Reprodução

Para juiz, Adélio não teria como simular loucura para fugir de punição

27.05.19 20:03

O juiz Bruno Savino, da 3ª Vara Federal de Juiz de Fora, considerou que Adélio Bispo de Oliveira (foto) não poderia ter simulado problemas mentais para não ser punido pela tentativa de assassinato contra o presidente Jair Bolsonaro. Na íntegra da decisão do juiz tornando Adélio inimputável, o magistrado aponta as informações que mostram como o pedreiro acreditava estar cumprindo uma missão divina.

Investigações feitas no notebook de Adélio e nas lan houses que frequentou não mostraram pesquisas na internet de doenças mentais que o permitissem fingir ter transtorno delirante persistente. A doença foi o motivo para Savino determinar que o pedreiro não pode ser responsabilizado judicialmente pelos seus atos.

Além disso, mesmo reconhecendo a “inteligência média” do autor do atentado contra Bolsonaro, o magistrado lembra que a educação deficiente que teve Adélio não permitiria que ele tivesse informações anteriores sobre o transtorno para poder encená-lo.

O fato de Adélio ter cometido o crime no meio de uma multidão indicou, para o juiz e os médicos que o examinaram, que ele não se preocupava com a própria segurança física ou em escapar depois de esfaquear Bolsonaro. O comportamento seria condizente com o de portadores do transtorno.

Segundo o juiz federal, depois de preso, tanto no inquérito policial quanto nas entrevistas com os psiquiatras, Adélio falou que havia recebido uma missão de Deus e acusava Bolsonaro de fazer parte de um complô com a maçonaria. Os delírios que misturam conceitos religiosos e políticos são característicos do problema mental apontado em Adélio, relata Savino em sua decisão.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. 1.Muitas vezes as coisas são exatamente o que parecem. 2. Acontece com certa frequência que advogados defendam gratuitamente acusados ou mesmo réus confessos de crimes notórios puramente para investir em notoriedade. Recentemente, houve os casos do casal Nardoni, da Richtofen, e do maníaco do parque. A diferença, aí, pode estar no fato de os advogados darem a entender que estão sendo financiados por alguém.

  2. É um parecer muito pessoal do Juiz, agora realmente uma pessoa com transtorno mental teve a capacidade de contratar uma equipe de Advogados caros e já com um bom pagamento inicial. Resumindo, quando ataca o transtorno então, fica doido aparece sempre muito dinheiro!

  3. Os delírios que misturam conceitos religiosos e políticos são características do problema mental apontando Adélio como inimputável, ok entendido. Agora na cena do crime, ficou claro que ele não estava só, essas pessoas foram investigadas? No mesmo dia uma pessoa se passou por ele na entrada do Congresso. Essa pessoa não foi fotografada/filmada na hora do ingresso? Ele não lembra quem são os advogados deles? A memória dela também fica prejudicada com esse transtorno? muita coisa sem explicação

  4. Quem conheceu Adélio e abusou de seu desequilíbrio está com medo de ser revelado, pensou que seria morto e que JB morreria. Agora eles tem que isolar para o resto da vida e sem chance de tratamento ou melhora se um dia ele contar algo ele estará num manicômio ninguém ouvirá. Lá estarão torcendo para um outro desequilibrado garanta o seu silêncio.

  5. Claro que nao!!! E nem precisa tem gente grossa que faz o diabo sentir medo por traz disso. NESTE MUNDO COMPRA-SE TUDO COM DINHEIRO amigao.

  6. A pergunta é, quem usou a loucura do Adélio pra alcançar seus objetivos, e quem paga o junta de advogados que chegaram de jatinho pra defende lo???? Muitas perguntas ainda sem respostas

  7. Mas há ainda que se investigar quem se valeu de um "louco" para tentar assassinar o candidato à época, hoje presidente. Alguém, ao que tudo indica, se valeu do "louco" para atingir seus obejetivos. Quem bancou a defesa, nada barata, do quase homicida? Com que interesse alguém pagou por uma defesa milionária de alguém que, sendo louco, seria inimputável?

  8. Ok , se vcs aí , “ ac$am que o Adelio é louco, transtornado e não poderá responder pelos seus atos , e deverá permanecer o resto dos seus dias num manicômio, (por ter atentado contra a vida de um presidente ), Ok, AGORA: O POVO vai caçar QUEM FINANCIOU !!!! Podem apostar !!! Alguém pagou bem caro , toda essa logística !!! 👁👁😎🇧🇷🙌🏻

  9. N entendi é como ele , nesse estado mental , conseguiu reservar hotel , comprar passagens , pegar o ônibus, se dirigir ao local do crime,possuir 3 cartões de crédito, ter conta bancária, etc... e ser avaliado como um ser humano Imputável por suas atitudes

  10. 🇧🇷 Bota ele na rua que enviamos ele para o colo do capiroto 👿 rápido. Não passa uma semana do lado de fora da cadeia. 🇧🇷

  11. 🇧🇷 Partindo dessa premissas nenhum parisita de esquerda pode ser condenado. Temos comunistas inimputáveis. Só mesmo essa justiça brasileira

  12. Se se examinassem todos os criminosos criteriosamente como foi feito com esse Adélio tenho certeza de que todos seriam considerados doentes mentais, a única diferença seria o preço dos advogados.

  13. O q interessa agora,não é o estado mental de Adélio,mas quem garante q ele não foi escolhido justamente po ser doente mental? Qual é a explicação para tantos advogados caros?

  14. Louco de vivo, com batalhao de advogados e mandantes na Camara Federal , agora o JeÃnus Wyllys deve dar esclarecimento e investigado

  15. Se é louco, tem que ter manter o sujeito em tratamento, afastado do convívio social, até que fique curado. Se a doença não tem cura, o doente tem que ficar afastado pelo resto da vida do convívio social. A sociedade é que não pode ficar refém!

  16. Desequilibrado mental, no momento inimputável, que tem conhecimento sobre a maçonaria e formação política. Interessante. Se a estratégia da defesa é essa, que seja considerado como psicopata e apodreça em um manicômio federal, o que poderá ser mais rigoroso que prisão. Que tal um campanha: "quem mandou matar Bolsonaro"?

    1. Que conhecimento sobre a maçonaria ? O que mais tem é maluco com imaginação fértil nas redes sociais atribuindo tudo o que acontece à maçonaria, a maioria não sabe de nada, nunca colocou os pés lá dentro, não conhece sequer os fundamentos!

  17. Quando dois loucos que acham que estão cumprindo missão divina se encontram o resultado, claro, não poderia ser bom. Excesso de chá de Kunda pela rima cria este tipo de transtorno psiquiátrico permanente. Um já vai para o manicômio. O outro já está a caminho.

  18. Quem manipulou e usou esse imbecil? Quem pagou e continua pagando as cotas? Essas e muitas outras perguntas estão soltas no ar.

  19. Todo o grupo dele q é do PSOL têm média inteligência e nenhuma ingenuidade, principalmente considerando que se agrupam em manadas. Isto ficar assim, C advogados protegidos pela OAB, se está previsto na constituição é necessário, tbm por estas questões, rasgar essa porcaria cidadã. Jura-Se nas formaturas como se ajoelha perante a CONSTITUIÇÃO, depois tentam se eleger.

  20. Calma, pessoal. Se os psiquiatras comprovaram que o cara é maluco e perigoso, vai mofar por muito tempo em algum manicômio judicial. Se alguém já visitou alguma dessas instituições, sabe muito bem que não se parecem nada com colônias de férias. Barra pesadíssima.

    1. Com certeza Jose nao iremos!! Ser justas e praticar e querer a verdade nao nos leva a ser companheiras do Adelio. Mas o que leva um pais estar como esta ,é gente mesquinha como vc que com muita certeza deve ter nascido de chocadeira e nao teve pai e mae que lhe desse educacao e amor ao proximo. Vc serve so para o abate, conforme a liderança do Adelio. Vai fundo e acabara colhendo oq planta. Boa sorte

    2. Marcia — É que os bozistas da ala do manicômio estão preocupados, pois podem ficar juntos com o Adelio no futuro. Por isso esta reação intempestiva. Eles sabem onde irão parar.

    1. O juiz se baseou em três laudos técnicos, inclusive do psiquiatra indicado pelos advogados do Jair Bolsonaro, todos em avaliações separadas chegaram ao mesmo diagnóstico. Será que compraram o assistente técnico dele?

  21. Vergonhoso isso.. para fazer curso de tiro, viajar pelo país, portar cartão de crédito apresentava sanidade, pedir para alguém compor um álibi em Brasília também.....ha, ha

  22. Pode ser, mas, quem se utiliza de inimputáveis para a concretização de crimes, incide na prática da chamada autoria mediata. É preciso investigar a fundo, se ele não foi instrumento de quem possui higidez mental, hipótese razoável, compatível com a prática dos homicídios selecionados.

    1. Corretíssimo! Agora, o correto seria a justiça autorizar ir em busca dos indivíduos que usou um sem-juízo para cometer o crime.

  23. Tô achando que o Juiz também é inimputável... ou acha que o país todo é inimputável pra acreditar nisso... segue o dinheiro, o do juiz agora, parentes pessoas ligadas a ele, aí tem...

    1. Exatamente. Essas perguntas é que precisam ser respondidas.

Mais notícias
Assine agora
TOPO