Câmara dos Deputados

Ainda de olho em ministério, Fraga aposta que estará livre da Justiça

24.01.20 12:30

O ex-deputado federal Alberto Fraga, do DEM, aposta que estará livre da Justiça em fevereiro, quando será julgada a apelação contra condenação a seis anos e oito meses de prisão em regime semiaberto pela cobrança de 350 mil reais de uma cooperativa de transporte para liberar a circulação de micro-ônibus, quando ele era secretário de Transportes do Distrito Federal.

Conforme Crusoé revelou, Fraga é um dos principais atores na campanha de enfraquecimento do ministro da Justiça, Sergio Moro. O coronel da reserva da Polícia Militar de Brasília sonha com o posto de ministro da Segurança Pública, em uma possível recriação da pasta.

A proposta de desmembramento da pasta de Moro foi entregue ao presidente Jair Bolsonaro, na quarta-feira, 22, por secretários estaduais de segurança pública. Na manhã do dia seguinte, ele afirmou que estudava, com outros ministros, adotar a medida. Sob forte pressão da sociedade, o presidente recuou na manhã desta sexta-feira, 24. Mesmo assim, deixou aberta a possibilidade de se discutir o tema mais adiante.

Fraga já demonstrou força com Bolsonaro, ao emplacar o procurador-geral da República, Augusto Aras, também seu amigo. Como ministro de Segurança Pública, Fraga teria sob seu comando a Polícia Federal.

A condenação por concussão — exigir vantagem em função do cargo — tem sido o único empecilho para Fraga não assumir o tão almejado cargo no primeiro escalão de Bolsonaro. O próprio presidente já declarou que quer o amigo como assessor próximo mas que, para ser nomeado, ele precisava resolver as pendências com a Justiça.

O destino jurídico de Fraga depende da 2ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do DF. O relator do recurso, desembargador Roberval Belinati, vai apresentar seu voto na sessão de 10 de fevereiro. O processo, então, será distribuído a um revisor que deve incluí-lo na pauta no próximo mês.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Como um político como este pode ser cogitado para ministro de uma área subtraída do atual ministros da justiça de Sérgio Moro ? Político rasteiro !!!

  2. E quem é o Desembargador Roberval Belinati? Crusoé poderia prestar um grande serviço de utilidade pública e publicar o currículo da Excelência para vermos o seu histórico. Depois que ele livrar o corrupto da pena, não adianta falar que ele deveria se declarar impedido por isso e por aquilo.

  3. Pois é... esse é o amigão por trás da cortina. Somente pelo rosto dele, na foto, eu já sinto medo da figura. Seu rosto é o espelho de sua alma (negra). E Bolsonaro o endeusa. Diga-me com que andas...

  4. será que o Amigo Fraga não se enxerga? além de criminoso respondendo a inquérito, é um anão moral e intelectual se comparado a Sérgio Moro

Mais notícias
Assine agora
TOPO