U. Detmar/STFO prédio do Supremo: caberá ao plenário chancelar (ou derrubar) a decisão de Toffoli

Canetada perigosa

Além de corruptos, a decisão de Dias Toffoli favorece de traficantes a suspeitos de terrorismo e pode causar problemas para o Brasil no cenário internacional
19.07.19

A decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, José Antonio Dias Toffoli, que favoreceu o senador Flávio Bolsonaro e ao mesmo tempo impôs uma trava em centenas de investigações pelo país afora foi expedida em um processo movido por uma dupla de desconhecidos e que aterrissou no Supremo em junho de 2017. Trata-se de um recurso extraordinário do Ministério Público Federal em São Paulo contra a absolvição de dois sócios de um posto de gasolina da cidade de Americana acusados de sonegação fiscal. Nesse processo, ainda no início do ano passado, em um julgamento eletrônico, a maioria dos ministros do Supremo reconheceu que o caso se enquadrava na chamada repercussão geral, quando o mesmo veredicto pode ser usado para outros processos semelhantes. O passo seguinte seria levar o caso ao plenário, para decidir, enfim, se informações produzidas por órgãos como Coaf e Receita Federal e enviadas para o Ministério Público ou a polícia sem antes passar pelo crivo de um juiz poderiam ser utilizadas em processos. Toffoli chegou a pautar o julgamento para março deste ano, logo após vir à tona a informação de que a Receita estava mapeando transações de familiares de ministros, incluindo sua própria mulher, mas depois voltou atrás. Deixou para novembro. Com a decisão que ele tomou sozinho, nesta semana, enquanto o conjunto dos onze ministros não tratar da questão, todas as investigações e processos ficarão paralisados.

Além de beneficiar o filho do presidente Jair Bolsonaro – que ao longo da campanha defendeu o combate à corrupção, doa a quem doer –, a decisão monocrática do presidente da Suprema Corte deixa em suspenso centenas de procedimentos contra suspeitos de crimes de toda sorte. Até então, era comum que o Coaf, por exemplo, enviasse diretamente a investigadores da polícia ou do MP indícios surgidos a partir de transações financeiras consideradas atípicas. Por muitas e muitas vezes, esse tipo de procedimento deu origem a grandes investigações. Agora, a partir do entendimento de Toffoli, nem o Coaf nem a Receita podem comunicar esses indícios de maneira detalhada sem que antes haja uma autorização expressa da Justiça. A decisão é um duro golpe no modelo de atuação das instituições que atuam no combate à lavagem de dinheiro para chegar a corruptos e corruptores e traficantes que necessitam lavar o dinheiro amealhado com o crime.

No caso específico do filho de Jair Bolsonaro, a decisão de Toffoli enterra, ao menos por ora, a investigação que teve início com o envio pelo Coaf, em janeiro de 2018, de um Relatório de Inteligência Financeira, ou RIF, que informava uma movimentação atípica de 1,2 milhão de reais em uma conta do Itaú mantida por Fabricio Queiroz, ex-assessor de Flávio e amigo íntimo da família Bolsonaro. O documento mostrava depósitos de outros servidores do gabinete na conta de Queiroz e apontava para a existência de um possível esquema de nomeação de funcionários fantasmas no qual parte dos vencimentos era depois devolvida – uma prática conhecida nos corredores dos palácios legislativos brasileiros como “rachid”. O relatório não mirava apenas o filho 01 de Bolsonaro. Incluía 28 servidores de diversos outros gabinetes da Alerj com padrão de movimentações parecido com o de Queiroz. Com base nessas informações, o Ministério Público do Rio de Janeiro abriu 22 processos investigatórios criminais, os PICs, para apurar os possíveis delitos por trás das movimentações. No caso de Flávio Bolsonaro, além das possíveis irregularidades nas nomeações, o MP do Rio também apura se o dinheiro serviu para o senador comprar imóveis na capital fluminense.

Se for validada pelo plenário do Supremo, a decisão de Toffoli simplesmente encerra todos os casos por uma razão simples: as investigações foram instauradas seguindo o entendimento anterior, pelo qual não era necessária uma autorização judicial para que o Coaf compartilhasse essas informações. Esse entendimento, aliás, segue o padrão de excelência mundial preconizado por acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário e tem baseado o compartilhamento de informações há cerca de 20 anos. Dias Toffoli e Gilmar Mendes só passaram a se queixar disso de maneira mais barulhenta depois que viram familiares entrarem na mira do Fisco. O Coaf é uma Unidade de Inteligência Financeira, ou UIF, no jargão dos técnicos do setor e foi instituído por meio da lei 9.613, de 1998, a primeira a tipificar o crime de lavagem de dinheiro. Seu surgimento remonta à Convenção de Viena, de 1988, quando alguns países se reuniram para debater o combate ao tráfico internacional de drogas. Entre as táticas criadas para esse fim, estava a criação das tais UIFs, que teriam como finalidade subsidiar os órgãos de investigação com informações sobre transações suspeitas de qualquer natureza — bancárias, compra de imóveis, joias e bens de luxo. Embora não seja uma instituição de investigação, o Coaf é responsável por receber informações de vários setores que realizam essas transações, filtrá-las e informar os investigadores do MP ou da polícia sobre aquelas consideradas atípicas.

Foi isso o que o órgão fez no caso envolvendo Flávio Bolsonaro. O Coaf recebeu as comunicações sobre as transações atípicas do banco onde Queiroz mantinha uma conta corrente e as repassou ao MP estadual, ao MPF e à Polícia Federal no Rio de Janeiro. Os números ajudam a demonstrar a importância do conselho. Atualmente, o Coaf tem em sua base de dados quase 19 milhões de comunicações de atividades financeiras. Só no ano passado, recebeu nada menos que 3,1 milhões de comunicações que, após serem devidamente filtradas, deram origem a mais de 7,3 mil relatórios encaminhados para a análise de outras autoridades. Nestes primeiros seis meses de 2019, foram 4,4 mil. Graças à atuação conjunta com o MP e as polícias, seja a Federal ou as civis, nos estados, foi possível apenas em 2018 bloquear mais de 176 milhões de reais, no Brasil e no exterior, ligados a investigações de lavagem de dinheiro e outros crimes.

ReproduçãoReproduçãoFlávio e Queiroz: Toffoli decidiu a partir de um pedido do filho de Jair Bolsonaro
Não é por menos que a decisão de Toffoli surpreendeu investigadores de todo o país. Pouco tempo após a medida ser divulgada, ainda na terça-feira, 16, o procurador da República Eduardo El Hage, coordenador da Lava Jato no Rio de Janeiro, afirmou que a iniciativa leva à “suspensão de praticamente todas as investigações e processos de lavagem de dinheiro no Brasil”. Dimensionar o impacto exato da decisão não é tarefa simples, já que há muitas investigações que utilizam dados do Coaf, mas não apenas eles. Será necessário, portanto, avaliar caso a caso para averiguar quais processos se enquadram na decisão de Toffoli. Ainda assim, a leitura geral no MPF é a de que haverá prejuízos imediatos para diversas investigações em andamento, já que as informações recebidas por outros órgãos de controle, sobretudo do Coaf, costumam ser detalhadas e, estariam, portanto, sob efeito da canetada do presidente do Supremo. Na Polícia Federal o golpe também foi sentido. Por lá, muitas das investigações sobre lavagem de dinheiro em algum momento se utilizam de relatórios do Coaf. “Agora é como se a PF e o MPF tivessem que adivinhar se alguém movimentou somas suspeitas. Um golpe fulminante a favor do crime organizado”, disse a Crusoé um experiente investigador. Nesta quinta-feira, 18, em razão da decisão de Toffoli, a Corregedoria da PF determinou em uma circular interna a suspensão de todas as investigações que contenham informações compartilhadas pelo Coaf, Receita e Banco Central sem autorização judicial.

Para além do efeito sobre os casos de corrupção, a decisão afeta de forma contundente a apuração de crimes como tráfico de drogas, armas e até terrorismo. Na prática, o presidente do Supremo blindou não só o filho do presidente da República e outros figurões investigados por crimes do colarinho branco, mas também grupos criminosos que estão diretamente ligados à violência nas cidades. “Isso tudo tem um alcance muito grande, pode afetar todas as investigações que envolvem lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, evasão de divisas, tráfico de drogas e pessoas e o crime organizado das mais variadas formas, inclusive o PCC”, disse o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Smanio.

A decisão de Toffoli ainda pode trazer consequências para o Brasil no cenário internacional, com riscos até à economia. A preocupação imediata é com a possível reação do Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo, o Gafi, um organismo intergovernamental focado no desenvolvimento de políticas de combate ao terrorismo e à lavagem de dinheiro. O grupo, do qual o Brasil faz parte desde 1999, criou 40 recomendações para estabelecer um parâmetro de combate aos crimes financeiros nos países-membros. A ordem de Toffoli pode fazer o país descumprir ao menos quatro resoluções do grupo. Em uma delas, por exemplo, o Gafi aponta que as leis locais de sigilo financeiro não podem se chocar com as recomendações gerais do organismo. Outra resolução chega a mencionar expressamente que “durante as investigações de lavagem de dinheiro, crimes antecedentes e financiamento do terrorismo, as autoridades competentes deveriam poder solicitar quaisquer informações relevantes à UIF”, algo que agora o presidente do Supremo proibiu.

O Gafi avalia periodicamente os países-membros e, caso seja identificado o descumprimento de normas consideradas relevantes, o Brasil pode ser incluindo na chamada lista cinza. “A inclusão do país nessa lista gera impactos graves para a economia desse país. Mas, antes mesmo, o Gafi faz pronunciamentos públicos dizendo que o país não está cumprindo e o mercado financeiro interpreta como um país que está com vulnerabilidade no sistema financeiro”, afirmou o pesquisador Guilherme France, da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. O procurador da República Vladimir Aras, especialista em cooperação jurídica internacional em investigações criminais, lembra que, no começo do mês, a própria OCDE, o clube de países desenvolvidos no qual o Brasil tenta entrar, emitiu um comunicado manifestando sua preocupação com a aprovação do projeto em tramitação no Congresso que prevê punição para casos considerados como abuso de autoridade. A tendência é que o freio à atividade do Coaf eleve ainda mais o nível de alerta. “Normalmente se fala em compliance para empresas e pessoas, mas existe também o compliance de países. Com isso, Brasil pode ser considerado um país que descumpre o compliance internacional nessa temática”, afirma o procurador.

Desde o início da Lava Jato, a integração de órgãos como Polícia Federal, Ministério Público, Coaf, Receita e Banco Central no combate à lavagem de dinheiro pôs o Brasil no honroso posto de exemplo a ser seguido por nações que ainda engatinham contra o crime. Antes visto como um paraíso para narcotraficantes, corruptos outras espécies de criminosos, o país passou a ser temido por, justamente, conseguir combater de maneira ágil e eficaz a lavagem de dinheiro ilegal. É justamente essa integração, tão útil para o sucesso das investigações, a principal derrotada com a decisão de Dias Toffoli.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sr. PRESIDENTE EU VOTEI DEPOIS DE VÁRIOS ANOS OS QUAIS EU ANULAVA, PORQUE TINHA NOJO DA POLÍTICA NO BRASIL. HOJE INFELIZMENTE ESTOU ARREPENDIDA, O SENHOR ME TRAIU, PELO SEUS FILHOS VENDEU OS VOTOS AOS CORRUPTOS E JOGOU A NAÇÃO NOVAMENTE E DESSA VEZ O LAMAÇAL SERÁ MUITO PIOR. NADA FICA ENCOBERTO, E O SENHOR TERÁ SUA PRÓPRIA RESPOSTA, O TROCO DA SUA TRAIÇÃO.DEUS LHE DEU UM LIVRAMENTO NÃO PARA TRAIR A NAÇÃO, E SIM PARA CUMPRIR O QUE PROMETEU! Deus está acima de tudo??????

  2. Votei no Bolsonaro esperando que a corrupção fosse banida! Fico muito triste ao saber que o filho do presidente favoreceu a impunidade!

  3. " E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" Desde que não atrapalhe meus planos e não atinja meus filhos. Lembra-me a Dilma nas eleições: " (...) eu faço o diabo pra..."

  4. É de se lamentar que os outros dez ministros do STF não possuam condições legais que possa provocar sessão extra do colegiado para julgamento do que, somente um, julgou e assumiu a condição de "deus" da ordem e legalidade (?). Salvem, senhores dez ministros, esse nosso tão combalido pais que nos amedronta com ações desse jaez.

  5. JB, pipokou feio, apoiando os capetas togados. Nao merecemos isso, ainda, JB claramente fugiu das origens, do discurso contra corrupcao. Vai se arrepender gigante, no futuro.

  6. ALÔ, RECEITA FEDERAL E COAF!!!!! Investiguem a fundo todas as movimentações financeirass e todos os "clientes" das advogaddas que, por coincidência, são esposas de dois vigaristas do STF. Não dêm moleza e não deixem nada de fora. Depois, apresentem um relatório bem resumidoao MPF, para que obtenham autorizaçao judicial para o início das investigações. Depois de autorizado, cedam aos investigadores TUDO O QUE TIVEREM contra essas "cidadãs de bem", e esperemos o resultado. Vai valer a pena.

  7. Então o toffo fala para o centroavante: "Te joga no cão dentro da área que eu dô pênalti, pois eu e o VAR estamos comprados pelo teu clube".

  8. Foi uma decisão tipícamente bolivariana, para proteção ampla, geral e irrestrita de CRIMINOSOS. A falácia usada pelo "adevogado do zédirceu", de que visa a proteger cidadãos de bem, é mentirosa e digna de um sujeito despreparado para o exercício do cargo, mas devidamente aparelhado para a proteção a criminosos. Está mais do que na hora de alguém dar um "chega prá lá" nesses bandidos que infestam e denigrem o Supremo órgão de Justiça do Brasil. Uma ponta de baioneta viria a calhar....

  9. Jogada genial do Toffoli. Aproveita-se do caso do filho do Bolsonaro para blindar as mulheres dele e do Gilmar Mendes. E o pato quem paga é a imagem do Presidente.

    1. Gosto muito do JB, mas nessa pipokou feio, ficou do lado do filhote, simplesmente apoiando os capetas togados. KKKK fugiu das origens, JB, me decepcionou gigante.

  10. Por a culpa no Eduardo Bolsonaro pela ação de Toffoli é no mínimo tendencioso, pois Toffoli e Gilmar Mendes temem a investigação financeira. Não defendo o filho de Bolsonaro, mas esse procedimento , com o foco principal em Eduardo é muito estranho e ajuda a desestabilizar o governo.

  11. Por a culpa somente no Eduardo Bolsonaro pela ação criminosa de Toffoli é no mínimo tendencioso, pois na realidade Toffoli e Gilmar Mendes estão temendo tal investigação , pois estão com a

  12. Uma decisão contra os interesses da nação, aqui e no exterior, e beneficia fortemente a bandidagem que rouba dinheiro público, trafica drogas e armas! Como o planeta já sabe, a mulher de Toffoli e de Gilmar Mendes caíram na rede do COAF. Então .........!!

  13. Na realidade o Toffoli fez isso não atendendo especificamente ao pedido de Flavio Bolsonaro, mas para livrar a própria pele. Acho tendencioso colocarem a culpa toda no Flavio Bolsonaro, o que ajuda a desestabilizar o governo.

  14. Vai ser sempre muito perigoso para o Brasil, conviver com o STF, cuja maioria do colegiado, são idolatras políticos, tem relações perniciosas com políticos, são coniventes com aqueles que os nomearam.

  15. Só quem pode julgar o judiciário é o povo... quem entre nós não tem poder algum. Já vimos que o legislativo não quer, o executivo não pode, assim continua tudo como dantes ...

  16. “Faça o que eu mando, e não faça o que eu faço”. “Doa à quem doer, menos em mim”. Essas e outras dísticas, se aplicam perfeitamente aplicáveis às autoridades que ostentam a auréola da pureza, honestidade e correção, mas nos bastidores cheiram à enxofre e outros odores putrefatos. Flávio Bolsonaro é um deles entre outros políticos. Gilmar Mendes, Toffoli e Lewandowski também compõe essa banca, além de outros. O Brasil é único país do mundo com 11 constituições, para todos os gostos e bolsos.

  17. O povo em silencio é mais estrategista que tagarelando nas redes... não virá coisa boa! É uma corte venezuelana- DITADURA nua e crua.

  18. Toffoli e Gilmar têm atitudes suspeitas... Deveria o MP investigar? Ou já um decreto proibindo isto também? Incrível este STF.... Impeachment já !!!

  19. O País não admite ser refém de medidas autoritárias, de seletistas e muito menos que protejam ORCRIM. Esta não pode ser a.postura de um ministro do STF,que num plantão, usa seu cargo para prejuízo do povo e do País. Vergonha!!!

  20. usar o Flávio Bolsonaro foi uma grande desculpa. tofolli está sentindo seu rabo queimar. Ele é a mulher estão enroladissimos com a polícia.

  21. Não adianta xingar o filho do Bolsonaro põe ele ter sido o pivô dessa medida porque ela não foi efetivada como dá a entender por essa causa. A verdade nua e crua da origem da medida é a investigação sobre as esposas do presidente Toffoli e do Gilmar. Os dois ficaram com medo que a investigação mais adiante descobrisse coisas que acabaria com a pose dos dois. Isso tudo culpa da covardia dos senadores corruptos que têm os rabos presos no STF.

  22. Dias Toffoli ,ao meu censo, nem é qualificado ou merecedor devido de comentários . Somente ,ao meu ver ,de lamentáveis e desprezíveis críticas . É o menos capacitado ,dos pares duvidosos da Suprema Corte ,com viés politicamente dúbio ,que tem como objetivo maior ,levar a Lava Jato para um buraco negro jurídico ,adiando e anulando decisões e investigações para punição e condenações dos políticos , empresários, agentes públicos envolvidos em corrupção e peculato nesta Orcrim sem fim.

  23. Harmonia entre poderes nos atuais dias: O presidente apoia a canetada de Toffoli!!! Canetada que nos envergonha e traz mais danos ao povo que carece de empregos num país que não oferece confiança, e agora muito menos, pois o crime foi protegido. MPF: aja! Nós brasileiros não merecemos o desfile da imoralidade do Supremo, não! Para a reforma política e eleitoral, bem como para assento em qualquer cargo público que se passe a exigir antecedentes criminais e atestado de sanidade mental.

  24. O senador Flávio Bolsonaro, não deveria temer as investigações por parte daqueles que querem sua cabeça, se é isento. Recorrer ao STF foi burrice!

  25. Ei JB!!! A liberdade do filhote em troca da liberdade do que há de mais podre e perigoso nesse país? E seus compromissos de acabar com a bandidagem? Você vai ficar quietinho aí, fazendo ouvidos de mercador?

    1. Não Geraldo, ele já se manifestou apoiando inteiramente a caneta da do patife. Esse é o governo ficha limpa e mentiroso que elegemos e que teremos que aturar por mais 3,5 anos de controvérsias e inconsequencias cujo o custo imagina-se.

  26. O favorecimento ao deputado Flavio Bolsonaro foi o DISFARCE PERFEITO, e o DEPUTADO foi, data maxima venia, o TONTO UTIL do momento, seu recurso serviu a um proposito MUITISSSSIMO MAIS GRAVE DO QUE JAMAIS HOUVERA IMAGINADO! A ESPERTEZA NÃO SO ENGOLIU O ESPERTO COMO O USOU PARA UM MAU MUITO MAIOR!

    1. Perfeita sua colocação. Apenas vou corrigir para senador e não Deputado (Flávio). Mas, é isto mesmo ele foi oportunista qdo pegou o recurso do Flávio para resolver o casos das EsposAS!!!!!!!!

    2. Pois parece que essa história foi "combinadiiiiiiiinhazinha" do início ao fim! Há outras encrencas no clã monárquico além dessa e, que foram "devidamente salvaguardadas" com uma passada de rôdo só! Mesmo depois de clara a catástrofe, o monarca até defendeu publicamente o crápula!!!

  27. Nesse canetada obcecada o plenário precisa se manifestar. Não é possivel que tenhamos 11 loucos que so pensam em si mesmos. Eles estão lá para proteger os cidadãos e não blindar bandidos.

  28. Além da falta de " notório saber juridico" , seu passado não o torna crível para o cargo que ocupa. O Congresso ou seja lá quem for, deveria tomar posição e tirar esse estafermo de lá...

    1. concordo e acrescento : não passou em 2 (dois) exames para juiz de primeira instancia. seu "notório saber jurídico " foi ensinado em Sao Bernardo -SP sede do PT

  29. para mim é óbvio que o STF vai anular essa canetada. agora fica pairando no ar se Bolsonaro vai entender isso como um tipo de "ajuda"

    1. Mas é claro que ele já "entendeu" como moeda de troca!! Ora que dúvida!! Ele até defendeu o crápula! É o mesmo "entendimento" que pautou com antecedência, as "liberalidades" no Congresso em prol da Reforma da Previdência!!

    2. Até lá - se isso ocorrer, porque há uma quadrilha lá instalada que se beneficia - a criminalha toda estará na rua!!!

  30. STF e STJ deveriam ser UM só Tribunal igual o eram até 1988. A Constituição de 1988 está muito mais para a “Constituição Marginal” do que “Constituição Cidadã”.

    1. Mas com as mesma forma de indicação? Com esses traíras com esposas alçando sucesso nas suas famosas bancas de advocacia e com interesses na corte? Por acaso haveria tráfico de influência? Canalhas, Canalhas, Canalhas.

  31. Revoltante tanta sujeira!! Fez para proteger a sua esposa e a de GM como demonstra a reportagem. A midia esquerdista não fez menção a matéria, óbvio apenas a declaração do ministro incompetente e irresponsável q prejudicou a sociedade e o país nos levando a um retrocesso no combate a corrupção. O cidadão de bem apoia o COAF, apenas os bandidos como eles vetam. Vergonhossooooo!!!

  32. Foi falta de atenção da minha parte ou realmente a reportagem não citou que entre os beneficiados estão as esposas dos ministros Tófolli e Mendes? Li algures sobre isso e achei interessante...

  33. Só o hacker do Verdevaldo pode investigar agora. Isso com a ajuda da família presidencial! Bolsonaro é uma fraude. Decepção total. Vergonha desse país.

  34. Vergonhoso, repugnante! A impressão que fica é que os poderes constituídos do Brasil só querem atrasar a nação e deixá-la à mercê de vontades espúrias de seres que se acham Deuses...

    1. Não é impressão... é tragicamente uma certeza mesmo!!

    2. Não é impressão... é tragicamente uma certeza mesmo!!

    1. Não é desastrada: é dolosamente, premeditadamente, interesseiramente e puramente pessimamente intencionadamente mesmo!!!

  35. Pensar que a família do Presidente da República impulsionou o absurdo! Uma lição para ingênuos e iludidos "cidadãos de bem" que cultuam ídolos com pés de barro. Contradições que definem o caráter das pessoas. Ninguém engana a todos o tempo todo. Um dia a máscara cai. Não me surpreendo com a "Famiglia ímperial", nem com Toffoli, que soube aproveitar a chance de estancar investigações sobre si mesmo. De quebra, levou consigo uma plêiade de criminosos e contraventores. 😤😢😱

  36. Em um país onde é considerado o maior exportador de lã, já que a população (faço parte) é de ovelhas. Tomamos conhecimento pela verdadeira imprensa, ficamos indignados, mas, não fazemos nada. E como disse o grande Martin: " ...o problema é o silêncio das pessoas do bem". Daí a força dos maus caráteres, seja ele o próprio Presidente da República (que votei) e que já está com as mangas prá fora, como qualquer outro que esteja envolvido com toda a política brasileira, incluindo juízes (indicados).

  37. infelismente moramos numa republica das bananas isso aqui nunca vai mudar é todo governo uma novidade e nunca um honesto patriota assume só falastrões e vigaristas a serviço dos bandidos em todas as esferas do governo

  38. Eu não sou jurista, mas a sabedoria mediante a filosofia tridimensional do saber, faz-me saber que, um juiz seja do STF, seja de onde [ porra ] for, não pode direcionar os destinos de uma nação. Essa medida deve eliminada e esse juiz ser expirado. Lugar de ladrão ainda é na cadeia e dos cúmplices também.

    1. O estagiário do José Dirceu beneficiou o crime organizado acatando pedido do advogado do Flávio Bolsonaro. É o governo e a bandidagem de mãos dadas. Com a anuência do presidente. Esse governo pra mim acabou.

  39. Para eles que tem proteção policial e passam férias no exterior, o único perigo é descobrirem suas falcatruas. Enquanto isso só do bom e do melhor. E a gente pagando

  40. Os bandidos ainda estão festejando da decisão do Presidente do STF, negociando a vontade e ganhando um bom dinheiro sem necessidade de ser legal, até Novembro vai ser uma boa farra, abrindo contas no exterior para garantir a grana ilegal.

  41. Acho que com todas as facilidades de roubar o Estado brasileiro que o PT e partido coligados deram nesses 15 anos acho que não tem NENHUM POLITICO que não aproveitou para meter a ✋

  42. Esse tal de Toffoli é resquício dessa esquerda que também deve ser estirpado de nosso País. Não merecemos um ministro como esse outros no comando de nosso judiciário. Somos mais de 210 milhões de habitantes comandados por um defensor de bandidos e corruptos. Não merecemos...... vamos reagir e mostrar a nossa força!

    1. A mesma lei , para aliados e adversários, e nós entre o mar e o rochedo .

    2. kkkkkk Iolanda, perfeito! E Gilmar é Indicação de FHC. Não há direita ou esquerda, mas "Autoridades" e nós, vítimas.

    3. Me polpe! ele está é bem alinhado com os Bolsonaros...beneficiados diretos desta balbúrdia!

  43. Antes de 1988 o STJ (Supremo Tribunal de Justiça) reunia as atribuições do atual STF e STJ. Será que foi boa essa divisão em 2 tribunais? Não só duplicou a quantidade de recursos (pois multiplicou por 10 já que cada recurso abre pra mais 5 recursos) mas acentuou a insegurança jurídica. O artigo 101 da Constituição precisa ser rediscutido e revisto com urgência.

    1. Essa conversa deve acabar por estimular a criação de uma nova instância. Quem sabe Bolsonaro "o mito" ser o poder moderador?

    2. um bom argumento a ser levantado! sera que existe possibilidade de revisão?

    3. Tenho certeza que foi para aumentar o número de recursos que houve esta separação entre estes órgãos, tal como você está informando. É uma ação artificial para corroer a Justiça deste País, e precisa ser revista logo.

  44. Então a canetada poderá nos prejudicar internacionalmente e economicamente se não for revertida. Entraremos na lista cinza.Quando a gente pensa que tá muito ruim, tudo ainda vai piorar e muiiiiito...

    1. o que interessa é que beneficia o filho do presidente! é só o que interessa neste momento...

  45. Essa decisão monocrática de Sua Escrescência nos deixa a certeza de que todos os envolvidos não estão preocupados com o Brasil. Que se dane o povo, o importante é salvar seus (in)dignos rabos!

    1. O nome da canetada é Meeedoooo!!! Estão enrolados até o pescoço...

  46. Além dos políticos ca na lhas es quer do pa tas o "câncer" do Brasil, verdadeiramente, FOI, É e - lamentavelmente - SERÁ por muito tempo, a corrupta e nefasta grande mídia, há muito deturpando verdades; corrompendo valores éticos e morais, principalmente em sua deletéria ambiência televisiva. Lixo puro! Como combatê-la com eficácia: atacando-a pelo "bolso", boicotando efetiva e coletivamente os $eu$ patrocinadore$.

    1. midias? petralhas? esta culpa do que aconteceu foi exclusivamente de Flávio Bolsonaro. É o vendido do Toffoli agradando o filho do rei!

  47. Qual é o investidor estrangeiro que vai aplicar seu rico dinheiro num país onde a Corte Suprema é o principal pilar de defesa dos mais variados tipos de criminosos? Será que não percebem, ou fingiram não perceber, que uma decisão dessa vai afetar intensa e profundamente a economia do país? Votei no Bolsonaro, mas isso não me impede de concluir que seu filho, a exemplo de deputados por todo o país, usam e abusam desse esquema de "rachadinha". O correto seria a Justiça punir gregos e troianos.

    1. já me arrependi de ter votado faz tempo! o Bolsonaro e seus filhos provaram que eram só uma casca de ética e moral...mas uma vez caímos no conto do salvador da pátria.

  48. Seu Mestre em ‘DIREITO’ foi ZÉ DIRCEU! De Leis, o que sabe não deu para passar em Concurso para Juiz, duas vezes... MAS deu para ambos torcê- la e ele passar para Ministro do STF, sem o exigível constitucional de ter NOTÓRIO SABER JURIDICO, senão o suficiente para burlá- la como fez. Deu esta segunda canetada para sustar a Justiça, PROTEGER a si e à mulher; a do Gilmar e o próprio Sapo; o Flávio Bolsonauro; os Grandes Corruptos e as Grandes Quadrilhas do Narcotráfico... HONRA O ‘MESTRE’ né???

  49. Com uma decisão dessa, o senhor Toffoli, para blindar sua esposa e a do Gilmar, aproveita o pedido de suspensão das investigações sobre Flávio Bolsonaro para dizer ao povo brasileiro que abriu o sinal verde para todo tipo de bandido, corruptos e corruptores, ladrões, doleiros e vigaristas, que a impunidade está de volta, e que movimentações financeiras atípicas, apontadas pelo Coaf, é história da "carochinha..." Minha nossa!, é nessa hora que dá vergonha de ser brasileiro!!!

  50. Pois é! Esse Flávio tem culpa no cartório, e o Toffoli, a serviço do PT, uni o útil ao agradável. Nada oportunista, né? A pior desgraça na gestão Bolsonaro sãos seus próprios filhos.

  51. Os advogados do Carlos Bolsonaro e ele mesmo, sentiram que a unica saida seria pedir uma ajudinha a ORCRIM. Pacto dos "diabos". Se o presidente Bolsonaro nao colocar o Brasil acima de todos, todos vao cair de paus, e coloca-lo onde nunca deveria ter saido, no baixo clero. Familia de oportunistas, vao acabar se juntando aos nefastos PTralhas. A sorte e que ainda temos o Guedes e o gen Heleno.

  52. O MPF e a PF devem solicitar urgentemente a juízes que façam ao COAF solicitação dessas informações. Quando se começou a processar ricos e poderosos em 2009 o STF mudou de entendimento proibindo a prisão em segunda instância enquanto houver recurso. Agora, quando aparecem notícias envolvendo esposas de poderosos, cassam as investigações feitas com informações do COAF.

  53. Srs Serapião e Coutinho , autores desta matéria : - Vcs ENVERGONHAM a classe jornalística, que presumia-se representada na Crusoé ! Dever de Casa : - Encontrem nas publicações pretéritas a figura pública conhecida por "AMIGO DO AMIGO de meu Pai" !! Vcs tiveram a audácia de "responsabilizar" o sr Flávio pelo Ato de AUTO-PRESERVAÇÃO de alguém !! O nome disso é Inépcia ou Canalhice ! Não há NENHUMA menção ao "Amigo do Amigo"!! Juntem-se ao Verdevaldo no lixo...

  54. Apesar do Coaf tem um papel tão nobre, por que tanto dinheiro foi movimentado no país e a receita sentava encima? Foi só com o início da operação lavajado com o Juiz Sergio Moro e a força tarefa é os integrantes do coaf começaram mostrar serviços, ou melhor, defenderem os seus empregos milionários.

  55. As reportagens "A COINCIDÊNCIA" e "CANETADA PERIGOSA" expõem o quão promíscuo o nosso STF tem atuado. O Srs Toffoli e Gilmar deveriam responder na Justiça sobre seus atos. Espero que a grande mídia, a exemplo da Crusoé, deem ampla cobertura ao assunto.

    1. Só haverá Justiça de verdade no Brasil quando o último Dias Toffoli for enforcado nas tripas do último Gilmar Mendes e do último Lewandowski. No sentido figurado, claro. Os aristocratas franceses comportavam assim e perderam a cabeça. Literalmente. Favorecer filho de presidente, ex presidente corrupto, compadres e agora suas próprias mulheres e ainda ter o cinismo de dizer que está protegendo os cidadãos é intolerável. Vossas Excelências merecem a guilhotina. No sentido figurado, claro.

  56. Até quando vamos aguentar tanta arbitrariedade desses togados corruptos é incompetentes? Sérgio Moro, mais trabalho pra você. Vamos fazer leis pra tirar esse poder desse pessoal?

  57. Mais uma vez este sujeito sem nenhum preparo para a função, mostra ao que veio, indicado por um criminoso preso e que deverá pagar também por seus crimes.

  58. O estagiário Toffoli faturou muito com essa decisão, é o que acontece quando esse apedeuta jurídico, 2X reprovado no concurso da magistratura, presidente desse $tf, emite esse voto comprometido, esse destrambelhado.

  59. Excelente reportagem. Parabéns. Não podemos permitir que um homem, mesmo sendo o presidente do Supremo cause tanto prejuízo à Nação. Atenção guardiães da Pátria. Atenção!!!!!!

  60. É uma vergonha para o Brasil. É uma ditadura do órgão supremo da justiça do país, feito por um só membro, com consequências desastrosas. Lamentável.

  61. Organizações criminosas, máfias nacionais e internacionais do tráfico de drogas, políticos e outros etc corruptos ficam muito gratos pela decisão

  62. Estou a duas horas procurando manifestações da esquerda sobre esse passar de mão na cabeça de Flavio, mas não encontrei NADA. Por que será ? Sim, quem lembrou da palavra "conveniência" ACERTOU !!!!! Flavio está sendo usado como escudo. Se tiver que pagar que pague, todo o Brasil sabe que a "rachadinha" embora imoral é realizada por mais de 90 % dos políticos, do vereador ao deputado federal. Sou de Direita, mas quero que Flavio e assessor respondam sem interferência do presidente.

    1. Evidentemente quero que Flavio puxe a fila e SIRVA DE EXEMPLO. Atrás virão muitos ndrés Cecilianos (PT), são mais de duas dezenas de partidos somente na Assembleia do Rio de Janeiro, ou seja, a imensa maioria. Que venha a [email protected] toda.

  63. Toffoli deu um nó sem precedentes nas investigações em geral. Como será pedido autorização à justiça sem que o Ministério Público tome conhecimento das informações antes recolhidas pelo COAF e Receita Federal? A trava é tão grande que torna impossível investigar falcatruas. O Senado não pode ser omisso nessa hora.

    1. Se acontecer manifestação de partido ao plenário Toffoli não é obrigado a deixar ser julgado ? Como fazem os puxadinhos do PT, em especial, a Rede ? E lembrando bem, por que nenhum partido de esquerda se manifestou ainda e deu seu parecer sobre o, "fechar de olhos" de Tofolli, em sua ajuda cega a Flavio Bolsonaro ? Sou Direita depois de ter sido Comunista nas décadas de 60 / 70, mas essa "rachadinha" sempre existiu com mais de 90% dos políticos. Que comece a correção com Flavio Bolsonaro !!!!

  64. Para defender a sua família de falcatruas, corrupção, ele destrói toda uma estrutura para pegar bandidos, traficantes....ah vale a pena , livro minha família....stf perfeita rede de bandidos

  65. Beleza, disto tudo estamos muito cientes e preocupados mas, o que faremos para não ter mais "surpresas" indesejadas. Sei, também, que este processo tem que passar pelo senado federal para mudar a forma de "retirar" uma b e s t a como esta da cadeira do supremo e não mais permitir que outras b e s t a s como esta as ocupem. Com esse senado atual não temos a menor possibilidade de isto acontecer. NÃO TEMOS SAÍDA, a não ser uma outra ofensiva maior sobre eles. FORÇA CONTRA FORÇA.

    1. Geraldo, é impossível que os ministros do STF não chamem Toffoli para o canto e lhe façam entender o que não PODE ser quebrado. Se não acontecer nada só tem uma saída: chamar o cabo. Não necessita nem do soldado. Chama um cabo Fuzileiro Naval que dará conta. Isso não ocorrerá porque é impossível que não existam 6 ministros como Barroso contra a corrupção, que retornem com a ordem na casa !!!

    2. Concordo inteiramente, a saída é o senado deixar de ser omisso. Salvo poucos dignos senadores, concordo, a maioria está com bandidos.

  66. Gente!??? Eu não acredito mais em pesquisas , enquetes, etc vcs se lembram da presepada ""...O BRASIL QUE EU QUERO"..... __________________ TUDO O QUE A REPORTAGEM ME FAZ CONHECEDORA, HOJE, É EXATAMENTE O COBTRARIO: ESSE É O BRASIL QUE NENHUM BRASILEIRO AGUENTA ASSISTIR... E isso as pesquisas, enquetes, de Globo, data-folha, folha de são Paulo não computaram em nenhum momento . Dá pra acreditar?????

  67. Uma vergonha...o pior presidente que o STF já teve...com mais alguns péssimos ministros...que defendem corruptos...e interpretam a Constituição ao seu bel prazer...só podia dar nisso. E o Flávio provando que não é nada diferente de seus colegas.

    1. Isso significa q qq idiota pode ser qq coisa...ministro do supremo, diplomata, o q for....basta ser nomeado...de idiota, bandido, corrupto passa a ser gênio...com alto saber e reputação ilibada....cadê o jipe c o cabo e soldado??

  68. Mais uma irresponsabilidade do PT e seus comparsas ao iniciarem um sujeito mau caráter para um órgão tão importante. Para esse incompetente o país e seus cidadãos que se danem. Mas tem que reverter isso.

    1. Não foi irresponsabilidade. Foi bandidagem mesmo. Toffoli é ainda o advogado do PT. Só que, agora, na suprema corte.

  69. Dias Toffoli não sabe o que está fazendo, pois não passa de uma tartaruga colocada no alto de uma árvore, alguém o colocou lá pois não tem capacidade e competência para subir sozinho.

    1. Concordo plenamente, mas cabe a seis ministros o chamarem e o recolocar nos trilhos ! Temos aí 3 ou 4 que devem apoiar o "PRESIDENTE" como só esse fato lhe desse o GRANDE PODER de fazer o que quiser quando quiser.

    2. Sem duvida nenhuma. Foi nomeado pela sua alta incompetência Jurídica e moral de petista.

  70. Ler isso dá arrepios. Aonde vamos chegar se as instituições competentes não tomarem providências para fazer cessar tal abuso? Não bastou aquele inquérito teratológico, originário desse presidente do STF, que, não só censurava a Crusoé e O Antagonista imprensa, mas também ameaçava deixar nas mãos de um juiz, membro da Corte, arbitrariamente escolhido, investigar, julgar e punir cidadãos brasileiros mortais?

  71. Até que ponto chega a imoralidade de um Ministro do STF !!! Dane-se o país, a economia, a população, a segurança, desde que se beneficie das suas próprias decisões!! Alguma atitude tem que ser tomada

  72. Vamos lavar dinheiro à vontade. O risco de punição é quase zero. Esse é o indicador da canetada do TOFOLI Será que está advogando em causa própria, para proteger os escritórios de sua esposa e tb a do Gilmar Mendes ?

    1. Élcio,esses caras quando saírem do STF vão ficar mais rico do que já são. Em algum lugar do planeta vai ter uma conta bancária obesa de dólares ou euros. Essa ajuda com a canetada foi proposital.

  73. Lembrar que AL CAPONE foi preso com dados da Receita, sob acusação de sonegação...Querem facilitar a vida dos bandidos. Aqui o tiro de misericórdia na Lavajato.

  74. Sem palavras.... 65 anos esperando ver alguma melhora no país, agora reconheço que os brasileiros decentes estão à mercê de criminosos, de todo tipo, que encontram no Brasil, a sonhada guarida. Acabou.....

    1. De fato, Maria. Não sou da área jurídica, mas desde a promulgação da CF, digo que não há nada de constituição cidadã, pelo contrário, foi feita para proteger bandido. Todos os dias vemos as provas.

    1. Ministro Barroso, não aceite este golpe . Julgamento em plenário logo na volta do recesso . Justiça em jogo !

    1. Me lembro daqueles pacientes terminais que voce nao tem nada mais do ponto de vista medico a oferecer, e tudo aquilo que vc faz apenas adia o inexoravel fim, so que impondo muitas vezes mais sofrimento. Isso eh uma metafora a uma decisao que nao se sustentara. Se o mote foi este, so adiou aquilo que mais cedo ou tarde vira a tona, so que com muito desgaste. Embora nao se importem com desgastes, se lixam pra o que pensamos. Se acham superiores a tudo e todos, se acham inviolaveis, e nao o sao...

  75. Na Castelo de Areia o processo parou porque se baseou apenas em uma denúncia anônima, grampos ilegais e hackeamento de comunicações. Exigir autorização judicial para dar início a investigações é o mesmo que fazer um boletim de ocorrência para registrar um fato mas as autoridades não querem perder tempo com a burocracia e atropela toda a legislação. O jeito é acabar com a burocracia com leis mais ágeis dentro que Sérgio Moro propõe para combater o crime organizado.

  76. Ou Davi Alcolumbre aceita pedido de impeachment dos ministros ou terá que ser defenestrado. CPI da lavatoga não vai levar a nada.

  77. Este Tofoli deveria estar sendo exonerado por bem ou por mal. Bandido rogado é mais perigoso que bandido com fuzil nas mãos. Temos que mudar tudo ou somente sobrará emigrar.

  78. Temos que ir com tudo pra cima do Senado... O judiciário, cortes superiores em Brasília , tem que ser investigado ... existe ali uma quadrilha organizada!!’

    1. Quadrilhas temos em todos os setores de todos os podres poderes da nossa combalida e sofrida República

  79. E o Davi sentado sobre a pasta da Lava Toga. Uma única peça poderia destravar todo o sistema de acobertamento. "Obrigado", Onix!

    1. O próprio Davi se beneficia com isso. Agora mesmo estou vendo no Bom Dia Brasil uma matéria em que os transplantados não estão recebendo o medicamento para o órgão transplantado não ser rejeitado. Tem gente que só tem medicamento para os próximos 6 dias. É o dinheiro público desviado por bandidos que tem a ajuda do STF.

    2. Também concordo que a CPI da lava TOGa, talvez pusesse um freio de arrumação.

  80. Se a celeuma é a autorização judicial, os órgãos detentores das informações, Coaf, Rceita, etc, não poderiam solicitar de um juiz essa autorização? Qual o problema?

    1. O juiz passa a ser o COAF, e o órgão perde a necessidade de existir. Neste caso, o corporativismo impedirá a investigação dos escritórios das respetivas mulheres dos ministros, por exemplo. Até quando os operadores do direito terão legalidade de serem receptadores de dinheiro público roubado?

    2. Você realmente não tem idéia dos problemas???? Ah, faça-me o favor!!!

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO