Código Internacional de Doenças) as pessoas com problemas mentais tem grandes problemas em sua vida por conta do transtorno, Cid Gomes só dificulta a vida dos outros, por isso mesmo deveria ser responsabilizado penalmente por tentativa de homicídio.

    1. Psicóloga Rizia: CID significa Classificação Internacional de Doenças. Não é um Código!

    2. Rizia, concordo, enquanto não rasgar dinheiro vai como tentativa de homicídio, de doido não tem nada, talvez umas doses a mais.

  40. Mario, se me permite a ousadia, darei meu pitaco sobre esse episódio. Como voce bem falou: banhos e higiene pessoal é sempre bem vindo e se a família Gomes fizesse isso se sujariam menos falando e fazendo besteiras. A questão é a seguinte: há gente mal intencionada sim na PM do CE, que levaram colegas a arriscar o emprego e o pescoço, Mas os Gomes (FDP) são aqueles coronéis escrotos que mesmo sem autoridade legal querem sair por aí mandando nos outros.

  41. Parabéns Mário pela coerência, está insuportável o relativismo da imprensa com relação ao ato insano do nosso senador. Esse motim é caso da justiça, vivemos num estado de direito. O senador além de atentar contra vidas humanas , atentou tb contra a nossa democracia.

  42. O Cid "Lula tá preso, babaca!" Gomes quase teve o que semeia no seu curral, a desgraça!! Reflexões e questionamentos bem humorados e hiper-pertinentes, aliás como costuma ser, Sabino. Parabéns uma vez mais!!!

  43. Excelente texto. Mas deveria conter um aviso do tipo: "Atenção! A redação da revista adverte: este texto contém ironia." Afinal, nunca é demais alertar um leitor incauto.

  44. Pobre Ceará, com seus Gomes, Jereissatis e petralhas, sem contar o PCC. Será que algum dia conseguirão se livrar de tantas mazelas?

  45. Bom texto. Bem melhor do que aquelas divagações chatas sobre escritores que abordam questões completamente distantes da nossa realidade. O ato tresloucado do neo-coronel cearense pelo menos serviu para alguma coisa.

  46. Muito boa a análise do fato. Acrescento mais um tópico ao já descrito: o senador “vade retro” licenciado de sua função (que loteou sua vaga para que seu suplente também pudesse usufruir de todos os benefícios pagos por nosso dinheiro) não tinha nada que fazer lá - ele não é nada, além de irmão do prefeito. Espero que o foro privilegiado não seja aplicado a esse caso para protegê-lo e que ele responda judicialmente pela sua atitude tresloucada. Deus nos livre dessa família insana! 🙏🏻

  47. Absolutamente peeerrrfeita a narrativa do fato, a descrição do quadro e a observação das mínimas sutilezas, com um refinado, dosado e adequado senso de humor, embora a gravidade do acontecido. Parabéns pra nós que temos você Mário Sabino e o Diogo Mainardi... lúcidos, cônscios, inteligentes, perspicazes, competentes, geniais!!!

  48. Sabino questionou bem, mas quem atirou agiu em legítima defesa de terceiros e se excesso, foram só dois tiros para parar a atrocidade que esse maluco, cangaceiro estava pretendendo fazer, os tiros dados estão protegidos no código penal, ou já revogaram a lei para o cangaceiro?

  49. Independente da minha opinião sobre esses malucos de Sobral. Creio que será importante, na linha investigativa de vocês, as perguntas suscitadas, na reportagem, sejam respondidas.

    1. Mas, são donos da cidade, eleitos, reeleitos, pais, filhos , avos, bisavos!!!!!! Quem elege??????? Quem gosta de ser gado que vai para o matadouro!!!! Quem gosta do pt!!!!!!!!!! Cangaceiros contra Cangaceiros é a melhor definição!!!!!!

    1. Morre um, vem outro descendente muito pior!!!!! Coronelismo nem a bala acaba!!!!!

  50. O cangaceiro se deu mal. Acho pouco para um político que se acha sobre-humano. Que acha que pode tudo, que manda na paróquia. Que pode inclusive esmagar vidas humanas. Tomou uma lição merecida. Um ser desumano não merece coisa melhor. Tô nem aí pro politicamente correto.

    1. Este não é cangaceiro. no Ceará e conhecido como MARIA BONITA!!!!!! KKKKKKKKK

  51. Gostei do texto. Leve apesar do peso e do torque do motor da escavadeira contra policiais armados e amotinados separados apenas por um portão. Talvez desse um documentário para a academia. “Democracia em escavação”.

    1. Boa. Chama a herdeira dos empreiteiros pra fazer outro documentário aloprado.

  52. texto perfeito! gostaria de pedir gentilmente que a crusoé tentasse responder aos questionamentos feitos. vocês não poderiam realizar essa investigação de forma jornalística para nós e trazer os fatos ?

  53. Muito bom texto, apesar de eu lamentar a torcida pela melhora. Legítima defesa se faz atirando para matar, que é o que pára o agressor. O Senador deveria ter sido preso em flagrante por tentativa de homicídio coletivo.

  54. Essa família de loucos ensandecidos sem quaisquer controle emocional. O Ciro quer ser presidente do país? É, só de maldade e pra fazer o mundo rir de nós com as suas ações anômicas, esses irmãos trapalhões.

    1. Podiam tentar se eleger em 22. Bolsonaro prá Presidente, um dos dois irmãos como vice. O que sobrou iria prá Casa Civil, os filhos do Bolsonaro espalhados nos ministérios. Que tal?

  55. Bom texto! Na maioria das reportagens sobre o deprimente episódio, esse não foca apenas no tiro irresponsável, mas também no tratorista Igualmente irresponsável.

  56. Reconhecemos a criminosa atitude dos policiais, mas vamos deixar bem claro: CIRO e CIDÃO Gomes "acham" que são donos do Estado do Ceará, certo? Faz tempo! Dezenas de imagens e pronunciamentos públicos da dupla "maluca" demostram bem que as duas "figurinhas" são petulantes além de "acharem" que são bons de briga, certo? Pura ilusão dos meninos mimadinhos por "papai e mamãe". Que tomem jeito a partir de agora, pois as coisas não são bem assim. A educação deve vir de "berço", senão dá nisso!

  57. Já fui soldado. Já tirei serviço de guarda. Se eu estiver de serviço numa portaria e alguém avançar pra entrar de qualquer maneira É OBRIGAÇÃO do Guarda em Serviço atirar contra a pessoa. Simples assim.

    1. Essa é uma lulista enrustida que faz um malabarismo medonho com as ideias e palavras pra caber na linha editorial do Estadão.

  58. Análise corretíssima, na minha modesta opinião. Oligarcas acreditam que têm pátrio poder nos seus currais. Pena que, como você tão bem ironizou no texto, não se tenha investigações robustas e isentas em Pindorama.

    1. é verdade, tudo armação. o cara saiu andando....se fosse no peito não sairia andando kkkk

    2. só q foram balas de borracha ou pedras q atingiu o supercilio e o sangue caiu na camisa.Pode investigar.Nao tirar bala do pulmão e 24:00 de internação e sair andando.E a outra bala....

  59. Foi muito boa a reportagem. O que me intriga, é ainda não ter visto uma reportagem mostrando o dreno torácico. Acho que não houve perfuração de tórax. COMO cirurgião, acho que houve um furo nessa encenação.

    1. É mesmo! Puro jogo de cena. Inclusive com apoio de médicos, enfermeiros e o diabo. Como pode de pulmão furado sair por aí? Não tem um tal de pneumotorax que é grave?

  60. Jornalismo sarcástico, sério, ferino e responsável. Fosse eu um dos Gomes a ler está brilhante (como sempre) reportagem, ia dormir mais cedo no carnaval pra não passar mais vergonha. Bom, para isso seria necessário ter vergonha. Não é o caso....

  61. Adorável, sério, correto, imparcialbe sem perder o humor. Só faltou mencionar quais seriam os devaneios do irmão maior para este Cid.

  62. Eu sou cirurgião geral, já fiz mais de vinte mil cirurgias nos meus 42 anos de profissão como cirurgião, notadamente em urgências, mas nunca vi um paciente com um tiro no pulmão tão bem quando fala e tem outra coisa, cadê o dreno de tórax ? Não o vi, pois o é indispensável nesses tratamentos cirúrgicos. Preciso vê pata crê.

    1. Edvaldo, isto está me parecendo o oportuno câncer do presidiário e depois do seu poste, a Dilmanta, afim de conquistar votos eleitorais, pois como dizia Nelson Rodrigues, o brasileiro só é solidário no câncer.👀👀

    2. Creio que mentiram sobre o local do tiro, foram dois no ombro mesmo.

    3. Dr. Edvaldo, CUIDADO! Caso o senhor seja cearense, os Gomes irão à forra! O senhor explicou, para qualquer burro entender: pura encenação!

  63. Parabéns pelo brilhante texto. Isento e claro. Isso sim é uma matéria. Explícita é mostrando a verdade. Já tinha grande admiração por voce, agora aumentou. Continue assim e por favor, nem pense em ir ao Reino encantado dos Gomes.

  64. Brilhante e prudente. Eu colocaria mais umas coisas em avaliação: como alguém toma um tiro de .40 e ela não faz nenhum estrago, nem na entrada nem na saída? Como alguém que passou por pneumotórax pode falar normalmente num vídeo no twitter logo em seguida?

  65. Amei seu texto.. nem vou comentar o circo real .. sua versão foi um bom calmante ... Cid e Ciro só confirmam, para mim, a essência do atraso do nordeste ...

    1. Só sei que pau que dá em Chico dá também em Francisco. Os coronéis de dez estrelas com o c. na mão.

    2. Família de desequilibrados e cafajestes cheiradores de coca nunca foram e nem são a essência do atraso nordestino. Você está enganada

  66. Para mim, legítima defesa clássica. Ou alguém com porte de arma deixaria uma retroescavadeira passar por cima de colegas de farda e parentes?

  67. Isso tudo é tão absurdo que foge a mais racional reflexão ,são muitas pontas a analisar: O comportamento truculento dos Gomes,e, o sentimento de pertença do Estado do Ceará,juntado ao ambiente de revolta dos funcionários da segurança pública desrespeitados e humilhados em suas revindicações,tornaram o ambiente hostil e perigoso,no entanto ,tudo poderia ter sido diferente caso um Senador da República exercesse seu papel constitucional com brandura e equilibrio,mesmo que com muito esforço

  68. Repetindo um comentário que fiz em outro espaço essa dupla, Ciro e Cid, são um farto material de pesquisa para a psiquiatria. Deveriam fazer companhia a Adélio.

  69. Achei que jumento pastor não sabia dirigir retroescavadeira. Me enganei. Toda regra tem exceção. O Cid Gomes sabe, apenas não imaginou que quem a conduz, seja jumento ou não, pode ser parado na bala. Esse método, aliás, é bastante invocado pela besta quadrada do seu irmão, o tal de Ciro. Sinto pena dos nossos irmãos nordestinos, há anos conduzidos como gado eplos famigerados "coronéis" que ainda empesteiam a região.

    1. Alberto, esses Gomes nunca foram e nem serão coronéis. Eles são reles bandidos desequilibrados

  70. Eu só tenho uma pergunta: Será que o "nobre senador" faria isso se não estivesse protegido pela imunidade parlamentar? E mais ainda, tem o tal de "Fôro Previlegiado" um manto em que seguidamente os políticos se escondem para usar o corporativismo para fugir da lei.

  71. Meu caro Jornalista (jota maúsculo) e emérito escritor e pensador. Vc se supera a cada artigo, diferentemente do seu sócio veneziano, que a cada dia “desce ladeira abaixo”. Continue sempre altuvo e imparcial, como qualquer jornalísta deveria ser. Congratulations!!!

    1. Concordo plenamente com o seu comentáro. Excelente !!!

  72. Realmente a imprensa de um modo geral, direciona seus comentarios realçando o fato por um ponto de interesse, que não sei de quem, pois a eles parece corriqueiro que alguém pegue uma retrocavadeira e vá por cima de grupo de pessoas, não importa o motivo dessas pessoas!!

  73. Os irmãos Cangaceiros há muito vem dando sinal de senilidade! Avançar com uma retro-escavadeira sobre um pelotão de policiais amotinados num estado como o Ceará é querer abraçar e beijar a morte. A família deveria estar muitíssimo preocupada só por esse fato em si.

  74. Uma imagem vale mais.... videos mostram que essa retroderrubadeira andava em carreata por Sobral com destino ao quartel dos delinquentes. Na política vale tudo. Até trocar rapadura por voto.

  75. Seus comentários são, como sempre, brilhantes . Todavia nesta matéria faltou discorrer que o maluco beleza do CID GOMES foi até o local em carreata ( e também em retroescavadeirata) com um séquito para "causar". Deu no que deu. Espero nao tenha danificado a retro e desejo melhoras à saúde mental do indivíduo.

  76. Excelente, como sempre. É muito bom poder ler um jornalista que escreve com inteligência e visão crítica adequada. Obrigado jornalista Mário Sabino.

    1. Excelente texto. A vinculação de Jair Bolsonaro ao evento foi obra da jornalista Eliane Catanhêde da Rede Globo, no jornal da Globo News.

  77. Excelente reflexão... Parabéns! Mas não é só no Ceará que tem pessoas que se acham "donos do pedaço"... hoje foram os "Gomes", mas e amanhã, aonde será?!

  78. Crônica excelente como sempre, Sabino. Vc é um dos motivos porque eu permaneço assinante da revista. Tomara que vc escape de ter que ir a Sobral, ou devo dizer Gomesbral? Eles ainda se acham donos daquela cidade quente demais. Acho que é a temperatura que afeta a capacidade de pensar daquela gente, que continua elegendo os membros daquela família de idiotas, cuja regra principal é: nunca, mas nunca mesmo, pense antes de falar ou agir.

  79. Excelente! Os policiais que estão cometendo crimes devem ser punidos, porém não podemos relativizar uma retroescavadeira sendo jogada em cima de pessoas. Parabéns por mostrar os dois lados.

    1. Quaquaquaqua.. e por acaso tu acha que tem alguem mais interessado em saber disso? Vai ao psiquiatra rapazinho.. logo..

  80. Ótima crônica, como sempre. Acho q o senador não precisa de teste de sanidade mental. Este ato dele reflete apenas um comportamento muito comum nos coronéis do nordeste. Sobral é uma cidade grande e já bem desenvolvida. Parece que sua população está se rebelando contra este tipo de autoritarismo.

  81. Esqueçamos os personagens. se alguém lança uma retroescavadeira sobre uma multidão. isto se configura crime por tentativa de homicídio. quem atirou tb cometeu crime. Já ouviram falar que o Cid vai ser indiciado? Lembro que em uma manifestação em SP há algum tempo atrás, um motorista atirou seu carro contra manifestantes. Já foi condenado e encontra-se preso. luiz Fernando.

  82. A tentativa de homicídio coletivo foi impedida por um tiro. O criminoso Cid Gomes tem que responder por seus atos que colocaram em risco a vida de dezenas de pessoas.

  83. Mário Sabino, O mais sensato e imparcial cronista da Crusoé! Nessa loucura jornalística em que vivemos , ler seus textos me conforta.

  84. Essa familia é composta por um monte de desqualificados e debis mentais, olha o que esse ai fez, tentou contra a vida de mulheres, crianças, como ele me disse, "Tem cinco minutopara sairem dai com suas familias"ele estava sabendo o que fazia, então tem de ser responsabilizado mesmo e o quem atirou, defendeu seus familiares de um translocado e terrorista, que avançava com uma Retro-escavadeiras contra seus familiares. Vamos ver como a republica de bananas vai agir.

    1. Duvi-de-o-dó que tenha em Sobral um promotor de justiça com peit0 para denunci4r Cid por tentativa de homicídi0 em concurso material. Juiz para receber e processar, é impossível mesmo.

  85. Todo mundo sabe para que serve uma retroescavadeira, mas na semana passada, um sujeito teve a feliz e criativa ideia de usá-la para o salvamento de várias pessoas da enchente em São Paulo , nesta semana outro sujeito decidiu ser criativo da forma oposta - usou-a como tanque de guerra no Ceará. O primeiro sujeito saiu ileso e passa muito bem!

  86. Senador com retroescavadeira avançando sobre grevistas, policial grevista atirando em senador... presidente que fala como adolescentezinho tonto... autoridades no Brasil são exemplos lindos de ver!

  87. O grupo de policiais militares cometia o crime de sublevação. O senador licenciado cometeu o crime de tentativa de homicídio ao guiar a escavadeira para cima deles. Então foi alvejado em legítima defesa a fim de que cessasse sua agressão injusta. E, desde sempre, não se pode passar a mão na cabeça de quem faz ‘greve armada’ que é proibida pela lei. Os governos estaduais costumam aprovar anistia para essa gente

    1. Todos, sem exceção, têm que ser punidos exemplarmente.

  88. O primeiro relato e análise verdadeiros que li sobre o ocorrido.Mario Sabino é sempre um jornalista nota 1000.Sou sempre uma admiradora deste escritor.Parabéns!

  89. Concordo mas vou além. Os mal feitos do PT fizeram com que patentes de toda ordem fossem eleitos tb pela esteira do JB. Falas diárias de baixo nível vem desencadeando um aumento de agressividade nas polícias de todo o país, aqui em SP semanalmente há pelo menos um caso de abuso de autoridade. Esse caldo está engrossando e o governador de MG que amarelou as ameaças dos policiais tende ao efeito dominó. Sendo assim, é bom que eleitos parem e pensem antes de falar ou agir,

  90. é o que sempre digo, população hipócrita, quer viver no país das maravilhas mas não quer sujar as mãos, só até um ente querido para no cemitério em um assalto, o povo merece.

  91. Os Gomes achavam que no Ceará era igual no senado só bandalheira ,kkkkkkkkkkk estão contente agora né? com o rabo ardendo?kkkkkkkkkkk

  92. Quando ocorreu o movimento grevista de PMs no ÉS, anos atrás, concordei com a proibição de policiais participarem de greve, mas ao mesmo tempo me ocorreu a seguinte questão: qual o instrumento legal de que dispõem servidores públicos de carreiras essenciais para solução de seus dissídios. Se não é aceitável a greve em serviços públicos essenciais, também não é aceitável que os profissionais não disponham de um mecanismo legal para compelir o estado a resolver o dissídio.

    1. correto Eduardo, tudo isso poderia ser resolvido tranquilamente, não fosse os governadores se esconderem atrás de um regulamento arcaico e opressor, PMs do Brasil,a culpa é de vcs tbm por ficarem quebrando galho de quem está errado.

    2. Concordo com o Marcos. A carreira de Servidor Publico seja de que área for não é aquisição de parte do Estado. É sabido que o Estado paga mal, que as condições de trabalho são ruins, mesmo assim o sujeito faz de tudo para entrar para o serviço público esquecendo-se que fez a opção de servir ao público.

    3. Peça demissão e procure outro emprego como todo mundo.

  93. Basta ver o endereço da ocorrência: Rua Coronel Frederico Gomes. O irmão Ciro, tão tresloucado quanto o motorista da retroescavadeira, pontuou sabiamente: se eu estivesse presente as consequências teriam sido bem piores... Este último acha que a sua retroescavadeira chama-se Brasil !

  94. foi legítima defesa sim, tentou matar PMs, mulheres e crianças e foi contido, então não reclame, a sociedade hipócrita e o programa do é da coisa empurram os PMs do Brasil para fazer parceria com bandidos e milicianos, aí sim estaremos ferrados de vez.

    1. mirou na cabeça e o vidro desviou a bala, vai responder por tentativa de homicídio, a Pena é quase a mesma, melhor responder por homic.

    2. Engraçado que quem fala que foi legítima defesa são os mesmos que aplaudem o uso excessivo de força para desocupação de lugares que acontecem sempre. A justificativa é sempre a mesma, que se as pessoas não estivessem fazendo nada errado, não seriam submetidas à violência. O que os policiais faziam com mulheres e crianças no quartel se não usá-las como escudo humano? O que se vê por aí são fascistas que se regozijariam com a morte de políticos de oposição, e qualquer coisa é justificativa.

  95. Brasil Mario, Brasil! Este é um dos muitos exemplo do quanto o Brasil é intelectualmente pobre, provinciano, atrasado... Creio, que tirando São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os outros estados tem donos, as Capitanias Hereditárias nunca acabaram. Este episódio deixa claro isto!

    1. Parabéns. Sempre dando seu recado com elegância , sutileza, sabedoria, ironia e suavidade. Bem diferente de seu amido Diogo que deu para baixar o nível, e está tornando seus textos, e a si próprio, chulos e insuportáveis.

    2. Creio que o ilustre paraense está esquecendo dos fidalgos Capitães Jáder e Hélder Barbalho.

    3. A Capitania Hereditária Província do Pará tem dono, sim senhores. ... Mas é gente boa. ... Temos índices de desenvolvimento superiores aos 4 Estados citados. ... Somos felizes e bastardos ao mesmo tempo.

    4. Caro Pedro, concordo plenamente que o problema se chama Brasil, mas não excluo estado algum. No máximo, a diferença é que nas regiões economicamente mais desenvolvidas, o coronelato político se constitui de várias facções, que de vez em quando estão em disputa entre si, o que abre, às vezes, alguma brecha por onde passa o Estado de Direito e a Democracia. Mas as máfias da política acabam se dando conta do perigo do Brasil se tornar um país normal e decente e rapidamente promovem seus acordões.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO