FelipeMoura Brasil

Dennis é maior que Glenn

19.07.19

“Devemos cessar essa idiotice moral de julgar e rotular as pessoas por comentários privados dispersos.”

Foi o que escreveu, em 18 de julho de 2000, o autor americano Dennis Prager, criador da PragerU, em artigo no Wall Street Journal intitulado Hillary não é antissemita.

Tratava-se de uma reação ao livro State of a Union, de Jerry Oppenheimer, no qual o autor afirmava que Hillary Clinton chamara de “judeu bastardo” o gerente judeu da campanha fracassada de 1974 do marido, Bill, ao Congresso dos Estados Unidos.

“Desejo defender Hillary Clinton contra a acusação de antissemitismo. Eu faço isso como um judeu praticante e um republicano”, escreveu Dennis.

“Como revelou a biografia de Harry Truman – de David McCullough –, um dos amigos mais corajosos que judeus e negros americanos já tiveram na Casa Branca frequentemente usava ‘kike’ e ‘nigger’ em privado. Ele até usou por escrito essas palavras (pejorativas em relação a judeus e negros): em uma carta enviada de Nova York para casa, Truman descreveu a cidade como ‘kiketown’. Isso foi lamentável? Sim. Importante? Não. Definidor do homem? Absolutamente não.”

Para Dennis, que criticou a “tentação totalitária” e o “sensacionalismo da imprensa”, “é altamente enganador investigar os comentários privados em busca de evidências de antissemitismo, racismo, intolerância e sexismo”.

“Pode muito bem importar para Deus o que as pessoas dizem privadamente. Mas o que deve importar para nós é o que as pessoas dizem em público e como as pessoas agem – seja em público ou em privado.”

Exatamente 19 anos depois, em 18 de julho de 2019, a Folha, parceira do militante americano Glenn Greenwald na publicação de mensagens roubadas à Lava Jato, noticiou: “Mensagens apontam que Moro interferiu em negociação de delações”.

Na matéria, não há qualquer mensagem atribuída a Sergio Moro; apenas a suposta discussão entre os procuradores Deltan Dallagnol e Carlos Fernando Lima, em fevereiro de 2015, sobre consultar ou não o então juiz a respeito das penas a serem propostas a delatores da construtora Camargo Corrêa.

“Podemos até fazer fora do que ele colocou (quer que todos tenham pena de prisão de um ano), mas tem que falar com ele sob pena de ele dizer que ignoramos o que ele disse”, teria afirmado Deltan, que naturalmente buscava a homologação do acordo e, para isso, convencer o colega a fazer o que julgava necessário.

Ou seja: o parêntese da suposta mensagem de um terceiro (obtida por aparente violação criminosa de aplicativo de celular) sobre a alegada posição do então juiz, que sempre defendeu o cumprimento de pena de delatores (ainda antes, obviamente, do caso específico da Camargo Corrêa), bastou para a ilação da Folha sobre sua interferência precoce em delações relativas ao maior esquema de corrupção da história do país.

Embora o atual ministro da Justiça tenha defendido o “dever legal de não homologar ou de exigir mudanças em acordos de colaboração excessivamente generosos com criminosos” – como o da PGR com a JBS –, Glenn agravou tanto a tentação totalitária e o sensacionalismo da imprensa no Brasil que ainda deverá durar muito “a idiotice moral de julgar e rotular as pessoas por comentários privados dispersos”, alheios e roubados.

A grandeza moral de Dennis Prager em defender uma adversária ideológica de conclusões negativas forçadas está a anos-luz de distância do Intercept e seus parceiros.

A velha imprensa brasileira só se abre aos piores exemplos americanos.

Felipe Moura Brasil é diretor de Jornalismo da Jovem Pan.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Felipe Moura Brasil sempre com uma visão acurada sobre oque se diz e o que se faz! A Folha de São Paulo é um jornal sem credibilidade que daqui há pouco estará indo à falência como o Globo!

  2. Nos copiamos praticamente tudo do sistema americano, na politica, sistema e regime de governo, etc, mas sua aplicacao, entretanto, foi o inverso, ao inves de objetivo, tratamos tudo de forma subjetiva, e ai deu no que que deu.

  3. Felipe Querido! Eu sigo sua trajetória como se fosse meu neto. Você é um jornalista brilhante ,educado,e fico orgulhosa do seu progresso! Não perca nunca essa sua conduta justa e irretocável nos seus comentários. maria elisa alves de lima 🥰🥰🥰💐💐💐👏👏👏

  4. Incluo minha solicitação, a do Sebastião. Nosso anseio é termos também as brilhantes análises aprofundadas por CAIO COPPOLLA, no horário das 18:00 hs, incrementando o formato oferecido por OS PINGOS NOS IS, em horário que já não estamos mais no trabalho. Sou mais uma entre milhares, que fez uma troca incrível, deixei de ser assinante do Estadão para ser, por este espaço, também integrante da CRUSOÉ. Além da identidade com o perfil da CRUSOÉ, é também muito gratificante poder reagir às notícias.

  5. Felipe Moura Brasil, decente e crível, diferente destes malditos esquedopatas , que fabricam as noticias as suas conveniências. Nós sabemos disso, nao tem mais bobó chera-chera aqui no Brasil.

  6. Liderança pelo exemplo. Este principio é fundamental para um governo legitimo e democrático. Valeu pelos bons exemplos utilizados. Tal qual a Ana Paula, em outra reportagem, citando JFK, de saudosa memoria.

    1. JK vivia, tanto no Rio como em Paris, em um apartamento de um amigo empresário, sem nunca pagar aluguel. Decidiu menosprezar o transporte ferroviário. Teve a chance de, por exemplo, adotar o câmbio flutuante e investir em educação ao mesmo tempo em que a Coréia o fez, mas decidiu construir uma Versailles brasileira, multiplicando a dívida externa a um nível jamais visto, ao custo de anos de inflação e juros altos, condenando à decadência uma cidade cosmopolita como o Rio de Janeiro.

  7. Pontos de vista são divergentes e nos fazem alcançar outro horizonte, embora possa a principio parecer normal um comentário anti-semita isolado, embora possa partir do pre suposto da ingenuidade, revela o sentimento ligado a alma. Pode parecer infantil, mas é sutil e descaradamente anti-semita a classificação pejorativa de um indivíduo pela religião que professa no caso do judaísmo, em especial pela confusão que fazem entre o Estado de Israel com indivíduos de diversas religiõe e o Judaísmo .

  8. Sempre bem equilibrado em suas colocações, gostei muito de seu texto a ponto de me indagar: se todos julgassem, com o mesmo rigor, caso nossos pensamentos e formas de agir, na intimidade, viessem a público, sobrar-nos-iam algum amigo para nos confortar?

  9. Felipe, tenho a impressão qye o grande público só toma conhecimento das mentiras montadas por verdevaldo através da Jovem Pan e dO Antagonista; se dependesse de glöbbels, falha de sp, o esquerdão, e aquelas revistinhas semanais idiotas, quase ninguém!

    1. Iniciais maiúsculas são para jornais e imprensa de reputação ilibada!

  10. Excelente artigo, parabéns! Todavia, por que a Crusoe ou até os pingos nos is não fazem uma matéria sobre o passado nebuloso do verdevaldo, desde sua adolescência...vão encontrar o perfil exato desse suposto jornalista ligado à criminalidade!?

  11. Felipe nos mostrou, com clareza, que estamos falando de um jornalista muito preocupado em tumultuar aquilo que foi o movimento que desbaratou o maior esquema de corrupção do planeta... Será que Verdevaldo e seus parceiros achavam que a coisa seria tão fácil? Por outro lado foi bom: algumas máscaras caíram... E não foi a do Moro.

  12. Dennis Prager é sensacional. Por outro lado, Reinaldo Azevedo é o caso mais integrante da mídia brasileira. Ele foi seduzido pela tentação da vaidade e pela perfídia, a cara do jornalismo marrom brasileiro.

  13. A classe média que pode pagar por assinaturas de revistas e jornais é a mesma que elegeu Lula. Acordamos! Agora é observar qdo eles trocarem a camuflagem. Terceira guerra mundial: a comunicação.

    1. Até onde eu sei a Crusoé não é uma instituição filantrópica. Eu sou de classe média e pago minha assinatura. Você tá ganhando de graça?

  14. A Crusoé, o site o Antagonista e os Pingos nos is estão aos poucos sufocando a Folha e a Veja. Tamanha defesa a Sergio Moro e à LJ tem vindo desses 3 meios de comunicação. Como disse Diogo, chega de Glenn. Ele merece ser preso. E veículo de comunicação que se preza não deve dar ouvidos a ladroes de documentos. Percebem o qto os vazamentos são seletivos? Queria ver se fossem vazadas conversas dos esquerdistas. Aguardo ansiosa punição a essa gente.

    1. Como leitor do Estado por muito tempo, infelizmente, hoje eu o incluo junto a esse grupo de mídia tendencioso e parciais (não sei se pró-esquerda ou anti-quem-mexe-mo-meu-bolso).

    2. ainda assim não podemos esquece-los. esquerdistas e comunistas mudam de roupagem e retornam.

    3. Concordo plenamente e ainda ansioso pra ver esses veículos de informação Veja, Folha de São Paulo, Globo tentando derrubar o governo Bolsonaro pra se livrar das dívidas que possuem com governo (BNDES e Impostos). Na minha opinião está faltando aquele “empurrão” na execução dessas dívidas.

    1. Na verdade, acho que hay um erro de avaliação dos próprios hackers e seus patrocinadores,. o sentido de que esses vazamentos deponham contra o Ministro Moro. Verdadeiros ou falsos eles fazem aumentar a popularidade do ministro diante se uma platéia muito mais numerosa do que aqueles que enxergam abusos de autoridade nesses vazamentos não verificados de autoria duvidosa.

    1. concordo...que não esqueça de continuar a salvar o Brasil do ideologismo partidário. Imprensa Livre verdadeiros formadores de opiniões

  15. Felipe sempre sensato e verdadeiro.Continue menino nesse seu posicionamento sério e corajoso,só nos enriquece seus comentários.

  16. Assisto todos os dias o Programa Pingos Nos Is. Só acho que o Felipe Moura Brasil como diretor de Jornalismo da Pan, poderia aproveitar melhor o Caio que surgiu surpreendentemente na emissora ( fica ai minha sugestão ).

    1. Cala do Missouri alguem sabe once a day o Diego Shelp, ex VEJA?

    2. sim, Caio é desperdiçado no programa MS, discutindo com ineptos.

    3. Concordo plenamente com a sugestão de trazer o Caio para Os Pingos nos Is. Aí sim teremos um quarteto super afinado para a discussão política.

  17. Bem, esse tal de Glenn é um americano "pé de chinelo", pseudo jornalista, sem nenhum valor pra nós, que só está nos prejudicando. Precisa ser expulso daqui, e que leve sua corja junto, claro.

  18. Felipe fez a melhor análise no Pingos nos Is ao dizer que o objetivo do Verdevaldo ele está alcançando: criar um “fato político” , o que é mais grave ainda. Verdevaldo sabe o que está fazendo. Idiotas seremos nós se subestimarmos o serumaninho (adorei esta definição para estes tipos).

  19. Daria para escrever algo mais rebuscado sobre o artigo, mas é desnecessário. Trata-se de mero adesismo. É isso: o jornalismo de Mainardi, Sabino e seus contratados é, simplesmente, adesista.

    1. De certa forma, pode ser, se considerarmos que eles aderiram à lisura, à ética jornalística básica e aos princípios republicanos, negando-se a utilizar factóides para gerar um fato político e desestabilizar o combate à corrupção.

  20. Por favor, todas informações do intercept foram obtidas de maneira ilegal. Precisamos parar de falar sobre isto. Não sabemos se foram corrompidos, não vale nada...

  21. Eles anunciaram uma bomba e apresentaram um traque. Sérgio Moro, o terror dos corruptos se fortaleceu e consequentemente fortaleceu a Lava Jato. Quanto à Folha , sem comentários, entrou na fase outono/ inverno , a Veja , bom , é o retrato da decadência moral e jornalística.

    1. Concordo com você, Frederico, quando diz que o que Verdevaldo quer é "tornar-se um injustiçado", se preso for. Verdevaldo, sem dúvida, é um crápula, trapaceiro, meliante e um mentiroso ardiloso mas no momento não deve ser preso.

    2. Porque é isso que “GG” quer. Seria aquele mi mi mi nacional. Moro sabe disso e decidiu deixar o falsário se enrolar em si próprio. Ele mesmo está perdendo a pouca credibilidade que tem e também está comprando seu próprio bilhete para a prisão.

  22. O Verdevaldo e seus seguidores na imprensa(Foice de SP e VEJA) são ridículos.Foram longe demais com essa palhaçada. Concordo com você, Felipe, que ouço diariamente no Pingos nos Is da Jovem Pan. Parabéns !

  23. Bravo. Jornalista bom é jornalista isento na transmissão de informações. Opinião a gente forma a partir de informações e não de outras opiniões. Formo as minhas a partir do que leio, o caso vcs. Pena q hoje está cada vez menor o número de jornalistas que (se) informam sem opinar. Você foi perfeito na sua colocação. Jornalista pode até ser partidário, mas nunca no exercício da profissão. A não ser que seja colunista, editorialista ou blogueiro. Pena ver a FSP e outros veículos cairem tanto.

  24. Assim se resume a "esquerdopatia" que assola a maior parte da Imprensa Brasileira, que dela se alimenta como um cancer a ser estirpado.

  25. Mudando de assunto o que foi aquela sua entrevista com o Wientraub no Pingo nos Is? Vc falando com ele parecia q o ministro "é o cara". Que decepção. Oportunidade de fazer perguntas decentes.Temos 30 milhões de alfabetizados funcionais e qual é o projeto do ministro pra melhorar?Ele desconhece as questões nacionais.E as escolas q nem giz tem quem dirá o resto.

  26. Uma coisa interessante que está acontecendo é que existe briga entre mídias, o que é raro. No caso da FSP é algo inacreditável. Sempre tive cuidado de ler a manchete e depois o texto da matéria. Não é de hoje que a FSP comete essa infração jornalística.

    1. Cancelei também minha assinatura de todas as revistas do Grupo Abril. Depois que adotaram essa postura inapropriada de jornalismo tendencioso e “de causa”, não aguentei. Agora, vou acompanhar sorrindo a quebradeira de um dos maiores grupos do País na área.

    2. Eu parei de assinar e ler FSP muito tempo antes de Dilma ser reeleita. Há muitos órgãos de imprensa pelo menos um pouco melhores que a FSP.

    3. Faça melhor amigo. Não leio mais a folha, já faz tempo. E até cancelei recentemente a minha assinatura decenária da Veja só porque, depois de comprada pelo André Esteves do Banco BTG Pactual, degringolou ao ponto de tentar “desmoronar” o Super Moro, tentando fazer ironia com a “cara” dele na capa (e pelo que sei por aqui do idem escorregadio, pusilanimemente titubeante jornal) com a mesma baixaria da Folha, num pseudo jornalismo de baixíssimo nível do tipo “disse me disse”, em pura molecagem.

  27. Ok, só que acho até covardia esta comparação feita entre um escritor famoso e da maior envergadura cultural, autor celebrado e um grande homem, tão respeitado como o Dennis Prager... e uma pseudo jornalistinha tão imoral, amoral, desacreditada, muito mal intencionada, desonesta, venal e exibicionista como o Glenn Greenwald (mesmo que ele seja uma esposa dedicada e meiga a ponto de adquirir o mandato de Deputado Federal do (ou da) Jean Willys para o marido). Legal o artigo mas nisto foi injusto😇

  28. Essa novela verdevaldeana é fraquíssima e de baixíssima audiência. Indicada apenas para esquerdistas que se alimentam de fantasia.

  29. Toda NOVELA tem um fim e a cruel verdade, apesar das pernas curtas, chegará... No final desta, o hacker será identificado e mesmo que resida lá fora, como é bem provável, deverá ser justamente denunciado junto com a doidivana jornalista milionária Greenwald, seus idealizadores, financiadores e demais cúmplices canalhas, sujos e apátridas nacionais, estejam onde estiverem, desde a cadeira mais alta do STF a uma cela chique em Curitiba. Ainda iremos aplaudir muito este teatrinho de baixarias...

    1. Porque não devolvem ele para os EU?? Lixo americano.

  30. O puxadinho do pt, vulgarmente fake de SP, está afundando cada vez mais, nas teias daquele comparsa de hackers, ladrões de mensagens de autoridades do Judiciário Brasileiro.

    1. Nao é por amor ao Brasil e ao povo que ele está fazendo essa vasa jato. Ele viu aí uma forma de ficar mais rico e seus amigos Hakers,veja e a folha.

  31. Não entendo, como ê que o povo da cabimento as essas noticias fajutas. Isso é apenas para vender merda, ou então mão vendem nada, meu Deus quem não entende que falência é um caos?! Vendem até mãe, pegando fogo.Parem de ler essas maluquices !...

    1. Gostaria de saber quem financia esta imprensa esquerdopata!

  32. Tivesse voz na imprensa diria que o vazamento mostra exatamente o contrário do que a Intercept e seus "intérpretes" dos diálogos indicam. Ora, se Moro perseguisse e quisesse condenar Lula ou outros da lava jato de qualquer maneira, como apregoam, diria, "façam o acordo mais generoso possível, deem tudo que pedirem, DESDE QUE fulano delate sicrano. Isto seria uma conversa bombástica. Agora, pedir para não ceder muito, é pedir para dificultar a delação, oposto da análise matreira da Folha/Veja.

    1. Deprimente o apoio da FOLHA aos "canalhas caçadores de caçadores de bandidos". Deseja anular processos? E, caso anulados, o dinheiro roubado e recolhido ais cofres públicos, deve retornar aos ladrões?

    2. exatamente assim que analizo o comentario acima.só a absolve a força tarefa e mostra a forma ridicula que a folha vem agindo dando credibilidade a um haker.

    3. Perfeita análise!! penso exatamente assim tb... de certa forma o verdevaldo fortaleceu ainda mais a LJ... Acredito que os esquerdas mais abertos ao diálogo hj tem a certeza que aos culpados foi entrega o peso da justiça.

  33. Felipe Moura Brasil, que prazer ler sua coluna. Que prazer assistir e ouvir você e seus colegas Augusto Nunes e José Maria Trindade todos os dias na JP. Parabéns, vocês são verdadeiros profissionais. A tal Folha, não serve nem para forrar a gaiola do papagaio.

  34. AGORA A BAND ESCOLHEU A BANDA PODRE TAMBÉM. ESSES LIXOS DESSA MÍDIA ACHAM QUE SOMOS IDIOTAS. ESQUECERAM QUE TEMOS NEURÔNIOS. NAO VAO FAZER NOSSA CABEÇA. NUNCA MAIS COMUNISTAS!!!

    1. Até a Band ! Antes tão paulista e defensora da verdade hein???? Até contratou o imbecil do tio Rei !!!!!!

  35. Excelente comentário! A velha imprensa perdeu totalmente o pudor e representa atualmente uma combinação de vingança, ambição política e defesa da corrupção. E é por isso que eu assinei a Crusoé. Realmente uma ilha de jornalismo em um mar de panfletagem.

    1. Faço suas minhas palavras. Me decepcionei enormemente com a Folha. Se prestou a ser porta-voz de ilegalidades e imoralidades.

  36. O "câncer do Brasil, verdadeiramente, foi, é e ainda será por muito tempo a corrupta e nefasta grande mídia, há muito corrompendo valores éticos e morais, principalmente em sua deletéria ambiência televisiva. Lixo puro! Como combate-la : boicotando efetiva e coletivamente os $eu$ patrocinadore$.

  37. Bandidos usam os esquemas mais escusos para fugir das penas impostas ou de condenações, o poder público também deve usar todos os meios para jogar o lixo da sociedade na cadeia, o povo cansou da corrupção e dos privilégios que a politicada usa para se perpetuar no poder.

  38. Muito bom, Felipe! Só me entristece o pensamento de que vamos demorar a limpar esta sujeira de Verdevaldo e sua imprensa. Quero crer que, como diz o Diogo - que também acha que a limpeza vai demorar - o hacker e todos os outros vão ser punidos e a verdade vai prevalecer.

    1. Pois então. Pela ordem: a) a Folha,que antes era da “famiglia” Frias, e a Veja,que antes era da “famiglia” Civita, foram adquiridas por”laranjas” com dinheiro roubado no período Lula/Dilma,e “entubados” pelo banqueiro Esteves. b) Há quem diga que por trás dos laranjas estão aquele bilionário homosexual iraniano(que tb entuba de dólares o tal de Greenwald,porquanto são da mesma seita e uma parte de recursos palestinos.

    2. Sandra, alguma dúvida? Até porque quem iria adquirir um veículo de imprensa, querendo levantá-lo, fazê-lo voltar à antiga forma em matéria de jornalistmo e de assinantes/vendas, funcionando no sentido contrário à opinião da maioria do eleitorado? Óbvio que esta pessoa só pensa em usar esses veículos para si mesmo, para atingir o maior número possível de adultos votantes e fazê-los mudar de opinião. Quem? Quem tem dinheiro para isso (sem medo de perder)? -Sim, bem esse que você pensa!

  39. Misturando alhos com bugalhos. Uma coisa é o que se comenta em privado sem que tenha alguma atuação prática, outra coisa é combinar "em conversas privadas" atuação prática ilegal ou imoral que tem efeitos práticos comprovados. Mas o que esperar do Felipe Moura Brasil, um dos pseudo-jornalistas mais desonestos do país?

    1. És um rematado imbecil, indivíduo..recolhe-te à tua ignara tchurma..uns legítimos otários

  40. Parabéns, Felipe, você foi na ferida! Sobretudo quando concluiu que "a velha imprensa brasileira só se abre aos piores exemplos americanos."

  41. Felipe, como a Crusoé traz coincidências hj, não é de se divulgar mais a coincidência que indiretamente aparece na denuncia de Palloci contra André Esteves do BTG? Coincidentemente financiou o PT, ao mesmo tempo q tornava-se maior acionista do UOL (Folha) e financiar agora a compra da "falida" Veja, e aí sim aparece Verdevaldo que dá fôlego as publicações? É preciso, sem ilações, informar quem é quem nessa história e deixar claro q coincidências assim não existem...

  42. O ataque à reputação das pessoas, seja lá como e por que meio for, tem sido uma espúria prática utilizada com o objetivo de desconstruir o árduo trabalho dos membros da força-tarefa de Curitiba. "Nada de novo sob o sol." Eclesiastes 1:9

    1. ...o sol da aurora ao ocaso, um ciclo que se repete, diariamente, e, vislumbro nesse ocaso jornalístico, intenções de se voltar com novas cargas de notícias, para um único propósito, libertar um corrupto da cadeia.

Mais notícias
Assine agora
TOPO