Arte/OAntagonista

Ralph Tórtima: STF dá “tratamento extraordinário” a um dos seus

Advogado que representa os acusados no caso de Alexandre de Moraes no aeroporto de Roma aponta peculiaridades nos procedimentos do tribunal
23.02.24

O relatório da Polícia Federal (PF) sobre uma suposta “injúria real” de brasileiros ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no aeroporto de Roma concluiu sem indiciar nenhum dos acusados. O processo, porém, está cercado por polêmicas, pois o advogado dos acusados, Ralph Tórtima Filho, não teve acesso ao vídeo das câmeras do aeroporto e teve suas conversas com seus clientes tornadas públicas.

Na edição desta semana de Crusoé Entrevistas, Tórtima aponta as diversas peculiaridades do caso, que tem relatoria do ministro Dias Toffoli e, como parte interessada, um colega de toga que se senta à sua frente, Alexandre de Moraes.

“É um tratamento extraordinário, diferenciado, que não se justifica”, disse o advogado, ao se referir à decisão de não se autorizar o acesso à íntegra do vídeo para a defesa de Roberto Mantovani Filho, a quem foi atribuída a prática de injúria real. “A impressão que fica é que, por envolver alguém da casa, está se dando um tratamento diferenciado, o que é inaceitável se todos são iguais perante a lei”, diz Tórtima.

Nesta conversa gravada em vídeo, o advogado reflete sobre o direito à inviolabilidade da comunicação com o cliente e sobre o que considera ser cerceamento de ações suas e do Ministério Público Federal (MPF), que também acompanhou a questão. Segundo Tórtima, o que foi apresentado, em um primeiro momento, como uma agressão ao magistrado motivada por suposta questão política seria, na verdade, uma discussão pelo uso de uma sala VIP no aeroporto.

As imagens das câmeras de segurança do aeroporto de Fiumicino, que não possuem som, foram cruciais para a decisão da PF. No entanto, o delegado Hiroshi de Araújo Sakaki afirmou em seu relatório final que não se pode afirmar com certeza se houve troca de ofensas.

 

A seguir, a íntegra da entrevista:

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não há o que se esperar de um futuro justo pxóximo para os brasileiros; quando hoje elegemos maus políticos (Senadores, Deputados, Governadores, Prefeitos e Vereadores) que por sua vez indicam os ministros das "cortes supremas". Esta dinâmica só mudará com o voto consciente e uma reforma Geral do Estado brasileiro.

  2. Eu não consigo imaginar que estamos presos nas mãos de um STF. Tem de haver solução para nos libertarmos dessas pessoas que se acham acima de qquer coisa, até mesmo da Democracia

  3. Acabou-se o sentido da Toga para esses juízes. Eu só consigo ver atitudes, como essa, em ditaduras como de Maduro e Putin.

  4. O STF está um verdadeiro lamaçal. Passou de uma corte constitucional pra uma instância de blindagem de políticos amigos

  5. O stf (em letras minúsculas como minúsculo está sendo), instituição MAIS ODIADA PELOS BRASILEIROS ESCONDE AS PROVAS LÍCITAS QUE PODERIAM COMPROMETER SEUS MEMBROS E SEUS PARENTES. COVARDIA. ODEO O stf.

  6. Melhor pra saúde física e mental ficar bem longe da casta poderosa que cultiva o princípio não tão bíblico do “Mateus, primeiro os teus…”

  7. Ué e o ditador virou rei? O rei de Roma num era o Falcão? E o Imperador não era o Adriano chapado? A história sempre se repete?

Mais notícias
Assine agora
TOPO