Adriano Machado/Crusoé

Volta dos radares nesta segunda-feira aumenta tensão entre caminhoneiros

22.12.19 19:00

Os caminhoneiros, que não conseguiram emplacar uma greve no final do ano, acompanham de perto o vaivém de decisões judiciais sobre a instalação de radares nas rodovias brasileiras. O desfecho pode complicar negociações com o governo a partir de janeiro. No dia 11, a Justiça Federal suspendeu a determinação do governo que havia proibido os aparelhos de controle de velocidade e deu prazo de 72 horas para os equipamentos serem religados.

A Advocacia-Geral da União recorreu e a Justiça ampliou para esta segunda-feira, 23, o prazo para que a Polícia Rodoviária Federal retome o uso de radares estáticos, móveis ou portáteis. Em grupos de WhatsApp, caminhoneiros reclamam da volta da fiscalização eletrônica bem na véspera do Natal.

Apesar da chiadeira da categoria, o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos, Diumar Bueno, afirma que a retirada de radares nunca foi prioridade de negociações do setor. “O tema entrou no nosso circuito de debates, mas nunca foi pauta para manifestações. Somos institucionalmente favoráveis ao controle de velocidade, mas com critérios, e não de forma aleatória como vinha sendo feito”, explica Diumar.

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    1. Quem anda na lei náotoma multa, o mundo querendo disciplinar o transito e os imbecis "liberais!!!!????" inventando a roda novamente , COISA DE MALUCO

    2. Eu sou a favor ,pq vc é palhaço gosta de tomar multa!!!

  1. A favor controle de velocidade. Deve haver padrões de velocidades junto às PRF (55 Km/h). Os controladores de velocidades municipais ao lado das BRs atrapalham. Parte dos grandes valores que arrecadam devem ser investidos na retirada de todos os buracos e problemas na pavimentação asfáltica. Não vi em outro lugar tanta fiscalização eletrônica do q no MS. As fiscalizações deveriam ser francamente ostensivas e os radares totalmente sinalizados para se atingir o objetivo de conscientização .

  2. Uma coisa é radar. Outra são as armadilhas, as tocaias com agentes escondidos em moitas, que são feitas pelos órgãos fiscalizadores. Porque o limite de velocidade em um posto de polícia rodoviária precisa ser de 40km/h, por exemplo?

  3. Acho uma necessidade a existência dos radares como também exigir das concessionárias que construam a 3a. pista onde necessário. No trecho da rodovia que eu uso, só vejo maquiarem. Pintam faixas, plantam e cortam grama. Cadê as 3a. pistas? Notadamente na BR 277 no Paraná.

  4. Infelizmente a pseudo Justiça se intrometendo novamente. Mas existe uma forma de atender esta determinação. Basta determinar que deverá existir uma informação na pista antes do radar, numa distância a ser fixada (por exemplo 500 mts.). Com isso o efeito "armadilha" que é a principal queixa será eliminada. Os radares "papa níquel" deixarão de existir.

  5. A preocupação dos governos nunca foi com segurança nas estradas. Fosse esse o real interesse nossas estradas não estariam nas condições que se encontram. O mesmo radar que limita a velocidade, corretamente, é o mesmo que favorece a abordagem dos caminhões por marginais que circulam pelas rodovias á espera de suas presas. Os governos fariam um bom trabalho pela segurança investindo em sinalizações adequadas, construção de acostamentos e monitoramento das vias.

  6. Sem uma padronização deixando visíveis e iguais , e melhores sinalização , essa industria de multas é um roubo institucionalizado , e essa confederação com esse presidente nunca representou os caminhoneiros , é só um sindicato que levava o dinheiro .

  7. Problema esse criado por algum governo, la atraz priorizando o transporte em cima do caminhao, logico para favorecer as montadoras, acabou com a ferrovia e nao incentivou a fluvial. Hoje, quem trabalha sao a maioria as empresas grandes, o caminhoneiro que vivia de seu trabalho esta desempregado porque o paiz esta superpovoado de caminhoes e nao cresce devido a corrupcao escancarada. Entao viva a industria dos pedagios e radares, que complementa o todo.

  8. Agradeçam ao REDE, da Marina, do Randolfe e, felizmente, de poucos outros, por terem que pagar DPVAT que havia sido extinto pelo Bolsonaro.

  9. Há que ser lembrado que não são só os radares que servem de motivo para os caminhoneiros começarem a demonstrar descontentamento com o judiciário. Tem tb o DPVAT. Aliás, isto aí deixa descontentes não somente os caminhoneiros, mas todo mundo que tem carro.

  10. Estes caminhoneiros são um bando de snowflakes. Porque eles não dirigem com cuidado dentro da legislação? Quem não deve, não teme!

  11. A questão dos radares NÃO é fiscalizar, mas uma indústria de multas cujo objetivo único é arrecadar. Radares móveis e escondidos não têm finalidade educativa. Triste saber desta medida.

    1. Disse a verdade.E também acontece nos municípios, dentro das cidades camuflados debaixo de Passarelas de pedestres.

    2. A Polícia Rodoviária faz um excelente trabalho, não é dela que reclamo, mas dos radares camuflados em locais estrategicamente colocados.

  12. Última tentativa da esquerdalha, funcionários públicos CORRUPTOS e imprensa marrom, de terminarem o ano sem brilhar. Ao invés de um Feliz Natal, a todos esses crápulas, à PQP, é q em 2.020 às prefeituras sejam libertadas dessa corja. Campanha da turma ANTICORRUPÇÃO, em todos os rincões deste PAÍS, para q as prefeituras ñ continuem ocupadas pela marginalia ñ faltará. As mídias sociais substituíram a imprensa marrom, o Ibope, Datafolha e os votos de "cabresto". Acabou o "pão com salame".

  13. Se for o caso, há ainda a possibilidade de que os caminhoneiros batam nos dois: no governo e no judiciário. Seria meio porrete, meia cenoura.

  14. Contra o judiciário não precisaria nem ser algo grande, só um sinalzinho de fumação já aparecendo no horizonte, para eles sentirem que se a coisa já está feia, ela pode ficar pior. Além do mais, se eles continuarem sendo cercados de todos os lados, não tem outra alternativa, é correr, pq se ficar o bicho come. De um jeito de outro o bicho vai pegar, mas enquanto eles puderem, vão tentar correr para onde tiver saída.

  15. Se os CORRUPTOS não têm saída, o que lhes resta? Claro que o BAFO QUENTE poderia ser na direção do governo, para fazer parecer que ele está balançando. Mas os CORRUPTOS estão parecendo meio covardes, não está dando pinta de que eles vão tentar realmente tirar Bolsonaro ou o filho. Diante da falta de opções, a melhor alternativa para eles seria conseguir tornar Bolsonaro refém, o que só pode ser feito através do filho. Portanto o fator Queiroz tem muito mais relevância do que o governo fraco.

  16. Fica até uma coisa depravada e devassa, para combinar com o que o judiciário faz com o país e o brasileiro. Suponha que os caminhoneiros, ao invés de apertar o governo, decidam botar os radares na conta do judiciário. Seria uma porretada, mas para não deixar os CORRUPTOS ressabiados, logo em seguida Queiroz faria sua aparição e atiraria a cenoura. Com isto, uma coisa acabaria retroalimentando a outra, o cerco parece se fechar por todos os lados, mas eis que surge uma esperança na luz do túnel.

  17. Por causa desses malditos e covardes caminhoneiros, comprei um SUV com 1.620 kg. Até nas praças de pedágio, passam acima da vel. permitida. Nota mil pra justiça e zero pra JB

    1. viajo semanalmente nas BR e não senti falta dos radares retirados. Muito deles estavam em locais apenas para multar.

  18. "... controle de velocidade com critério, não de forma aleatória..." Não entendi a frase🤔🤔🤔. O que quiz dizer com "critério" e "forma aleatória"? É só respeitar a velocidade e ponto!! Igual a novela da indústria da multa. Pode eventualmente ocorrerem erros, mas para aí. Multam pouco. O que tem de babaca dirigindo e conversando no celular não é pouco!

    1. Além de radares está faltando policiamento presente. A noite então, nem se fala. Raramente se vê um carro da polícia. Isso senti desde o tempo do Alckmin. Dória pelo jeito deixou como estava. Corte de custos!!

  19. Se verdade da imprensa é um absurdo esse negócio de greve por causa de radares. Querem o que os caminhoneiros, andarem a milhão, provocando acidentes, ceifando a vida de muitas famílias e deles próprios? É só dirigir nas rodovias por aí e ver. Sempre reduzi a velocidade nos pedágios pros 40km/h e já passei sufoco com caminhão atrás querendo passar por cima. Se olha no retrovisor só vê a grade do motor!! Deveria ter muito mais radar!

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