Adriano Machado/Crusoé

Contrato da era Dilma mantido por Bolsonaro também prevê fichar detratores na rede

29.01.20 20:08

O serviço de fichamento dos principais detratores e apoiadores do governo na internet previsto na licitação lançada pelo governador paulista João Doria, do PSDB, é uma cópia do modelo de monitoramento das redes sociais que o governo federal utiliza desde 2015. Como mostrou Crusoé, o tucano pretende gastar até 15,8 milhões de reais com o pacote de comunicação digital.

O contrato assinado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em fevereiro daquele ano, no governo Dilma Rousseff, já previa, no nível de maior complexidade e custo, a identificação e análise de até 100 influenciadores, “com fichas individuais”. Eles foram classificados como “detratores” e “evangelistas”, que seriam os apoiadores do governo.

A empresa contratada pelo governo federal foi a AgenciaClick Mídia Interativa S/A, pelo valor anual de 44,7 milhões de reais. Em março do ano passado, o governo Jair Bolsonaro renovou o contrato por mais um ano, com redução de 11,1 milhões de reais no valor total, ou 25%, e supressão de alguns serviços não identificados no aditivo assinado pelo então secretário-especial de Comunicação, Floriano Barbosa de Amorim Neto.

Uma análise dos editais lançados pelo governo federal em 2014 e por Doria no último sábado, 25, mostra a reprodução idêntica de uma série de serviços de comunicação digital, como a elaboração de relatórios diários de monitoramento online da imagem do governo, indicando a “repercussão, reputação, evolução de sentimento, principais influenciadores e demais informações estratégicas para a tomada de decisões”.

Um dos itens previstos na licitação de Doria que não consta do pacote de comunicação do governo federal é a “criação de GIFs animados” como estratégia de divulgação de mensagens institucionais. O edital do governo tucano prevê custo de até 15,8 milhões de reais pelo serviço completo pelo prazo de 15 meses. A previsão é a de que os envelopes com as propostas das empresas interessadas sejam abertos no dia 16 de março.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse é o grande Mito apegado ao Lula, Dilma. A proposito voces sabem porque nem os devotos do Capitão não falam mais no corte das aposentadorias vantagens e privilégios dos ex presidentes? Sabem porque???

  2. O Dória é "declaradamente" enrustido politico de esquerda. Crusóe se destacando como mídia medíocre, no título fota no nome de Bolsonaro e no conteúdo da matéria é predominante do governo estadual do Dória. Lamentável postura da Crusoé, em especial ao Fabio.

  3. O que é isso?? China?? Russia?? Qdo interessa a Bozonaro, ele lança mão de estrategias de países autoritários! Toda essa grana é pra pagar os MAVs?? E o q acontece com os “detratores”??

    1. Acorda! ??????? Parabéns à equipe da Crusoé e de O Antagonista- um oásis em meio à mediocridade.

  4. A grana pública abunda, pelo jeito. Não há filas nos hospitais. Todos os jovens estão fazendo seus cursos de nível médio ou ocupados pelo mercado laboral. Não falta água potável, sendo o País modelar no que tange ao tratamento de esgotos. Ratos, só os de laboratório, porque o lixo é recolhido diariamente, com destinação sanitária adequada. Puro sonho! Uma das maiores cargas tributárias do planeta gera apenas bens e serviços públicos de padrão moçambicano. V. paga bacalhau, mas come carapau.

    1. Exatamente isso, Getúlio. Os ocupantes dos três poderes vivem em uma ilha da fantasia, uma realidade paralela.

  5. Coisa de DITADURA chinesa, contrato superfaturado pago com dinheiro do povo para controlar os adversários. Isso é um escândalo, é antidemocrático, são inimigos do povo brasileiro.

Mais notícias
Assine agora
TOPO