RuyGoiaba

50 anos de ‘Homem na Lua’, o filme de Kubrick

19.07.19

Neste fim de semana, completam-se 50 anos desde que Stanley Kubrick, num estúdio de Hollywood, filmou atores vestidos de astronautas num tanque de areia. As imagens foram distribuídas pelos EUA para o mundo todo como se fossem “homens pisando na Lua” — mentira deslavada e facilmente desmascarável, até pelas supostas imagens da Terra feitas pelos supostos astronautas que mostram um planeta redondo, não plano como deveria ser.

Também faz 50 anos que mentes privilegiadas descobriram: Paul McCartney morrera em novembro de 1966 e havia sido substituído por um sósia. Os sinais estavam por toda parte – por exemplo, a capa do Abbey Road, com os Beatles atravessando a rua, era obviamente uma procissão funeral, com o defunto descalço (Paul) carregado pelos outros três. Admito: o sósia que encontraram era tão talentoso que compôs Hey Jude, Get Back e Let It Be e faz shows pelo mundo há cinco décadas. Não adianta, senhores. A mim vocês não enganam.

E quem são esses “vocês”? Podem ser a maçonaria, os illuminati, os reptilianos ou a Grande Conspiração Sionista Internacional, que também atende pelo nome de “George Soros”. Não importa. A mim não enganam. São eles que estão por trás da CIA comandando a Lava Jato por meio do chip implantado na nuca de Sergio Moro, do Brasil vendendo a Copa de 1998 (“se as pessoas soubessem, ficariam enojadas!”), do 11 de Setembro planejado pela Casa Branca e até da suposta morte de Bussunda. Ou vocês não sabiam que quem morreu na Copa de 2006 foi Ronaldo Fenômeno e quem jogou no Corinthians depois foi o humorista?

***

Ah, o conforto de cobertor quentinho das teorias da conspiração. Elas são, alguém já disse, uma maneira de ordenar o caos – transformar a realidade, sujeita ao imponderável e a mil e um acasos e imprevistos, numa coisa que pode ser planejada (e executada com sucesso) até os mínimos detalhes. Também oferecem a quem acredita nelas a chave para a verdadeira verdade e, imagino, aquele gostinho de se sentir superior a todo mundo que não vê “o que está por trás”. Em geral o que está por trás não é nada, what you see is what you get, o mundo é esta porcaria mesmo – mas não para o teórico da conspiração, que leva a vida como o detetive protagonista de um thriller eterno.

Confesso aqui minha inveja de uma mulher com quem conversei em 2011 – ela ligou para a editoria internacional do jornal em que eu trabalhava, e eu tive a péssima ideia de atender o telefone. Barack Obama, então presidente dos EUA, chegaria ao Brasil dias depois — pelo menos era nisso que eu acreditava. A mulher, no entanto, me assegurou que a Casa Branca estava mandando não o presidente, mas um clone, e ela tinha certeza absoluta disso porque conhecia o VERDADEIRO Obama. Tudo isso num tom de bronca, na linha “vocês aí, da imprensa, são incompetentes demais e não estão fazendo direito seu trabalho” (o que aliás é verdade, mas não exatamente por esse motivo).

Aposto que, se eu trabalhasse na seção de cultura, a mulher me desancaria por noticiar mais um show de “Paul McCartney” no país; fosse a de ciência, lamentaria que continuássemos acreditando nessa história de “homem na Lua”. Seja como for, cortei a conversa da amiga íntima do Obama e desliguei o telefone na primeira oportunidade. Posso ter perdido o furo do século, mas paciência. Talvez um dia George Soros confesse que é o responsável pelo clone do Obama, pela bala que matou Kennedy e pelo chip na nuca do Moro.

***

A GOIABICE DA SEMANA

O problema de escrever uma coluna semanal de humor é que, quando acontece uma grande goiabice logo depois de a Crusoé sair, você está lascado – todo mundo já terá escrito TUDO sobre ela ao longo da semana. Foi assim com Eduardo Bolsonaro, o 03, deputado federal de inglês britânico, ex-fritador de hambúrguer numa lanchonete que não vende hambúrgueres e provável futuro embaixador do Brasil em Washington. Observo apenas que ser favorito para o cargo por ter nascido filho do atual presidente é uma ideia muito peculiar de meritocracia. Ronald McDonald não teve a mesma sorte.

Nick Laham/Allsport/Getty ImagesNick Laham/Allsport/Getty ImagesRonald McDonald, que aguarda indicação para a embaixada dos EUA em Brasília

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Adorei! Conheço vários adeptos dessas teorias da conspiração e, sim, se sentem superiores por conhecerem a "verdadeira verdade"... Haja paciência...

  2. A NASA teve tecnologia pra colocar e trazer de volta vários homens da lua mas NÃO TEVE tecnologia para fazer um registro decente em vídeo dessa façanha. Interessante não?

    1. Veja o vídeo no YT: "NASA engineer admits they can’t get past the Van Allen Belts"

  3. Sou assinante há poucos meses dessa excelente revista mas só hoje vi, e li, a coluna. Mais uma “dentro” de Crusoé. Muito boa e rica. Parabéns a todos.

  4. O bom dessa coluna é que dou muita risada com o texto e com alguns comentários. No segundo caso é de nervoso, mas tá valendo.

    1. Engraçado, eu não acho engraçado. É o raciocínio de um "velho" que deveria se aposentar. Sempre tenho que fazer um esforço para concluir a leitura, porque seja qual for o assunto sei qual será o final. Acho que o Goiaba sofre de Acídia.

  5. Já vi indicações piores quando o mundo era muito melhor. Em muitas ocasiões a confiabilidade e lealdade possuem um peso superior a outros quesitos. Não fosse assim jamais elegeríamos dois analfabetos completos e um incompleto. Sabemos de quem se trata. Os 2 primeiros com o plano, que muitos sabiam, de "cambiar" o regime político do Brasil. Para alcançar o objetivo deveriam encalhar o barco e inventar um intervencionismo como salvação, simples assim. Na prática "faio", mas Ñ morreu, não é soros ?

    1. No Guggenheim de NY a patente era de ouro para quem quisesse fazer o que quisesse na exposição. Não é uma obra de arte interessante?

    2. Kkkkkkk É óbvio que a terra é plana é a lua é um desenho no céu.

    3. a tecnologia da época era inferior à de um smartphone de hoje... mas hoje eles não conseguem mandar ninguém lá... impressionante como tem gente que acredita nisso. Se um americano disser que defecou ouro, muita gente acredita

  6. Ei... Fiquei sabendo que depende... Goiaba com casca, solta... E goiaba sem casca, prende... E fiquei sabendo que o "Molusco preso" andou consumindo muito da tal fruta... Porém, se confundiu... "com ou sem" .... e continua preso..... kkkkkk

  7. Esqueceu-se do recado que habitantes da lua mandaram, muito antes dos americanos chegarem lá, para o russo Yuri Gagarin que ameaçava chegar lá primeiro: “não venha kagarin na lua!”

  8. Quem acredita que o 11 de setembro foi executado por mais dúzia de terroristas é inocente, até hoje não explicaram nada, inclusive como o WT7 caiu sozinho sobre a própria base. Procurem no YouTube se quiserem

  9. Eu "estava lá" na TV assistindo ao vivo, mas não a cores, essa grande ocorrência do Homem na Lua......os antigos da época, não acreditaram de que realmente o homem pisou na Lua......

  10. Excelente texto 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Só esqueceu de falar da teoria da facada fake em Bolsonaro...😂😂😂

  11. Recomendo A Conquista da Lua, em onze pequenos vídeos, no blog Mensageiro Sideral, no UOL, do meu 2/5. Quanto ao Goiaba, sempre fui fã de Romeu e Julieta. Muito bom!!!

  12. Esqueceu da última que eu ouvi: "O Lula será eternizado como o melhor presidente que já tivemos e em 150 anos será canonizado pelo Vaticano. Até o papa já deu a entender isto! Só não vê quem não quer! ou é muito burro!" E ainda tenho que admitir que é melhor ouvir isso do que ser surda. Só levando no humor mesmo.

    1. Sei não, às vezes agradeço minha mediana deficiência auditiva. Tem me poupado de aborrecimentos. Embora eu desconfie do que dizem, fica sempre a dúvida. E ainda posso creditar essa desconfiança a uma teoria da conspiração ditada pela minha surdez. Voilà!

  13. Minha sogra jura que suco de goiaba prende o intestino. Será verdade ou goiabice? Rssss.. Excelente texto, sobre os 50 anos! Mas a terra é redonda mesmo! Eu percebo isso sempre que tomo umas vodkas à mais, pois O planeta rola debaixo dos meus pés. Fosse plana, eu não cairia nunca! Newton explica!

  14. Além dos políticos ca na lhas es quer do pa tas o "câncer" do Brasil, verdadeiramente, FOI, É e - lamentavelmente - SERÁ por muito tempo, a corrupta e nefasta grande mídia, há muito deturpando verdades; corrompendo valores éticos e morais, principalmente em sua deletéria ambiência televisiva. Lixo puro! Como combatê-la com eficácia: atacando-a pelo "bolso", boicotando efetiva e coletivamente os $eu$ patrocinadore$.

    1. Que ridículo Sr. Rui. Coloca este mesmo comentário em vários textos diferentes. Se liga.

    2. Que tem, loco? Vixe, que bicho te mordeu? 🤣🤣🤣 Só rindo de tanta sandice.

  15. Como diria Hugo Chávez: "Muito estranho que vários presidentes latino americanos tenham 'contraído' câncer nos nos últimos anos...".Falava muito de certo RAIO emitido pela CIA. ------ Essas besteiras tem outro apelo muito forte: são de FÁCIL compreensão a qualquer um que já tenha assistido a um filme policial ,vale até desenho animado infantil.

    1. Só você não sabe que a CIA derrubou o avião de Eduardo Campos, pois tinha a informação de que Marina Silva era a única capaz de derrotar a presidenta Dilma em 2014. A CIA infiltrou Fachin, Barroso, Fucs, Carmen Lúcia e Rosa Weber no STF. Por isso, o presidente Lula continua preso.

  16. Mas no meio das conspirações estapafúrdias houve poesia. Houve quem achasse que ficaríamos sem luar, foi Gilberto Gil na inspiradíssima LUNIK 9: " o que será do verso sem luar/ o que será do mar, do amor, da flor, do violão?". Não ficamos sem luar, mas coincidentemente nos 50o. aniversário da ida do Homem à Lua, perdemos quem tão bem cantou o mar, a flor e o amor no seu afinadíssimo violão!O outro Gilberto, o João!

  17. Esqueceu de falar sobre a abdução do Queiroz. Justamente quando iria apresentar as provas de que o Lula estava desviando dinheiro do gabinete do Flávio Bolsonaro.

    1. kkkkk. Será que esta história do 03 ir para a embaixada do EUA é pra afastar a imagem dele do Lula?

    1. Sem dúvida! Mas que o final da Copa de 98 foi estranho, foi. Eu acredito que foi vendido mesmo. Esse Planiti já mostrou como é corrupto. E ele não começou a ser no ano passado, né? Todo mundo foi muito bem remunerado e quatro anos depois, bingo! Brasil campeão!

  18. Óbvio que o pouso na lua foi uma farsa e que a terra é plana. Por favor Sr Goiaba, vamos tratar de assuntos mais relevantes como por exemplo a tentativa de invasão da área 51, onde a USAF comprovadamente esconde alienígenas capturados.

  19. É! Mas, não sei não; sempre tem um fundo de verdade. Veja o caso dos hambúrgueres, por exemplo, ouvi dizer que são feitos de minhocas. E esse Ronald aí, tá na cara, né!?...

  20. Acho que quando você escreveu esse artigo ainda não tinha saído a nota da assessoria do filho de Trump desmentindo a goiabice referente à nomeação do filho dele como embaixador do Brasil.

  21. Por favor me informem onde estão os homens e mulheres do bem neste combalido e roubado país ? Os bandidos estão em todos os lugares e nada acontece ! Vamos fazer uma reforma para incluir a prisão perpétua e mais do que isso, o cumprimento total das penas ! Chegamos ao fim da linha ! A próxima parada será um verdadeira revolução dia a quem doer !

    1. Nossa, agora que o Roberto falou, todo mundo vai aceitar. O mundo inteiro vai se curvar ao revolucionário de sofá bundão que muda o mundo escrevendo comentários na internet.

  22. Por que a Crusoé ainda mantém essa coluna? Quanta asneira sem sentido. Falou, falou e não disse nada, tampouco soube concluir seu raciocínio baseado nas conspirações mais correntes. Sobre a crítica pária à possível nomeação de Eduardo Bolsonaro em Washington , não se vê nomeação mais acertada. O rapaz, recebeu elogio de pé de Donald Trump e fez mais pelas relações Brasil-EUA do que qualquer embaixador nos últimos 16 anos, que diga-se de passagem, ninguém se quer sabia quem foi, ou quem foram.

    1. Petralhada invertida kkkkkkkkk melhor definição kkkkkk

    2. Fritar hambúrguer e ter tido ido a casa branca não dá credencial alguma para o posto/cargo em questão. Existe até concurso para admissão a carreira, ou seja, há uma escola de carreira para pessoas que queiram assumir o desafio. Se filho do Bolssonaro não o qualifica pra nada, ou agora filho de presidente é melhor do que as pessoas que estudaram para o cargo? De repente ser filho de presidente virou qualidade, assim como o filho do Lula era o Ronaldinho dos negócios?

    3. A petralhada invertida já começou a dar vexame kkkkkk

    4. Ele esperou aparecer alguém como você pra concluir o raciocínio baseado nas conspirações pelo exemplo.

    5. kkkkk, tem gente NOS COMENTÁRIOS mais humorista que vocÊ, Goiaba, cudiado para não perder o posto!

Mais notícias
Assine
TOPO