O cálculo de Maia

06.12.19

Rodrigo Maia vem dizendo publicamente que não pretende disputar a reeleição para a presidência da Câmara, mas nos bastidores atua para virar o único candidato viável. O cálculo parte do princípio de que só ele seria capaz de unir governistas e a oposição, que apoia as suas eleições para o posto desde 2016, quando foi escolhido para um mandato-tampão de seis meses em substituição a Eduardo Cunha. Maia trabalha para minar outras candidaturas, principalmente as de partidos no Centrão, como o PP, que estão de olho na cadeira. Para os governistas, ele se apresenta como o melhor nome para fazer andar os projetos da área econômica. Para os oposicionistas, exibe o figurino de candidato capaz  de conter os arroubos de Jair Bolsonaro. Além disso, Maia tem uma infinidade de cargos na Câmara para negociar. O plano é trabalhar essa estratégia até o final do primeiro semestre de 2020, quando ele apresentaria uma PEC para mudar a Constituição e permitir a reeleição para os comandos da Câmara e do Senado em uma mesma legislatura, algo que hoje é vedado.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéMaia diz que não quer, mas se move nos bastidores para ser reconduzido

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Rodrigo Maia é um político sem ética. Joga a bola nas costas de Bolsonaro e depois se faz de santo. Interfere em assuntos do Executivo e levanta a espada para açodar projetos de iniciativa do Executivo.

  2. Para governistas, um nome que garante andar as pautas de interesse?! Pelo amor das criancinhas!!! Já nos convenceram antes (mesmo?) ...depois de tudo que tem feito, vai fazer andar o quê? talvez prisão de juízes, fundo público para financiar atividades parlamentares extra... sei mais lá o quê

  3. RODRIGO MAIA chefia 512 DEPUTADOS REPRESENTANTES ELEITOS, como um autoritário, q atrasa o BRASIL. Engaveta proj como FIM DO FORO PRIVILEGIADO, FIM DE IMPOSTO EM MEDICAMENTOS. Derruba o Proj das 10 MEDIDAS ANTI CORRUPÇÃO na calada da noite; Desconstroe o ANTI CRIME e em entrevista fica claro que NÃO ENTENDEU NADA DO EXCLUDENTE DE ILICITUDE. É do grupo parlamentar q tem codinome na Lista da Oderbrecht e tem capítulo por EDUARDO CUNHA! Com MARCEL VON HATTEN, teremos A CÂMARA q faz jus ao BRASIL.

  4. Nosso candidato para Presidencia da CÂMARA é MARCEL von HATTEN. O tempo que Rodrigo podia emplacar já em retrovisor trincado, muito trincado. Os eleitores fluminenses já estão em rota MUDA BRASIL.

  5. Até quando o Brasil sobreviverá com pessoas como os maias, alcolumbres, gilmares, toffolis e outros minúsculos com poder, mandando no país.

  6. Ninguém aguenta mais este Maia. Chega! Temos que ter um presidente da Câmara que coloque em votações que o povo precisa, não os corruptos.

  7. Ele não é conciliador é um "em cima do muro",quando pisa no governo tem o apoio da esquerda,quando bate de frente com o tal centrão,a esquerdálha vibra. Na real,parece cachorro que caiu do caminhão de mudanças,late pra qualquer um e todos ficam penalizados e o apoiam.

  8. Maia é uma maçã podre deixada no Congresso, detesta Bolsonaro o que não seria problema se soubesse pensar no país não no umbigo.O único que tem essa grandeza é Moro,apesar de todo sacrificio tem como objetivo o bem do povo brasileiro.Cobra criada.

    1. Família de ladrão , cresceu e se desenvolveu no meio ladrão. Botafogo, grande ladrão

  9. Não existe um político brasileiro que seja decente. Tanto faz o Maia ou outro qualquer. E, ao contrário do que esperneiam alguns, a culpa não é da imprensa. A culpa é dos eleitores.

  10. De onde esse @#$¨& Maia tira que somos otários?? Não é candidato?? kkk essa é a piada do ano. Acorda nhonho...o povo já acordou!!

  11. Parabéns Augusto pelo trocadilho envolvendo os nomes dos assaltantes do povo atualmente comandando a Câmara e o Senado. O mais irritante é ver essa imprensa canalha dando respaldo e espaço aos dois farsantes. Disso tudo resulta que Cunha e Calheiros ainda comandam os rumos do Congresso Nacional. E o Centrão, hein, o Brasil está perdido com essa gentalha.

  12. Continuo chamando Rodrigo Cunha e Davi Calheiros. Dois mercenários. Fazem o mesmo jogo dos antecessores. Sujeitos sem pátria, sem pudor.

  13. Tanto o Maia como o Alcolumbre nada fizeram para ocuparem cargos de tanta importancia na estrutura do país. Até o condenado ladrão Cunha batalhou para o impeachment da dona Dilma...

  14. Que raios de Constituição é essa em que o povo aparece sempre como um Dublê, só é visto nas eleições, nos jornais quando as filas da saúde publica são quilométricas, ou quando o desemprego ultrapassa milhões. Nesta porca política só se vê abusos e ganancias pelo poder, tudo é calculado, troca de cargos, posições dentro das casas legislativas é uma vergonha atrás da outra. Que Brasil fizeram estes bostas que estão aí? Vamos chutar o pau da barraca de uma vez, que vergonha ser brasileiro.

    1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 cem % de acordo. É preciso parar essa bandalheira onde só mandam os piores “brasileiros”. AI 5 já

  15. Não adianta chorar, Maia e Alcolumbre são os legítimos representantes da banda podre do Congresso, ainda majoritária. E pensar que muitos acreditaram e comemoraram uma tal renovação na política. Enquanto continuarmos a votar em DEM, PSDB, PL etc., tudo vai continuar como está. Basta ver os partidos que capitanearam o aumento do fundão eleitoral.

  16. Com a palavra a população do Rio de Janeiro a respeito da atuação do NONHO BOTAFOGO no comando da Câmara Federal. Se deixar passar esse verdadeiro assalto ao povo brasileiro (Fundo Partidário) veremos sua votação na próxima legislatura. O RJ merece coisa melhor do que o filho do Cesar Maluco.

    1. Com certeza o RJ merece coisa melhor e o Brasil também.

  17. Maia não se reelege mais como deputado. Alguém imagina que, após sua sabotagem ao pacote anti-crime, sua base eleitoral volte a elege-lo?

    1. Eu acho que ele se re-elege. Ele foi na última eleição o 13º deputado mais votado no Rio de Janeiro. Sabemos que a cada eleição ele perde eleitores mas infelizmente ele tem eleitores fieis.

    2. Ele foi bom mesmo para aprovar a Lei de abuso de autoridade e o fundão. Projetos que realmente interessa a população ele é especialista em desidratar. É o verdadeiro malandro sempre candidato a malandro nacional.

  18. Maia é um verdadeiro rato, sempre atuando na surdina. Mas deve ter gente suficiente que gosta disso pq ele sempre continua por cima igualzinho rolha de cortiça. Eta chileno encardido.

  19. É impressionante que esse cara, desconhecido, detestado e de uma total mediocridade, tenha o poder que tem. Deve ser feitiçaria.

  20. A delação do Cunha tem um capítulo dedicado ao Botafogo. O que ele diz é o que o Renan Calheiros orienta. Sujeito capitulado.

    1. E eleger alguém como o Alcolumbre pra "se livrar do Renan"?

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO