Brent Payne

O fenômeno Bolsonaro, segundo o ‘Wall Street Journal’

07.01.19 19:08

O jornal americano Wall Street Journal acertou novamente ao cobrir o fenômeno Jair Bolsonaro. No artigo publicado nesta segunda 7 sobre a posse, a colunista Mary Anastasia O’Grady revela algumas mensagens que recebeu de brasileiros e tira suas próprias conclusões.

“Bolsonaro venceu porque prometeu abandonar o dogma socialista, incluindo as desculpas ideológicas para crimes violentos. Os conservadores sociais, que sofreram a intolerância da esquerda em relação aos seus valores, estão entre os seus partidários. Mas esta rebelião é muito mais profunda. Ela vai ao coração do que o economista austríaco Ludwig von Mises chamou de ‘ação humana’. Os brasileiros estão exigindo seus direitos básicos à propriedade e à vida”, escreveu Mary Anastasia.

A jornalista também comenta a situação das instituições democráticas no Brasil. No seu texto, não há qualquer temor de que o país estaria voltando ao regime militar — ponto de vista que foi a regra da cobertura internacional na semana passada.

“O Judiciário e a Polícia Federal estão cada vez mais independentes. Prova desse progresso é a investigação da Lava Jato, que expôs a corrupção de uma série de executivos poderosos e de políticos de alto escalão em casos de suborno. Tão cega foi a Senhora Justiça que mesmo o popular Sr. da Silva não conseguiu escapar da responsabilidade por seu papel no esquema. Ele está agora na cadeia”, escreve a colunista. “É mais do que provável que as mesmas instituições também vigiem um presidente faminto de poder à direita. Não vai demorar tanto. O sistema bajulou Lula. O Sr. Bolsonaro estará com as rédeas curtas.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Finalmente o jornalismo internacional sério e profissional entra em cena ao analisar as profundas transformações por que passa o Brasil

  2. Como é bom saber que num curtíssimo prazo (alguns dias), nosso pais já está sendo avaliado pelas comunidades internacionais sérias e respeitadas, como um pais que guinou para a direita sem violência e rejeitou todo tipo de corrupção. Isso é só o começo! Estejamos sempre atentos aos movimentos de nossos representantes nos âmbitos municipal, estadual e federal.

  3. Finalmente algum jornalista de peso teve a ética de reconhecer nossas mudanças.Com certeza não é Brasileiro. Parabens!!! Pela matéria Duda...

  4. É esse o intuito ? Gerar discussões inúteis por falta de matérias com um conteúdo mais amplo Se assim for, volto para o Facebook Vamos melhorar isso aí Caramba !

  5. Ninguém aqui bajula Bolsonaro saibam vocês. Aliás, por muitas vezes, não vejo diferença entre os Eleitores de Lula e Eleitores de Bolsonaro. Se pisar na bola , vai ser cobrado igualmente Eu pelo menos não faço parte de alguns radicais fanáticos Agora pergunto : Bolsonaro está com as Rédeas curtas porque ? O que há de errado ? Jornalistas que se auto denominam estarem " na Ilha do Jornalismo ?" Matérias jogadas que dão dupla interpretação ? Qual é o diferencial dos outros ?

    1. Não está de rédea curta. Vai parte do emprego. Se ele tivesse começado com ações positivas visando recuperar a economia, melhorar a segurança e projetar o pais no exterior, creio que a imprensa estaria elogiando. Infelizmente não foi assim. Muitos politicos no ministério, declarações desasatradas da familia, aliança com centrão e ruralistas, crises com paises amigosa, expansão dos subsidios, Queiroz, declaracao sobre aumento de impostos, etc. Não é pouco não para uma semana.

  6. Esse jornal vai de encontro ao lixo esquerdista americano, tais com Washington Post, CNN e New York Times. Excelente matéria WSJ.

    1. Alexine, Se você está errada. O Procurador Geral americano investiga o Trump e a familia devido as reuniões (e outras coisas) com os russos. Vários secretarios ja cairam por causa disso e o congresso espera o parecer final para iniciar o impeachment. Daqui para a frente não minta mais. Você foi informada. Luiz, o psiquiatra de araque. Deixe de passar vexame. Você já passou da idade de ser uma cheerleader.

    2. Prezado José, quem fez o acordo foi o partido Democratas, que praticou impecavelmente a máxima esquerdista: "acuse-os do que vc faz". Até agora a Sra. Clinton ainda não explicou muita coisa, uma delas é a questão do servidor de correio particular. Concordo Thiago o WSJ está anos luz desses outros, me deu pena ver o WP tão corrompido depois do protagonismo que exerceu na política.

    3. Esquerdista? Mas o cara que foi pego fazendo corrupção com os russos comunistas foi o Trump, que é ídolo da filhotada do capitão.

    1. Desculpe Luiz Gonzaga , A minha resposta não foi para você Desculpe !

    2. Luiz, Pelos seus comentários, nota-se claramente que você é um fake. Querem ler filosofos bons da direita? Leia o próprio Smith e o Popper. Estou perdendso meu tempo. Vocês não sabem ler e muito menos interpretar textos mais complexos. Só o Mobral para vocês.

    3. Assim como existe aqui José e Jose , existe igualmente 2 Márcia ok ? Mesmo assim, estou a disposição naquilo que puder responder

    4. Luiz esquizofrênico, Citei minhas fontes. Não tem nada de imprensa esquerdista. Citei a revista mundial mais capitalista e liberal que existe. E depois você fica se dizendo estudioso e pesquisador. Deves ser um fake. Um fake barato.

    5. Segundo o The Economist na época: Professor von Mises has a splendid analytical mind and an admirable passion for liberty; but as a student of human nature he is worse than null and as a debater he is of Hyde Park standard”. Entenderam? Foi um pessimo cientista. Esta é a razão que nunca ganhou um posto efetivo em uma universidade norte-americana. Mesma coisa aplica-se a Olavo. Filósofo pop que engana aqueles que não sabem ler.

    6. Olavo de Carvalho ! Há quem não goste de Olavo Normal ! Brasileiro tem preguiça em ler e Pesquisar

    1. Eu digo o mesmo ! Melhor Conhecemos o Passado de forma muito superficial Infelizmente !

  7. No passado, negociava com estrangeiro. Aí, um dia dissemos a uma pessoa da América: vc acha que conhece o Brasil? Resposta: "acho que sim".. treplica; então me diga o que é um cheque pre-datado? Resposta: mudo até hoje. Kkkk

  8. Até onde eu sei todos os bozistas chamam a imprensa internacional, mesmo a mais conservadora, como dominada por esquerdopatas. Diogo deu o diagnóstico perfeito dessas criaturas. Para mim são uns petistas com sinal trocado.

    1. Luiz E você está do lado dos corruptos. Nunca saiu de lá.

    2. Nao estou em cima do muro. Sou contra qualquer político tradicional. E você?

    3. A sociedade cansou de gente em cima do muro como você.

    1. Excelente reportagem. Muito esclarecedora para os estrangeiros.

  9. Realmente uma análise muito boa! Inclusive destacando o fato de que Lula e seu PT ficaram tempo demais no poder! O lulopetismo e seus crimes não deveriam ter sido tolerados tanto tempo! Acabou e que paguem por tudo!

  10. O WSJ é o único jornal que resta nos EUA com alguma credibilidade e isenção - simplesmente o contrário do lixo chamado Washington Post.

    1. Concordo contigo WSJ nos EUA, equivale a Crusoé para Brasil.

  11. "Um presidente faminto de poder à direita"? O problema do Brasil hoje é o STF que está faminto de poder e invade as atribuições do Executivo e do Legislativo. A jornalista não compreendeu o Brasil.

  12. Mais que as instituições vigiarem Bolsonaro, o povo o vigiara' porque ele é um presidente popular. Sabe-se o povo quis mudar a ordem social. Bolsonaro tem um pé no povo.

    1. Sim. Mas a avaliação dela ainda é superficial. Essa eleição mostra também e com clareza a insatisfação geral da classe que o elegeu.

  13. Faltou mencionar - a reportagem relata - o banho de água fria dado nas expectativas do mercado com as declarações do Bolsonaro sobre a fusão entre a Embraer e a Boeing. Receio de o nacional desenvolvimentismo, tão afeito às fileiras militares brasileiras, estar falando alto escondido sob chavões como estratégia e soberania.

    1. O recuo em relação à base americana é mais um sintoma dessas recaídas.

  14. A imprensa esquerda caviar brasileira à la GNEWS/Folha copia toda a atitude da imprensa de esquerda americana progressista hipócrita, mas sempre tem, como aqui no Brasil, um ou outro jornalista que diz a verdade e não se dispõe a jogar a reputação e a honestidade na lata do lixo por causa de um ideologia corrupta, anti-democrática e totalitária que domina o cenário político, jornalístico e intelectual mundial.

Mais notícias
Assine agora
TOPO