Foto: Agência BrasilRoberto Campos Neto, do BC: denúncia ao TCU se parece muito com intimidação às vésperas da reunião do Copom

Presidente do BC alerta que tema ambiental já afeta investimentos no Brasil

24.01.20 08:41

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou, em entrevista ao jornal Valor Econômico, que as discussões sobre meio ambiente já afetam os fluxos financeiros globais, o que tem importância significativa para o Brasil. Ele advertiu que os grandes investidores internacionais estão começando a exigir dos países uma espécie de “selo ambiental”.

“Existe uma visibilidade maior tanto no nosso governo quanto em vários outros desse impacto nos fluxos”, afirmou. De acordo com Campos Neto, o assunto tem sido discutido dentro do governo Bolsonaro, que foi muito criticado nessa área no primeiro ano de mandato, diante das polêmicas sobre aumento do desmatamento da Amazônia.

“Estamos desenhando todo um programa de diminuição do governo, com investimento privado”, declarou. “Parte desse investimento privado vem de fora. A gente vai ter um desenho diferente daqui para a frente”, acrescentou, citando o caso da gestora de recursos americana BlackRock, que começou a exigir governança na área ambiental como critério para seus investimentos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. ESCALA e INFRAESTRUTURA MONTADA são um TRUNFO só quando o SERVIÇO é necessário, se ele não for, então ambas se tornam um FARDO. A ESCALA e a INFRAESTRUTURA FÍSICA que o SISTEMA TRADICIONAL possuem irão cada vez se tornar um FARDO MAIOR conforme a TECNOLOGIA e a COMPETIÇÃO se aprofundarem. Não há explicação lógica para que Apple, Facebook, Amazon e Google ainda não esteja CONCORRENDO com BANCOS, talvez estejam esperando as FINTECHS ganharem MUSCULATURA.

  2. Hj as EMPRESAS já não nascem GLOBAIS, ou seja, já nascem MAMUTES (basta ver o Uber)? E como estes NOVOS MAMUTES se viabilizam, VIA SISTEMA FINANCEIRO TRADICIONAL? Fora isto, há ainda a questão que vários destes MAMUTES (Apple, Amazon, Facebook e Google só não fazem CONCORRÊNCIA com o SISTEMA FINANCEIRO TRADICIONAL pq não querem, já que hj este é totalmente baseado na TECNOLOGIA, onde estes MAMUTES reinam absolutos). Há que se dar espaço para PLAYERS MENORES e MAIS ÁGEIS.

  3. O fato de o CAPITAL estar migrando para a INOVAÇÃO não pode ser COINCIDÊNCIA, pois é aí onde estão as MAIORES OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO. Ao mesmo tempo, o SISTEMA FINANCEIRO GLOBAL não foi ESTRUTURADO para financiar INOVAÇÃO, mas EXPANSÃO. Se o CRESCIMENTO VIA EXPANSÃO atingiu seu limite, então qual é o SENTIDO de um SISTEMA que foi construído para viabilizá-la? Ele não precisa ser substituído? Não é este SISTEMA OBSOLETO e INADEQUADO que está travando o CRESCIMENTO?

  4. Onde é que está o PROBLEMA? Nas TAXAS DE JUROS BAIXAS ou no SISTEMA que foi construído para operar com INFLAÇÃO e TAXAS MAIS ELEVADAS? Se nenhuma destas condições existir, faz sentido este SISTEMA continuar de pé ou ele deve ser SUBSTITUÍDO POR UM NOVO? Quem for CAPAZ de responder esta pergunta e implementar a resposta muito certamente vai SAIR NA FRENTE enquanto os outros tentam dar MARCHA RÉ para voltar ás CONDIÇÕES ANTERIORES.

  5. Mesmo com todas as INCERTEZAS e DEFICIÊNCIAS ESTRUTURAIS, não há nada que possa explicar as TAXAS DE JUROS cobradas pelo SISTEMA BANCÁRIO NACIONAL a não ser a CORRUPÇÃO e o CUSTO BRASIL que esta acaba gerando. Mas com a INTERNET e a DIGITALIZAÇÃO este CUSTO BRASIL deixa de ser uma BARREIRA NATURAL À ENTRADA e permite que PARTICIPANTES DE MENOR PORTE e MAIS ÁGEIS possam se aventurar no MERCADO sem CUSTOS e RISCOS PROIBITIVOS, fora claro a REDUÇÃO DA CORRUPÇÃO que reduz estes CUSTOS e RISCOS.

  6. Desde que as TAXAS DE JUROS ao redor do MUNDO continuem NEGATIVAS, nada impediria o Brasil de ter TAXAS REAIS ZERADAS ou até mesmo NEGATIVAS. A INFLAÇÃO poderia ser DOMADA através da MODULARIZAÇÃO dos CANAIS DE CRÉDITO PARA CONSUMO e INVESTIMENTO, o que só pode ser feito com um SISTEMA BANCÁRIO ABERTO e COMPETITIVO que tenha condições de atender desde LÁ DE BAIXO ATÉ EM CIMA, ao contrário do SISTEMA ATUAL, que só é CAPAZ DE FINANCIAR O TOPO e viveu à BASE DE TAXAS ELEVADAS.

  7. Em um SISTEMA FINANCEIRO que foi construído para FINANCIAR e ALIMENTAR FILHOTES DE MAMUTES, quando estes se tornarem ADULTOS necessariamente há de ocorrer alguma ALTERAÇÃO nas RELAÇÕES até então VIGENTES. Mas isto é um PROBLEMA dos PAÍSES DESENVOLVIDOS e EM DESENVOLVIMENTO. Se o Brasil fizer seu DEVER DE CASA, pode atender às EXIGÊNCIAS AMBIENTAIS e se beneficiar do EXCESSO DE LIQUIDEZ GLOBAL. Sobretudo pq o SISTEMA BANCÁRIO BRASILEIRO é ALTAMENTE CONCENTRADO e construído para os MAMUTES.

  8. As ECONOMIAS DESENVOLVIDAS já estão DESENVOLVIDAS e suas NECESSIDADES DE FINANCIAMENTO e CAPITAL estão essencialmente SUPRIDAS (na verdade, há um problema de EXCESSO DE CAPITAL e o que fazer com ele), enquanto isto onde este CAPITAL É DEMANDADO são impostas restrições, fora as que já existem em decorrência dos RISCOS MAIS ELEVADOS devido a uma SÉRIE DE FATORES. O MUNDO está INUNDADO DE DINHEIRO, mas mesmo assim há SECA DE CAPITAL em REGIÕES MENOS DESENVOLVIDAS.

  9. Conforme o SISTEMA foi se desenvolvendo, GRANDES MAMUTES começaram a surgir no HORIZONTE, sendo que boa parte destes MAMUTES nem ao menos realmente precisam recorrer ao SISTEMA FINANCEIRO TRADICIONAL para se CAPITALIZAR. Para dizer a verdade, alguns destes MAMUTES nem de CAPITAL precisam, como é o caso da Apple. Mas qual a função de um SISTEMA FINANCEIRO se não há NECESSIDADE DE CAPITAL e FINANCIAMENTO? O AQUECIMENTO GLOBAL é a ENCRUZILHADA do SISTEMA FINANCEIRO GLOBAL.

  10. Mas uma vez que este se EXPANDIU e as LACUNAS no POOL GLOBAL DE INVESTIMENTOS foram ABASTECIDAS com ESTOQUE DE CAPITAL SUFICIENTE para operarem sem necessidade de REPOSIÇÃO, se mais CAPITAL for injetado no SISTEMA, isto não vai levar a um EXCESSO DE LIQUIDEZ? A verdade é que ainda há LACUNAS a serem ABASTECIDAS, mas estas estão exatamente em PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO, que por coincidência são tb aqueles PAÍSES com menor DISPOSIÇÃO para se PREOCUPAR COM O MEIO AMBIENTE e o CLIMA.

  11. Se o PROBLEMA FOR DE LIQUIDEZ, o que se faz? BAIXA AS TAXAS DE JUROS? E se ele for de EXCESSO DE LIQUIDEZ, o que se faz? SOBE OS JUROS? Mas se com as TAXAS lá embaixo a ECONOMIA GLOBAL está patinando, como é que se resolve o EXCESSO DE LIQUIDEZ sem afetar as TAXAS DE CRESCIMENTO? Talvez a QUESTÃO SEJA CÍCLICA e ESTRUTURAL, MODELOS que ainda existem hj foram construídos para uma OUTRA REALIDADE, onde o SISTEMA precisava de CAPITAL para se expandir.

  12. Em breve, para recebermos investimentos externos, teremos que ser mais transparentes, combater a corrupção e proteger o meio-ambiente. Ou seja, estamos f...

  13. A Black Rock é simplesmente a maior gestora de recurso do mundo. Basta eles quererem e um caminhão de investimentos na bolsa e outros se retiram do País.

  14. Eles desmatarm e querem por dinheiro aqui para sossegar a consciência? Nós temos que ser e PARECER SER ambientalmente corretos e eficientes para nos desenvolvermos com esta verbança... e competemtes para ir levando sem abrir mão de soberania.

  15. Cada vez que Bolso faz um comentário sobre o tema ,A credibilidade do país recua .QUEM É O ANENCÉFALO RESPONSÁVEL PELAS BESTEIRAS ? Ou vem da cabeça do próprio

  16. Enquanto a imprensa nacional não fizer seu dever de casa e buscar os dados disponíveis sobre preservação ambiental no Brasil - Embrapa Territorial - a mistificação e a mentira reinarão impunes em prejuízo de nosso país. A verdade é uma só: não há, no mundo, país que preserve tanto quanto o Brasil, 30% de nosso território é dedicado á preservação ambiental. Não há no mundo categoria econômica que preserve tanto quanto o produtor rural brasileiro, dedicam terras avaliadas em 3,1 trilhão de reais.

    1. Embrapa territorial? Kkkkkkk. O centro dos malucos que até mesmo a Embrapa despreza. O centro internacional de pesquisa sobre mudanças no uso da terra no Brasil é o INPE. Prestem atenção no que o INPE fala e escreve que o Brasil será muito melhor.

  17. O governo tem 4 ministros q apresentam resultados concretos - Moro, Guedes, Tarcisio e Tereza Cristina. O resto, incluindo o do meio ambiente, sao fracos. Salles fala muito e o resultado e'o q estamos vendo nessa materia. Claro, os gritos e ofensas deseducados de Bolsonaro, so agravam.

  18. A Black Rock, maior empresa de investimentos do mundo, tem 7 trilhões de dólares em ativos, 4 vezes o PIB do Brasil. É uma tendência séria, a qual está sendo tema importante em Davos. As empresas, muitas já adotam tal postura, irão reforçá-la. JB e Salles queimaram a imagem do país quanto ao Meio Ambiente (e não apenas isso). Estamos regredindo com Bolsonaro.

    1. Cretino, não tenho nada a acrescentar aos teus comentários.

    2. JairJJA, nada de centro esquerda. Existe uma direita lúcida que não compra as ideias truculentas do seu "mito", cada vez mais esfarelado. Largue a ignorância e leia sobre Davos e consequências. Entre para o mundo real; veja também o que JB está de fato fazendo com o país (Guedes, Moro, Tarcísio e Tereza, à parte). Lembre-se: burrice não tem cura.

    3. Cala boca Cretino, você não crédito para falar de nada. O que seus políticos de centro esquerda fizeram durante seus governos? Só incharam os governos com cargos para sugar as verbas publicas, vocês não tem moral para falar desse governo.

    4. E mais, não esperem grandes investimentos produtivos externos sem uma política ambiental séria. Davos já deu o recado. Mourão passou a ser o homem do Meio Ambiente. Espero que tenha sucesso. Salles já era. Bolsonaro desgastado ainda mais.

  19. Podemos ficar discutindo se vamos ou nao aderir aos programas de meio ambiente acordado com os paises desenvolvidos ou se a Greta e' bacana ou nao, mas se quisermos investimentos globais para o desenvolvimento do pais, nao temos escolha e no final, o mundo, o meio ambiente e nossos netos agradecerao.

    1. Jose, essa e'tua visao e ate concordo em parte. Mas os caras q administram esses fundos tem muita informacao e nao estao vendo assim, entao, o negocio e' conversar pra explicar o q fazemos e entender o q eles esperam de nos e agir corretivamente. Gritar, ofender, negar o inegavel, pra depois voltar atras, causa inseguranca e ai eles nao vao investir aqui nunca.

    2. Leandro O Brasil desenvolveu os melhores programas ambientais do mundo. Todo mundo junto: produtores, cientistas e sociedade. Então a questão não é seguir a agenda ambiental dos outros países, mas sim seguir a nossa própria agenda ambiental. Se fizermos o correto, seremos o oásis do mundo em uma época de mudanças climáticas drásticas.

  20. Fico imaginando a seguinte cena: Entro em um açougue e pergunto se aquela carne tem selo verde, vou embora sem o produto. Entro em outro, a mesma coisa e assim por diante...aí a barriga começa a roncar "pedindo" comida. Vou comer o selo verde? Ou fico sem comer? Tudo isso daí é uma hipocrisia. E ainda fico impressionado como pessoas como um ex-embaixador que é muito solicitado para entrevistas, tece os maiores elogios a uma garota autista como a tal Greta Thumberg. Esse pessoal pirou de vez!

    1. Besteira Paulo. Cientistas estimaram que o Brasil perdeu 1 bilhão de árvores quando foram desmatados 26 mil km2 anos atrás. Faça as contas para você ter uma ideia de como a natureza funciona! O sucesso ambiental não se mede por árvores plantadas, mas sim pelo número de hectares de florestas restauradas. A natureza sabe o que faz!

    2. Esse Paulo Renato vive no Século XIX, ainda... Ele não entende da necessidade da nova postura ambiental das pessoas. É um processo de longo prazo, que deverá ser global. Os países desenvolvidos já o adotam muito. Basta sair do fundão de MG e ir ao 1o. mundo; sai da roça, Paulo...

    3. Paulo — Entenda. Este é o desafio do capitalismo moderno: suprir a demanda dos consumidores por produtos com sele verde. Quem ganhar a corrida vence. Portanto, não haverá ninguém passando fome. A não ser que você não acredite no capitalismo. Você é socialista por acaso?

    4. "Vamos plantar um TRILHÃO de árvores!!!" Considerando uma malha de 5x5m (25 m2/árvore), teremos 25 trilhões de metros quadrados, que equivalem a 25 milhões de quilômetros quadrados, o que dá pouco mais de 03 Brasis! Vão plantar isso em que planeta? Depois falam que eu é que sou doido!

    1. Ouvi um zurro por aqui...Estranho. Ah, já sei! É a jumenta miguelina. Volta para o pasto sua jumentinha. Vai, passa! Teu colonião estão te esperando!

    1. Ô "inteligente", a Alemanha não queima cavão ou carvão há muito tempo. Vai estudar, oh, apedeuta.

    2. Ignorante. Passaram uma lei para ter 100% da energia renovável até 2020. Aprenda mais sobre o mundo antes de zurrar!

  21. Como Bozista é ignorante e não entende de capitalismo. Que manda no capital? Os consumidores? O que os consumidores querem? Produtos ecologicamente que não destruam o meio ambiente. Os fundos simplesmente seguem está regra. Ninguém quer perder dinheiro investindo-se um país que jogou a sua lei ambiental no luxo para satisfazer as vontades de meia duzia de grileiros criminosos. Falamos isso desde janeiro, mas os Bozistas irracionais continuaram defendendo o Salles e o Bozo. Agora o cerco apertou.

    1. Leia-se ecologicamente corretos. Basta lembrar que a principal vantagem competitiva da agricultura brasileira era ser ecologicamente correta. Levou 20 anos de trabalho duro dos produtores e ambientalistas para criar o branding. O Bozo destruiu isso em menos de um ano. Parabéns Bozistas, parabéns!

  22. Me parece claro que os investidores internacional começarão a surfar nessa onda ambientalista até porque seus paises ja destruiram o poderiam destruir em seus meio ambientes. Isso parece muito mais a tentativa de criar dificuldades para obter mais "atratividade".... puro negocio... não preocupaçao com meio ambiente.

  23. Correto. É evidente que o consenso cada vez maior de que o combate às alterações do clima precisa ser feito acaba redirecionando os negócios internacionais com foco em novas tecnologias e cadeias de suprimento globais. Ficar brincando de negar fatos cientificamente provados e comprovados como os tão festejados Felício e Molion fazem, não só ajuda a afundar ainda mais o já atrasado nível mental que graça por aqui, mas sobretudo, faz muito mal aos negócios e à economia.

  24. A inabilidade do governo Bolsonaro no trato da questão ambiental foi muito clara no início. Ao que tudo indica está tomando um rumo mais racional, no momento. A Austrália, que vive uma situação muito mais grave e comprometedora que o Brasil não foi sequer questionada por qualquer órgão internacional. Hora de mostrar serviço, como a criação da Força Nacional Ambiental, e apresentar resultados também nessa área. A propósito, não se fala mais sobre a contaminação com petróleo da costa brasileira?

Mais notícias
Assine agora
TOPO