Ricardo Stuckert/PRLula e Dilma com Mercadante, o elo das cascas de banana econômicas do BNDES

Longo prazo é mentira

Para políticos como Lula, o importante é prometer coisas como o "Nova Indústria Brasil". Realizar, no entanto, é pura ficção
09.02.24

Há cerca de três semanas, o presidente Lula anunciou um programa com o nome de “Nova Indústria Brasil”.

Como sempre acontece nessas ocasiões, numa solenidade qualquer, um político, não tendo algo sólido para prometer (tipo: “semana que vem este município receberá três ônibus escolares americanos, doação da Fundação Amalgamated”), surge com essas promessas mirabolantes.

O programa de Lula vai até 2033. Seu mandato, na melhor das hipóteses (para ele, é claro, de reeleição), termina em 2030.

Então, mesmo que fosse super cumpridor de promessas, não teria tempo para concluir.

Mas, para políticos, o importante é prometer. Realizar é pura ficção.

O único presidente brasileiro que fez promessas megalômanas, e as cumpriu, foi Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1961).

Entre elas, estradas: Rio-Belo Horizonte (então BR-3, atual trecho da BR-040), Belo Horizonte-São Paulo (rodovia Fernão Dias, atual BR-381), Belo Horizonte-Brasília (atualmente prolongamento da antiga BR-3, transformando-se portanto em Rio-Brasília), e Belém-Brasília (que agora leva a sigla de BR-153), que o inimigo político de Juscelino, deputado Carlos Lacerda, chamava pejorativamente de “Estrada das Onças”, sem contar outras menores espalhadas pelo país.

Mas não foram só obras públicas. Não podemos nos esquecer que JK, nos seus fabulosos “cinquenta anos em cinco”, criou a indústria automobilística nacional.

Foram estaleiros, duas grandes usinas siderúrgicas (Usiminas e Cosipa) e uma série de produtos que nós nem sonhávamos fabricar aqui.

Na campanha eleitoral, durante um comício de Juscelino na cidade de Jataí, no sudoeste de Goiás, Antonio Soares, o Toniquinho, 29 anos, cobrou do candidato a mudança da capital federal para o Planalto Central, tal como constava na Constituição e nenhum presidente cumprira.

Pois bem, Juscelino Kubitschek de Oliveira cumpriu todas as promessas listadas nas metas de campanha e entregou ao seu sucessor, Jânio Quadros, um novo Brasil.

Como os gastos foram feitos à custa de emissão de papel-moeda, JK nos legou 33 anos de inflação, só debelada com o advento do Plano Real, em 1994.

E nem podemos dizer que Juscelino fez e cumpriu um plano de longo prazo pois tudo durou apenas cinco anos.

É comum vermos candidatos, como foi o caso de Dilma Rousseff, prometer coisas impossíveis, como foi o caso do trem-bala Rio São Paulo, que abriu escritório no Rio, contratou funcionários, e nunca alguém sequer imaginou que a obra pudesse ser concluída, nem mesmo iniciada.

Um grupo de autoridades chegou até a percorrer um trecho da Supervia, antiga Central do Brasil, dentro da cidade do Rio de Janeiro, que seria leito do trem-bala.

Resultado: foram atacados a tiros por bandidos ou milicianos (no Rio nunca se sabe direito quem é quem) e tiveram de se jogar no chão do vagão, para não ser atingidos.

Não deixou de ser um trem-bala.

 

Ivan Sant’Anna
[email protected]

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Aí, *PF INDEPENDENTE*, um toque: tal qual a quadrilha anterior, a atual também tem "gabinete do ódio" e "abin paralela" que acessam as operadoras, prejudicam e interferem nas linhas dos que os criticam.

    1. São ambas absolutamente iguais, nocivas e nefastas no mesmo grau.

  2. Ah, mas é um grande """realizador""": de """minha-casa-minha-vida-pesadelo-de-construção-ordinária-que-desmorona""" em prédios que, enquanto em pé, tornam-se antros de traficantes!!! Um """verdadeiro""" """sooonho""" mesmo!!!! Tudo régiamente pago e propinado pelo idiota contribuinte que não cessa de reeleger o traste grunhidor de sandices!!!!

  3. Lula é craque em inaugurar início de obra ou apenas prometer aos brados e depois de um tempo aquilo fica na cabeça do povão como obra realizada. É um hábil animador de plateia, no mar de ignorâncias do povaréu que pesadamente nele vota, satisfeitos com um "bolsa qualquer coisa", ele nada de braçada.

  4. Políticos do nosso bananão, em geral, são uma piada pronta !! ... (o diabo é que somos nós que temos que pagar a conta)

  5. Enquanto não acabarem com essa onde de Reeleição, dificilmente poderemos esperar alguma coisa que vingue. Terminadas as eleições nossos políticos já se preparam para a próxima. Da[i só vivendo de promessas para ser reeleito e, claro, como um povo que adora populistas que sapateiam no Palanque. É isso aí Ivan, continue escrevendo, temos muito para ler de ti.

Mais notícias
Assine agora
TOPO