Reprodução

A volta dos violentos ‘ponchos rojos’ na Bolívia

03.11.19 11:27

Uma das milícias mais violentas da Bolívia é a dos ponchos rojos. Ela é composta por indígenas aimarás, que usam roupas vermelhas e recebem ordem diretamente do presidente Evo Morales.

Em 2007, os ponchos rojos degolaram cachorros e os penduraram em postes de La Paz. O objetivo era mostrar o que eles pretendiam fazer com os inimigos de classe. Eles voltaram a fazer essa crueldade várias vezes depois, sempre para intimidar inimigos do presidente.

Depois do primeiro turno das eleições, realizado no dia 20 de outubro, a população de diversas cidades da Bolívia começou a protestar. Morales então mandou que os grupos que o apoiam cercassem as cidades onde os protestos ocorriam.

Em La Paz, na quinta-feira, 31, os ponchos rojos atacaram com paus e chicotes os médicos, enfermeiras e funcionários do Hospital Obrero (foto). Com seus aventais e roupas brancas, os profissionais de saúde participavam de uma manifestação na rua gritando palavras de ordem contra o governo.

Os ponchos rojos tentaram entrar no hospital e ameaçaram chicotear os médicos, mas foram impedidos por populares que estavam no local. A polícia não agiu. Quinze pessoas ficaram feridas.

“Há uma década, os ponchos rojos tinham um papel simbólico para os que apoiavam o Movimento ao Socialismo, o partido de Morales”, diz a cientista política boliviana Jimena Costa. “Hoje eles não passam de uma tropa de choque do governo.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ele ainda não é um Maduro, mas se continuar forçando a barra nada impede que ele o seja. Aí a coisa será muito mais complicada. Ele ainda tem bastante tempo para viver, para que gastá-lo com cismas e desconfianças de que a qq momento alguém pode traí-lo ou derrubá-lo, fora ter que massacrar o povo a troco de nada, já que ele deve ter conseguido o suficiente para levar uma vida minimamente confortável.

  2. Conforme explicitado, um resultado que poderia agradar aos dois lados e convencer Evo é um que restituísse os mecanismos, além de fortalecê-los, mas tb desse uma opção de saída "honrosa" a Evo e os seus, inclusive pq se a corrupção é disseminada, ninguém é tão limpo e puro assim, todo mundo tem alguma coisa a esconder. Se Evo ainda não se convenceu que ele já esticou a corda mais do que o suficiente, então é pq não tem jeito.

  3. Qq possibilidade que envolva Evo como presidente já soará como fraude e golpe para o lado adversário. No entanto, se fosse possível se eleger uma Assembleia Constituinte (sem fraudes), pode ser que aceitassem que ele continuasse como uma espécie de presidente interino enquanto o impasse não se resolve, já que ele é o ocupante atual do posto e as eleições estão indefinidas. Dentro disto as forças sociais dentro da Bolívia se movimentariam de forma a tentar defender seus interesses.

  4. Tal coisa poderia ser mais viável se envolvesse atores da esquerda e da direita latino-americana e até externos. Este processo certamente não se daria em prazo menor do que um ano, considerando-se todas as arestas que precisam ser aparadas, o cabo de guerra e jogo de empurra-empurra. Até que se alcance um ajuste razoável para ambos o lado, há muito troca de insultos e acusações, sensação de que um lado está tentando levar vantagem ou sendo insensível, coisas do ser humano.

  5. Além do mais, o cenário de uma nova Bolívia mais consciente, democrática e pronta para sair do subdesenvolvimento é tudo, menos realista. O processo de desenvolvimento leva anos, décadas, se as condições não existirem, não adianta achar que ele se dará. Mas o que pode ser pensado é exatamente em se construir as condições para que ele se dê gradualmente ao longo do tempo. Uma espécie de mediação entre Evo e seus opositores parece ser algo sensato.

  6. 14. CENÁRIOS POSSÍVEIS: TRANSIÇÃO, RUPTURA, CONTINUIDADE Diante disto, qual seria a melhor saída. Que Evo deixasse o poder por vontade própria e que os mecanismos que ele desvirtuou fossem não só reconstituídos, mas tb fortalecidos. É claro que ele não teria nenhum interesse em sair sem uma garantia mínima de que lhe imputarão crimes. E claro que, sendo assim, ele provavelmente iria querer que outros saíssem com a garantia de que não lhes será imputado crimes.

  7. O Brasil é um grande exemplo de como a corrupção não morre pq aqueles que deveriam investigar CORRUPTOS e CORRUPTORES são eles mesmos CORRUPTOS e CORRUPTORES. Portanto, tudo que se pode esperar de um sujeito que julga a si mesmo, é que ele se auto-absolva e indulte. Portanto, sem se remover a corrupção que "entope" o sistema judicial da corrupção, a justiça não pode realizar naturalmente a função de autolimpeza que serve para manter a democracia livre de impurezas.

  8. Se o novo presidente viesse a ser um populista, ele teria tudo já prontinho para só chegar ao poder, se associar aos CORRUPTOS e PARASITAS que já estão na máquina, deixando a coisa rolar enquanto desse. Dependendo de todos os outros tópicos, a melhor saída para a Bolívia seria uma nova Constituição, restituindo os princípios que foram quebrados e removendo aqueles que apresentam vício de origem. Sobretudo, uma nova Constituição deveria servir exatamente para se quebrar os círculos viciosos.

  9. Nem os apoiadores dele devem acreditar nisto, fecham os olhos pq acham que o resultado lhes é favorável, nada mais. Se seus oponentes sabem que ele está ferido, pq largariam o osso? 13. NECESSIDADE DE UMA NOVA CONSTITUIÇÃO, EM VIRTUDE DA DESFIGURAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO PROMOVIDA POR EVO Se Evo desfigurou a Constituição para aparelhar o Estado e se sustentar no poder, então não é impossível que o próximo que entrar no lugar dele opte por deixar tudo como está.

  10. Evo só colocou o dedo na própria ferida com "eleição" em primeiro turno. Se para todos os efeitos ele não conseguiu vencer o segundo colocado, sendo que ele aparelhou todo o sistema eleitoral, então a maior possibilidade é de que, se as eleições não estivessem viciadas, quem perderia em primeiro turno seria ele. Além de dizer que foram derrotados, Evo ainda chamou os opositores de idiotas, pq só sendo idiota para acreditar que ele ganhou no primeiro turno.

  11. Dentro desta perspectiva, caso Evo consiga permanecer no poder, ele precisaria de apoio das FAs e do crime organizado, se aproximando perigosamente de Maduro, restando somente acabar com o sistema econômico para enfraquecer seus oponentes e aumentar ainda mais a dependência de seus apoiadores. É um cenário indesejável. 12. EVO ESTÁ FERIDO E OS MANIFESTANTES SENTIRAM O GOSTO DE SANGUE O episódio da eleição serviu só para aumentar mais ainda a ferida que já existia.

  12. 11. SATURAÇÃO COM EVO Este elemento é relevante pq dependendo do nível de saturação da parcela da população que não simpatiza com ele, qq possibilidade de ele continuar no poder representará uma ofensa e ruptura de qq fiapo democrático que ainda pudesse existir na cabeça destas pessoas. Elas se convencerão de vez que só se livrarão de Evo através de medidas radicais e que não passem pelo Estado, pois este encontra-se dominado por Evo e os seus.

  13. 10. CHOQUES NO BRASIL E EM VIZINHOS QUE PODEM PROPAGAR PARA A BOLÍVIA POSTERIORMENTE Supondo que Evo maneje ficar no poder, mas qual seria o efeito de possíveis revelações de corrupção que porventura possam abranger as relações de Evo com o governo do PT no Brasil e o regime bolivariano da Venezuela. Dependendo do teor destas revelações, isto só se somaria à insatisfação já acumulada para que bastasse uma centelha mínima para colocar fogo em todo o barril de pólvora.

  14. 9. SATURAÇÃO E DESMORALIZAÇÃO DE EVO 15 anos de um governo que surfou uma onda favorável, mas não se preparou para os ventos desfavoráveis é mais do que suficiente para corroer o apoio popular de qq governante. Não só há os erros de Evo, mas tb as próprias vulnerabilidades e deficiências da sociedade boliviana. O episódio das eleições só serviu para expor ainda mais a fraqueza dele e aumentar a insatisfação daqueles que já estavam descontentes com o governo dele.

  15. 8. DEPENDÊNCIA ECONÔMICA DO TRÁFICO Quanto mais fraca a economia, maior a dependência do tráfico de drogas, uma vez que o PIB deste normalmente não é afetado por crises econômicas regionais. Portanto, um cenário similar ao da Venezuela com Evo acossado somente serviria para fortalecer a mão do tráfico sobre a economia e, consequentemente, sobre o próprio Evo, o Estado e a sociedade, que estariam naturalmente reféns deste em função do poder econômico.

  16. Uma economia frágil com um Estado corrupto é a oportunidade perfeita para que o crime organizado se alastre e permeie todo o sistema social, contaminando e minando as instituições. 7. GRAU DE DISTORÇÃO NOS MECANISMOS E INSTITUIÇÕES PROVOCADAS POR EVO Para se manter no poder, Evo teve que debilitar os mecanismos constitucionais e as instituições. O que não seria possível sem o aparelhamento do Estado e a construção de uma rede de favores.

  17. 5. JUDICIÁRIO CORROMPIDO? É óbvio que um judiciário corrompido trabalhará para manter a corrupção exatamente como ela está, além de que certamente ter sido aparelhado por Evo. Não adianta trocar o maestro se o problema for a orquestra, ela vai continuar desafinando, apesar que uma coisa e outra acabam por estar vinculadas. 6. INFILTRAÇÃO DO TRÁFICO NO ESTADO (JUDICIÁRIO, EXÉRCITO) Se já é difícil remover a corrupção de dentro da máquina pública, imagine quando ela se associa ao tráfico.

  18. 4. EXÉRCITO CORROMPIDO? Se as FAs estão corrompidas, então não há a menor chance de Evo sair, a não ser que ele sofra um golpe. Aí tb é importante se distinguir o tipo de corrompimento, pois como seria possível se limpar o sistema político boliviano sem se limpar as FAs? Além disto, há tb a questão de haver alguma banda boa e outra podre que pudessem conduzir a um racha nas FAs. Mas ruptura institucional não parece ser uma boa saída, militares são treinados para mandar e exigir, não pedir.

  19. Quando o sistema social se encontra refém do crime e da corrupção, naturalmente ambas acabarão por se encontrar e se imiscuir, pois há uma clara divergência por se tratarem de atividades ilegais e que movimentam muito dinheiro. Desta forma, há que se pensar em qual o grau de contaminação das instituições bolivianas em decorrência da corrupção e, automaticamente, do tráfico de drogas. A contaminação certamente é suficiente para Evo não querer sair e outro que entrar logo ser cooptado.

  20. Portanto, em termos de combate ao tráfico de drogas, parece ser tão relevante quanto o combate, se impedir que a economia boliviana se deteriore, tornando-se mais refém deste. 3. GRAU DE CONTAMINAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES Se o tráfico é fator relevante e preponderante dentro da sociedade e da economia boliviana, então há que se falar do grau de contaminação das instituições em virtude disto. Ressaltando que existe uma afinidade natural deste com a corrupção.

  21. Baixa escolaridade, baixa diversidade econômica, ancestralidade, identidade social dos povos indígenas, efeitos em altitudes elevadas, lucratividade, fazem com que o plantio e consumo de folhas de coca estejam inseridos na sociedade boliviana. Unindo-se a fome com a vontade de comer, naturalmente que entre o lícito e o ilícito surge uma fronteira que é indiscernível e que muitas vezes será cruzada pelo crime, já que nem quando as fronteiras estão claras, este as respeita.

  22. Fora aspectos sociais e econômicos, o próprio relevo e altitude bolivianos representam um incentivo para o cultivo da folha de coca, o que faz da Bolívia uma fonte natural para a produção de cocaína (há que se ressaltar que os primeiros traficantes que se tem notícia nas Américas foram os colonizadores espanhóis). A folha de coca está integrada à cultura e até à religião andina, sendo elemento ancestral e primordial para se entender o contexto, as relações e interações que formam o meio social.

  23. Afinal, a demanda por cocaína é relativamente inelástica e não sofre de choques exógenos que podem colocá-la em xeque. Ou seja, em uma economia dependente e infectada pelo tráfico de drogas, a fraqueza da economia "legal" representa aumento das atividades relacionadas ao tráfico de entorpecentes e, subsequente, aumento de poder de TRAFICANTES e gente associadas ao crime. 2. INSERÇÃO SOCIAL DA FOLHA DE COCA, INCLUINDO FATORES ECONÔMICOS, PSICOSSOCIAIS E CULTURAIS

  24. 1. NÍVEL DE SUBDESENVOLVIMENTO ECONÔMICO A Bolívia não tem uma economia desenvolvida e diversificada, o nível educacional da população tb não é elevado, o que torna o país dependente. Uma vez que o sistema econômico é frágil, isto significa que a economia está refém das atividades mais relevantes e, em especial pelo histórico do país, que a economia está refém do tráfico de drogas. Se a economia "legal" sofresse qq abalo, isto significaria que o tráfico de drogas se fortaleceria.

  25. CONTINUANDO 8. DESMORALIZAÇÃO DE EVO 9. CHOQUES NO BRASIL E EM VIZINHOS QUE PODEM PROPAGAR PARA A BOLÍVIA POSTERIORMENTE 10. SATURAÇÃO COM EVO (OS QUE O DETESTAM JÁ O AGUENTARAM POR 15 ANOS, AGUENTAR MAIS 5 É UMA GRANDE OFENSA) 11. EVO ESTÁ FERIDO E OS MANIFESTANTES SENTIRAM O GOSTO DE SANGUE 12. NECESSIDADE DE UMA NOVA CONSTITUIÇÃO, EM VIRTUDE DA DESFIGURAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO PROMOVIDA POR EVO 13. CENÁRIOS POSSÍVEIS: TRANSIÇÃO, RUPTURA, CONTINUIDADE

  26. TÓPICOS PARA ANÁLISE DE CENÁRIO 1. NÍVEL DE SUBDESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2. INSERÇÃO SOCIAL DA FOLHA DE COCA, INCLUINDO FATORES ECONÔMICOS, PSICOSOCIAIS E CULTURAIS (PARTE DA CULTURA ANCESTRAL DO PAÍS, INCLUSIVE DEVIDO À ALTITUDE) GRAU DE CONTAMINAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES 3. EXÉRCITO CORROMPIDO? 4. JUDICIÁRIO CORROMPIDO? 5. INFILTRAÇÃO DO TRÁFICO NO ESTADO (JUDICIÁRIO, EXÉRCITO) 6. GRAU DE DISTORÇÃO NOS MECANISMOS E INSTITUIÇÕES PROVOCADAS POR EVO 7. DEPENDÊNCIA ECONÔMICA DO TRÁFICO

  27. CONTINUANDO... DESMORALIZAÇÃO DE EVO CHOQUES NO BRASIL E EM VIZINHOS QUE PODEM PROPAGAR PARA A BOLÍVIA POSTERIORMENTE SATURAÇÃO COM EVO (OS QUE O DETESTAM JÁ O AGUENTARAM POR 15 ANOS, AGUENTAR MAIS 5 É UMA GRANDE OFENSA) EVO ESTÁ FERIDO E OS MANIFESTANTES SENTIRAM O GOSTO DE SANGUE NECESSIDADE DE UMA NOVA CONSTITUIÇÃO, EM VIRTUDE DA DESFIGURAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO PROMOVIDA POR EVO CENÁRIOS POSSÍVEIS: TRANSIÇÃO, RUPTURA, CONTINUIDADE REPETINDO, MAS EM TÓPICOS PARA MAIOR CLAREZA

  28. As respostas para as perguntas abaixo podem servir para que se faça uma análise mais apurada da conjuntura na Bolívia. NÍVEL DE SUBDESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PLANTIO DE FOLHA DE COCA, INCLUINDO MENTALIDADE E CULTURA LOCAL GRAU DE CONTAMINAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES EXÉRCITO CORROMPIDO? JUDICIÁRIO CORROMPIDO? INFILTRAÇÃO DO TRÁFICO NO ESTADO (JUDICIÁRIO, EXÉRCITO) GRAU DE DISTORÇÃO NOS MECANISMOS E INSTITUIÇÕES PROVOCADAS POR EVO DEPENDÊNCIA ECONÔMICA DO TRÁFICO

  29. Restaria Evo ser derrubado, mas qual a chance disto? E os custos? Mudaria alguma coisa ou dependendo só ser inverteria o sinal e se manteria todo o sistema enviesado e corrompido? Há que se considerar o meio social e os elementos que o permeiam. Cada elemento social se inter-relaciona e interage com outros para determinar a lógica e o nível de atrito do sistema social boliviano. Portanto, para se entender adequadamente o cenário boliviano, é propício que se apreenda estes elementos e seus pesos.

  30. Se para a turma anti-Evo já era intolerável aceitá-lo no poder antes, agora é que será menos ainda. Como vão aceitar que ele continue presidente com todos os indicativos de que houve uma fraude? O que ele fez foi equivalente a dar um tapa na cara dos que não o apoiam e ele ainda espera que eles engulam em seco. Por outro lado, qual a chance de ele aceitar sair? Provavelmente zero, já que não se trata só de manter o poder, mas evitar que haja uma devassa no governo e atos deste.

  31. Qq um com um pingo de bom senso e sabedor de que já não conta com as graças da população teria levado a votação para o segundo turno e vencido com uma pequena margem, dando assim o mínimo de motivos para qq alegação, mesmo que verdadeiras. Em tese, há três cenários na Bolívia: Evo sai por vontade própria, ele é derrubado ou ele dá um golpe. Deve-se ressaltar que depois da fraude paquidérmica no primeiro turno, ele continuar no poder já significaria um golpe na visão de seus adversários.

  32. Se, na vida, até o que é agradável e prazeroso enjoa, imagine a dominação e submissão a um regime ou governo repulsivo e desagradável. A corda já estava esticada e Evo ainda está tentando esticar mais. Desde o início do ano já havia indicativos que ele não teria facilidade, mas mesmo assim, o que ele fez? Não bastasse controlar o sistema eleitoral, ele ainda paralisou a contagem e do nada surgiu vencendo no primeiro turno. Sutil como um elefante.

    1. Também já vimos algo parecido na Itália e na Alemanha.

  33. No Brasil, os milicianos do Bozo são chamados de “laranjinhas”, recebem prêmios concedidos pela família, matam políticos e são comandados pelo Queiroz e Carluxo. Cada ditador com a sua milícia preferida.

    1. É José... esqueceu de comentar sobre os capangas do PT e de seu presidiário favorito no caso do Celso Daniel e de oito testemunhas.

    2. Quantas vezes você ficou na fila para ser burro e tapado?

  34. Ponchos Vermelhos é a milícia de Morales. Igual a milícia de Maduro, são responsáveis para manter a "democracia" das esquerdas. Quem há de contestar ?

    1. não só defendem o socialismo,também a produção de drogas ilícitas ,e esso que interessa a esse governo.

  35. Coisa feia em Presidente Evo Morales, os socialistas são todos iguais, muda só o endereço! O "poder" é tudo na opinião de vocês, a população que passe fome como na Venezuela! Não terás dias tranquilos!

  36. Como sempre falo, cada candidato tem o seu grupo favorito de milicianos. No caso do Bozo, a milícia nem precisa usar poncho rojo para ser identificada.

  37. Bolsoescroto, seus filhos e suas milícias (digitais e física) estão indo pelo mesmo caminho. O Brasil está se tornando uma Venezuela de direita.

  38. Incitar sua milícia a cometer suas brutalidades costumeiras já seria motivo de destituir e prender o cocaleiro Morales. Socialista podre.

  39. Nas Repúblicas bananeiras tudo é possível .Aqui na República das Banânias o MST realiza esta função ,e de forma um pouco mais sofisticada o STF .

  40. Essa é a democracia deles. O povo boliviano tem q ir pra cima. Canalhas fraudadores de urnas, como Evo , estão implantando ditaduras de ladrões. Mantendo o povo na miséria e engordando suas contas no exterior. E a chave do cofre da A. Lalina é o Brasil de Lula. Eles vão fazer de tudo pra voltar, mas não vencerão

    1. Não somente ao Brasil, mas em toda América Latina. Precisamos nos unir e agir, o Foro de São Paulo não está de brincadeira.

  41. O medo é a arma... o medo traz a dominação. Interessante o caso do hospital que populares impediram dos rojos adentrarem... precisamos aprender a enfrentar, a reagir..

  42. Será que esses MARGINAIS maduro e morales esqueceram-se de como terminaram os outros sanguinários sadam hussein, muamar kadafi, bin laden, o idiota chefe do ei, muitos outros e suas respectivas crias? Logo, logo esses 2 se encontrarão com eles onde Dante Alighieri nem ousou descrever!!! Aqui mesmo, na Terra.

    1. Malvados de todo gênero e de todas as nacionalidades....lembrai-vos!!!.......

  43. Não duvido que em pouco tempo teremos alguma coisa parecida no Brasil. O Lula dizia que tinha o exército do MST. Como o governo atual gosta de copiar os petralhas, logo, logo terá sua milícia oficial.

    1. Copiar os petralhas? Ivo, você está no grupo errado!

  44. Comunistas dominando uni-vos! Assim será mais fácil identifica-lós e destruí-los. Muito bom. Agora o isentismo se enrolou. Ou se é a favor do comunismo ou contra ele. A opinião isenta será trucidada por um dos lados. Se comunistas foram os que mais mataram comunistas imaginem o que farão com isentões do estado demolido de direito. Aguardem e se preparem. A guerra já começou e logo chegará na terra de Santa Cruz!

  45. Pois é... Eu que achei até simpática aquela atitude do índio cocaleiro, em solicitar uma auditoria externa no recente pleito, tanto que até o elogiei por isso. Mas agora vejo que era só uma forma de se parecer como um indivíduo respeitador das leis, um indivíduo com porte de estadista, etc e tal... Prova mais uma vez que não se deve confiar nas atitudes desses esquerdistas, por mais simpáticas que elas sejam.

  46. Os nossos irmãos bolivianos e venezuelanos estão precisando é de uns bons snipers!!! Com eles o problema desses marginais ditadores, néscios e covardes, já teria sido cirurgicamente resolvido, exatamente como foi o do Bin Laden.

  47. O destino desse ditador de segunda classe, Evo Morales e outros ditadores latinos é o esquartejamento por parte da população. Este filme não é novo, chega uma hora que o povo percebe todas as mazelas e aí enfurecido começa a fazer justiçamentos. É só esperar.

    1. Já houve um empalhamento. Líbia. Pode ser que ocorra novamente.

    1. Lá também, em nome da “paz”, se promoveu o desarmamento da população. E o governo está armado até os dentes, pois como já se denunciou (Ver “ Chaves, o espectro “ autor Luciano Coutinho) existe uma ponte aérea Bolívia-Venezuela que leva cocaina e traz armas.

    2. Por que ele tem o poder das armas, assim como o maduro. Isso é o pior problema enfrentado por um povo desarmado, em que não tem força para desafiar o próprio governo tirânico.

Mais notícias
Assine agora
TOPO