SergioMoro

A PEC da Recessão

19.11.21

Meu plano era explicar ao leitor da Crusoé os motivos pelos quais decidi ingressar na política.

Resolvi escrever, porém, sobre a Proposta de Emenda Constitucional 23/2021, recentemente aprovada na Câmara dos Deputados e atualmente em trâmite no Senado. O assunto é mais urgente. Ela é conhecida como a PEC dos Precatórios, embora vulgarmente seja chamada de PEC do Calote ou Fura-Teto. Embora as consequências de sua aprovação ainda estejam sendo calculadas, não estaremos errados se a chamarmos de PEC da Recessão ou, no mínimo, da estagnação econômica.

Aumentar, como pretende a proposta, o Bolsa Família, cuja denominação foi alterada para Auxílio Brasil, como havia feito também o governo do PT em relação ao anterior Bolsa-Escola, é medida justificável, diante das dificuldades geradas pela situação econômica ruim do país e pelo agravamento da pobreza. Mas os programas de transferência de renda estão sendo utilizados como uma espécie de cavalo de Troia para furar o teto de gastos e com claros propósitos eleitoreiros.

Não podemos fechar os olhos para as consequências. Serão elas a perda da credibilidade fiscal, a depreciação maior do real, a elevação da inflação, o aumento da taxa de juros, a queda do investimento, do crescimento econômico e do emprego, nessa ordem.

Desde o segundo mandato do presidente Fernando Henrique, a estabilidade econômica, condição necessária para a prosperidade, fundava-se em um tripé: regime de metas de inflação, câmbio flutuante e superávit primário. O governo do PT manteve inicialmente essa política, mas paulatinamente a substituiu pela “nova matriz econômica”, aumentando os gastos públicos e ampliando subsídios fiscais, o que gerou a elevação da dívida pública, a perda do grau de investimento e a recessão iniciada no final de 2014 que perdurou até o final de 2016.

Já no governo Temer, a criação do teto de gastos foi uma das medidas adotadas para recuperar a credibilidade fiscal. Isso gerou a redução do Risco Brasil e a valorização do real. A restauração da confiança permitiu que o Banco Central iniciasse a redução da taxa de juros, passando do ápice de 14,15% ao ano, em agosto de 2016, para 6,40%, em dezembro de 2018, ainda antes do governo Bolsonaro.

Apesar da aprovação da reforma da Previdência, em 2019, o governo Bolsonaro abandonou a disciplina fiscal durante a pandemia para, justificadamente, atender uma emergência sanitária, mas – mesmo com o aumento da vacinação e a queda dos óbitos e internações – não retomou o cuidado com as contas públicas e não dá sinais de que pretenda fazê-lo em algum momento. O último ato da tragédia consistiu na apresentação da PEC da Recessão, que representa, na prática, o fim do teto de gastos.

Se o objetivo da PEC fosse apenas viabilizar o pagamento de programas de transferência de renda, seria possível fazê-lo com melhor alocação de recursos orçamentários ou corte de despesas e, de nenhuma forma, se justificaria agregar novos gastos com a ampliação do fundo eleitoral para 5 bilhões e garantir mais 16 bilhões de reais para as obscuras emendas parlamentares do relator. Como consequência, o Banco Central foi obrigado a elevar a taxa de juros para 7,75% ao ano, com o prognóstico de novas elevações. O incremento da taxa de juros significa, na melhor hipótese, a diminuição do crescimento em 2021 e 2022 e, na pior, a recessão, com impacto nos empregos e no bem-estar geral. Também significa o aumento dos encargos da dívida pública e maiores dificuldades para a estabilização da relação dívida/PIB.

Para evitar tão graves consequências, é necessário alterar a PEC da Recessão ou substituí-la por medidas que permitam a elevação dos valores pagos nos programas de transferência de renda sem arrebentar com o teto de gastos. Do contrário, o governo dará com uma mão, usualmente ineficiente, pois fazer os benefícios chegarem a todos os necessitados é sempre um desafio, e retirará com outra, muito mais implacável, com o aumento da inflação e dos juros, o que afetará a todos, mas especialmente a população mais pobre.

Uma alternativa consiste na aprovação da PEC 41/2021, apresentada na semana passada pelo senador Oriovisto Guimarães, do Podemos, que estabelece recursos orçamentários para o financiamento do programa Auxílio Brasil com respeito ao teto de gastos. A proposta mantém o resultado primário necessário para a manutenção da credibilidade fiscal.

Surpreendentemente, o mercado não reagiu tão drasticamente à aprovação da PEC da Recessão pela Câmara, aparentemente com a crença de que é melhor um fim horroroso do que um horror sem fim, o que seria o caso de uma tramitação prolongada da emenda no Parlamento.

Sinceramente, entendo que o mercado age como o personagem Pangloss, de Cândido, ao crer que a aprovação da PEC é o melhor dos mundos possíveis. Não é. A PEC revela que a responsabilidade fiscal não é mais um objetivo do governo. Já estamos pagando e ainda pagaremos um preço caro por isso. O dragão da inflação é o maior inimigo do crescimento econômico e dos mais pobres. O horror sem fim talvez tenha apenas começado.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Dr.Moro! A sua filiação ao Podemos tornou este assunto apesar da relevância em acessório! Agora o dr.Moro tem que pegar esses "dois touros" responsáveis pelo círculo vicioso do Brasil,pelos chifres"! Desmascare-os em praça pública pois o suporte deles pela dupla super togada pode ser desnudado (ainda que só o senado tenha a última palavra)! Essa de que são defensores dos direitos constitucionais é a maior piada vindo dessas figuras!Vá fundo!O círculo virtuoso pode começar consigo !

  2. Dr.Moro faço-lhe um desafio: propor solução em um próximo artigo. Apontar o problema é reconhecê-lo é importante mas ainda é um olhar para dentro do problema e de expor seus autores e causas.Porém, ao não propor solução (ões) faz-se o mesmo que todos do meio político ,que usam fatos para desconstruir os adversários políticos apenas. Por ser seu apoiador, não quero que esta prática política se transforme no seu ponto vulnerável eleitoralmente.Para cada problema um rumo para a solução.Nosso apoio

  3. Nosso agronegócio é poderoso. O que nos falta ? Indústrias modernas com tecnologia avançada como a Positivo Tecnologia do Senador Oriovisto Guimarães cuja história de vida é inspiradora: De estudante marxista a " Capitão de Indústria " de tecnologia avançada. Há escassez de Semi-condutores. No Brasil fecharam a única fábrica de semi-condutores do hemisfério sul. SACRILÉGIO...

  4. ESTAMOS REFÉNS DE UM congresso INESCRUPULOSO, DE UM EXECUTIVO QUE SÓ PENSA EM REELEIÇÃO, NEM QUE PARA TAL TENHA QUE DESTRUIR O BRASIL DE BAIXO E DE UM JUDICIÁRIO QUE SE INTITULA "PODER MODERADOR". ISSO NÃO EXISTE.

  5. Uma vergonha Dr Moro !! Uma traição as luzes do dia ! Selic vai a 12% a.a/Dol só deus sabe.. E o PG..um banana///que fazes aí?? Tchauuuu

  6. Presidente Moro, vá em frente, você tem todas as virtudes necessárias para um excelente governante. O Brasil lhe aguarda.

  7. É preciso acabar com a carestia, é isso que sei. Mas a PEC do calote é mesmo um horror como bem analisou o candidato Moro.

  8. Análise perfeita, estou torcendo por sua atuação amanhã no Senado e para que a proposta do Sen Oriovisto seja aprovada!

  9. Como é bom ler um texto claro e que faz sentido. É simples o caminho da verdade. Parabéns pelo projeto de país que nos traz, um alento!

  10. Sei que o assunto é outro, mas não resisto em recomendar o livro “Os dias mais intensos - Uma história pessoal de Sergio Moro cuja autora é sua esposa Rosangela Moro. #Moro2022!

  11. Bolsonaro é um psicopata, irresponsável, o pior Presidente que o Brasil já teve nos últimos tempos. Em 2022 teremos a oportunidade de mudar, o pais precisa de sair dessa polarização, chega de Lula e Bolsonaro. Moro 2022!

  12. Essa explanacao de Dr Moro e cientifica, grande cerebro seu alcance e super didatico encherga bem o que se esta procedendo no momento com a administracao publica, o pais precisa seguir a competencia dos que atuam no momento parabens ao drMoro e ao senador Ariovisto Rita queiroz

  13. Dr. Sérgio Moro, acompanho a Lava Jato desde o início, minha admiração, carinho e respeito ao senhor, a Dellagnol e à toda equipe da nossa amada Curitiba! Antes de suas entrevistas recentes, depois de sua filiação, mostrou-me que havia entendido tudo que aconteceu, fiquei feliz comigo…. O escolhido nessa entrada de ajudar o Brasil dignifica o belo sentimento em sua alma! Platão inicia, na República, falando da Justiça! No meu entendimento a Justiça é a mãe de todo o resto: saúde, educação, etc

  14. Noção absolutamente lúcida, clara, concisa,  contextualizada e, ao mesmo tempo, particularizada dos problemas brasileiros, sintonia fina com a realidade do nosso país, informação precisa e consistente sobre todas as áreas conexas, visão inteligente do encaminhamento das soluções, é o que demonstra - como sempre demonstrou - sendo especialmente importante agora como candidato à verdadeira Presidência da República, o DR. SÉRGIO FERNANDO MORO!

    1. É um balsamo para a mente e o coração, a certeza absoluta de teremos um VERDADEIRO PRESIDENTE DA REPÚBLICA e o seu TIME DOS NOSSOS SONHOS em 2022! O BRASIL merece, NÓS merecemos, o POVO BRASILEIRO o terá como o pioneiro de uma NOVA ERA da NOSSA HISTÓRIA! Um BRASIL JUSTO NOS AGUARDA PARA, FINALMENTE, DESPONTAR!!!

  15. Noção absolutamente lúcida, clara, concisa,  contextualizada e, ao mesmo tempo, particularizada dos problemas brasileiros, sintonia fina com a realidade do nosso país, informação precisa e consistente sobre todas as áreas conexas, visão inteligente do encaminhamento das soluções, é o que demonstra - como sempre demonstrou - sendo especialmente importante agora como candidato à verdadeira Presidência da República, o DR. SÉRGIO FERNANDO MORO!

    1. É um balsamo para a mente e o coração, a certeza absoluta de teremos um VERDADEIRO PRESIDENTE DA REPÚBLICA e o seu TIME DOS NOSSOS SONHOS em 2022! O BRASIL merece, NÓS merecemos, o POVO BRASILEIRO o terá como o pioneiro de uma NOVA ERA da NOSSA HISTÓRIA! Um BRASIL JUSTO NOS AGUARDA PARA, FINALMENTE, DESPONTAR!!!

  16. Esse é o caminho. É preciso ir esclarecendo por onde pretende caminhar e quais alternativas vão ser priorizadas. Por enquanto pode contar com meu voto.

  17. A esperança para um Brasil limpo é Sergio Moro, o restante tem alguma sujeira, como o atual que se vendeu p a Agenda do Centrão p escapar de punição na família Rachid. Que o povo se toque disso, aprenda a votar p Presidente e todos demais cargos do executivo e Legislativo, ou então vamos viver nessa eterna dificuldade de problemas com corrupção e crises sem fim.

  18. sr moro,sua primeira obrigacao se forcum homen honrado é dar uma respista consistente sobre a declaracao do STF que vc foi parcial nos processos de lula Sua falta de resposta com um minimo de sustentacao só deixa claro que o sr nao tem argumentos. publicar artigos sobre economia certamente escrito por assessores mostra que o sr é mais um embuste sendo criado pela parte da elite brasileira que ainda nao foi cooptada pela esquerdalha

    1. Fernão: talvez vc faça parte da elite socialista que apoia o Lula, Dilma, postes etc.Se vc acha que apenas o cara mais honestado País é o Lula, vote vc nele.E quando o Brasil virar o paraíso socialista como fez Stálin ou Fidel, você vai querer estar na Nomenklatura do PT, pois estes tem o bem estar, a comida, a moradia, a propriedade garantidas, pois são mais iguais que os miseráveis resto da Nação.Vote no SEU ídolo e não obrigue os outros a fazer o mesmo.

    2. Sr.Fernão! As respostas abaixo são auto explicativas contudo viu sugerir que o sr.processe o seu Mico "esse esqueleto político"que o torrou o seu cérebro fazendo-a de poste no uso da cloroquina e ivermectina....Processe-o pois ele enganou-o e continua awntir-lhe! Por gentileza já todos conhecem o seu endereço....."gabinete do ódio" ..aonde forjam as mais deslavadas e insanas fale news! Ah...pergunte ao Mico pq o juiz dele No Baile dos Super Togados votou pela liberação das contas do larápio!bfds

    3. Aqui na Crusoé as respostas são um capítulo à parte. Adorei os “ dois neurônios danificados” .

    4. Isso já foi mais do que explicado! Moro cumpriu o seu dever como juiz! Que tal mudar o disco? #MoroPresidenteDoBrasil2022!

    5. ...fernão..... só  rindo de você apesar da pena que inspira! Veja o trabalho, ouça as entrevistas do DR. SÉRGIO FERNANDO MORO, observe e reflita, ainda que force o meio neurônio... você acha que um profissional superlativamente íntegro, inteligente, preparado, super especializado, culto e competente como ele, precisa de um ""ghost writer"" para seus artigos, como as amebas tresloucadas que desgovernam o país há 2 décadas????... 😆😆😆😆😆😆....

    6. Meu chapa, desde que foi criado, em 1890, com a proclamação da República, as decisões do STF não se discutem, elas cumprem-se. Para o bem ou para o mal, não importa se a formação da Alta Côrte é espúria ou mal ajambrada. Esse é o estado de Direito. Ao Senado, e únicamente, compete impor penalidades aos membros da Côrte. Se este se acovarda, e nada faz, o país regride como instituição. Sergio Moro, nada pode fazer, muito menos se insurgir contra a instituição-é assim que funciona.

    7. Fernao, eu te conheço de outros carnavais . O melhor que vc tem a fazer é calar essa boca de mau-hálito que só expressa besteiras produzidas por esse mini-cérebro, do tamanho de uma azeitona, onde se abrigam esses dois neurônios danificados no seu nascimento via forceps.

    8. Ele já respondeu várias vezes, ô desinformado! Disse q agiu tecnicamente e que suas decisões foram ratificadas diversas vezes por instâncias superiores. Agora ele não é um Daniel Silveira p ficar xingando Ministro do STF e ir p a cadeia, e acabar com o projeto dele p a Presidência. Aprendam a votar em pessoas honestas e q combatem à corrupção, como o próprio Sérgio Moro, que o STF vai ter também Ministros combativos à corrupção escolhidos pelo Presidente e Senadores.

    9. putzzz! diante de tantos roubos pelo maior CORRUPTO do mundo vc ainda está agarrada a essa maluquice?

  19. A destruição das coisas boas é a marca mais acentuada do desgoverno do Pangaré Sociopata que se apoia num congresso espúrio. Muito sacrifício deverá ser feito para repor o país nos trilhos depois de encerrado esse desgoverno. Sergio Moro 2022!

    1. Hugo, ignore-o. Não perca teu tempo com o gado. Sem solução.

    2. Inacreditável o nível de alguns por aqui. E pensar que um sujeito desse ainda paga pra estar aqui…

  20. Texto bem esclarecedor. Escancara o fisiologismo que cerca a PEC DO CALOTE. Vamos com Moro em 2022 pra consertar isso.

    1. Contem comigo! Seremos cabos eleitorais do Dr. Moro, trabalhando incessantemente para explicar que ele foi traído e não traidor, como o chamam os bolsominions. Bolsonaro usou a reputação do nosso juiz para dar credibilidade ao seu governo, que ao longo do tempo foi desmoronando. #Moro2022!

  21. Ótimo artigo Dr. Moro! Esclarecedor em muitos aspectos. Acredito que o maior medo de qualquer cidadão brasileiro é o aumento da inflação.

  22. Dr. Moro, seu texto é tão límpido, escorreito, que até eu, que não entendo de economia, passei a compreender essa ciranda. ESTAMOS INDO PARA O BURACO.

  23. Depois de muito tempo votando no menos péssimo, dessa vez terei a honra de votar no melhor para o Brasil. Boa sorte, Dr. Moro. Tens meu voto!

  24. Moro, meu voto é seu! Sobre o crescimento da dívida pública interna, o primeiro grande salto quádruplo ocorreu na gestão do FHC. Veja os gráficos históricos, os montantes, os números, a relação dívida/PIB, entre outros.

  25. Votarei no Moro. Pensemos que o povo foi raptado e se tornou prisioneiro daqueles que estão no congresso,são os escórias da sociedade que atualmente governam o país ,se nós eleitores não mudarmos os que hoje estão dando as cartas,não haverá milagre.Não existirá santo que dê jeito nesse país.

  26. Finalmente, as coisas parecem tomar novos rumos neste país. MORO é meu candidato, desde sempre, mas se não tivermos a ventura de tê-lo na cédula eleitoral, voto em qualquer outro da 3ª via.

  27. Você precisa usar a linguagem básica para que todos possam te entender… todos estamos vendo a corda roer, a inflação está mais alta que os dados oficiais do governo, sempre foi, nós que vamos às compras sabemos. Tenha força, porque ainda vem chumbo grosso, mas espero que tenhas as respostas certas na hora certa, eu e minha família somos todos MORO 2022.

  28. Na torcida pra que Sérgio Moro seja bem avaliado, mas temos que votar no terceira via melhor colocado nas pesquisas, seja quem for ...

    1. Foi longa a espera. Tivemos como presidente um ladrão; depois, mais uma vez, o mesmo ladrão; depois, uma anta incapaz de juntar lé com cré; depois, um corrupto com cara de sonso e, agora, um mentecapto debiloide. Finalmente podemos respirar aliviados: temos um candidato digno, íntegro, culto, elegante, pinta de estadista, além de justo e competente. Pra cima deles, Moro! Não ficará pedra sobre pedra! MOROOOO! MOROOOO! MOROOOO!

  29. Entendo que a decisão de Sergio Moro em ser candidato à presidência da república, foi uma das melhores coisas que aconteceu no ambiente politico do Brasil nos últimos meses, foi uma canelada na decisão do STF em torná-lo suspeito nos julgamentos de Lula, e cada vez mais observamos o medo dos petistas e bolsonaristas com a decisão de Sérgio Moro de ser candidato, pois no 2º turno Bolsonaro não ganharia de Lula, já Sergio Moro tenho certeza que ganhará. #MoroPresidente2022

  30. Concordo plenamente, com tuto que você falou!! #Moro2022!! já estou fazendo campanha pra você! A vitória será sofrida, mas será certa!!

  31. Com este texto, Moro deixa claro que é muito mais competente que os últimos presidentes que tivemos. Para transformar isso em realidade, terá meu voto.

  32. Algumas pessoas dizem que o Moro não tem competência pra ser presidente, o Lula e o Bolsonaro tinham alguma qualificação? Dois semi-analfabetos?

  33. O Bolsonaro acabou com a lava jato para ter o apoio do centrão e vai acabar com o plano real para tentar se reeleger, sem se preocupar com a população que vai arcar com as consequências

  34. Orando por você e sua família. Que os debates sejam vencidos por você e que faça um governo de reconstrução deste país.

  35. Concordo plenamente com o seu argumento. Tenho dito que o ano 2021 é surreal. Agora imaginem 2022 com recessão?

  36. Nossos políticos não fazem absolutamente nada com responsabilidade. Só pensam em tirar proveitos pessoais, haja vista a pressa e insistência em aprovar a PEC atropelando a CF.

  37. E ainda tem uns imbecis que dizem que o Moro é monotemático é só sabe falar de corrupção . Bela e profunda análise.

  38. Moro surpreendendo a todos com o novo foco nas questões socio-politicas por isso está em franca ascensão nas pesquisas, mas também por isso tem sido alvo de investidas dos eternos mentirosos. Nós que o apoiamos temos que incansavelmente rebater as mentiras contadas todos os dias. Felizmente como disse o próprio Moro: - " As pessoas sabem a verdade, elas conhecem os fatos!

  39. Análise perfeita sobre a PEC do calote e consequente furo no teto dos gastos. A proposta do Senador Oriovisto Guimarães,PODEMOS-Pr, representa a melhor saída para o momento. Isso demostra o quanto nosso país precisa mudar de rumo. A mudança está em nossas mãos. Vamos em frente com SERGIO MORO Presidente!🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 Pedro Geraldo

  40. Para aqueles que dizem que Moro não entende de economia, da situação social, de miséria etc aí está a resposta. Com a sinceridade de juiz. Sem a hipocrisia de política.

  41. Dr. Moro obrigado pela coragem, muita força nessa luta que está por vir e que Deus nos ajude a realizar esse sonho de ter o Sr. como presidente. Conte conosco! Moro Presidente do Brasil!

  42. A candidatura do Moro é uma perspectiva. Todo dia a gente acorda e vai para luta, esperando sempre ter um Brasil melhor, mais justo. E infelizmente somos derrotados pelos Gilmar Mendes que emporcalham à nossa justiça, Bolsonaro e Lula que se chafurdaram na corrupção, e Lira que é um workaholic no tão famigerado jeitinho, q definitivamente não é brasileiro. Mas a gente não desiste nunca, mesmo sabendo que somos castigados como Sísifo. Com Moro temos a perspectiva de acabar com o castigo.

    1. Além de Arthur Lira ser o “rei” das rachadinhas na assembleia alagoana! Réu! Como pode um homem desse nível estar ocupando a presidência da câmara dos deputados? Só no Brasil. #Moro2022!

  43. Bolsonaro é misólogo. Não se pode comer o bolo e tê-lo. Até onde sei, e sei MUITO MAIS QUE UM IMBECIL COMO O BOLSONAR, + 2 – 2 = 0. Furar o teto como o governo pretende, vai ocasionar uma desordem na nossa economia, e o acúmulo de desordem gera o caos, e o caos leva a nada, onde todo mundo sairá perdendo, inclusive os que querem beneficiar. Moro Presidente 🇧🇷

    1. Coitado do Moro! Aturar ignorante sem perder a paciência é muito difícil. Quem se lembra do Saraiva? "Tá calminho agora? Agora tô!". Leva Rivotril no bolso, Moro, engole seco mesmo, pelo menos não "run amok" kkkk

  44. Moro falando de economia com propriedade revela que a assessoria do Pastore já está mostrando efeitos. A PEC 41 do senador Oriovisto mostra que é possível achar soluções sem furar o teto de gastos: basta cortar os desperdícios

  45. Esse é o caminho, caro Sergio. Bate forte, camarada. Não deixa passar nada que esteja agredindo a boa fé dos brasileiros. Os indignados ainda são a maioria neste país. E olhe, não se incomode com os não gostem da sua voz. Esses calhordas aguentam há décadas a voz irritante e cavernosa, junto com as barbaridades que ele vomita na boa-fé dos brasileiros (esse ladravaz petista que há 20 anos engana o Brasil).

    1. Caro Álvaro! Perfeito! O juiz se foi e chegou o nosso candidato que não pode perder a oportunidade de se posicionar! Bfds

    2. 2- Na minha humilde opinião, a cada vez que vc se manifestar contra as barbaridades (tipo essa mais recente da quadrilha que capitaneada por outro dos seus algozes, se refestela em Lisboa, alguns por nossa conta), sua posição como candidato à salvação do BR, vai se consolidando e chamando atenção dos 45% de indecisos, pelo seu nome. Bate forte, camarada!

  46. A impressão que eu tenho é que Bolsonaro quer deixar para o próximo governo a maior dificuldade possível, o que me estranha é o Paulo Guedes continuar neste desgoverno. Infelizmente mais um que me enganou, achei que fosse um economista sério. Mas neste governo está difícil achar alguém .

    1. Os bons ministros e técnicos saíram há muito tempo ou foram demitidos pelo invejoso e incapaz Bolsonaro. Demitiu a delegada Silvia por causa da extradição do Allan dos Santos, é mole? Assim como demitiu no primeiro dia como presidente, o fiscal que o multou, quando deputado federal, por estar pescando em reserva ecológica em Angra dos Reis. #MoroPresidente2022!

  47. por que Moro "esqueceu" de dizer aí distinto público que os precatórios são IRRESPONDABILIDADE desgovernos tucanos e petralhas que faliram o pais? vergonhosa omissão por oportunismo mostrando que o herói do povo perdeu a compostura e virou um politiqueiro cínico como os que lá temos e desta escória cansamos .. começou muito mal o dr. Moro manipulando como todo político que pena .. pobre Brasil.

    1. A excelente largada do Moro tá doendo no fã clube do ex presidiário e do negacionista!

    2. O ingresso de ações, sabemos que trazem aos litigantes a possibilidade de ganhar ou perder. Quando acontece a perda, ao perdedor o ônus de pagar o que foi determinado em sentença condenatória . Dizer que os precatórios são irresponsabilidade de governos anteriores é total desconhecimento , pois ações contra a União ou vice e versa existiram e existirão . E o orçamento prevê o pagamento desta dívida . Irresponsável é o governo que à revelia da decisão judicial , usa formas de dar calote .

  48. Parabéns. Concordo com você. Peço que ao fazer reforma administrativa cortem os funcionários não concursados. Entre os concursados há quadros de altíssimo nível que precisam ser valorizados. Além dos juízes e procuradores outros servidores públicos são fundamentais para fiscalização de ilícitos tributários e evasão fiscal. Os programas de treinamento e capacitação devem ser constantes. Eu fui uma dessas servidoras que trabalhou bastante fazendo a coisa certa. Conte comigo e com meu voto.

  49. Perfeita a análise. Moro, como sempre, fazendo sua parte no projeto de recuperação nacional. Façamos a nossa: campanha intensa utilizando, cada um de nós, as armas que dispusermos. As chances de vitória são concretas.

  50. Parabéns pelo seu texto, muito claro e que faz uma boa análise desse desgoverno que está aí. O povo compreende e se solidariza com nosso futuro presidente em sua trajetória contra o mundo corrupto. O povo também foi traído como Moro por esse incompetente e despreparado atual presidente.

  51. parabéns pela visão e coragem por abordar esse tema! adorei a sua entrevista. acredito que nossa democracia ganhará muito com suas ideias políticas. a reeleição realmente tem que acabar. está provado que não deu certo! o presidencialismo sem reeleição é o regime que os brasilieiros votaram no plebiscito em 1993 ! força moro, estamos juntos nessa jornada em 2022 !

  52. Parabéns Sergio Moro pela coragem e lucidez! A inflação inercial descontrolada é um tipo de imposto disfarçado e o mais perverso. Afeta a todos, principalmente os mais pobres e desorganiza a economia completamente, com consequências nefastas. Como o senhor mesmo já disse, Bolsonaro destruiu a Lava Jato e agora está destruindo o Plano Real. Conte com nosso apoio na sua cruzada pelo resgate de um Brasil justo e decente, futuro presidente!

  53. Parabéns pela análise, A esperança de um Brasil próspero e sem bandidagem retorna. Lembre sempre: o Povão é a massa que elege o Presidente!

  54. Parabéns pelo artigo, mas o senhor deveria em breve colocar para os leitores principalmente da Crusoé que lhe apoiam , quais reformas urgentes o senhor tomaria quando for mandatária da nação

  55. Que o povo brasileiro consiga enxergar que não precisa ser nem Lula, nem Bolsonaro. A mudança não deMora, a esperança vem de Moro!

  56. Dr. Sérgio Moro, a grande chance de sua candidatura chegar ao segundo turno ou vencer antes, é formar dobradinha com a nobre Senadora Simone Tebet. O fundamento deste vaticínio é muito claro: ambos têm formação jurídica e experiências suficientes para os embates da espécie; e, somando-se a isto, a nobre Senadora representará e homenageará, com muita Justiça a laboriosa e batalhadora MULHER BRASILEIRA! Sem qualquer sombra de dúvidas! será que pode haver? De resto, é TER MUITA FÉ EM DEUS NO GADU!!

    1. Por favor Dr. Moro se proteja e a sua família; estamos lidando com bandidos poderosos de alta periculosidade!

  57. Políticos que trabalham como os sindicatos, pouco se importando com os resultados para o país como um todo… Felizmente tenho esperança em Moro , que respeita o bem coletivo e preza a VERDADE…

  58. Tecnologia de ponta , empregos qualificados. O Senador Oriovisto ( criador da Positivo Computadores ) é um exemplo a ser seguido em outras áreas tecnológicas no Brasil. Por que não uma unidade da Positivo no Nordeste ? Por que fecharam uma fábrica de semi- condutores em Santa Catarina ? Se fabricamos o Jato Legacy...

  59. Para as pessoas que ansiavam ler análises do Moro fora do tema anticorrupção, ele não deixou a desejar. Esse desgoverno de agora não tem planos além da reeleição, compromete o teto fiscal, e alimentava o monstro da inflação.

  60. Para quem acompanha o desenrolar dos fatos com isenção e sem a doença do fanatismo, o Moro não precisa explicar absolutamente nada. Só temos a agradecer pela coragem de enfrentar as próximas eleições, que certamente serão marcadas por todo tipo de calúnia.

  61. Adorei a entrevista de Pastore na Globo News quiseram encurralar a fera o homem ja desbundou o Otavio Guedes que ficou todo sem graça depois veio o Vagarote e Ana Flor ficou na espreita o Gabeira ficou na defensiva. Sergio Moro adorei a sua escolha do conselheiro. O Homem é uma Pedreira. MORO 2022, já no fim de Janeiro 35% do Eleitorado pra todo mundo borrar nas calças. Vai ser um corre corre.

  62. Parabéns! Uma visão perfeita e se exageros dos horrores que estão vir. Uma visão muito boa de economia e da realidade. Parabéns de novo!

  63. Será que o Brasil merece uma pessoa tão competente e íntegro como vc Sérgio Moro? Espero que o povo assim entenda e te eleja no primeiro turno!!!

  64. Dr. Sergio Moro, conte com o meu voto e da minha Família em 2022!!! Convido todos que apoiam o ex-juiz Sérgio Moro para também fazerem parte do nosso Grupo. Abaixo link👇👇👇 https://www.facebook.com/groups/651830075403360/?ref=share

  65. Enfim, o candidato que precisávamos: Moro e sua equipe. Honrada, apta, competente, que sabe o que quer. Ate nunca mais, Lullas e Boçalnaros da vida.

  66. Excelente artigo! Muito claro e elucidativo. Temos que cobrar dos senadores que aprovem a proposta do Podemos e não aprovem essa PEC dos infernos.

  67. Ótima explicação daquilo que o Congresso está fazendo conosco. O mais triste de tudo isso é que eles não estão nem aí com o povo, não se preocupam com o país. Olham apenas para o próprio umbigo. Moro 2022

  68. Pastore na economia você começa bem o projeto,me atrevo a sugerir como vice um convite pessoal a Simone tebet. E para contribuir na educação Gustavo Iospe

  69. GOLPE nas CONTAS PÚBLICAS, BOLSA REELEIÇÃO, INFLAÇÃO, RACHADINHAS, CORRUPÇÃO nas VACINAS e MANSÕES para o 01 e 04! BOLSONARO é um DEGENERADO MORAL que IMPEDE o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  70. boa moro! bem resumido o desastre q essa banda podre da politica fez c o nosso Brasil! tenha fé e esperança! c vc acertarmos dois bandidos c uma cajadada só! e fora seus asseclas!

  71. Caro Moro! Acompanhei com euforia o seu trabalho como juiz. Vi com agradável surpresa o poder judiciário vencer a tradicional letargia e, enfim, cumprir o seu papel. Mas as forças do atraso não poderiam deixar isso prosperar. O ministério da justiça, sob sua liderança, começou a mostrar resultados animadores; mas, a continuidade daquele trabalho ameaçaria o teto de vidro do presidente da República. Agora, merecemos ter a sua liderança saudável e admirável obstinação na presidência da República.

  72. Votei no segundo turno no Bolsonaro, quando ACHEI que ele enfrentaria os corruptos de Brasilia. Mas quando ele tirou o COAF de seu ministério, já me ví traida como eleitora. Mas vamos lutar para que a verdade e a justiça, voltem a caminhar de mãos dadas. Já estou em campanha. DEUS o abençoe e proteja! Assisti sua entrevista ontem e gostei demais. #MORO2022

  73. Moro trouxe a esperança de volta. Converso com as pessoas e sinto brilho nos olhos novamente. A sua resiliência e honestidade é emocionante. Sempre fique ao lado de pessoas competentes nas diversas áreas: na educação escute a turma do Instituto Senna. Faça um governo de notáveis.

  74. Tenha "couro duro" Moro. O "mecanismo" vai bater forte!!! gilmares mendes da vida, esquerda corrupta, jornalistas puxa sacos que sempre tiraram proveito e políticos medíocres. a lista é longa. Tenha foco e equilíbrio. Una-se com os melhores e #Moropresidente

    1. Perfeito Noé! Moro tenha couro duro para suportar os adversários de ocasião e outros já conhecidos. Vamos em frente, a verdade sairá vencedora! Moro22

  75. Moro, eu votei nesse demente que ocupa o Palácio do Planalto; em maio ele já me causava azia. Acompanhei seu martírio e percebi que, talvez até antes de mim, você, tão acostumado a lidar com a escória, percebeu que tinham te pegado. Estrategicamente ficou como um infiltrado para se reorganizar. Estava esperando sua filiação e candidatura. Que Deus te abençoe e te conduza nesse caminho, ELE vai te carregar quando preciso for. Você é um valente.

  76. o PT sempre quis: economia bagunçada, uns contra outros inflação e recessão---o jair JUDAS quer: economia bagunçada, uns contra outros, inflação e desespero. enfim, temos tido um horror sem fim.

  77. O Sr terá muito trabalho ao chegar na presidência,mas tem competência e está se cercando de excelentes profissionais.#MoroPresidente2022

  78. Parabéns pela coragem em entrar na política para defender o interesse dos brasileiros, vai apanhar bastante nos próximo ano, mas terá o suporte de todos nós que não aguentamos mais um país sequestrado pela bandidagem!

    1. Desculpa Suzane, e não Simone..

    2. Simone, com o devido respeito aos que discordam, tb acho que essa senadora, apesar da sua suposta credibilidade, não acrescentaria nada à chapa de Moro. Pela lógica, minha opinião é que o vice ideal deveria ser do Nordeste, e de preferência mulher. Sem passados comprometedores, e muito menos petistas.

    3. Apoiado, Simone Tebet vice, vai agregar muito na chapa vencedora Moro/Tebet.

    4. Marcelo, não se engane com a Simone Tebet. Ela é filha de político tradicional e, apesar de lindos discursos, ela tem uma atuação dúbia quando acha que ninguém está olhando. Quando o MP pediu ao Senado autorização pra afastar Aécio Neves pra ser investigado, ela foi uma das que votou contra! Queremos pessoas indiscutivelmente honestas e sem rabo preso, não é? Então, não vamos arriscar a colocar alguém que possa estar favorecendo corruptos "amigos" aqui e ali! Chega de decepções! #Moro2022

  79. Meu presidente, sugiro que convide o Ciro Gomes para ser seu vice e acabe de vez essa terceira via. Você já têm o Mandetta na saúde, o Pastore na economia, dê uma boa embaixada ao Dória e faça do Rodrigo Maia o novo presidente da Câmara. Pronto! Há dúvida é: em 4 anos dá para arrumar o que o sociopata fez com o país?

    1. Ciro Gomes é um destemperado! Quem trabalhou com ele em Fortaleza o conhece muito bem. Não se esqueçam de que ele disse que receberia o Dr. Moro à bala. Pesquisem. #Moro2022!

    2. Ciro?? Não é pra renovar? Chega de personagens histriônicos e principalmente imprevisíveis.

    3. Nós temos boas alternativas para vice: Deltan Dallagnol (seria estupendo!), Alessandro Vieira, Santos Cruz, Mandetta, Eduardo Leite; todos nomes honrados, respeitados, honestos, competentes e experientes. Espero que o vice e os principais ministérios possam sair dessa lista. Agora, por favor, nada de Tebet, Dória, Huck, Luíza Trajano, Ciro... O Brasil precisa de paz, confiança e de credibilidade sólida! Não deixe por menos! Há mais brasileiros honrados!

    4. Edvaldo, Ciro Gomes? Sério? Eu já votei nele em 1998 no primeiro turno, quando ele se fingia de direita (que discurso lindo!) e era indignado contra Lula! Quando chegou no segundo turno, o que fez o bonitinho? Pulou no colo e no palanque do Lula!!! Não esquecerei jamais essa traição! É um sem-caráter, sem-vergonha, sem palavra, sem propostas viáveis! Suas convicções são riscos n'água e ele só engana os novatos com esse "canto de sereia", mas eu sei quem ele é! Nem pensar, Moro!

  80. Este semana revivi um sentimento que há tempos achava que não fosse mais me visitar, a empolgação com o futuro ! Não que tenha tirado os pés da realidade e sei que para um país minimamente decente serão necessários 20 homens com as qualidades de Moro em sequência na liderança deste ajuntamento de gente que sobrevivi diariamente ! Esse sentimento em breve será contagiante e vai se espalhar igual rastro de pólvora !!! Boa sorte e vamos com tudo !!

  81. A PEC vai permitir que Bolsonaro arme uma bomba relogio para o proximo presidente, que pelo jeito, ele tem quase certeza que nao sera ele... Outra alternativa para auxilio ao pessoal q precisa tem de ser implementada, eh o caminho correto !

  82. Verdade real, Ciência aplicada e Justiça para todos são os caminhos certos de #SergioMoroPresidente para fazer as coisas certas e tirar o Brasil do caos e da desesperança.

    1. Pessoal, a virada tem que ser já! O Brasil não mais aguenta retrocesso! #Moro2022!

  83. Parabéns pela coluna. Espero que seja possível mantê-la com a eventual intensificação dos movimentos políticos nos próximos meses. Desejo boa sorte e sucesso neste próximo passo, e acho que está no caminho certo. Começou bem!

  84. Moro é o melhor sob todos os aspectos. Finalmente, surgiu a esperança para os brasileiros de bem, a nossa luz no fim do túnel. Moro 2022! Terá o meu voto e toda minha dedicação.

  85. Parabéns pelo excelente texto e pela entrevista ontem no Antagonista. O Brasil está entorpecido , mas não esqueceu a corrupção e está acordando do pesadelo Bolso/Lula. A sua competência nos levará novamente aos trilhos.Não importa sua pouca experiência política.Cerque-se dos bons e sérios, e você conseguirá.Nós eleitores, teremos de limpar o poleiro sujo do congresso para você, para que possa desenvolver bem seu projeto. Como dizem: estamos juntos! Sucesso a você, Moro!!!

  86. Só uma alternativa para essa espiral de caos e causoismos em que esses poderes e congresso desclassificados nos enfiaram: #Moro2022.

  87. Fazer a coisa certa sempre! A PEC do fura teto é, na prática, a PEC explode o Plano Real! O Planos Real foi uma das maiores conquistas dos brasileiros, não pode ser eliminado de forma tão rasteira, para reais fins políticos-partidários.

  88. É por aí. Precisamos nos acostumar ao fato de que existem regras a serem cumpridas. Jurídicas, morais, fiscais, espirituais.

    1. Emprestando a citação goiabana de hoje sobre a máxima arnaldina: a regra é clara.

  89. Acredito, "candidamente", que estejamos presenciando o início do fim do terror. Mesmo nesse deserto de planejamentos surgem alternativas como a PEC do Sen Oriovisto. Certo que durante seu mandato as boas práticas virão em progressão geométrica. Acho que nosso a País merece voltar aos trilho. Temos um projeto pelo qual lutar, muito obrigado

    1. Excelente artigo.Parabéns.#MORO PRESIDENTE 2022.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO