Reprodução

Universidade argentina que cancelou palestra de Moro marca live com Lula e Fernández

23.06.20 12:26

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, está divulgando nas redes sociais um “diálogo virtual” na Universidade de Buenos Aires (UBA) com o tema “Pensar a América Latina depois da Pandemia de Covid-19”. Além de Fernández, quem participará da live é o ex-presidente Lula (foto). A reunião remota acontecerá nesta sexta-feira, 26. O evento está sendo organizado pela Faculdade de Ciências Sociais da UBA.

No final de maio, a Faculdade de Direito da mesma universidade, a UBA, cancelou uma palestra do ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro. A conversa com o título “Combate à Corrupção, Democracia e Estado de Direito” estava marcada para o dia 10 de junho. O cancelamento ocorreu após uma intensa campanha de diversos políticos kirchneristas, que apoiam Alberto Fernández e a vice-presidente Cristina Kirchner. Outro detalhe é que Alberto Fernández foi professor na Faculdade de Direito da UBA.

Além de Lula, Fernández tem se aproximado da oposição de outros países da América Latina, como Equador, Chile, Uruguai e Bolívia. “Fernández considera que alguns desses presidentes são fracos em termos democráticos e que por isso vale mais se aproximar da oposição do que dos governos”, diz o cientista político Julio Burdman, em Buenos Aires. “Para Alberto Fernández, Lula foi vítima de uma perseguição judicial, que o impediu de ser presidente. Esse tipo de postura é complicada porque parte do pressuposto de que os demais presidentes não são democráticos o suficiente.”

Mais notícias
Assine agora
TOPO