Divulgação

O jeton ficou

28.07.19 18:15

Na campanha eleitoral, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (foto), criticava o pagamento de jetons a secretários estaduais integrantes de conselhos de empresas estatais mineiras. Chamava a remuneração extra de “puxadinho” para o salário.

Na semana passada, o governador eleito pelo Novo conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa parte das medidas de reforma administrativa que propôs logo no início de sua gestão. E uma das razões da demora foi a negociação feita por Zema para manter os jetons que criticava como candidato.

Zema alegou que mudou de ideia depois de constatar que, sem os jetons, os salários dos secretários mineiros seriam inferiores à média da remuneração dos cargos em outros estados e à remuneração dos secretários de alguns municípios, inclusive Belo Horizonte.

Em troca de manter os pagamentos, os deputados de Minas garantiram três superintendências na área ambiental, com cargos para poderem indicar, e verba de publicidade do governo para a comunicação pública do estado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se não sabia o motivo dos jetons, não deveria ter-se manifestado contra. Para mim, é canalhice pura. Estamos cansados dessa história: para se eleger, o sujeito se diz contrário a tudo o que existe. Depois de eleito, mantém tudo, sob a desculpa de que repensou o caso e viu que estava errado. Errado estamos nós, que elegemos esses patifes.

  2. De NOVO, só o estrago que uma aZEMOla pode fazer no Palácio da Liberdade. Nenhum político presta, esta é a verdade.

  3. Não ia privatizar? Só assim pra acabar com esse tipo de negociação espúria. Não tem outra maneira. Tem que privatizar a Cemig e outras estatais.

  4. Desvio de qualquer maneira, pois participação em conselho é para contribui com a Empresa a qual o conselho serve e não para complementar a renda de secretários. Governança não é política de RH!

  5. Ué. Ele falou que não receberia salário e nem os secretários enquanto não regularizasse o pagamento dos servidores? Então vão viver de jetons mesmo.

  6. E o toma lá dá cá continua. A velha política, a politicagem com os politiqueiros SAFADOS continuam. Será que o Brasil terá jeito?

  7. É por isso que esses conselhões têm que acabar, pois são milhares na administração pública federal e outros milhares nos estados.

  8. E uma pena. Os vícios da velha política estao de volta. Ainda tenho confiança no governo Zema. Mas vai precisar de muitos anos para mudar este pais.

  9. Uma pessoa de princípios não hesita em admitir que se equivocou, diferente da grande maioria dos nossos políticos de carreira. Não sou mineiro, mas troco todos os Barbalhos do meu Pará por um Zema de Minas.

  10. É o retrato de um país , onde o povo passivamente foi deixando uma casta de políticos marginais e servidores privilégiados tomarem o estado e ainda torna-lo maior do que o Brasil.

  11. Não sou mineiro, não sou do Novo e não conheço Zema, mas tenho um sentimento de que essa cobrança está sendo desproporcional ao que ele tem feito, desde que abriu mão de várias benesses em cartório, logo após eleito. Me coloco em sua posição e teria vontade de desistir porque apostaria que não abriu mão desses jetons se não fosse para um bem maior. É aquela história, ficam os dedos. Como gaúcho desejo que o povo mineiro o resguarde, até porque pior que Pimentel só o demônio original no poder !

  12. Esse Novo de novo não tem nada. Fazem muita propaganda e apontam dedos mas na primeira gestão que assumem perpetuam os mesmos privilégios que antes criticavam. Ou seja, os que diziam que votariam no Novo em busca de mudanças não devem perder seu tempo e voto com eles. E o Bolsonaro é criticado por cumprir suas promessas de campanha.

  13. Se não pagar o salário de mercado, não consegue profissionais competentes. Errou ao anunciar na campanha que cortaria os "jetons", reconheceu o erro e voltou atrás. Nada tão grave assim, quanto o mensalão, petrolão, mensalão mineiro, gestões do Cabral, Pezão, etc.

    1. Na área do serviço público, não é bem assim que funcionam as coisas. Geralmente até antes de se eleger, o candidato já deve ter formado todo o seu secretariado. Ninguém forma essa equipe de última hora, só se for um irresponsável. Portanto não nada dessa de se pagar salário de mercado, mesmo porque não existe salário de secretário de estado no Google, por exemplo. Sacou?

    2. Se ele não tinha conhecimento disso não estava preparado para assumir o governo. Acusar sem fundamentos e mau-caratismo. Tentar minimizar o recuo dele também é.

  14. Bom negócio. Gastou bem menos do que o Bolsonaro enviando a sua família de helicóptero para evento privado e pagando salários para familiares da sua ex-mulher por quase 30 anos. Perto do Bozo, o Novo é absolutamente honesto e transparente.

    1. Bozista é tudo igual. Além de burros, não sabem fazer contas. Bolsonaro passou 30 anos roubando o tesouro via nepotismo cruzado. Multiplique isso que vocês entenderão o crescimento irreal do patrimônio do cara. Além disso, continuou a falcatrua com o Queiroz e filhos, aumentando ainda mais a conta. É claro que ele roubou menos que o lularápio, mas ele rouboi e não foi pouco. Bozista = Petista, diferindo somente no ladrão de estimação.

    2. Tudo que for falado sobre esse tipo de atuação de Bolsonaro é ridículo. Seria como perguntar a diferença de alguém que lhe tira um relógio de outro que leva TODA as casas da região. Só responda: por que o PT não processou o Juiz que autorizou o bloqueio de 78 MILHÕES de Lula ? Mesmo descontadas as palestras fantasmas, sem vídeos, sem fotos, sem nada que lhe renderam 27 MILHÕES, sobram R$ 51.000.000,00. Quantia próxima a encontrada com Gedelzinho em seu apartamento ! E as vaquinhas de Lula.....

    3. José... vai ler Carta Capital e parar de encher o saco aqui na Crusoé, que sua turma é outra... a dos PilanTras....

    4. Quanta hipocrisia! Bolsonaro já iria mesmo. Tinha lugares ociosos.Não gastou um centavo a mais por dar carona aos familiares.Afffr!

    5. Que conta é essa? Kkkkkkkkkkkkkkkkk. O NOVO é coisa velha! Kkkkkkkkk

    1. É o que Seu Peru fazia, até Napoleão, segundo ele, vestia "baby doll" !!! Creio que 90% que faz isso é tropa inimiga que quer sim todos no mesmo cadeião.

  15. Enquanto isso tem fornecedor que está desde 2017 sem receber do governo de MG! absurdo. depois o cidadão comum não entende o motivo dos preços para governo serem um pouco maiores que o privado... aguenta ficar 2 anos sem receber e sem expectativa?!

  16. Aceitar ser chantageado é atitude covarde. Se foi candidato prometendo novas práticas e, quando governo, se submete às velhas práticas, então está traindo o voto de confiança dos seus eleitores. Lamentável!

  17. Difícil nos colocarmos no lugar dele nesse momento de sufoco que ele está passando. Não sou do Novo, não sou de nenhum partido, mas nas entrevistas que assisti com ele me pareceu que está fazendo das tripas coração. Talvez ele não encontre outra alternativa no momento. Quando começa o governo ninguém consegue ser tão fiel as promessas de campanha. O importante é ver se tudo isso é pelo povo mineiro ou não.

    1. Sim, precisamos ser mais compreensivo com os governos que estão no início, Nâo ignorar o fato e acompanhar é importante e o jornalismo nos ajuda nisso, mas não precisamos jogar pedras em cada momento em que o governo não corresponde a TUDO o que prometeu. A questão é saber se ele está se beneficiando, enriquecendo ou se está sem outra alternativa.

    2. Concordo com você! Sou de Santa Catarina e venho acompanhando e torcendo por ele. Quem critica neste momento está deixando de avaliar que não se consegue mudar tudo tão rapidamente pois pode não conseguir governar e isto não será bom para o mineiro que tem tudo para voltar a ter um dos melhores Estados do Brasil.

  18. Estou observando o Novo para valiação, por enquanto não estou esperançoso, são a favor do aborto, víes globalista e esta noticia impacta em uma mentira de campanha.

  19. STF!!! Calado, frente tanto ataque à soberania nacional? Chantagem às instituições? Ameaças graves!!! Tenham orgulho de acabar com estes achaques!!!

  20. Enquanto isto País sequestrado e chantageado!!! A que ponto chegamos!!! Estarrecida!! Deram corda!!! Pra corruptos e chantagistas!!!

  21. E o que eu tenho com isso, se os secretários mineiros ganham menos que os paulistas, cearenses, bahianos,etc... Se não estão satisfeitos com o salário, peçam as contas e vão procurar os outros estados que pagam mais, ora essa. Será o Benedito?

Mais notícias
Assine agora
TOPO