Reprodução

O vídeo do governo que desmente a versão de Pazuello sobre o aplicativo TrateCov

19.05.21 14:44

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello afirmou à CPI da Covid-19 que o aplicativo TrateCov, desenvolvido pela pasta para estimular o “tratamento precoce”, nunca entrou em operação. O general disse aos senadores que o sistema desenvolvido pela pasta, que previa a prescrição de cloroquina até para bebês recém-nascidos, era um protótipo, que foi indevidamente hackeado. “A plataforma nunca entrou em operação. Foi apresentada como protótipo e copiada por alguém”, disse o general. Pazuello se comprometeu a encaminhar as ocorrências policiais sobre o suposto roubo de dados.

Em janeiro de 2021, entretanto, a TV Brasil, rede oficial do governo federal, noticiou o lançamento do aplicativo, que também teve publicidade em outros canais do Planalto. “Diante do aumento do número de casos em Manaus, o Ministério da Saúde lançou um aplicativo para agilizar o atendimento de pacientes com sintoma de Covid e para garantir o tratamento precoce”, diz o texto da reportagem veiculada pela TV Brasil.

 

O canal oficial do governo informou que o aplicativo já estava sendo usado por médicos de Manaus e divulgou um depoimento do médico João Catarino Dutra Júnior, que relatava sua experiência com a plataforma.

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz, se irritou com o assunto e disse que “usaram Manaus de cobaia” no lançamento do TrateCov. “Isso é crime contra o Estado, contra as pessoas”, disse o parlamentar amazonense.

Segundo Pazuello, quem determinou o desenvolvimento do aplicativo de prescrição de cloroquina foi a secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro. “Ela me trouxe como sugestão quando voltou de Manaus, no dia 6 (de janeiro), disse que poderia usar uma plataforma que já é desenvolvida para isso, para facilitar o diagnóstico clínico feito exclusivamente pelo médico, e que ela iria iniciar esse trabalho para fechar a plataforma”, revelou Pazuello. Mayra prestará depoimento à CPI nesta quinta-feira, 20. Segundo o ex-ministro, o sistema de prescrição indiscriminada de cloroquina foi desenvolvido por servidores do Ministério da Saúde e não teve custos para o governo.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O número de pessoas despreparadas, em funções de comando, para enfrentar uma pandemia dessa natureza é realmente espantoso! Ao final dessa CPI vamos ter a impressão legítima que o Brasil é uma terra de fanfarrões, que vivem a vida despretensiosamente. Como já foi dito por um outro general - este, muito mais inteligente e capaz, o General De Gaulle, ex-presidente da França - “ o Brasil não é um país sério”.

    1. Não é não. Nunca foi. Basta ver os tipos de presidentes que foram escolhidos ao longo da história. Não há melhor evidência do que isto para ilustrar a deformidade moral do país.

  2. trate-se de um caso de idiotia morall em alto grau. Não sabem mais distinguir a verdade da mentira, do bem e do mal.

  3. 1.1 - Eu como cidadão brasileiro fiquei INDIGNADO quando o general Pazzuelo, externou que na reunião que teve com o gerente-geral da Pfizer, Carlos Murillo, mostrou para o executivo da farmacêutica o mapa do Brasil e falou do tamanho do Brasil em relação aos demais países da América do Sul. E que não se reuniu com nenhuma farmacêutica para tratar das vacinas. Quem esse bosta do General Pazzuelo acha que é? Numa pandemia, onde pessoas morrem, um bosta desse age com arrogância.

    1. 1.2- Você general Pazzuelo, é um bostinha alçado a Ministro da Saúde por um imbecil, que é o Bolsonaro. E foi escolhido para o cargo, não pelo que tem de melhor, mas sim pelo que tem de pior, ser um bosta. Pessoas morreram e vão morrer, porque um bosta de general de 4 estrelas, apegado a hierarquia, mesmo no meio de uma implacável pandemia que já matou mais de 430 mil brasileiros, não foi proativo. Se eu fosse senador, colocaria vc, seu bosta, no seu devido lugar. Vc é um verme inútil.

Mais notícias
Assine agora
TOPO