FelipeMoura Brasil

Os articuladores da impunidade

13.09.19

Uma assessora de gabinete do PSL na Assembleia Legislativa de São Paulo acusou O Antagonista de publicar fake news sobre a articulação de Flávio Bolsonaro pela retirada de assinaturas do terceiro pedido de criação da CPI da Lava Toga, no Senado Federal.

Para um blog com publicações de outra assessora de gabinete do PSL, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o senador declarou, porém, que a comissão “toca fogo no país”, que “haverá um conflito épico” entre os poderes Legislativo e Judiciário “num momento que tudo que a gente não precisa é uma guerra institucional”, que “precisa gerar emprego, recuperar a economia”, que “seria muito ruim uma CPI como essa” e que, “para deixar bem claro, é isso que eu falo para todos os senadores que vêm pedir minha opinião e perguntar por que é que eu não assinei” o requerimento.

Questionado se telefonou para eles, o filho do presidente limitou-se a dizer:

“Eu converso no telefone com quem pede minha opinião.”

Entendi.

Flávio Bolsonaro só faz, digamos, uma articulação “passiva”.

O senador questionou “qual o compromisso que uma CPI dessa tem com o futuro do Brasil” e “a quem interessa uma instabilidade política nesse momento”, mas convém imaginá-lo quietinho com sua opinião no canto dele (e no Youtube), sem tentar persuadir colega algum, a menos que eles tomem a iniciativa de pedir que ele opine.

Questionado por O Antagonista sobre pedidos de Flávio para que senadores retirassem assinaturas, o deputado Luciano Bivar, presidente nacional do PSL, havia dito:

“Quando ele pede, está respaldado em cima do partido, com certeza.”

Bivar ainda justificou a posição partidária: “O que a gente quer é a governabilidade. Não adianta você ir contra os outros Poderes. O PSL não tem esse sentimento.”

Em nome da governabilidade, o governo Lula recorreu ao mensalão e ao petrolão. Em nome da governabilidade, a cúpula do partido de Jair Bolsonaro tenta blindar Dias Toffoli contra uma investigação que mira seu inquérito sem objeto definido, dentro do qual Alexandre de Moraes censurou a revista Crusoé por revelar o codinome de Toffoli na Odebrecht e suspendeu apurações da Receita Federal que poderiam atingir o presidente do STF e Gilmar Mendes. É o caso de perguntar:

– Se a CPI da Lava Toga investigar Toffoli, ele derrubará a própria decisão de suspender, entre outras, a investigação sobre Flávio, baseada na indicação pelo Coaf de movimentações bancárias atípicas no gabinete do então deputado estadual no Rio?

– Toffoli tem o governo Bolsonaro e o Poder Legislativo na mão?

Bivar ainda falou ao Estadão sobre a articulação contra a CPI: “Eu pedi para ele (Flávio) me ajudar nisso. Não sei qual foi a ação que ele teve.” O deputado não sabia, mas acabou emitindo nota do PSL em que negou a articulação do senador. A articulação “ativa”, quem sabe.

Os pedidos anteriores de criação da CPI da Lava Toga tinham escopo abrangente demais, que mirava até pedidos de vista de ministros do STF; e vieram num momento em que outras investigações avançavam sobre seus parentes e cônjuges.

Mas ministros do Supremo, em escalada autoritária, brecaram essas investigações e receberam a ajuda de Raquel Dodge, que arquivou os trechos da delação de Léo Pinheiro sobre Rodrigo Maia e o irmão de Toffoli, causando o pedido de demissão do grupo da Lava Jato na PGR por “incompatibilidade” com a complacência da procuradora-geral da República. Maia e Toffoli, curiosamente, haviam apoiado a recondução de Dodge ao cargo, que ela acabou perdendo para Augusto Aras, o crítico de “desvios”, “excessos” e “personalismos” da Lava Jato, indicado pelo pai de Flávio.

Se o Senado não reagir agora, seja com a CPI da Lava Toga, dessa vez mais objetiva, seja com o avanço do pedido de impeachment do presidente do STF, terá sido complacente também. Outros senadores do PSL insistem: Major Olímpio disse que “não adianta pressão, não” e continuou coletando assinaturas para a CPI, como a de Elmano Férrer, enquanto a Juíza Selma reclamou da “pressão partidária”, afirmou “que não irá retirar” a dela e, por coincidência, teve sua cassação rapidamente pedida por Dodge.

A esta revista, o ministro Jorge Oliveira havia dito que o acordo de Bolsonaro e Toffoli “é um acordo pelo qual a gente tem que superar questões importantes, mas menores, em prol de temas maiores para o país”, como salvá-lo da crise econômica – propósito, segundo ele, compartilhado por Bolsonaro, Toffoli, Dodge, Maia e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (que já se disse “envergonhado” de discutir CPI e impeachment de ministro “enquanto os brasileiros estão pensando em empregos e comida” – como se a falta de empregos e comida não se devesse, também, à corrupção; e a Lava Jato não tivesse recuperado mais de 13 bilhões de reais roubados).

Quais são os temas “menores”, porém, Jorge Oliveira não respondeu. A investigação de suspeitos e a punição de corruptos só são “menores” para suspeitos, corruptos, aliados cínicos, militantes de gabinete e inocentes úteis, sempre dispostos a pegar emprestados do PT expedientes, narrativas e alegações diversionistas.

Onde a impunidade prevalecer, toda crise será, no mínimo, cíclica.

Felipe Moura Brasil é diretor de Jornalismo da Jovem Pan.
Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Lembro do Rato de Curitiba, em entrevista na França, justificando atitudes em nome da governabilidade. Já estava devendo muito.

  2. O Planalto continua sede de NOVA Orcrim, agora com Bolsonaro, os três filhos deletérios, Maia, Alcolumbre e Tófolli mancomunados, que representam TODOS os poderes da república. O Brasil, de novo, está refém dos políticos podres. Bolsonaro não acaba o mandato, e vai ser pelas mãos dos militares, os unicos que, pela força, podem acabar com a podridão. Não há maneira de fazer isso pela via democrática! Que venha o gen Mourão...

    1. Game Over bolsonaro #sergiomoropresidente2022 ou Intervenção militar já fechem o congresso e o stf pelo AMOR DE DEUS

  3. O q intriga é pegarem Bolsonaro tão fácil com um casinho de rachid na Alerj, com tantos outros políticos envolvidos. Ou tem muito mais, ou quer mesmo se locupletar no poder e construir um império familiar? Votei nele pra me livrar de Lula. 2022 vai ficar difícil: terei q votar em alguém pra, ao mesmo tempo, me livrar de Lula e Bolsonaro. Tiririca talvez?

  4. Esses caras de Brasília são muito cínicos mesmo, roubam que só, levam o país ao caos e ainda dizem que a impunidade serve para melhorar a economia... Só pau mesmo

  5. Não está existindo uma boa ética dos atuais personagens políticos,lamentavelmente. O eleitor as vezes pensa no Brasil mas os governantes etc. só pensam no poder. E de desanimar

  6. Se lutar contra a corrupção é motivo de guerra entre os poderes, então que venha a guerra, já está uma porcaria mesmo.

    1. Verdade, se pra mostrar honestidade tem que se entrar em guerra, então vamos lá

  7. Apesar da "vergonha" do Alcolumbre pela situação do povo do Brasil, hoje vemos como pretendem resolver os problemas dos pobres! Salário Mínimo e aposentadorias diminuído,

    1. diminuídos e economia para o governo. Salário de políticos não interferem na economia brasileira!

  8. Pobre Raquel Dodge. Aquele porte de nobreza era só finta. Sai melancolicamente da PGR depois de ajudar seus amiguinhos. Não ficará na história. Não seguiu o conselho do Eduardo Dusek: deixe na história de sua vida alguma coisa nobre.

  9. Pilantra esse Flavio Bolsonaro! Como os irmãos e não ficarei surpreso se o presidente estiver enrolado. Afinal são todos políticos! É cristalino, político só gosta de dinheiro porque isto lhe dar poder independente da forma como a grana chegue a ele, pode ser por trafico de drogas e armas, corrupção, milícia, grilagem, etc. Grana é o que lhes interessa. Pensar em melhorar o Brasil! O que é isto? Brasil que exploda ,com grama sou um superstar! CPI da Toga, BNDES, Bancos. Lava Jato neles cambada!

    1. Por que o MP-RJ não apresentou denúncia contra o Flávio? Simples. Porque não acharam nada ....

  10. Essa m...de "governabilidade" apregoada pelo sr.Bivar, não é a mesma que os eleitores do Bolsonaro desejam, portanto a arrogância de agir ao contrário pode acabar não dando certo, os eleitores não perdoarão, não votamos nele, e sim na sua equipe, ele sempre foi medíocre.

  11. Desculpa para não ser investigado agora é que o país pode parar mas quem deixou o país no abismo? Foram ele e seus comparsas. Que vontade de ver e moleque na cadeia.

  12. Só uma pergunta. Porque não processam o Impedimento desses Ministros do STF? Simples, objetivo e rápido. Essa estorinha de CPI é mera balela procrastinatória e as "notícias" veiculadas na mídia (a favor e contra sua instauração), nada mais são de que um artifício para evitar o impedimento de Toffili, Gilmar e Lewan. Se o SF processasse e efetivasse o impedimento de apenas 1 deles, já seria o suficiente para acabar com a "fara suprema". Ou seja: Essa COISA de CPI é um mero artifício.

  13. Na minha simples opinião de cidadã comum, acredito num princípio da honestidade o que decorre disso sempre será melhor para a população.

    1. De total acordo, Karin. Até porque o brasileiro atento à vida política do País sabe, sem sombra de dúvida, que sem o princípio da honestidade (desconhecido pelo poder público, ao que parece) os "temas maiores" continuarão a ser tratados como sempre, pela política de sempre.

    2. Concordo Karin. Manifestar tolerância com corrupção é estímulo para agrava-la. Em nada melhora os temas maiores do país. Pelo contrário. Não vejo investimentos afluírem a um país notadamente corrupto. Limpeza ética já, CQC!

  14. O ladrão eleito escolhe o juiz que o julgará um dia e o ladrão eleito só pode ser encarcerado após o trânsito em julgado, encerrados todos os recursos possíveis e imagináveis, kkkkkkk, é o paraíso da malandragem ... É um escândalo, de safadeza e esperteza....

  15. O povo elege e reelege qq ladrão, está constantemente faminto e desesperado.... Os ladrões eleitos designam os juízes do Supremo tribunal federal, vão designar o quê ??? Os vigaristas evidentes que lá estão, é o óbvio ululante, rsrsrsrs.... A lava jato está atrapalhando a ópera dos malandros... Malandro candidato à malandro federal, que nunca se dá mal....

  16. A banda boa da RF, da PF, da Petrobras e de qq outros órgãos e estatais deveriam se manter em seus postos e ressaltar o contraste entre aqueles que trabalham pelo país e os que só querem arrancar concessões, não hesitando em se aliar aos CORRUPTOS para fazer o cidadão e a sociedade de reféns.

  17. Se valem da estabilidade no emprego, dos monopólios estatais, de seus cargos e de suas posições para tornar a sociedade refém e explorar o cidadão que não tem opção a não ser ceder às chantagens e sabotagens pq eles tem o domínio e o controle da máquina. Dentro disto, melhor ainda que as pessoas sérias dentro do serviço público e da máquina continuem fazendo seu trabalho e se organizem para denunciar toda a chantagem e sabotagem conduzida pelos corruptos.

  18. Automaticamente, se os CORRUPTOS junto com os parasitas dentro da máquina agirem de forma deliberada para pressionar o governo Bolsonaro e forçar a saída de Sérgio Moro, o que eles estão fazendo? Estão sem dúvida alguma atacando o governo, mas indiretamente estão sangrando a sociedade na tentativa de tentarem abafar e impedir que o combate à corrupção continuem. Para isto não hesitaram em fazer a sociedade e o cidadão de refém, se valendo de toda a série de exceções e privilégios dos quais gozam

  19. Seria bom que alguém desse uma declarações de que é necessário que se realize algumas privatizações para poder estimular mais ainda a retaliação dos CORRUPTOS que querem cargos e dos PARASITAS que querem manter suas boquinhas. Se os CORRUPTOS se convencerem que diante de uma greve geral não haverá outra alternativa para Bolsonaro a não se ceder a eles, então assim deveria ser. Inclusive, uma greve geral deveria ser a única possibilidade de que Sérgio Moro tenha sua cabeça entregue.

  20. Portanto determinam o que é bom ou mal, o que é certo e o que é errado. Por obviedade, é claro que eles não podem ser CORRUPTOS, o problema está sempre nos outros, estes são os verdadeiros CORRUPTOS. Mas a melhor parte de Bolsonaro estar do "lado" deles, é que qq coisa que fizerem para pressioná-lo se torna de fato em um ataque à sociedade. Ele precisa relutar, demonstrar algum temor de que a sociedade se revolte com os CORRUPTOS e que ele seja engolido junto à revolta desta em relação a eles.

  21. O acordão é isto, são os CORRUPTOS utilizando o poder que lhes foi conferido para fazer a sociedade de refém e obrigar esta a tolerar a CORRUPÇÃO deles em troca do suposto bem-estar social que oferecem. Eles não têm obrigação de fazer isto, é um ato de bondade e caridade, pois os MORTAIS não estão no mesmo nível que eles e devem aceitar aquilo que lhes é dado. A justiça não está nas leis insculpidas na Constituição, mas neles mesmos, ELES SÃO A JUSTIÇA.

  22. Dão com uma mão e tiram com a outra, o sujeito vota em um CORRUPTO pq este é quem lhe garante o bolsa-família ou outro benefício, enquanto isto, este mesmo CORRUPTO é quem vai desviar recursos públicos que deveriam ser utilizados para que o sujeito não precisasse do bolsa-família. Está criado um círculo vicioso em que o sujeito se torna dependente do sistema e este sempre trabalha para que ele nunca deixe de ser dependente.

  23. A Petrobras é o maior exemplo de como a lógica da corrupção se manifesta e se materializa. Qq monopólio é na verdade a oportunidade perfeita para o parasitismo social, implica em se valer de uma necessidade ou barreira para que se possa extrair uma fatia maior da PIB. O sistema inteiro trabalha para se perpetuar e favorecer a alguns poucos privilegiados em detrimento do restante da sociedade, para contrabalancear isto os CORRUPTOS estão sempre "defendendo" as vítimas do sistema.

  24. Setembro é mês de importantes negociações coletivas, o governo não deveria tentar evitar nenhuma greve no setor público e nas estatais, uma vez que elas demonstram como é a lógica da corrupção e que os adoradores de Lula trabalham de forma coordenada com os CORRUPTOS para fazer a sociedade de refém. Sobretudo, se não há alternativa e não houver como fugir do cerco à Brasília, então melhor ainda que esta fosse cercada em meio à uma greve da Petrobras.

  25. Quanto mais ameaças de impeachment, exigência de que Sérgio Moro seja retirado do cargo, de que haja interferência na PF e em outras autarquias, de exigência de cargos para votar a reforma da previdência e qq coisa que seja de interesse da sociedade, de tentar se evitar a CPI da Lavatoga, de tentar evitar o impeachment dos ministros do STF, de tentar soltar Lula, assim como tentar punir os cidadãos que se colocam contra a corrupção, melhor.

  26. Que assim seja, quanto maior for a distopia, maior será a ressaca quando a marcha chegar a seu fim. Se mesmo diante de todas as evidências e sujeira exposta, os CORRUPTOS ainda insistem em negar e distorcer a realidade, então que estiquem a corda ao máximo, para que quando a coisa toda estourar, já tenham se enforcado nela. O governo Bolsonaro deveria começar a se colocar como a vítima de indivíduos sem escrúpulos e que fazem de tudo para fugir da cadeia (é a pura verdade).

  27. O Brasil nunca mais será o mesmo após a LAVATOGA. Quem ñ deve ñ teme. Antes de se pensar em empregos e produção é inquestionável afastar o banditismo das instituições. Com base em uma Constituição elaborada para proteger bandidos, e com a cumplicidade da mídia suja e cooptada, esses clãs vão levando seus feudos, roubando e dizimando gerações de jovens brasileiros. Dia 25.09 às 14horas na praça dos Três Poderes em BSB, com convocação dos senadores éticos escrevermos uma nova história.

  28. Isto significa que os CORRUPTOS precisam anular as condenações da Lavajato, atribuir a culpa de toda a situação de calamidade aos responsáveis por revelar todo o esquema e ainda por cima pedirem uma restituição pq foram vítimas dos abusos cometidos por ela. É surreal, mas basta ver a entrevista de Gilmar Mendes para a Folha de SP, uma vez que a marcha da insanidade se iniciou, ela não vai parar, os CORRUPTOS seguirão em seu delírio enquanto ninguém por um fim nele.

  29. Afinal, se a Constituição e as leis nela inscritas são boas, então pq há que se falar em necessidade de um grande acordo? E se elas são ruins e incapazes de permitir o combate à corrupção, então não seria o caso de uma nova Constituição e novas leis? A corrupção não pode sobreviver sem "doublethink" descrito no clássico 1984 de George Orwell, ela precisa conciliar coisas que por princípio são irreconciliáveis, precisa distorcer a realidade, criando assim uma versão distópica.

  30. Quanto maior é a corrupção do sistema, maior é o incentivo para que os CORRUPTOS prevaleçam sobre os honestos e justos, pois tudo gira em torno de acordos espúrios e da assimetria entre os integrantes do sistema. E as leis, onde é que estas ficam? Por dedução, elas logicamente serão alargadas para que jamais alcancem os CORRUPTOS e para que sempre se apliquem aos demais que se "apresentem" como uma ameaça à continuidade da corrupção.

  31. É assim que a realidade é completamente desvirtuada e a distopia passa a prevalecer. Os CORRUPTOS não são CORRUPTOS, são heróis que tem que se sacrificar saqueando o Estado para combater o imperialismo e os capitalistas malvados. Quem tem que ir para a cadeia não é quem comete crimes, é quem os pune. Quem tem que pedir desculpa não são aqueles que saquearam o Estado e aviltaram a sociedade, mas sim quem expôs toda a podridão do sistema.

  32. O sujeito tem uma renda 10 vezes maior do que a dos mais pobres, mas ele não é elite. E pq ele não é elite? Por existe o imperialismo e ele não está explorando seus pares locais, é tudo culpa dos capitalistas que sugam as riquezas do país. Tudo isto, todo o vitimismo, toda a retórica da exploração se junta com a corrupção para poder justificar e municiar a corrupção no Brasil. O problema nunca está nos CORRUPTOS, está sempre nos outros. Nunca somos nós que não fizemos nossa parte, são os outros.

  33. Mais interessante dentro deste fenômeno é ver como o raciocínio deste pessoal se processa. Eles nunca se veem como elite, pois quando comparam a sua situação nunca olham para o país, mas para o exterior. Dentro deste contexto, as elites locais constituídas em seu grosso por gente dentro da máquina pública e uma parcela minúscula de "capitalistas" amigo dos donos do poder não se veem como elites, pois a renda que coloca o sujeito dentro do 1% aqui não dá pra nada lá fora.

  34. É este tipo de gente que adora defender os pobres e não aceita nenhum direito a menos. Nunca se viu um dos adoradores de Lula defendendo que a categoria a qual ele pertence ficasse sem aumento de salário para que o bolsa-família fosse reajustado, os recursos sempre tem que vir de alguma outra fonte. Se o sujeito está dentro do 10%, então quem tem que ser taxada e perder os privilégios é a turma do 1%. Se estiver dentro do 1%, então é a turma do 0,1%.

  35. Curioso é que aprovar uma lei que vai contra o interesse deles é prova de corrupção, mas saquear a Petrobras é algo necessário. Aí entra outra questão, pq eles aceitam que a Petrobras seja saqueada? Pq eles sabem que sem os seus CORRUPTOS no poder eles vão perder os privilégios que estes lhes concedem em troca do silêncio e do apoio explícito ou implícito. É gente como o procurador do miserê (independentemente dele ser lulista ou não) que mais esperneia.

  36. Se o sujeito tolera a corrupção, então só pode ser pq ele acha que ela o beneficia, pq se ele não liga para ser roubado, então jamais sairia na rua gritando que não aceita que seus direitos sejam retirados. O que acaba por levar aos adoradores de Lula, eles até podem não ter se envolvido em corrupção no aspecto criminal, mas no moral, são tão CORRUPTOS quanto aqueles que defendem. Do contrário, não aceitariam ser roubados.

  37. Onde já se viu alguém pegar o seu dinheiro e depois exigir algum tipo de vantagem para entregar aquilo que seria a obrigação dele? Imagina o sujeito levar o carro no mecânico e, além de este não consertá-lo, ainda exige um valor para liberar o veículo. Não só os CORRUPTOS não fazem aquilo pelo qual recebem seus salários, como também exigem um extra para entregar um serviço porco. Apesar disto, o mais intrigante é como há gente que acha isto normal.

  38. Para que os políticos foram eleitos? Não é para criar e aprovar leis que permitam maior desenvolvimento? No entanto, o que é que eles fazem na prática? Criam e aprovam leis para fugir da cadeia que beneficiam a outros criminosos dentro da sociedade. Quem paga o preço da impunidade é o cidadão por meio da falta de segurança, saúde, educação, empregos e serviços básicos. Isto que se chama de social democracia é uma farsa no Brasil.

  39. O discurso de que é preciso botar um freio no combate à corrupção é a manifestação clara de como funciona o modus operandi da corrupção no Brasil. Os CORRUPTOS simplesmente se utilizam de suas posições na máquina para tornar o cidadão e a sociedade reféns. O que é que eles estão dizendo e fizeram de forma reiterada ao longo de toda a Lavajato? Com o Estado e a sociedade sequestrados, eles passaram a utilizar estes para fazer exigências e conseguirem fugir da cadeia. É o que estão fazendo agora.

  40. Quando este processo se dá por um longo período, os corruptos nem ao menos precisam se valer da violência explícita, pois podem a partir da precariedade estabelecer vínculos de dependência. Quanto menor é a autonomia e independência do cidadão, maior é o poder dos CORRUPTOS sobre este, é precisamente quando a consciência coletiva se encontra em um estado vegetativo que os CORRUPTOS possuem maiores condições de prevalecer sobre o cidadão.

  41. A oportunidade de se expor a lógica da corrupção vem de que nunca em toda a história do país o modus operandi dela se deu de forma tão ampla e explícita. Os CORRUPTOS sabem que para poder alimentar a sua corrupção precisam do poder e, quando logram obter isto, utilizam este para exercer o domínio e o controle sobre o restante da sociedade. Isto é feito de diversas formas, desde da coerção até à farsa pura e simples, é na verdade um mix de todos os tipos de táticas espúrias.

  42. A própria ideia de um sistema igualitário e equilibrado é falso, pois se a corrupção do sistema advém da corrupção humana, então basta um indivíduo corrupto obter poder para que se utilizar deste para desvirtuar o sistema, corrompendo-o. Mas somente um indivíduo não é capaz de perverter um sistema inteiro, pois quanto maior o poder maior acaba sendo a dispersão deste em um espectro amplo de nuances: econômico, político, militar, estatal, privado, coercitivo, psicológico e por aí vai.

  43. Se a corrupção constitui um desequilíbrio entre duas ou mais partes, então o que isto envolve? Uma assimetria entre as partes que permita a uma delas prevalecer sobre as demais e impor a sua vontade. A separação entre os poderes visa exatamente criar um equilíbrio que impeça que as disparidades entre as partes se tornem a regra, ao invés de a exceção. Um sistema corrompido automaticamente significa que o respeito às normas constituídas e o equilíbrio entre as partes estaria quebrado.

  44. Sendo assim, de uma lado a corrupção prescinde de uma vantagem ou mera expectativa desta. Pelo outro, ela logicamente implica alguém que tenha sido lesado. Vale ressaltar que há uma diferença entre a corrupção moral e a criminal, uma lei pode imoral e injusta, mas em termos estritos isto não a torna ilegal. O problema da corrupção no Brasil vai muito além do aspecto moral, é de ordem criminal, pois a principal cobrança sobre os CORRUPTOS é de ordem criminal.

  45. O acordão é uma excelente oportunidade de se educar a população. Como a lógica da corrupção funciona? Em princípio, o que a constitui? Toda corrupção não tem por objetivo obter algo que não seja pelo próprio trabalho e esforço? Algo que não estava explícito ou nem mesmo implícito em um arranjo entre duas ou mais partes? Não se trata de lograr capturar algo que por direito pertence a outro ou quebrar uma lei instituída, lesando aqueles que são regidos por ela?

    1. Que porra é essa? Computador? Inteligência artificial? Uma verborragia maçante..

  46. Clovis Que governabilidade que nada ! A vergonha campeia apoiando a corrupção do Legislativo na manutenção da ideologia que dá sustento na mídia pelos votos escrupulosos contras Lava Jato e seus condenados. Pare e pense seu Flavio Bolsonaro. Só tem atrapalhado e se pondo do lado corrupto.

  47. A governabilidade se dará no médio prazo, exatamente se for esvaziado o poder de corruptores e corruptos, assim como implementados mecanismos punitivos severos, pois os assaltos aos cofres públicos matam mais que as facções criminosas (falta dinheiro para saúde, educação, segurança), e mais, desbaratar também o poder destas impondo a Lei e a Ordem nos termos da CF, não nos termos de corporações.

  48. É isso aí, Felipe. Não é mole ser o arauto da maracutaia, mas pessoas como você são pérolas que preservam a dignidade da nação. A injustiça é o combustível da discórdia.

  49. Estamos vivenciando as articulações da “velha política” tentando sufocar as verdadeiras aspirações da nossa sociedade, com um discurso que só busca confundir e cansar a todos nós, mas os brasileiros já estão mais atentos às “ jogadas” destes políticos, mas o triste é vermos o “Bolsonaro e sua corte” apoiando estas mazelas.

  50. Na era dourada da Filosofia, um filósofo – Epiteto – escreveu: - “Em ambiente sujo, por mais brancas que sejam suas vestes elas ficarão manchadas”. Chegamos a um ponto em que a sociedade brasileira se tornou o ambiente propício para aplicar a máxima. Somos todos suspeitos (inclusive os que se vestem de preto, púrpura e mesmo os despidos), nosso etos ex cathedra (Atenção! Sumo-Pontífice!) é a nódoa da suspeição. Aqui ninguém é santo (mea-culpa). Ninguém.

  51. No Brasil os partidos não possuem ideologia. Portanto, esta divisão entre direita e esquerda é pura lorota para incautos. Há única divisão que existe é entre honestos e desonestos. O último grupo, infelizmente, é o que continua ganhando as eleições no Brasil desde o fim da ditadura.

  52. A edição 72 da Crusoé é um tiro na jugular! Infelizmente a revista está correta em todas as suas análises. Fomos vítimas - mais uma vez - de estelionato eleitoral. Acreditamos nos Bolsonaro, em seus discursos de indivíduos corretos, capazes de difundir princípios de moralidade no meio da nossa comunidade política. Nos enganamos. Continuamos vítimas de uma classe espúria, que faz conchavos de toda espécie para se esquivar de suas responsabilidades e salvar a sua pele a qualquer preço!

  53. Os que não querem a CPI é porque estão atolados, mas os que querem tb estão sujos , eles sabem e de forma mascarada querem tirar Moro, todos querem tirar o Moro , até os jornalistas de esquerda de direita , pq querem o fim de Bolsonaro , pq Moro e Bolsonaro juntos agrada o povo, dos futuros candidatos que tem se apresentado no momento nenhum tem o perfil para que Moro ingresse no governo deles: Dória, Alvaro Dias, Rui Costa, o Dino do PT, Ciro Gomes (podre) Hadadd, Jesus!! acordem!!!

    1. Bolsonaro é mais do mesmo! Não sei qual carta na manga tem o DT para paralisar as ações anticorrupção do governo. Moro resiste como herói.

  54. Em crise a gente cresce!!! É mais que necessária a CPI dos tribunais superiores, caso contrário vamos continuar com essa conta ridícula, na qual um erro somado a outro tem como resultado um acerto. Ou seja, eu corrompo daqui, você corrompe daí e está tudo certo. Uma ova!!!!! É preciso descermos mais ainda ao fundo do poço? Não tem problema!!!! Vamos até o nível que encontremos água limpa, livre de todos o vermes. O caos, inevitavelmente, leva à ordem. #CPIDOSTRIBUNAISSUPERIORES

  55. O Brasil não apoiou a luta contra a corrupção até agora, para simplesmente abrir mão dessa luta, em favor de autoridades que infringiram a ética, a moral , e, principalmente à Constituição. Continuamos nessa luta!

    1. COM ou SEM Bolsonaro a lita continua contra a esquerdalha, a corrupção e a impunidade. Os corruptos e os traidores unidos NÃO vecerão.

  56. Nem pensar em abrir mão da Lava-Toga. Não se constrói um país com dirigentes corruptos, ainda mais no judiciário. Ora, se forem os maiores exemplos de probidade, os ministros do STF seriam os primeiros a pedir a investigação para ficar comprovadas as condutas ilibadas.

    1. O esteio à impunidade, a ponta do novelo da corrupção está blindado pelos tribunais superiores. o Legislativo, através do Senado pode e deve resolver isto, dentro da DEMOCRACIA, não é o que alardeiam? DEMOCRACIA. Qualquer ação contrária a esta solução, significarâ um GOLPE! golpe sim, de dentro das instituições. E a maioria da Nação já se expressou eleitoralmente. Não queiram impor a vontade de uma minoria de agentes públicos em prol da corrupção. Corruptos e traidores, cedam pssagem.

  57. Desculpa esfarrapada do Sr Flávio que não sabemos a quem ele imagina que engana...fazer o certo nunca levou à outro problema, leva ao crescimento, com bases sólidas. Tentar esconder o errado é um saco sem fundo, veja Temmer, não adiantou, só piorou.

  58. Fellipe, votei no Bolsonaro, mas confesso que estou preocupado com esta situação, o Brasil é maior do que todos estes políticos e não podemos ser manipulados por ninguém. Precisamos mostrar nosso descontentamento ao Presidente. É muito estranho, a CPI da toga é questionada e abandonada pela base governista e a CPI da Lava Jato é rapidamente aprovada e também esquecida, desta vez de ser combatida, pela base do governo. Bolsonaro foi eleito como apoiador da operação Lava Jato, e assim deve agir.

  59. Eu, apoiador do Presidente desde o início da campanha e até a última participação popular de apoio nas ruas, é só analisar as minhas participações na mídia digital, no caso do Presidente manter este acordão contra a punição dos ladrões do Estado, vou deixar de apoiá-lo e espero que os demais apoiadores de bom senso também o façam. Apoiamos um projeto de governo, não um homem, sua família, amigos e inimigos do país.

    1. O poder sobe à cabeça e cega... Bolsonaro imagina que conseguirá se manter sem MORO, ridículo...

  60. A tal velha política está vencendo. Bolsonaro acredita ser mais forye qua a Lava Jato e Sérgio Moro. Mas não é. Ele e seus seguidores pagarão um preço.

  61. Concordo plenamente. Só peço ao @blogdopim, que não seja infantil, bloqueando quem dele discorde em algumas posturas. Aqui tem assinante, tem quem o acompanhe no Pingos, que acompanha os Antagonistas desde o primeiro post, a primeira reunião de pauta. Jornalista que tem perfil no Twitter, não pode sair bloqueando leitores fiéis. Isso sim, é falta de respeito.

  62. Votei nesse cidadão no rastro da eleição de bolsonaro. A pensar assim, os alemães nunca teriam sido derrotados na segunda guerra mundial. A leniência dos franceses custou a fácil ocupação do seu pais pelos nazistas. Quanto a necessidade de crescer a economia a qualquer preço, isso só beneficia os canalhas de sempre, pois crescer num ambiente promíscuo e depravado pela corrupção sem freios, só dá chance aos canalhas de sempre de levar vantagem em relação à população sofrida e espoliada,

  63. Muito bom. Disse tudo. Mostra o conluio e a hipocrisia de sempre do velho argumento da governabilidade. Os Bolsonaros se esqueceram que fôram eleitos para afrontar o sistema e não para serem absorvidos por este. A prioridade, o combate à corrupção, a mãe de todos os problemas. O resto é conluio. Fomos traídos, trocaram o discurso e agem aí contrário do prometido e do exigido por 57 milhões. Nem corruptos MB em traidores. Força Moro.

    1. Tem que ter Lava Jato, tem que ter Sergio Moro neles! Tem que ter PEC da Bengala, Lava Toga e muito mais LAVAS possíveis!! Tem que ter sangue nos olhos e muita força de vontade para manter as convicções firmes! Tem que ter bílis de ódio para enfrentar os bandidos nos 3 poderes! O gigante acordou de uma letargia de décadas, não vamos parar, o rolo compressor passará por cima de todos. JB, se não entrar no prumo, será esmagado tambem!!!

    2. Maria. Manifesto todo respeito pela sua opinião. Entendo que temos o mesmo objetivo., O combate à corrupção. Porém tenho observado uma linha de ações do STF, Congresso e agora, nos últimos dias, semanas, do Bolsonaro, uma linha de ações coincidentes e até diria articuladas para acabar com o combate à impunidade. Por esta razão, respeitosamente discordo da possibilidade que a lei da bengala, que pudesse dar uma chance à renovação do STF. Nem Congresso, nem ninguém nos três poderes apoiaria.

    3. Pelo que entendi da explicação da jornalista Raquel Brugnera a CPI agora seria um grande erro, visto que quem irá julgar serão os próprios colegas e cada um é mais sujo que o outro. Com isso a PEC da Bengala fica parada e, se tivesse o número de assinaturas já no próximo ano o Presidente poderá indicar 4 Ministros, caso a PEC da Bengala seja aprovada. Com 4 novos Ministros ai,sim é hora de pedir a CPI. Vamos prestar atenção no raciocínio do Presidente e ajuda-lo na luta. #PECdaBengalaJA

    1. Viaja Maria...PEC da Bengala, corrupção...tudo a mesma coisa. Infelizmente, todos tem seu preço: dinheiro, poder, ego, salvar a pel

  64. FMB corresponde sempre aos desejos de todo brasileiro do bem. Nós TEMOS A OBRIGAÇÃO DE FICARMOS VIGILANTES DESSE GRUPO QUE PRETENDE SE LIVRAR DA CADEIA, EM NOME DA TAL "GOVERNABILIDADE". #FORAMAIA #FORASTF #FORAMTOFFOLI #SOMOSTODOSMORO #SOMOSLAVAJATO #SOMOSBRASIL

  65. Inacreditável temos uma organização criminosa liderada pelo Congresso e tribunais superiores, com destaque para o STF. Uma bandidagem só !!! Corruptos q debocham do povo brasileiro, roubam, acabam com a educação, saúde e tudo mais. Elegemos um governo de direita para combater a corrupção e o cenário é outro. O governo quer enterrar a Lava Jato, interferir na PF pq seu diretor faz um excelente trabalho e incomoda o governo, q quer colocar um poste amigo dos filhos do presidente . Vergonhoso !

    1. Perfeita, Mara! Disse com precisão e síntese irretocáveis tudo que faz meu sentir também...

  66. Justamente por toda essa cafajestada e cretinice dentro dos poderes é que uma boa parte do povo está perdendo totalmente a esperança de alguma coisa mudar nesta eterna republiqueta. Nos poderes tem muito bandido para poucos xerifes.

    1. Eu queria ouvir o Bolsonaro chamar canalha com o Flávio.

  67. TEORIA DA CONSPIRACAO . Tofoli tem o governo Bolsonaro e o poder legislativo na mão ? O pacto não é pela governabilidade , é pela impunidade ? O pacto não visa a recuperação econômica , visa a derrubada da Lava Jato ? Isso a mídia esquerdista (Globo , Folha , Veja , etc) precisa provar , até agora só fez acusações . 🇧🇷

    1. Cara, tem certeza que você é bolsonarista? Infelizmente sou obrigado a conviver com petistas fanáticos e digo: tem postura ideológica igualzinha a sua. Posso te afirmar, pelo seu posicionamento ideológico engessado, mesmo se JB vier a público confirmando todas as "conspirações" como verdades, ainda assim você negará os fatos. Acontece exatamente isso com os mortadelas da minha família. Lamento pelo seu posicionamento.

  68. Juízes corruptos, políticos desonestos é um presidente conivente. E ainda querem empurrar para o cidadão a porcaria da CPMF

  69. Tivemos dois presidentes que se elegeram quase que exclusivamente com Bandeiras de Combate à Corrupção: a Vassoura de Jânio Quadros e os Marajás do Collor. A eleição de Bolsonaro tinha outras Bandeiras claramente propositivas e Bandeiras ideológicas. Todas nitidamente pró capitalismo, sem tolerância para práticas pró socialismo e suas variantes. Isto incomoda gente além dos grupos da corrupção. Muitos dos que elegeram Bolsonaro estão perdendo a perspectiva histórica mas alegrando os derrotados.

  70. Quem vai combater a corrupção ? Há Moro e procuradores e policiais bem intencionados . A eles se juntavam os que queriam o poder . E agora ? Agora bateu no Stf . Sao os 3 poderes da republica interessados em sua autopreservação , pois ali todos tem onrabo preso em maior ou menor grau . Até o presidente com os problemas dos filhos . Dificil cenario ...

  71. Se o pai Bolsonaro está andando em linha reta e para frente, os filhos ficaram para trás literalmente. Um dos grandes exemplos desta exposição maciça da família Bolsonaro é a postagem do Eduardo ao lado do pai no leito hospitalar mostrando a pistola na cintura. Não tem nada a ver... Depois quer ser Embaixador !?

    1. Nao seja ingenuo amigo, os filhos estão fechados com o Pai até o último fio de cabelo. A visita do Flavio a casa do Gilmar Mendes, por exemplo, tem dedo do JB ai. Bivar defendendo flavio e dizendo que o PSL está fechado com ele tambem tem dedo do JB. A lei que criminaliza o combate a corrupção teve apoio de muitos do PSL que sempre foram e são fiéis ao JB. E o acórdão da impunidade tem o apoio velado dele tambem, haja vista a posição de mascote de marketing que deixou o Moro.

  72. Acho que os politicos e magistrados em geral.e funcionarios publicos não deveria ter medo de investigação. Pois eles tem obrigação moral de mostrar qie são corretos.e que suas contas com a receita federal são compativel ao seu ganho.O POVO É INVESTIGADO TODO ANO QUANDO ENTREGA SUA DECLARAÇÃO. E nem por isso tem direito de não aceitar. ISSO SIM É UMA SEPARAÇÃO DE CLASSE.

  73. Felipe, posso te corrigir? o PT não partiu para o Mensalão e o Petrolão para manter a sua governabilidade, e sim para um Plano de Poder muito maior. De nível global. Nesse seu texto você colocou o JB no mesmo nível do Lula. Reparou? E as assimetrias e as ênfases desproporcionais que você sempre afirmou que são propositadamente presentes na imprensa militante? Você as praticou! Acho que você passou um pouco do ponto. 🇧🇷

    1. Petista? NUNCA! Fui massacrado na escola com propaganda esquerdista. Não adiantou. 🇧🇷

    2. Você me vem com um discurso de mortadela petista do começo ao fim do seu raciocínio e eu é que sou petista...rs. Fala a verdade, você um dia já acreditou na falácia lulista e hoje é um mortadela ararrependide desiludido que virou bozista. Olhando por esse prisma, tenho pena de você.

    3. JB tem feito mais asneiras que o Lula em seus primeiros 9 meses de prasidencia. Nao dá para comparar os dois, pois um infelizmente ficou 16 anos no poder e o outro nem 1 ano fez. Mas as interferencias no Coaf, RF e PF nem Lula e Dilma conseguiram e olha q tentaram muito. Os lei de abuso de autoridade passou no congresso com um consentimento nesfasto do PSL do presidente. E vermos agora Flavio visitando a casa do Gilmar Mendes e se unindo a MDB e PT para acabar com a Lava Toga é muita hipocrisia.

  74. Essa é a Câmara e o Senado que o povo elegeu. Esse é o STF que o povo elegeu indiretamente nas outras eleições. JB é apenas o chefe de um poder, não é Imperador do pais.

    1. Concordo com vc Na Real. O que Bolsonaro está fazendo com Moro e a PF é um caso de estelionato eleitoral.

    2. Na Real, nao perca tempo com o André, ele muda de opinião ao sabor do vento e de acordo com o interesse do JB. Desvirtua tudo para defender as loucuras bolsonaristas.

    3. Entendi, JB é o único salvador da pátria e está corretíssimo em pedir para que seu partido não apoie a Lava Toga que poderia fazer uma devassa na podridão do STF, também está certíssimo em não defender de forma clara e contundente (com ações firmes e não só retórica verbal) o combate a corrupção, assim como interfirir no trabalho do Moro para o bem dos corruptos todados ou não. SÓ QUE NÃO!...

    4. Na Real, não se engane, o resto não vai ser feito pelo povo. Senado, Congresso e STF mancomunados podem paralisar o pais e derrubar o governo.

    5. Ele não é super-homem e não pedimos para ele destruir tudo com uma marretada só. A única coisa que pedimos é uma postura condizente com o discurso de campanha, o resto será feito pelo povo o apoiando maciçamente. Era isso que ele devia de ter feito desde o inicio, quando a popularidade estava alta, mas preferiu ficar 4 meses brincando de guerrinha ideológica e agora virou casaca e está trabalhando junto com os adversários para acabar com investigações de corrupção no Brasil. Hipocrisia pura!

  75. O capitão não era na verdade o Capitão que esperávamos...Ia quebrar o sistema, até que o filho 01 fez essa cagada. Só quem pode quebrar o sistema são as forças armadas.

  76. Uma coisa me parece inegável: o clima de incerteza não ajuda a economia. Atrapalha. E a economia (o engessamento da receita e a paralisia nos investmentos associada a esse engessamento, mas tb à incerteza do cenário político) é, sem dúvida nenhuma, o principal problema do país. A Lava Toga só será realmente útil se os fatos apresentados levarem a resultados concretos: a saída dos ministros X ou Y. Se servir apenas para gerar alvoroço, ajuda a afundar mais.

    1. O Senado é difetente do STF, eles têm muito mais preocupação com a opinião do povo, os conchavos sempre são feitos na calada da noite e longe dos holofotes. Uma Lava Toga colocará os senadores em evidência, serão cobrados diuturnamente. Será mais dificil para eles e bom para nós brasileiros. Camara de Deputados é um puteiro muito cheio, mais de 500 integrantes, fica difícil cobrar posicionamento da casa, mas com o senado é diferente.

    2. Concordo, mas acho que é necessário analisar o contexto e verificar com cuidado quais serão as consequências práticas dessa Lava Toga. Se do processo poderão sair consequencias concretas em relação ao Supremo. Muito barulho por nada não me parece uma boa estratégia.

    3. Fatos existem e são bem robustos, não a toa a Crusoé foi censurada. Melhorar a economia e andar na contramão no tocante ao combate a corrupção é o pior cenário que podemos imaginar para o Brasil, Lula fez isso e hoje está preso. Uma boa economia só terá exito se estiver alicerçada em pilares sólidos e a corrupção é o cupim que devora esses pilares. Não sejamos ingênuos, o combate a corrupção tem de ser prioridade e tem muita urgência!

    1. Tirando os comentários do Augusto Nunes, o programa Pingos nos Is é bom. A.N. parece que está sempre bêbado, não articula uma simples ideia. Só sabe falar PT pra lá, PT pra cá. FMB mudou muito suas posições ao longo do ano: antes era Bolsonarista de carteirinha, mas os fatos que ele mesmo revela não dão mais chance pra defender JB. Filho 01 fez bosta e JB tá sacrificando todas as instituições de controle do país pra salvar seu rebento. Lamentável.

  77. O JMB deveria estar envergonhado de, depois das promessas de fortalecer a Lava Jato para o combate á corrupção, fazer conchavos com STF e Congresso para salvar dois filhos investigados por corrupção e o terceiro, sem bagagem diplomática, indicado para embaixador dos USA.

  78. A verdadeira democracia tem em um dos seus pilares a justiça equânime para todos e ágil. Pode-se observar que nos países em que existe a prosperidade e o bem-estar de seu povo, o judiciário é justo para todos, sem separação de classes, e atuante . A economia responde de forma favorável a isto. Governabilidade e se evitar conflitos entre os poderes significa, no Brasil, conversa de meliantes, vagabundos, calhordas e assemelhados.

  79. Perfeita a colocação da matéria. Eles justificam a impunidade com o crescimento da economia. Eu afirmo que sem justiça não haverá crescimento sustentável da economia. Será só um novo ciclo de bonança e desvio de recursos.

    1. Na Real, o Coaf transferido é destruir o combate a corrupção? ... A estrutura do Coaf e o seu alcance são os mesmos. Os PR anteriores davam $ e ministérios para os corruptos, o JB transfere o Coaf do MJ para o ME... Estamos no lucro, não?

    2. André, sinceramente nao sei pq perco meu tempo com vc...rs. JB fritou descaradamente o Moro, interfiriu politicamente nas equipes do mesmo em favor dos corruptos, Coaf foi parar no BC pq JB não quis brigar com Congresso e STF, nem se esforçou para tanto e com certeza focou feliz em ver onde ele foi parar. O acórdão não é suposição, e realidade gritante batendo na nossa cara! Mas vc vai deturpar tudo isso, afinal é gado fiel do duas caras sentado na presidência.

    3. Na Real, me mostre o que o JB fez para destruir o combate a corrupção no país. Estou falando sério mesmo. Até agora eu só ouvi narrativas para tentar desprestigiar o presidente. Eu também me abstenho de suposições futuras, do tipo fulano vai ser assim, sicrano vai ser assado... Os verdadeiros atos de destruir o combate ao crime e a corrupção vieram do Congresso e do próprio Judiciário. Isso é fato!!!!

    4. André, é exatamente isso que queremos mostrar para os bolsonaristas fanáticos. Não existe pacto de governabilidade como Toffoli, Maia, Alcolumbre e JB tentam emplacar para o povo. As tratativas e conversas entre os poderes foi para destruir completamente o combate a corrupção no Brasil, portanto, foi um pacto firmado pela impunidade. JB tem feito muito diligentemente o seu papel nesse pacto e isso ninguém conseguirá esconder, pois está explicito!

    5. Pacto de governabilidade existia na era MDB-Tucano-Petista.

    6. ESTENIO, mais uma amostra de que não existe pacto pela governabilidade coisa nenhuma. O que existe é um pacto pela impunidade e até JB faz parte de grupinho. A guerra por poder continua a mesma, a diferença é que esquerda e direita se tornam "centro" quando o tema é corrupção e impunidade. Tudo farinha do mesmo saco podre.

    7. GENTE! DIVULGUEM! DIVULGUEM! A ESQUERDALHA ESTÁ DISPARANDO INCANSAVELMENTE FAKES EM MEIAS PALAVRAS CONTRA BOLSONARO 💪💪💪💪 EX: "O GOVERNO" (SIC!) AUMENTOU A VERBA DO FUNDO PARTIDARIO! VEJAM OS CANAIS DO DANIEL LOPEZ, RAVOX, ALEXANDRE GARCIA, ALAN FRUTUOSO, ETC.

  80. O pais está onde esta por causa da corrupção. Que JB não se iluda! Pois sem o combate a corrupção, não há verdadeira democracia. Nao adianta fazer "contratos" e querer calar os mensageiros. A verdade e somente a verdade nos libertará.

    1. Assim como ele sempre pregou. Está cuspindo no prato que comeu, sempre defendeu a verdade e agora vem com essa de governabilidade. Fomos traídos, mais o período dele passa.

  81. Corrupção nunca será um "tema menor". É, na verdade, o "maior tema". É dela que deriva tudo de ruim que ocorre nesse país. Por isso, tem que ser combatida paralelamente a medidas para fazer a economia destravar. De nada adianta fazer a economia crescer, se os velhos corruptos estarão a postos, apenas aguardando para sugar novamente.

  82. O problema do PSL é ter um rabo preso. Um rabo grande. Afinal, se trata de um filho do Presidente. O partido do Presidente está moralmente abatido para enfrentar a impunidade. Mesmo assim, vai ser difícil controlar tudo.

  83. O povo nao vai aceitar essa corja dominar o país uma vez mais. Isso nao e' Democracia....e sim Cleptocracia....e pra isso existe um artigo na constituiçao que exige a intervençao das forças armadas e o povo vai pra ruir obriga-las a acabar com essa patifaria.

  84. Sem entrar no mérito de que o senador Flávio tenha agido ou não, contra ao pedido de cpi da lava toga, me sentiria muito mais feliz se renunciasse, pois como não fez nada até o momento, com certeza o seu suplente ao menos faria mais!

  85. Acompanhei a Lava Jato desde sua primeira ação e os únicos incomodados foram aqueles que se beneficiavam do superfaturamento ou das propinas, ambos da mesma fonte: dinheiro dos impostos de BRASILEIROS. Quando votei em Bolsonaro, votei no sujeito honesto, mas honesto não é apenas não roubar. É não deixar roubar e fazer com que a justiça alcance aqueles que roubaram. Flavio é um mau exemplo. Jair Bolsonaro, ao fazer ligações com corruptos o pior exemplo. Vamos para o próximo Governo. Saia Moro!

    1. Concordo, Luiz. Li ontem que o Carlos está sendo suspeito por envolvimento com "laranjas" no cargo de vereador do RJ. Onde há fumaça, há fogo?

  86. Este país não avançará enquanto os poderes da República estiverem controlados por corruptos. Só teremos esperança em um país melhor quando nomes como Toffoli, Mendes, Maia, Calheiros, Bolsonaro estiverem na prisão...

    1. E para que isso venha a ocorrer, só através das Forças Armadas.

  87. Taí porque cancelei a assinatura do "BEstadão" e passei a assi ar a Crusoé. E vou renovar! Valeu, Felipe, Sabino, Mainardi e toda a equipe!

  88. Enquanto o povo não for pra rua, pouco muda no Brasil. O povo a que me refiro não é a classe média. É o servente de pedreiro, o balconista de loja, o auxiliar de escritório, o gari. Por enquanto esse pessoal parece contentar-se com smartfones, cerveja e futebol.

    1. MARCIO, é o mundo deles, não tiveram bom estudo e viveram toda as suas vidas beirando a sociedade, sempre abandonados pelo poder público representado pelos políticos de todas as matizes. Vêem com enorme distancia as barbaridades dos nossos políticos, e não são capazes de compreender o seu papel social enquanto brasileiros. Tenho fé que um dia vejamos uma mudança nesse status quo, que eles tenham acesso a informação não ideologizada e não fiquem reféns de bandidos e estelionatários eleitorais.

  89. Felipe, por um dos discursos do Bolsonaro o interesse econômico do PGR é trabalhar pelo desmonte das leis ambientais que travam até a logística da produção para defender periquitos que nao atravessam uma pista andando. A LJ começa sempre num município para depois se estender até chegar a PGR. Moro mirou nos municípios. Onde não há Foro Privilegiado. Foi assim que começou. Todos os setores do país estão aparelhados e de cima para baixo não vão conseguir nada. No STF plenário dá 6x1 contra nós

    1. Erado, só conseguiremos mudar o status quo da impunidade se mudarmos a situação em cima, os de baixo seguem o exemplo de que vem de cima. Quanto ao ARAS, pode até trabalhar para destravar as questões ambientais, mas todos sabemos que foi colocado lá por um comum acordo entre os poderes, o tão falado acórdão da governabilidade é na verdade o acórdão da impunidade.

  90. O que me impressiona na imprensa e que criam uma narrativa em cima de fatos isolados e assim desenvolvem uma realidade paralela para atingir seus objetivos ideológicos . As narrativas tomam ares de verdades absolutas e aí temos a maior campanha de desinformação jamais vista. Objetivo: fazer com que as velhas práticas voltem, voltarem a receber dinheiro público , e quando isso ocorrer voltar a criar uma nova realidade paralela onde tudo estará bem.

    1. Esse ai pensa igual aos mortadelas petistas com relação a qualquer matéria de jornalismo investigativo. Onde não chegam para tentar defender o indefensável...

  91. Excelente resumo dos fatos que estão acontecendo e infelizmente , a meu ver , do futuro podre que espera o Brasil O Presidente fez um discurso mas em prol de seus filhos, pois parece que o Carlos também está na lama , não vai fazer nada que os prejudique Sabe que Moro é mais forte que ele e por isso fez o post ridículo abraçando o Ministro. Mas todos estamos “ lendo “ os fatos melhor do que ele imagina

  92. Eu acredito que na eleição o Presidente não mentiu sobre seus propósitos. Mas é nítido que algo mudou. Talvez as investigações com a família. E esses segundos propósitos vão ficando cada vez mais claros. Lamento. Toffoli, indiretamente o PT, está controlando tudo. Executivo, Legislativo e Judiciário.

    1. O calcanhar de Aquilis de Bolsonaro é o 03 Flávio. Agora Toffoli do PT é seu maior amigo.

  93. O Bolsonaro apenas derrubou temporariamente o PT sugando a popularidade do Moro. Mas o PT é bactéria infectante que se regenera. O Bolsonaro não tá preocupado isso porque conseguiu ser eleito apoiado no idealismo e ingenuidade do Moro que hoje, como toda Lava Jato, é passado. O Bolsonaro continua o mesmo de sempre: deputado do Baixo Clero que nunca combateu a corrupção. Sempre atuou apoiando projetos de outros ou pedindo aumento de aposentadorias pros militares . Sempre foi medíocre.

  94. Exposição fiel e perfeita, como sempre, do brilhante Felipe Moura Brasil. Desvelou, em rápidas pinceladas e poucas linhas toda a infame concertação entre os Poderes (Poderes???). Tudo o que se deseja é, exatamente, o CONFLITO ÉPICO mencionado com desfaçatez pelo Senador, para que se depurem os altos escalões da Nação. Chega de mentiras, de conchavos, de cambalachos. Apenas a verdade, a dignidade, a honradez, a decência e a probidade. Este é o caminho, viu Capitão??? Não traias teu eleitorado.

  95. O império da lei é mais importante do que consertar a economia. Sem o fim da impunidade, tudo o mais será puro remendo, de pouca duração.

  96. Boa descrição da hipocrisia do acordão. Os corruptos salvando a si mesmo, com o argumento de que combater a corrupção trava o desenvolvimento. E até o ministério da economia está engolindo a isca com anzol.

  97. Parabéns Felipe! Me pergunto qual será o comportamento do PR a partir de setembro do próximo ano. Quando o Toffoli não será mais Presidente do STF. As prioridades do Brasil serão as mesmas? #infuxwetrust

    1. MARCOS, temos um ano pela frente, até lá o Brasil que conhecemos já não será mais o mesmo. Com toda classe política (esquerda, centro e direita) se reunindo juntamente com os bandidos da capa preta em favor do aparelhamento e desmantelamento das instituições de combate a corrupção e crime organizado, com criações de leis esdruxulas para proteger a classe política. Em 1 ano poderemos não viver mais em uma democracia. O povo precisa acordar e ir as ruas agora, pois daqui 1 ano será tarde de mais.

  98. Não investigar membros do Judiciário em prol da governabilidade é confundir Pessoas com Instituições, CPF x CNPJ, Deputado x Legislativo, Ministro x STF. O Legislativo instaurar processo de impeachment contra membro do STF não significa ataque ao Judiciário, mas que ele está cumprindo sua competência constitucional de fiscalizar os demais poderes. "Mais importante que eleições para democracia é a responsabilização dos eleitos pelas instituições permanentes" (Roger Scruton).

  99. O Brasil mergulhara na maior crise política e moral caso a impunidade vença, máxime, se houver um revés na Lava Jato. Eu mesmo não terei mais a honestidade e o respeito aos outros como premissas e prioridade na minha vida.

  100. O PT, por sua natureza, só faz "acordos" se sair como sócio majoritário. Toffoli é PT. PT é Lula. Bolsonaro está se tornando um pau mandado do presidiário. Pior, um militar ignorar a regra básica de negociar com chantagistas: se você cede uma vez, cederá sempre, e a conta ficará cada vez mais cara. Deus acima de tudo, Brasil acima de todos - menos, é claro, dos 3 porquinhos do PR. Que nação sem sorte!

  101. Magnífico. Falta vocês relembrarem insistentemente da declaração do Bolsonaro quando estourou as denúncias contra seu filho Flávio que "se necessário cortaria na própria carne".

    1. Cel, PM DALMARCO - Mas JB está de fato cortando na própria carne, o acórdão e a defesa nefasta ao filho dizimou seu eleitorado, quer corte mais doloroso e profundo que esse? O problema é que todo o povo brasileiro está sofrendo e sangrando junto. Para não ver os filhos sangrando, ele ofereceu a própria alma e o sangue de seu eleitorado em holocausto no altar da ORCRIM vermelha.

  102. mto simples entender tudo isso. Flávio Bolsonaro não quer d jeito nenhum uma CPI pq diz q causará instabilidade politica. ok , e qual seria a hora certa pra fazer limpeza d um judiciário aparelhado? O rapazinho está devendo e vem com essa conversa mole achando q engana .

  103. Seu texto é excepcionalmente bem ancorado nos fatos e sua conclusão ao final não poderia ser diferente. Parabéns pelo trabalho.

  104. É triste, acreditar em alguém que queria acabar com a corrupção e ver a montagem deste esquema repugnante. tem que fazer uma faxina na corrupção. Limpeza no STF / judiciário.

  105. Parabéns pela matéria, Felipe Moura. Excelente! A extrema direita e bolsonaristas mais exaltados preferem desacreditar quem está por dentro de todos os bastidores da política, seja no Senado ou Supremo para passar a mão na cabeça de um dos filhos do presidente. Será que essa trupe não percebem que agem com as mesmas narrativas e ações da turminha de esquerda??

  106. O discurso de Bolsonaro de combate à corrupção é pura retórica. Nós embarcamos nesse barco furado porque tirar o PT da reta era imprescindível. Agora temos que engolir em seco até 2022. Mudaram as moscas mas o cenário continua o mesmo.

    1. Bolsonaristas e lulistas são metades da mesma moeda. Acreditam em messias divinais com o dom da palavra incontestável e incorruptível. Feliz aquele que pensa com seu próprio cérebro.

    2. Ocorre que Moro não aceitou essa situação e, de 3 meses para cá, veio a fritura intensa do JB. Só não o demitiu do cargo por saber que isso ocasionará uma verdadeira debandada de seu eleitorado.

    3. E ainda tem Bozista que diz que Bolsonaro e Moro estão trabalhando juntos, numa verdadeira recusa em enxergar a realidade nua e crua que vemos diariamente. JB foi pressionado a escolher Moro para dar segurança institucional ao seu governo, pois havia uma grande preocupação de empresários e investidores em investir no Brasil com um presidente ideologicamente belicoso e com discurso de ruptura institucional. Mas vemos claramente sua intenção em fazer de Moro apenas um mascote de marketing positivo

  107. Felipe, acompanhar seu alinhavo através dos fatos que eu, até então, achava soltos, resultou numa nova impressão desse caldo que vem apurando no caldeirão do acordão. É tempo de estabelecer prioridades: vamos começar pelo STF. É de lá que vem a impunidade aos corruptos no combate a Lava- Jato. Às ruas!!!

  108. Bozistas ridículos! Atacam o luladrão e seu partido criminoso mas estão agora fazendo exatamente a mesma coisa que a militância mortadela petista! Não passam de um bando e nojentos hipócritas! A exatos 4 meses atrás estavam em polvorosa nas redes sociais atacando diretamente STF e Congresso, os chamando de criminosos corruptos, agora são a militância defensora da ORCRIM à pedido do MITO! "Governabilidade", sei, e desde quando vocês se preocupam com isso? Hipócritas nojentos e desprezíveis!!!

    1. O Carluxo é completamente amalucado, se embebedou tanto no ópio olavista que vive em constante delírio ideológico. Mas não consegue ficar calado, está sempre demonstrando seu descontentamento com o acórdão do pai para salvar o irmão senador. Incrível é ver vocês, bozsitas, fazendo uma defesa fervorosa desse acordão a pedido do Mito e ao mesmo tempo defenderem a postura belicosa do Carluxo de ataque as instituições democráticas. Defendem dois extremos sem ter a mínima noção do que defendem. GADO!

    1. A verdade dói, né? Infelizmente é isso aí, estelionato eleitoral descarado.

  109. Fim do governo Bolsonaro. Impressionante a falta de caráter de um homem que, para proteger a malandragem dos filhos, se alia aos corruptos que antes combatia. Que virada. O Brasil não tem chance de dar certo.

  110. O Bolsonaro sabe que o grande do Brasil é a corrupção e portanto tem que priorizar a lavajato. Agora no caminho tem o rabo filho. Que queime o rabo do filhote para salvar um governo que deu esperança a uma nação inteira.

  111. Na minha opinião, há indícios de que o “acordao” entre Bolsonaro, Toffoli, Maia, Alcolumbre e o Supremo incluiu a indicação do PGR. Ou seja , o novo PGR foi imposto pelo esquema, pelo mecanismo. E o Presidente, fragilizado por causas próprias e familiares, foi obrigado a aceitar. A pá de cal na lava jato será a substituição do Diretor da Polícia Federal. Aí, a continuidade do Ministro Sérgio Moro no governo ficará insustentável,. Nao pode se deixar “queimar” continuando no governo manco.

  112. o presidente está refém. e isso é perigoso. a orcrim reage. a jararaca não está morta. pra promover um retorno com ares de mandela não custa. estou assustado.

    1. Luiz - A jararaca já começou a botar as manguinhas de fora, em reportagens recentes já acredita que será inocentada (pois ela é parte integrante nesse acórdão) e poderá disputar as próximas eleições. Ela nem pensa mais na questão de prisão em segunda instancia, não quer ficar presa em casa ou com tornozeleira (absurdo...rs). JB, com baixa popularidade e temendo Moro e outros concorrentes, juntou o útil ao agradável, protege o filho e cria uma polaridade (JB x Lula) para as próximas eleições.

  113. Excelente Felipe! Apoiamos o governo e queremos e precisamos que dê certo, mas temos a pauta de combate a corrupção como prioridade. Bolsonaro tem que entender isso antes que seja tarde demais.

    1. Em 2022 o voto recunduzira Bolsonaro para o baixo clero

  114. Temas "menores" é o sabor da pizza que estão assando no fornão Central dos 3 Poderes para acabar com o nosso deleite da Lava Jato.

  115. Que bom ouvir isso do Felipe, que passou muito tempo tentando minimizar os atos do atual governo nesse sentido. Foi precisa a colocação que combate à corrupção só é questão mínima para quem é corrupto. O PT abusou desse argumento quando a economia ia bem, mas, como vimos, a economia virou a única bandeira do partido e eles criaram a crise ao fabricar números positivos artificiais pra usar nas campanhas. Temer repetiu o discurso, e agora o PSL e Bolsonaro vão na mesma linha.

  116. É isso, Felipe, bater na tecla q une pobreza em todos níveis á corrupção tb, indefinidamente. Tem muita cabeça mole caindo em mais essa cretinice esquerdosa querendo desplugar uma coisa da outra

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO