Reprodução

Por que os argentinos protestam nas ruas

17.08.20 19:34

Os argentinos realizaram nesta segunda, 17, uma manifestação (foto) contra o governo do presidente Alberto Fernández. A convocação não partiu dos partidos de oposição, mas brotou espontaneamente nas redes sociais com a palavra-chave “17ASalimosTodos”. A lista de demandas é longa, mas há claramente duas razões principais para a frustração com o governo.

A primeira é o fastio provocado pela quarentena. As restrições já duram 150 dias, e muitos pequenos e médios comerciantes foram afetados pelas restrições do presidente Alberto Fernández.

A segunda é o anúncio feito no final de julho de uma reforma do Judiciário. Os governistas querem aumentar o número de juízes da Corte Suprema. Além disso, um conselho de especialistas foi formado para sugerir mudanças nas cortes. Entre os seus membros está o advogado da atual vice-presidente, Cristina Kirchner, acusada de corrupção e traição à pátria.

“Os argentinos já estavam cansados com a quarentena e com a crise econômica. No meio disso tudo, o governo apareceu com uma proposta de reforma do Judiciário cujo fim claramente é garantir impunidade para Cristina Kirchner. Essa atitude fez com que a revolta com o atual governo aumentasse muito”, diz o cientista político Orlando d’Adamo, da Universidade de Belgrano, em Buenos Aires.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Aprender o que com os argentinos? A reeditar a esquerda no Brasil? Calma lá. Em 2.013 fomos às ruas e em 5 anos acabamos com o CONLUIO ENTRE OS 3 PODERES, elegendo um governo central independente das instruções de FHC. A pandemia retardou a n prestação de contas com o congresso brasileiro, q nos trai acintosamente. Prisão em 2ª instância e Fim do foro privilegiado: ESTE É O PLANO. Só assim apartaremos o STF do legislativo, prosseguindo no RESGATE de nossa Pátria Amada Brasil.

  1. Lá como cá o sistema é de urnas eletrônicas portanto não sei por quanto tempo o Brasil não irá para o mesmo caminho. É muito fácil induzir o povo com pesquisas de intenção de votos direcionadas e após isso ganhar a eleição sempre por placar apertado para não dar muito na cara vide nossa corte sempre com 6x5 para parecer imparcialidade. Bolsonaro somente levou porque o exército fiscalizou a apuração.

  2. Já não era sabido que esse sujeito era um esquerdista? É muita inocência não imaginar o que essa gente é capaz. É igual aqui. Só votar na esquerda novamente e esperar a desgraça.

  3. Sempre a esquerda na linha de frente dos crimes e e desmandos. Até hoje a morte promotor argentino Alberto Nisman, que denunciou a presidente Cristina Kirchner por acobertar o envolvimento de iranianos em atentado, não foi elucidado. Retorna a velha pergunta: a quem interessaria a morte de Nisman ? É a mesma pergunta que poderíamos fazer aqui no Brasil. A quem interessaria a morte do presidente Bolsonaro ? Perguntem pro Bispo !

    1. SERES INTELIGENTES APRENDEM COM A EXPERIÊNCIA DOS OUTROS. Vale para atos positivos ou negativos. A ARGENTINA é uma lição do que não devemos fazer, deixar a esquerda voltar. Pelo menos nesse momento. Até FACHIN que considerava ponderado e correto apresentou suas armas como militante da esquerda. Triste um Juiz que se posiciona dessa maneira, atacando um presidente que, embora seja o ser mais sem JEITO do planeta, sempre desejou o MELHOR para o nosso Brasil e seu POVO.

  4. A evolução dos acontecimentos na Argentina deve ser documentada e largamente mostrada aos brasileiros para que aprendam com o erro cometido pelos Argentinos. Que não se repita aqui.

    1. concordo. até quando os argentinos vão aguentar o funesto peromisso?

  5. A evolução dos acontecimentos na Argentina deve ser documentada e largamente mostrada aos brasileiros para que aprendam com o erro cometido pelos Argentinos. Que não se repita aqui.

    1. As urnas lá são iguais em toda América Latina. Americanos não adotaram essa prática que pode ser facilmente manipulada.

  6. Usando a mesma estratégia daqui... Vamos lutar pela queda da PEC da bengala, pelo limite do tempo como ministros do STF, pela idade miníma para ser indicado! NINGUÉM deve permanecer por muito tempo numa posição tão privilegiada!

  7. Já aqui a suprema corte mais sem vergonha da história do Brasil, aparelhada ideologicamente até os fios do cabelo, conspira para derrubar o presidente!

  8. Infelizmente, o povo da Argentina irá pagar caro Por flertar e eleger políticos acusados de Corrupção (Cristina) e nitidamente esquerdista

  9. Pobre Argentina elegeu um esquerdopata para presidente, agora começa às reformas para se manter no poder, os acontecimentos são iguais da Venezuela que vive uma crise institucional sem fim, o pior é que o ministro do STF realizou uma live recente sugerindo junto com os participantes a possibilidade de implantar um semi presidencialismo no Brasil , isso é golpe Sr bico de pato, vulgo Gilmar Mendes.

  10. Provavelmente o governo argentino está recebendo consultoria dos esquerdopatas da América Latina. Vai dar com os burros n’água. Aguardemos os próximos capítulos.

  11. Esquerda sempre foi incompente e sabe porque: Eles são esquerda ao redor de litro de whisky e para lascar com o pobre e fazendo vira escravo!

    1. PERDÃO . AMERICA LATRINA/ O VELHO E ATUAL JORNALECO " O PASQUIM" QUEM SE LEMBRA? MUDOU ALGUMA COISA NO REINO DE ABRANTES???,

  12. Infelizmente, no mundo atual e em alguns países só há mudança de endereço, já que a prática nefasta de maus políticos e integrantes de um judiciário partidarizado continua a mesma.

  13. Escolheram agora é só arrependimento!!! Argentina e o fantasma do Peronismo um século e liquidou-se um país rico e produtivo!

    1. pois é. Foi um dos países mais ricos do mundo . é incrível como uma ideologia de esquerda conseguiu destruir a Argentina.

    2. É isto aí Lúcia, o Peronismo liquidou com a Argentina. Tenho 82 anos e conheci bem Argentina do passado. Hoje é lixo.

    1. Argentinos parece que gostam de sofrer. Sabendo de tudo que aconteceu no passado com governante da esquerda e ainda votam na Cristina. Os argentino do bem nao mereciam isto. Salvem os argentinos

    2. O Brasil não permitiu que se formasse aqui um PTismo ou um LULISMO. O Brasil talvez ainda tenha salvação. A Argentina não tem saída.

Mais notícias
Assine agora
TOPO