Agência Brasilxxx

Ofensiva na guerra da comunicação sobre agrotóxicos

06.08.19 10:08

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina (foto), convocou a imprensa para explicar o aumento de liberações de defensivos agrícolas no país na manhã desta terça-feira, 6.

A entrevista coletiva é uma ofensiva do governo Bolsonaro no debate internacional sobre segurança alimentar e a política ambiental, depois de, na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro participar, ao lado de três ministros, de uma entrevista coletiva para questionar os dados sobre o crescimento do desmatamento na Amazônia

“Estamos incomodados com o fato de um tema tão complexo ter se tornado combustível para uma guerra política aqui dentro e uma guerra comercial lá fora”, disse a ministra, logo no início de sua apresentação.

Tereza está acompanhada do secretário de Defesa Agropecuária da pasta, José Guilherme Leal, do diretor da Anvisa, Renato Porto, e da diretora de Qualidade Ambiental do Ibama, Carolina Mariani. Também participam da coletiva os pesquisadores Caio Carbonari, da Unesp, e Eloísa Caldas, da Universidade de Brasília, para apresentar dados que contestam a versão de que o país virou o paraíso dos agrotóxicos.

A presença do secretário de Comunicação do Palácio do Planalto, Fabio Wajngarten, evidencia a intenção do governo de ganhar a guerra da comunicação sobre o assunto. Wajngarten é homem de confiança do presidente e responsável por uma operação em curso para melhorar a relação de Bolsonaro e do governo com os meios de comunicação, especialmente os canais de televisão. Discreto, não costuma aparecer em entrevistas coletivas nem em eventos fora do Palácio do Planalto.

Tereza Cristina, os secretários e os pesquisadores afirmam que estão sendo liberados registros industriais que não necessariamente chegarão aos consumidores. E acrescentam que dos 262 produtos registrados neste ano, apenas sete são novos.

Eles alertam que os dados divulgados sobre o uso de defensivos estão sendo manipulados, sem a adoção de parâmetros como toneladas de agrotóxicos usados por hectare, para dar uma real dimensão da sua aplicação.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO