Investimentos também são cultura, com Ivan Sant’Anna

09.02.24

Não é fácil definir Ivan Sant’Anna, de 84 anos. Ele é um escritor, por certo, com muitas obras publicadas, outras tantas na gaveta e uma em andamento (uma história do acidente aéreo que matou quase todo o time de futebol da Chapecoense). Também é um “especulador”, como ele mesmo diz: ao longo das décadas, ganhou e perdeu muito dinheiro operando no mercado de investimentos. Esse é um tema que suas colunas semanais na Crusoé abordam regularmente. Quem assistir a este Ilha de Cultura, no entanto, perceberá que descrever Ivan Sant’Anna como um grande conversador e contador de casos também acerta no alvo.

O autor de romances como Rapina e Mercadores da Noite, livros-reportagem como Caixa Preta e narrativas históricas como 1929 traz como recomendações livros que o ajudaram a entender o mundo e dois filmes que podem ajudar você a entender de finanças:

A Grande Guerra Pela Civilização (Edições 70) – nominalmente, trata-se de uma obra sobre o Oriente Médio, escrita pelo lendário correspondente de guerra inglês Robert Fisk. Para Sant’Anna, o livro é mais que isso e revela o funcionamento das engrenagens do poder.

O Petróleo (Paz e Terra) – obra fundamental sobre como esse combustível influiu na história humana, escrita pelo especialista Daniel Yergin.

A Revolução dos Bichos – para Sant’Anna, o romance indispensável do inglês George Orwell: “Melhor do que 1984.”

Wall Street – o filme dirigido por Oliver Stone e estrelado por Michael Douglas é um dos clássicos da década de 1980.

A Grande Aposta – dirigido por Adam McKay perfeito na descrição do mecanismo que levou à crise econômica global de 2008 (e que permitiu a uma dupla de investidores que enxergou o que ninguém mais viu faturar quase um bilhão de dólares).

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse foi a minha Ilha preferida até o momento. Não tanto pelas recomendações (se bem que o livro do Fisk vou comprar certamente), mas pelo entrevistado.

  2. Ivan Sant'Anna é muito bom inteligente, versátil, e "atira prá todo lado". Kkk Obrigada pelo seu trabalho Ivan!

Mais notícias
Assine agora
TOPO