MarioSabino

Feliz aniversário, Mario

02.04.21

Na semana que vem faço aniversário. Já ganhei dois presentes. O primeiro foi a edição turca do meu romance de estreia, O Dia em que Matei meu Pai. Agora são doze os países nos quais o livro foi publicado, afora o Brasil. Foi um presente-surpresa. Embora soubesse obviamente que os direitos do romance haviam sido comprados por uma editora de Ancara (gente muito simpática e atenciosa), eu não sabia que o livro já havia sido publicado. Fui informado via Instagram, rede social no qual dou espiadas de vez em quando via perfil de O Antagonista. Enviei mensagem para a minha agente literária em Londres, responsável pela venda dos direitos para a editora turca, perguntando se ela havia recebido cópias. Em geral, as editoras estrangeiras mandam os exemplares para ela, e ela os expede para mim. “Vão mandar diretamente para você. A situação está confusa na Turquia (como em todo lugar, embora não tão ruim como onde você está), e por isso o serviço de correio foi afetado”, escreveu a Laura Susijn. Perguntei se já havia sido vacinada. Sim, receberá a segunda dose em 30 de maio. Em seguida, fez a ressalva: “Como os britânicos continuam a comportar-se como idiotas, eu não estou certa de que essa saga já terminou”.

Faz quase dez anos que não vejo a Laura. Da última vez, ela estava de passagem por Paris e nos encontramos num café próximo à Gare du Nord, de onde seguiria para Londres, vinda de férias na Itália. É uma holandesa que gosta de montanhas. Logo depois, ela me disse que uma revista do Líbano, Portal 9, encomendara a mim um texto para um número especial sobre o tema “praças”. Como eu morava numa praça, eu a usei como ponto de partida para falar da minha solidão (e, quem sabe, da sua igualmente). A Laura estudou filosofia na França nos anos 1980. Alta como quase toda holandesa, a meninada que lhe era vizinha em Paris a chamava de “Tour Eiffel”. Ela é divertida. Certa feita, também na capital francesa, estávamos numa festa de música e bebidas ruins e a Laura se dirigiu ao garçom pedindo “Une autre punition, s’il vous plaît”. Ri muito.

A última imagem que tenho dela, no entanto, é a de uma tulipa vermelha. Emprestei-lhe o apartamento em Paris para que ficasse alguns dias e, quando cheguei, lá estava a tulipa em cima da mesa, com um cartão de agradecimento.  Era primavera, véspera do meu aniversário de 52, 53 anos? Não lembro, já são anos demais.

O primeiro presente, portanto, foi a edição turca do meu romance de estreia, como disse. O segundo foi uma decisão do ministro Alexandre de Moraes. Ele indeferiu o pedido do meu advogado, André Marsiglia dos Santos, para que a Crusoé, O Antagonista e eu fôssemos excluídos do inquérito do fim do mundo, aberto de ofício por Dias Toffoli, em 2019, para investigar ameaças ao Supremo Tribunal Federal. Foi no âmbito desse inquérito que a Crusoé — e O Antagonista — foram censurados e o ministro determinou que eu prestasse depoimento a um delegado da Polícia Federal. Como talvez você lembre, o motivo dessa delicadeza toda foi termos publicado uma reportagem baseada em documento legal sobre o codinome de Dias Toffoli usado por Marcelo Odebrecht em mensagem endereçada a um executivo da empreiteira que mantinha um departamento dedicado a pagar propinas em Brasília.

Dois anos depois, o advogado André Marsiglia dos Santos fundamentou o seu pedido na decisão do ministro Edson Fachin, referendada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal, de retirar do inquérito do fim do mundo veículos jornalísticos e, por tabela, jornalistas. O meu advogado sustentou que “já demonstram nos autos deste inquérito que a reportagem jornalística por eles produzida, no caso, de título ‘O amigo do amigo de meu pai’, e divulgada através da revista eletrônica ‘Crusoé’ e do website ‘O Antagonista’, não se trata de fake news, na medida em que dotada de conteúdo verídico, sem emissão de juízo de valor e muito menos ameaça a algum membro desta Corte Suprema de Justiça”.

Alexandre Moraes indeferiu o pedido da seguinte maneira: “Requerem, tendo em vista a atuação jornalística regular e legítima exercida, sejam devidamente excluídos/retirados do inquérito e deixem de figurar como investigados. É a síntese do pedido. INDEFIRO o pedido, em razão das investigações ainda em curso, não sendo o momento procedimental adequado para análise da referida manifestação”.

Quem sou eu para discutir decisão judicial, não é mesmo? Mas uma questão surgiu e desapareceu para mim: ou o ministro não considera a Crusoé e O Antagonista veículos jornalísticos, e nem a mim jornalista, ou ele está afrontando o ministro Fachin e o plenário do STF. Deve ser uma falsa questão. Estou longe de imaginar ainda que Alexandre de Moraes esteja nos mantendo no inquérito para tentar nos amordaçar, uma vez que, depois da derrapada na censura, vem defendendo a liberdade de expressão. Também longe de mim pensar que o ministro está levando a sério a patacoada do procurador-geral da República, Augusto Aras, que pediu para incluir no inquérito comentários desagradáveis de leitores, como se fôssemos cúmplices, sei lá, de um conspiração contra o Supremo.

Não imagino nem penso mais nada sobre esse assunto. Se você já cansou dele, imagine eu. O presente de aniversário que o ministro Alexandre de Moraes me deu foi esclarecer que sou investigado no inquérito do fim do mundo. Quando ele me mandou para a Polícia Federal, dois anos atrás, o delegado não sabia dizer em qual condição eu estava ali: se na de testemunha, colaborador ou investigado. Agora sei.

Existe o mundo de Laura Susijn, que me dá chance de ser representado pela mesma agente literária de Peter Ackroyd, e existe o Brasil, onde sou colocado ao lado do rebotalho bolsonarista. Fui presenteado por ambos os mundos neste aniversário e deixo o meu obrigado.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O que o pleno do STF aprova, por unanimidade ou não, não tem nenhum valor para os Ministros nas decisões nas turmas que votam de maneira oposta ao que decidiram no pleno. A pergunta que não quer calar, PARA QUE ESSAS TURMAS? Junto com juizes políticos essas turmas são uma desgraça para o péssimo ambiente existente no STF.

  2. Brasil em Lockdown atingiu o maior número de mortes por Covid por dia. Será que esses Governadores entenderam, ou precisa desenhar ?

  3. Parabens a nós, porque somos do mesmo dia, mas estou alguns anos na frente. Felicidades nos seus 58 anos e que sigamos sempre juntos, você escrevendo e eu me deliciando com seus textos. Muitas alegrias e amor em sua vida. 🍾

  4. Primeiro gostaria de registrar meu orgulho de ter neste país jornalista sério, com integridade moral e intelectual como você. Agora registro meus votos de saúde, felicidade e sucesso.

  5. existe o seu terceiro mundo dos leitores que unem esses dois mundos que citou. eu humildemente me incluo no seu terceiro mundo e deixo aqui meu obrigado e parabéns para nós por mais um ano vividos juntos através de seus textos. respire e continue!

  6. O stf é um centro circense e de prestidigitação, mas imprevisível e tirano. Falam em estado de direito e promovem insegurança jurídica.

  7. Parabéns, Mário Sabino, mais um ariano intrépido, valente e obstinado na persecução de suas metas e na realização de sonhos. Conheço de perto essa turma e amo... feliz aniversário!!!

  8. Faço aniversário em maio. Vou fazer como Eustáquio, me dar de presente o seu livro. Parabéns, Mario Sabino. Esse Alexandre de Moraes, apesar de todo o poder que tem, é um mediocre.

  9. Eu também faço a aniversário daqui a 14 dias. Meu presente será seu livro. Já vou procurá-lo aqui, de imediato, e me dar de presente. Obrigado por tudo aquilo com que você nos brinda semanalmente.

  10. Parabéns Mario pelo seu niver ! Que vc possa continuar nos brindando ricamente com seus artigos lúcidos ! Não ligue para Alexandre de Moraes. Ele não chega a seus pés !

  11. Os brasileiros olham estupefatos a composição mais indigna, antidemocrática, autoritária e parcial desta instituição “superior”.

  12. Parabéns, caro jornalista! Não sei o que o leva a continuar nesta profissão neste país, mas o parabenizo também, de qualquer modo!

  13. Parabéns! Felicidades !! Parabéns por mais uma edição internacional de seu livro , reconhecimento do seu talento e valor literário. Qto ao resto , é só o Brasil .... c’est notre punition!!!

  14. Parabéns Mário!!! Muita saúde, paz, amor e alegrias!!! Bom humor vc já tem demais ,mas em se tratando de Brasil, nunca é demais!!! Grande abraço!!!!

  15. A Corte é tão política que deixa a justiça, a lei, de lado e alimenta outros filhotes como o STJ a rasgarem a Constituição abrindo 'de ofício' investigações. Tudo em nome de interesses bem particulares. Só na Sbórnia mesmo

  16. Não é nem porque considera a Crusoé uma revista jornalística nem porque está afrontando outro 'ministro' dessa corte ridícula. É porque mandar tirar seus nomes do inquérito é assumir, mesmo que implicitamente, que a matéria não era fake news, portanto, o amigo do amigo do meu pai é de fato o outro 'ministro dessa corte ridícula.

    1. Concordo plenamente. Seria escancarar a identidade do “amigo do amigo de meu pai”.

  17. C. Excelente, Mário Sabino. Então o Ministro Alexandre de Morais está usando o inquérito ilegal para constranger jornalista? Um marciano ficaria escandalizado com isso, mas um brasileiro que sabe como a Justiça de ocasião funciona, não.

  18. Cada vez mais aumenta a admiração pela pessoa Mario Sabino, pelo escritor Mário Sabino, pelo Jornalista Mário Sabino, pelo cidadão brasileiro que escancara a “miséria” e desmandos que temos que suportar neste país. Não está sozinho no inconformismo.

  19. Vida longa Mário, precisamos muito de você pra nos ajudar a sair dessa lama. A verdade sempre irá prevalecer pelo menos nesse espaço jornalístico de primeira categoria. Parabéns!!

  20. Muitos mais anos para essa sua história de literata e jornalismo verdadeiros, que contribuem para o aprimoramento e alerta para nós leitores, cidadãos e gratos assinantes destas luzes de sanidade em prol de um país mais democrático e justo. Parabéns Mário com muita gratidão de ser leitor se seus textos maravilhosos.

  21. Tenha um feliz aniversário, Mario! Por todos os motivos apontados por seus leitores aqui, e especialmente por sua vida rica de experiências, que só a sua inspiração e competência literária conseguem definir. É um alento imenso ler o mundo sob a sua ótica todas as sextas-feiras. Quanto à (im)competência do Supremo, bem, não é à toa que vivemos dias tão difíceis de suportar. Grata por nos ajudar nessa travessia.

  22. Parabéns Mario! O presente é todo nosso por podermos ler os teus artigos! Pense por este lado, talvez você seja tão importante na vida do Exmo. que ele não quer deixá-lo ir. Algumas pessoas não possuem brilho próprio e precisam da luz de outras para brilhar, sugar essa luz. Não é por acaso que tem a alcunha de vampiro.

  23. Parabéns, Mario (é assim mesmo, sem acento?). Toda semana a primeira coluna que leio é a tua. Teus textos são de uma leveza exemplar e, ao mesmo tempo, profundos. Ouso dizer que há, ainda, um terceiro presente que nos revelastes, pois não é todo dia e nem é para qualquer um, receber uma tulipa vermelha (e cartão) em nada menos que num apartamento em Paris. parabéns!

  24. Obrigado por manter os leitores atualizados a respeito do tal inquérito aberto de"ofício" pelo Moraes para livrar o "amigo do amigo do meu pai" da acusação de corrupção. O prof. Douglass North explica as razões da pobreza de países com precárias instituições republicanas. Se Charles de Montesquieu soubesse desse inquérito lá no túmulo poderia até assombrar alguns "espíritos de porco" por pura pirraça...

  25. Parabéns Mário! Saúde! os deuses do supremo acham que podem amordaçar jornalistas como você. Não podem. Ele, Alexandre, está protegendo o amigo do amigo do pai do Marcelo e a sim mesmo. Boa sorte senhor jornalista e escritor!

    1. Desculpe-me, Lenice, mas por curiosidade, você é de Goiânia? É que conheci lá, há tempos, uma menina com teu nome, na escola... Isto faz muito tempo...

  26. Meu desejo é que vc receba presentes bons da vida, presentes que lhe tragam ânimo pra continuar nessa batalha que tem o nome de vida. Que Deus o abençoe sempre. Muito obrigada por ser esse profissional exemplar e esse ser humano maravilhoso. Feliz aniversário, meu querido Mário Sabino. Saúde e paz, muitos anos de vida.

  27. Parabéns Mário. Você é jornalista. A Crusoé e o Antagonista não são blogs e simplesmente estamos sendo perseguidos por estarmos saturados de tudo. Mas existe um cidadão ex-juiz que disse uma frase que jamais esquecerei: Faça a coisa certa pelos motivos certos. É o que vocês fazem. Mas fazer a coisa certa incomoda a maioria que não tem ciência do que seja isso.

  28. Mario, diante do ocorrido eu me pergunto: vivemos em uma democracia ou voltamos à ditadura de 64??? Pobre Brasil!! 😢😢😢🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. Comentário ridículo! Está com jeito de robô pago pelo contribuinte.

  29. E nos parabenizamos duas vezes vc , pelo aniversário e por ser um jornalista independente que magistralmente cumpre seu ofício.Ressaltamos ainda, a pequenez desse STF.

  30. Parabéns, Mário! Vc faz aniversário e somos nós que ganhamos o presente em forma de texto. Muito obrigada, e vida longa!🙏👋👋👋🎂👋👋👋🙏

  31. Mario ,esse rebotalho de juízes é pior que o bolsonarista. Você está a anos luz dele e isso eles não perdoam. Padecem de despeito .

  32. Parabéns e muitos anos de vida. Gosto dos seus comentários nos Papos Antagonista com o Cláudio, mas a sua escrita tem uma diferença fantástica, é poética, subliminar, intelectual, "fora da curva". Obrigado.

  33. Mario parabéns pelo aniversário. Certamente ler a sua coluna é o único motivo q mantenho a assinatura da outrora imparcial Crusoé.

  34. Parabéns por sua categoria múltipla. Quem se lembrará desse Ministro no futuro? E se lembrarem, quais serão os adjetivos qualificativos?

  35. Parabéns pelo seu aniversário, Mário! Muitas felicidades, realizações, saúde e proteção divina (e terrena contra os capas pretas). Parabéns também, pela edição turca de seu livro. Vida longa a você, a Crusoé e O Antagonista!

  36. Como gostaria de ver o Alexandre de Moraes, o ovo, decretando o fim do inquérito do fim do mundo por falta de provas consistentes. Existe coragem de afrontar o outro poder, no caso o Executivo, pois a ação nasceu de forma errada vai ser errada até o fim. Agora, você acompanhar uma decisão inicial do Tofinho e aceitar ser relator e depois descobrir que estava tudo errado. O que fazer? Será que haverá pedido de desculpas?

  37. Mario, meus parabéns antecipado. O seu texto é uma delícia, como quase sempre. Uma pena que ironicamente evidencia uma pusilanimidade estomacal. O inquérito do fim do mundo é a maior de todas aberrações jurídicas que presenciei neste país. Sua argumentação comparando as 2 situações possíveis no indeferimento de seu presente, por si só atesta o escracho pela alta corte na condução deste inquérito e escancara a falta de tato e argumentação jurídica do Min. Alexandre de Moraes. Parabéns, por tudo.

  38. Parabéns Mário pelo belo texto. Quanto a Alexandre de Moraes o homem do inqérito do fim de mundo com suas decisões controversas dá total respaldo ao pedido de impeachment que circula pelas midias sociais. Pergunta: O que seria que está faltando para propor um "sugestivo arquivamento" do caso, e que depois de tudo que se falou/investigou não se encontrar elementos para punir ninguém. Será que existem dúvidas a respeito de tudo isso?

  39. Parabéns, Mário! Informação é vacina e tratamento para os mais diversos males. Identifico-me com o jornalismo que noticia desmandos e desvios, pouco importando se vêm da esquerda, do centro ou da direita, do público ou do privado. Jornalismo independente todos apregoam, quantos fazem? Precisamos de informação, não de proselitismo. Vida longa e profícua!

  40. Feliz aniversário, Mário! Essa coisa de ser feliz dizem que é boa,não me lembro mais. Abraço desse baú imóvel,claro ,onde você e outros da Crusoé/O Antagonista depositam tantas relevantes informações. Obrigado pelo feliz aniversário.

  41. Eu li o seu livro há muitos anos. Está devidamente guardado na minha biblioteca. Aliás, o seu artigo sempre é a minha primeira leitura na Crusoé desde que me tornei assinante, há pouco mais de um ano. Abraço fraterno!

  42. Carlos F.S. Lima disse quase tudo: „voltar ao básico da CF88 e reconstruir as instituições longe dos casuísmos convenientes“...é preciso reconstruir um movimento apartidário, democrático e republicano...sem cair na tentação do poder pelo poder. O que não é possível é continuar na polarização que vemos hoje.“ AS FFAA QUE CUIDEM DISSO!

  43. Mário, o ministro foi correto. Se ele deferisse o seu pedido, o inquérito não seria mais do fim do mundo, ô meu! Ah, parabéns e muita saúde.

  44. Parabéns pelo aniversário. O STF tem mostrado muita eficiência nas suas decisões paradoxais. Zero em segurança jurídica

  45. Parabéns, Mário! Parabéns pelo livro, pela recordação de sua doce amiga holandesa, por ter se livrado de um inquérito imbecil contra a liberdade de expressão (até nós estávamos na mira do stf), pelo seu texto sempre perfeito, que dá vontade de ler sempre mais. Obrigada por nos presentear e lutar conosco porque não temos voz, e nossa voz é vocês.

    1. Lembra, reli o texto. Fiquei tão encantada com a doce história do livro e da amiga holandesa, que não me atentei que ele agora é investigado😔 Fiz uma leitura desatenta, confesso. Estamos cansados, todos nós. Um inferno que nunca acaba. Mário, sua esposa que me perdoe, mas você será meu crush jornalístico sempre.

    2. Leia novamente. Ele nao se livrou, pelo contrário. Agora o "xande" minúsculo, mesmo, esclareceu que ele é investigado!!!!

  46. Você sempre cirúrgico nas histórias e análises. Alexandre de Moraes caiu do cavalo. De novo. Parabéns, Mário Sabino. Feliz aniversário e vida longa.

  47. Bom, pelo q entendi Mario, vivemos em plena democracia e devemos dizer nos comentários q "amamos e respeitamos" os ministros do STF? Somente Bolsonero ameaça a democracia?

  48. Parabéns Mário! Pelo niver, pelo brilhante texto e principalmente pela riqueza de sua vida. Você e sua equipe Antagonista/Crusoe é um banho de verdades e bom senso. 👏👏👏

  49. Artigo delicioso! Sabino merece mesmo "parabéns a você, muitas felicidades, muitos anos de vida." Pelo aniversário e pelo livro também.

  50. Parabéns, Mário Sabino, desejando-lhe Saúde,Coragem e Fé para continuar com esta missão heróica de informação . E muito obrigada 🙏

  51. Parabéns Mário! Você, por si só, já nos basta como presente das sextas feiras! ADOOOOOORO! Seria impossível suportar o Brasil sem o alento de suas crônicas!!!!

  52. Parabéns Mario, correndo o risco de ser cúmplice da Crusoé nesse absurdo inquérito, não deixaria de vir prestar minha solidariedade e agradecer pelo prazer de ler cada texto seu aqui e no Antagonista.

  53. Só o que tenho a desejar é que continue assim. Você é claro. O resto faz parte do fim do mundo que nos assola. Que continuemos nos dando parabéns. Até o fim do mundo.

  54. Parabéns duas vezes, Mario. Primeiro pelo aniversário, que o passe razoavelmente e possa comemorar o próximo cercado pelos filhos e amigos numa grande festa inclusive com o Diogo presente. O segundo é pela prazer nos proporcionado, a seus milhões de leitores, de compartilharmos o lindo tapa-de-luvas dado a Alexandre de Morais de troco pelo presente questionável. Muitos e muitos anos de vida mais prazerosa que a atual, Mario.

  55. Parabéns Mario. Acho q ja pode colocar esse episódio do seu depoimento na delegacia debaixo do tapete e esquecê-lo. Toda vez que fala sobre ele, você se sente mal. Esqueça isso! Tem uma frase que gosto muito. Não justifique seus atos, quem o ama te entende, quem não o conhece não acredita! Bola pra frente, parabéns pelo seu aniversário e vou procurar seu livro pra comprar! Lembranças à sua amiga holandesa.

  56. Tenho dúvidas em saber se o que leio do Mário é crônica jornalista ou fato verítico, de qualquer forma o parabenizo por seu suposto aniversário, assim como pelo trabalho na Crosoé. Conto os minutos pra ler a revista, e acredito que sou um dos primeiro a ler. Vou procurar o seu livro. Obrigado por tudo, por sua criatividade e crítica.

    1. Parabéns Mario Sabino. Que Deus lhe dê muita saúde e forças para continuar.A presentear a nação!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO