Agência Senado

TCU pede esclarecimentos sobre ações do Ministério da Saúde contra variantes do coronavírus

05.02.21 16:19

O Tribunal de Contas da União determinou que o Ministério da Saúde apresente esclarecimentos sobre as ações adotadas para identificar, acompanhar, mapear e rastrear as variantes do novo coronavírus. O ministro Benjamin Zymler estabeleceu prazo de sete dias para a resposta.

De acordo com o despacho, a pasta comandada por Eduardo Pazuello ainda precisa explicar quais as iniciativas dedicadas à elaboração de um programa de testagem para evitar a disseminação das novas linhagens do vírus.

Além disso, terá de detalhar as orientações específicas para a transferência para outros estados de pacientes do Amazonas, que vivenciou o colapso do sistema de saúde, sem que haja a propagação da cepa identificada na região Norte.

Em outro ponto, a ordem é para que o ministério informe quais ações adotou, inclusive em portos e aeroportos, para impedir a entrada de variantes estrangeiras no país, como as encontradas no Reino Unido e na África.

Zymler também requereu esclarecimentos sobre as iniciativas em andamento para a elaboração de um plano de gestão de riscos ou de contingência para o caso de as vacinas contra a Covid-19 adquiridas não serem efetivas contra as novas cepas, bem como a respeito dos planos para a compra de imunizantes que ofereçam a proteção contra as variantes.

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO