Enel, Aneel e Nunes, o trio das trevas
Para livrar o cidadão da inépcia do serviço público, o capitalismo inventou a privatização, mas esta não resistiu à volúpia de políticos e empresários
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Acesso exclusivo ao programa semanal LATITUDE, com discussões sobre geopolítica
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no TELEGRAM
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
O serviço público sempre foi mal administrado pela casta funcional encarregada de tomar conta das repartições e das empresas estatais. Preguiça, malemolência, proteção corporativista, familiar ou partidária são apenas alguns dos males que, no passado, faziam das linhas telefônicas um investimento quase inalcançáveis para os mais pobres, incapazes de bancar as altas contas cobradas pelos marajás. O chamado neocapitalismo foi convocado para resolver o problema: privatizar as firmas encarregadas da prestação desses serviços, levando em conta a necessidade de desempenho na gestão de negócios gigantescos. Para evitar a influência maligna das castas que controlam os poderes republicanos recorreu-se à fórmula mágica das agências reguladoras, que passariam a fiscalizar as firmas privatizadas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-11-16 18:30:33CARACA, ISSO SIM É UMA CERTÍSSIMA INTERPRETAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO. PARA MIM, ATÉ A POLÍCIA TINHA QUE SER PRIVATIZADA. TUDO QUE O GOVERNO POE A MÃO (DEPOIS POE NO BOLSO) DESANDA.
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-11-15 23:28:13Os comentaristas anteriores falaram (ou escreveram) é q o Lula/PT descaracterizou as Agências Reguladoras, criadas no governo FHC p serem administradas por pessoas idôneas, sem vínculos ideológicos e outros, com o governo de plantão, com Presidentes e funcionários concursados e planos de carreira para fiscalizar as empresas privatizadas. Lula avacalhou tudo p/ lotear os cargos e controle politico das Agências Reguladoras. Está tudo uma merda, do jeito q o PT gosta. C/ corrupção e incompetência!
MARIO CAVALCANTI GAMEIRO DE MOURA
2023-11-15 22:18:44Privatizaram tudo mas colocaram quem fiscaliza, as AGÊNCIAS REGULADORAS, nas mãos dessa POLÍTICALHA CORRUPTA e CARCOMIDA. As empresas privadas, sempre foram e sempre serão, ávidas pelo lucro e que se exploda o CONSUMIDOR, assim cabe ao estado, leia-se AGÊNCIAS REGULADORAS, a obrigação de zelar e fiscalizar o cumprimento das regras. Criaram MONOPÓLIOS PRIVADOS e querem agora que tudo funcione. MONOPÓLIO é sempre ruim, seja ele PÚBLICO ou PRIVADO.
Lindberg R. garcia
2023-11-12 13:13:03José Nêumanne é como um bisturi que lanceta o tumor maligno do (des)governo público.
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-11-12 12:17:31Imagino quanto foi o prejuízo de cada morador e quem eles deverão recorrer para rever um mínimo de suas perdas. Pelo que já vi na TV um está jogando a bola para o outro. Prefeito, Aneel, Enel. Até a árvore deverá ser processada. Mas soluição memso é cada um por si e Deus por todos.
Alexsandro Brito
2023-11-10 19:00:03E o pior está por acontecer... Um grupo de espertões e lobistas milionários de todos os poderes estão debatendo a Cartorização da Justiça, também chamada de "Desjudicialização". O cidadão ao invés de resolver a execução no purgatório, Justiça, vai ser transferido para o inferno, Cartório. Em nenhum país do mundo se transferiu as execuções e atribuições da Justiça para os Cartórios, mas a "Desjudicialização" à brasileira vai fazer isso em favor dos ricos donos de Cartórios com apoio dos poderes.
José Otávio FIgueiredo
2023-11-10 12:01:26Um detalhe. Quando acontece um desastre desse com Estatal, o prejuízo é nosso e nosso. Quando acontece com Empresa Privada, o prejuízo é nosso e dos acionistas da Empresa.
Renata
2023-11-10 09:13:39A questão é que a pesada burocracia e a absurda carga tributária tornam tudo muito cartelizado, e sem possibilidade de concorrência real.