Adriano Machado/Crusoé

Em reunião secreta, Heleno e Ramagem dizem a parlamentares que Abin não comprou Pegasus

10.08.21 19:30

O general Augusto Heleno (foto), ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, e Alexandre Ramagem, diretor-geral da Abin, asseguraram a deputados e senadores que o serviço secreto do Palácio do Planalto “não comprou” o sistema de espionagem Pegasus, da empresa israelense NSO Group.

A informação foi transmitida em reunião secreta da Comissão de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso, na tarde desta terça-feira, 10. Chamados a prestar esclarecimentos pelo presidente da comissão, deputado Aécio Neves, do PSDB, Heleno e Ramagem compareceram ao Senado presencialmente, acompanhados de militares da ativa.

Crusoé apurou que a tecnologia israelense foi um dos principais assuntos dos questionamentos feitos por congressistas. Também estavam na pauta temas como o leilão do 5G e as acusações sobre o uso político da Abin para instruir a defesa do senador Flávio Bolsonaro no caso do “rachid“.

A oposição a Jair Bolsonaro no Congresso se preocupa com a compra do Pegasus. O receio se intensificou com a revelação de que o programa foi usado em diversos países para espionar opositores e jornalistas. Senadores da CPI da Covid chegaram a suspeitar que encontros fora da agenda oficial mantidos por Ernesto Araújo e Filipe Martins na “viagem do spray” a Israel, em março, pudessem ter alguma relação com a tecnologia.

Tempos atrás, como mostrou Crusoé, a Polícia Federal reuniu delegados de elite para demonstrar as funcionalidades do programa. A instituição assegura que não adquiriu o sistema.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Caro ANDRÉ, sistemas de espionagem são secretos. Certo? Assim, o país que os adquire jamais afirmará que os comprou. Ora Bolas... Geralmente usam, como cobertura, comprovantes de compras de bens de consumo imediato. Do contrário, não seriam secretos... (Risos).

    1. "Capachos"? Se há mentiras (óbvias para manter secretos os sistemas de espionagem), são, ao menos, bem diferentes das gravíssimas mentiras habituais dos capachos e filhotes da cleptocracia com DNA semelhante aos dos governantes larápios...

  2. O serviço de inteligência de um país deve ter o pegasus. O que não pode é utilizá-lo para investigar opositores, mas vagabundos é pila trás sim. Eis a razão para os mesmos estarem preocupados. Ou será que os leitores acreditam que USA, ALEMANHA, FRANÇA etc. Não tem?

    1. Os "Five Eyes" é um acordo entre: 🇱🇷,🇦🇺, 🇨🇦, 🇳🇿 e Reino Unido. Visa a cooperação entre a inteligência dessas nações. Os EUA tem duas bases em solo americano e a Pine Gap na Austrália, controlada pelos dois países. Países ricos podem se dar ao luxo de investir em espionagem. No Brasil de hoje, não é uma prioridade, mas sim um risco. Tivemos ontem a brincadeira com os blindados. Vamos deixar agora nosso governo brincar de espião? O Pegasus geraria um desequilíbrio na nossa democracia.

  3. Compraram o ""pegasus"", não há dúvida! Ótimo!!!! É uma ferramenta para fins lícitos e útil para que o feitiço vire também contra os feiticeiros!!! E por falar em ""pegasus"", tomara que a usem igualmente como um ""pega-SUS"", com os problemas ""insolúveis"" de sempre e, peguem as pesadas falcatruas do sistema, onde a facção criminosa com toda certeza deve estar, tentacularmente, envolvida também. Essa é outra ""misteriosa"" caixa preta, jamais inteiramente aberta!!!

    1. Que coisa, héééiiinnnn, General Heleno????!!!! Que coisa mais pesadamente triste uma pessoa sucumbir com sua respeitável história e sua lucidez num pântano de lama movediça, né mesmo????

  4. Compraram o ""pegasus"", não há dúvida! Ótimo!!!! É uma ferramenta para fins lícitos e útil para que o feitiço vire também contra os feiticeiros!!! E por falar em ""pegasus"", tomara que a usem igualmente como um ""pega-SUS"", com os problemas ""insolúveis"" de sempre e, peguem as pesadas falcatruas do sistema, onde a facção criminosa com toda certeza deve estar, tentacularmente, envolvida também. Essa é outra ""misteriosa"" caixa preta, jamais inteiramente aberta!!!

    1. Um dia essa """compra""" ainda será útil contra os """compradores""" sobretudo!!!!

    1. Perfeito. Ele e entorno vivem numa bolha da década de 60, tempo em q reuniões, blablabla e mentiras eram o suficiente pra enterrar fatos e verdades. Não consegue se atualizar para um mundo com olhos e ouvidos de cam por todos os cantos, com a ciência conseguindo provar, se duvidar, até o pensamento das pessoas. Esse atraso.. é uma infelicidade para o br q só perde tempo...

  5. Esses dois não são nada confiáveis, ou melhor são tão confiáveis quanto o Sociopata Genocida e sua FAMILICIA BolsoNero.

  6. lamenĺtavel, a revista renovou automaticamente a assinatura sem minha autorização, só tive informacao quando identifiquei o debito no cartao de credito.. em seguida disse que o prazo para eu cancelar havia passado 7 dias.. o contrato que assinei fui induzido ao erro que teria renovação automática... ABSURDO, pegadinha com o consumidor.. agora a devolução somente com 30 dias uteis ? desrespeito total....

    1. Nossa que falta de respeito. Fazem isso ? Já estou querendo cancelar.

  7. Que fim trágico para o general de pijama. Jogou toda a reputação no lixo ao patrocinar um genocida. Heleno fez um grande mal para o Brasil. Ninguém esquecerá o que ele fez!

Mais notícias
Assine agora
TOPO