Abrindo a caixa-preta

22.03.19

O BNDES está avaliando os caminhos jurídicos possíveis para levantar por completo o sigilo dos bilionários contratos de financiamento firmados pelo banco na era petista e que se tornaram alvo de investigação por suspeita de favorecimento. Como Crusoé informou há algumas semanas, a propósito da anunciada disposição do novo governo de “abrir a caixa-preta do BNDES”, o Ministério Público quis saber do presidente do banco, Joaquim Levy, se o sigilo dos contratos ainda estava vigente. A ideia é dar publicidade a tudo. Algumas das transações ainda cobertas pelo manto do segredo guardam curiosas anomalias. É o caso de um empréstimo que foi liberado, veja só, com base em um arquivo de PowerPoint.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéLevy: sigilo de contratos do BNDES em revisão

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A transparência bem como a publicidade são princípios basilares da Administração pública. Que tal começar a seguir esses princípios?

  2. Essa lenga lenga não tem fim. - Mas parece a justiça brasileira. De agravos infringentes a agravos infringentes,todos crimes prescrevem.............Justiça sem fim.

  3. Os governos petistas estão tão sujos de lama (para não dizer outra coisa) que mais um pouco não vai fazer diferença. O fenômeno é que tem gente que ainda acha que eles são honestos, incluuso o chefão Lula.

  4. Tem que abrir tudo, para constatar o que é certo ou errado. Chega de se acovardar com a verdade. Temos que passar este Brasil, da era dos PTralhas, a limpo.

  5. Ponha CAIXA PRETA nisso. Até quando?. A população votou pensando na transparência disso. Já mudou o Presidente da República e o Presidente do Banco. O quê mais precisa?

    1. Joaquim Levy foi ministro da Fazenda no governo Dilma Rousseff. Esqueceram?

  6. Essa Caixa Preta é, na realidade, a Caixa de Pandora; se aberta, irá explodir no país todo. Deve ter gente grossa e coisas do arco da velha ali escondidas. Às nossas custas, obviamente...

  7. A quem interessa a demora para abertura do sigilo? Quem está sendo favorecido com esse silêncio? É óbvio que saberemos de algo muito muito absurdo, sério e grave que pode balançar as sólidas estruturas de Brasília. Se não fosse, seria algo transparente e natural. Seria exposto.

  8. O que não se compreende é o por quê de tanta demora para definir o caminho para enfim jogar luzes sobre contratos tenebrosos e lesivos ao país.

  9. ficha ta caindo, isso que chamam de democracia,instituiçoes funcionando,na verdade e um cabare, que todo mundo botou a mao, explica pro povo cade a arrecadaçao de hum trilhao e meio, se vivemos pior que o paraquai.

  10. sigilo porque?? qual o risco?? afinal o dinheiro emprestado , dado ou doado era propriedade do povo brasileiro. portanto alguém conhece algum louco que distribui seu próprio dinheiro sem noção nenhuma nem quanto era quem???

  11. absurdo, um banco publico ter suas transações sob sigilo, se os petralhas inventaram essa lei, agora é preciso revoga-la

  12. O BNDS é um Banco do Governo Federal......portanto público......o povo quer e tem todo o direito de saber sobre os empréstimos falcatruas realizados nas gestões dos desgoverno PTistas, cuja ORCRIM faliu e quebrou o Brasil......e já, urgente..

    1. Quando é preso ainda tem gente que fica com pena. Prende e joga a chave fora.

  13. É óbvio para o cidadão brasileiro, que tem que se abrir todas as caixas-pretas deste País. O que nos deixa sem esperança é que mesmo que se prove o roubo, o ladrão vai demorar a ser punido, se for punido vai ficar pouco tempo preso e pior, vai poder usufruir do dinheiro roubado, pois só pequena parte dele vai ser recuperado. E como dizem os bons ladrões, se der errado há sempre Paris.

  14. Estamos entrando no 4 mês do novo governo e até agora nada de se abrir essa caixa preta. Sei q é importante aprovar a reforma da previdência e da segurança pública, mas se o governo continuar "pisando em ovos" para aprovar essas duas reformas vai acabar se desgastando, perdendo o apoio popular e no final vai ficar sem nada. Alguém aqui acredita que essas duas reformas serão aprovadas integralmente? Bolsonaro tem q voltar a postura firme das eleições, bater de frente e fazer valer o q o povo quer

  15. O açougue que com dinheiro público enquanto se tornava uma das gigantes do mercado mundial de proteína quebrava pequenos e médios frigoríficos em todo o país. A quebra de sigilo de seus contratos é importante, temos o direito de saber o que financiamos mas, neste momento, a quebra de sigilo do celular de seu ex-diretor Francisco de Assis ajudaria mais o país a se livrar os verdadeiros sanguessugas do povo.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO