Adriano Machado/Crusoé

A preocupação da área econômica com a votação da reforma tributária

16.10.19 08:28

Integrantes da equipe econômica têm demonstrado a lideranças partidárias do Congresso preocupação com o impacto da votação da reforma tributária sobre o crescimento do país no curto prazo.

Segundo parlamentares, auxiliares do ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), dizem, nos bastidores, temer que a análise de uma ampla reforma retarde a retomada do crescimento econômico.

A avaliação seria de que, diante da complexidade do tema, a reforma levaria algum tempo para ser aprovada, o que pode fazer investidores adiarem seus investimentos à espera de novas regras tributárias.

Auxilares de Guedes dizem no Congresso que essa demora pode retardar de oito a 12 meses a retomada do crescimento. Por isso, defendem aprovar agora só a unificação de impostos federais, deixando a reforma ampla para 2020.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. agir com bom senso é isso. Tema muito complexo e de fato demorado. Se pauta-lo os investidores vão querer esperar mais, Isso por óbvio não é nada bom para o país.

  2. Terão que ser práticos. O país não pode ficar esperando a boa vontade de um congresso chantagista e ainda dominado por velhos abutres.

    1. Exatamente!!! A chantagem sempre esteve presente nesse desprezível congresso!!!!

  3. Guedes sensato como sempre. Isso me parece metodologia AGIL onde prioriza-se as entregas por benefícios imediatos, e os temais mais complicados vão se maturando com o tempo e a sensação de benefícios é imediato para a economia.

  4. Esse farsante está mais perdido que cachorro em dia de mudança. Achou que governar o país seria como operar na bolsa. O Brasil não é para amadores.

  5. Com este parlamento brasileiro e ai me refiro as duas casas, o prazo de 1 ano é um cenário otimista. O que esperar de deputados e senadores que pensam apenas em seus próprios umbigos, as prioridades do país viram moedas de troca para o toma lá da cá. A quantidade absurda de partidos que sobrevivem as custas do dinheiro público é enorme. Cada vez mais me convenço de que JB, poderia ter feito mais pelo país se tivesse feito uma REFORMA POLÍTICA, fecha tudo Limpa e convoca novas eleições.

    1. Quem está na política tem um pé no chiqueiro!! Um deles tera´de se rebelar e fazer à força!! Santa inocência acreditar no Estado Democrático de Direito, ele existe para os chefões mafiosos calar a sociedade e mostrar a força do Estado. Fecha tudo, reforma com 4 partidos, voto distrital puro, fim da reeleição para todos os cargos e convocação de novas eleições em 90 dias. Quem tem mais uma legislatura...fora!

    2. Sabe porque ele não faz? Simples! A constituição não deixa e, mais ainda, ele não tem legitimidade e poder para fazer tal coisa. Lembre-se que ele passou quase 30 anos no congresso, roubou 60 milhões dos cofres públicos e nunca fez nada pelo povo, absolutamente nada. Entendeu agora? Ou precisa desenhar?

  6. É preciso reduzir esse número de políticos em, ao menos, 35%, em todos os níveis, além de acabar com essa excrescência que é salário para vereador em cidades que não se sustentam sem o FPM.

    1. ..concordo c vc e com Guedes! Mas os demagogos jamais aprovarão..para eles que interessa é a aprovação popular fingindo- se serem contrários a cpmf para se reeleger//só isso

  7. Guedes apenas não explicou por que a Reforma Tributária do Executivo está ainda no forno, quando o Senado já tem a sua (Hauly) e a Câmara outra (Appy). O Congresso, para protagonismo político de Maia e Alcolumbre irá acabar por aprovar uma própria (conjunta) e dar um chapéu no JB, apenas preocupado com a bufunfa do Bivar e seu projeto político familiar, nada preocupado com o "Brasil acima de tudo". Esse é o JB em carne e osso.

    1. É Tino, este governo está realmente derretendo. Não sabe o que faz com nada. A economia está estagnada, os investidores sérios estão distantes e nossa imagem ao redor do mundo está um desastre. E o Messias ainda vem dizer que é culpa da imprensa e dos vermelinhos. Ele parece que não se vê no espelho. Possivelmente a visão dele hoje está totalmente alaranjada.

  8. Segundo KAJURU, a verdadeira reforma tributaria comeca pelo corte dos gastos com os politicos, em no minimo 50 %, equipe que trabalha contra a patria amada, raras excecoes e produzem, nada. kkk Isso vai acontecer, aqui, NEVER. Entao, nem precisa, vai apenas fuder a pobreza.

  9. Ah, o congresso! Será que precisamos mesmo de um congresso? Considerando que sim, e que já o temos, precisa ser desse tamanho? No Peru, a popularidade do presidente cresceu absurdamente no momento em que fechou o congresso.. porque queriam frear as investigações de corrupção nas obras da...Odebrecht!. Aqui no RS, saiu no jornal outro dia, metade dos municípios não têm dinheiro para a folha dos seus vereadores! A falta tem de ser custeada pelo gov. Federal. Chega de tantos políticos!

    1. Enquanto isso nao for feito, quem paga a conta, somos nos, nao importa se pobres, classe media ou ricos. Quem paga esses imundos a um custo de quase QUATRO TRILHOS, somos nos. Isso vai ser reparado algun dia, NUNCA, direito addquiridos, segundo eles. Quem se fode, e o povao. Peso politico, kkkkk constituicao, a mesma do xico de roma. kkk

    2. O radicalismo nos faz esquecer da teoria política por trás da Constituição. É cada uma que se escuta por aí...Temos 3 senadores porque os Estados tem o mesmo peso político. Funciona nos países mais avançados. A redução dos custos com a classe política ñ passa pela redução no número de senadores. Na Câmara é diferente, o que tem repercussão nas Assembleias. Já no caso dos vereadores, é ainda mais simples mexer, inclusive até instituir legislativos municipais sem ônus para o contribuinte

    3. Porque esses estados do norte e nordeste tem 3 senadores, os mesmos 3 tem os estados que produzem nossa economia. Isso e um erro que deve ser consertado, porque sustentar esses KU lumbres, maias, renans, collors, sarneis, da vida, sempre, ainda mandando e desmandando em cima de quem produz. Isso falando no senado, e no congresso e demais. Vamos trazer o Martin Viscarra pra ca, porque o borsonaro, nao tem culhoes, so bravatas que nao viram nada.

    4. concordo em número é grau. E também, chega de mordomias políticas e jurídicas.

  10. Acho sensata a ponderação da equipe econômica. Ninguém investe, a não ser em negócios excepcionais, onde o risco compensa, em um país sem segurança jurídica, econômica, política e pública.

Mais notícias
Assine agora
TOPO