A contradição de Zema

19.10.18

Favorito para ganhar o governo de Minas Gerais, o empresário Romeu Zema é a principal aposta eleitoral do Novo, partido que defende a tríade estado mínimo, livre mercado e privatização de estatais. Uma das empresas de Zema, contudo, até recentemente não via problema em fazer negócios com dinheiro do governo. Em junho deste ano, a Zema Diesel tomou um empréstimo de 429 mil reais no BNDES, com juros para lá de camaradas: 5,86% ao ano. Àquela altura, Romeu Zema já era pré-candidato pelo Novo. Em seu programa de governo, o empresário critica a “política de incentivos” de Minas e o “enriquecimento desmerecido de um seleto grupo de empresas, devido a privilégios concedidos pelo governo”.

ReproduçãoReproduçãoO candidato do Novo em Minas prega estado mínimo, mas foi ao BNDES pedir dinheiro

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Leonardo Zema não é “novo”. COMPROVADO! ROMEU ZEMA É PIMENTEL DESDE 1999 quando filiou ao PR, formando a COLIGAÇÃO “DO LADO DO POVO”: PT, PR, PC do B, PSB, DC . ISTO NÃO É FAKE! Em 14 de abril de 2018 filiou-se ao Partido Novo. No Wikipedia está omitido. VEJAM o link do araxá filiaweb. Podem ver as entrevistas dele Edição Estado de Minas, 08/10/2018 e vídeos de entrevistas. Mesmo programa do Haddad. Depois ele mudou. Óbvio, as TVs nada falam. Aqui em Minas é ditadura do PT. CarlosMoc

  2. Existe uma campanha forte para desconstrução do zema. Parece que está revista está participando. Pega fatos normais e os coloca como crime aos olhos de eleitores incautos ou que não estão acostumados a uma análise mais profunda.

  3. Se de fato tal ocorreu, ele demonstra total incoerência no que fala e no que faz.Já perdeu muitos votos e vai continuar perdendo,embora tudo indique que seja eleito.

  4. Como eu já pensava. Não há grande empresário no Brasil que não tenha rabo preso com o governo, com o qual ele tb pega "incentivos" imorais.

  5. Passar o controle dos estudos para licenciamento ambiental para a própria empresa intetessada "porque temos que acreditar na boa fé" de quem produz? Que esse cara tem na cabeça? Está fechado com a Vale?? Acordem. MESMO. Esse caipira só tem duas cagadas a cumprir: travar uma briga eterna com o próprio Estado e não governar por 04 anos, ou... se unir a velhas raposas da política pra aprender a governar e terminar sem controle do próprio governo. Isso é o novo? Haddad já fez isso em SP...

    1. Sou do RJ e sou do NOVO e parabenizo o Governador Zema que, como qq empresário q deseja sobreviver pq paga mto imposto é obrigado a recorrer a recursos com menores taxas de juros do mercado e se oferecem aos campeões (JBS etc,,..) o mm financiamento, pq não ele - comerciante MIDI - não vai recorrer a esses “subsídios?) é o BOI DE PIRANHA mais bem sucedido!!!! PARABÉNS ZEMA! Parabéns NOVO🍊🍊🍊🍊🍊

  6. Quando é que vocês vão acordar, hein? Estão procurando herói pro governo de MG até hoje? Quem defende o ZEMA leu alguma linha do plano de giverno dele divulgado no primeiro turno (porque ele tirou do ar e mudou assim que foi pro segundo turno)? Era ridículo, ruim e impossível de ser posto em prática... Novo... não existe novo! A estrutura do estado não permite essas maluquices. Dividir a Cemig em 04 empresas menores para aumentar a competitividade? Tem lei! Impossível!

  7. O plano de governo do Zema se refere a privilegios do governo estadual. E quem fez a matéria esta cansado de saber disso. Usar recursos do BNDES é legal e disponível a qualquer empresário, industrial ou produtor que cumpra as inúmeras exigências que o banco obriga a ter. Mais uma matéria mal intencionada. Em insistente intenção de desconstruir o candidato. Qual é a sua CRUSOÉ ????

    1. A imprensa brasileira está falindo porque quer se arrogar o direito de pensar pelo leitor. Cancelei minha assinatura de Veja mas mantenho a de Quatro Rodas da mesma editora porque não existe o Ford Haddad nem o Toyota Bolsonaro. Eu escolho por mim mesmo. Seja assim Crusoé

    2. Gosto da Crusoé mas começa a padecer da mesma doença que atacou a mídia brasileira , a incoerência. Às vezes parece aquela biruta de aeroporto que gira sempre para onde vai o vento. Esquerdistas contumazes não obstante subordinados a patrões capitalistas e de extrema direita que parecem que perderam o interesse por seus veículos a exemplo da situação de penúria financeira do grupo Abril. Uma pessoa inteligente de mais de 50 anos não pode ler mais nada da imprensa brasileira. Cuidado Crusoé

    3. Sim. Empréstimo junto ao BNDES é legal etc. Mas está disponível a todos, nas mesmas condições? Não! Somente para alguns "amigos do rei". O que o Novo defende é acabar com essas mamatas estatais que só beneficiam alguns e não é isso que o Zema fez. Votei nele no 1° turno e vou votar de novo no 2° mas isso não quer dizer que vou fechar o olho e nem que vou deixar de cobrar atitudes condizentes com as palavras.

  8. Não há contradição alguma por parte do empresário. Se o empréstimo está disponível, dentro da lei e com boas taxas, porque não fazê-lo. O problema é o BNDES cobrar taxas muito baixas e dar prejuízo, mas o empresário não tem culpa se o banco é mal administrado pelo governo. Matéria tendenciosa da Crusoé, desnecessário.

    1. Concordo! Apenas porque ele defende o estado mínimo ele deve procurar financiamentos mais caros para as suas empresas? Digo mais, o crédito barato do BNDES está ai exatamente para formentar as pequenas e médias empresas do País. O erro está e fornecer esse crédito para super empresas como JBS que depois revertiam isso em doações eleitorais. Desnecessária essa matéria. Acabei de assinar a Crusoé e me decepcionei com isso.

  9. Cada dia confirmo minha tese de que este NOVO de novo não tem nada. A moedo, agora este Zema. Sou mineira, cada dia uma mentira para nos enganar, mas tudo tem sido desmascarado, mineiros Anastasia, apesar do partido, foi um ótimo governador, não vamos trocar o olho pela remela.

    1. Desculpe, mas o sujeito não fez nada errado se simplesmente pegou um empréstimo que estava disponível para qualquer um seguindo os procedimentos padrões. Essa nota simplesmente demonstra a ignorância do repórter sobre o que é administrar uma empresa no Brasil.

  10. A grosso modo, não acho contradição buscar o que está disponível, vigente, o que alguém vai pegar mesmo... desde que não seja estritamente imoral. Contraditório será ele abrir mais o leque como Governador ou mesmo não fechar a torneira quando puder fazê-lo.

  11. Anastasia fez um grande governo. Os eleitores nada sabia sobre o Zema. Votamos no Anastasia, para expulsar o PT e pela possibilidade de recuperar o Estado arrasado. Quando vimos os vídeos do Zema, expondo seu programa de governo, foi um grande susto! Muito suspeito! O programa dele é muito semelhante ao do Haddad. Após respostas das redes sociais, Zema mudou o discurso. Fraco para o cargo, se eleito. Bom se Crusoé/Antagonista fizesse pesquisa eleitoral em Minas; não podemos confiar no Ibope.

  12. Isso só mostra a seriedade do candidato. Se está disposto a combater o financiamento com recursos públicos mesmo quando isso lhe favorece, então o candidato mostra seriedade e compromisso com seu mandato. Pelo visto, não colocará interesses particulares à frente daquilo que acredita ser o melhor para o país.

  13. A Crusoé deve sim tomar cuidado para não virar uma VEJA.Caso o empréstimo tenha sido feito dentro da legalidade em critérios também alcançados por outras empresas não se vê nisso nenhuma contradição.A contradição só seria verificada se ZEMA tivesse obtido um tratamento diferenciado, o que a reportagem não esclareceu.

    1. Exatamente! Se o empréstimo foi dentro da lei e seguindo as regras estabelecidas, não existe contradição alguma. E o Novo não defende estado mínimo, mas estado eficiente, basta 5 minutos de leitura do estatuto para verificar.

  14. Zema pode não ser tão bom, mas diria que também não é tão ruim a ponto de ser pior que o PSDB, que em Minas, era tão unha e carne com o PT que exportou para eles o mensalinho mineiro com Marcos Valério e tudo.

  15. Já é a segunda matéria contra Zema, está faltando falar de Anastasia também. Cadê a parcialidade? Crusoé está me decepcionando.

    1. Também estou decepcionada. Não tem imparcialidade nenhuma são apenas antiPT. Não mostram as incongruências dos bolsonaristaa tão radicais como os petistas. Ou mais

    2. Da para perceber que a Crusoe esta usando dois pesos e duas medidas. Marcação descarada ao candidato do NOVO. Fico triste porque assinei a revista achando que a mesma seria imparcial e não tendenciosa. Parece que seus repórteres são apenas ANTI PT. Podem falar o que quiserem do ZEMA. MINAS quer o NOVO!!!!! E é assim que vai ser. MINAS MERECE O NOVO!!!!!

  16. O Novo não parece tão novo assim. Mas o PSDB é pré-histórico. Se ele não for bom governador, a solução é simples: é só não reeleger.

    1. No caso, não basta não reeleger, pois ele pode ser muito, mas muito ruim mesmo. Tudo indica que, se vencer, será mais um político oportunista a criar. Não temos tempo para aventuras. Zema é um sujeito que muda o discurso conforme o freguês. Aceita apoio de Pilantrel, depois diz que não é bem assim. Quer soltar presos, depois não quer. Denunciado de praticar pedofilia, reage como acusado de fazer pênalti. Parece não querer nada além de poder.

  17. Que reportagem ridícula. Desde quando uma empresa tomar empréstimo é crime? Se há algo de errado com esse empréstimo que seja explicitado, se não há não se deve criar falácias. Eu esperava não me deparar com este tipo de notícia sem fundamento nesta revista quando a assinei. Espero que seja um ponto fora da curva dentre diversas boas reportagens.

    1. Engraçado é não ter este dinheiro barato para todos. Abre o olho, parem de endeusar o NOVO, para mim picaretas. Este Zema só cresceu porque usou o nome de Bolsonaro no debate da Globo desobedecendo o partido e traindo Amoedo.

    2. Rodrigo, concordo com você. Só pode falar uma bobagem desta é quem não entende nada de empreendedorismo, oportunidade e risco. Se há dinheiro barato disponível, incompetente é o empresário que não o utilizar. A oportunidade é para todos. O erro está na avaliação da disponibilização de um recurso se não há demanda econômica.

  18. Não vejo a contradição citada, linhas de crédito desse tipo, operando com essas taxas estão disponíveis para várias empresas. Seria saudável para posicionar a matéria que tivessem as informações da Selic na data deste episódio comparada com a taxa da operação da dita empresa e comparar com a Selic, taxas operadas e valores disponibilizados à JBS. Assim as pessoas poderiam diferenciar operação de mercado com fraude.

    1. Concordo plenamente com o Mario. Comparar dois valores sem propor uma régua é bizarrice ou má fé. Nós, liberais, também vivemos no Brasil onde o Estado é imenso e em tudo interfere.

Mais notícias
Assine agora
TOPO