Carlos Moura/SCO/STF

Celso de Mello tira licença do STF; veja o que pode mudar na corte

19.08.20 13:32

O ministro Celso de Mello (foto) vai tirar licença do Supremo Tribunal Federal para tratamento de saúde por um prazo indeterminado. A ausência do decano pode interferir em casos sensíveis na corte.

Um deles é o pedido de suspeição apresentado pelo ex-presidente Lula contra o ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro. O processo será analisado pela Segunda Turma do STF, colegiado do qual Celso de Mello faz parte, ainda em data indefinida.

Com apenas quatro ministros na Turma, a aposta é de um placar positivo a Lula, com os votos favoráveis de Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski e contrários de Edson Fachin e Cármen Lúcia. Isso porque, em matéria criminal, o empate beneficia o réu.

Se Celso de Mello participasse do julgamento, caberia a ele desempatar o placar. O ministro costuma oscilar em seus votos relacionados à Lava Jato. Contudo, ao suspender processos contra Deltan Dallagnol no Conselho Nacional do Ministério Público, Celso sugeriu apoio a Moro. Com um placar de 3 a 2 contra o pedido de suspeição, Lula continuaria impedido de se candidatar em 2022.

Celso de Mello também é relator do inquérito que investiga a interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal. Nesta condição, cabe ao ministro autorizar ou barrar diligências, assim como estender o prazo das apurações.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. SE o Brasil fosse um país sério, Gilmar Mendes não poderia participar de nenhum julgamento envolvendo Sergio Moro ou Dallagnol, uma vez que já os acusou de diversos crimes, SEM NENHUMA PROVA, em diversas ocasiões e no próprio plenário do Supremo.

  2. O STF, nesta composição, não tem servido aos interesses da nação e do povo brasileiro, mas aos interesses de poucos; não com justiça, mas com descaradas interpretações constitucionais convenientes ou coniventes, não sei ao certo!

  3. Considerando que o ministro Celso de Mello necessite realmente de licença para tratamento de saúde, seria uma extrema canalhice a 2ª turma pautar esse julgamento justamente nesse período. Seria mais uma vergonha nacional.

    1. Elias, vergonha não existe para certos ministros, só interesses.

  4. Esse é o ocaso de um juiz de merda. Termina a vergonhosa carreira da forma mais repugnante possível. Vai haver empate na decisão que vai restituir ao Carniça o poder de disputar eleição. E aí, diz a lei, in dúbio pró reu. O pavão de Tatuí, sai com a cauda suja de bosta.

  5. Alberto (Belém-Pa). Há de prevalecer o bom senso na Segunda Turma do STF para que o processo sobre pedido de suspeição apresentado pelo ex-presidente Lula contra o ex-juiz da Lava Jato Sérgio Moro só seja apreciado quando o ministro Celso de Mello voltar de sua licença médica. Decidir sobre assunto tão polêmico sem que todos os integrantes da Segunda Turma do STF estejam presentes não contribui para a boa imagem da Suprema Corte brasileira.

  6. O Min. Celso de Mello se afasta para tratamento de saúde. Boa recuperação, e que retorne logo, pois o Brasil decente precisa muito dele.

    1. Maria vc escreveu errado porque quem precisa desse Ministro sem caráter e o Brasil (in) decente e não o contrário. STF VERGONHA (INTER) NACIONAL.

  7. O Celso de Mello não poderia votar de forma virtual como vem sendo até aqui? Parece coisa arranjada para liberar Lula de forma definitiva.

  8. Faço votos que esse pedido estranho e agravado por ser em tempo indeterminado não seja para impedir a sua substituição na sua aposentadoria compulsória que ocorrerá em novembro, além das situações apontadas ,,, ahhh esse STF ... nunca existiu nada igual , nem no imaginário de um filme de ficção científica ou de terror mesmo. Pobre Brasil!!! Até quando?

    1. Esse mesmo Celso de Mello já aprontou com o José Sarney. Na época tirou o deke da reta, lavou as mãos como Pilatos e agora repete a dose.

    1. Tem bandidos e tem figuras decentes como esse juiz. Pena que os bandidos nunca saem de com a e continuam espalhando Habeas C.!

  9. Vão liberar Lula pra concorrer e evitar Moro no 2° turno, onde poderia vencer. JB x Lula no 2° turno é vantajoso à Bolsonaro. Tudo dominado. Mercadoria comprada e paga e entregue.

    1. Como assim não se alia a bandidismo, Claudionor? Só ao Centrao? E rachadinha, nada?

    2. Temos sim Alberto! Temos o nosso presidente BOLSONARO, um homem íntegro, que não se alia com bandidos condenados e investigados, que respeita à democracia. Um governante agregador. Um pai que não move um dedo para proteger os filhos acusados de peculato e organização criminosa. Um homem que nunca enriqueceu na política, muito menos a sua família. Um presidente que prima o direito das minorias e dos mais pobres! Enfim, o meu, o teu, o nosso Jair Cloroquina MESSIAS do Centrão!

    1. Que fazer....Bolsonaro zela pela sua íntegra família, todos honestos.kkkkkkkkkkk O importante é se manter no poder .

  10. Agora vaca foi pro brejo de vez. Da-lhe Lula e seus asseclas. Brasil, o país mais bondoso do mundo com bandidos e mais duro do mundo com os honestos. Basta ver o julgamento vergonhoso que aconteceria ontem se não fosse a decisão deste Ministro, que permeia entre o excepcional e o vergonhoso.

    1. E filhos ladrão de presidente .... sempre em are a de conforto!

  11. Penso Que esse ilustre Ministro deveria logo se aposentar, e deixar o caminho livre para nova indicação, e não ficar truncando o andamento das atividades. Acho essa postura extremamente egoísta.

    1. Pra o André capacho Mendonça ser indicado? Ou o Aras destrói Lava Jato? Ou quem sabe Frederick Wassef?

  12. Não dá para confiar! Acho tudo muito suspeito! 50% eu duvido e 50% eu jogo fora. Essa justiça é uma vergonha! Só tem "arapongagem"! Muito triste!

  13. Pobre Brasil!!! Será que nosso futuro será ter como Presidente o maior de todos os ladrões? Culpa dos bolsopetistas!!!😢😢😢🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  14. Não muda nada. Essa corte (??? parece até que estamos ainda na monarquia) não está nem aí para o Brasil e seus interesses republicanos. Estão sempre usando a constituição para justificar suas decisões contra a corrupção.

  15. Uma pena, pois toda decisão em número PAR, tende a ficar em cima do muro. E principalmente em decisões dessa natureza. Vamos aguardar.

  16. Embora não se saiba ql seria a posição do Exmo. juiz Celso de Mello, só temos que lamentar e desejar breve recuperação a ele.

    1. Felizmente temos um pisicopata como presidente e uns poucos corruptos , 02/02/03. Isso é nosso circo Brasil. O resto é só alegria.

    2. Não acredito mais em nada! 50% eu duvido, 50% eu jogo fora! A justiça não pode ser "favorável a". A justiça é lei. Aqui é quem dá mais! Essa licença do ministro está muito "estranha"! Sinistro!

Mais notícias
Assine agora
TOPO