Ricardo Stuckert/PR via Flickr

O rolezinho de Lula e Macron pelo Brasil

19.03.24 10:24

Lula irá receber o presidente francês, Emmanuel Macron (foto), durante uma agenda de três dias no Brasil. Nesta, que é a primeira viagem de Macron ao país, ambos se encontrarão em três agendas distintas, em três regiões brasileiras..

O primeiro encontro da dupla é em Belém do Pará, a partir da terça-feira, 26. O presidente brasileiro deve receber seu par francês para uma agenda ambiental na cidade, que sediará a COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em 2025.

No dia seguinte, ambos estarão em Itaguaí, na baixada fluminense. O local, um tanto incomum para encontro de chefes de Estado do porte dos dois, se dá pelo fato que ali está a base de construção de submarinos brasileiros. Os novos submersíveis brasileiros — que ainda estão entrando em operação na Marinha brasileira — são da Classe Scorpène, produzidos com a tecnologia francesa.

Nesta parte da viagem, também deve ser discutida a expansão do programa de geração de energia nuclear brasileiro. Apesar do plano estratégico brasileiro considerar a instalação de novas usinas nas próximas décadas, o país deve ter a médio prazo apenas a modernização de Angra 1, operante desde os anos 1980, assim como a conclusão da usina de Angra 3, afetada pela corrupção descoberta na Lava Jato e que segue travada. O BNDES deve concluir nesse semestre um relatório sobre a viabilidade da obra.

Por fim, Lula recebe Macron em uma visita oficial a Brasília no dia 28 de março, com uma agenda no Palácio da Alvorada. Nesta sua passagem por Brasília, além de reuniões com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente, Marina Silva, Macron deve tratar de outro elefante na sala: o acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul, que segue emperrado. Lula já tentou jogar a culpa sobre os franceses, mas é sua objeção que trava o debate.

Os dois já haviam se encontrado em Paris, em junho do ano passado. Macron tem, com Lula, uma relação oposta a que teve com Jair Bolsonaro — o ex-presidente acusava a França de querer se intrometer em questões da Amazônia brasileira e mesmo o ministro da Economia, Paulo Guedes, causou um embaraço ao dizer que a esposa do presidente francês “é feia mesmo”.

Leia mais em Crusoé: Lula perde um amigo e ganha um inimigo em Portugal

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O PRESIDENTE EMMANUEL MACRON Ñ suporta o indigente mental bolsoneroladronéscio agora - 'INDICIADO' - PELA POLÍCIA FEDERAL" e, também Ñ suporta essa esquerdalha desvairada atrasando a civilização redor do planeta, nela incluído, claro, o ignorante luladralhaneronéscio grunhidor de besteiras de grosso calibre, ridicularizado mundo afora. O PRESIDENTE FRANCÊS virá aqui numa viagem de interesse do seu país e, apenas aturará a presença do atual indigente mental, é óbvio, por força das circunstâncias.

    1. Seja bem-vindo, SR. PRESIDENTE EMMANUEL MACRON!! A sua agenda aqui é muito importante, igualmente nos interessa pelas mesmas razões e, enfatizará q o GOVERNO FRANCÊS reforça as RELAÇÕES É DE ESTADO COM O BRASIL, e Ñ com esses sucessivos humilhantes desgovernos que nos envergonham e também ao planeta, pela mais absoluta, ampla, geral, irrestrita estupidez e, precariedade representativa já há décadas acontecendo. Q seja profícua a sua visita, independentemente do ""desagradabilíssimo contato"".

Mais notícias
Assine agora
TOPO