Foto: Gustavo Lima / STJ

Filho do presidente do STJ recebeu R$ 42,9 milhões para ‘influenciar’ ministros da corte

09.09.20 09:05

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins (foto), além de ser citado em delações, agora pode incluir no seu currículo a denúncia contra seu filho, o advogado Eduardo Martins, por exploração de prestígio, lavagem de dinheiro e peculato.

Enquanto o pai foi mencionado na delação da OAS e de Sérgio Cabral, o filho Eduardo Martins, que é dono de uma banca em Brasília, é um dos alvos da Lava Jato do Rio desta quarta-feira, 9. Ele foi denunciado pelo Ministério Público por ter recebido 42,9 milhões da Fecomércio durante a gestão de Orlando Diniz. O valor, diz o MPF, pode ser ainda maior e alcançar a quantia de 83 milhões de reais, se considerados repasses para outros escritórios que teriam sido indicados pelo filho do presidente do STJ.

“Em resumo: todos os contratos firmados entre Orlando Diniz, enquanto dirigente da Fecomércio/RJ, e Eduardo Martins, seja enquanto sócio do Martins e Rossiter Advogados, seja enquanto sócio do Escritório de Advocacia Martins, tiveram como exclusivo pano de fundo a remuneração por sua vendida (pela organização criminosa) influência política junto ao Superior Tribunal de Justiça (objeto ilícito), e não pela prestação de serviços advocatícios”, afirma o MPF sobre a atuação do filho do presidente do STJ

Ao denunciar o filho do presidente do STJ, os procuradores elencam fatos que “evidenciam o pagamento, às custas dos cofres da Fecomércio/RJ, de vantagem ilícita” a ele. O primeiro é a contratação ter se dado por intermédio de Cristiano Zanin,  advogado do ex-presidente Lula e apontado como um dos líderes do esquema.

O segundo ponto elencado na denúncia é o fato de os casos relacionados na contratação serem de interesse de Orlando Diniz e não da Fecomércio. O MPF diz ainda que os processos indicados no contrato já contavam com a atuação de outros advogados que também recebiam valores milionários.

Eduardo Martins, diz a acusação, atuou em apenas um processo em que não teve êxito. Por últimos, os investigadores afirmam que o escritório de Martins repassou parte dos valores recebidos para outro advogado investigado e denunciado como integrante do esquema.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Há de chegar o dia do acerto de contas entre injustiçados/roubados e os donos das capitanias hereditárias. Não, nesse dia não haverá concreto, blindagem ou segurança armada capaz de conter a fúria de centenas de milhares. Amém.

  2. Isso é só uma pontinha, eu imagino o que são os Tribunais de Contas Estaduais, que devem estar alinhados com muita corrupção, olha quantos governadores foram presos até hoje? Por isso a urgência de acabar com a Lava Jato. Tem muito ainda para saber, nosso país é infestado de corrupção.

  3. Essa pratica se estende desde Desembargadores a Ministros , cujos filhos têm ou são sócios de Escritórios de advocacia e usam de sua influência pra beneficiar essas ações.O nosso Brasil, não tem mais jeito Não. Se cair no Supremo ...já sabemos qual o resultado!!!

  4. Quem diria em 2018 , o povo comemorava o feito fantástico da direita em governar , a bandeira da esperança propalada aos quatro ventos,pelo Presidente eleito iria acabar com a corrupção sistêmica instalada .Estava sim começando o mandato do maior estelionatário eleitoral. E os Poderes que já estavam eivados pela corrupção perceberam pelo cheiro fétido da Familícia oportunidade única para aliarem-se ao Capo e acabar de vez com a LAVA JATO. Se é bom para a Familícia, é bom para “todos os poderes”.

  5. Por isso ninguém no executivo nem nas altas cortes quer que a Lavajato avance, querem criminalizar o Deltan, Moro e outros que desafiaram o esquema. Cadê a prisão depois de condenação em 2a instância? Os tribunais no Brasil sao agentes políticos e não legais.

    1. Somos escravos pagando altos impostos para sustentar essa corja

  6. Capaz... No Brasil não tem nada disso. Aqui políticos, juiz, advogado, s são todos sérios ninguém é ladrão e corrupto. Olha a família dos PTralhas saíram para os Bostanaros acabar com a roubalheira e a corrupção. estão conseguindo. hoje é só raspadinha, cheques do Queiroz na conta da primeira dama, Carluxo enrolado, acochos com o centrão, acabar com a Lava Jato e por aí vai. Esse está moralizando o País. kkkkk.

  7. Como todos sabemos o STJ afastou o Witzel (acertadamente) por suspeitas envolvendo seu mandato. Agora há suspeitas envolvendo o filho do presidente do STJ, por sua atuação inclusive em tal Corte. Face à relação parental, o presidente deveria pedir seu afastamento, ou o STJ, por coerência e isonomia, deveria afastá-lo.

  8. Como falta um Adélio Bispo II mas com mira certeira. Esse tal de Humberto Martins já teve diversas citações, porém, tudo acaba em PIZZA e ele continua no Judicário e age como se não fosse com ele. Vocês podem imaginar a sujeria que existe por trás dessas bancas de advocacia, que inclusive tem livre acesso aos gabinetes de ministros das duas cortes do país o STJ e o STF. Em vista disso, que percebemos cada vez mais a blindagem de politicios por certos "juízes" que visam à própria sobrevivência.

  9. O que nos entristece como povo é saber que amanhã esse caso será esquecido e outros aparecerão. Esse país está nas mãos de ladrões, corruptos e bandidos, a começar pela alta cúpula do judiciário, o STF. Esse “Supremo” é a maior facção criminosa desse país e claro, os outros tribunais miram-se nas atitudes desses bandidos, infelizmente.

  10. A mobilização popular é o único caminho contra a corrupção. Tá na hora de pararmos totalmente o Brasil ou o crime vai valer a pena.

    1. Está na hora de chamar o IRA ou ETA, e explodir esse povo.

  11. Já li em outros espaços que o atual presidente da OAB federal, Felipe Santa Cruz, também está envolvido nesse lamaçal. Mas não vejo nada na Crusoé referente a ele. Os outros estarão enganados?

    1. Defendendo a Crusoé, o caso do Felipe Martins veio a tona ontem e o Cláudio Dantas noticiou ontem à noite. Hoje no Gabinete de Crise vai aprofundar o assunto.

  12. Nunca acreditei na competência e honestidade do advogado Cristiano Zanin (vulgo cabelinho ruivo e fala mansa) e de seu amigos e padrinhos advogados e sogro de advogado da família Lula, o qual ambém já foi denunciado na lava jato. Em resumo, a todos os advogados com raríssimas exceções que cabem dentro de um único elevador de capacidade pra 10 pessoas, são corruptos pela própria natureza jurídica de suas funções.dentre as exceções posso citar o jurista Sobral e outros poucos,

  13. Duvido que alguém seja preso. Juiz condenado ganha aposentadoria vitalícia. Essa é a pena máxima a um juiz. E se alguém for preso, o amigo do STF solta. Lembra? A interpretação deles mesmos sobre a nossa constituição é de que só o STF pode mandar alguém para a cadeia. Brasil o país onde o crime compensa! Batman nenhum poder teria aqui. Aliás, seria considerado um fora da lei lavajatista.

    1. O povo precisa se manifestar! As instituições apodreceram. Membros do STF, STJ, SEnado Federal, Câmara dos Deputados atacam com a ajuda de parte da imprensa, que vive de patrocínio oficial, de forma avassaladora Sérgio Moro, Deltan Dellagnol e a Lava Jato. Os poderosos corruptos e seus apoiadores, estão no comando das instituições brasileiras.

  14. Só hoje já li na Crusoé sobre 3 investigações por crimes diversos: cada qual alcançando 100.000.000,00. Vocês têm a dimensão do conjunto da obra???

  15. Como será que funciona o tráfico de influência no inferno? Um dia, seguindo o caminho de todos os mortais, irão comer grama pela raiz.

  16. A operação lava jato, apesar dos atropelos que tem sofrido, continua a fazer o seu importante trabalho para o Brasil. Tenhamos fé! Vamos lutar contra a corrupção e tantos absurdos que estão acontecendo no nosso País!!

  17. Em homenagem ao princípio da Transparência, o pai do advogado deveria pedir o boné e ir embora. Seria um ato de decência. Juvenal Canto

Mais notícias
Assine agora
TOPO