Reprodução/redes sociais

Ofício do Coaf contradiz tese da defesa de Flávio Bolsonaro; leia o documento

30.12.19 11:58

Uma das alegações do advogado Frederick Wassef, responsável pela defesa do senador Flávio Bolsonaro no caso Queiroz, é que os promotores do Ministério Público do Rio de Janeiro teriam solicitado dados sigilosos ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, por e-mail, sem seguir os parâmetros estabelecidos pela lei. No entendimento do defensor do filho de Jair Bolsonaro, a prática poderia se caracterizar como uma quebra de sigilo sem autorização da Justiça.

O MP-RJ contesta a versão de Flávio Bolsonaro e diz que seguiu os procedimentos estabelecidos por lei. Para sustentar sua posição, os promotores citam o ofício 40.340 encaminhado pelo Coaf após questionamento do MP-RJ.

“Nesse sentido, RIFs disseminados ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro percorreram a mesma via oficial que é aditada para disseminação dos demais relatórios de inteligência financeira, a exemplo dos mencionados RIF 22.746 e 38.484, os quais foram enviados por meio do SEI-C 39208 e do SEI-C 49744, respectivamente”, diz o ofício de 2 de dezembro assinado por Jorge Luiz Alves Caetano, presidente substituto do Coaf. 

O MP-RJ questionou o Coaf após a defesa de Flávio Bolsonaro alegar ao STF, ainda em julho, que os promotores haviam solicitado dados diretamente ao órgão por meio de e-mails. No ofício, os investigadores cariocas solicitaram que fosse esclarecido qual o mecanismo de intercâmbio de informações entre o Coaf e as autoridades responsáveis pelas investigações criminais e, também, como se deu o envio dos dados nos casos de dois RIFs, os Relatórios de Inteligência Financeira, que citam transações atípicas de Fabrício de Queiroz e Flávio Bolsonaro.

Leia abaixo a íntegra do Ofício enviado pelo Coaf ao MP-RJ:

Ofício Coaf – Caso Queiroz

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não tem acesso ao link do ofício, porem a verdade vira não tem nada que fique oculto tudo será revelado. A VERDADE ESCONDIDA será conhecida por todos.

  2. é óbvio que este presidente já perdeu o controle da sua gestão. o Bolsa já fez seu trabalho, tirar o PT do poder agora pode deixar pra Mourão, Guedes e Moro

  3. Esse assunto é mais do que sabido. Resta ao presidente entender que seu compromisso com a nação é maior do o que tem com seu filho, e deixá-lo seguir seu destino. Seu comportamento passado deixa grandes dúvidas no ar e comprometem o bem intencionado governo Bolsonaro.

  4. Se o cara é culpado deve ser investigado, ser processado, ter direito de defesa, ser condenado e cumprir a pena, independente do paciente. O que não pode é ser utilizado esse procedimento por pessoas de caráter duvidoso para desestabilizar o GF. Isso contamina o trabalho sério, que deveria ser o da Justiça.

    1. Parece aqueles dois cãezinhos do desenho animado: Bozopai e Bozofilho.

  5. Caem por terra as alegações da defesa de Flávio Bolsonaro e as “justificativas” da suspensão, pelo Toffoli, das investigações envolvendo o COAF e a Receita. Vemos agora que nada havia de irregular na conduta da polícia e do MP. Como no caso do juiz de garantias, inventaram motivos para justificar medidas desnecessárias e absurdas que só interessam aos corruptos.

    1. Victor, esse assunto já foi julgado pelo Supremo. Ou você não viu ou não entendeu o julgamento.

    2. Ao que parece a defesa não tinha conhecimento, ou se fez não saber, de um sistema de troca de informações digital oficial. No entanto em relação a falta de autorização judicial para a quebra de sigilo bancário, que é o principal argumento da defesa para a suspensão das investigações, este ainda não derrubaram.

  6. Advogado, quando não consegue mais evitar as evidências e as provas, tem mania de criar chicanas, tal como a acima. As situações de Flávio e de Queiroz são indefensáveis. A não ser que Jair Bolsonaro faça novo acordão espúrio com o STF, seu filho e seu amigão irão enfrentar processo, sim. Tudo muito forte e claro quanto à culpabilidade.

    1. Tino — Não se preocupe. O Bozo está aprontando mais algumas novidades para o ano que vem. Afinal de contas, o lema é a “a família acima de tudo”.

  7. Eu já acho que em virtude desses últimos eventos de fim de ano, o Ministério Público deveria aprofundar nesse assunto e com urgência, pois já estou achando que tem algo mais aí nesse angú de caroço. Isso se não aparecer mais coisa por aí para impedir as investigações.

  8. Tudo constitucional, legal, legítimo e moral, e de acordo com a praxe profissional de quem trabalha em órgãos de inteligência. Então, tudo verdadeiro e válido.

  9. Já que o conteúdo é suspeito o bastante para complicar a vida dos implicados, o jeito é centrar a “defesa” nos trâmites do processo. E, assim, aguardar o Juiz de Garantias para examinar tudo de novo, além de futuros recursos até o indiciamento, etc.. Essa é a realidade da Justiça brasileira quando os envolvidos são amigos dos Reis.

  10. Na ALERJ todos os partidos e seus representantes estão sendo investigados sob sigilo. Somente alguns nomes de maior projeção são conhecidos como o Ceciliano e o Flávio. Esses são figuras de proa, fazer o quê?

  11. Esse bobão do Fred, "adevogado" do futuro PRESIDIÁRIO "filhinho" de papai, está igual a "figurinha" do Cris M-PT (Mauricinho Perde Todas), "adevogado" do bandido e cafajeste LULA: só fala ABOBRINHA e pensa que os IDIOTAS somos nós. O cliente está f....., vai perder o cargo, vai ser condenado e bai PRESO.

  12. Agradeço ao ministério público do Rio de janeiro e a revista Crusoé por não citar os outros deputados envolvidos de nossos bravos partidos progressistas temos que manter isso aí viu

  13. Assim fica difícil eu continuar com está revista pois paguei é não consigo ler ou mesmo entrar nas notícias que mim interessa

    1. Sim companheiro graças a Deus estamos mantendo nossos deputados longe desse escândalo não sei se tá custando caro mas temos que manter isso aí viu

    1. Lulistas e bolsominions têm que voltar para o buraco de onde nunca deveriam ter saído. Esse país precisa de gente inteligente e equilibrada não de fanático raivoso.

  14. Parece que o caldo entornou. Tantos prejuízos causados aos órgãos de fiscalização para o Flávio estar morrendo na praia, ao que tudo indica. Acordão, traição ao Sérgio Moro etc... indo para a vala comum. #BOLSONAROTRAIDOR!

    1. É isso mesmo. A direita flaviana é a esquerda lulista. As mesmas excreções com sinal trocado. E quem acha que existe os grupos de isentões, nova esquerda e outras baboseiras faz parte do gado que não concorda c #mitotraidor.

Mais notícias
Assine agora
TOPO