Reprodução/TwitterNewton Cardoso (pai e filho) jogam juntos pela liberação dos cassinos

MPF denuncia deputado Newton Cardoso Júnior e seu pai por improbidade

24.01.20 12:00

O Ministério Público Federal acusa o deputado federal Newton Cardoso Junior (à dir.) e o pai dele, o ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso (à esq.), ambos do MDB, de nomear cinco servidores para seus gabinetes na Câmara dos Deputados que, na prática, prestavam serviços domésticos na casa da família, em Belo Horizonte. Em depoimento, os funcionários disseram que trabalhavam como motorista, vigilante e empregada doméstica.

Na ação, o MPF pede para que pai e filho percam a função pública, tenham os direitos políticos suspensos e paguem multa civil, além de serem proibidos de receber benefícios fiscais ou créditos de instituições públicas federais.

O MPF diz na ação que o desvio causou um prejuízo de 2,8 milhões de reais aos cofres públicos. O valor se refere os salários pagos aos funcionários desde 2011. A Justiça acatou pedido do Ministério Público e bloqueou os bens dos acusados, sendo 7,7 milhões nas contas do pai e 3,7 milhões, na do filho.

O juiz também determinou que Newton Cardoso Junior interrompa as atribuições domésticas de quatro dos cinco secretários parlamentares, sob pena de multa diária — uma secretária, que segundo o MPF trabalhava como empregada doméstica, foi exonerada do gabinete do deputado no ano passado. Os outros quatro secretários continuam nomeados.

Segundo o MPF, a fraude começou em 2011, quando Newton Cardoso pai nomeou cinco empregados de sua casa para o cargo de secretário parlamentar da Câmara, quando ele era deputado. Após o fim de seu mandato, em dezembro de 2014, as mesmas pessoas foram nomeadas no gabinete do filho.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Para quem acha que tudo começou com o PT, Newtão é notório por ter amealhado centenas de milhões ao longo de sua carreira política, no MDB.

  2. mesmo envolvidos em corrupção tem mineiro retardado que vota neste corone! Lembrando que o pai F%d* Contagem quando prefeito.

  3. Aleluia, tardou mas não falou ! "Justitia quae sera tamem", quer dizer, se o GM não der proteção aos caras e a justiça seja efetivamente feita. A fila é looooooonga...

Mais notícias
Assine agora
TOPO