Bolsonaro e as armas

05.10.18

Empolgado com os números das pesquisas, o entorno de Jair Bolsonaro já começa a se animar especulando quais seriam as primeiras medidas do ex-capitão no comando do Palácio do Planalto. Em uma canetada, dizem integrantes da campanha, ele poderá flexibilizar a posse de armas de fogo no país. O caminho para isso já foi até estudado: a mudança se daria com a revogação de um artigo do decreto que regulamentou o Estatuto do Desarmamento. Hoje, quem quer ter a posse de uma arma precisa comprovar a necessidade e atestar que sabe operá-la. Uma vez revogado o artigo, advogam os bolsonaristas que já se debruçaram sobre o tema, bastaria um mero ato declaratório – ou seja, o cidadão só precisaria informar ao governo que quer ter uma arma.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéJair Bolsonaro: plano para flexibilizar acesso às armas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pelo menos isso. Os exércitos de criminosos que assolam a nação não precisam declarar nada. Simplesmente portam armas de fogo, e ponto final, do jeito que os esquerdistas queriam e conseguiram.

  2. Não tenho a mínima vontade de possuir uma arma de fogo. Mas entendo que é bom fazer um curso para poder usa'-la a exemplo de quem quer dirigir veículos. É bom também passar por um exame psicológico para se saber se a pessoa não tem algum problema nesse campo.

  3. Os bandidos vão pensar 3 vezes, SEGURANÇA PÚBLICA de qualidade e cidadão armado, a bandidagem vai pensar 10 vezes antes de sair de casa. E se porte de arma fizesse tanto mal ao país, os Estados Unidos não seria a maior potência do planeta . É aqui, sem segurança pública e cidadão à mercê, que a taxa de mortalidade passa de 64.000,00 pessoas por ano.

  4. O direito a posse de arma estára atrelado as condições do portador, A lei existe e nesse aspecto será cumprida!!!.O Bolsonaro não é louco!!!

    1. Acho muito bom que seja liberados. Os marginalizados ais estão armados e os cidadãos de bem, não.

  5. O que o texto quis dizer não é que basta uma declaração do cidadão de necessidade para portar arma, mas que, cumprido todos os trâmites objetos (psicotécnico, documentos e prova pratica), não mais o cidadão estaria sujeito ao humor do delegado federal que irá analisar o pedido de poss/porte do cidadão. bastaria que os critérios objetivos fossem cumpridos.

  6. Tem que ter habilidade e condições psicológicas para portar uma arma. Bolsonaro não vai autorizar a distribuição de armas pra qq um, conforme o texto da Crusoé.

  7. O direito de posse e/ou porte de arma de fogo está ligado ao direito de defesa do cidadão e também à questão de que uma sociedade armada tem os meios para reagir a uma eventual "tomada do poder" (expressão usada recentemente por José Dirceu) por um governo autoritário, como aconteceu na Venezuela e Nicarágua. Os que têm medo que a sociedade vire um faroeste, olhem para o Paraguai, onde o porte de arma está liberado e os índices são muito melhores que os do Brasil

  8. Esperava um pouco mais do texto, aliás, Como toda mídia os textos são bastantes compilados. Isso é preguiça ou falta de aprofundamento?

  9. O texto abaixo está errado: "a posse precisa comprovar a necessidade", para a posse não precisa, para o porte sim, o projeto do Deputado Peninha tira este trecho da lei, se você atender os requisitos como psicotécnico, pratico(tiros), teórico, comprovante de que não tem antecedentes criminais e residência fixa.

  10. O direito de porte e uso de arma para o cidadão de bem é sagrado e inalienável : nenhum Estado em nenhum momento tem o direito de confiscar/limitar esse direito.

  11. A declaracao EFETIVA da necessidade para uso de arma de fogo dá poder de decisão única e exclusiva ao Delegado da PF. Esse é o principal dificultador para a aquisição.

  12. Espero que realmente seja devolvido esse direito que nos foi suprimido com aquele referendo enganoso em 2005. Temos que ter legitimidade para proteger nossas famílias e propriedades contra esses marginais protegidos pelo manto da impunidade e dos direitos humanos. População desarmada só interessa a Estados autoritários!

    1. Eu não terei arma em casa, mas quero ter o direito de ter. Assim os bandidos nunca terão a certeza que eu não tenho. Esse é o raciocínio.

    2. Cada um tem o direito de escolher. Eu tb nao quero. Quem quiser...

  13. O problema não está nas armas mas em quem as usa, Bolsonaro não levou um tiro levou uma facada,vão proibir o uso de faca?

    1. A visão de muitos e a partir da cidade,quem tem propriedades rurais vive uma total ausência de segurança Eles chegam invadem,queimam casas,espacam funcionários,e são aparados pelo Estado não temos o di reito de defesa, esse projeto petista tem por objetivo nos deixar desprote vídeos e sem meios de reação no caso a Suíça é um dos países mais armados e zero de crimilanidade aqui querem desarmar os cidadãos de bem e os bandidos andam em pleno dia de fuzil na mão e nem detidos são

    2. A posse ou uso de arma branca nas ruas em Minas já está proibida há anos... isso não evitou este e outros crimes. Se você tiver uma arma e souber usá-la, suas chances aumentam. Hoje somos presas fáceis para os bandidos. Morrem mais crianças afogadas em piscinas no EUA do que por arma de fogo...

    1. Não venha com discriminação para com o povo nordestino, André. Aqui tem ladrões, sim, como em todas as regiões do país, mas também tem muita gente digna e trabalhadora. E o que dizer dos ladrões do sul/sudeste/centro oeste, como Cunha, Cabral, Roriz, Aécio Neves e outros?

    2. Não coloquem o nome desse retirante na conversa. Esse bandido e sua prole enganam o povo ignorante do Ceará a anos. E mais um verme nordestino querendo roubar o país.

    3. Esse mesmo! Mas ele levantou um a questão que pode ser verdade ou não, ninguém refutou, então talvez valesse à pena investigar. O Brasil que eu quero é o Brasil que investiga o que vem de Chico e o que vem de Francisco!

    4. não é esse candidato que recebe juízes na bala???

  14. Está equivocado quando diz que, pelo Estatuto do Desarmamento, o cidadão hoje deve "comprovar" a necessidade para possuir arma de fogo. A lei é clara no sentido de que o cidadão só precisa "declarar" a necessidade. Já é assim. O que obriga a "comprovação" são normas infra-legais, decretos, portarias, ou coisas que o valham. deixando a interpretação por conta da ideologia do agente público que recebe a solicitação. Pesquisem melhor...

  15. Até menos que isso, já que a PF não expede as autorizações de compra por ordem do MJ. Basta o novo MJ mandar liberar geral.

Mais notícias
Assine agora
TOPO