Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Para conquistar evangélicos, relatora teve que tirar a palavra ‘gênero’ da reforma eleitoral

28.08.21 15:01

Em busca de viabilizar os 257 votos necessários para a aprovação da reforma do Código Eleitoral, a costura da relatora do projeto, a deputada Margarete Coelho, do Progressistas do Piauí, passou até mesmo pela agenda ideológica da base aliada de Jair Bolsonaro.

Em uma reunião com lideranças evangélicas, durante a elaboração do texto, a parlamentar ouviu que não teria apoio de deputados da bancada da Bíblia se não trocasse a palavra “gênero” pela palavra “sexo”. Repleto de pastores, o grupo conta com cerca de 80 parlamentares. Normalmente, a bancada se une em pautas de costumes, como as vinculadas à chamada “ideologia de gênero”.

Apesar da batalha semântica, Margarete Coelho incluiu no Código Eleitoral medidas para incentivar a participação feminina na política. O texto cria cotas para mulheres em 30% dos recursos do fundão eleitoral e mantém a atual cota de 30% de candidatas mulheres nas chapas de partidos em eleições proporcionais.

Fraudes à cota feminina passarão a ser enquadradas como abuso de poder político, o que pode derivar na cassação do cargo dos candidatos eleitos por meio da fraude. Mandatos conquistados por mulheres e negros também contarão em dobro para contabilizar os recursos a serem rateados pelo fundo partidário, que é calculado a cada quatro anos, com base no número de deputados federais eleitos pelos partidos.

O texto da reforma eleitoral proposto por Margarete Coelho, aliada de primeira hora do presidente da Câmara, Arthur Lira, e do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, traz uma série de itens polêmicos, como o que dificulta candidaturas de juízes e delegados, e diversas medidas que diminuem a transparência dos gastos da milionária verba pública destinada aos partidos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Mamando os de sempre e legislando para manter a mamata… morrem de pavor de concorrer com gente honesta e qualificada que lhes tomará a cadeira! Vamos guardar em listas, por estado, dos facínoras que aprovarão esse código eleitoral… o troco virá em 2022!

  2. Pra agradar as evangélicas, de certo, ela mudou o projeto, pq aos evangélicos ela parece ter reservado o decote. Fala sério.. ela não é evangélica, né? As tetias quase fugindo pra cima da bancada..

  3. É de uma obviedade escancarada, escandalosa, é tentativa de golpe!!!! 👉👉👉👉👉👉 https://www.oantagonista.com/brasil/codigo-de-lira-contra-eleicao-de-moro-e-inconstitucional/

  4. Onde está o interesse do eleitor nesta reforma eleitoral? O que se vê é só interesses políticos partidários.Por que não coloca a liberdade de votar ou não?Por que não diminui o custo de cada pleito? Porque contraria o interesse dos políticos?

  5. Chamar isto de reforma politica nao passa de uma sacanagem, nao passa de manobras para excluir pessoas que estejam verdadeiramente comprometidas com o povo, tirando qualquer possibilidade de filiacao a partidos politicos e mantendo os bandidos de sempre, mamando nas tetas do povo que paga a conta pra que estes fdp continuem passando sobre a vontade da sociedade, fazendo o que bem entendem, roubando e acumulando riquezas ilicitas e dando uma banana pro povo. Acordem povo, abramos os olhos e basta

  6. O  monstro broncossauro ""nero-lígula" doidolóide está querendo incendiar o BRASIL. Mas o BRASIL não é Roma e nem as FFFAAA são um bando de "Incitatus". O broncossauro é seu próprio nero e seu próprio calígula. O broncossauro sucumbirá a si mesmo!!! Ele passará. O POVO BRASILEIRO E O BRASIL... passarinhos!!!

    1. Nenhum dos 2 zumbís da subespécie de marginais ladrões-oligofrênicos e os seus arrastará mais suas sombrias correntes NA PRESIDÊNCIA DA NOSSA REPÚBLICA OU PAÍS AFORA. NÓS SOMOS os 215.000.000 DE SOBREVIVIVENTES que, MAJORITARIAMENTE, traçarão para o BRASIL um DESTINO COMPLETAMENTE, INAPELAVELMENTE DIFERENTE.

  7. 1- Bolsonaro é hoje o bobo da corte. O Centrão já engoliu o restante do seu mandato, se é que vai chegar ao final. O Brasil se transformou num inferno, sendo o governo Bolsonaro, o Cérbero que guarda a porta, cujas cabeças são: os corruptos, os militares e os evangélicos cretinos. Sem uma liderança, uma cabeça começa a brigar com a outra. A cabeça corrupta do Centrão ataca a cabeça dos militares, buscando cortá-la da política, contando para isso, com a ajuda da cabeça evangélica.

    1. Nyco, vamos elevar o debate. O governo do FUTURO PRESIDIÁRIO Bolsonaro, virou uma esculhambação. Analisa comigo. O filho 01, 02 e 03 da primeira mulher, tem uma agenda oculta de prospecção no governo, mais visível nos tentáculos do Flávio Bolsonaro. A atual mulher mora com o Bolsonaro num palácio. Então a mulher do meio, mãe do 04, chutou a porta e foi morar numa mansão, num ESQUEMA que nos remete ao EX-PRESIDIÁRIO Lula, que usou laranjas para encobrir o seu patrimônio. Moro 2022 🇧🇷

    2. 3 - PAULO traveco, já notasse que o PR BOLSONARO não persegue pederastas? Se fosse em Cuba, tu já terias ido pro paredão, sem perdão.

    3. 2- O objetivo principal é tirar o Moro da disputa, garantindo a volta do ex-presidiário Lula ao poder. Mas também tirar os militares e outros atores da política, pois dificilmente esses iriam se curvar ao maior corrupto do Brasil. Bolsonaro é hoje o maior cabo eleitoral do pai dos milionários Lulinha 01 e Lulinha 02. Ñ ficaria surpreso se a agenda oculta dessa pornografia contra o Juiz da Lava Jato, tiver a digital do sociopata. Afinal tudo nesse governo atual é "business" espúrios. Moro 2022

Mais notícias
Assine agora
TOPO