Divulgação/Governo de SP

De olho em 2022, Doria quer turbinar banco paulista para emprestar dinheiro a empresas e prefeituras

01.11.20 17:07

O governador de São Paulo, João Doria (foto), do PSDB, enviou um projeto para a Assembleia Legislativa pedindo autorização para contrair um empréstimo de 200 milhões de dólares junto a um banco estrangeiro para financiar obras e projetos de empresas e prefeituras paulistas.

Em meio à crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus, o tucano quer turbinar o caixa do Desenvolve SP, banco de fomento do estado, com o equivalente a 1,1 bilhão de reais, na cotação atual da moeda, do New Development Bank, o NDB, instituição financeira que financia projetos de infraestrutura em países que compõem os Brics.

O objetivo é ampliar os empréstimos feitos pelo banco estadual para prefeituras, concessionárias e empresas com faturamento anual de até 300 milhões de reais investirem em obras e projetos considerados “sustentáveis”, como construção de estações de tratamento de água e esgoto, piscinões contra enchentes, ciclovias e pavimentação de ruas e estradas municipais.

O valor previsto corresponde a cerca de um terço de tudo o que o banco paulista emprestou nos últimos dez anos: 3,5 bilhões de reais em mais de cinco mil empréstimos. A ajuda a empresas e prefeituras é uma das bandeiras que Doria pretende levar para as eleições presidenciais de 2022, quando deve ser o candidato do PSDB na disputa contra o presidente Jair Bolsonaro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ka pra nós. Políticos só pensam em pedir dinheiro. Obras e mais obras. Enquanto isso hospitais sem remédios padecendo em filas para conseguir uma cirurgia. Falta tudo em hospital público. Inclusive a vontade de investir na saúde educação.

    1. Uma forma pela qual Doria fará uso de recursos publicos para fortalecer seu Ŧɍɨânǥᵾłø đɇ Fɇɍɍø, criarágrupos de privilégiados e quando o banco se tornar inadimplente, será o contribuinte que pagará a conta, seja com mais impostos ou absorvendo participações em estatais. Assim foi com o BANESPA, Nossa Caixa, ... É uma combinação perigosa: politicos populistas e demagogos com dinheiro farto dos outros.

  2. BOA SORTE GOVERNADOR! ACHEI UMA BOA IDÉIA, O SR. É UM BOM GESTOR E O MAIS IMPORTANTE, NÃO É CORRUPTO. TEMOS CONDENADOS PELA JUSTIÇA SUBINDO EM PALANQUES, VERGONHOSO!

  3. O país está completamente sem rumo, não sei se Doria é a solução, o que sei é que precisamos de um projeto de país em todos os níveis, social, cultural, empreendedor. Vínhamos lutando contra a corrupção mas fomos atropelados pelo que há de mais nefasto. Doria pode não ser o ideal mas pelo menos é um dos pouquíssimos de bate de frente no projeto de destruição que está em curso. Quem dera tivéssemos outros destemidos mais bem intencionados.

    1. Isso mesmo. Banco de estado não dá certo. Veja-se o caso do Banespa, teve de ser privatizado. Coisa que político mete a fuça dá prejuízo na certa.

  4. Não entendo como tem gente que ainda acredita e vota num sujeito destes. Baita pilantra. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. Deve estar emprestando TB o dinheiro do aposentado estadual que ele está roubando sem nenhuma vergonha na cara.Descontando Previdência do aposentado,depois de já ter contribuído por trinta anos!!!!!Isto eh roubo;!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO