FelipeMoura Brasil

O filho Zero Vírgula Um

06.12.19

“Coitado do Flávio.”

Foi o que escreveu Eduardo Bolsonaro quando ironizei a direita flaviana, capitaneada pelos dois irmãos, por poupar Dias Toffoli, o presidente do STF que (1) segurou por quatro meses a investigação sobre Flávio pelo suposto rachid em seu ex-gabinete; e que (2) teria sido investigado na CPI da Lava Toga, boicotada por Flávio e Eduardo.

A investigação sobre o filho 01 de Jair Bolsonaro teve de ser liberada por Gilmar Mendes com base na decisão do plenário de derrubar a liminar estapafúrdia de Toffoli contra o compartilhamento de dados da UIF (ex-Coaf) e da Receita com o Ministério Público sem autorização da Justiça, em julgamento no qual o presidente do Supremo, conforme ia perdendo, foi alterando seu voto em javanês até se unir à maioria, votando contra si próprio, para poder redigir o acórdão e receber outros pedidos de liminar.

Em 20 de novembro, porém, apontei no Twitter: “A restrição de Toffoli ao compartilhamento de informações do Coaf com o Ministério Público é que ele seja feito apenas por sistema próprio, e não por e-mail, que (oh, coincidência!) é o meio que a defesa de Flávio Bolsonaro alega ter sido usado por uma procuradora ao pedir dados”.

Resultado: na sessão seguinte à derrubada da liminar, o ministro Alexandre de Moraes resgatou a tese de seu camarada Toffoli (que o designou, sem sorteio, relator do inquérito ilegal sobre supostas fake news) e defendeu que a obtenção de dados fiscais e bancários pelo MP junto à Receita e à UIF deve ser feita “unicamente por meio de comunicações formais”. “Em 99,9% dos casos, é assim que funciona”, disse Moraes. A tese foi aceita por outros nove ministros, o que deixou aberto ao menos um flanco para a defesa de Flávio explorar, fazendo dele o alegado 0,1.

Meses atrás, o senador já havia tratado de abrir outros flancos para aliviar investigados como ele, votando contra quatro dos 33 vetos impostos pelo pai na Lei de Abuso de Autoridade. No fim de novembro, Flávio se juntou mais uma vez aos petistas e demais políticos de rabo preso, votando pela derrubada de outro veto do pai e garantindo, assim, o direito de os próprios parlamentares aumentarem o fundo eleitoral para 2020, o que resultou na previsão de 3,8 bilhões de reais de gastos públicos com campanhas.

“Acabei dando um voto para derrubar esse veto, quando na verdade o voto deveria ter sido para manter o veto”, afirmou o senador em vídeo de 4 de dezembro, no qual alega que “não prestou atenção” na votação em que Câmara e Senado apreciaram os vetos à minirreforma eleitoral. “Agora já passou, não tem como voltar atrás.”

Em resumo: Flávio quer fazer os brasileiros acreditarem que cometeu um pequeno engano que vai custar 3,8 bilhões de reais aos pagadores de impostos; que era contra a CPI que investigaria Toffoli porque seria ruim para a recuperação da economia; que não sabia das movimentações bancárias atípicas de seu ex-assessor Fabrício Queiroz e das transferências de seus demais assessores para Queiroz; e que só votou contra quatro vetos do pai à Lei de Abuso de Autoridade para impedir abusos dos investigadores.

Coitado do Flávio.

* Felipe Moura Brasil é diretor de Jornalismo da Jovem Pan
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. impunidade nunca, pratica comum, seja punida exemplarmente e expandida a todos envolvidos. Mudaria todo o critério que envolve de escolha para assessores.

  2. Tem muitos criptocomunistas infiltrados no que chamam direita, seria que o senador Flávio é um criptodireitista infiltrado na esquerda!

  3. Ótimo texto! 👏👏👏👏👏👏👏 Flávio de ser julgado e, se culpado, punido conforme as leis. O exemplo tem de começar de casa. Sem delongas.

  4. Felizmente Bolsonaro só tem quatro filhos envolvidos com política ( três já são um desastre o quarto está começando com o novo partido . Será que este se salva ? Sei não, a prole é dura de aguentar mas espero que a justiça do Rio não seja covarde.

    1. Também tem ex. Em entrevista com Leda Nagle, a progenitora do trio, afirmou que também voltará a concorrer a política fluminense, pareceu atitude de solidariedade aos filhos e apreço aos que a questionam, se ela lamenta não ser a primeira dama. Questionada de Plano para o cargo? Retorno: sem atitude, só acompanhamento.

  5. Flávio é o típico parlamentar que só está interessado no umbigo dele. Dane-se o restante, inclusive seu eleitorado. Coitado do eleitor.

    1. Pior! Parece pouco se lichar para o que o pai queria fortalecer com ações anti-corrupção, na Presidencia. Passa a imagem de que para ele, pai de Bolsonaro numerado, tem que ser um elemento a serviço de filho, mesmo que para isso, tenha que arrastar uma Nação.

  6. Sujeito safado, a fruta nunca cai longe do pé, coisas que ocorreram no governo do ex presidiário, agora ocorrem neste governo até por "engano".

  7. Espero que essa investigação encontre as provas necessárias , para mandar esse rato para a cadeia ou no mínimo tenha o mandato cassado.

  8. Qual eleitor LAVA JATO não sabe que o caso Queiróz tem a ver com gabinete FLAVIO, gestão Rio de Janeiro, nada a ver com Foro Privilegiado. A "espertisse" dele está pondo em risco a reeleição do pai e a chance de termos MICHELLE como Primeira Dama, por mais 4 anos. Energia do nome! Faça uma consulta FLAVIO e arruma seu nome para energia positiva, por favor!

  9. Flavio cara-de-pau nem tem vergonha de se passar de bobo e burro, burro mmo pq vai acabar com o pai,junto com seus irmãos, ou então um gde idiota

  10. Quem pode, pode! EDUARDO esfregou o extrato de sua viagem nupcial, na cara dos que o acusaram de uso do dinheiro público e matou o mal pela raiz. Pena que sua ação não foi copiada pelo irmão FLAVIO, que optou pelo cinismo materializado. Cada fala dele, só angaria prejuízo.

    1. Certamente não houve equívoco. Isto é o que me preocupa.

  11. Precisa investigar e colocar na midia todos os deputadores e senadores do país envolvidos nestas falcatruas como rachadinha, funcionarios fantasma... por que so o Flavio? Se ele é culpado deve pagar... mas por que só ele?

    1. Releia o texto. Filho do presidente. Toffoli paralisou o Coaf e centenas de investigacoes pra proteger ele. Filho do presidente. Atualmente envolvido no projeto do partido do pai. FILHO DO PRESIDENTE

    2. Ainda bem que o ditado "Filho de peixe, peixinho é", não se comprova neste caso. Cincoenta e sete milhões de eleitores continuam entusiastas da retidão de JAIR BOLSONARO, conforme propagou o Ministro Joaquim Barbosa do Mensalão. Isso é o que importa a nós. Para JAIR, importa avaliar se FLAVIO, vice, sem zerar a acusação, se o saldo positivo para o Partido Nova Aliança é o necessário e suficiente.

  12. Já que INFELIZMENTE o Programa perdeu Vera, que bom que veio a Denise, que também tem um olhar aguçado e muita experiência.

  13. O senador deve achar que todos somos otários. Lamentável atuação. Precisa virar homem e encarar seu problema. Sair das barras das calças do pai. Atrapalhando muito.

    1. Leia a coluna de novo. Ele é filho do presidente, isso da mais poder d prestigio do q qqr outro. Toffoli acabou com o Coaf só pra atende-lo, ele e o irmão conseguiram travar a Lava Toga. E ainda trai o pai votando contra os vetos. E ainda esta envolvido no novo partido do presidente. Precisa mais?

  14. MINHA PERSPECTIVA-1. F.M.B está ficando chato com esse "fetiche" por Flávio; 2.Deixa a PF e demais da justiça q façam seu serviço;3.Assisto PingosnosIs diariamente, mas não tem um dia q não fale daquele.

    1. Ou seja, bolsonarista em negaçao. Como os petistas que falavam p deixar Lula em paz

  15. Será que ele andou visitando aquele lularápio que estava preso, que também nunca sabia de nada???? Aquele que foi solto graças ao voto do ministro que falava javanês?

  16. Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Nada há oculto que não venha a ser revelado.

    1. Revelado sim. Mas será punido? Ou será que punição continuará sendo para os pretos e pobres?

  17. Infelizmente, para o bem de seu pai, deveria ter a coragem de dizer que fêz alguns erros e está disposto a arcar com as consequências como uma pessôa adulta.

  18. Esse no Senador está bichado, não nos representa...O Rio de Janeiro tem uma maldiçao com Senadores, não conseguimos eleger nada que preste.

    1. Flávio é delinquente sim e por consequência um covarde, mais um senador sem compostura e sem compromisso com seus eleitores e com o Brasil

  19. Zero à esquerda, isso sim! O que atrapalha o presidente são seus filhos. Excesso de ingerência e "inocência" - eufemismo para ignorância, verdadeira ou falsa.

  20. Felipe tem que se cuidar,está fazendo como na JP,está com idéia fixa em Flávio,não tiro sua razão,os filhos de Lula nunca foram investigados e deu no que deu.O alerta que faço,é porque o acho sensacional,um menino ainda,por isso,não colabora pra que o governo dê certo,está seguindo o caminho de Villa,que começou desfilando seu ódio e pode cair no ostracísmo. E.T. votei em Bolsonaro porque era opção que tinha e por sua coragem de enfrentar o sistema. Pra refletir, sem mágoa,tá?

    1. "Menino" um bobo que queria enfrentar Filipe Moura Brasil, dizendo "quem está por trás" . Sabe quem quem está por trás do Jornalista Felipe Moura Brasil? A espectacular inteligência dele. Um homem ético e de moral. Coisa que muitos não conhecem o significado.

    2. Sirlei, concordo só em parte com você. Não dá pra comparar o Felipe com o Villa. A diferença principal, o Villa não escuta quem pensa diferente. Já o nosso sensacional Felipe promove a discussão, não impõe seu ponto de vista. Pra terminar, votei no Bolsonaro como vc, mas cá entre nós, que lixo de pessoas, estão se lambuzando com o poder

    3. Felipe,no meu comentário,disse sensacional pra você e não pra Flávio tá?

  21. Quer ser um hipócrita ele que escolhe, mas nós sermos idiotas, não Flavinho. Vc precisa entender que nos não passaremos a mão na sua cabeça quando agir contra a nação brasileira para salvar vc de vc mesmo. Grande parte de seus eleitores já votaram no Aécio Neves e hj, clamam por Aécio preso. Lula Livre aqui não meu caro e depois destes 3.8 muito caro Senador.

  22. Coitados de nós, seus eleitores, que fomos enganados! Que venha à público se desculpar e se explicar, é o mínimo que se espera de FB!

    1. Este malandrinho carioca pensa que sabe tudo, coitado do Felipe. Felipe perdeu sua credibilidade ao se aliar com a imprensa marrom, com redacao bonitinha, mas ordinaria. No Tweeter esta sendo desmoralizado com esta historinha de rachid que nem processo aberto tem, sem investigacoes, somente ilacoes. E, se provado o contrario? Vai ter coragem de se retratar em seus textinhos ou vai simplesmente se calar, como todo malandrinho que pensa ser o experto em todos os assuntos?

    1. Coitados dos Bolsonaro! Acharem que o brasileiro é idiota.

  23. excelente trabalho. O brasileiro não é idiota, desde a eleição de Bolsonaro o poder subiu á cabeça dos filhos,penso que eles acharam que ganharam a coroa eterna. Estamos botando que estão mais contidos,bom para o Brasil e para o pai presidente.

  24. Coitado do Flávio, pinoia! Tem q ser inquirido sim! Uma das decepções desse governo. Cinismo! Ainda aguentar governo permissivo onde deixa escapar o maior ladrao do universo numa sentença covarde é evidente foi debatida antes. Logo, Brasil Bandido. Estamos?

  25. Deve está no periodo de muda, como dizem os criadores de pássaros, pelo vistos está nascendo penas das antigas oligarquias do congresso.

  26. Esse Flávio Bolsonaro não é digno dos votos que ganhou. Que seja derrubado nas próximas eleições. Desse jeito o pai dele não precisa de inimigos 😞

  27. O governo Bolsonaro avança a despeito da família que o batiza. São uns fuleiros, jecas, que se pensassem de maneira bolivariana poderiam facilmente vestir o 13 vermelho. Contudo, a outra opção era o PT...ou seja, até o capiroto seria melhor.

  28. As atitudes de Flávio o credenciam a mudar-se para o PT. Ele tem atração inata a situações suspeitas. O pai dele deve ficar atento. Sua capacidade destrutiva não pode ser subestimada.

  29. Espero que Jair tenha pelo menos consciência de que ele não vai ganhar nada em 2022 por conta de seu rebento 01, que arrebentou seu finado discurso anticorrupção e fez de seu pai potencial cúmplice de pelo menos um crime: obstrução da Justiça - mas esta vai avançar sobre TODOS os culpados.

    1. Bolsonaro ainda não percebeu esse detalhe. Enquanto o coitado flAvio e o Queiroz não contarem a história convincente não volto à votar no Bolsonaro.

    1. Pelo jeito nessa família tem , no mínimo ,3 ovelhas negras.

    2. Estou fortemente inclinado a viciar com você. É impressionante como a contaminação negativa se espalhou na política. Haja Brasil para aguentar tanta sujeira!

    1. Com certeza os paulistas, os mineiros, os alagoanos, os baianos, os brasilienses, os maranhenses e tantos outros votaram melhor, né?

    2. Concordo em gênero, número e grau contigo Silvia 2...

    3. Os paulistas as elegeram o irmão, tão despreparado quanto!

    1. Os políticos Brasileiros, com raras exceções, são debuchados

  30. Votei no Bolsonaro para extirpar o PT do poder , mas nem o conhecia de fato. Qualquer coisa , na época, era melhor que os petralhas. Estou gostando muito dos resultados, não me arrependo do voto que dei, mas os filhos do Bolsonaro, infelizmente, não tem os mesmos princípios do pai.

    1. Concordo com você. O governo Bolsonaro está fazendo um trabalho maravilhoso, com esforço e competência. Espero que na avaliação de um ano de seu governo ele consiga mostrar a todo o povo, o imenso trabalho feito, depois do saque do PT ao país. Com relação aos filhos, são uns picaretas, incompetentes que não seriam nada se tivessem que trabalhar na iniciativa privada.

  31. Flávio Bolsonaro comprova seu despreparo total para a função que ocupa graças, inclusive, ao voto de confiança que lhe dei. Mas que não mais darei.

  32. O povo carioca aprende a lição: nunca mais votar em Flávio Bolsonaro. Um cara que diz que não prestou atenção num voto tão importante, não parece ser suficientemente serio para merecer sua confiança. Coitados de nós.

  33. MENTIRA FMB . Não existe direita flaviana . Tirando os eleitores do Rio de Janeiro , ninguém votou no Flávio . Somos todos direita conservadora . Tofoli segurou a investigação da esposa dele no COAF . E a CPI da Lava Toga não tem poder para julgar ministro do STF . Ministro do STF só pode ser julgado em processo de impeachment . 🇧🇷

  34. Em primeiro lugar parabéns pela exposição serena e fundamentada . Um milenar adágio diz que " cada um é responsável pelos próprios atos " . Como isso poderia influenciar o juízo negativamente a respeito do Presidente e do seu governo é coisa de Trolls . Non ti importar di loro ma guarda e passa! ( Dante , o Alighieri né !)

  35. Os filhos, assim como o pai, são medíocres. O Bolsonaro claramente é despreparado para ser presidente. Contudo foi um mal necessário para extirpar o poder dos PeTralhas. Mas na minha opinião não se reelegem mais.

  36. Quero muito confiar no presidente e ainda acredito que ele seja bem intencionado, mas seus filhos estão nitidamente comandando o pai. Jair precisa, urgentemente, se livrar desta má influência e escutar os sensatos que estão ao seu lado ainda! Difícil por se tratar do filho mas extremamente necessário, para todos nós, que Jair mude!

  37. Gosto do BOLSONARO.Mas acho que Flavio tem que ser investigado.e COMO GRANDE PARTE DE POLITICOS ELE quando tem votaçao que serve até para o governo do pai dele.ele vota com as esquerdas isso é muito estranho.

  38. Faltou lembrar que Flávio votou no Renan na primeira votação para a Presidência do Senado, anulada, depois mudou seu voto, porque não faria mais diferença. Concordo que Flávio atrapalhe demais o Governo, mas entendo que os outros filhos têm cumprido um papel importante, de afastar traíras e sustentar os discursos mais fortes, que não cabem na boca do Presidente.

  39. Os brasileiros não são burros, senador. E nas próximas eleições você cai fora...Isso se o caso Queirós não o tirar antes da política...

    1. O problema é que ele se deu bem e vai ficar 8 anos no senado. Até lá já estarei morto, mas alguém tem que alertar que o kr não é flor que se cheire.

    2. Senador Flávio, o sr. pensa que somos um bando de burros? Votei no sr. Mas, no futuro, jamais terá de novo, minha confiança. Assuma, se errou lá nas rachadinhas. É mais digno!

  40. É como acreditar em contos de fadas, papai Noel e em fantasmas....Vai que ECSISTE...kkkkkkkk. Muito ridículo. Muito. Deve achar que os brasileiros e eleitores são burros.

  41. Com tantas tentativas de se blindar, ele atesta sua culpa. Não há dúvidas de que Flávio praticava rachadinha! ISTO ATRAPALHA O GOVERNO! Está fazendo um desserviço ao país

  42. São 3 patetas que só atrapalham o pai. E o pai passa a mão na cabeça dos tontos. Eles é que deveriam entender que são despreparados e ignorantes, acham que Olavo tem consistência intelectual

  43. A primeira desculpinha boba que vi do Flávio, foi lá no Terça Livre.(Tô fora dessa turma) Agora vem com esse papinho de foi "sem querer querendo". Para com isso Flavio, tá ficando chato. Como disse o Augusto Nunes: assuma a culpa do rachid, pague o que deve e pronto.

  44. É muito engraçado ver o Felipe Xilique vir comentar desta forma o que ainda nada se provou, o filho já está condenadíssimo sem ainda ter um processo qualquer, anda são só suposições, falta você fornecer o endereço dele, coisa de que só calhorda como você faz, uma sugestão que talvez já esteja acontecendo é sua parceria com a choice. Mas o que lhe dói e você não ter conseguido ser indicado a nada neste novo governo, também você poderia aprender a fazer jornalismo sério com o Augusto Nunes. ounão

    1. Luís, Seu raciocínio é igual ao dos defensores do Molusco. O sítio não é dele, foi condenado sem provas ...... kkkkk

    2. Cara, vc não consegue disfarçar a militontice olaviana. Flávio rachadinha foi um voto contra César Maia. Não seja um petralha com sinal trocado.

  45. Ah! Que conversa mole desse "nobre" Senador. Será que esse cara pensa que todos os brasileiros são IDIOTAS? O bom de tudo é que Ministério Público Estadual do RJ faz um belíssimo trabalho na investigação da ALERJ, e muitos maganos vão pagar caro pela corrupção. Parabéns aos honrados e honestos Promotores de Justiça.

  46. Só resta lhe aplaudir, Felipe Moura, pela sensatez, lucidez e transparência do artigo. Olhos abertos, para o bem e para o mal.

  47. Flávio tornou-se uma decepção , Votei nele para trabalhar com o governo ,porém com o rabo na parede fez tudo ao contrário ,digno seria ele assumir o prejuízo é nso prejudicar o governo e não ficar nas mãos dos adversários Como acreditar nele e continuar votando Estou com o pai em 2022 ,mas o filho deve ficar na estrada a pedir esmolas

  48. Coitadinho do Flavinho... Tão inocente e tão perseguido... Deixem ele em paz por favor... (vtnc safado sem vergonha, sua hora vai chegar)

  49. Caro Felipe, Seu artigo sintetiza os mais relevantes acontecimentos protagonizados pelo senador Flávio! Como a Simplicidade é Atributo Divino para o esclarecimento, resta demonstrado de forma Sagrada que Flávio é um Desastre político que Envergonha seu Eleitor!! É Imperativo o Afastamento desse político de qualquer laço, mesmo remoto, com o Governo!! Não é justo nem razoável julgar o Governo a partir dele!!

  50. Essa foi a "surpresinha" que nós, eleitores do Bolsonaro, tivemos e temos que suportar: sua substantiva e desvirtuada prole, que se esmera em dificultar, até a inviabilidade talvez, os progressos desejados pelos que conseguem distinguir os fatos das opiniões. Ainda nos resta a equipe ministerial que, a despeito de alguns, nos mantém viva uma frágil esperança.

    1. É absurdamente INJUSTO ignorar que temos nas pessoas dos Ministros , o comando do Melhor Governo dos últimos 50 Anos!! Omitir ou mesmo minimizar este FATO apenas pra fazer "publicidade política"de um Doria (ponta de lança da ofensiva do 'psdb' pra manutenção do status quo, onde pt=psdb) é a mais rasteira e depravada confissão de pequenês ética e moral; só comparável à responsabilização dos pais por atos de filhos adultos...

  51. O comportamento parlamentar do Flávio "esquecidinho" confirma a prática do rachid e outras "malandragens" mais. Caráter exposto ao sol.

  52. Parabéns Felipe por abrir os nossos olhos de que o acordão continua em vigor. Os Bolsonaro nos enganaram uma vez mas, cada vez mais, serão fortemente rejeitados. Vou trabalhar incessantemente para que Sergio Moro seja eleito o próximo presidente!

  53. Coitado de quem, como eu, votou nesse "ingênuo" político, mas da mesma forma como batalhei por votos para ele, irei batalhar para que ele não tenha 01 voto sequer das pessoas do meu círculo de influência.

  54. Hahaha Pois é! Esse aí merece perder o cargo, no mínimo por extrema incompetencia: como pode votar errado, distraído, em um voto tão importante!?!? Mal posso esperar ver o Flávio preso. Que decepção, ele era o melhor dos filhos. Só espero que JB não decepcione também...

  55. Coitado do país que elege um senador da república que se defende de suas mazelas alegando não prestar atenção no que assina!

  56. Pois é, Felipe, um pouco de colírio nos olhos ajuda a enxergar com maior clareza. Será suficiente, também, para você chegar à conclusão de que o professor Villa estava - e continua a estar- certo sobre os filhotes do presidente que não alertou seus eleitores de que estariam votando numa famiglia de politiqueiros criados e alimentados nas bandalheiras da Assembleia Legislativa do RJ, onde todos os gatos são ratazanas, não importa a cor ou o partido político?

    1. O pior é que o mandato do 01 é de oito anos!!! Será que vai preso antes disso? Quanto aos incapazes 02 e 03, sumirão do mapa em 2020...

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO