Brasilcap

Herança maldita

A vida faustosa dos filhos do ex-ministro Edison Lobão, alvos da mais recente fase da Lava Jato, lança luz sobre um fenômeno: os velhos suspeitos de corrupção têm deixado sucessores eficientes e vorazes
13.09.19

Domingo de sol quente em Brasília. Lanchas caras e possantes, postadas lado a lado, formam uma espécie de clube privê flutuante no Lago Paranoá, em Brasília. Som alto e bebidas animam os ocupantes das embarcações. O pessoal é surpreendido por um helicóptero, que, de repente, pousa sobre um píer próximo e deixa uma caixa com garrafas de champanhe geladas. Cortesia de Luciano Lobão ao aniversariante, o doleiro Fayed Traboulsi, figura conhecida da polícia.

Noite de sábado no Rio de Janeiro. Mais de mil convidados estão no Forte de Copacabana para celebrar o casamento de Márcio Lobão com a advogada Marta Martins Fadel. No palco, Jorge Ben Jor e a Orquestra Sinfônica Brasileira. Nas mesas, caviar, champanhe e vinhos importados. Pouco antes, na Igreja da Candelária, a cerimônia religiosa havia sido prestigiada por dezenas de políticos e ministros de tribunais superiores.

Assim como o pai, o ex-ministro e ex-senador Edison Lobão, Luciano e Márcio torram dinheiro com luxo e adoram ostentá-lo. De carros importados a aeronaves e mansões. Parte disso, segundo a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, é fruto de assaltos aos cofres públicos. Nesta semana, os irmãos Luciano e Márcio foram alvo da Operação Galeria, a 65ª fase da Lava Jato. Ambos tiveram seus endereços residenciais e comerciais vasculhados. Márcio foi preso. Segundo os investigadores, ele recebe propinas em nome do pai desde os tempos em que Edison Lobão era ministro de Lula e Dilma.

Agência BrasilAgência BrasilEdison Lobão, o pai: investigado por propina em Belo Monte
Os policiais cumpriram o mandado de prisão no Rio de Janeiro. Márcio estava em seu apartamento, em um dos prédios mais caros e exclusivos do Leme, na Zona Sul, de frente para o mar. No mesmo edifício, um imóvel semelhante está à venda por 6,3 milhões de reais. Aos 59 anos, Márcio divide os quase 300 metros quadrados com Marta. Mulher de gostos caros, ela é vista frequentemente nos mais badalados e exclusivos eventos sociais do Rio.

Foi Marta quem fez questão de organizar um casamento para marcar história na alta roda carioca. Realizada em 2001, a cerimônia reuniu, entre outros, o então presidente do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, e o vice-presidente da República à época, Marco Maciel, um dos padrinhos. Dando as cartas na política nacional naquele período, a família Sarney, que dividiu o poder no Maranhão com os Lobão por décadas, compareceu em peso. Para celebrar o matrimônio, o então cardeal arcebispo de Brasília, dom José Freire Falcão, viajou ao Rio em um avião particular da família do noivo.

No dia seguinte à festa, Márcio e Marta seguiram em lua de mel para Bora Bora, na Polinésia Francesa. Na volta, o casal se estabeleceu em Brasília. De presente, Marta ganhou um cargo no gabinete do sogro, no Senado, enquanto Márcio foi cuidar dos negócios da família, que mantinha nove empresas, incluindo uma construtora. Todas tinham contratos milionários com o governo federal, apoiado pelo PMDB. Edison Lobão era um dos caciques do partido.

Reprodução/redes sociaisReprodução/redes sociaisLuciano, o outro filho do ex-ministro: sócio do irmão
Na convivência com o sogro, o advogado Sergio Fadel, famoso colecionador de arte, Márcio montou a própria coleção, que logo se tornou uma das maiores e valiosas do país. Entre os 1.200 itens, de acordo com levantamento da Polícia Federal, ele conservava obras de artistas como Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Ivan Serpa, Iran do Espírito Santo, Milton Dacosta e Volpi.

Vaidoso, Márcio faz questão de comparecer pessoalmente às galerias de arte para negociar as obras com os donos. Vai a vernissagens das grandes exposições, sempre acompanhado da mulher, que exibe roupas, calçados, bolsas e joias das mais caras grifes do mundo. A colunistas sociais do Rio e do Maranhão, o casal faz chegar a notícia de cada obra-prima adquirida. Também costuma emprestar quadros para exposições organizadas por curadores amigos.

Por trás do gosto pelas artes, porém, havia um esquema de lavagem de dinheiro que, segundo a Lava Jato, era chefiado por Márcio Lobão, responsável pelo “ajuste e coleta” de mais de 50 milhões de reais em propinas. Apenas por meio da compra de obras de arte, o filho de Edison Lobão lavou cerca de 10 milhões de reais. Na terça-feira, 10, os policiais apreenderam mais de 100 obras mantidas por Márcio.

ReproduçãoO avião registrado em nome de uma das empresas da família: prefixo PP-LOB
O negócio dele era comprar quadros e depois vendê-los, por valores bem mais elevados. E assim funcionava mais uma das engrenagens destinadas a dar aparência de legalidade a dinheiro sujo. Algumas peças compradas por Márcio valorizaram até 1.788% na venda. Procuradores citaram um quadro adquirido em junho de 2009 por 45 mil reais e vendido depois por 850 mil. Outra obra foi comprada em 2003 por 120 mil e vendida mais tarde por 500 mil. “Essa fase é uma aula de lavagem de dinheiro para aqueles que querem entender as diversas formas de que o crime organizado se utiliza”, disse o superintendente da PF no Paraná, delegado Luciano Flores.

Além de crimes envolvendo a hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, a Operação Galeria investiga corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo mais de 40 contratos celebrados entre a Transpetro e o grupo de serviços ambientais Estre. Com as fraudes, Márcio Lobão aumentou de 8 milhões de reais para 44 milhões de reais o patrimônio declarado à Receita Federal entre 2007 e 2017, ainda segundo a força-tarefa da Lava Jato. Márcio não teria renda suficiente para dar esse salto, garantem os policiais e procuradores que esquadrinharam a vida dele.

Por onze anos, Márcio Lobão ocupou a presidência da Brasilcap, um dos braços do Banco do Brasil, onde chegou a ganhar 60 mil reais de salário bruto. Ele tomou posse em 2007 e saiu em 2018. Poucos meses depois de emplacar o filho na subsidiária do BB, o então senador Edison Lobão assumiu o Ministério de Minas e Energia no governo Lula, em janeiro de 2008 — e permaneceu à frente da pasta na gestão Dilma até março de 2015. Com o pai no ministério, outro Lobão, Edison Filho, assumiu a vaga no Senado pelos anos seguintes. Também conhecido como Edinho, o filho era o suplente.

Entrada do condomínio de Luciano Lobão em Brasília: casa de 8 milhões de reais
A riqueza ostentada por Márcio e Marta foi alvo de outra investigação da Lava Jato, deflagrada em 2016. Iniciada a partir da delação premiada de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, ela mirava também repasses de propina em contratos das obras da usina de Belo Monte. Um ex-executivo da Andrade Gutierrez detalhou a participação da família Lobão na partilha. E apontou Márcio Lobão como o arrecadador dos pagamentos ilegais. Ao lado de três ex-executivos da empreiteira, Edison Lobão, filho e nora se tornaram réus em julho, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A Justiça determinou o arresto e o sequestro de 7,8 milhões em bens e ativos financeiros em nome do trio, incluindo obras de arte.

Mais recentemente, o Ministério Público e a Polícia Federal acharam necessário iniciar uma nova investigação, após constatarem indícios de que Márcio Lobão não havia deixado de lavar dinheiro por meio de compra e venda de quadros e movimentar milhões de reais em contas abertas em nome de empresas sediadas em paraísos fiscais. Sim: mesmo flagrados, eles teriam continuado a cometer crimes.

Aos 49 anos, o outro filho, Luciano, escapou de ser preso, mas também é investigado na nova operação, sob suspeita de participar das transações ilegais do irmão. Luciano se estabeleceu em Brasília, onde comanda empresas da família. Ele também leva uma vida de luxo e ostentação. A começar pela mansão onde mora, de sua propriedade, no setor mais caro do Lago Sul. Em um condomínio de quatro casas, dividido com amigos, Luciano desfruta de uma área privativa de 2 mil metros quadrados.

Luciano declarou ter comprado o terreno por 360 mil reais, em 2013. Mas corretores com atuação na região dizem que um lote semelhante, naquela localização, não sairia por menos de 2 milhões. Só a casa que o filho de Edison Lobão construiu no terreno tem valor estimado em 8 milhões de reais. A obra ficou famosa na vizinhança. Ele teria desembolsado 1 milhão de reais apenas com o piso italiano. Um elevador liga os dois pavimentos e o subsolo, onde há uma adega. A mansão é climatizada por meio de um moderno sistema de ar-condicionado central. Na espaçosa garagem há seis carros estacionados. No gramado do quintal, de quando em vez é possível avistar também um helicóptero.

CrusoéO prédio onde mora Márcio Lobão: de frente para o mar do Leme
A mansão se tornou uma espécie de quartel-general dos Lobão na capital do país. Nela o ex-ministro e filhos fazem reuniões políticas e empresariais. Já a mulher de Luciano, Vanessa Fassheber Lobão, adora abrir as portas para receber ricaços brasilienses. Luciano e Vanessa são investigados em função da compra de um apartamento em Miami por meio de uma offshore, em 2013. O casal adquiriu o imóvel por 600 mil dólares e o vendeu por 1 milhão de dólares, menos de um ano depois. Vanessa é a dona da empresa, aberta nas Ilhas Virgens Britânicas.

Sócio da mulher, Luciano também é proprietário de uma empreiteira que, por anos, levou contratos para executar obras de saneamento do Programa de Aceleração do Crescimento no interior do Maranhão. A firma atuou ainda na pavimentação de rodovias no estado e fechou um contrato de 23 milhões para obras da Copa do Mundo em Mato Grosso. Maranhão e Mato Grosso eram comandados pelo PMDB na época em que a construtora assinou os contratos. A empreiteira ganhou fama por abandonar as obras após receber o dinheiro. A da estrada, por exemplo, parou com a metade do serviço ainda inconcluso.

Os irmãos Márcio e Luciano, que, ao contrário de Edinho, não seguiram a carreira política do pai, ainda partilham o gosto por rally. Eles participaram de algumas provas dividindo picapes importadas. Edinho prefere o asfalto das ruas de São Luís e Imperatriz, no Maranhão, onde desfila em carrões de luxo, também importados, entre uma festa e outra. À exceção das visitas policiais que passaram a receber, os herdeiros de Edison Lobão não têm do que reclamar. Eles não são exceção.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Vejam a cara do Edson Lobão lá no início. Agora digam, alguém com essa cara e sobrenome Lobão, consegue ser honesto?

  2. Nós pobres mortais sempre soubemos o que se passava e o que se passa na República nada republicana. Como esses temos outros e outros. Pergunto onde estavam os auditores da Receita Federal? Tudo bem que a direção do órgão é indicada pelos governantes desgovernados. Mas e os auditores sérios não existiam? Malha Fina só quem entra é o menos favorecido? Continuo a questionar: o que teremos que fazer pra mudar e punir esses bandidos?

    1. Uma vez no aeroporto fui parado e multado por trazer um tablet. Na época perguntei ao funcionário da receita porque o EIke Batista também não era revistado nas chegadas, ele disse que um cara daquele top não iria trazer nada que necessitasse vistoria. Meses depois foi pego na Lava-jato.

  3. COMO ESSES FILHINHOS BILIONÁRIOS. TEM MUITOS POR AI> CRUSUÊ CADÊ OS FILHOS DO LULA > VOCÊS ESTÃO DEVENDO REPORTAGEM MELHORES TEM ÁGUA NESSE POTE < CHAMADO BRASIL.

  4. Ai sim a imprensa tem que ficar no pe destes grupos que golpearam bilhões a anos do pais e que e evidente que estão acomunados com o que se costuma chamar de justiça. E não ficar no pé dos Bolsonaros por causa de me recas.

  5. ETA Festa !!!! e ninguem ligava.....Anos e anos se passarão para limpar tudo...se é que isso seja possivel. Acho dificil.

  6. Estas pessoas, que causam nojo aos cidadãos de bem, sabem que todo estes luxos, este escárnio ao sofrido povo brasileiro, um dia vai ter fim. E a prestação de contas vai ser dura. É o que nos resta acreditar, numa Justiça verdadeira. Esta nossa, kkkkkkkkkk!!!!

  7. Se não fosse a Lava-Jato, esses ladrões nunca teriam sido importunados e continuariam roubando o dinheiro público. Agora, aguardo ansioso a prisão dos Sarney.

  8. Temos no Circo Brasil, um odiendo, maléfico, pérfido, excrescente e covarde Eixo do Mal, onde gravitam alegremente alguns ricos advogados e até supremos juízes, mijando nas nossas Leis e na nossa Constituição. A farra continua leve e solta, como se nada houvesse mudado no picadeiro, mesmo com artistas, os mais famosos e mais danosos, já nas jaulas. NA PRISÃO!!! Aonde todos, mais cedo que parece, também irão! Tentam, desesperados, segurar a Avalanche. MAS, é água morro abaixo... Ao final, Irão.

    1. Síntese perfeita do tenebroso enredo, Águia!!! Esses criminosos fizeram das 3 funções do Estado, um conjunto de instituições caricatas, lideradas, majoritariamente, por uma verdadeira cambada de autênticos marginais, moleques irresponsáveis e, em acréscimo, loucos, que "supõem" ter cargos seguros, intangíveis e, com permanência protegida ad eternum!!! Eles não têm a mais elementar noção do que estão semeando!!!!

    2. Síntese perfeita do tenebroso enredo, Águia!!! E temos é um conjunto de instituições caricatas, formadas por uma verdadeira majoritária cambada de verdadeiros marginais, moleques irresponsáveis e, em acréscimo, loucos, que "acham" ter cargos seguros, intangíveis e, com permanência protegida ad eternum!!! Eles não têm a mais elementar noção do que estão semeando!!!!

    1. Sou mais velha e me lembro da revista Cruzeiro com o personagem Amigo da Onça, caricatura perfeita de Edson Lobão.

    2. Essa alcatéia só tem lobões, Neusa!! São todos marginais lobões parasitas e vorazes!!!

    1. Vai levar tempo, estamos no inicio, parte dos votantes nem imaginam esta pilhagem .

  9. É de revirar o estômago! Pobre povo brasileiro, extorquido por esse bando de corruptos que dominou nosso país por tantos anos!

  10. A familia Lobão e Sarney são as maiores responsáveis pela pobreza no Maranhão. Iguais a essas duas "famiglias" existem muitas outras, em diversos rincões. Por essa e por outras sou a favor da pena capital, especialmente por crimes praticados por politicos e seus familiares.

    1. E as pobres crianças maranhenses sem escola, sem merenda, sem transporte, sem nada .... Revoltante!

  11. Pois é eles tem a prerrogativa da interpretação da lei por parte dos ministros do STF. Com perdão da palavra OBRAM E ANDAM EM CIMA DE 209 MILHOÕES DE BRASILEIROS. Este é o belo exemplo que alguns SENHORES ONIPOTENTES Ministros concedem suas liminares. Debochando assim de toda uma sociedade. Pergunto : PARA QUE TANTA ARROGÂNCIA , sobre gente sofrida? Por que este escárnio todo sobre tanta gente humilde? Por que humilhar uma população inteira Senhores Ministros?

  12. O que dá mais nojo é que o CN e tribunais superiores estão esperneando para manter a mamata . Fazem de tudo pra continuarem roubando . Com o poder e privilégios nas mãos não há quem possa fazer nada . Está escancarado , o esquema , e aí ?

  13. Vejo inúmeros assinantes a falar mal de nossos políticos e de nosso país. Esquecem-se que somos nós quem os nomeiamos nossos representantes. Não vejo ninguém a falar que deveríamos moralizar os nossos votos. Jose nos alerta constantemente sobre a importância do dia 25 e poucos são os comentários de apoio. Reunimos aqui uma parcela significativa e importante de brasileiros que se importam com o futuro do país. Então, deveríamos partilhar mais ideais do que mimimi de desolação de um país sem jeito

    1. Infelizmente esses políticos se aproveitam da parcela mais pobre e ignorante da população, são eleitos por esse povo que não tem discernimento nem condições e informações acessíveis. São manipulados por esses corruptos em troca de promessas e ameaças! Isso só será resolvido se o voto não for obrigatório.

  14. Pois então, jovens.. e pior é que aqueles a quem a gente confiou a tarefa de expurgar os ladrões sacramentados desta nação, e seu povo, iludidos num discurso de moralização e anticorrupção, são esses que estão aí a fazer acordões e devolver a “carniça” para os mesmos predadores de sempre. Nada muda nesta porra de país. Alvaro Costa(brasília urgente)

  15. Enquanto os Lobões seguem vorazes naquele lamaçal chamado maranhão, quem sofre são os porquinhos, ops, os maranhenses. Por isso a secessão urge. Outra coisa: Desvio de $$$ público é disciplina ensinada nas faculdades de Sinistro, ops, de Direito? Nunca vi profissão tão picareta e ordinária quanto a advocacia, incluindo-se magistrados... ô paisinho triste...

  16. Dia 25.09 às 14:00hs na praça dos Três Poderes em BSB, juntos com os senadores que conseguiram o número necessário para a instalação imediata da LAVATOGA. Alcolumbre ñ terá como recuar. Ñ adianta ficar nervosinha (o) nas redes sociais. Sempre soubemos q ñ seria fácil. MAS SÓ DEPENDE DE NÓS. Tbm sabemos q essa carta magna de 1988 foi feita de bandidos p bandidos e seus clãs. juntos mostramos ao mundo q daremos a grande virada sobre a bandidagem w se apoderou das instituições.

  17. Nas próximas eleições, ferrar a tal de base dessa canalhada. Temos que eleger gente de bem. Dar continuidade à limpeza moral do País. Se não votarmos nas "figurinhas" carimbadas e que têm o apoio dessa podridão, teremos dado mais um passo adiante.

  18. Enquanto não se mudar a CF e incluir um artigo onde, onde corrupto e corruptor de dinheiro público deve ter pena de morte. De nada adianta..o sistema está pobre.

    1. A pena progressiva não deveria existir! A impunidade corre solta por conta desse absurdo!

    2. Há que se considerar com clareza e firmeza que, CORRUPTOS SÃO GENOCIDAS e, que suas investidas criminosas impactam na população numa cruel reação em cadeia, causando a morte das pessoas, vítimas de privação das obrigações devidas e não cumpridas pelo Estado, em razão da gananciosa subtração do erário e da irresponsabilidade incônscia da omissão administrativa.

    3. Se não aprovarem a pena de morte, a perpétua seria de grande valia.

  19. Tudo começou no Maranhão onde o Edson pai foi governador. Naquela época as más línguas falavam que o Edson filho, ainda um jovem mancebo, já seguia os passos do papai e era o responsável pela arrecadação de 30% do valor investido pelo estado em obras e serviços. Era um fisco paralelo. Pelas peripecias o rapaz ficou conhecido como Edinho 30. Depois vieram os cargos em Brasília, etc., etc.

  20. Quem pode manter estes bandidos presos, também são bandidos. Por isso, eles são presos e soltos logo em seguida. Este nosso povo miserável, que se mobiliza apenas pelo clube de futebol, está fundido e pagando a vida de luxo destes corruptos. Eles se mantém no poder, passando de pai pra filho. Só o povo engajado nas questões da política poderia mudar este cenário. No entanto o povo não demonstra qualquer preocupação com a roubalheira. Acorda Brasil!!!🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  21. Enquanto os pobres do Maranhão morrem de fome. Essa história lembra aqueles países atrasados da África, onde a mansão do ditador se destaca em um mar de miséria.

    1. Marcio eles não roubam só o Maranhão, mas todo o povo brasileiro. Todos pagamos a conta!!!

  22. Isso acontece desde que o Brasil foi descoberto. Quando vamos acabar com esse “direito adquirido”? Parece ate que está na Constituição Nacional o direito de roubar dos filhos de pais poderosos.

  23. Esses caras todos não fazem a minima idéia do que vai acontecer com eles depois da morte, sabe por que ? eles não tem tempo de procurar saber , estão muito precupados em roubar o tempo todo.

    1. Até porque não tem nada mesm0 depois da m0rte. Morr3u, acabou e eles sabem dist0. d3us existe só par4 os tr0uxas.

  24. Meu comentário: PUTA QUE O PARIU, que país de MERDA, e querem abafar a LAVA JATO. Só mesmo uma revolução para acabar com isso de vez. NOJENTO.

  25. Quando é que os brasileiros vão parar de votar em ladrão? Será que o Nordeste nunca vai parar para pensar em sua pobreza, falta de educação e saneamento básico? Até parece que gostam de viver na miséria pois votam nos mesmos ladroēs repetidamente, em todas as eleições. Estou farta de gente que nunca aprende e nos prejudica a todos!

    1. Goiabad deixe de ser separatista e ranhosa afinal de conta o Rio teve 4 ex. governadores presos. Minas tem Aécio investigado, e não são Estados nordestinos!

    2. Certamente os votos que os levam aos mandatos são comprados ou fraudados.

  26. Os Senhores Feudais continuam a reinar no Brasil, mesmo com as redes sociais e com melhor esclarecimento dos cidadãos. É desanimador, milhões de pessoas comuns são pisoteadas e roubadas constantemente por castas de BANDIDOS ou PRIVILEGIADOS.

    1. José, o sr. está sendo educado demais com adjetivos tipo senhores feudais. Fernandinho Beira Mar é mais honesto que essa corja de ladrões da dignidade humana. Esses se escondem no colarinho branco e na impunidade do foro privilegiado. O povo que vota na família assassina de sonhos é o culpado. Ponto.

  27. Não acontece absolutamente nada com essa gente. Há anos são denunciados, são corruptos notórios, bandidos de colarinho branco, que com sua ostentação, fruto de dinheiro roubado, mostram o escárnio que tem com a população e com as autoridades. Vão continuar roubando e usufruindo do dinheiro roubado. Isso eles sabem fazer muito bem.

  28. HERANÇA BENDITA: Já estão soltos.Não vai acontecer nada, absolutamente nada com eles nem com o Papai.O Santo Gilmar vai protegê-los de todos os males.Nós somos o MAL: eleitores e cidadão do mal que permitem e convivem graciosamente com todo esse lixo até no pescoço, sem força e sem um pingo de dignidade para reagir.Nos sim, somos nossa própria Herança Maldita, herança de um povo inútil e sem vergonha, é o que deixaremos para nossos filhos.

  29. As famílias Lula da Silva, Sarney, Lobão, Barbalho e etc. têm que devolver aos cofres públicos toda a fortuna que amealharam ao longo do período pré-Lava Jato. E nós temos que estar atentos para não (re)eleger seus descendentes vampiros. Pra cima deles, Lava Jato!!! Excelente reportagem!

    1. Aí é que está, Rakel. O Brasil definitivamente ñ é um país pobre, ao contrário, sabemos, é riquíssimo, na terra, no mar e no ar, tem recursos naturais incomensuráveis e um povo valoroso e lutador! Há países edificados em desertos inóspitos, muito longe de possuírem o lastro farto e diversificado que nós temos! O nosso problema ñ é o lindo país tão prodigamente privilegiado: é a cáfila que nos assola, são os vermes sanguessugas, os deletérios parasitas que nos vampirizam! PRECISAMOS EXTERMINÁ-LOS

  30. A função social da imprensa é essa. Parabéns Crusoé pela serviço de utilidade pública. O Lobão mau é amigo da famiglia do bigode do Maranhão?

  31. Só matando, não temos futuro. Só um IRA, ETA, GESTAPO, SS pra exterminar esse tipo de gente, e são muitos, os que nos roubam todos os dias. Parabéns sub-raça por eleger esses bandidos.

  32. Gente, dá muito nojo desprezo por essa oligarquia nojenta que explora esse país e os brasileiros, medianos e miseráveis! E, pelo ataque que a Lava-Jato vem sofrendo, eles não são poucos! Para mim, mereceriam prisão perpétua!

  33. Seria de admirar se nao pegassem os ladroes do Maranhao, pobre terra. Entretanto duvido que todo o escândalo nao provoque um novo "boi barrica". Lembram dele? Quando será que pegam os Barbalhos do Pará? ou nao pegam?

  34. A lava jato está sendo alvo dessas poderosas quadrilhas que se apropriam dos recursos públicos. São parasitas que se estabeleceram e vão aumentando seu poder no vai e vem dos favores dos três poderes.

  35. Vontade de vomitar... lixo humano! Por causa de esterco somos esta sociedade atrasada. Pergunta: Como essa família nojenta esta de pé até hoje?

  36. Antigamente os pais se preocupavam em deixar para os filhos principalmente, valores morais e éticos. Esse aí ensinou aos filhos o seu ofício, roubar dinheiro público. Tal pai tal filho.

  37. A roubalheira do povo brasileiro está aí,muita gente passando necessidades,saúde,violência,planos de saúde caros,eles só roubando e dando risadas de todos nós,vagabundos.

  38. Um nojo! Como pode existir pessoas deste tipo? É repugnante ler como essa família foi capaz de roubar dinheiro público e gastar do jeito que gastaram.

  39. Quem elege esses ladroes? Os Sarney e os Lobão vêm do Maranhão. O que aquele povo tem na cabeça? Onde arrumam tanta merda pra botar em Brasília pra roubar nosso dinheiro?

  40. Com tantos crimes graves praticados durante os governos socialistas e a imprensa falando mal do Bolsonaro!!!! Isto é completamente desproporcional. Parabéns a revista crusoé pela excelente reportagem. Continuem fazendo jornalismo sério e aí , nem mesmo todas as páginas do seu jornal serão suficientes para relatar os crimes praticados pela organização criminosa que governou o Brasil nos últimos anos.

  41. Ultimamente, antes de ler a excelente Crusoé, tenho tomado um comprimido de Plasil. Vinha tendo náuseas e engulhos depois da leitura de certas matérias. Infelizmente, terei de quintuplicar a dose. As informações são asquerosas demais. Que país!

  42. CADÊ. A FAMÍLIA SARNEY . Me recordo, que QUANDO a ROSEROSE foi CANDIDATA ao gov do Maranhão. O marido estava COM milhões escondidos LEMBRAM . E AÍ. CRUSUÊ. Mostre para que VEIO .

  43. Pasmem o CARA pagou 5 mires para sair . CINCO MIL RÉIS porta nenhuma M PASMEM 5000.000, Onde está noss o dinheiro . Somos um bando de OTARIOS.

  44. A FORÇA do. MAL já entrou em SENA o LOBINHO foi SOLTO. Que JUSTIÇA . NÃO existe mais COMEDIMENTO. Escancarou TUDO. A coisa tá FEIA .

  45. De jornalista medíocre Edson Lobão a um político de sucesso e ostentação. Família Lobão, Lula da Silva, Calheiros e tantos outros Gênios! E nós brasileiros trabalhando (quando têm emprego!), sucumbindo a impostos e a corrupção protegida por políticos , ministros, uma JUSTIÇA CEGA e burra. Ops! burra não, nós somos os burros.

  46. Tem jeito não gente. Ou as FFAA metem o pé nesse barraco, ou estaremos fundidos. Até a próxima eleição, o Brasil já terá sido destruído por esses dois puteiros, Congresso e STF. Por isso fomos desarmados. O FDP do Sarney foi q inventou essa maldita política de coalizão, o toma lá da cá. Se tivéssemos armas, esses vigaristas já teriam sido defenestrado do poder público. Meu Deuxxxx, como fomos roubados. Q a banda boa das FFAA entrem em ação. Q tomem TODOS os bens desses ladrões e cadeia neles

  47. Esses clãs elaboraram a carta magna de 1988, deixando um Brasil q aí está. Um STF q cospe essa porcaria em n cara, ajudados por meios de comunicação e jornalistas c Reinaldo Azevedo, q cagam em n ouvidos, se intitulando "liberais": RESPEITO ÀS REGRAS.De tão espertos o ciclo desses "melancias " ñ durará 100 anos c planejaram. Mais de 60 milhões de brasileiros conscientes elaboraram as pautas ANTICORRUPÇÃO e os congressistas éticos e patriotas, nos esperam dia 25.09 às 14horas na praça dos Três

  48. Um cardume de piranhas que ao invés de comer carne, comem e evacuam dinheiro nosso, dinheiro suado do povo brasileiro, será este o acordão tramado em Brasília com a participação direta do senador Flavio Bolsonaro?? Será para estancar a sangria destes parasitas e assassinos do pobre povo brasileiro que roubam sem dó nem piedade o dinheiro que deveria ir para a saúde onde morrem milhares por falta de atendimento, é isso Presidente Bolsonaro que com o acordão vocês querem manter, é isso Flavio???!!

  49. Interessante descer os parágrafos e sentir que estou passando num desfile de luxo, conhecendo um pouco da vida arrojada da aristocracia. Que pena... #lavajato

    1. A chance de mudança era agora, mas parece que não vai dar.

  50. O pai foi nomeado ministro das minas e energia sem saber ligar um interruptor. O que ele sempre soube fazer foi o que ensinou aos filhos, que aprenderam direitinho.

  51. A resposta os eleitores darão nas urnas: os Loboes que se candidatarem serão eleitos, pois o brasileiro é honesto mas detesta político correto.

  52. A família Lobão e Sarney são conhecidas como as donas do Maranhão. A necessidade de levantar a ladroagem deles e escancara para os Brasileiros é fundamental. Para finalizar colocá-los na cadeira, junto com o outro ladrão de 9 dedos.

  53. E o povo ainda espera resolver nossas mazelas através da democracia?!?! Kkkkk SOCORRO FORÇAS ARMADAS!! Antes que Gigi Beiçola entre em ação.

  54. e ninguém viu? pqp que povo é esse? que exemplo daremos as camadas mais pobres? então roubar, traficar e transgredir será normal. todo mundo rouba!!!! meu deus e o país não quebra! haja riqueza, para esfoliar!!!

  55. Lobão não quer dizer lobo bom, mas lobo grande. Lobo que ataca o dinheiro nosso há 30 anos, desde que os militares deixaram o poder. Julgar, condenar, sequestrar os bens, indenizar o Brasil. É o mínimo!!!

  56. Obs: não sou parente dessa turma. Há pouco eu transitava pela alta periferia de São Paulo e fiquei a contemplar aquela multidão carente do básico para viver com dignidade. Nesse momento eu tentava estabelecer uma conexão entre aquela periferia e a casta de Brasília! Quanto desprezo pela sociedade.

  57. "As instituições estão funcionando", dizem os políticos. Até quando vamos aguardar o desmantelamento dessas "instituições" pelas baionetas verde-oliva, nossa última esperança?

    1. Pedro não pense nos militares como esperança. Eles querem muito o poder . E nenhum governo militar é bom. Principalmente para os mais pobres.

    2. Brasília ainda vai acabar com o Brasil, com salários altíssimos,e a corrupção, aí está toda a ostentação destes, zombando dos outros brasileiros.

  58. É um descalabro a usurpação dos cofres públicos através da corrupção desses malandros travestidos de homens honestos. Até quando o meu país suportará as ratazanas!

    1. o pior de tudo são os arquivamentos dos processos pelo STF quando não absolvem.

  59. Já faz muitos anos que os políticos corruptos colocaram em campo toda a família para poder espalhar a grana da corrupção e ficar mais difícil sua localização. E como diz o ditado filhos de ratos ratinhos são.

  60. É IMPRESSIONANTE A PLASTICIDADE HUMANA...TODOS ELES TÊM A CARA SUJA DOS RATOS, DESPERTAM ASCO, DESPERTAM NOJO, REPUGNAM!!!! SÃO DISSIMULADOS MAS, OS TRAI O ASPECTO NOJENTO DOS QUE CHAFURDAM NA LAMA DA IGNOMÍNIA, DA BOÇALIDADE.... NEM COBERTOS DE OURO PERDERÃO ESSE ASPECTO REPULSIVO DOS INDIGENTES MORAIS, DOS SOCIOPATAS PARASITAS, DOS VERMES SANGUESSUGAS.... SERÃO PARA SEMPRE PÁRIAS E UM DIA, O SERÃO NA CADEIA!!!!

    1. Posso imaginar a sua repulsa, Silvia!!! A existência maldita e a asquerosa presença desses ratos, turbam nossos bons sentimentos, substituindo-os pela indignação, pela repugnância e pela mais profunda revolta!!!

    2. Mto bem falado. Tendo trabalhado em uma estatal há alguns anos, vi mtos destes exemplares. Dava horror esbarrar em um destes espécimens. RATOS DE ESGOTO que drenam toda a energia de um país, quiçá de nossa alma.

  61. Só existe uma grande falha jurídica neste país. O gargalo de todas as operações financeiras passam pelo Coaf e se detectado estes enriquecimentos não justificados na Receita Federal, a grana é de maracutaia. Fim de papo e cana nos caras. Resta saber porque não funciona... querem a resposta !?

    1. A resposta é o desapontamento e a ruína do povo decente que acreditou em mudanças...

    1. Por falar em família Barbalho, o novo de plantão governa o Para e, boa pinta e articulado, tem futuro previsível neste Brasil, sil, sil sil... 😢😢😢

    2. Maria imagine o que a família Barbalho é a família Sarney não já roubaram. uma é dona de uma grande parte do Pará e a outra do Maranhão. Sem contar no estado de Pernambuco que tem ainda familiares dos antigos coronéis.

    1. Família Bezerra COELHO em Pernambuco e Magalhães na Bahia

  62. bolsonaro tem razão quando diz que o Brasil é um pais rico, mas quem usufrui da riqueza é a nobreza ralé, instalada nos 3 poderes, inclusive a dinastia bolsonaro... brazil ainda é terra de índios com caciques desvirginando as noivas dos pobres...

  63. Tudo isso é o cúmulo do absurdo e cara de pau desses pseudos cidadãos brasileiros. Onde íamos parar com tanta coisa desse tipo?!! Arre...

  64. Fica claro e patente, que a maioria da classe política que formam o Congresso Nacional, julgo algo em torno de 70%, estão enquadrados como pilantras picaretas do dinheiro dos cofre públicos.....e só por isso.......querem o FIM da Lava Jato......são Bilhões e Bilhões de reais roubados por esses marginais travestidos de "Congressistas" ....FFAA já....o Brasil não aguenta mais tanta roubalheira explícita.

    1. Alan ,eu trabalho e resido em Brasília há mais de 40 anos e afirmo com conhecimento de causa que você está certo em sua estimativa da classe política corrupta ! Tenho que concordar com o Pelé que um dia afirmou que o brasileiro não sabe votar !

  65. Enquanto isso o Maranhão tem um dos piores índices de desenvolvimento humano (IDH), uma das populações mais miseráveis do Brasil, e a turma do acordão, o MECANISMO(STF, Congresso, PR e seus filhos, PGR indicado, mídia...) Então o Glenn Greewald (Intersept) não cometeu nenhum crime, não deturpou nenhuma conversa de Moro e Deltan, fora de contexto, que a FSP publica diariamente, sem punição... Gente, é tudo muito revoltante. O Bolsonaro foi eleito para dar continuidade ao trabalho de LJ, que era s

  66. Imaginem (claro, podemos dizer que chega a ser uma utopia) se a PF conseguir manter o Lobinho preso e conseguir uma delação premiada! CAOS total em Brasília; grandes figurões do judiciário envolvidos; vários bandidos de estimação; já pensou? Seria o suprassumo; sonhar é bom, né...rsrs

  67. Saiu uma reportagem que o Maranhão é líder mundial na estatística de câncer de pênis, que está diretamente ligado a pobreza (dst / falta de higiene) ; além de outras estatísticas de lideranças negativas do estado. Graças a esses ladões aloprados das famílias Lobão / Sarney ...

  68. Só tem uma saída, a morte de 4 ministros do STF que vocês sabem quem são. Claro que isso aconteça com um acidente ou uma doença sem cura.

  69. Cadê o Gilmar Mendes? Como é que pode, um meliante tão ilustre permanecer preso tanto tempo? Acho que esse HC está em fase de negociação; vai custar muito caro, mas não se preocupe, papai roubou muito desse povo otário; dinheiro não é problema...aff... tenho asco disso...

  70. Ao ler tudo isso, será que as pessoas fazem conta de que é tudo fruto de dinheiro roubado , nosso? Que esses assassinos matam pessoas na ponta desses desmandos? Centenas morrem ...centenas e o STF liberta poque acha que não é nada demais, não é Sr Gilmar???

  71. Precisamos investigar melhor nossos candidatos nas próximas eleições! A nossa única arma para tentar mudar o país e o VOTO CERTO!

    1. so tem podres de costas quentes ,so uma bomba no congresso com rarissimas excessoes resolveriam em parte o problema

    1. E ainda existe uma cidade a 40 km de Imperatriz com o nome de Governador Édison Lobão

  72. Os CARAS de PAU teem tanta certeza da IMPUNIDADE ,que vão para as RUAS gozar da CARA do OTÁRIOS . E. O. PIOR. FICA TUDO isso NUMA. BOUA .

  73. No Brasil há 3 castas, o empresariado milionário, que enriqueceu graças as castas, e o resto do resto, o povo, alquebrado, que sustenta todo mundo, todas as farras, mamatas, mordomias, privilégios e benesses. Essa é a roda da Banania.

  74. Essas Marias Antonietas do nordeste consomem o dinheiro dos mais pobres pra levar uma vida de luxúria, que sem os roubos não teriam condição, é por essas e muitas outras que o país não vai pra frente, gentalha como essa não está interessada num país justo.

    1. Deus é misericordioso e cada um deles pagará ceitil por ceitil.Temos que trabalhar, orar e ir às ruas em protesto contra a corrupção, principalmente na hora de votar mudar para não entrar nessa canoa furada.Trocar a casa legislativa e exigir dos congressistas o fim das mordomias via emenda a constituição!

  75. Um misto de tristeza e revolta, por um país miserável onde os bandidos ostentam riqueza roubada, do povo trabalhador, cumpridor dos seus deveres, que a Lava Jato permaneça para sempre, colocando esses bandidos todos na cadeia.

  76. Essa é a roubalheira esfregada na cara de todos que acreditaram que um dia o país pudesse combater a ladroagem desses vagabundos. Incluindo nessa crença a eleição do Bolsonaro & Filhos que, como se está vendo, tungaram os 60 milhões de eleitores. O deputado federal do Baixo Clero continua o mesmo. Nunca foi contra a corrupção verdadeira. Só usou o Moro porque era o único que poderia ajudá-lo a se eleger. Fritou o juiz que está pendurado no vento sem futuro junto com o Dalagnol e a boa PF.

  77. Coisa de terra subdesenvolvida, terceiro mundo, ditadura africana, onde a civilização não chegou. Eles se acham chiques, mas não passam de uma escória de neandertais.

  78. Até quando iremos tolerar esses "juniors" bandidos, cuja prática da hereditariedade corruPTa começou (ou passou a ser conhecida) depois do Luladrão, estendeu-se à filha da dementA e se ampliou para o ex-deputado e senador "Zero 1"? Espero, em breve, a transferência DEFINITIVA da presidência ao Gen. Mourão e este ser sucedido em 2022 por Sérgio Moro (se as forças "ocultas" do Congresso e/ou Judiciário não matá-lo antes. Afinal, para a antiga e nova ORCRIMs, tudo é possível).

  79. São simplesmente escroques. Com o judiciário que, infelizmente, temos, principalmente as mais altas, dificilmente ficaremos livres desses bandidos. Basta verificar os HC em escala industrial concedidos pela segunda turma STF.

  80. Cambada de Filhos da P.... Ratos miseráveis. Ladrões de M.... O que esperar agora: Habeas Corpus de Gilmar Mendes e fim da Prisão em segunda Instância.É nosso destino: ser um pais de bons eleitores e políticos ruins.Não concordo com o filho do presidente sobre o que disse sobre a capacidade da democracia de resolver nossos problemas, mas perdemos uma grande chance nos movimentos de 2013 e agora parece que não temos mais fôlego nem esperança.

  81. Meu pai...pessoa honestíssima...exemplo de vida...aquela velha frase: "pobres, mas limpinhos". Infelizmente, estes seguiram o péssimo exemplo dos ascendentes..corruptos em potencial...E NÓS QUE PAGAMOS O PATO.

  82. Assim como essa família, digna dos políticos corruptos deste pobre país, existem outras q deveriam ter seus ganhos devassados pela PF com fins de desqualificá-los e o povo enxergar quem realmente são e como vivem. A própria imprensa é conivente nessa obscuridade cotidiana. Entre eles estão as famílias Sarney, Juca, Barbalho, Calheiros, Color, Lula, Requião, Coelho e muitas outras fortunas escondidas pelo manto da impunidade judicial.

  83. São nos estados em pior situação de miséria que essas famílias se superam em seus roubos e crimes: Maranhão e Alagoas são exemplos mais do que evidentes dessa engrenagem perversa!!

    1. Precisavam deixar de ser estados e virarem territórios federais, até que a civilização chegue ali.

  84. É por esses e outros que nos Brasileiros já nascemos endividados. É ainda temos que engolir o enfraquecimento da lava jato e outras ações anticorrupção. Nas proxímas eleições vamos ficar de olho.

  85. Bando de SAFADOS! Infelizmente, o nosso Brasil não tem mais conserto. A BANDIDAGEM está em todas as instituições públicas; em Bancos; em empresas, etc. Temos até esposas dos malandros mamando muito dinheiro através de escritórios de "adevogados", que hoje lavam e esquentam a grana da corrupção. ORDINÁRIOS!

  86. É muito revoltante!! Se a Raquel Dodge teve um boicote no final do mandato, seria mais interessante se os procuradores fizessem o mesmo boicote ao recém PGR, mas no início do mandato, para surtir efeito. No final, ficou sem graça. Ela até discursou, na sessão do STF, com lágrimas nos olhos, no melhor estilo R.Maia. Vai pra "alcolumbre" que te pariu!!!

  87. Alguem tem dúvida de que os clãs Sarney e Lobão são inocentes !? Ganharam dinheiro em uma velocidade impressionante e dominaram as regiões onde moram. Não é invenção.

    1. Não. E não pergunte a algum membro daquilo q é chamado "supremo". Antro.

  88. Acordão + Lobão + Maranhão (Sarney)+ Centrão = Fim da Lava Jato. A ordem dos fatores não altera o resultado à favor da Orcrim e contrário à toda esperança depositada neste governo.

    1. Juarez , não falta coragem ao Ministro Moro , ele já provou isto muitas vezes na sua luta anticorrupção. Mas, ele tem princípios. e tem Caráter

    2. Pura verdade . A Mafia Brasileira são nossos Parlamentares . e nosso STF constituído por Advogados e não por Ilibado Juizes . LULA= AECIO = TEMER = FHC = Congresso = STF E agora BIZO FAZ PARTE DA ORCRIM pra proteger seu filho Corrupto Flavio Quem sabe o Juiz Moro tem coragem e Convoca o povo à se rebelar .contra essas Instituições . A Corrupção está enraizada . Cadê a FFA que deixam o Bozo desviar do caminho ???

    1. Este Lobo e parte de mantilha independente de partidos políticos que debocha do povo brasileiro a muitos anos, mas teremos eleições não esqueçam????

    2. Que mal lê pergunte, onde estava as autoridades desse país que deixaram chegar a esse ponto?

    3. Tudo não é só repugnante, nos da a nos cidadãos de bem, que trabalha e paga seus impostos em dias a sensação de que só o crime compensa!

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO