Pedro Ladeira/Folhapress

PSB e Rede pedem ao STF afastamento de Ramagem e do ‘homem do capitão’

18.12.20 14:55

O PSB e a Rede Sustentabilidade pediram ao Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira, 18, que determine o afastamento de Alexandre Ramagem (foto) e de Marcelo Bormevet, apelidado de o “homem do capitão” devido à proximidade com o presidente Jair Bolsonaro, da Agência Brasileira de Inteligência, Abin.

O pedido consta de uma petição complementar anexada ao processo em que os partidos defenderam a investigação da produção de relatórios pelo órgão de inteligência para a orientação da defesa de Flávio Bolsonaro no caso do “rachid”.

Os partidos acionaram o Supremo após, em sua 138º edição, publicada nesta sexta-feira, Crusoé revelar que o material clandestino, desenvolvido para indicar às advogadas de Flávio o caminho para anular as provas do inquérito, foi enviado diretamente pelo próprio diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem, ao filho 01 de Bolsonaro.

Conforme relataram interlocutores à revista, apesar de ser o responsável pela entrega dos relatórios, Ramagem sabia que não poderia se valer dos trâmites oficiais do órgão para ajudar na defesa de Flávio. Por isso, acionou, nas palavras de servidores concursados do órgão, a central bolsonarista da Abin, criada extraoficialmente e alheia ao procedimento padrão da agência para “levantar antecedentes” e “montar dossiês” a pedidos expressos do governo. A estrutura foi batizada de Coordenação-geral de Credenciamento de Segurança e Análise de Segurança Corporativa e tem como chefe Bormevet.

“Diante novos gravíssimos fatos relatados pela imprensa na data de hoje, as partes autoras pedem vênia para complementarem o pedido feito há dois dias, na medida em que, àquela época, não se sabia a real densidade dos fatos”, escreveram as legendas na petição.

O pedido será analisado pela relatora do caso, Cármen Lúcia. Mais cedo, a ministra determinou que a Procuradoria-Geral da República investigue a orientação da Abin à defesa de Flávio.

Na decisão, a ministra anotou que os fatos, “pelo menos em tese, podem configurar atos penal e administrativamente relevantes (prevaricação, advocacia administrativa, violação de sigilo funcional, crime de responsabilidade e improbidade administrativa)”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Mais um da série infindável de capachinhos amestrados!!!

  1. PSB e Rede, a esquerda podre guardiã da moral e dos bons costumes; bando de oportunistas destituídos do mais elementar senso de cidadania; só pensam neles e no poder. Não perdem nenhuma chance de aparecerem como salvadores da pátria; lixo político dos mais fedorentos.

  2. Quando vcs vão ter coragem de tirar membros do STF que envergonha a Nação? Deixa de fazer politicagem barata! Vcs não representa uma vergonha como fui votar nestes povo!

  3. Esse ramagggii pra mim é um cantor sertanojo disfarçado. Se largou a intenção de cantar, em algum momento, tendo mantido só a aparência.. tá na hora de voltar. Vai, meu filho, vai q na inteligência.. teu caminho q nem começou, já tá terminado. (Sertanojos, por favor, inteligência aqui é só uma referência ao depto de atividade atual do "cantor"...)

  4. Vamos ver até onde vai a coragem dos crápulas. O pavio está queimando e ficando cada vez mais curto. Estou rezando pra explodir. Não vai demorar pra essa pocilga ser fechada. Estão cutucando a onça com vara curta.

  5. Essas práticas atuais leva o Brasil a parecer uma ditadura africana, onde o Presidente e a família dos governantes podem mais do que qualquer realeza. Vamos acabar como isso! Temos leis para tal! E esse país é uma democracia e não uma plutocracia.

  6. Tudo indica que deu galho na Rachadinha. Coisa mais bizarra, né? Certas iniciativas não podem prosperar, mesmo num país cuja população adulta inclui 10% de cidadãos absolutamente analfabetos, aos quais se somam 40% de analfabetos funcionais, pilares da política. Estou tentando confirmar o rumor de que Ficha Suja será o requisito-chave para preencher cargos públicos, burocráticos ou eletivos. Felizmente, há também rumores benignos. Há quem jure ter visto mouro na costa. Imaginaram a debandada?

    1. Galho na Rachadinha lembra caruncho em farinha podre. Se você estudou psicologia, logo achará os elos da associação. Há mérito tb na analogia do mouro na costa: vê-se uma montoeira de ratos saltando do navio grande para barcos pequenos, ou para paquetes maiores, desde que munidos de passaporte válido. Emigrar não será de muita ajuda para tais ratazanas. Serão eventualmente repatriadas pela Interpol c/o concurso de membros da diáspora, avessos a corruptos vistos como graúdos apenas por neófitos.

  7. É só o primeiro passo. Tem que protocolar logo o pedido de impeachment. Vamos Maia, faça alguma coisa boa na vida! Vamos enviar o Bozo para a Papuda!

    1. Pode até ser que ele pense em acatar o pedido de impeachment, mas o sussurro do botafogo fala mais alto.

Mais notícias
Assine agora
TOPO